Christiane Ribeiro€¦ · 2 PUBLICAÇÃO DA COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE ABAETÉ E REGIÃO...

Post on 27-Jul-2020

1 views 0 download

Transcript of Christiane Ribeiro€¦ · 2 PUBLICAÇÃO DA COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE ABAETÉ E REGIÃO...

12 de Janeiro a 12 de Fevereiro17Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.2

CNPJ - 16.505.554/0001-80IE - 002.088.863-0042Praça Amador Álvares, 12235.620-000 - Abaeté - MGGeral: (37) 3541-6400cooperabaete@cooperabaete.com.br

COOPERABAETÉ

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Eustáquio Márcio de OliveiraDiretor Administrativo:José Soares dos SantosDiretor Comercial: Rogério Lage de OliveiraConselheiros Vogais: Adelson E. de Campos RamiroEugênio Antônio da Costa Filho Geraldo Magela de Carvalho Jr.Guilherme A. Pereira Mendes

CONSELHO FISCAL

Abaeté - R. Francisco Antônio Rodrigues, 90 - (37) 3541-5456

Paineiras - R. Orestes Cordeiro, 69 Fone (37) 3545-1014

Biquinhas - R. Goiás, 1015 Fone (37) 3546-1145

Morada Nova de MinasAv. Arnaldo Xavier Cordeiro, 231Fone (37) 3755-2119R. João Dayrell P. Ferreira, 518 B Fone (37) 3755-1273

FILIAIS:

Jornalista Responsável: Christiane Ribeiro - MTb 4815/MGIMPRESSÃO: Fumarc TIRAGEM: 2.800 exemplares

Publicação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e

Região Ltda.

João Mendes Souza FilhoSilvano Lourenço da SilvaMauri Soares da SilvaSuplentes:Júlio Ricardo FerrãoMaria Matilde de SalesElismar Noronha de Lima

Novamente, é início de um novo tempo, época de fazer planejamentos, correções de rotas traçadas, se necessário, hora de conhecer o cenário e tendências do nosso negócio e, principalmente, momento de transformar em oportuni-dades de mudanças todos os eventuais erros cometidos.

A propósito, a matéria pu-blicada no site Milkpoint.com.br, sob o título “2017 DEVE TER MENOS SOBRESSAL-TOS NO MERCADO DE LÁC-TEOS”, descreve um cenário mais otimista, com preços mais estáveis para os prin-cipais insumos e queda nas importações, em razão da alta do preço do leite em pó no mercado internacional e a elevação da taxa de câmbio.

Por outro lado, a produ-ção de leite está em queda na União Europeia, na Nova Zelândia e na Austrália, o que diminui a pressão interna por importação de produtos lácte-os pelo Brasil.

Segundo os especialistas,

a expectativa é de que haja pe-queno aumento de produção do leite no Brasil, em razão da esperada estabilidade dos preços em patamares mais in-teressantes ao produtor.

Na realidade, tudo isso são previsões com base em ce-nários que podem ou não se confirmar. Mas, todos os seg-mentos produtivos trabalham sempre alicerçados nestes pa-

râmetros. Então, com cautela, cada um deve fazer uso des-sas informações e trabalhar com os pés no chão.

Mais uma vez, foi um grande sucesso a promoção Natal Premiado Cooperabae-té, que, em sorteio realizado dia 30 de dezembro de 2016, premiou cooperados e clien-tes da Fábrica de Rações, Supermercados, Postos de Combustíveis, Lojas de Con-veniência e de Insumos da nossa Cooperativa.

Agradecemos a todos os participantes pelo sucesso da promoção. E parabenizamos os ganhadores.

Esta edição destaca, ain-da, as obras de ampliação da Fábrica de Ração e a cons-trução de um Depósito de Insumos. São investimentos destinados a atender melhor nossos cooperados e clien-tes.

A COOPERATIVA SOMOS TODOS NÓS.

Um cenário mais otimista para 2017

O sorteio da Promoção Natal Premiado Cooperabaeté foi realizado dia 30 de dezembro, em frente ao supermercado de Abaeté

COLABORADOREM DESTAQUE

Ingressei na Cooperativa em julho de 2007. Trabalhei no posto de combustíveis, supermercado, fábrica de rações e, há qua-tro anos, trabalho na loja de insumos, onde tenho como principal função de transferên-cias das lojas filiais Paineiras, Biquinhas, Morada Nova. Agradeço aos diretores, ao nosso gerente e aos amigos de trabalho pelo compromisso e amizade. Muito obrigado.

Bruno Augusto da Costa Leão:

Geraldo Oliveira

Christiane Ribeiro

Christiane Ribeiro

3Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de Janeiro a 12 de Fevereiro17

Eustáquio Márcio de Oliveira

As cavalgadas são uma grande atração aqui na nos-sa região. Algumas são muito tradicionais e já existem há quase trinta anos, com núme-ro de participantes significati-vo. Isso é muito bom, porque valoriza os animais, incentiva o comércio de acessórios e, também, mantém em ativida-des os peões e amansadores de cavalos.

O meu amigo Zé Soares, de Biquinhas, contou-me recentemente uma história muito interessante, não sobre cavalgadas, mas sobre um desses profissionais conhe-cidos como “acertadores de cavalos”. São aqueles cava-leiros que se especializam em dar o toque final no adestra-mento dos animais de sela.

O profissional, cujo nome prefiro não revelar, estava muito feliz por ter conseguido eliminar uns defeitos de um cavalo da raça mangalarga, de propriedade do seu vizi-nho. No domingo à tarde, re-solveu levar o animal até um campo de futebol que havia na vizinhança, com a inten-ção de devolvê-lo ao dono e, principalmente, exibir suas qualidades de adestrador competente às pessoas que estivessem por ali.

O cavalo, antes da doma, só aceitava ser montado se estivesse amarrado a um moi-rão de cerca ou algo parecido.

Como se tratava de um povoado pequeno, a maioria das pessoas conhecia o cava-lo e sua história. Então, houve

uma grande curiosidade em torno do animal, muitos cava-leiros quiseram comprovar o resultado da doma aplicada.

No auge da demonstração, chega ao grupo um rapaz que se dizia vidente e curandeiro que, em tom desafiador, disse que acabaria com tudo que o cavalo aprendeu apenas com duas palavras ditas no seu ouvido.

O adestrador aceitou o de-safio e permitiu que o homem se aproximasse do cavalo, para dizer as tais palavras “mágicas”. Depois de pegar o cabresto do animal, o viden-te colocou, discretamente, a guimba do cigarro que fuma-va dentro da orelha do equi-no, enquanto fingia falar ao seu ouvido.

Aquela orelha abundan-temente abastecida de pelos era um local adequado à pro-pagação de um incêndio, em razão de seu formato e da quantidade de materiais com-bustíveis.

Foi o que aconteceu, o fogo pegou nos pelos e pro-pagou em poucos minutos, exatamente, no momento em que o peão montava para enfrentar o desafio. Com a orelha literalmente ardendo, o quadrúpede ficou meio malu-co, saiu aos pulos e derrubou cavaleiro, sela e tudo mais que o incomodava.

Resultado, o peão já caiu no chão com o revólver na mão, à procura do vidente in-cendiário, que nunca mais foi visto na região.

CAVALO MANHOSO

Nos próximos dias, a Fá-brica de Ração Cooperabaeté terá sua capacidade de arma-zenamento de matéria-prima (grãos) ampliada em 900%. Até meados de fevereiro, en-tram em atividade os novos silos, que permitirão armazenar cerca de 2.400 toneladas de grãos. “Teremos um poder de compra maior, com possibilida-de de adquirir o milho na safra em melhores condições, o que pode se refletir direto no preço da ração ao consumidor final”, avalia o gerente Eider Botelho Álvares Portes.

Segundo ele, hoje, a capa-cidade de estocagem de milho é de apenas três dias, o que tem gerado muitos transtornos, especialmente nos feriados, quando a Polícia Rodoviária restringe o tráfego de cami-nhões nas estradas, devido ao grande movimento de veículos.

Além disso, a área de ar-mazenamento de farelos foi ampliada em 120%. A capaci-dade de moagem foi dobrada, com a instalação de um moinho

capaz de processar 30 tonela-das/hora. “Dobramos, ainda, o espaço de armazenamento de produto acabado a granel. Nes-sa ampliação, foi liberado um depósito que aumentou nossa capacidade de armazenar o produto ensacado em 300 to-neladas. E a aquisição de uma empilhadeira facilitou demais a logística interna de carga e descarga da fábrica”, explica o gerente.

A expectativa é dobrar a produção, a médio prazo. “Es-tamos desenvolvendo um pro-jeto para ampliar as vendas. Em breve, devemos ter uma equipe técnica capacitada no

campo, buscando novos clien-tes e prestando uma assistên-cia especial aos cooperados e clientes atuais. Afinal, foi com a parceria deles que conse-guimos alavancar as vendas e esse projeto de ampliação da fábrica. Agora, é trabalhar para melhorar cada vez mais essa produtividade, diminuindo os custos de produção, para le-var um produto mais barato na porta do consumidor, justamen-te em busca de um mercado maior”, planeja.

As obras de ampliação da fábrica tiveram início em de-zembro de 2015, impulsionadas pela grande demanda de 2014.

Investindo para melhor atender aos cooperados e clientes

Com a ampliação da fábrica de ração da Cooperabaeté, a capacidade de armazenagem de matéria-prima (grãos) aumentou 900% e a de farelos cresceu 120%

Christiane Ribeiro

12 de Janeiro a 12 de Fevereiro17Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.4

Nos próximos três meses, já deve estar concluído o novo depósito da Cooperabaeté, em frente à loja de insumos de Abaeté. Com uma área de 1.200 metros quadrados, divi-didos em três platôs, o galpão vai centralizar e agilizar todo o processo de controle de es-toque e logística de entrega, além de baratear os custos.

“Atualmente, o depósito da Cooperabaeté fica em um imóvel alugado no bairro São Pedro. Além da despesa com o aluguel, há custos e trans-tornos para buscar as merca-dorias, é caminhão pra lá e pra cá o dia todo, correndo riscos de acidentes e outros. Vai ser muito bom ter todo o depósito centralizado em um lugar só, bem em frente à loja”, avalia o gerente Cláudio Almeida.

O engenheiro civil Ricardo Romeiro de Menezes, res-ponsável pelo projeto, explica que a obra é executada no sistema de galpões pré-fabri-cados, uma tecnologia bem avançada, moderna, prática e

Quase pronto o novo depósito de insumos da Cooperabaeté

rápida. “Acredito que é o ter-ceiro galpão construído nessa tecnologia na região e tem despertado muito a curiosida-de das pessoas pela rapidez e praticidade da montagem”, considera.

A obra só não foi mais rápi-da devido a algumas questões, como desnível do terreno e a água no subsolo. “Gastamos uns 40 dias para colocar as estacas de sustentação, que precisavam ser de, no mínimo, oito metros, porque fizemos

uma sondagem e deu água com 3 metros e pouco. Depois, gastamos mais 60 dias pra fa-zer as cortinas, porque o des-nível era muito grande, cerca de cinco metros em relação à rua e o final do galpão. Em 30 dias, montamos a estrutura pré-fabricada, fizemos os pila-res e a cobertura. Agora, nos próximos 60 dias, vamos fazer as paredes e as divisórias, se-guidas das pistas de acesso”, informa o engenheiro.

A construção foi dividida em dois galpões de 20 por 18 e um de 20 por 24 metros. “A ideia inicial era corrigir o desnível e fazer um telhado direto, mas, segundo o corpo de bombeiros, teríamos que fazer um hidrante que custa-ria cerca de R$ 60 mil. Então, fizemos três platôs, com pare-des corta fogo em cada gal-pão. Além da área fechada, teremos mais quatro metros tampando a lateral, para faci-litar o trabalho de carga e des-carga, em caso de chuvas”, finaliza Ricardo.

Christiane Ribeiro

5Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de Janeiro a 12 de Fevereiro17

TV 32” LCD LED: Helena Maria de Oliveira Alves (Abaeté)

Confira os ganhadores da promoção NATAL PREMIADO COOPERABAETÉ

MOTO HONDA CG 125I FAN: Joelma de Jesus (Morada Nova de Minas)

TV 32” LCD LED: Rafael Ferreira Damasceno (Abaeté)

LAVADORA STHIL: Patrícia Kelly Gouveia (Paineiras)

TABLET SAMSUMG GALAXY:Marcos A. G. Ferreira (Paineiras)

MICROONDAS PANASONIC 25 L:Edmílson Cássio S. Chagas (Abaeté)

ROÇADEIRA STHIL: Juliano Aguimar de Faria (Abaeté)

Foram sorteados

ainda 15 vales compras

no valor de R$ 100; 5 vales

compras no valor de R$ 200 e 10 kits de

Suplemento Mineral 85

Cooperaba-eté.

Aos 73 anos, o Sr. Helvécio Alexandrino Arruda tem o orgulho de ser um dos primeiros associados da Coopera-tiva, ainda em atividade. Contemplado com uma PICK UP STRADA FIAT na Promoção Natal Pre-miado Cooperabaeté, ele pretende investir o prê-mio na produção de si-lagem. “Ganhei o cupom sorteado na compra de 9 toneladas da ração Coo-perabaeté, que tem uma qualidade muito boa. Compro 18 toneladas por mês”, destaca o produtor de 1.200 litros de leite/dia, na Fazenda Marme-lada / Oncinha.

Ali, ele conta que acorda 5 horas da manhã e vai para o curral, acom-panhar o trabalho dos va-queiros Getúlio, Washing-ton e William. “Fico junto com os meninos e ajudo no que for preciso, acho a coisa melhor do mun-do. Mexo com leite desde o tempo do Dr. Melo, do Mourão e me sinto uma

pessoa realizada. Ape-sar da situação estar muito difícil e complicada para o produtor, eu con-tinuo na atividade e pre-tendo trabalhar, pelo me-nos, mais uns 20 anos”, declara.

Casado há mais de 50 anos com D. Ordalina e pai de três filhos, Ro-gério, Rosana e Sâmia, Sr. Helvécio já tinha ga-nhado um vale compras de R$ 400 na promoção da Cooperabaeté em 2015. “Agradeço muito à Cooperativa e pretendo ganhar outros prêmios. Sou muito religioso e oti-mista, sempre digo que tudo vai dar certo”, fina-liza, desejando boa sorte e um feliz 2017 a todos.

12 de Janeiro a 12 de Fevereiro17Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.6

VENDE-SE UM TERRENO de 36 hectares, todo formado, na Malhada, a 9 km de Abaeté: (37) 99919-9536 (Valéria)

VENDE-SE UM TERRENO de 44 hectares e outro de 27,5 hectares: (37) 99952-3388

VENDE-SE UM TERRENO de 27 hectares em Macaúbas, Pai-neiras, a 6 km do asfalto. Tem casa, curral, água e energia: (37) 99952-3388

VENDO UMA ORDENHA GEA (westfalia) com mini circuito fechado. OU TROCO POR GADO: (37) 99941-1164

VENDEM-SE 01 ORDENHA-DEIRA Westfalia, 04 conjun-tos, circuito fechado em aço inox, seminova toda revisada e 01 GERADOR Bambozzi 15 KVA novo, completo, com cha-ve reversora: (37) 99956-4854

VENDE-SE 01 TANQUE de 3 mil litros Plurinox, seminovo, 04 ordenhas: (37) 99915-1515

VENDO TANQUE Sulinox 1500 l e um Plurinox 1500 l: (37) 99955-8127

VENDO 01 FREEZER semino-vo: (37) 99955-1497 (Dila)

VENDE-SE CARRETA de 1 eixo nova para transporte de equinos: (37) 99837.9529 (Lu-ciano)

VENDE-SE CASA no Bairro Amazonas, Rua Martim Con-tagem, 110: (31)98611-2954 ou (37) 99934-6426 (Dora)

VENDE-SE APARTAMENTO em Abaeté, Edifício Panora-ma (em frente a Isavel Veícu-los), 4 quartos, 1 sala grande, 2 banheiros, 01 cozinha: (37) 99955-8127 ou 99952-7412

VENDO DOIS LOTES juntos área total 780 metros quadra-dos. Valor a combinar: (37) 99988-3260

VENDO UM LOTE 12/30mq, no bairro Simão da Cunha: (37) 99988-3260

VENDE-SE UM IMÓVEL no Bairro São Pedro, com dois sa-lões de comércio. Ou troca-se por sítio no mesmo valor: (37) 99955-1497 (Dila)

VENDEM-SE UMA MULA, uma égua e uma potra: (37) 99962-3187 (Vilmar)

CALÇAMENTOS em currais, estradas e ruas: (37) 99956-4848 / 98814-8544 (Vando Pe-dra Azul)

MEDIÇÕES E DIVISÕES DE FAZENDAS, loteamentos e ge-orreferenciamento: (37) 99965-9027 (Pereira Engenheiro)

FONOAUDIÓLOGA Dra. Isa-bel Cristina: (37) 3401-0021 ou 99832-0021

A Cooperabaeté comunica que está aberto um convênio com a es-cola de inglês CCAA de Abaeté, que disponibilizará aos associados e colaboradores e seus dependentes de primeiro grau, desconto de 40% no primeiro semestre e 30% nos semestres subsequentes. Informações pelo telefone (37) 3541-6400.

CONVÊNIO COM ESCOLA DE INGLÊS

TORTA SAUDÁVEL

Para fazer a massa, bata no liquidificador: . 2 xícaras de leite. 3 ovos.1 xícara de óleo. 1 e 1/2 xícara de maizena. 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo. 1 colher de café de pó royal. 2 colheres rasas de queijo

O recheio pode ser a gosto. Numa panela, aqueça 1 colher (chá) de óleo e coloque 1 cebola ralada e 2 dentes de alho amas-sados.Ponha a carne de sua preferên-cia (1/2 kg carne moída magra ou 1 peito de frango desfiado). Jogue 2 cenouras raladas, 2 chuchus ralados, ½ repolho pequeno ralado, 2 tomates picadinhos com pele e semente, 1 pimentão verde, sal a gosto e faça um delicioso refogado.

Depois de o recheio estar macio, monte a torta. Unte o tabuleiro com pouco óleo. Ponha a massa e por cima o recheio, seguido de outra camada da massa. Corte rodelas de tomate e salpique queijo ralado e orégano em cima.Asse uns 25 minutos em forno brando!

PÃO DE MILHO

Peneire 1 ¼ xícara de chá de farinha de trigo, ¾ xícara de chá de fubá, ¼ de xícara de chá de açúcar, 5 colheres de fermento em pó e o sal em uma tigela e reserve. Em outra tigela, misture e bata com um garfo 1 ovo, 2/3 xícara (chá) de leite e 1/3 xícara (chá) de óleo. Despeje o líquido sobre a massa da farinha, mexendo levemente e deixando pelotas que se formam. Coloque a massa em um forma, untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido até dourar levemente, sem deixar secar.

BOLO DE ABÓBORA COM COCO

Bata 04 claras em neve e reser-ve. A parte, bata as 04 gemas com 4 colheres de margarina.Acrescente, aos poucos, 2 xí-caras (chá) de açúcar, 2 xícaras de abóbora cozida, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de amido de milho e ½ xícara de coco ralado. Por último, coloque 1 colher de fermento em pó, de-pois adicione as claras em neve. Mexa delicadamente e leve ao forno para assar em assadeira untada e enfarinhada.

BOLACHINHA DE AVEIA

Misture, até formar uma massa homogênea:. 6 xícaras de aveia em flocos. 2 xícaras de farinha de trigo. 1½ xícara de achocolatado. 18 colheres (sopa) de açúcar. 12 colheres de óleo vegetal. 1 ½ xícara de água. 3 ovosModele com a colher e leve para assar em forma untada e enfari-nhada, em forno médio.

BOLO DE ABOBRINHA

Bata no liquidificador:2 xícaras (chá) de abobrinha italiana picada, 3 ovos, 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de óleo

Em uma vasilha, coloque 3 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de canela em pó, 1 colher de essência de baunilha e 1/2 xícara de uva-passa ou granulado.

Despeje a massa que foi batida no liquidificador. Mexa e acres-cente 2 colheres de fermento em pó. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno médio pré-aquecido, até dourar. Desenforme e polvilhe com açúcar.

Experimente algumas receitas saudáveis da nutricionista Gláucia Pereira:

7Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de Janeiro a 12 de Fevereiro17

Contagem de Células SomáticasPRODUTOR (MATRÍCULA) CCS

Contagem BacterianaPRODUTOR (MATRÍCULA) CBT PRODUTOR (MATRÍCULA) % PROTEÍNA

Porcentagem de Proteína Total Porcentagem de Matéria GordaPRODUTOR (MATRÍCULA) % GORDURA

Sebastião Vicente de Paula (3461)Sebastião José de Freitas (3573)Geraldo Evando Pereira (242)Paulo Roberto F Andrade (2066)Judith Maria Ferreira Mendes (473)Geraldo José Correa (3656)Adelino José C Sobrinho (1611)Guilherme A. Pereira Mendes (962)Gilmar Sousa Machado (3138)Ildeu José Ferreira (235)Lacerdino Barbosa da Silva (3559)Diany Alves Mendonça (430)Eugênio Antônio da Costa Filho (351)José Nazareno Soares (3007)Elizete Coutinho Nogueira E (255)Ismênia de Oliveira Martins (190)Marcelo José Oliveira Maciel (1714)Emídio Pereira Neto (3660)João Carlos de Oliveira (670)Higino Cunha Valadares (782)José Paulino Nunes (2194)Marcelo Francisco da Costa (362)João Gomes de Almeida-1942 (2167)Saulo Aparecido de Faria (436)Oscar Ferreira Maia (3579)Alexandre de Souza Valadares (276)Carlos Antônio de Andrade (3125)Maria Francisca de Jesus (3666)Marco Antônio Arruda (677)Valdir Vicente de Sousa (3078)

2.0002.0002.4492.8283.4643.4643.4643.8734.0004.2434.8995.0995.0995.4775.9165.9166.0006.3256.4816.4817.0007.4168.0009.1659.4879.950

10.00010.58310.58310.817

33.94137.78937.78947.00056.49867.000

114.000114.018122.000125.000126.000134.000139.000140.478141.986146.997148.664154.000162.751170.153173.977196.000204.822204.822215.882216.079230.783230.955243.653243.926

Albertino José Oliveira (3062)José Maria da Silva (3522)Cerenita Cézar da Cunha (402)Ari José da Cunha (1530)Ildeu José Ferreira (235)Isaelmon César Damasceno (4110)José Pereira de Lima 1942 (1558)Newton de Sousa Lino Filho (1700)Agroville Agricultura e Empr (4641)Oscar Liandro da Cunha (4617)Pedro Marques Sobrinho (901)Celcino José Ribeiro (4441)José Vicente de Castro (268)Marcelo José Oliveira Maciel (1714)Osvaldo Luiz de Oliveira (321)José Carlos de Freitas (3159)Samuel José de Freitas (4606)José Ernesto de Freitas (2060)Hélio Augusto Botelho Vilas (3422)José Pereira de Lima 1942 (1558)Geraldo Magela de Noronha (173)Antônio Noronha de Lima (4447)Atamir Ramiro de Campos (3452)Alicimar Andrade da Silva (819)Antônio Eustáquio Maia (3677)Geraldo Fernandes Damascena (3594)Luismar Rodrigues Bueno (4645)Carlos Antônio de Andrade (3125)Luiz Alberto de Oliveira (811)Iraci Oliveira da Costa (561)

3,723,563,533,523,513,493,493,493,483,473,463,453,453,443,433,433,433,433,423,423,393,393,393,393,383,373,373,363,353,35

José Maria da Silva (3522)Agroville Agricultura E Empr (4641)Cerenita Cézar da Cunha (402)João Eustáquio de Lima (3130)Carlos Antônio de Andrade (3125)Ildeu José Ferreira (235)Luismar Rodrigues Bueno (4645)João Carlos de Oliveira (670)Maristene Teixeira Costa (270)Sílvio Antônio da Costa (588)Ildefonso Gonçalves de Olive 296)Agroville Agricultura e Empr (4641)Ismênia de Oliveira Martins (190)Newton de Sousa Lino Filho (1700)Altamir José T Sousa (3216)Ronaldo Antonio Silva e Outr (4111)Marcelo Jose Oliveira Maciel (1714)Antônio Noronha de Lima (4447)Ricardo Assis Santos (114)Alexandre de Souza Valadares (276)Vilma Cândida de Oliveira (3509)Saulo Aparecido de Faria (436)José Pereira de Lima 1942 (1558)Lucimar Gonçalves de Souza (4694)Helena Maria de Oliveira Alves (181)José Edivaldo de Faria (439)Helvécio Alexandrino Arruda (2605)Geraldo Magela de Carvalho Jr (3592)Elismar Noronha Lima (3459)Geraldo Magela de Noronha (173)

4,454,234,204,184,174,114,054,023,983,983,983,983,983,953,953,933,923,923,913,913,903,893,883,873,863,863,853,853,853,84

Célio Rodrigues César (214)Geraldo José Correa (3656)Adelino José C Sobrinho (1611)Geraldo Donizete Mendes (4638)Valdir Vicente de Sousa (3078)Sebastião Vicente de Paula (3461)José Ezequiel de Oliveira (2112)Valdir Ferreira de Andrade (2003)João Mendes Souza Filho (4393)Osvaldo Luiz de Oliveira (321)João Leivindo da Cunha (1518)Daniel Gonçalves Rios (3137)Jose Gonçalves Rios (2062)Carlos César Correa (3117)Isaelmon César Damasceno (4110)Júlio Ricardo Ferrão (2117)José Nazareno Soares (3007)Celcino José Ribeiro (4441)Marco Antônio Arruda (677)José Romeiro de Menezes (93)João César da Cunha Sobrinho (1574)Hélio Augusto Botelho Vilas (3422)Mariana Arruda Avelar (387)Marconi Afonso de Avelar e O (243)Paulo Roberto F Andrade (2066)Edvar Antônio Eloi (2522)Altamir José T Sousa (3216)Guilherme A. Pereira Mendes (962)Leni de Castro Cordeiro (1664)José Vieira de Moura (3657)

MELHORES NA QUALIDADE DO LEITE - DEZEMBRO 16MELHORES EM QUALIDADE DO LEITE - JANEIRO 15

OBS: Nilson José da Silva (812), Aluisio Pereira Dayrell (356) e Vilma Cândida de Oliveira (3509) também empataram em 29º lugar na Proteína, com 3,35%Aluisio Pereira Dayrell (356) e Elizete Coutinho Nogueira e Outros (255) empataram em 30º lugar na Matéria Gorda, com 3,84%.

Parabéns aos Campeões em Qualidade

Sebastião Vicente de Paula (3461) e Sebastião José de Freitas (3573) empataram em 1º lugar na Contagem Bacteriana, com 2.000 ufc/ml

Na Contagem de Células Somáticas, o campeão foi Célio Rodrigues César (214), na foto junto com a esposa Maria Tereza, a filha Fernanda e o neto Pedro.

12 de Janeiro a 12 de Fevereiro17Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.8

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

A paixão pelo campo surgiu ainda na infância. Ao lado dos pais, Sílvio Antônio da Costa (Sílvio Leiteiro) e Maristene, o meio rural sempre foi um laço forte entre a família. Hoje, mesmo com o pou-co tempo disponível, o dentista e produtor Fábio Eugênio Lemos Costa, de 26 anos, tenta manter e conciliar essas duas im-portantes atividades em sua vida.

Após sete anos estu-dando em Belo Horizonte e antes mesmo de voltar para Abaeté, em 2014, ele já havia retomado a atividade rural. Na Fa-zenda Mau Cabelo, onde produz uma média de mil litros/dia, Fábio conta

com o auxílio de um ve-terinário, principalmente na parte de reprodução, do pai, que mora a 8 km de sua propriedade, e de

um casal de funcionários, para manter tudo funcio-nando perfeitamente.

“De segunda a quinta, trabalho em Abaeté até 8

ou 9 horas da noite e, às vezes, durmo na fazenda. Sexta e sábado, atendo em Ibirité e Contagem. Então, praticamente só

passo o domingo na fa-zenda, mas sou eu quem administra tudo, com o auxílio deles. É muito cor-rido, mas tem dado para

conciliar”, assegura.O grande interesse

pela área rural quase fez com que Fábio escolhes-se outro caminho profis-sional. “Até comecei a estudar Veterinária, mas meu pai foi me incenti-vando a fazer Odonto e, hoje, me encontrei, estou muito realizado profissio-nalmente”, conta ele, que já se especializou em três áreas, Implante, Canal e Gengiva, e está fazendo um Mestrado no Rio de Janeiro, para onde viaja uma vez por mês.

Com um detalhe: para manter a forma, Fábio ainda encontra tempo para fazer academia to-das as manhãs, antes de ir para o consultório.

Conciliando a Odontologia com a Produção Rural

Produtor de 1.000 litros de leite/dia na Fazenda Mau Cabelo, Fábio Costa faz mestrado e atende em três especialidades odontológicas em Abaeté, Ibirité e Contagem.