Ciiêênncciia ass rddaa sNNattuureezzaa ee suuaass ... · Apesar de o cálcio promover o...

Post on 19-May-2020

0 views 0 download

Transcript of Ciiêênncciia ass rddaa sNNattuureezzaa ee suuaass ... · Apesar de o cálcio promover o...

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

1

BIOLOGIA - FRENTE A

SOLUÇÃO 1.

[C] [A] Incorreta. Apesar de o cálcio promover o deslizamento dos miofilamentos, a miosina é um filamento grosso. [B] Incorreta. O gasto de energia ocorre tanto durante a contração quanto durante o relaxamento. No relaxamento, os íons de cálcio são bombeados para o interior do retículo sarcoplasmático, um tipo de retículo endoplasmático das células musculares, especializado no armazenamento de íons cálcio. [C] Correta. O cálcio atua na contração muscular (nos miócitos – células musculares); na coagulação sanguínea, atuando no processo de formação de filamentos de fibrina; e na transmissão de impulso nervoso, através da abertura de canais de cálcio, em associação ou não ao sódio, produzindo o potencial de ação. [D] Incorreta. O paratormônio é responsável pelo aumento do nível de cálcio no sangue. A diminuição de cálcio no sangue pode causar problemas graves de contração das células musculares esqueléticas, através de contrações intermitentes. [E] Incorreta. O Transporte de cálcio em miócitos (células musculares) envolve a sua passagem pelo retículo sarcoplasmático. Tonoplasto é uma membrana que delimita os vacúolos de células vegetais. SOLUÇÃO 2.

[B] A adesão das moléculas de água com as paredes dos vasos xilemáticos, bem como as forças coesivas entre as mesmas, torna possível o transporte da seiva bruna em plantas. SOLUÇÃO 3.

[C] A maior quantidade de água presente no organismo humano acha-se no compartimento intracelular. SOLUÇÃO 4.

[B] O líquido cefalorraquidiano que banha as meninges é formado, praticamente, por água e exerce função hidratante e protetora no sistema nervoso central (SNC). SOLUÇÃO 5.

[B]

O iodo é um elemento químico essencial para a produção dos hormônios 3T (triiodotironina) e 4T

(tetraiodotironina) produzidos pela glândula tireoidea. SOLUÇÃO 6.

[D] O aumento do pH causa a diminuição da atividade enzimática. SOLUÇÃO 7.

[E] As proteínas desnaturadas em condições de elevadas temperaturas mantém a sua estrutura primária inalterada, ou seja, a desnaturação térmica não rompe as ligações peptídicas entre os aminoácidos. SOLUÇÃO 8.

[C] As proteínas são moléculas orgânicas formadas pelo encadeamento de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

2

SOLUÇÃO 9.

[C]

A fenilcetonúria é uma herança autossômica recessiva e os afetados são homozigotos (f f), que devem seguir uma

dieta com restrições proteicas, já que a fenilalanina é um aminoácido presente em várias proteínas. SOLUÇÃO 10.

[B] Os carboidratos podem ter função estrutural como, por exemplo, a quitina presente no exoesqueleto dos artrópodes e a celulose ocorrente na parede celular dos vegetais. SOLUÇÃO 11.

[D] Os polissacarídeos podem ser sintetizados tanto por animais (ex: glicogênio, quitina etc.) como pelos vegetais (ex: celulose, amido etc.). SOLUÇÃO 12.

[B] Em mamíferos, a reserva de carboidratos, equivalente ao amido das plantas, é o glicogênio encontrado no fígado e nos músculos. SOLUÇÃO 13.

[E] [A] Incorreta. Atividade física e ingestão de gorduras de origem vegetal diminuem a quantidade de colesterol LDL, reduzindo o risco de infarto. [B] Incorreta. A alimentação tem relação direta na produção de colesterol, de origem exógena, mesmo que haja uma porção de origem endógena. [C] Incorreta. Alimentação equilibrada e atividade física aumentam o colesterol HDL, reduzindo as chances de infarto. [D] Correta. Uma redução de colesterol HDL (“bom”) e um aumento do colesterol LDL (“ruim) pode aumentar a deposição de gordura nas artérias, aumentando o risco de infarto. [E] Incorreta. A redução do colesterol HDL, considerado o colesterol “bom”, que remove o excesso de gordura das artérias, e o aumento de LDL, considerado “ruim”, aumentam o risco de infarto. SOLUÇÃO 14.

[D] Os lipídeos são, em sua grande maioria, hidrofóbicos e, por esse motivo, ficam acumulados no tecido adiposo e não podem ser excretados. SOLUÇÃO 15.

[C] A gordura é a forma mais importante de energia armazenada nos animais e possui maior conteúdo energético por grama que o glicogênio (carboidrato). Se os pássaros tivessem que armazenar energia em forma de glicogênio, seriam pesados demais para voar. Apesar de as proteínas e ATP serem metabolizadas como fonte de energia, elas não são utilizadas para armazenar energia. SOLUÇÃO 16.

[E] A digestão de lipídios ocorre no intestino delgado, em pH alcalino, através da ação de enzimas produzidas no pâncreas, as lipases pancreáticas, que quebram os lipídios em ácidos graxos e glicerol. Essa quebra ocorrerá nos tubos 4 e 5, sendo que no tubo 5 a quebra será mais rápida, pois apresenta também a bile, emulsificante produzido no fígado, armazenado na vesícula biliar e lançado no intestino delgado, que aumenta a área da superfície das gotículas de lipídios, facilitando a ação das enzimas.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

3

SOLUÇÃO 17.

[E] Os nucleotídeos que formam as cadeias dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) contém o elemento químico fósforo em sua composição. SOLUÇÃO 18.

[B]

A ausência ou diminuição da cobalamina (vitamina 12B ) pode causar anemia perniciosa. Essa vitamina está

presente apenas em alimentos de origem animal. SOLUÇÃO 19.

[A] Na falta de proteínas na dieta o organismo passa a ter uma menor concentração de albumina sanguínea desregulando a pressão oncótica. SOLUÇÃO 20.

[D] O ferro previne a anemia ferropriva e as vitaminas B9 e B12 previnem a anemia perniciosa.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

4

SOLUÇÃO 1.

[E] A conservação dos alimentos pela desidratação osmótica remove água por pressão gerada pela diferença de concentração entre o produto (hipotônico) e a solução (hipertônica). SOLUÇÃO 2.

[D] Os componentes do glicocálix (ou glicocálice), presentes na face externa da membrana plasmática das células animais, que permitem o reconhecimento intercelular são os glicolipídios e glicoproteínas. SOLUÇÃO 3.

[D] A micróglia age como macrófago especializado, em defesa do tecido nervoso, formando prolongamentos, com auxílio do citoesqueleto, os pseudópodes para realizar fagocitose. SOLUÇÃO 4.

[A] A biomolécula 1 é um polissacarídeo componente do glicocálix e atua no reconhecimento intercelular. SOLUÇÃO 5.

[B] Os lisossomos atuam nos processos de autofagia e heterofagia, realizando a digestão intracelular, podendo formar um corpo residual, que poderá ser eliminado por clasmocitose, processo de exocitose da célula. SOLUÇÃO 6.

[B] A difusão simples é um processo de transporte de substâncias a favor de um gradiente de concentração e sem gasto de energia. A difusão facilitada é o transporte de substâncias com o auxílio de uma proteína. A bomba de sódio e potássio é um transporte ativo destes íons, com gasto de energia, contra um gradiente de concentração, mantendo a quantidade de sódio maior no meio extracelular e de potássio maior no ambiente intracelular; e ocorre em quase todas as células. A osmose é o transporte de água a favor de um gradiente de concentração, deslocando-se do meio com menos soluto para o meio com mais soluto. SOLUÇÃO 7.

[D] A membrana plasmática separa o meio interno da célula do meio externo, funcionando como barreira física, regulação de trocas entre os meios, comunicação e suporte estrutural. A membrana é composta por fosfolipídeos e proteínas, chamada de lipoproteica. Os fosfolipídeos (tipo de lipídeo) da membrana formam uma bicamada, onde estão inseridas as proteínas, com funções estruturais, enzimáticas, de recepção e transporte. SOLUÇÃO 8.

[C]

A estrutura indicada pela letra A é uma proteína transmembrana. Elas permitem que substâncias polares e hidrofílicas como os sais minerais tenham acesso à célula. SOLUÇÃO 9.

[C] O colesterol funciona como uma substância adesiva entre os fosfolipídios mantendo a estabilidade da estrutura.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

5

SOLUÇÃO 10.

[D] O processo de transporte através da membrana plasmática por difusão simples não apresenta especificidade. A difusão facilitada é mediada por proteína transmembrana (permease). O transporte ativo consome energia fornecida pela hidrólise do ATP, utiliza proteínas transmembrana e apresenta especificidade. SOLUÇÃO 11.

[C] A hidrólise do ATP fornece a energia para as proteínas da membrana plasmática, denominadas “bombas”, realizarem o transporte ativo de íons sódio para o meio extracelular e íons potássio para o meio intracelular. SOLUÇÃO 12.

[B] Em meio hipotônico, a célula vegetal ganha água por osmose e o vacúolo pressiona a parede celular. Quando colocada em meio hipertônico, a célula vegetal perde água por osmose, o vacúolo sofre retração e a membrana plasmática descola da parede celular. SOLUÇÃO 13.

[B] O glicocálix é uma especialização observada na superfície externa da membrana plasmática de células animais. É constituído por polissacarídeos associados a proteínas e lipídios, geneticamente determinado, e atua como elemento de reconhecimento intercelular, receptor de hormônios e proteção da face externa da membrana. SOLUÇÃO 14.

[D] A destruição das microvilosidades e vilosidades da mucosa do intestino delgado predispõe os portadores da doença Celíaca a desenvolverem anemia por deficiência na absorção de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. SOLUÇÃO 15.

[E] A fluidez da membrana plasmática determina por interações moleculares entre os fosfolipídios constituintes da bicamada, permite a movimentação das proteínas que fazem parte dessa estrutura celular. SOLUÇÃO 16.

[D] Os radicais livres de oxigênio (RLO) ao provocarem alterações nos fosfolipídios e nucleotídeos causam danos, respectivamente, em estruturas celulares membranosas e nos cromossomos, constituídos por DNA. SOLUÇÃO 17.

[D] As proteínas presentes na membrana plasmática das células são estruturais e também atuam no transporte seletivo de substâncias entre os meios extra e intracelular. SOLUÇÃO 18.

[A] Em II a célula está perdendo água, portanto, sofre plasmólise. Em III a célula está recebendo muito água e com expansão de volume, logo, está túrgida.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

6

SOLUÇÃO 19.

[C] A solução A é hipotônica em relação ao citoplasma das hemácias, porque as células ganharam água, por osmose e aumentaram seu volume diminuindo sua concentração interna. A solução B é isotônica em relação ao citoplasma dos eritrócitos, pois não foi observada alteração de seu volume. A solução C é hipertônica em relação ao citoplasma dos glóbulos vermelhos, porque provocou perda osmótica de água com consequente redução de volume das células pesquisadas. SOLUÇÃO 20.

[E] As microvilosidades são evaginações da membrana plasmática das células epiteliais que revestem internamente o intestino delgado e são responsáveis pelo aumento da superfície de absorção alimentar.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

7

SOLUÇÃO 1.

[A] Os lisossomos são organelas delimitadas por uma bicamada lipídica com grânulos proteicos. São originados do complexo de Golgi e suas enzimas provenientes do retículo endoplasmático rugoso. Quando se fundem às vesículas com materiais a serem digeridos passam a ser chamados de lisossomos secundários. Os produtos indigeríveis, chamados de corpo residual, podem ser excretados da célula por exocitose. Quando a célula necessita destruir alguma organela, esta é envolvida por uma membrana, formando-se o autofagossomo, onde os lisossomos se fundem, formando uma vesícula autofágica para a digestão, com possível reaproveitamento de

moléculas. As enzimas dos lisossomos atuam em pH ácido, necessitando da entrada de H+ para seu interior. SOLUÇÃO 2.

[B] Os lisossomos presentes nas células da cauda do girino liberam as suas enzimas as quais destroem essas células por autólise. SOLUÇÃO 3.

[A] O aumento da atividade lisossômica causa a diminuição da cauda do girino pelo fenômeno da autólise. Da mesma forma, o aumento da atividade dos peroxissomos na conversão dos lipídios em açúcares provoca a redução dos lipídios durante a germinação das sementes. SOLUÇÃO 4.

[C] A fluorescência presente na bactéria será verificada no interior do vacúolo digestivo do neutrófilo, uma vez que esse tipo de leucócito é especializado em realizar fagocitose e digestão intracelular de microrganismos patogênicos. SOLUÇÃO 5.

[B] A técnica que produziu o bebê com três pais utilizou um ovócito anucleado que continha mitocôndrias portadoras de DNA normal, sem mutações deletérias. SOLUÇÃO 6.

[A] A reação 1 é a fotólise da água e ocorre nos tilacoides dos cloroplastos. A reação 2 é a decomposição da água oxigenada e se passa nos peroxissomos. A reação 3 é a formação das moléculas de água, fato que ocorre durante a fosforilação oxidativa nas cristas das mitocôndrias. SOLUÇÃO 7.

[B] Todas as células vivas do corpo humano realizam a respiração celular no interior das mitocôndrias, exceto hemácias adultas. SOLUÇÃO 8.

[C] A fornalha relaciona-se à respiração celular, com a formação de ATP, ocorrida dentro das mitocôndrias. Além disso, existem estudos que indicam que as mitocôndrias nos eucariontes foram incorporadas através da fagocitose de células procariontes.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

8

SOLUÇÃO 9.

[E] [A] As células animais apresentam ribossomos e mitocôndrias. [B] Os centríolos não estão presentes em células de angiospermas, como as margaridas. [C] Todas as células eucarióticas possuem envoltório nuclear (carioteca) e nucléolo. [D] Lisossomos e peroxissomos estão presentes nas células eucarióticas. [E] Parede celular e cloroplastos são estruturas exclusivas de células vegetais. SOLUÇÃO 10.

[C] Os leucócitos produtores de anticorpos ou de enzimas digestórias são células ricas em retículo endoplasmático granuloso. As fibras musculares possuem numerosas mitocôndrias para o fornecimento de energia durante a contração muscular. SOLUÇÃO 11.

[D]

A catalase é uma enzima capaz de decompor a água oxigenada 2 2(H O ) em 2H O e 2O , protegendo as células

contra a formação de radicais livres. SOLUÇÃO 12.

[E] O citoesqueleto possui diversas funções, dentre elas, organização, movimentação e manutenção celular. O aparelho de Golgi atua no armazenamento, empacotamento e distribuição de substâncias na célula. O nucléolo é responsável pela produção de ribossomos. A maioria das proteínas é sintetizada por ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático rugoso e, posteriormente, empacotadas em vesículas de secreção no aparelho de Golgi. O retículo endoplasmático liso aumenta nas células, principalmente do fígado, de pessoas que consomem bebidas alcoólicas diariamente, pois atua na degradação de substâncias tóxicas em produtos menos nocivos, no caso o etanol ingerido. SOLUÇÃO 13.

[A] A respiração celular é o processo bioenergético que ocorre nas mitocôndrias. Esse fenômeno consome o gás

oxigênio 2(O ), além de matérias orgânica e produz o gás dióxido de carbono 2(CO ) e água 2(H O). O primeiro é

fonte de carbono e a água fornece hidrogênios para síntese de carboidratos durante a fotossíntese. SOLUÇÃO 14.

[D] As mitocôndrias apresentam membrana dupla e DNA circular o que evidencia que é uma bactéria vivendo de forma endossinbiótica nas células eucarióticas. SOLUÇÃO 15.

[E] As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas dotadas de equipamento genético capaz de permitir sua multiplicação quando as células que as hospedam demandam maiores necessidades energéticas. SOLUÇÃO 16.

[B] As nanopartículas devem ser endereçadas para o interior das mitocôndrias, local onde ocorre o ciclo de Krebs; mais exatamente na matriz mitocondrial.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

9

SOLUÇÃO 17.

[C] A catalase é uma enzima intracelular que decompõe o peróxido de hidrogênio (água oxigenada), formando moléculas de água e oxigênio, matando as bactérias anaeróbicas estritas, mas sem efeito para as bactérias aeróbicas. Os peroxissomos são organelas citoplasmáticas que armazenam enzimas, como a catalase, que catalisam a decomposição do peróxido de hidrogênio. SOLUÇÃO 18.

[A] Os genes mitocondriais são herdados exclusivamente da mãe, porque, durante a fecundação, somente o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo. SOLUÇÃO 19.

[C]

Na cadeia respiratória, os rendimentos energéticos do NADH e do FADH são, respectivamente, 3 e 2 ATPs.

Dessa forma, o rendimento total será de 2 NADH 6 ATP 1FADH 2 ATP 1GTP (1ATP) 9 ATPs.= + = + =

SOLUÇÃO 20.

[C] Os lisossomos atuam nos processos de autofagia e heterofagia, realizando a digestão intracelular, podendo formar um corpo residual, que poderá ser eliminado por clasmocitose, processo de exocitose da célula.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

10

SOLUÇÃO 1.

[B] O ATP (adenosina trifosfato) é utilizado e produzido na respiração celular aeróbica e anaeróbica. SOLUÇÃO 2.

[D] O aumento da taxa de dióxido de carbono no ar expirado decorre da produção desse gás durante o processo de produção de energia pela respiração celular. SOLUÇÃO 3.

[C] A fase 1 representa o ciclo de Krebs ocorrendo na matriz mitocondrial, 2 representa a cadeia respiratória e 3 a fosforilação oxidativa, fenômenos bioquímicos que ocorrem nas cristas mitcondriais. SOLUÇÃO 4.

[B] Todas as células vivas do corpo humano realizam a respiração celular no interior das mitocôndrias, exceto hemácias adultas. SOLUÇÃO 5.

[C] O processo de glicólise ocorre no citosal e não depende da presença do oxigênio. É uma fase comum à respiração aeróbia e anaeróbia. SOLUÇÃO 6.

[B] As nanopartículas devem ser endereçadas para o interior das mitocôndrias, local onde ocorre o ciclo de Krebs; mais exatamente na matriz mitocondrial. SOLUÇÃO 7.

[C] De acordo com as características mencionadas da região, sabe-se que o bioma é o Cerrado, pois sua vegetação está adaptada às constantes queimadas, além da falta de sais minerais no solo, muito ácido e com grande quantidade de alumínio. Assim, a casa grossa tornou-se uma proteção contra o fogo e o caule retorcido ocorre devido às queimadas, que destroem as gemas laterais, induzindo o crescimento da planta em diferentes direções. SOLUÇÃO 8.

[E] As bactérias decompositoras utilizadas no tratamento das efluentes contendo esgoto doméstico realizam a respiração aeróbia, porque utilizam o gás oxigênio para transformar a matéria orgânica em matéria inorgânica. SOLUÇÃO 9.

[E] O TCA, ou ciclo dos ácidos tricarboxílicos ou ciclo de Krebs, é uma das etapas da respiração que ocorre na mitocôndria, sendo um processo anterior à cadeia respiratória.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

11

SOLUÇÃO 10.

[A] Durante o processo de fotossíntese, os vegetais utilizam a luz como fonte de energia, além do gás carbônico e água pura para produzirem as substâncias orgânicas que serão transportadas pelo floema para os órgãos consumidores, como o caule e a raiz. SOLUÇÃO 11.

[D] O experimento demonstra que a água participa apenas da etapa A e permite prever que ocorra liberação de

oxigênio com o isótopo O 18− nessa etapa como consequência da fotólise da molécula de água.

SOLUÇÃO 12.

[D] O aumento do fluxo de seiva bruta ao longo do tecido lenhoso do caule é favorecido pela abertura dos estômatos,

fato que provoca maior transpiração pelas folhas e baixa concentração de 2CO na folha, indicando o consumo

desse gás na fotossíntese. SOLUÇÃO 13.

[D] A energia armazenada nas moléculas orgânicas dos alimentos é o produto da transformação da energia luminosa (fótica) em energia química durante o processo de fotossíntese realizada pelos organismos autótrofos clorofilados. SOLUÇÃO 14.

[D] A característica de muitas espécies de fungos na decomposição orgânica está relacionada com a produção de enzimas, digerindo e ocasionando reações químicas que modificam a matéria, como é o caso de uma espécie de fungo ascomiceto endofítico da Patagônia, que através de enzimas, em uma determinada espécie de árvore, produz hidrocarbonetos e derivados de diesel, podendo contribuir para a produção de energia considerada limpa. SOLUÇÃO 15.

[A] As microalgas componentes do fitoplâncton realizam a transição do elemento carbono de sua forma inorgânica

2(CO ) para a forma orgânica 6 12 6(C H O ), ao realizar a fotossíntese.

SOLUÇÃO 16.

[E] Os micro-organismos presentes no tubo 1 são anaeróbios obrigatórios, porque não sobrevivem na presença de

oxigênio 2(O ). No tubo 2, são anaeróbios facultativos, pois sobrevivem tanto na presença, quanto na ausência

desse gás. Os micro-organismos no tubo 3 são aeróbios, porque não sobrevivem na ausência do oxigênio, enquanto aqueles presentes no tubo 4 são autótrofos fotossintetizantes, porque somente sobrevivem na presença de luz. SOLUÇÃO 17.

[D] Nas condições descritas, após um tempo de crescimento, espera-se que seja encontrada uma quantidade maior de carbono radioativo nas plantas do grupo 2. Essas plantas teriam absorvido o carbono radioativo presente na atmosfera para realizar a fotossíntese.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

12

SOLUÇÃO 18.

[B] As plantas carnívoras altamente modificadas deverão apresentar maior adaptação em um meio experimental pobre em sais minerais, pois podem obtê-los do solo e de suas presas. Outrossim, conseguem eficiência fotossintética com iluminação baixa sendo, geralmente, plantas de sombra (umbrófilas). SOLUÇÃO 19.

[D] O processo fotossintético ocorre em dois compartimentos dos cloroplastos das células do mesófilo das folhas. A fase fotoquímica (luminosa) nos tilacoides e a química (enzimática), no estroma. SOLUÇÃO 20.

[D] A alface é uma planta, portanto realiza fotossíntese utilizando luz, água e gás carbônico para sintetizar carboidratos.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

13

SOLUÇÃO 1.

[B] A duplicação dos centrossomos ocorre na fase S do ciclo celular, que antecede o segundo ponto de verificação,

2G M.

SOLUÇÃO 2.

[A] O espermatócito II (haploide – n) é resultante da meiose I, onde os cromossomos homólogos foram separados e, posteriormente, na meiose II, serão separados os cromossomos duplicados e seus respectivos alelos. SOLUÇÃO 3.

[D] O esquema A representa a disjunção dos cromossomos homólogos durante a meiose I e o esquema B, a disfunção de cromátides, observada na meiose II. SOLUÇÃO 4.

[A]

Ao final do processo mitótico, uma célula de conjunto cromossômico 2n gera duas células-filhas de conjunto

cromossômico 2n. O crossing-over ocorre na prófase I. Ao final do processo meiótico, uma célula de conjunto

cromossômico 2n gera quatro células-filhas de conjunto cromossômico n. Somente a meiose gera variação genética. SOLUÇÃO 5.

[B] O número de ovócitos declina após a puberdade devido ao fenômeno da ovulação. SOLUÇÃO 6.

[B] A evolução do óvulo virgem originando um adulto completo denomina-se partenogênese. Esse tipo de reprodução assexuada é o responsável, por exemplo, pela formação dos machos de abelhas e vespas, os zangões. SOLUÇÃO 7.

[A] O fármaco atua na divisão celular mitótica das células, pois interfere na função dos microtúbulos, evitando-se a formação das fibras do fuso. SOLUÇÃO 8.

[C] O processo de divisão celular mitótico produz células idênticas àquela que se dividiu. Dessa forma é um processo utilizado por alguns seres vivos (ex: amebas) como reprodução assexuada. SOLUÇÃO 9.

[A] As substâncias quimioterápicas utilizadas no combate ao câncer podem bloquear a formação do fuso acromático coordenado pelos centrossomos e, dessa forma, impedir que as células tumorais se multipliquem desordenadamente.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

14

SOLUÇÃO 10.

[A] A célula somática apresentada está em divisão celular mitótica e, na fase D, os cromossomos estão em anáfase, migrando para os polos. SOLUÇÃO 11.

[A] O aumento do número de células em tumores ocorre sempre por mitoses. SOLUÇÃO 12.

[A] A síntese de DNA durante o período 5 da interfase determina a duplicação cromossômica, condição fundamental para a manutenção da ploidia das células- filhas. SOLUÇÃO 13.

[B] A figura 1 ilustra a prófase I, fase da meiose em que se verifica o pareamento dos cromossomos homólogos e o crossing-over (ou permutação). Em 2 observa-se a anáfase I com a disjunção dos cromossomos homólogos. A figura 3 mostra a metáfase II onde os cromossomos duplicados estão arranjados na região mediana do fuso acromático, estando cada centrômero ligado a dois microtúbulos. SOLUÇÃO 14.

[D]

A célula representada é diploide (2N). Durante o ciclo celular ocorreu a duplicação dos cromossomos no período

S da interfase (2), seguida de disjunção cromossômica na anáfase I (4) e disjunção de cromátides irmãs na

anáfase II (7) do processo meiótico. SOLUÇÃO 15.

[E] Durante a espermatogênese humana, a separação dos cromossomos homólogos ocorre no intervalo IV ( fase reducional), enquanto a separação das cromátides-irmãs se dá no intervalo VI. SOLUÇÃO 16.

[D] A duplicação dos centrômeros e a separação das cromátides-irmãs ocorre durante a anáfase da mitose e anáfase da segunda divisão da meiose. SOLUÇÃO 17.

[A] Os espermatócitos primários são células diploides contendo 28 cromossomos em seus núcleos. Após a divisão reducional (meiose I), os espermatócitos secundários do macho são haploides e apresentarão 14 cromossomos em seus núcleos. SOLUÇÃO 18.

[E]

A figura mostra uma célula haploide com dois cromossomos distintos (N 2)= em metáfase II da meiose. Logo, a

célula-mãe era diploide com dois pares de cromossomos homólogos (2n 4).=

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

15

SOLUÇÃO 19.

[A] A estrutura [I] representa o acrossomo, formado a partir da fusão das vesículas do complexo de Golgi, que contém enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, facilitando a fertilização. SOLUÇÃO 20.

[D] O número de cromossomos nos espermatozoides, já que são produzidos por meiose, é igual à metade do número das células somáticas (36). O número de cromátides-irmãs de uma célula que está entrando em primeira divisão meiótica é o dobro do número de cromossomos (144), já que o material genético se encontra duplicado nesta fase. O número de cromátides-irmãs na segunda divisão meiótica, quando os cromossomos homólogos já foram segregados, é a metade da do início da primeira divisão meiótica (72).

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

16

SOLUÇÃO 1.

[D]

A altitude da cidade do México é mais de 2.000 m acima do nível do mar. Nesse local, a densidade e a resistência

do ar são menores. O ar rarefeito afeita os corredores de longas distâncias, cuja musculatura apresenta metabolismo aeróbico e não influi significativamente nos velocistas, que apresentam maior quantidade de fibras anaeróbicas. SOLUÇÃO 2.

[A] primeiro são consumidas as reservas de glicogênio no fígado, em seguida ativa-se o consumo de gordura no tecido adiposo e por fim são consumidas proteínas das fibras musculares SOLUÇÃO 3.

[B] No sistema cardiovascular humano a veia cava inferior transporta o sangue venoso rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores e chega ao átrio direito do coração. SOLUÇÃO 4.

[E] os mamíferos são os únicos vertebrados que possuem hemácias anucleadas. SOLUÇÃO 5.

[A] O sistema cardiovascular (circulatório) integra os sistemas respiratório e digestório, importantes para o fornecimento adequado do oxigênio e dos nutrientes para as células do corpo. SOLUÇÃO 6.

[A] A borboleta é um inseto e excreta o ácido úrico. A lula é um molusco aquático e elimina a amônia como produto nitrogenado. O avestruz é uma ave e, tal qual, os insetos, elimina o ácido úrico. SOLUÇÃO 7.

[A] O hormônio estrógeno corresponde ao número 1. O processo se inicia no hipotálamo, que produz os hormônios GnRH, que estimulam a hipófise a produzir dois hormônios: o hormônio folículo-estimulante (3), que atua no crescimento dos folículos antes da ovulação; e o hormônio luteinizante (2), que atua na ovulação e promove a secreção dos hormônios sexuais femininos pelos ovários, como o estrógeno (1). O estrógeno (1) age no desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos, das características sexuais secundárias e das mamas. Quando há quantidade suficiente de estrógeno, esse exerce feedback negativo sobre o hipotálamo, inibindo a produção do hormônio GnRH no hipotálamo. SOLUÇÃO 8.

[B] O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, com função endócrina, que produz hormônios, sendo os principais: a insulina, que reduz o nível de glicose sanguínea e o glucagon, que aumenta o nível de glicose, através da degradação de glicogênio no fígado; e função exócrina, que secreta enzimas digestivas.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaass TTeeccnnoollooggiiaass

17

SOLUÇÃO 9.

[D] Pele e pulmões são órgãos com alta taxa mitótica e são alvos de inúmeros fatores mutagênicos que podem desencadear a formação de tumores. Os órgão do sistema nervoso são os que possuem menor taxa mitótica, logo são menos predispostos a cânceres. SOLUÇÃO 10.

[C] A perda da coordenação motora, do equilíbrio e do controle dos músculos voluntários revela comprometimento do cerebelo. SOLUÇÃO 11.

[C] Os animais apresentam ciclo de vida haplobionte diplonte, caracterizado por meio final ou gamética. SOLUÇÃO 12.

[B] A aplicação do antitranspirante sobre a superfície do corpo de uma lagartixa e de uma barata teria as seguintes consequências: a lagartixa sobrevive, porque não possui glândulas sudoríparas; a barata morreria por falta de oxigênio em suas células, devido à obstrução dos espiráculos de suas traqueias. SOLUÇÃO 13.

[A]

No Diabetes mellitus tipo I, o sistema imunológico produz anticorpos que destroem as células β das ilhotas

pancreáticas produtoras de insulina, um hormônio hipoglicemiante. SOLUÇÃO 14.

[C] a função de metabolizar toxinas é do fígado, os rins fazem a filtragem dos metabólicos e os excreta através da urina. SOLUÇÃO 15.

[D] Durante o exercício físico prolongado a energia provem da atividade mitocondrial que por sua vez utiliza gás oxigênio nas fibras musculares vermelhas. SOLUÇÃO 16.

[A] O maratonista apresenta maior número de fibras do tipo I ou ST, porque as fibras musculares são menores, contêm muitas mitocôndrias para oxidação da glicose em presença de oxigênio, com concentrações maiores de mioglobina e uma irrigação sanguínea mais abundante, adaptadas para uma contração lenta em um longo tempo, gerando maior resistência à fadiga. SOLUÇÃO 17.

[B] No início da gravidez, as concentrações do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), se encontram altas no sangue e na urina. SOLUÇÃO 18.

[B] a ave se desloca e leva sementes em suas fezes para uma área mais ampla, o que é importantíssimo para perpetuação da espécie, assim como as fezes já atuarem como adubo natural.

CCiiêênncciiaass ddaa NNaattuurreezzaa ee ssuuaa tteeccnnoollooggiiaass

18

SOLUÇÃO 19.

[C] Os órgãos realizam funções importantes e necessárias para o funcionamento saudável e equilibrado do organismo. SOLUÇÃO 20.

[A] Aves e mamíferos podem sobreviver em diferentes ambientes por serem animais endotérmicos, ou seja, a temperatura corporal se mantém relativamente constante devido ao calor produzido pelo próprio metabolismo.