CLIQUE PARA MUDAR CADA SLIDE Primeira Leitura - Leitura do livro do profeta Isa í as (Is 5, 1-7) O...

Post on 22-Apr-2015

108 views 0 download

Transcript of CLIQUE PARA MUDAR CADA SLIDE Primeira Leitura - Leitura do livro do profeta Isa í as (Is 5, 1-7) O...

CLIQUE PARA MUDAR CADA SLIDE

Primeira Leitura - Leitura do livro do profeta Isaías (Is 5, 1-7)O encontro com o amor de Deus tem de significar uma efetiva transformação do nosso coração e tem de levar-nos ao amor, ao irmão.

.. fez a experiência do amor de Deus.

... Quem trata os irmãos com arrogância, quem assume atitudes duras, agressivas e intolerantes, quem pratica a injustiça e espezinha os direitos dos mais fracos, quem é insensível aos dramas dos irmãos, certamente ainda não fez a experiência do amor de Deus.

Segunda Leitura - Carta de São Paulo apóstolo aos Filipenses (Fl 4, 6-9)Os cristãos não são pessoas tristes, alienadas, falhadas, mas pessoas com um objetivo final bem definido e bem sugestivo. O caminho de Cristo é um caminho de dom e de entrega da vida; não é um caminho de tristeza e de frustração.

Por que, então, a tristeza, a inquietação, o desânimo com que, tantas vezes, enfrentamos as mudanças s bruscas das coisas que se sucedem; as dificuldades da nossa caminhada e as nossas perdas materiais ,de afetos e de entes queridos?

Por que nossa comunidade cristã, família, vizinhos, companheiros de trabalhos, não têm recebido de nós um testemunho de paz, de serenidade, de tranqüilidade?

Por que é que, tantas vezes, saímos das nossas celebrações eucarísticas cabisbaixos, intranqüilos, de semblantes tristonhos e ar irritado? “Onde estas celebrações deveriam ser para nós cristãos algo reconfortante, ou melhor, dizendo ‘Injeção de ânimo”, de fé e de alegria,de esperança na salvação obtida por CRISTO.

No evangelho (Mt 21,33-43) Jesus se dirige aos chefes, aos anciãos e aos entendidos da lei daquela época. A parábola proferida por Jesus foi tão clara que eles entenderam que Jesus estava falando para

eles.

Irritados pensaram em prendê-lo, mas logo ficaram com medo da multidão que tinha Jesus como um profeta enviado por Deus.Assim como o dono da vinha deixou- a aos cuidados dos vinhateiros ambiciosos e maus eles por sua vez tomaram posse dela,

assim fizeram os chefes religiosos com o povo de Deus, maltratando , oprimindo, descriminando a todo, simplesmente para que suas vontades e vaidades fossem alcançadas, sobretudo seus desejos de domínio e poder.

Deus enviou muitos profetas para resgatar e aliviar os sofrimentos de seu povo, mas eles não foram ouvidos e nem acolhidos e sim torturados e mortos.O filho do dono da vinha (Jesus) também foi enviado, mas ELE era uma ameaça ao poder deles, por isso foi rejeitado , maltratado e assassinado.

Hoje somos todos nos que no batismo recebemos a missão de cuidar da vinha do de Deus. Refletimos então...

Estamos cuidando bem desta vinha que nos foi confiada?Será que estamos produzindo bons frutos na nossa comunidade ?

Ou estamos explorando e oprimindo nosso próximo, traindo a confiança de quem deveríamos proteger e amparar?

Hoje, então, Cristo pede a nossa conversão, pois, se estamos agindo desse modo, como poderemos fazer parte do seu REINO?

No batismo nos tornamos discípulos missionários da missão redentorista de Jesus e para isto recebemos de Deus talentos para produzirmos os frutos da justiça,

da partilha, da fraternidade, do amor, da justiça, da honestidade, nos libertando tudo que nos impede de colocar em prática estes dons, ou seja, vaidade, ambição e orgulho.

Se não produzirmos frutos de bondade, nossos talentos serão tomados e entregues a outros. Por nossos pecados, pela nossa falta de conversão, caminhamos em sentido contrário dos planos de Deus para conosco.

Mas,CRISTO veio para abrir nossos olhos e ouvidos, com seu evangelho, com seu amor e vida,Pondo em prática seus ensinamentos e por ELE,podemos voltar para o PAI.

Marineves. J. Lima

Obrigada por você ter partilhado comigo este momento de reflexão da liturgia do Domingo dia 2/10/2011Deus o (a) abençoe MarinevesTenha paz em Cristo!