#ConquistaNoEstudo Etapa1

Post on 15-Oct-2021

3 views 0 download

Transcript of #ConquistaNoEstudo Etapa1

Biologia

#ConquistaNoEstudo Etapa1 Ensino Médio 3a. SÉRIE

Neste Guia de Revisão, você vai estudar genética.

Pág. 6 a 62 do Volume 6

Prof. Antonio Norberto Wielewski

Caro(a) aluno(a),

Este Guia Conquista de Revisão tem o objetivo de dar o suporte necessário para que você ingresse no próximo ano letivo tendo, de fato, apreendido os conhecimentos do ano de 2020.

Aqui você irá relembrar os conteúdos mais importantes e, portanto, essenciais para a sua formação. Bom trabalho!

ÍndiceCapítulo 1Histórico da genética.....................................................................................6 e 7Experimentos de Mendel..............................................................................7 a 91ªLei da herança ou 1ª lei de Mendel...........................................................9Conceitos básicos em genética.....................................................................10Capítulo 2Cálculos de probabilidade.............................................................................15Genealogias e cruzamento teste...................................................................18 a 20Capítulo 3Herança sem dominância...............................................................................23 e 24Codominância.................................................................................................25 e 26Capítulo 4Experimentos de Mendel................................................................................31Interpretação da 2ª lei de Mendel.................................................................33 a 35

Capitulo 5Identificação do sistema ABO.......................................................................38 a 41Sistema RH....................................................................................................41 e 42Capítulo 6Determinação do sexo pelos sistemas XY, ZW e X0......................................46 e 47Heranças dos cromossomos sexuais.............................................................48 a 52Capítulo 7Mecanismo de herança genética...................................................................57Herança quantitativa.....................................................................................57 a 62

Histórico da genética

Hipócrates (460-370 a.C.)Cada órgão formava gêmulas, ou seja, eram como partículas hereditárias transmitidas aos descendentes no momento da concepção (pangênese).

Aristóteles (384-322 a.C.)Criticava a pangênese, pois ela não explicava a transmissão de caraterísticas não físicas, como aquelas ligadas ao comportamento, adquiridas ao longo da vida, ou que não eram herdadas dos pais e sim de avós ou ancestrais mais longínquos.

Willian Harvey (1578-1657)Todo animal se originava de um ovo produzido pela fêmea, fertilizado pelo sêmen do macho (Teoria da Pré-formação): havia um ser pré-formado no interior do ovo (homúnculo).

Gregor Mendel (1822-1884)Realizou diversos experimentos com as plantas de ervilhas (Pisum sativum). Ele analisou estatisticamente o aparecimento de algumas características mais numerosas durante os cruzamentos das ervilhas.

Experimentos de Mendel

Módulo 6, capítulo 1, página 8

Abordagem prática para o ensino de genética Tema: cruzamento-teste Título: homozigoto ou heterozigoto? Objetivos: demonstrar, por meio de uma representação, como se descobre o genótipo de um indivíduo com fenótipo dominante. Material: 30 miçangas de cor amarela (representam sementes de ervilhas de cor amarela – VV ou Vv), 50 miçangas na cor verde (representam ervilhas de cor verde – vv), quatro potes plásticos do mesmo tamanho e dois pires.Procedimentos: numere os potes 1, 2, 3 e 4 e os pires A e B. Coloque 20 miçangas amarelas no pote 1 (elas representam um indivíduo homozigoto dominante - VV). Insira 10 amarelas e 10 verdes no pote 2 (elas representam um indivíduo heterozigoto - Vv). Coloque 20 miçangas verdes no pote 3 e outras 20 miçangas verdes no pote 4 (elas representam indivíduos homozigotos recessivos – vv).Perguntas: sabendo-se que V é dominante em relação à v e que as miçangas representam as ervilhas estudadas por Mendel, qual será o fenótipo das ervilhas resultantes dos cruzamentos dos potes 1 x 3 e 2 x 4 ? Qual será seu genótipo? Balance bem os potinhos contendo as miçangas e peça a alguém que, sem olhar, retire uma miçanga do pote 1 e uma miçanga do pote 3. Coloque no pires A. Proceda assim sucessivamente até que terminem todas as miçangas dos potes 1 e 3. A seguir, peça a outra pessoa que retire uma miçanga do pote 2 e uma miçanga do pote 4 e coloque no pires B. Proceda assim sucessivamente até que terminem todas as miçangas dos potes 2 e 4. Conte as miçangas, duas a duas, observando sempre a representação: amarela-amarela - fenótipo amarelo e genótipo VV; amarela-verde - fenótipo amarelo e genótipo Vv.Conclusão: quando se junta as miçangas dos potes 1 e 3, o resultado é que todas as miçangas serão misturadas ou seja, 100% de fenótipo amarelo indicando que o genótipo do genitor era VV (homozigoto). Quando cruzamos as miçangas dos potes 2 e 4 , o resultado é 50% de cada cor e genótipo do genitor era Vv (heterozigoto).

Módulo 6, capítulo 1, página 8 e 9

Módulo 6, capítulo 2, página 15

Módulo 6, capítulo 2, página 15

Noções de probabilidade• Os cálculos matemáticos auxiliaram Mendel na análise de seus

experimentos, sendo incorporados posteriormente aos estudos de genética. Dessa maneira, noções de probabilidade e suas regras facilitam a compreensão sobre os cruzamentos realizados e a análise das informações genéticas.

©Sh

utte

rsto

ck/K

alim

anor

ah

©Sh

utte

rsto

ck/S

tock

er_T

eam

Genealogia cruzamento-teste

Módulo 6, capítulo 2, página 18

Módulo 6, capítulo 3, páginas 23 e 24

Herança sem dominância• Dominância incompleta

• Fenótipo intermediário

(F1) VB x VB

(F2) 1VV : 2VB : 1BB

V B

V VV VB

B VB BB

Vermelho Rosa Branco

©Sh

utte

rsto

ck/S

cise

tti A

lfio

Módulo 6, capítulo 3, páginas 25

Codominância• Ambos heterozigotos ativos. Os fenótipos são expressos em

simultâneo.

(F1) VB x VB

(F2) 1VV : 2AV : 1AA

Vermelho Amarelo e

vermelho

AmareloA V

A AA AV

V AV VV

©Sh

utte

rsto

ck/A

dina

Mun

tean

u

Os gados da raça Shorthorn de pelos vermelhos são homozigotos VV; e os que têm pelos brancos, homozigotos BB. Quando animais vermelhos e brancos são cruzados, surgem descendentes heterozigotos VB, que apresentam fenótipo mesclado entre o vermelho e o branco (Ruão).

Módulo 6, capítulo 3, página 26

Cruzamentos genéticos

• As características são determinadas por fatores que aparecem aos pares.

• Elas segregam durante a formação dos gametas.

• Pai e mãe transmitem, cada um, um fator para seus descendentes por meio do gametas.

• Se um individuo apresenta dois fatores diferentes, apenas um, chamado de dominante, manifesta-se. O outro, chamado de recessivo, não se manifesta.

Módulo 6, capítulo 4, página 31

Experimentos de Mendel

• Os alelos de dois ou mais genes de um indivíduo segregam-se (separam-se) independentemente, combinando-se ao acaso (aleatoriamente) nos gametas.

• Transmissão de características em conjunto (cor e textura);

• Duas ou mais características ao mesmo tempo;

• Amarela e lisa X verde e rugosa (puras e homozigotas).

2ª lei de Mendel

Jack

art.

2011

. Dig

ital

Módulo 6, capítulo 4, página 34

Módulo 6, capítulo 4, página 35

Pais e mães transmitem características a seus filhos, que herdam combinações de seus alelos dominantes e recessivos. Como sabemos tanto sobre genética hoje?Acesse o endereço a seguir e descubra!

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mehz7tCxjSE> Acesso em: 4 dez. 2020.

©Sh

utte

rsto

ck/E

mre

Ter

im

Identificação do sistema ABO

• Ausência ou presença de certas proteínas nas hemácias permite a classificação dos tipos sanguíneos.

• Quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O.

• Três tipos de alelos: IA, IB e i.

• A e B não há dominância e os dois dominam o alelo i.

Módulo 6, capítulo 5, páginas 39 e 40

Sistema Rh

O fator Rh é o nome dado a uma molécula que pode estar presente nas hemácias de alguns indivíduos (pessoas RH +)

Em certas situações, essa molécula (fator Rh) pode atuar como antígeno e induzir a produção de anticorpos Anti-Rh nos organismos de quem não apresentam esse fator (pessoas Rh-).

GENÓTIPO GRUPO HEMÁCIAS PLASMA

RRouRr Rh+ ComantígenoRH SemanticorposAnti-Rh

rr Rh- SemantígenoRH

ComanticorposAnti-Rhse

recebeuhemáciascomantígenoRh

Módulo 6, capítulo 5, página 42

©Sh

utte

rsto

ck/B

etty

Ray

Determinação do sexo pelos sistemas XY, ZW e X0

• O sexo que produz gametas de um tipos de cromossomo sexual é chamado de homogamético. Aquele que pode produzir gametas de tipos de cromossomos diferente é chamado hetero gamético.

Módulo 6, capítulo 6, páginas 46 e 47

De algo tão pequeno e complexo, como um cromossomo, até algo aparentemente simples, como o clima, sistemas de determinação do sexo variam significativamente no reino animal. No vídeo a seguir, o biólogo e professor Aaron Reedy nos mostra as espantosas diferenças entre as espécies quando se trata da determinação dos gêneros.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kMWxuF9YW38> Acesso em: 4 dez. 2020.

©Sh

utte

rsto

ck/S

olei

l Nor

dic

Herança dos cromossomos sexuais

Módulo 6, capítulo 6, páginas 46 e 47

Quando o gene relacionado à herança se situa em regiões específicas (não homólogas) dos cromossomos sexuais X e Y.

Módulo 6, capítulo 6, páginas 50 e 51

Interação gênica

Módulo 6, capítulo 7, página 60

Módulo 6, capítulo 7, página 57 a 62