Consciência financeira 15

Post on 22-Jul-2016

216 views 0 download

description

Este livro, em particular, tem a pretensão de ser uma palavra profunda, verdadeira e sincera no campo das Finanças Pessoais, uma opção para auxiliá-lo a mergulhar mansa e profundamente no universo da reflexão e do autoconhecimento, aumentando sua velocidade de ação e a dinâmica de entendimento de como nosso mundo verdadeiramente funciona e como internamente reagíamos a ele, conduzindo a uma VIDA REALIZADA, fundamentada no equilíbrio espiritual e material

Transcript of Consciência financeira 15

ConsCiênCiaFinanCeira

São Paulo 2015

ConsCiênCiaFinanCeira

Fernando Campos

Copyright © 2015 by Editora Baraúna SE Ltda

Criação de Capa Fernando Campos / Jacilene Moraes

Diagramação Jacilene Moraes

Revisão Fabiana Giacometti

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ ________________________________________________________________C218c

Campos, Fernando Consciência financeira / Fernando Campos. - 1. ed. - São Paulo Baraúna, 2015.

ISBN 978-85-437-0401-2

1. Contabilidade gerencial. 2. Administração de empresas. I. Título.

15-21353 CDD: 658.1511 CDU: 657.05________________________________________________________________26/03/2015 31/03/2015

Impresso no BrasilPrinted in Brazil

DIREITOS CEDIDOS PARA ESTAEDIÇÃO À EDITORA BARAÚNA www.EditoraBarauna.com.br

Rua da Quitanda, 139 – 3º andarCEP 01012-010 – Centro – São Paulo - SPTel.: 11 3167.4261www.EditoraBarauna.com.br

A vós, a Terra oferece seus frutos, e nada vos fal-tará se somente souberdes como encher as mãos.

É trocando as dádivas da Terra que encontrareis a abundância e sereis satisfeitos.

E, contudo, a menos que a troca se faça no Amor e na Justiça, ela conduzirá uns à avidez e outros à fome.

Gibran Khalil Gibran

Amigo,

Gostaria de agradecer por você ter chegado até aqui.Na verdade, as possibilidades mais plausíveis para

esse fato são:

• Ou realmente fui muito bom vendedor, e minha conversa conseguiu persuadi-lo de que valeria a pena investir “uns trocados” nas palavras e nos conceitos apresentados a seguir. De qualquer modo, para isso ter acontecido, devemos ter conversado um pouco, então volto a agradecer o dispêndio de seu tempo e a oportunidade de termos debatido algumas ideias;

• ou o título deste trabalho despertou algo em você, e a curiosidade associada à sua sede de co-nhecimento o trouxe até aqui;

• ou você pode, ainda, ter recebido o livro de pre-sente de parentes, amigos ou namorada(o) e, desse modo, sente-se na “obrigação” de lê-lo.

Para esses casos, desde já, sinto que é minha respon-sabilidade garantir que sua confiança ou curiosidade e seu conhecimento sejam não apenas satisfeitos, mas ain-da mais cativados.

Muito obrigado,Fernando Campos.

Este livro é dedicado à minha família:À minha esposa, pela confiança,E a meus filhos, pela paciência.

PREFÁCIO

Antes de iniciarmos, eu gostaria de compartilhar com você uma frase que li algum tempo atrás e atua como uma constante mensagem em minha consciência: Um jeito fácil de enriquecer é ensinar aos outros como enriquecer, cobrando pelas lições, é claro!

Receber dinheiro por um serviço prestado, por que não? Mas em hipótese alguma é o meu propósito.

Sabem por quê? Porque as pessoas valem a pena! Acredite, muitas pessoas se importam. No entanto, quan-do estamos com dificuldades financeiras dificilmente en-contramos alguém em nossa vida que nos inspire, que nos faça enxergar alternativas, que nos faça manter a fé, que promova nossa reflexão e ainda nos motive a ir em frente.

Sou tão especial como todos o são, mas possuo a fir-me pretensão de que os exemplos e reflexões apresentados neste livro sejam uma fonte de inspiração para muitos.

Sou grato demais a Deus e a todos com quem com-partilho minha existência para apenas focar meu esforço em satisfazer fúteis prazeres materiais, os quais de ma-neira alguma me preenchem como ser humano ou me conduzem à felicidade.

O sentimento despertado em mim por amigos e co-legas que me transmitiram seus agradecimentos, e com os quais também pude compartilhar minhas reflexões sobre o tema deste livro, foi indescritível. Eles aprofundaram o sentimento e a certeza de que seria possível auxiliar as pessoas em assuntos aparentemente tão conflitantes e im-portantes, como a espiritualidade e a riqueza material; esta é, na verdade, a grande propulsora que me levou a escrever este livro.

Doar(-se), dividir e compartilhar são muitas vezes as únicas possibilidades ao nosso alcance de definitivamente encurtarmos a distância que nos separa de Deus. Não é uma questão de religião ou crença, é uma questão de fé e convicção. Talvez sejam esses os propósitos que mais façam valer a pena viver esta existência.

Gostaria de chamar sua atenção ao fato de que li muitos livros sobre a relação humana perante a rique-za material e o dinheiro. Uma boa parte deles afirma, de modo quase categórico, que todos temos o poten-cial para sermos materialmente ricos, que a riqueza está à nossa disposição e que a oportunidade está na nossa porta todos os dias etc.

A reflexão que faço é a de que se isso for realmente verdade, por que, desde os primórdios da vida em co-

munidade dos seres humanos, uma parte esmagadora da população é pobre ou, no máximo, classe média?

A explicação que encontrei nos livros é simples: a culpa é de cada um de nós!

Será?

Um dos maiores engodos do capitalismo é a ilu-são de que qualquer pessoa pode ganhar milhões. Mas no topo só há espaço para poucos, e poucos têm a aptidão para reivindicar um lugar.

Michael Foley

Frases como: não há limites para seu potencial; você pode ter tudo o que quiser; Deus quer que você enrique-ça; o Universo colabora com você; etc. permeiam os livros de autoajuda. Embora, no fundo, sejam afirmações até certo ponto verdadeiras, em meu entendimento são EX-TREMAMENTE DIFÍCEIS de serem operacionalizas e implementadas com resultados factíveis em uma vida.

Não quero levantar uma polêmica com as vertentes que insistem em enveredar pela maravilhosa estrada da infindável potencialidade e divindade do ser humano. Na verdade, em parte concordo com todas elas. No en-tanto, a meu ver, factualmente, a realidade com a qual nos deparamos todos os dias é que, embora todos os se-res humanos tenham fantásticos talentos e potencialida-des a serem desenvolvidos, nem todos são valorizados do ponto de vista financeiro.

Por um lado, entendo que existem dons maravilho-sos ligados à solidariedade, à capacidade de transmissão de conhecimento e à coragem que são impagáveis, e tal-vez por isso mesmo assim o sejam; por outro lado, vejo que o mundo prefere pagar uma pequena fortuna a um atleta ou cantor pop.

Nossa sociedade do “fast tudo” e da prerrogativa de direito pode constante e realmente nos surpreender e for-necer uma falsa sensação de oportunidades infinitas de riqueza material, no entanto não é o que observamos na prática. Embora inegavelmente os padrões de vida atuais, sobretudo em países mais desenvolvidos economicamen-te, sejam sensivelmente melhores do que no passado, é facilmente verificável que uma enorme parcela da popu-lação mundial ainda hoje não tem acesso a essas melho-rias de qualidade de vida.

A esperança que me leva a escrever este livro é bas-tante simples: embora todo o processo de busca de auto-conhecimento, da transformação do indivíduo e de sua consciência seja lento e difícil, qualquer coisa que com-bata nossa letargia atual VALE A PENA!

O filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard sempre defendeu o equilíbrio entre necessidade e possibilidade. Reduzir nossas necessidades é um desafio quase impossí-vel de equacionar para os indivíduos pertencentes à so-ciedade pós-revolução industrial alicerçada no consumo, e quanto à possibilidade de se tornar milionário, embora esta pareça muito promissora, é realmente bem pequena.

Este é o desespero da possibilidade. A possibili-dade então parece ao ser cada vez maior, mais e mais coisas se tornam possíveis, porque nada se torna real. No fim, é como se tudo fosse possível.

Soren Kierkegaard

Embora histórias não faltem de privilegiados que venceram todo tipo de dificuldades para alcançar a ri-queza material, elas são infinitamente ultrapassadas em número pelas histórias (que não estão nos livros) do dia a dia de milhões, se não bilhões, de pessoas que não alcan-çaram esse objetivo.

Neste livro não há fórmulas mágicas nem promessas mirabolantes, há apenas alguns alertas e muitas reflexões práticas para auxiliá-lo na busca de seu equilíbrio espiri-tual e material, além de uma visão da sociedade na qual vivemos e de alguns autocontroles que devemos imple-mentar rapidamente para equacionar nossa qualidade de vida à nossa realidade financeira.

Tudo parece muito fácil e simples, mas não é. Quan-to mais temos, mais queremos, e, pior, não conseguimos passar de uma satisfação de conquista a outra, dando grandes saltos de um desejo a outro em uma espiral aluci-nante de desejos a realizar e insatisfação contínua.

Afinal, nosso próximo desejo satisfeito sempre nos levará finalmente à felicidade e à satisfação, não é mesmo?!

Caso você realmente acredite ser um desses privi-legiados potenciais milionários, não há problema; reco-