Coopcaps é tema de pronunciamento

Post on 26-May-2015

146 views 0 download

description

Na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, o vereador João Alfredo (PSOL) falou sobre a situação das cooperativas dos Caps, atualmente em processo de desmonte.

Transcript of Coopcaps é tema de pronunciamento

Descaso governamental prejudica COOPCAPS

Cooperativa Social do

Centro de Atenção Psicossocial

LTDA

Criada em 2001, a COOPCAPS recebeu, desde a sua efetivação como instituição jurídica em 2005, apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a qual se prontificou a auxiliar a atividade complementar ao processo terapêutico dos usuários dos CAPS na capital. A Prefeitura, portanto, assumiu a responsabilidade pelo aluguel da sede, fornecimento de vales transportes para os pacientes que frequentam os trabalhos produtivos, pagamento de água, luz e também doação de garrafões de água mineral.

Desde 2013, porém, esse apoio sofreu descontinuidade, sendo o principal problema o aluguel da sede, que foi suspenso. No final do ano passado, a cooperativa recebeu ordem de despejo, mas eles não têm para onde ir.

Atualmente, a COOPCAPS conta com 41 pessoas associadas.

É importante ressaltar que o atendimento nos CAPS não tem acontecido de forma continuada e com qualidade: faltam médicos psiquiatras, psicólogos e até mesmo alimentação para os pacientes em tratamento intensivo. Ou seja, a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental não tem funcionado a contento e não tem seguido a legislação e normativa do Ministério da Saúde, tais como: PORTARIA Nº 615, DE 15 DE ABRIL DE 2013 que dispõe sobre o incentivo financeiro de investimento para construção de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades de Acolhimento, em conformidade com a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).