Ensino Médio 2º. ano...O estudo sobre a dinâmica populacional do mundo não é algo recente....

Post on 10-Aug-2020

0 views 0 download

Transcript of Ensino Médio 2º. ano...O estudo sobre a dinâmica populacional do mundo não é algo recente....

#ConquistaNoEstudo ■ #Dia3Semana8 Ensino Médio ■ 2º. ano

Geografia

Ocupação e uso do solo / Uso do espaço ruralNo estudo do espaço geográfico, o solo exerce papel importante na dinâmica da superfície terrestre, pois aparece como um corpo natural que apresenta a combinação de todos os outros fatores do ambiente, portanto os solos compõem os primeiros vestígios de uma região natural. Para “ler” esses vestígios, no entanto, devemos entender vários fatores, como os geológicos, biológicos, físicos e químicos, que deram origem aos solos, principalmente as forças naturais e humanas que os modificam, as quais se configuram no espaço geográfico.

Agora vamos aprender sobre Ocupação e uso do solo/Uso do espaço rural!!!

#PartiuGEOGRAFIAcomCQT

#SeLiga

Nesta aula, nossos objetivos estão bem definidos:a. Compreender o processo de urbanização.b. Identificar a hierarquização urbana.c. Identificar a rede urbana.d. Identificar as Regiões Metropolitanas brasileiras.e. Distinguir Plano Diretor de Estatuto da Cidade.f. Identificar as atividades econômicas que predominam no

espaço rural. g. Distinguir as diferentes formas de cultivo, de criação de

animais e de extrativismo.

#ConteúdoA densidade demográfica é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado. No Brasil, o estudo da densidade demográfica, em termos gerais e também regionais, permite-nos facilmente observar a má distribuição da população pelo território nacional.

#Conteúdo

1º. Sudeste = 67.77 hab/km²2º. Sul = 38.38 hab/km²3º. Nordeste = 27.33 hab/km²4º. Centro-Oeste = 5,86 hab/km²5º. Norte = 2,66 hab/km²

#ConteúdoTerras indígenas são territórios legalmente demarcados pelo Estado brasileiro. Isso quer dizer que o Estado brasileiro tem por obrigação protegê-los, sendo assim não é permitida a entrada de não indígenas nessas terras, a não ser com a autorização da comunidade indígena ou da Funai.

Ao lado, há um mapa que apresenta a divisão do Brasil em estados e ainda mostra onde estão localizadas todas as terras indígenas no Brasil.

#ConteúdoCerca de 55% da população indígena vive na chamada Amazônia Legal. Essa região abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.

As terras indígenas localizadas nessa região são maiores do que aquelas existentes em outras regiões do país. A ocupação do território brasileiro pelos não índios, desde 1500, começou com a expulsão dos índios que viviam em áreas mais ou menos próximas ao litoral. Assim, as áreas mais afastadas, no interior do país, como a Amazônia Legal, foram as últimas a serem ocupadas, e é por isso que hoje em dia as terras indígenas lá são maiores. Para os povos que habitam a região, isso significa uma melhor qualidade de vida, pois eles dependem diretamente do tamanho da área que ocupam para manter sua vida e sua cultura. Quanto maior é a terra indígena, mais plantas e animais existem e, assim, mais alimentos, mais remédios, mais matéria-prima para a fabricação de objetos e casas, etc.

#Conteúdo

#Conteúdo

#Conteúdo

#Conteúdo

#Conteúdo

#Conteúdo

#Conteúdo

#ConteúdoO estudo sobre a dinâmica populacional do mundo não é algo recente. Remonta-se a um período anterior ao século XVIII, em que se formularam teorias sobre o crescimento populacional utilizadas até os dias atuais. Cada uma dessas teorias correspondia a uma visão de sociedade e do próprio movimento histórico que se seguia. Embora houvesse essas distinções, todas as teorias formuladas até então se preocupavam em explicar o crescimento da população e seus impactos sobre a natureza e a organização da sociedade (movimento migratório).

#Conteúdo

#Conteúdo

#ConteúdoRecursos não renováveis existem em quantidade fixa e seu tempo de renovação é geológico, isto é, não se recuperam no tempo civil para que a sociedade humana continue utilizando-os. Exemplo: minérios como ferro, cobre, ouro e combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.

#Conteúdo

#ConteúdoPopulação e produção agropecuária no Brasil – As últimas décadas do século XX foram marcadas por importantes mudanças na estrutura produtiva e na dinâmica socioeconômica rural brasileira, com impactos sobre as distintas formas de agricultura e de ocupações existentes em todas as grandes regiões do país. Diversos fatores contribuíram decisivamente para conformar esse novo cenário, destacando-se a consolidação do modo de produção capitalista na agricultura assentado na produção de commodities agropecuárias em larga escala; o intenso processo migratório no sentido rural-urbano; as mudanças expressivas nos processos de trabalho por meio da adoção de princípios e técnicas ligadas ao padrão global de acumulação de capital; a emergência e expansão de novas formas de ocupação das populações rurais; novas formas de reordenação dos espaços geográficos rurais relacionados às esferas da produção e do consumo; e o surgimento de novos temas relacionados ao mercado de trabalho rural, como são os casos das duplas ocupações, da pluriatividade e da multifuncionalidade da agricultura.

#ConteúdoAtividade econômica do setor primário que utiliza o solo, a fim de cultivar espécies de plantas para a obtenção de alimentos, energia, fibras e matéria-prima que serão utilizadas na confecção de roupas e fabricação de medicamentos. A pessoa que trabalha nessa atividade é chamada de agricultor.

Essa atividade está relacionada diretamente ao clima, pois as condições climáticas influenciam as espécies cultivadas.

#Conteúdo

Além do clima, o solo também é um elemento natural de extrema importância para a agricultura. As técnicas de cultivo e manejo são definidas conforme as características do solo que está sendo cultivado.

#Conteúdo

A forma de relevo também influencia o tipo de agricultura empregada. Terrenos inclinados exigem técnicas de terraceamento. Já os mais planos favorecem o uso de máquinas agrícolas.

#Conteúdo

#ConteúdoAgricultura de subsistência é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.

#Conteúdo

#ConteúdoPlantation é, portanto, um sistema agrícola e foi bastante utilizado durante a exploração das Américas, visto que aqui se possuía um solo fértil e propício para o cultivo das mais variadas espécies vegetais. A primeira característica da economia de plantation é a monocultura. Nesse sistema, são produzidas grandes quantidades de um só produto que se adapta muito bem ao solo e ao clima da região.

#Conteúdo

#Conteúdo

#ConteúdoA biodiversidade brasileira é uma das maiores do planeta, as riquezas naturais daqui são incalculáveis. Entretanto, o extrativismo vegetal – e todos os demais tipos de extrativismo – coloca em risco toda essa grandiosidade natural, pois muitas ocorrem de forma ilegal. Ademais, atualmente, fala-se muito de extrativismo sustentável, em que é baseado na extração com responsabilidade. Além disso, impede que os recursos se esgotem e preserve as espécies. Mas, afinal, o que é extrativismo vegetal? É, basicamente, a extração de produtos vegetais que não foram cultivados pelo ser humano.

#Conteúdo

#ConteúdoO extrativismo mineral é caracterizado pela exploração de recursos minerais do subsolo, como ouro, manganês, diamante, bauxita, minério de ferro, água mineral, petróleo, cobre, cobalto, urânio, prata, entre tantos outros. O extrativismo mineral tem por característica a alteração drástica do ambiente onde é realizado.

#Conteúdo

#MAO

NAM

ASSA

Vamos fazer uma problematização?

Responda às perguntas abaixo e envie as respostas para o seu professor.

1) O que você sabe sobre o espaço rural brasileiro?2) Como pode ser explicada a densidade demográfica no

Brasil atual?3) Como vivem as pessoas que moram no meio rural?4) Quais atividades econômicas se desenvolvem no campo?5) Quais são as formas de extrativismo e que importância

possuem? 6) A partir do que foi aprendido nesta aula, fale sobre a

ocupação e o uso do solo, bem como o uso do espaço rural no Brasil.

~

#IrAlém

Não deixe de assistir a uma boa obra do cinema! Sugerimos o filme “Temple Grandin”, que foi baseado em uma história real. O filme conta a trajetória de sucesso de uma jovem autista que é levada por sua mãe para a fazenda da tia, com o intuito de integrar a jovem com o campo, os animais e, consequentemente, buscar um alívio aos pontos negativos que o autismo trazia para ela na cidade. A protagonista do filme é atualmente professora de Ciência Animal da Universidade do estado do Colorado e especialista em manejo de bovinos, métodos de abate humanitário e bem-estar animal. Prepare a pipoca e boa sessão de cinema!!!