Escola dominical lição 10 sofonias

Post on 11-Jul-2015

405 views 1 download

Transcript of Escola dominical lição 10 sofonias

Esta proximidade com o Assíria afetou o comportamento religioso do povo, que aos poucos, pois aos poucos aderiram às práticas idólatras e as misturaram à verdadeira adoração (2 Rs 23.11; Jr 7.18).

Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que ocorre quando há exagero intencional numa idéia expressa, de modo a acentuar de forma dramática aquilo que se quer dizer, transmitindo uma imagem ampliada do real.Ele MORREU de rir da piada que contei.To morrendo de fome .

Exemplos:Então, por que olhas para o argueiro no olho do teu irmão, mas não tomas em consideração a trave no teu próprio olho? (Mateus 7:1-3)

Quando 10 dos espias israelitas apresentaram o relatório da incursão á Canaã, disseram: “... as cidades são grandes e fortificadas até aos céus...” (Dt. 1:28).

O salmista valeu-se da hipérbole para acrescentar ênfase quando escreveu: “... todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago...” (Sl. 6:6).

Nem no mundo inteiro caberiam os livros que seria, escritos". (Jo. 21.25)

Rios de águas correm dos meus olhos, porque não guardam a tua lei". (Sl 119.136)

“A mistura entre o santo e o profano nunca foi permitido por Deus. O povo de Deus deveria viver separado do mundo e qualquer mistura lhe será prejudicial, senão fatal. Balaãolevou os filhos de Israel a prevaricarem contra o Senhor, caindo nas ciladas do sincretismo religioso e da prostituição (ver Num 25:1-8; 31: 9,15,16; 2Pe 2:9-15; Ap2:14). Ele foi morto por causa disso (Num 31:8)”.

“À época de Sofonias, os sacerdotes estavam envolvidos com o sincretismo religioso pagão”.

“*...+ os que sobre os telhados se curvam ao exército do céu” refere-se ao culto às deidades astrais assírias que entraram em Judá durante o péssimo reinado de Manasses (cf 2Rs 21:3)”.

“O exército do céu abrange todos os corpos celestes - o sol, a lua e as estrelas. Alguns eram objetos especiais de adoração. Na visão que Ezequiel teve na Babilônia, ele viu este tipo de adoração ser praticado no Templo pelos sacerdotes (Ez 8:15-18)”.

“O que se inclinam jurando ao Senhor prestam lealdade ao Jeová, mas também “juram por Malcã”, o deus nacional dos amonitas. Trata-se de lealdade dividida, a qual todos os profetas de Jeová censuram. Isso esclarece a realidade do ritual sincrético no meio do povo de Judá. Embora com a boca prestassem cultos a Jeová, eles honravam Moloque como deus. Jurar por uma deidade significa confessá-la publicamente, ou seja, comprometer-se abertamente a seu serviço. Jesus condenou em termos bem claros esta lealdade e serviço dividido: “Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mt 6:24)”.

“Malcã. A pronúncia correta é “Milcom” de acordo com a Septuaginta e outras traduções (cf. ARA). Certos estudiosos acham que se refere a Moloque (cf. NVI), o deus fenício cuja adoração desumana (2Rs 23:10; Jr 7:31) prevalecia nos dias de Sofonias”.