Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Post on 23-Oct-2021

5 views 0 download

Transcript of Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Escolinha de Arte#EMCASA

Tema 3

Cultura Popular Catarinense: Festa Junina

Faixa etária: 5 a 12 anos

Olá pessoal!

Dando continuidade ao tema Cultura Popular Catarinense,vamos falar sobre uma festa que acontece neste mês dejunho, a Festa Junina, que tem muita música, dança,comida e diversão!

É uma comemoração que quase todo mundo conhece. Mas,como será que a Festa Junina surgiu?

Cultura Popular Catarinense:

Festa Junina

Militão dos Santos

Festa Junina

Ela tem origem europeia e foi trazida ao Brasil pelosportugueses no século XVI. Na Europa, a festa celebravao início da época de colheita e as pessoas se reuniampara comer e dançar em torno da fogueira. Mais tarde,foram incluídos aspectos da religião católica, como ahomenagem a Santo Antônio (dia 13 de junho), SãoJoão (24) e São Pedro (29).

Quando teve início no Brasil, era chamada de FestaJoanina, em referência a São João, mas ao longo dosanos teve o nome alterado para Festa Junina, emreferência ao mês no qual ocorre, junho.

Hoje, a Festa Junina faz parte das manifestaçõespopulares comemoradas em todo o país, porém podeapresentar algumas diferenças, dependendo da região.Ao longo do tempo, foi incorporando característicasculturais indígenas, africanas e de outras nacionalidades,sempre em constante transformação.

Festa de São João, de Anita Malfatti

Festa Junina

As Festas Juninas do nosso estado possuem característicassemelhantes, com algumas poucas diferenças entre asregiões.

Em Florianópolis, encontramos nas Festas Juninas as roupastipicamente caipiras, a dança da quadrilha, a dança do paude fita, o casamento caipira, a fogueira, as barracas comprendas, como a pescaria (brincadeira muito apreciada pelascrianças), as comidas típicas como pinhão, pipoca,amendoim, doces, pamonha, canjica, quentão, etc.

O cenário da festa é chamado de “arraiá”, simbolizando asregiões rurais, e é decorado com muitos balões ebandeirinhas coloridas.

Festa Junina

Segundo Franklin Cascaes, nas Festas Juninasde antigamente, a fogueira era a principalatração. Ela era usada para aquecer, comoiluminação, para assar nas brasas o peixe, abatata doce e o aipim e também, em volta dela,as pessoas cantavam, dançavam e realizavambrincadeiras.

- Do que você mais gosta na Festa Junina?

- Observando a obra de Franklin Cascaes aolado, quais as semelhanças e diferenças quevocê identifica com as festas atuais?

Franklin Cascaes - Nanquim sobre papel - 1960

As músicas da Festa Junina

As músicas que fazem parte da festa são o forró, o xote,vanerão, a música sertaneja e as cantigas da própria festa, aosom dos instrumentos como a sanfona (acordeon), violão,cavaquinho, reco-reco e triângulo. Veja abaixo cançõespopulares presentes na Festa Junina:

Capelinha de Melão

Capelinha de MelãoÉ de São João.É de Cravo, é de Rosa,É de Manjericão.São João está dormindoNão acorda, não.Acordai, acordai,Acordai, João.

O balão vai subindo

O balão vai subindo,Vem caindo a garoa,O céu é tão lindo,E a noite é tão boa...São João, São João,Acende a fogueiraDo meu coração...

- Você conhece alguma música de Festa Junina?

Dança da Quadrilha

O nome veio da dança de salão francesa para quatropares chamada de “quadrille” e aqui se tornou umadança tradicional das festas juninas.

Possui uma coreografia própria conduzida por umapessoa chamada de animador, que dita o ritmo e ascoreografias realizadas pelos dançarinos, como porexemplo: cumprimento das damas, cumprimento doscavalheiros, grande roda, túnel, caracol, despedida,entre outros. As mulheres usam vestidos coloridos e oshomens usam camisa xadrez, calça, bota e chapéu.

Clique aqui para ouvir Festa na Roça, uma música que é muitopopular na Dança da Quadrilha!

Dança do Pau de Fitas

De origem europeia, foi trazida ao sul do Brasil pelosimigrantes. Tem o significado de homenagear as árvores,que após o inverno anunciam a primavera. Esta dançaenvolve um mastro de aproximadamente 3 metros,enfeitado com fitas coloridas e que são presas em seu topo,respeitando o número de pessoas que irão participar.

Durante a dança, os participantes vão se movimentandoem ziguezague, trançando as fitas no mastro. Depois, éfeito o movimento contrário, destrançando as fitas. Todosesses movimentos são seguidos de acordo com o ritmo deinstrumentos musicais como a sanfona, violão e pandeiro.De acordo com a coreografia, é possível realizar vários tiposde trançados diferentes. As apresentações podem variar deregião para região. A vestimenta dos participantes é decaráter junino, com estampas coloridas e alegres.

No Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, o canto queacompanhava a dança era assim:

O amor quando nasce / Parece uma flor / É tão delicado

/ Tão cheiro de amor

Seria tão bom / Que ele fosse uma flor / Sem ter espinho

/ Da dor

Depois que tudo / E sonho ao luar / Começam desencantos /

O amor passa a existir / Só na voz do nosso canto

“Pau de Fitas”- Mausé

Festa Junina na arte

A Festa Junina ocorre de norte asul do Brasil e sempre foi tema deinspiração para muitos artistasbrasileiros.

Além das obras presentes naspáginas anteriores, observe outrasproduzidas por diferentes artistas,cada um no seu estilo:

Grande fachada festiva, de Alfredo Volpi – 1950 Festa de São João, Portinari – 1958

Qual delas você achou mais interessante? Por quê?

Festa de São João – Di Cavalcanti Festa Junina, de Djanira – 1968

Mãos à obra

Atividade 1:

Que tal agora, inspirados pelo tema da festa junina, criarmosum balão diferente e bem colorido? Você vai precisar da ajudade um adulto.

Material: cartolinas ou papel de cores diferentes, tesoura,grampeador, régua, barbante, lápis e furador.

Siga as orientações e observe as fotos:1. Recorte 11 tiras de cartolina de cores variadas de 2,5 cm delargura com os seguintes comprimentos: uma com 19 cm, duascom 22 cm, duas com 24 cm, duas com 26 cm, duas com 28 cme duas com 30 cm.2. Coloque a tira menor no centro e, a partir dela, acrescente aseguinte menor de cada lado.3. Junte as pontas de um dos lados e grampeie.4. Junte as pontas que estão soltas e coloque-as no mesmonível. Grampeie.5. O balão já está pronto! Basta furar uma das extremidades,amarrar o barbante e pendurar.

1 2

3 4

5

Mãos à obra

Atividade 2:

Vamos fazer bandeirinhas?

Material: papel colorido, tesoura e cola.

Recorte bandeirinhas de vários tamanhose cores, organize-as numa folha,harmonizando as cores e tamanhos edepois cole.

Veja o exemplo ao lado:

Curiosidades

O curta O Fim da Trama, de PatríciaMonegatto, estreou em 2016 e fez parte daMostra de Cinema Infantil.

“Léo, um menino de 10 anos, está apreensivo.É dia de São João e ele foi nomeado o condutorda dança do Pau de Fitas. Ao lado de Estela,seu par, Léo tenta resistir a pressão exterior erecordar-se de cada passo, para que cada gestoensaiado saia perfeito. Um passo em falso podetravar a fita, interromper a dança e por um fimna trama.”

Vamos assistir? Clique aqui!

cultura.sc.gov.br

Envie as fotos de suas atividades para nossa exposição virtual, com seu

nome completo e idade, para: escolinhadeartefcc@gmail.com

cultura.sc.gov.br

Referências: > Imagem slide 2: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/06/arte-em-pinturas-de-festas-juninas-e.html> Imagem slide 3: https://www.revistaprosaversoearte.com/festas-juninas-atraves-das-artes-poesia-musica-e-pintura/> Imagem slide 4: https://br.freepik.com/> Imagem slide 5: Livro Cascaes e Eu> Imagem slide 6: https://br.freepik.com/> Imagem slide 7: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22555> Imagem slide 8: http://mauro-artedailha.blogspot.com/2010/03/carnaval-do-berbigao.html> Imagens slide 9: https://www.revistaprosaversoearte.com/festas-juninas-atraves-das-artes-poesia-musica-e-pintura/> Imagens slide 10: Acervo Escolinha de Arte> Imagem slide 11: Acervo Escolinha de Arte> Imagens slide 12: https://www.facebook.com/nofimdatrama/