Expedito – O mestre santeiro

Post on 29-Jul-2015

203 views 0 download

Transcript of Expedito – O mestre santeiro

EXPEDITO – O MESTRE SANTEIRO

Permito-me insistir na importância do santeirocomo exemplo primeiro e divulgador para o

artista popular contemporâneo. (...) é artista doPovo, mas também, e caracteristicamente, um

medieval, um escultor dos tempos das catedraisgóticas, com os Cristos alongados, de feições

semitas, as mãos fechadas num espasmo de dor,sem a comunicabilidade bonita dos Santos de

porcelana, de pasta e de biscuit. (Cascudo, 1977)

A talha eruditaOrigem e referências

“A pessoa nasce com aquele dom de fazer o trabalho. Foi Deus que me deu” (Mestre Expedito).

Antonio dos Santos, Mestre Expedito, nasce em 15 de fevereiro de 1932 em Olho D’Água Grande, município de Pedro II, a 200 km de Teresina-PI. Artista autodidata, iniciou no ofício de entalhar a madeira por conta da religiosidade da sua mãe, Raimunda Maria dos Santos, sua inspiração da talha religiosa desde menino.

Costumava confeccionar ex-votos e, desde criança, sonhava um dia também fazer aquelas imagens que observava na paróquia e nas procissões. “O pessoal até dizia que era pecado fazer santo”, mas Expedito, depois de ter feito a figura de Santo Antônio, não parou mais.

Mestre Expedito – A talha eruditaOrigem e referências

Mestre Expedito – A talha eruditaOrigem e referências

“Então eu fui convidado pelo governo de Teresina pra vir à cidade ensinar um grupo de meninos a minha arte. Veja aí: me criei na roça e vim ensinar aqui em Teresina.”

Mestre Expedito – Materiais

Os efeitos plásticos em suas esculturas não deixam os vestígios dos talhes conseguidos com formões ou goivas, como também instrumentos cortantes, adaptados pelos mestres de ofício da madeira.

Mestre Expedito – Obras

Mestre Expedito, Sagrada Família, madeira.

Mestre Expedito, S. Francisco, madeira.

Mestre Expedito – Obras

Utilizando imburana de cheiro (imbuana-de-cheiro ou imburana-de-espinho), cedro amarelo ou vermelho, o Santeiro Expedito faz magníficos exemplares da arte imaginária.

Nª Srª da Conceição, Expedito Santeiro

Sto Antônio, de Expedito SanteiroEsculpido em Cedro

Mestre Expedito – Obras

Mestre Expedito – Obras

Sagrada famíliaPresépio

Mestre Expedito – Obras

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes

Mestre Expedito trabalhoucom Mestre Dezinho na igreja Nossa Senhora da Lourdes ou igreja da Vermelha, sendode sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismale uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.

Reconhecimento Mundial

Tem esculturas na Igreja das Irmãs, em Teresina, e em acervos de colecionadores.  A partir de 1972 sua arte universalizou-se. Participou de várias exposições que lhe deram projeção e fama.

Dentre elas:

Milão/Itália – 1972Bruxelas/Bélgica- 1973 Santiago/Chile – 1978, 80 e 88Vaticano – 1989

Mestre Expedito e Mestre DezinhoAnálise

Um olhar mais cuidadoso é capaz de revelar que a expressão facial dos anjos do Mestre Expedito assumem uma expressão mais humana, principalmente dos anjos da igreja de N. Srª de Lourdes, na Vermelha. Enquanto o corte celestial do Mestre Dezinho nos revela um semblante mais divino e superior que nunca deixa transparecer a expressão humana de seus santos.

O artista nos dias de hoje

Hoje, Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas ornamentadas por suas peças, não só no Estado do Piauí, como também no Rio de Janeiro, e em outros países, como Santiago do Chile, por exemplo.

O Mestre não seguiu com o ofício de ensinar. Hoje,participa como presidente da Cooperativa de Artesanato, quefunciona na Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho.O espaço,cuja gestão é do Prodart – Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí, do Governo do Estado, foi originalmente pensado para oferecer um local para os escultores e artesãos trabalharem e comercializarem suas peças.

Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho.

O artista nos dias de hoje

Mestre Pintor

Vivendo somente de suas esculturas, formou todos os filhos e hoje começa a pintar telas. “Pintura primitivista. Eu pintava algumas peças, mas as pessoas pediam que mantivesse a madeira natural. Então só pinto as peças que são minhas”, diz ele.

Mestre Pintor

 ”E o que mais me orgulha é saber que minhas peças estão por aí, em mais de 50 igrejas, fora as outras compradas pelas pessoas que gostam do que faço.”

Mestre Expedito – Obras

Adão e Eva

Cidade

FamíliaCabeças

O artista nos dias de hoje

Seu atelier é muito procurado por turistas estrangeiros. Tem peças nos Estados Unidas, Canadá, Suíça e outros países.  Com 78 anos trabalha todos os dias.

FIM...Turismo Básico Noite – Turma 04

Viviane AraújoRodrigoDiego MenezesLuciana