Fatores que afetam a cicatrização

Post on 12-Apr-2017

956 views 6 download

Transcript of Fatores que afetam a cicatrização

FATORES QUE AFETAM A CICATRIZAÇÃO

A cicatrização é o processo pelo qual um tecido lesado é substituído por tecido conjuntivo vascularizado, quer a lesão tenha sido traumática ou necrótica (Panobianco et al., 2012). Após uma lesão, um conjunto de eventos bioquímicos se estabelece para reparar o dano (Paganela et al., 2009) e promover a cicatrização.

O que é a Cicatrização

Embora não se possa acelerar o processo de cicatrização, existem vários fatores, locais e sistêmicos, que afetam adversamente a cicatrização das feridas (Neto, 2003). Além disso, há situações onde a cura ocorre, mas de forma desorganizada (Halloran & Slavin, 2002).

Existem alguns fatores que influenciam o processo de reparo tecidual de forma extrínseca e intrínseca

SÃO FATORES EXTRÍNSECOS

Idade

Estado Nutricional

Estado Imunológico

Diabetes

Uso de Medicamentos

Realização de Quimioterapia

Tabagismo

SÃO FATORES INTRÍNSECOS

Tipo De Tecido Lesado Localização Da Lesão

Ocorrência De Reações Imunológicas Ou Auto Imunes Locais

Oxigenação Local Tensão Na Ferida

Hemorragia Presença De Corpos Estranhos Técnica De Sutura Inadequada Hematoma

Infecção Local

TRATAMENTO TÓPICO INADEQUADO

A utilização de sabão tensoativo na lesão cutânea aberta pode ter ação citolítica, afetando a permeabilidade da membrana;

A utilização de soluções anti-sépticas também podem ter ação citolítica. Quanto maior for a concentração do produto maior será a sua citotoxidade, afetando o processo cicatricial. Essa solução em contato com secreções da ferida tem a sua ação comprometida.

Dicas que Podem Contribuir no Processo

de Cicatrização

AlimentosFrutas cítricasSão ricas em betacaroteno (antioxidante) e vitamina C, que participa da síntese de colágeno da pele e melhora a resistência dos vasos sanguíneos.  

Frutas vermelhasContêm flavonoides, que protegem as paredes dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório. 

Brócolis, repolho e couveAlém de ricas em antioxidantes, contêm compostos enxofrados bioativos, que auxiliam na desintoxicação do fígado – isso é bom para quem recebeu anestesia ou está tomando remédios contra inflamações e infecções.

Farinha de linhaça e semente de chiaSão ricos em ômega 3, um tipo de ácido graxo (gordura) que estimula a resposta imunológica do corpo e ajuda a modular a inflamação.

Processo de

Cicatrização

Coagulação

Inflamação

Proliferação

Remodelamento Contração da ferida

Cuidados na Hora de Fazer o Curativo Em caso de um machucado superficial, a dica é jogar

água corrente, secar com um pano limpo e limpar o local com soro fisiológico ou água fervente. Depois, é bom fechar a lesão com uma atadura, como explicou a enfermeira Fabiana Constantino - segundo a médica Gloria Sanseron, um ferimento coberto cura até 4 vezes mais do que um ferimento exposto.

Queloide É importante tratar logo no início para evitar que ele chegue a um tamanho muito grande.

“Uma das opções para melhorar o aspecto da cicatriz é o laser, que deve ser indicado após uma avaliação médica.”

Curiosidades!“Sinais como coceira, dor, elevação, vermelhidão e endurecimento

após o 1º mês podem indicar que a cicatriz está com alguma alteração. Nesses casos, é extremamente importante procurar imediatamente um médico porque quanto antes a cicatriz for tratada, menores as chances de ela ficar com uma aparência ruim.”

“Regiões de dobra do corpo, como joelhos, cotovelos e ombros e o tórax, que se movimenta com a respiração, costumam ter uma cicatrização ruim porque a pele não fica parada. Já as costas e a panturrilha também podem ter complicações porque a pele é tensa e esticada nesses locais e tem dificuldade se unir e cicatrizar. Por isso, uma das recomendações após uma cirurgia, por exemplo, é evitar fazer esforço físico para que a cicatriz não abra ou fique alargada, como mostrou a dermatologista Márcia Purceli.”

“Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses. Isso acontece porque os fibroblastos precisam de meses para produzir o colágeno necessário para regenerar aquela pele.”

http://www.angelfire.com/ma/pliniomaia/curativos5.html

http://www.feridologo.com.br/fisiologiainterf.htm

http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/32831/fatores-que-interferem-na-cicatrizacao#ixzz3TVpY41uw

http://www.curatec.com.br/sobre-feridas/fases-da-ferida/

REFERÊNCIAS