fENTO DE HIDROMECÂNICA E HIDROLOOIA - DHH · serviÇo pÚblico federal universidade federal do...

Post on 19-Nov-2020

1 views 0 download

Transcript of fENTO DE HIDROMECÂNICA E HIDROLOOIA - DHH · serviÇo pÚblico federal universidade federal do...

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIo GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS

DEPARTA1\fENTO DE HIDROMECÂNICA E HIDROLOOIA - DHH

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTOÁREA DO CONHECIMENTO: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL - ENGENHARIA HIDRÁULICA

PROGRAMA E DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA

"

A Modalidade de Avaliação "Prova Escrita" terá Peso 5,00 para o cômputo fmal da nota do ProcessoSeletivo.

Não haverá sorteio de ponto; será elaborada uma Prova Única, baseada no Programa da Prova Escrita,apresentado no presente documento.

A Prova Escrita terá duração de 2 horas. Durante os primeiros 30 minutos, após o início da prova, serápermitida a consulta a material bibliográfico de domínio público, previamente aprovado pela ComissãoExaminadora, no ato de Instalação/Abertura do Processo Seletivo. As anotações, efetuadas durante o períodode consulta e feitas em papel rubricado pela Comissão, poderão ser utilizadas no decorrer da Prova.

A Prova Escrita será redigi da, em português, de forma manuscrita e à tinta.

A leitura da prova será efetuada de forma silenciosa pelos membros da Comissão Examinadora. Oscandidatos deverão estar presentes no início da Sessão de Leitura da Prova Escrita; o candidato deverá estarpresente, igualmente, durante a leitura de sua Prova Escrita.

Programa da Prova Escrita• Propriedades dos fluidos• Hidrostática dos fluidos• Equações básicas d~ mécânica dos fluidos (continuidade, quantidade de movimento, energia)• Perda de carga em condutos sob pressão• Movimento uniforme em canais• Movimento gradualmente variado• Ressalto hidráulico• Ciclo hidrológico• Precipitação• Escoamento superficial• Balanço hídríco• Métodos de irrigação pressurizada e superficial• Estruturas de reservação, adução e condução de água para irrigação

,:

BibliografiaBaptista, Mareio Benedito. Hidráulica Aplicada. 2.ed. rev. ampl. Porto Alegre:ABRH,2003. 621 p.(Coleção ABRH de recursos hidricos ; 8)PORTO, Rodrigo de Melo . Hidráulica Básica. 4a Edição, São Carlos: EESC-USP, 2006. [540]p.:iI. ProjetoREENGE. ISBN 85-7656-084-4Collischonn, W., Dornelles, F. Hidrologia para Engenharia e Ciências Ambientais. PortoAlegre:ABRH, 2013.Daker, Alberto. A água na agricultura. Rio de Janeiro:FREITAS BASTOS, 1976.3 v.Salassier Bernardo; Antônio Alves Soares; Everardo Chartuni Mantovani. Manual de Irrigação - ga Edição.Autor: Viçosa, Editora UFV.Albuquerque, Paulo Emilio Pereira de.; Durães, Frederico Ozanan Machado D rães, et al. Uso e manejo deirrigação. Embrapa. 528p. 2008.

ChefedoDHHIPH/UFRGS

Departamento de Hkiromecânica e Hidrologia

Prof. Joel Avruch GoldenfumChefe

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIo GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁUUCASDEPARTAMENTO DE HIDROMECÂNICA E HIDROLOGIA - DHR

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTOÁREA DO CONHECIMENTO: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL - ENGENHARIA HIDRÁULICA

DIRETRIZES DE PONTUAÇÃO PARA A ANÁLISE DE CURRÍCULO

., A Modalidade de Avaliação "Análise de Currículo" terá Peso 3,00 para o cômputo final da nota do ProcessoSeletivo.

A Análise de Currículo será realizada pela Comissão Examinadora, em sessão não pública, a partir daavaliação do Curriculum Vitae documentado entregue pelo candidato no Ato de Instalação doConcurso. Os valores máximos atribuídos aos tipos de indicadores estão listados nas tabelas que seguem (ovalor mínimo de cada .item é zero). A pontuação será concedida aos documentos que demonstrem estaremrelacionados com a área do concurso ou áreas afins. No que diz respeito aos indicadores da produção deconhecimento, será considerada a produção dos últimos seis anos.

Valor máximoa ser atribuído Valor

INDICADOR ao indicador atribuído pelo(o valor Examinador

mínimo é zero)·Participações em bancas . de concursos para professor

..,.-0,5universitário em universidades.

Participações em bancas de doutorado em universidades. 0,5Participações em bancas de mestrado em universidades. 1,0Participação em bancas de TCC 1,0Participação em bancas de Iniciação Científica 1,0Participação em projetos de pesquisa acadêmicos na área 1,0do Concurso ou área afim.Participação em projetos de extensão acadêmicos na área ],0' 'do Concurso ou área afim.Organização de eventos acadêmicos na área do Concurso(simpósios, cóngressos, "workshops", escolas temáticas, 1,0salões de iniciação científica, semanas acadêmicas).Prêmios e distinções de natureza técnico-ci entífi ca, 1,0artística ou profissional na área do Concurso.Atividades de avaliação e revisão de artigos científicospara revistas e/ou conferências, congressos, simpósios 0,5científicos e similares na área do Concurso ou área afim.Atividade profissional na área do Concurso (incluindo 2,0estágios).Livros na área do Concurso 1,0Capítulos de livros na área do Concurso. 1,0Artigos completos na área do Concurso publicados em 2,0periódicos indexados.Artigos completos na área do Concurso publicados em 1,0anais de conferência indexados.Artigos resumidos na área do Concurso publicados em 0,5anais de conferência indexados.

"

Apresentação de palestras e trabalhos na área do 1,0Concurso em eventos no país e no exterior.Patentes e produtos na área do Concurso. 0,5Bolsas de Pesquisa e de Extensão obtidas na área do 1,0Concurso.Bolsas de Iniciação Científica na área do Concurso 1,0Bolsas de Monitoria na área do Concurso 1,0Atividades de Ensino de Graduação na área do Concurso. 2,0Atividades de Ensino de Pós-Graduação stricto settsu na 0,5área do Concurso.Atividades de Ensino em cursos de especialização e 0,5extensão na área do Concurso.Orientações e co-orientações de graduação (iniciaçãocientífica, extensão, trabalho de conclusão, monitoria, 1,0estágios) na área do Concurso.Orientações e co-orientações de Mestrado na área do 1,0Concurso.Orientações e co-orientações de Doutorado na área do 1,0Concurso.Graduação na Area do Concurso 2,0Mestrado na área do Concurso. 1,0Doutorado na área do Concurso. 1,0Outros indicadores, relevantes na área de Hidráulica e 1,0Hidrologia e áreas afins não previstos pelo Departamento.Pontuação do candj~~tQ ,atribuída pelo examinador ..,.(no máximo ieual a lQ póntos): ..

~- I, J)JO: vruch Gol~nfu~ 1-

Chefe do D.flliIPHJUFRGS

Departamellto de Hidromecânica e HidroIogia

Prof. Joel Avruch GoldenfumChefe

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIo GRANDE DO SUL

INSTITIJTO DE PESQUISAS HIDRÁULICASDEPARTAl"tENTO DE HIDROMECÂNICA E HIDROLOGIA - DHH

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTOÁREA DO CONHECIMENTO: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL - ENGENHARIA HIDRÁULICA

DISPOSIÇÕES PARA A ENTREVISTA

A Modalidade de Avaliação "Entrevista" terá Peso 2,00 para o cômputo:final da nota do Processo Seletivo.

A Entrevista terá duração máxima de 30 minutos por candidato.

Os candidatos serão arguidos sobre sua vida acadêmica, bem como sobre os trabalhos desenvolvidos durantesua vida profissional, sendo considerados os trabalhos publicados e os trabalhos técnicos, buscando-seavaliar sua capacidade didática para ministrar os conteúdos das disciplinas especificadas nesse ProcessoSeletivo e desenvolver adequadamente as Atividades no Ensino de Graduação propostas.

J01~~ChefedoDHH

••••••••• <'!. , •••• )

'" «« ~ , ~ #

IPHIIJFRGSDeparlamento de Hidromecânica e H'KIroilgia

Prof. Joel Avruch GoldenfumChefe