Flexografia - turmadod.com · Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa...

Post on 21-Sep-2018

244 views 3 download

Transcript of Flexografia - turmadod.com · Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa...

Flexografia

Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa placas de polímeros ou borracha saliente com imagem em alto relevo ajustável aos cilindros porta-clichê, entintadas por cilindro ou por rolo,que transportam tintas fluidas ou pastosas a qualquer substrato.

O primeiro nome da flexografia foi "Anilina". Esse processo de impressão foi introduzido nos Estados Unidos em grande escala no ano 1920.

Nesse tempo, os pigmentos com base em alcatrão, da mesma família do óleo de anilina, eram utilizados como corantes nas tintas.

Em 1952, durante o 14 ° Fórum do Instituto de Embalagem, o nome Flexografia foi escolhido.

- Impressão tipográfica rotativa;- É um processo de impressão direta, que utiliza

fôrma flexível relevográfica ;- Tintas líquidas, à base de água ou solvente, de

secagem rápida;- Durabilidade da fôrma em função do material

utilizado em sua confecção;- Sistema de impressão muito versátil, permitindo a

impressão sobre os mais variados substratos, tais como: papel, plásticos, ráfia, papelão ondulado, cerâmica, em uma vasta gama de aplicações;

Características

1. É feito uma placa de borracha com o que deve ser impresso em alto relevo. Normalmente esse processo não é feito na própria gráfica, e sim em uma empresa contratada.

2. A tinta é coletada do reservatório de tinta pela imersão parcial do cilindro de tinta, que transfere para o cilindro Anilox. Nesse processo, a lâmina amortecedora garante que a chapa não vai conter uma quantidade exagerada de tinta, removendo o excesso de tinta desse rolo.

3. Finalmente, o substrato é colocado sob o cilindro de impressão, passando por ele, e é gravado pelo cilindro de chapa, que contem o que deve ser impresso.

Borracha, polímero e gravação digital

A ABFLEXO/FTA-BRASIL – Associação Brasileira Técnica de Flexografia foi fundada em 15 agosto de 1989. Destaca-se por reconhecida importância na evolução e no desenvolvimento da impressão flexográfica no País, bem como na representatividade do setor. Tem como missão promover o crescimento, o desenvolvimento e o fortalecimento da flexografia em nível nacional.

http://www.abflexo.org.br

Os materiais de impressão são muitos e variados. Devido à versatilidade do processo de impressão flexográfico, é muito difícil encontrar um material que não foi impresso por esse sistema. O tipo de material impresso estão divididas em quatro grandes grupos:

Papel e Cartão Papelão Ondulado Papéis Especiais Laminados

Praticamente todos os papéis que são impressos em flexografia são feitos de fibras de madeiras obtidas por processos mecânicas ou químicos.

Há também papéis coloridos que são feitos por adição de corantes à polpa antes de entrar na máquina de papel. O papel é fabricado em muitos tamanhos, densidades e acabamentos.

Existe um ponto em que eles se tornam cartolina ou cartão. A terminologia depende de fatores tais como densidade, composição e utilização final.

Em 1890 se descobriu que poderia fazer papelão ondulado colando duas folhas de papel com uma folha de papelão ondulado no meio, que foi utilizado para proteger alguns produtos.

Alguns anos mais tarde essas máquinas de papelão ondulado eram alimentadas por três fitas de papel Kraft em velocidades relativamente altas, produzindo uma alternativa econômica para substituir a caixa de madeira.

O papel ondulado até hoje é utilizado para proteger produtos e transportá-los, apesar de também ter a intenção de ter usado como cartaz nas paredes.

Papeis tipo alumínio, celofanes, acetato, poliésteres, polipropileno, poliestireno, são suportados pelo processo de flexografia.

Assim como as outras técnicas de aplicação, esta presente em nosso cotidiano, principalmente em embalagens de produtos.

Como exemplo temos as embalagens de salgadinho, bolacha, refresco em pó e etc.

As laminas podem ser feitas como adesivo de cera, co-extrusão ou por extrusão, ou pela combinação desses processos para a produção de laminados que contém até cinco camadas.

Elas são utilizadas quando as condições finais não podem ser alcançadas ou obtidas através de um único material. Além disso, estas condições implicam o uso de lâminas , pode exigir uma tinta diferente que seria usada em material não revestido.