Frente 3 cad.01-módulo 01

Post on 22-Dec-2014

172 views 0 download

description

 

Transcript of Frente 3 cad.01-módulo 01

ELETRODINÂMICA

Módulo 01

www.fisicarildo.blogspot.com

Corrente Elétrica.

1-Carga Elétrica:

Próton(p ) :

( ) :

( ) : 0

( ) : 0

p

e

n

q e

Elétron e q e

Nêutron n q

Fóton q

Carga Total

2) Condutor El trico.

a) Condutor:partículas

movimentam-se com

facilidade(metais).

b)Isolantes:partículas

movimentam-se com

dificuldade(ametais).

é

) :c Semicondutor

aquecido condutor

resfriado isolante

3)Corrente Elétrica: Movimento ordenado de cargas elétricas.

b)Movimento Ordenado

A ddp (U) é a causa da corrente elétrica !

Sentidos da Corrente Elétrica

+- elétronsi

Sentido convencional :

sentido de movimento das cargas positivas !

LeituraSupercondutividade - é uma propriedade física. De característica intrínseca de certos materiais, quando resfriados a temperaturas extremamente baixas, tendem a conduzir corrente elétrica sem resistência nem perdas.Esta propriedade foi descoberta em Abril de 1911, pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes em seu laboratório em Leiden. Guiado por seu brilhante trabalho na fabricação do hélio líquido, o que possibilitou o avanço necessário para alcançar temperaturas muito baixas, da ordem de 1K. A supercondutividade foi pela primeira vez notada enquanto Onnes observava o comportamento do mercúrio quando resfriado a 4 K (-452 °F, -269,15 °C).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Supercondutividade

http://www.youtube.com/watch?v=BHW1YdGY-00

Forças Intratômicas A força nuclear forte é uma das forças fundamentais da Natureza – sendo estas, forças não redutíveis a qualquer outra e que regulam o modo como a matéria interage entre si-, representada pelo contato entre os quarks e glúons. Sendo que, inicialmente era considerada originária pelas interações entre os prótons e os nêutrons por acreditar que esses eram indivisíveis. Crença derrubada pela teoria das partículas quânticas.

Aprofundamento

Quarks Os quarks são uma das partículas fundamentais do Universo (a outra partícula fundamental são os léptons – constituintes dos elétrons) e se caracterizam por estarem no núcleo atômico. Mais precisamente nos prótons e nos nêutrons: uma vez que os prótons e os nêutrons são nada mais que uniões de quarks de determinadas cargas e massas. Basicamente, são classificados 6 tipos de quarks (nomeados em flavors – sabores, em inglês). Mas apenas dois realmente nos interessam: dado a sua importância na formação das partículas subatômicas. São eles: quarks Up e Down. Os quarks Up possuem carga positiva, e os Down negativa. Para a formação de um próton necessita-se de dois quarks Up e um Down; para um nêutron, 2 quarks Down e um Up. Glúons Os glúons, mais uma espécie de partículas fundamentais – mas desprovidos de massa ou carga elétrica-, são os mediadores das interações entre os quarks, funcionando como uma “cola” (glue – em inglês) que os mantêm unidos. Portanto, são os glúons que “seguram” os quarks Up e Down de modo a constituir os prótons e os nêutrons. Dessa interação glúon-quark é originada a força nuclear forte – que tem como papel fundamental manter os quarks juntos uns aos outros, bem como os nêutrons e prótons no núcleo atômico.