Gestão de Planejamento

Post on 07-Jul-2016

216 views 3 download

description

GESTÃO DE PLANEJAMENTO

Transcript of Gestão de Planejamento

Gestão de Planejamento (texto 01)

O cenário globalizado atual, cada vez mais competitivo, exige que as empresas se reorganizem estrategicamente, desenvolvendo novos projetos que estejam alinhados com seu planejamento estratégico que precisa ser flexível e adaptável de maneira que se adeque para garantir a competitividade e sustentabilidade. Neste cenário, os projetos começam a extrapolar o ambiente interno da empresa e passam a se relacionar com o negócio, havendo a necessidade de uma avaliação mais ampla da estratégia da organização, do mercado, dos stakeholders, de sua cadeia produtiva e de sua viabilidade financeira.Considerando este ambiente, a organização deve conhecer claramente sua estratégia, pois ela se transformará em parâmetros para definição e seleção de investimentos e outros projetos.

Gestão de Planejamento

Introdução ao módulo

O Modo de planejamento permite fazer um planejamento dos recursos humanos, máquinas equipamentos e demais alocações envolvidas no projeto, e comparar com o que foi efetivamente realizado ao longo do projeto. O planejamento é realizado tanto para as unidades alocadas como horas e quantidades quanto para valores.

Para iniciar um planejamento você deverá informar quais recursos serão planejados, definir o custo, o valor de venda e a quantidade máxima de horas que ele poderá trabalhar.

Uma vez formada a lista de todos os insumos que poderão ser utilizados você irá começar a alocar as horas por dia que cada insumo irá trabalhar em cada projeto.

Após a fase de planejamento o sistema permitirá cruzar os dados do que foi planejado com o que foi efetivamente realizado, através dos dados informados no TBHoras e no próprio módulo de planejamento.

A gestão do tempo em projetos e sua importância são incontestáveis, exigindo índices altos de acertos e que, portanto, as estimativas

referentes às atividades fiquem dentro de margens de erro cada vez menores.Os atrasos na conclusão dos projetos são normalmente danosos aos mesmos, pois, além de quase sempre comprometer o custo, retardam a entrega dos seus produtos e, consequentemente, a disponibilidade de iniciar a utilização dos mesmos e/ou entrarem em operação; sendo que, pode-se afirmar, genericamente, que o custo de um equipamento parado, sem produzir, é muito maior que o custo do gerenciamento do projeto para viabilizar a sua entrada em operação.A pergunta chave, inerente ao tempo de execução dos projetos, que é normalmente feita é: "Por que nenhum projeto consegue terminar no prazo previsto?".