GUIA ACADÊMICO - iPGS · Há 12 anos formando profissionais para atuação com excelência em...

Post on 02-Nov-2020

2 views 0 download

Transcript of GUIA ACADÊMICO - iPGS · Há 12 anos formando profissionais para atuação com excelência em...

GUIA ACADÊMICO

A FACULDADE

A Faculdade iPGS é uma instituição de ensino superior que oferece formação profissional, complementar e continuada de excelência nas áreas da Nutrição e da Saúde. Mais do que isso, a instituição nasceu do desejo de promover uma sociedade mais saudável e feliz, formando profissionais qualificados e aptos a enfrentar as demandas do mercado de trabalho e também atender às necessidades da população.

Oriunda de um Instituto fundado em 2007, em Porto Alegre/RS, o IPGS, com atuação estendida por todo o Brasil, oferecendo aulas presenciais e a distância. Com mais de uma década de experiência atuando no mercado, apostamos na excelência do ensino

Há 12 anos formando profissionais para atuação com excelência em saúde.

mediante o desenvolvimento de talentos e capacitação profissional, proporcionando um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento que já qualificou profissionalmente mais de quarenta mil alunos em todo o país. O corpo docente da instituição é composto por professores altamente qualificados, com experiência notadamente reconhecida em suas áreas de atuação.

PROPÓSITO VALORESEnsinar para promover saúde

e bem-estar.

VISÃOSer uma das maiores

organizações nacionais de ensino em saúde e apreferida

do seu público.

Crescer e evoluir juntos;

Transparência e clareza;

Comprometimento com tudo o que fazemos;

Compromisso com o conhecimento;

Respeito à diversidade e individualidade.

O Modelo Educacional adotado pela iPGS proporciona ao aluno maior independência, controle e autonomia sobre seu processo de aprendizagem. Estamos, predominantemente, fundamentados na metodologia ativa de aprendizagem.

Esse método pressupõe o aluno como protagonista do seu aprendizado, baseando-se em situações reais e vivências para evidenciar as teorias e evidências que embasam a prática profissional. Acreditamos num modelo de ensino híbrido, com foco no processo de ensinar e aprender, propiciando ao aluno a troca de conhecimentos e experiências entre ele, seus colegas, e os professores, que atuam como propulsores desse processo de aprendizado.

A partir deste modelo de ensino, nossos alunos possuem uma participação efetiva no progresso de seu estudo, tornando-se responsáveis diretos pelo alcance dos seus objetivos ao longo do curso. Dentro da nossa proposta metodológica, portanto, o aluno não exerce apenas um papel passivo - como receptor da mensagem trazida pelo docente; ele desempenha o papel de protagonista no processo de construção do seu conhecimento.

MODELO DE ENSINO

SALA DE AULA DE APRENDIZAGEM

ATIVA (ACTIVE LEARNING CLASSROOM)

ESTE MODELO TEM CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS, COM A INSERÇÃO DE:

APRENDIZAGEM BASEADA EM

PROJETOS (CROWDSOURCING)

SALA DE AULA INVERTIDA

(FLIPPED CLASSROOM)

O Projeto Integrador faz parte da proposta pedagógica que objetiva reunir as matérias estudadas no período por meio da metodologia ativa de aprendizagem.

Para efetivamente termos um programa versátil e que garanta os projetos interdisciplinares, o currículo têm uma atividade orientada em sala e que propõe trabalhos individuais ou em grupo, denominada Projeto Integrador, em cada semestre haverá um tema específico. Estes projetos têm a função de integrar diferentes matérias de um semestre em um conjunto de pequenos projetos multidisciplinares práticos que orientam para a pesquisa e a prática aplicada dos conhecimentos teóricos.

PROJETO INTEGRADOR

MODELO DE GESTÃO

DO IPGSNa Faculdade iPGS pratica-se um modelo de gestão participativa e democrática. Esta participação se concretiza pela presença de representantes de todos os constituintes da comunidade acadêmica.

CONSU

O Conselho Superior (CONSU) é o órgão máximo da Faculdade, de natureza normativa e deliberativa em instância final para todos os assuntos acadêmico-administrativos, cuja atribuição é a de zelar pela qualidade e excelência das atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, bem como pelas atividades administrativas.

O CONSU é constituído:

• Pelo Diretor Geral;

• Por um representante da Mantenedora;

• Pelo Coordenador Administrativo;

• Pelo Coordenador Acadêmico;

• Pelos Coordenadores de Curso da Graduação, vinculados e em exercício na Faculdade;

• Por dois representantes dos docentes dos cursos da graduação, vinculados e em exercício na Faculdade;

• Por dois representantes dos funcionários técnico-administrativos, vinculados e em exercício na Faculdade;

• Por um representante dos discentes, regularmente matriculado em curso de graduação na Faculdade.

DIREÇÃO GERAL

A Direção Geral é órgão executivo superior de coordenação e supervisão das atividades acadêmicas e administrativas da Faculdade, constituída por um Diretor Geral e órgãos de apoio. A direção geral é auxiliada pela Coordenação Acadêmica e pela Coordenação Administrativa da Faculdade.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade IPGS constitui um órgão de natureza suplementar, com atribuições de elaboração, implementação, aplicação e monitoramento do processo de autoavaliação institucional.

A CPA é integrada pelos seguintes membros:

• 2 docentes;

• 1 discente;

• 1 funcionário técnico-administrativo;

• 1 representante da sociedade civil organizada.

COLEGIADO DE CURSO DA GRADUAÇÃO

O Colegiado de Curso da Graduação é o órgão consultivo e deliberativo da Administração Básica da Faculdade, encarregado da coordenação didática, da elaboração e acompanhamento da política de ensino, pesquisa e extensão do referido curso.

O Colegiado de Curso é constituído:

• Pelo Coordenador de Curso;

• Pelos professores do curso;

• Por representante dos discentes.

COORDENAÇÃO DE CURSO

A Coordenação de Curso é um órgão de caráter executivo da Administração Básica da Faculdade, encarregado das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Curso. Cada Curso ofertado pela Faculdade é coordenado por um docente, ligado à área específica do curso e com titulação condizente, escolhido e designado pelo Diretor Geral.

O coordenador do curso é o elo principal entre o aluno, a Faculdade e os professores. Ele é responsável

por organizar e acompanhar todas as atividades do curso. Ele está pronto e dedicado a acompanhar a vida acadêmica dos alunos, o corpo docente e os planos de ensino, buscando alcançar os melhores resultados de aprendizagem.

Se surgir uma dificuldade ou dúvida em seu processo de aprendizagem você deve procurar a Coordenação do Curso. Os horários de atendimento devem ser agendados na Secretaria Acadêmica.

VIDA ACADÊMICA

NO IPGSNa Faculdade iPGS os cursos possuem algumas regras de funcionamento, estas precisam ser observadas pelos estudantes para melhor aproveitamento do curso e de todos os recursos disponíveis.

Ingresso na Faculdade iPGS

A Faculdade iPGS dispõem de opções variadas para ingresso dos alunos, conheça abaixo:

• Vestibular;

• Nota do ENEM superior a 450 pontos;

• Transferência de outra Instituição sem interromper os estudos;

• Aluno diplomado em cursos superior, que deseja ingressar em novo curso superior.

Matrícula de calouros

Os novos alunos, aprovados por uma das formas de ingressos disponibilizadas pela iPGS realizam a matrícula inicial, mediante apresentação da documentação requerida na Secretaria Acadêmica.

Fique atento! A matrícula deve ser renovada no início de cada semestre letivo.

Renovação de matrícula

A cada semestre o aluno deve renovar sua rematrícula através do Portal do Aluno ou pessoalmente na Secretaria Acadêmica.

Fique atento aos prazos, a não renovação da matrícula nos prazos estabelecidos configura abandono do curso. Para rematrícula o aluno

deverá observar os seguintes procedimentos:

• Prazo previsto no calendário acadêmico;

• Estar com a situação financeira regularizada;

• Efetuar o pagamento da 1ª parcela da semestralidade;

• Dar o aceite no contrato online.

Trancamento de matrícula

É possível o aluno requerer trancamento de matrícula do curso, porém este não é permitido no 1º semestre do curso, e durante o curso não pode exceder a quatro semestres para os cursos de bacharelado e a dois semestres para os cursos de graduação tecnológica.

O trancamento de matrícula não

assegura ao aluno concluir o curso no mesmo currículo que cursava, o aluno fica sujeito a mudanças curriculares e possíveis adaptações em seus estudos. A reabertura da matrícula deve ser solicitada junto à Secretaria Acadêmica.

Matrícula por aluno diplomado

O aluno portador de diploma de curso superior poderá requerer sua matrícula na Secretaria Acadêmica, desde que haja vaga disponível para o curso pretendido. O diploma deve estar devidamente registrado e proveniente de curso reconhecido pelo MEC.

Transferência

O estudante de outras Instituições de Ensino poderá requerer transferência

para a Faculdade iPGS, desde que esteja em situação regular e que seu pedido seja para cursos afins. O interessado deve estar atento ao prazo para esta solicitação, no Calendário Acadêmico. O pedido deve ser realizado junto à Secretaria Acadêmica (anexada documentação requerida para tal processo).

O Coordenador do Curso analisa os documentos, emite parecer, e sendo favorável, o aluno é informado para efetivação de sua matrícula. As disciplinas aproveitadas – para fins de cumprimento da carga horária do curso – serão aquelas com aprovação e que possuam pelo menos 75% de equivalência. As disciplinas que forem aproveitadas poderão ter sua carga horária contabilizada como atividade complementar, de acordo com os critérios avaliados pela

Coordenação do Curso.

Frequência

A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas é obrigatória. Para aprovação é exigida uma frequência mínima de 75%.

Abono de faltas

O limite de faltas não poderá ser excedido, o aluno precisa estar atento a este controle. Apenas serão abonadas faltas, de acordo com a legislação vigente (Lei nº 715/69), daquele aluno convocado matriculado em órgão de formação de reserva ou reservista que seja obrigado a faltar às atividades civis por força de exercício ou manobra, exercício de apresentação das reservas ou cerimônias cívicas, ou, para aluno com

representação na CONAES que tenha participado de reuniões da CONAES em horário coincidente com as atividades acadêmicas, necessitando estes justificarem ausência junto à Secretaria Acadêmica.

Compensação de ausência

A ausência às atividades acadêmicas pode ser compensada pelo aluno com a realização de atividades domiciliares durante o período de afastamento.

Esta compensação de ausências está prevista em lei, nos seguintes casos:

• A portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados (Lei nº 1044);

• A gestantes, a partir do oitavo mês de gestação e até seis meses após o nascimento da criança (Lei nº 6202).

A legislação vigente prevê dispensa de frequência regular, por meio do regime especial de compensação das ausências, em casos de:

• Doenças infecciosas (Lei nº 1044);

• Gestação (Lei nº 6202);

• Militar.

O aluno terá direito a atividades domiciliares durante 15 dias a contar da data do atestado. O atestado deve ser protocolado na Secretaria Acadêmica no prazo de cinco dias úteis, quando atestado médico este deve ser elaborado por Serviço Médico ou profissional devidamente credenciado, com o respectivo indicativo do Código Internacional de

Doenças – CID.

Atividades domiciliares

As atividades domiciliares são atividades acadêmicas realizadas pelo aluno fora do recinto da Faculdade, em caráter de excepcionalidade, durante o período em que este estiver impedido de frequentar as aulas.

As atividades domiciliares devem ser solicitadas junto à Secretaria Acadêmica, em prazo máximo de cinco dias úteis a contar da data do afastamento. O aluno poderá fazer o pedido pessoalmente, ou por representante autorizado.

Estrutura de avaliação

É atribuída ao aluno nota semestral, para cada disciplina cursada, de zero a dez. A aprovação por média

se dá quando o aluno atinge média semestral igual ou superior a sete, e frequência mínima de 75% em cada disciplina.

Aproveitamento de disciplina

O aluno poderá requerer aproveitamento de disciplina previamente cursada em outra oportunidade. O requerimento deve ser feito na Secretaria Acadêmica no ato da matrícula preenchendo formulário próprio e anexando a documentação exigida.

O aproveitamento é avaliado e concedido pela Coordenação de Curso.

Estágio supervisionado

O estágio supervisionado prevê a assinatura de instrumentos legais,

convênio e termo de compromisso firmados entre o estudante, a Faculdade iPGS e a empresa ou instituição onde será realizado.

Ao longo do curso o aluno deverá realizar estágio supervisionado obrigatório - previsto na matriz curricular e pré-requisito para conclusão do curso; e poderá realizar estágio não obrigatório – poderá ser reconhecido como atividade complementar.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

O ENADE é um componente curricular obrigatório, utilizado para avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil, os alunos selecionados devem obrigatoriamente o realizar para emissão do histórico escolar.

O exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Avaliação Institucional

A avaliação institucional é orientada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. A avaliação institucional é um momento de reflexão e um estudo crítico da Faculdade iPGS sobre suas diversas dimensões, resultando

em informações que reflitam a percepção de si mesma. Permite verificar o efetivo cumprimento da missão institucional e oferece, ainda, subsídios para os cursos reprogramarem e aperfeiçoarem seus projetos pedagógicos.

A iPGS realiza a avaliação institucional semestralmente, o processo é conduzido pela CPA, que é responsável pela execução e divulgação dos resultados.

A participação de toda a comunidade acadêmica é muito importante!

Atividades complementares

As atividades complementares são práticas acadêmicas que integram o currículo de todos os cursos de graduação, conforme

projeto pedagógico do curso e regulamentação específica. Elas proporcionam oportunidades diferenciadas na medida em que permitem o reconhecimento de atividades enriquecedoras e complementadoras do perfil do egresso.

As atividades complementares deverão ser cumpridas pelo aluno, a partir de seu ingresso na graduação, obedecendo à carga horária mínima estabelecida no PPC, divididas em cada semestre conforme previsão no currículo do curso, também divididas em atividades obrigatórias e livres. Constituem Atividades Complementares obrigatórias: Estudos Dirigidos de Nivelamento; Estudos Dirigidos de Competência Gerais. Já as Atividades Complementares livres são as

atividades de ensino, pesquisa e extensão, tais como: iniciação científica, monitoria, extensão, participação em eventos ou programas científicos e/ou culturais e cursos.

A integralização das atividades complementares é condição indispensável à colação de grau e seu registro constará obrigatoriamente no Histórico Escolar dos alunos.

SECRETARIA ACADÊMICA

BIBLIO_ TECA

SETOR FINANCEIRO

CARTEIRA DE ESTUDANTE

A Secretaria Acadêmica é o setor responsável pelo atendimento e procedimentos relativos à vida acadêmica desde a matrícula até a conclusão do curso. O aluno deverá, sempre que necessário, acessar a secretária para abertura de protocolos, entrega de documentos e demais atividades e demandas relacionadas ao seu curso.

A Faculdade iPGS disponibiliza a seus alunos uma biblioteca física com amplo e atualizado acervo, assim como espaços para estudo e consulta bibliográfica. Para empréstimo de livros o aluno deverá portar sua carteira de estudante.

Fique atento ao prazo de devolução dos exemplares retirados como empréstimo na biblioteca.

O setor financeiro é responsável pela gestão financeira da Faculdade e pelo controle do recebimento das mensalidades dos alunos. Mediante qualquer demanda relacionada a questões financeiras do aluno, este deve se encaminhar até o setor para busca de atendimento personalizado.

Lembre que é de responsabilidade do aluno manter suas mensalidades em dia!

A Faculdade iPGS disponibiliza a seus alunos uma carteira de estudante, que funciona como seu crachá de identificação nas dependências desta. É imprescindível portar esta carteira sempre que estiver nas dependências da Faculdade, incluindo o acesso aos laboratórios e biblioteca.

Em caso de extravio da carteira, será necessário solicitar uma segunda via, mediante pagamento de taxa, esta solicitação é feita na secretaria acadêmica.

LABORA _TÓRIOS

A Faculdade iPGS disponibiliza aos alunos laboratórios de ensino que visam estimular o aprendizado dos alunos e ampliar sua gama de conhecimentos.

Os laboratórios são administrados por técnico especializado para auxiliar o atendimento. Para seu uso é importante atentar as regras de uso destes, assim como acompanhar os horários de funcionamento e solicitações de reservas pelos docentes.

Sala de apoio de Informática

Os alunos possuem acesso aos equipamentos de informática diretamente na biblioteca, onde estão disponíveis quatro máquinas, e através de um carrinho – laboratório de informática móvel – com

quarenta equipamentos para uso nas dependências da Faculdade, conforme agendamento. Estes equipamentos ficam disponíveis nos dias letivos normais das 7h30min às 22h 30min.

Laboratório Multidisciplinar 1 Espaço direcionado às práticas e aprendizados de morfofisiologia, biologia humana e ciências da natureza.

Laboratório Multidisciplinar 2 Espaço direcionado às práticas e aprendizados de avaliação nutricional, estética e cosmética.

Laboratório Multidisciplinar 3 Espaço direcionado às práticas e aprendizados de radiologia.

Laboratório Multidisciplinar 4 Espaço direcionado às práticas e aprendizados de nutrição e técnicas dietéticas, ofertado através de parceria/convênio.

A ouvidoria será mais um canal para dar legitimidade e transparência à gestão da Instituição e ser a voz da comunidade na Faculdade IPGS. É um canal condutor de opiniões, sugestões, reclamações e problemas que visa a promover a garantia dos direitos da Comunidade Acadêmica e Comunidade Externa; concretizando, além do princípio da eficiência, os princípios do sigilo, da ética e da transparência nas relações com a sociedade.

OUVI_ DORIA