I SIMULADO INTERNO 2019 - COMENTÁRIOS · LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 3...

Post on 16-Apr-2020

10 views 0 download

Transcript of I SIMULADO INTERNO 2019 - COMENTÁRIOS · LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 3...

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 1

I SIMULADO INTERNO 2019 - COMENTÁRIOS

LC / CH – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 2

LINGUA ESTRANGEIRA

1 2 3 4 5

E A D D C

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

Questões de 6 a 45

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

B E B A A D C A D B

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

E B C E D A B E A C

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

C E A E A D B A B D

36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

D B E C E A A D A E

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.

Questões de 46 a 90

46 47 48 49 50 51 52 53 54 55

E B A B C C A D E D

56 57 58 59 60 61 62 63 64 65

B C B E A C D A E D

66 67 68 69 70 71 72 73 74 75

D A A C C A E E B E

76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

B C E A C D E B C D

86 87 88 89 90

A C D D D

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 3

LINGUA ESTRANGEIRA (OPÇÃO INGLÊS)

QUESTÃO 01 [E] Onde Se lê no último paragrafo: “ Researchers say their discovery is ‘truly unrivalled’. Many of the ships have features that are only known from drawings or written description but never seen until now. “(Pesquisadores dizem que sua descoberta é "verdadeiramente incomparável". Muitos dos navios têm características que só são conhecidas a partir de desenhos ou descrição escrita, mas nunca vistas até agora.) Observa-se que os naufrágios possuem características de navios antigos nunca vistos até agora,sendo assim o gabarito que melhor corresponde ao item é a alternativa E. QUESTÃO 02 [A] Onde Se lê no último paragrafo: “Within L.A. itself, other measures, like planting trees, can continue the efforts to make life a little bit cooler. Painting rooftops with the same CoolSeal used on the pavement could also go a long way to improve conditions,.” (Dentro da própria L.A., outras medidas, como o plantio de árvores, podem continuar os esforços para tornar a vida um pouco mais fria. A pintura de telhados com o mesmo CoolSeal usado no pavimento também pode ajudar a melhorar as condições.) Observa-se que L.A está realizando alguns procedimentos para reduzir a temperatura, sendo assim o gabarito que melhor corresponde ao item é a alternativa A. QUESTÃO 03 [D] A charge apresenta elementos verbais e não verbais. O elemento verbal se dá pela sentença: “ Do you mind if I get a second opinion on off the internet” (Você se importa se eu obtiver uma segunda opinião na internet? ”). Já o elemento não verbal se dá pelo uso de um laptop pelo paciente. Tendo em vista a pergunta feita pelo paciente em consonância com o uso do laptop, observa-se que o paciente não confia no médico e prefere ter uma segunda opinião na internet, sendo assim o gabarito que melhor corresponde ao item é a alternativa D. QUESTÃO 04 [D] A seguinte citação: “Success is not measured by what you accomplish, but by the opposition you have encountered, and the courage with which you have maintained the struggle against overwhelming odds.” (”O sucesso não é medido pelo que você realiza, mas pela contrariedade que encontrou e pela coragem com que manteve a luta contra as dificuldades esmagadoras. “)A citação traz como foco as lutas diante dos vários desafios encontrados na vida, sendo assim o gabarito que melhor corresponde ao item é a alternativa D. QUESTÃO 05 [C]

Onde Se lê no paragrafo: “One brain researcher points out that it is during our teen years that we learn how to

navigate the world outside the safety of home, how to connect deeply with others and how to safely take risks.

“(Um pesquisador do cérebro ressalta que é durante a adolescência que aprendemos a navegar pelo mundo

fora da segurança do lar, como nos conectar profundamente com os outros e como assumir riscos com

segurança.) Observa-se nesse fragmento que a pesquisa feita pelo cientista do cérebro afirma que na

adolescência as nossas habilidades sócias afloram ainda mais ,sendo assim o gabarito que melhor corresponde

ao item é a alternativa C.

LC / CH – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 4

LINGUA ESTRANGEIRA (OPÇÃO ESPANHOL)

QUESTÃO 01 [E] A tradução de “Os voy a echar de menos” é “sentir saudades”, alternativa “A” QUESTÃO 02 [A] Alternativa correta: LETRA A, uma vez que o verbo “haga” se refere ao pronome pessoal “usted” que é de tratamento formal. QUESTÃO 03 [D] Nos fragmentos “El libro tradicional ha muerto. No es así” e “A la gente le gustan los libros y las editoriales cada vez editarán mejor porque su forma física vuelve a ser un reclamo para los lectores de verdad”, se comprovam que a alternativa “D” está correta. QUESTÃO 04 [D] No fragmento “De cualquier forma, al hacer la compra hay que prever qué cantidad de cada alimento se consume durante el mes, para no comprar más de la cuenta” comprova-se que a alternativa “D” está correta. QUESTÃO 05 [C] Ao ler o texto, não se pode afirmar com precisão a data para o uso dos emojis, o que traz como resposta correta a alternativa “C”

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 5

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

QUESTÃO 06 [B] Banksy é o pseudônimo de um veterano artista de rua nascido em Bristol, Inglaterra. Seu nome verdadeiro não é de conhecimento público. Acredita-se que sua carreira se iniciou no final dos anos 80. Desde a última década, o artista tem se tornado cada vez mais notório no cenário mundial. Além do grafite, Banksy também é diretor de filmes e escultor. Boa parte de seu trabalho veicula críticas sociais e muita ironia. “Banksear” seria então ter sido tratado com ironia. QUESTÃO 07 [E] A primeira estrofe apresenta uma generalização filosófica: a inconstância faz parte de tudo que existe (“todo o mundo é composto de mudança”), devido a permanente instabilidade do mundo exterior e interior do ser humano (“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”). Assim, não é específica do homem, nem do grau de experiência que vai adquirindo ao longo da vida, como se afirma em [C] e [E]. Tampouco as opções [B] e [D] analisam corretamente o sentido dos versos de Camões, pois a ideia de circularidade presente nas últimas estrofes confirma a constância das transformações a ponto de que nem a própria mudança acontece sempre da mesma forma e no mesmo ritmo. Assim, é correta apenas [E], já que a segunda estrofe apresenta um eu lírico desiludido que vê o seu “doce canto” convertido em triste “choro”. QUESTÃO 08 [B] A paronomásia é uma figura de linguagem do campo sonoro responsável por explorar a semelhança gráfica e/ou sonora e isso pode gerar algumas divergências semânticas. QUESTÃO 09 [A] O humor reside na dupla interpretação da expressão “quebre a cara”, como se ela tivesse de ser entendida com o sentido de decepcionar-se ou de agredir-se. QUESTÃO 10 [A] Ricardo Reis é o heterônimo de Fernando Pessoa que resgata valores greco-romanos – além da condução argumentativa relativa à mulher amada, é o caso da menção ao carpe diem. Desse modo, o eu lírico indica alusões ao mundo clássico. QUESTÃO 11 [D] Em ambos os poemas vemos os poetas apresentando comparações. Em “O futebol brasileiro evocado da Europa”, João Cabral de Melo Neto vale-se da comparação da bola como um organismo vivo, ao passo que em “Foi-se a copa?”, Carlos Drummond de Andrade vale-se a comparação da situação política brasileira com um novo torneio, de Copa da Liberdade. QUESTÃO 12 [C] O autor diz que tradutores introduzem adaptações, sem muito critério, de palavras de outra língua à nossa, ficado nítida também a crítica pela reiteração da palavra mais a todo o processo.

LC / CH – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 6

QUESTÃO 13 [A]

A questão procurou relacionar à palavra eugenia o vocábulo podre que traria ao texto uma conotação pejorativa, logo um viés argumentativo ao assunto.

QUESTÃO 14 [D]

O acréscimo da letra A reforçado pela palavra só deixa implícita uma crítica à desigualdade de gênero existente na questão do mercado de trabalho.

QUESTÃO 15 [B]

O verso “Está salva a propriedade” ironiza a cruel e egoísta justificativa encontrada pelo equivocado assassinato de um jovem inocente trabalhador.

QUESTÃO 16 [E]

Embora a Arte não se constitua em um código escrito ou falado, é considerada uma forma de linguagem, uma vez que as obras veiculam significados que são interpretados por aqueles que interagem com elas.

QUESTÃO 17 [B]

Padre Antônio Vieira elabora o Sermão de Santo Antônio aos Peixes como uma alegoria, comparando os homens aos peixes. Pretende, com tal postura, criticar as vaidades dos homens de mais posse, os quais aproveitam-se da humildade dos mais pobres (“Mas ainda que o Céu e o Inferno se não fez para vós, irmãos peixes, acabo, e dou fim a vossos louvores, com vos dar as graças do muito que ajudais a ir ao Céu, e não ao Inferno, os que se sustentam de vós”). Vale ressaltar que Padre Antônio Vieira também estabelece a oposição entre os homens apenas a partir da oposição aves e animais terrestres peixes (“Prezem-se as aves e os animais terrestres de fazer esplêndidos e custosos os banquetes dos ricos, e vós gloriai-vos de ser companheiros do jejum e da abstinência dos justos!”), como também a partir de peixes maiores peixes menores, em outras passagens do Sermão.

Por ser um texto barroco, espera-se a ocorrência de antíteses, estilo rebuscado (inclusive pelo uso do hipérbato: “Um só lugar vos deram os astrólogos entre os signos celestes, mas os que só de vós se mantêm na terra, são os que têm mais seguros os lugares do Céu”) e a preocupação em desenvolver um conceito – já mencionado anteriormente – como condiz a um texto conceptista.

QUESTÃO 18 [C]

Os modalizadores presentes norteiam um viés argumentativo para que se veja a internet como algo nocivo e por isso mesmo prescindível, por isso a ironia construída pela segunda personagem.

QUESTÃO 19 [E]

O vocábulo “outras” com o valor semântico de “enquanto” nesse contexto é uma conjunção subordinativa adverbial temporal.

QUESTÃO 20 [D]

O poema de Carlos Drummond de Andrade traz uma crítica ao fato de que as pessoas acabam anunciando em suas roupas e utensílios os nomes das marcas que consomem, perdendo e esquecendo, assim, sua própria identidade. Como ele coloca no final do poema “Meu nome novo é Coisa”, ou seja, há uma coisificação das pessoas, que de seres com identidade própria passam a anunciar somente marcas e mensagens de lojas/empresas.

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 7

QUESTÃO 21 [A]

Na penúltima estrofe, ao dizer “Vejo entre a cerração teu vulto baço/ Que torna”, o eu lírico refere-se ao retorno do rei D. Sebastião, uma vez que havia um mito português de que este retornaria para restaurar o império de Portugal.

QUESTÃO 22 [B]

No texto I, o eu lírico expressa a decisão de partir para um lugar determinado, Belém, para nos dois últimos versos enfatizar que é ali que ele será feliz (“Vou reentrar no meu povo/Reprincipiar minha ciência”). No texto II, Pasárgada é uma alegoria do paraíso, representante do mito da felicidade através da evasão do eu lírico para uma outra realidade, onde tudo é permitido, principalmente realizar atos comuns que não puderam ser vivenciados pelo poeta devido à doença que o acometeu ainda jovem. Assim, é correta a alternativa [B], pois a expressão “Vou-me embora” assume, nos textos I e II, sentidos de busca de expressão nacionalista e do paraíso perdido, respectivamente.

QUESTÃO 23 [E]

Reconhece-se, no texto, a estratégia argumentativa empregada para o convencimento do público por meio da sedução, já que esta é uma das características inerentes à tipologia citada.

QUESTÃO 24 [A]

Os modalizadores aqui presentes norteiam um viés argumentativo para que se veja a televisão como algo nocivo e por isso mesmo prescindível.

QUESTÃO 25 [C]

Na concepção de Hilda Hilst a ideia de sexo é materializada através da poesia, ou seja, o sexo efêmero vira lembrança e a sua materialização e definição é poesia, já para Adélia o sexo não pertence ao humano, mas ao sagrado.

QUESTÃO 26 [C]

A Arte é produzida através de diferentes técnicas e linguagens. Os materiais usados variam de acordo com a

História e muitas vezes, são os mesmos usados na produção dos objetos utilitários. Tanto o material quanto a

técnica usada nas duas peças é a mesma, o que diferencia uma da outra são os objetivos: enquanto a primeira

foi feita para fruição, a segunda é uma peça utilitária.

QUESTÃO 27 [E]

No soneto “O dia em que nasci moura e pereça”, o eu poético lamenta o acontecimento fortuito e totalmente alheio à sua vontade de ter nascido no dia aziago que só lhe trouxe amarguras. Deste modo, atribui a origem do seu mal-estar ao destino adverso que o pôs no mundo no dia errado, ou seja, justifica o fato pelas contingências da própria existência humana, obrigada a conviver com a instabilidade e o desconcerto do mundo, como se afirma em [E].

QUESTÃO 28 [A]

O mito é um relato fantástico de tradição oral, protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana. Porém esse relato vale-se de uma situação concreta, ou seja, real.

LC / CH – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 8

QUESTÃO 29 [E]

A função metalinguística caracteriza-se pela preocupação com o código, ou seja, tematiza o ato de falar ou de escrever. O código, neste caso a linguagem, torna-se objeto de análise do próprio texto, pois Carlos Drummond de Andrade enumera neste soneto as características com que elaboraria o seu poema (“Eu quero compor um soneto duro/como poeta algum ousara escrever./ Eu quero pintar um soneto escuro,/ seco, abafado, difícil de ler”).

QUESTÃO 30 [B]

Há um hábito na Língua Portuguesa de expressão brasileira de utilizar o pretérito imperfeito do indicativo no lugar do futuro pretérito como se aquele assim como este indicasse uma hipótese ou uma suposição.

QUESTÃO 31 [D]

O pretérito imperfeito do indicativo ou passado inconcluso traz ao texto uma ideia de continuidade por não ser pontuado no passado, visto que está em aberto.

QUESTÃO 32 [B]

O tom de desamparo é o que predomina na estrofe, como corretamente aponta a alternativa [B]. Contribui para isso o diálogo do eu lírico com a memória de sua “infância perdida”, que o faz concluir que aquele menino hoje está “maluco”.

QUESTÃO 33 [A]

o advérbio de intensidade é um elemento circunstancial que atribui ao adjetivo, advérbio ou verbo maior tensão ou ar hiperbólico.

QUESTÃO 34 [B]

O papel da conjunção coordenativa adversativa é estabelecer oposição assegurando ao segundo argumento um valor muito mais relevante do que o anterior.

QUESTÃO 35 [D]

A presença do artigo definido delimita a noção do substantivo enquanto a sua ausência provocaria a generalização.

QUESTÃO 36 [D]

O Impressionismo, movimento artístico do final do século XIX, não possuía uma pauta definida, mas muitas

características são comuns às obras. O uso de cores complementares, que são opostas no círculo cromático,

era bastante apreciado pelos pintores impressionistas. Devido ao forte contraste e luminosidade provocadas.

QUESTÃO 37 [B]

O “quais” com o valor semântico do “como” nesse contexto é uma conjunção subordinativa adverbial comparativa.

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 9

QUESTÃO 38 [E]

A expressão “amor ardente” realça a paixão intensa do sujeito poético, um amor verdadeiro e honesto que está escrito nos seus olhos “puros” (imaculados, límpidos, transparentes). Assim, é correta a opção [E].

QUESTÃO 39 [C]

As obras de Kandinsky se apresentam como uma possibilidade de uso dos elementos da linguagem visual desvinculando-se do tema. Kandinsky defendia que os elementos formais de uma obra são expressivos por si só, sem necessidade de representarem algo da realidade.

QUESTÃO 40 [E]

Na frase da opção [E], verifica-se a ocorrência de um paradoxo (figura de estilo que resulta da aproximação de palavras contrárias e que podem ser associadas em um mesmo pensamento), à semelhança do que acontece na frase do enunciado.

QUESTÃO 41 [A]

As palavras contíguas, ou seja, expressões que estão no mesmo campo semântico permitem uma dupla interpretação da palavra bloco como se fosse de carnal ou de cimento.

QUESTÃO 42 [A]

Quando um significante apresenta mais de um significado, há de se falar em uma linguagem polissêmica ou metafórica. Basta que vejamos a utilização da palavra “essência” no texto acima. QUESTÃO 43 [D] O texto parte de uma exposição de dados acerca da nomenclatura “literatura indígena”, trazendo uma série de referências históricas e literárias. Fica evidente que o foco é a informação e, portanto, predomina a linguagem referencial. QUESTÃO 44 [A] Há de se reconhecer que, nas palavras morrer e existir, a relação de oposição que gera intensidade e incoerência é latente. QUESTÃO 45 [E] Os adjetivos que foram utilizados são restritivos, isto é, dão às palavras valor inovador ou diferente do esperado.

LC / CH – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 10

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.

QUESTÃO 46 [E] Os tradicionais concursos de beleza são há um tempo palco das mais diversas belezas: negras, de medidas maiores e, recentemente, transgênero e pessoas com deficiências. Com isso, podemos concluir que os padrões de beleza vêm mudando em função de uma diversidade que reclama uma nova sociabilidade. QUESTÃO 47 [B] A carteira profissional e a CLT, foram criadas no governo de Getúlio Vargas. As primeiras greves operarias ocorreram durante a República Velha e a Revolta da Chibata foi uma insatisfação de marinheiros contra os maus tratos. QUESTÃO 48 [A] Na dinâmica fluvial, os rios podem ser compartimentalizados em alto curso, com maior vazão e menor largura devido à declividade, médio curso, e baixo curso, onde a vazão é menor, mas a largura é mais ampla e com maior volume de água. Como o assoreamento é o acúmulo de sedimentos no leito fluvial, ocorre mais no baixo curso devido ao transporte desses sedimentos. A urbanização marginal nos cursos d’água deve obedecer um padrão de avaliações de impactos ambientais conforme o terraço fluvial. QUESTÃO 49 [B] O mapa Dymaxion ou Projecção de Fuller da Terra é uma projecção tridimensional cartográfica na superfície de um poliedro. Pode desdobrar-se formas diferentes e planificar-se para formar um mapa bidimensional que retém a grande parte da integridade proporcional (relativa a um mapa-mundi). As alternativas incorretas são: [C], porque a projeção apresentada é uma afilática de Robinson; [A], porque a projeção corresponde a projeção poliédrica de Narukawar; [E], porque a projeção é a de Mercartor – cilíndrica conforme; [D], porque o mapa representa a projeção de Peters – cilíndrica equivalente. QUESTÃO 50 [C] Considerado por muitos a maior expressão renascentista da História, Leonardo da Vinci fez do Homem Vitruviano uma síntese de muitos dos seus trabalhos, harmonizando antropocentrismo e geometria numa só figura. QUESTÃO 51 [C] Ao reconhecermos as forças que atuam sobre nós, somos capazes de agir sobre elas. Maurice Merleau-Ponty, filósofo francês da corrente fenomenológica, refletiu sobre esse confronto pelo qual o ser humano passa sem eu contato com o mundo e com os outros para só então inventar as possibilidades de ação. Alguns exemplos nos ajudam a compreender a relação entre a liberdade e determinismo: só curamos uma doença, se descobrirmos suas causas; só construímos um prédio, se respeitamos as leis da física; só fabricamos um avião, se conhecemos as leis da aerodinâmica.

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 11

Letra A está incorreta pois a liberdade não se vive de maneira absoluta, pois ninguém vive sem algum tipo de limitação. A letra B está incorreta, pois não é por não poder fazer algum tipo de escolha que o homem perde ou deixa de ser livre. O mesmo erro se observa na letra D, pois temos algumas determinações e isso não impede de sermos livres. Na letra E o erro se repete ao afirmamos que a liberdade não existe por termos certos determinismos em nossa vida; outro erro na alternativa é considerar a liberdade como uma utopia, como algo que é ideal e não real. QUESTÃO 52 [A] O diferencial apresentado pelos mapas é a escala cartográfica que permite maior ou menor detalhamento do espaço representado. As alternativas seguintes são incorretas porque orientação, topografia, simbolização e altimetria não foram o fator de generalização dos mapas. QUESTÃO 53 [D] Somente a alternativa [D] está correta. No século XIV, praticamente a metade da população europeia morreu em função de diversos fatores, tais como, a Grande Fome, a Peste Negra e as Revoltas Camponesas. A imagem retrata pessoas contaminadas pela Peste Negra no final da Idade Média. QUESTÃO 54 [E] A produção de cana-de-açúcar foi a principal atividade econômica no Brasil nas décadas iniciais da colonização, suplantando a extração de pau-brasil. O sistema de produção ficou conhecido como Plantation, baseado nos latifúndios, na mão de obra escrava, na monocultura e na exportação. QUESTÃO 55 [D] O processo de globalização da economia leva em consideração as dimensões: econômica, política e ideológica. O texto trata da globalização econômico-financeira, a qual, dentro do capitalismo global, forma oligopólios que dominam a economia mundial por meio da geração de dependência tecnológica, do financiamento de recursos para gerar endividamento e da instalação de transnacionais em países em desenvolvimento. QUESTÃO 56 [B] A pirâmide etária é o gráfico que representa a estrutura etária da população. No gráfico é possível visualizar a distribuição da população por faixas etárias de 5 anos e a distribuição de homens e mulheres. A estrutura etária do Brasil sofre transformações rápidas nas últimas décadas. O estreitamento da base da pirâmide reflete a redução do porcentual de jovens devido a diminuição da taxa de natalidade. No topo, observa-se o crescimento do percentual de população de terceira idade devido à elevação da expectativa de vida. QUESTÃO 57 [C] A questão aborda a construção da identidade nacional a partir de simbologias criadas em uma visão tradicional que exalta o feito dos portugueses, creditando-lhes as glórias do Brasil. Percebe-se, portanto, que não há criticidade nos exemplos citados. O monumento e a frase se complementam na perspectiva de enaltecimento. Atenção para a falta de criticidade na alternativa B.

LC / CH – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 12

QUESTÃO 58 [B] O Império Bizantino era iconoclasta, ou seja, proibia a veneração de imagens religiosas e pregava sua destruição, como mostra a iluminura. QUESTÃO 59 [E] Letra A: incorreta. A sofística não era uma escola, pois não teve um fundador. É um ensinamento, uma paideia. Outro grande erro é afirmar que o fundador foi Sócrates, sendo que ele foi um dos maiores críticos dos sofistas e suas práticas. Letra B: incorreta. Os sofistas eram professores, muitas vezes itinerantes, que, passando de cidade em cidade, ensinavam, somente mediante pagamento, aos jovens, dando mostras de sua eloquência ao manipular as palavras no meio do povo. Letra C: incorreta. Os sofistas não acreditavam em verdades absolutas, tudo era relativo. Letra D: incorreta. Os sofistas transmitiam seus ensinamentos tanto para pequenos grupos de adultos quanto em aulas particulares para os mais jovens, principalmente aqueles de famílias mais abastadas, que viam em seus ensinamentos o caminho mais curto e promissor para a ascensão política. Letra E: Correta. Por isso, aquele que discute deve aprender tanto os argumentos contrários quanto os favoráveis ao mesmo assunto se quiser vencer na discussão e fazer valer sua opinião sobre os demais. QUESTÃO 60 [A] Entre 2000 e 2010, observa-se um importante fluxo da região Sudeste para a região Nordeste em decorrência de investimentos no território nordestino (descentralização industrial, turismo, infraestrutura, agricultura irrigada e geração de empregos) e também do crescimento da migração de retorno, ou seja, nordestinos retornando para a sua região. Esta dinâmica reflete o maior crescimento econômico e baixo desemprego durante o período. QUESTÃO 61 [C] A letra da música de Renato Russo apresenta, claramente, uma crítica ao comportamento dos brasileiros, que é um comportamento contrário ao previsto na Constituição. QUESTÃO 62 [D] A referência à plantação de cana-de-açúcar nas Antilhas já remete ao conflito entre holandeses, também conhecidos como batavos ou flamengos, e colonos luso-brasileiros, fato este que levou a uma grande crise da economia açucareira no nordeste brasileiro. QUESTÃO 63 [A] Os textos de apoio retratam a dinâmica atmosférica no Brasil, pois a Amazônia é uma região onde se formam massas de ar úmidas que levam chuvas para várias regiões do Brasil como o sudeste. Isso se dá pela ação dos Rios Voadores. Dessa forma, o desmatamento da Amazônia interfere na dinâmica climática do país, bem como sua preservação garante um serviço ecológico a várias áreas do país como o Sudeste.

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 13

QUESTÃO 64 [E]

Somente a alternativa [E] está correta. O mapa expressa a exploração do homem branco europeu sobre o continente Africano desde o contexto da Expansão Marítimo Comercial nos séculos XV e XVI até o Imperialismo/Neocolonialismo do final do século XIX através da Conferência de Berlim de 1885. QUESTÃO 65 [D]

O processo de pedogênese refere-se à formação dos solos. Nesse sentido os fatores pedogenéticos estão relacionados às mudanças nas rochas (intemperismo), estas podem ser resultantes dos processos físicos e químicos de transformação das rochas pré-existentes. Após o intemperismo, ocorre a acumulação dos sedimentos e da matéria orgânica, assim forma-se o solo. QUESTÃO 66 [D]

Um avião que parte de Brasília (DF) em direção à Goiânia (GO) adota a direção sudoeste aumentando a latitude. Lembrando que a latitude é a distância em graus em relação a linha do Equador (0°) e aumenta em direção aos polos (90°).

QUESTÃO 67 [A]

Letra B: incorreta. A primeira escola de pensamento sociológico foi chamada de Positivismo e não darwinismo

social. Darwinismo social foi uma expressão cunhada pelo historiador britânico Richard Hofstadter, já no século

XX.

Letra C: incorreta. O positivismo instituiu a crença no poder exclusivo e absoluto de explicação da realidade

social pela ciência e não pela filosofia.

Letra D: incorreta. Essa definição não pertence a sociologia e sim ao conhecimento produzido pela religião ou

mitos.

Letra E: incorreta. Buscava-se reproduzir na Sociologia os mesmos padrões de objetividade, e não da

subjetividade, que regiam o estudo das outras ciências.

QUESTÃO 68 [A]

O texto fornece dados que levam às principais características dos povos indígenas em questão, ou seja, nômades e caçadores. E pelo lado contrário, não há informações sobre a produção de cestas ou cerâmicas.

QUESTÃO 69 [C]

A) Incorreta. Pois o conhecimento que se fundamenta na fé e confiança dos que recebem é o conhecimento mítico ou religioso e não o filosófico. B) Incorreta. A Filosofia continua atual e não perdeu seu sentido, sua função e importância C) Correta. O conhecimento filosófico prioriza a racionalidade, a fundamentação teórica e a crítica de ideias por meio de uma investigação sistemática e racional, buscando compreender, de modo profundo e totalizante, o mundo e o ser humano. D) Incorreta. A filosofia não busca explicações mágicas e sobrenatural, isso é típico do conhecimento mítico ou religioso. E) Incorreta. A filosofia recusa explicações preestabelecidas e, por isso mesmo, há a exigência de que para cada fato seja encontrada uma explicação racional e que para cada problema ou dificuldade sejam investigadas e encontradas as soluções próprias exigidas por eles.

LC / CH – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 14

QUESTÃO 70 [C] A revolução médico-sanitária – processo que levou aos investimentos em saúde pública, vacinação em massa, uso de antibióticos, dentre outros – resultou na redução da mortalidade do país, realidade que, em conjunto com a melhoria da condição de vida, leva ao aumento da expectativa de vida. QUESTÃO 71 [A] Nos últimos anos, o Brasil apresenta superavit na balança comercial, isto é, exportações superam importações. Todavia, ocorre um declínio porcentual nas exportações de produtos industrializados (manufaturados) e um aumento percentual das exportações de commodities (matérias primas e produtos semimanufaturados com valor fixado em bolsas de valores), são exemplos: soja, milho, açúcar, suco de laranja, café, minério de ferro, nióbio e petróleo pré-sal. Observa-se um processo de desindustrialização e primarização do comércio exterior brasileiro. QUESTÃO 72 [E] Segundo Aristóteles, todas as atividades humanas aspiram a algum bem, dentre os quais o maior é a felicidade. Para ele, a felicidade não se encontra nos prazeres nem na riqueza, mas na vida virtuosa, que se alcança pela atividade racional. QUESTÃO 73 [E] Milton Santos, em sua obra, faz uma análise da evolução do espaço geográfico, entendido com as relações sociedade e natureza ao longo do processo histórico. Nesta análise ele ressalta que a tecnologia modificou o espaço, sendo uma aliança entre ciência e técnica. Além disso, ele fala da velocidade das transformações por meio do papel das redes e dos fluxos. QUESTÃO 74 [B] O cerrado, representado na imagem, é um bioma complexo, heterogêneo e que está presente em áreas de clima tropical, com duas estações bem definidas, por isso possui uma vegetação estacional. Além disso o cerrado apresenta-se como troncos retorcidos, casca grossa e folhas pequenas, sendo semidecidual. Esse bioma é muito encontrado em planaltos e chapadas da porção central do Brasil. QUESTÃO 75 [E] Somente a alternativa [E] está correta. Napoleão Bonaparte foi coroado imperador da França em 1804 e através de diversas guerras e conchavos montou um grande império na Europa desestruturando as fronteiras entre os países. Em 1812, a campanha da Rússia representou o início do fracasso de Napoleão que foi derrotado definitivamente em 1815 na Batalha de Waterloo. No mesmo ano, durante o Congresso de Viena, as propostas das nações eram refazer o mapa europeu e restaurar a velha ordem utilizando alguns princípios, tais como, Legitimidade, Restauração e Equilíbrio. QUESTÃO 76 [B] Trata-se da campanhas pelas Diretas Já, perceptível claramente na frase “Eu quero votar para presidente” escrita na camiseta de Chico Buarque. As demais alternativas estão fora de contexto.

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 15

QUESTÃO 77 [C] A concepção de países capitalistas e países socialistas remonta à Velha Ordem Mundial Bipolar, onde a divisão do mundo político-ideológica regionalizava o mundo em Oeste e Leste. Na Nova Ordem Mundial temos uma divisão eminentemente econômica de países desenvolvidos (centrais) e países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento (periféricos), de acordo com o grau de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico. QUESTÃO 78 [E] Questão que envolve o conhecimento sobre o conceito de modo de produção, portanto, insere-se na competência de área 03 ao abordar os diversos modos de organização econômica e social com suas respectivas práticas. Atentar para o fato de nunca ter ocorrido feudalismo no Brasil Colonial, pois toda a construção das estruturas coloniais, visava as necessidades do mercantilismo português, ou seja, o capitalismo. Não confundir Modo de Produção com mão de obra. QUESTÃO 79 [A] Nas sociedades patriarcais, marcadas pela dominação masculina em relação às mulheres, tradições culturais fazem com que as mulheres internalizem a segregação socioespacial. Ou seja, uma autorrepressão. Assim, seus deslocamentos no espaço urbano são muito mais restritos, inclusive o acesso a determinados locais, quando comparados aos realizados pelos homens. QUESTÃO 80 [C] Anaximandro, discípulo de Tales, indo contra as ideias de seu mestre, afirmava que o princípio e causa geradora do Universo era o ápeiron, que era o ilimitado, indefinido e indeterminado, aquilo que, não sendo nada material, nenhum elemento da natureza e nenhuma qualidade da physis, dava origem a todas as coisas. QUESTÃO 81 [D] Letra A :incorreta. Não se resumem a alguns eventos isolados nem a algumas pessoas específicas. Uma das

características mais marcantes é justamente o fato de eles envolverem uma grande coletividade e se repetirem

ao longo do tempo. Isso revela uma outra característica dos fatos sociais, a generalidade.

Letra B: incorreta. Os fatos sociais seriam INVISÍVEIS e INTANGÍVEIS, ou seja, NÃO poderiam ser observados

diretamente. Contudo, suas propriedades podem ser analisadas indiretamente, isto é, por intermédio dos seus

efeitos e tentativas de expressão, por exemplo, textos religiosos, leis ou regras e códigos de conduta socialmente

prescritos.

Letra C – incorreta. Os fatos sociais NÃO podem ser confundidos com fatos psicológicos ou orgânicos porque,

ao contrário destes, são construções sociais, adquiridas pelo indivíduo ao longo do processo de socialização.

Letra D- Correto. Pois os fatos sociais têm como uma de suas características a coercitividade. A coerção social

se manifesta por meio das “sanções legais” ou “espontâneas”, claramente visíveis quando alguém tenta se

comportar de forma diferente do grupo. O próprio grupo social é um agente de socialização coercitivo, pois

“força” a adequação dos indivíduos ao padrão adotado.

Letra E – incorreta. Os fatos sociais existem independentemente da vontade do indivíduo. Desde quando nasce,

este é exposto a regras, valores, comportamentos que existiam antes dele e aos quais ele será coagido a se

adequar.

LC / CH – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 16

QUESTÃO 82 [E] A criação da Prensa por Gutemberg no século XVI, foi fundamental para a expansão de idéias, devido a publicação mais rápida de livros, difundindo o saber pela Europa. QUESTÃO 83 [B] O alto escalão do exército brasileiro retirou o apoio a D. Pedro II na chamada Questão Militar. Em relação à Igreja, a mesma estava descontente justamente pela interferência do Estado nas questões eclesiásticas. QUESTÃO 84 [C] A liberdade dos homens, garantida, principalmente, pelo pleno exercício da cidadania, na Grécia Antiga estava atrelada ao fazer política, uma vez que só podia participar da democracia escravista ateniense aqueles que eram considerados cidadãos. QUESTÃO 85 [D] Um dos antecedentes históricos que possibilitou a descolonização afro-asiática foi o enfraquecimento das potências europeias no contexto do pós-Segunda Guerra. Devido aos gastos de guerra e as perdas humanas e territoriais, os países europeus precisaram passar por um processo de recuperação política e econômica e, por isso, perderam força enquanto metrópoles. QUESTÃO 86 [A] As manifestações culturais à Iemanjá e as festividades de fim de ano celeradas nas praias brasileiras, não são provenientes das práticas indígenas, mas sim de africanas e europeias. Tais celebrações não trazem equidade entre as culturas e muito menos minimizam as desigualdades sociais. Embora a cultura africana não seja hegemônica, esse sincretismo revela a heterogeneidade existente no Brasil. QUESTÃO 87 [C] Ambas as revoluções – americana e francesa – sofreram influência do pensamento iluminista e como a americana foi anterior, ela acabou por também influenciar a francesa. A Independência dos EUA, por ser o primeiro movimento revolucionário a acontecer no século XVIII, acabou demonstrando na prática como formar um Estado Republicano. QUESTÃO 88 [D] O mapa representado é a divisão proposta por Milton Santos destacando a região concentrada que corresponde a maior parte dos elementos que compõe o meio técnico-científico informacional, como tecnologia, ciência e informação.

LC – 1o dia | Caderno 2 – AMARELO – Página 17

QUESTÃO 89 [D] O território, como espaço definido por relações de poder, torna-se fluido na era da globalização, e a territorialidade passa a abranger várias escalas. Os controles territoriais são flexíveis do ponto de vista econômico, mas em busca de soberania e visando ampliar as relações de poder, muitas nações tornam fronteiras rígidas politicamente. QUESTÃO 90 [D] O Brasil é um país industrializado, mas com graves problemas sociais. Embora o PIB do país figure-se entre os maiores do planeta, os indicadores socioeconômicos ainda deixam a desejar, além disso, um dos mais graves problemas para o país de dimensões continentais é a desigualdade regional que lhe confere profunda heterogeneidade.