Indústria da cerâmica e porcelana

Post on 16-Apr-2017

31 views 0 download

Transcript of Indústria da cerâmica e porcelana

Indústria da cerâmica e porcelanaPrática Simulada de Expressões

ArtísticasHugo Galvão Nº13 / 9ºB_Vocacional

Tópicos1. Evolução da cerâmica e porcelana

através dos tempos;

2. A cerâmica portuguesa;

3. Importância das faianças Bordalo Pinheiro.

IntroduçãoNesta pesquisa irei falar sobre a evolução

da indústria da cerâmica e da porcelana até aos dias de hoje.

Evolução da cerâmica e porcelana através dos tempos

A arte da cerâmica enriqueceu entre quase todos os povos ao mesmo tempo, refletindo nas formas e nas cores o ambiente e a cultura em que viveram. Nas primeiras peças decoradas, os motivos artísticos eram geralmente o dia a dia das comunidades: a caça, os animais, a luta, etc.

Do calor do sol aos fornos utilizados atualmente para tornar as peças mais firmes, a história da cerâmica auxiliou no cotidiano de todos os povos.

Porcelana através dos temposOs primeiros registros da origem da porcelana foram feitos em tempos remotos na China, entre os séculos VI e VII. Apesar de não existir uma data precisa, acredita-se que um forno de cerâmica ultrapassou a temperatura habitual, resultando em um elemento que surpreendeu por sua dureza, translucidez, pureza e cor branca. Ainda hoje, as louças de porcelana branca são alternativas infalíveis para compor a mesa com sobriedade e charme.

A cerâmica portuguesa A cerâmica tradicional portuguesa tem nas suas origens as diversas

civilizações e culturas milenares que ocuparam e passaram pela Península Ibérica.

Na tradição portuguesa da cerâmica, pode-se encontrar sinais das gerações romanas, dos árabes, visigodos e celtas. Os processos de fabrico, os componentes decorativos e as formas e funções dos artefactos transmitem bastante sobre as suas origens. No começo do Séc. XVI constata-se o aparecimento de testemunhos em forma de documentos da existência das cerâmicas vidradas, mais exactamente das faianças portuguesas.

Importância das faianças Bordalo Pinheiro Bordalo dirigiu e ilustrou. Esta figura está intimamente associado à cerâmica das Caldas, nomeadamente à Fábrica Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, que o próprio ceramista, ilustrador e caricaturista criou em 1884, juntamente com o seu irmão Feliciano, com o propósito de revitalizar as artes tradicionais da cerâmica e do barro.

O Zé (também batizado por “Toma”), figura identificativa do povo português, criticando de forma humorística os principais problemas sociais, políticos e económicos do País, é retratado em cerca de 300 diferentes desenhos, em distintas poses, com ou sem manguito.

Os mercados internacionais, sobretudo Estados Unidos, França, Alemanha e Dinamarca, representam atualmente 60% das vendas da Bordalo Pinheiro (em 2009 representavam 35% da faturação). E há novos mercados, com grande potencialidade, para explorar, na América Latina.

Conclusão

FIM

A minha turma, 9ºB_Vocacional da Escola Secundária de Rio Maior, irá realizar uma visita de estudo á Casa/museu Bordalo Pinheiro.