M.a. - ceiciencia.files.wordpress.com · A simples observação dos seres vivos no seu habitat...

Post on 05-Aug-2019

216 views 0 download

Transcript of M.a. - ceiciencia.files.wordpress.com · A simples observação dos seres vivos no seu habitat...

4600 M a4600 M.a.

4000 M.a.

Biosfera: abrange todas as formas de vida e respectivos bi d fi lí lambientes. Corresponde a uma fina película que se 

estende desde cerca de 9000 metros acima do nível do mar até cerca de 11000 metros abaixo desse nívelmar até cerca de 11000 metros abaixo desse nível.

A simples observação dos seres vivos no seuhabitat permite constatar uma multiplicidadede diferenças, dando uma ideia da diversidaded idda vida.

l d á d lResolva o Doc. 1 das páginas 8 e 9 do seu manual.

Sugestão de resposta ao Doc. 1

Conjunto das interacções entre diversidade deespécies, a diversidade genética e a diversidaded i t ló i ( d di C t idos sistemas ecológicos (segundo di Castri eYounés, 1995).

Refere‐se à diversidade de comunidades presentese e e se à d e s dade de co u dades p ese tesnos diferentes ecossistemas.

Refere‐se à variedade entre espécies encontradasem diferentes habitats do planeta.p

Refere‐se à variedade genética dentro e entreRefere se à variedade genética dentro e entrepopulações pertencentes à mesma espécie.

d f l d bi di id dEm regra, quando falamos de biodiversidadereferimo‐nos à diversidade de espécies.

Riqueza em espécies (número l d d f é dtotal  de diferentes espécies da 

comunidade)

Abundância relativa das diferentes espécies (número dediferentes espécies (número de indivíduos de cada espécie)

Conjunto de indivíduos, em regramorfologicamente semelhantes, que podemcruzar‐se entre si originando descendência fértil.

Com base no texto da página 13 do seu manual, defina cada um p g ,destes níveis de organização biológica no seu caderno diário.

l d á i d lResolva o Doc. 2 das páginas 12 e 13 do seu manual.

Sugestão de resposta ao Doc. 2

Para se compreender o funcionamento de uma a se co p ee de o u c o a e to de uecossistema é necessário avaliar a natureza, aintensidade e a complexidade das relações entreas diferentes espécies que o compõem.Para Cohen (1989), se uma comunidade forcomparável a uma cidade, uma rede trófica écomo um plano da cidade que assinala quais asestradas que são utilizadas pelo trânsito.

l d á i d lResolva o Doc. 3 das páginas 14 e 15 do seu manual.

Sugestão de resposta ao Doc. 3

Desde o surgimento das primeiras formas de vidaDesde o surgimento das primeiras formas de vidaaté aos nossos dias, um sem número de espéciesterão surgido e quase outras tantas terão sidoterão surgido e quase outras tantas terão sidoextintas.

l d á i d lResolva o Doc. 4 das páginas 16 e 17 do seu manual.

Sugestão de resposta ao Doc. 4

d i õ i i dNo passado, as extinções eram originadasessencialmente por factores climáticos egeológicosgeológicos.

Actualmente, o ser humano é considerado oprincipal responsável pelo cenário preocupante dap p p p p pextinção de espécies, ou seja, pela redução donúmero de indivíduos de cada espécie até ao seudesaparecimento. Todavia, o ser humanodesenvolve também esforços no sentido depreservar a biodiversidade.

O ritmo actual de extinção de espécies é mil adez mil vezes maior do que os ritmos naturaisqde extinção conhecidos na Biosfera desde há600 milhões de anos. Segundo algumasg gestimativas, estamos a perder espécies a umataxa milhares de vezes superior à taxa normal.p

Espécie em perigo: espécie cuja sobrevivênciaé considerada duvidosa se continuarem aactuar os factores que a ameaçam (segundo oCentro Mundial de Controlo da Conservação).

As actividades humanas causam muitosdesequilíbrios nos ecossistemas que muitas vezes

l d éresultam em extinções de espécies:Aquecimento globalRedução da camada de ozonoIntensa degradação dos solosD fl ãDesflorestaçãoEtc.

Perda de biodiversidade

Importante para:p pDinâmica dos ecossistemas;Utilização de inúmeros seres vivospara benefício do Homem.para benefício do Homem.

A tomada de consciência de que é necessáriopreservar as espécies tem levado muitos países,

t t did à i ã d dentre outras medidas, à criação de zonas deprotecção especial ou áreas protegidas. Esteslocais pretendem manter as espécies e oslocais pretendem manter as espécies e osecossistemas relativamente livres da acção doHomem permitindo conservar um patrimónioHomem, permitindo conservar um patrimónionatural, não só para as gerações actuais comotambém para as gerações futuras.p g ç