Não existe bolha no mercado imobiliário de Santos

Post on 20-Jul-2015

157 views 0 download

description

Matéria do jornal A Tribuna sobre o mercado imobiliário de Santos.

Transcript of Não existe bolha no mercado imobiliário de Santos

5/17/2018 N o existe bolha no mercado imobili rio de Santos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/nao-existe-bolha-no-mercado-imobiliario-de-santos

MARCELOSANTOS

DAREDAÇÃO

O noticiário intenso sobre a crise nospaísesricose o esfria-

mento da economia brasileira a partir do semestre passadogeraram uma dúvida entre osque se impressionam com astorres que continuam mudan-doapaisagemdeSantos.Esta-ria o setor imobiliário santista sobriscodeumabolha?

Essa preocupaçãoexigeuma análise profunda das tendên-ciasdemercado–áreaessaqueé um dos temas principais da segunda edição do Ficon –Fórum da Indústria da Cons-truçãode Santose Região,quecomeça hoje às 9h15 no Men-desConventionCenter.Osemi-nárioéumarealizaçãodoSiste-ma  A Tribuna  de Comunica-

çãoeUnaEventos.Paraempresáriosdaconstru-ção, esse risco inexiste porque,mesmocomtantasobrasacon-tecendo ou agendadas para ospróximos anos, a demanda émuitogrande.

 As pesquisas indicam que a melhora do poder aquisitivo

acontece em todas as classessociais, da mais pobre à maisrobusta,eaindahámuitagentequerendo realizar o sonho da casa própria ou trocar a atualpor uma mais moderna. Alémdisso, a queda dos juros deveatrair de volta os investidoresquesaíramdosetorimobiliárioparaaplicaremfundos.

OdiretordaOdebrecht,Mar-cello Arduin, descarta esse ris-co lembrando que a demanda por imóveis na região crescerá muito devido aos R$ 45 bi-lhões que serão investidos emtodaaregiãoaté2020.

OempresárioArmênioMen-des, da Miramar, explica quea 

 bolha da Europa se deu porexcesso de oferta, o que está longe de acontecer na região.Para ele, o setor precisa ficaratentoaoaumentodoscustos.

ParaodiretordaFranzCons-trutora, Salvador Franzese, omomento é de acomodaçãode

preços. Ele também está preo-cupadocomoaumentodoscus-tos. “Mas em hipótese nenhu-mavivemosumabolha”.

OdiretordaFamíliaCapital,MárioEsteves,tambémressal-ta que o aquecimento inicialpassou e que agora o mercado viveo ajustede preços.“Perma-necerá no mercado quem é bom, sabe trabalhar e atrairinvestimentos. Acredito que

ainda teremos muitos anos decenáriopositivo”,dizEsteves.

 A diretora da Vértice, Iná QuintasCastaldi,descartaoris-co de bolha porque o cresci-mento do País tem bases sóli-das em todas as regiões e seg-mentosda economia. “Supera-mos a euforia inicial e estamosentrandoemumafasedeequi-líbrio, de um comércio saudá- vel do ponto de vista de quemcompraedequementrega”.

Já o presidente do Serviço

Social da Construção Civil doEstado(Seconci),AntônioCar-los Salgueiro de Araújo, dizqueaBaixadaSantistaespecifi-camentenão corre risco de bo-lha, pois recebe investimentosdepetróleoeinfraestrutura.

“Estes investimentos, alémde demandarem diretamenteo mercado da construção civil,também representam uma de-manda indireta através da construçãohabitacional”.

❚❚❚ O presidente da Associa-çãodosEmpresáriosdaCons-trução Civil da Baixada San-tista (Assecob), LuizAntônioPaiva dos Reis, lembra que ocenário atual é o melhor dasúltimas duas ou três décadase que hámuitoespaço paraa construção de salas comer-ciaisecentrosempresariais.

JáodiretordaBesmon,Re-natoMonteiro,dizqueinicial-mente a construção atendeua demanda de apartamentosdealtopadrão de150 metrosquadradose queagoraa pro-curaéporunidadesmenores.

“Nós precisamos aproveitaresseencontro(oFicon)parade- baterquaisas possíveismelho-rias do mercado, aprofundar-mosnoproblemaseproporso-luções”, afirma Monteiro. Se-gundoele,seumbairrodesvalo-rizado receber investimentosem infraestrutura, atrairá asconstrutoras, já quea ação pú-

 blicainterferenessemercado.De acordo com o diretorregional do Sindicato da In-dústria da Construção Civil(Sinduscon),RicardoBeschi-zza,odesafiodoFiconédiscu-tir soluções para a região co-moumtodo.“Nóstemospro- blemas infinitos de infraes-trutura, como, por exemplo,a necessidade da construçãodasalçasdarodoviaAnchieta paradesafogarotrânsito”.

❚❚❚OFiconcomeçaráàs9h15no Mendes Convention Cen-ter com a solenidade e, emseguida, o articulista da Re- vista Veja, Stephen Kanitz,apresentará o tema  As Ten-dênciasQue Afetarãoos seusNegócios.

 Às11h30,oconsultorimobi-liário Robert Michel Zarif e ocientista político e coordena-dordoInstitutodePesquisa  A Tribuna (IPAT),AlcindoGon-çalves,apresentarão a pesqui-saSecovisobreomercado.

 Afalta demão deobra seráo

tema da mesa-redonda às14h30– Os Avanços e asDifi-culdades da Capacitação deMãode Obrado Setor .Partici-pam José Carlos de Oliveira Lima,diretor-titulardoDepar-tamentodaIndústriadaCons-truçãodaFiesp;PauloAlexan-dre Barbosa, secretário esta-dualdeDesenvolvimentoEco-nômico; e Antônio Sérgio ItriConte, presidente da LeanConstructionInstitute.

 Às 16h15, o secretário esta-dualdeDesenvolvimentoMe-tropolitano,EdsonAparecido,e o coordenador técnico da FundaçãoDomCabral,RafaelTello,debatem A Importância da Infraestrutura Urbana pa-ra o Crescimentodo MercadoImobiliário Regional. Tam- bém participam João da Ro-chaLima,professorcoordena-dor do Núcleo de Real EstatedoDepartamentodeEngenha-riade Construção Civil da Es-cola Politécnica da USP, e oprefeitoJoãoPauloPapa.

Noencerramento,às17h30,a economista da FGV/Ibre, AnaMaria Castelo,e o econo-mista-chefe do Secovi, CelsoPetrucci,discutirão O CenárioEconômico e as Expectativas para o Mercado ImobiliárionosPróximosAnos.MAISINFORMAÇÕESSOBREOEVENTOEMWWW.UNAVENTOS.COM.BR/FICON.

O 2o FicontemopatrocíniodaBesmon,Terracon,Franz,GrupoMacuco,Miramar,Vértice,GrupoAltstut,ORRealizaçõesImobiliárias (GrupoOdebrecht),FamíliaCapital InvestimentosImobiliárioseEcovias.

ApoiamoeventoaAssociaçãodosEmpresáriosdaConstruçãoCivil(Assecob),Sinduscon,Secovi,SeconcieasprefeiturasdeCubatão,Guarujá,Mongaguáe Santos.

Ficonvaidebateraspossíveismelhoriasdomercadodaconstruçãocivil

Segunda edição do Ficon, que acontece hoje no Mendes Convention Center, debate setor da construção civil

Empresários

daconstruçãodescartamriscodebolhaFicon vai debater hoje os rumos do setor

Cenário atual éo melhor dosúltimos anos

Evento terápresença deStephen Kanitz

VANESSARODRIGUES

Patrocínio

Melhorias

C-4 Economia A TRIBUNA Quinta-feira 3www.atribuna.com.br maio de 2012

5/17/2018 N o existe bolha no mercado imobili rio de Santos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/nao-existe-bolha-no-mercado-imobiliario-de-santos