O fauvismo rita lameira

Post on 10-Jul-2015

1.731 views 0 download

Transcript of O fauvismo rita lameira

O Fauvismo

O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. O nome "fauvismo" surgiu devido à crítica de Louis de Varicellesà exposição de obras de Henri Matisse, Georges Rouault, André Derain, Maurice de Vlaminck, entre outros no Salon d’Automne, em 1905. Varicelles chamou os artistas de fauves (feras), devido ao facto de as telas que se encontravam na sala serem, realmente, estranhas, selvagens: uma exuberância da cor, aplicada aparentemente de forma arbitrária.

A palavra tem origem no vocábulo francês Fauves (“feras”) que era um grupo de artistas de vanguarda cujos trabalhos valorizavam as qualidades pictóricas e o uso da cor profunda na herança da representação Impressionista.

Os Fauvistas simplificaram as linhas, exprimiram-se com assuntos de fácil leitura, perspectivas exageradas, uso de cores muito vivas e arbitrárias, pouco naturais, formas simples e planos lisos. Insistiram também na frescura do acabamento espontâneo.

Principais características do Fauvismo

- Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho)- Intenção de estabelecer harmonia, tranquilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte.- Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;- Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;- Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.

Características da pintura

- Pincelada violenta, espontânea e definitiva; - Ausência de ar livre; - Colorido brutal, dando a sensação física da cor que é subjectiva, não correspondendo à realidade; - Autonomização completa do real. - Uso exclusivo das cores puras, como saem das

bisnagas; - Pintura por manchas largas, formando grandes

planos.

Principais artistas Fauvistas

- Henri Matisse- Paul Gauguin- Georges Braque- Jean Puy- Paul Cézanne- Maurice de Vlaminck

O Porto de Londres

"O Porto de Londres" (1906) é uma das obras mais famosas do pintor francês André Derain. Neste quadro, as cores vivas movimentam-se e cintilam num embarcadouro do rio Tamisa. Ao longe a inconfundível silhueta da Tower Bridge.

O artista transformou a cena num arco-íris de cores primárias, nitidamente aplicadas em blocos. O seu uso da cor distorce a perspectiva e confere à superfície do quadro uma unidade vibrante. A pincelada espontânea revela que Derainconhecia as técnicas do Impressionismo; assim, fez da cor o tema da sua pintura, tornando o cenário quase irrelevante.

Esta obra integra o acervo da Tate Gallery, de Londres.

La Montagne Sainte-Victoire vue de Bellevue

Mulher com Chapéu

Auto-retrado (Paul Gauguin) com halo

Duas italianas com flores de manga

Trabalho elaborado por:

Rita Lameira Nº11

FIM!Prof. Céu Faias

História