O Iluminismo e a formação dos Estados UnidosO movimento que arquitetou as ideias que derrubaram o...

Post on 15-Jul-2020

5 views 0 download

Transcript of O Iluminismo e a formação dos Estados UnidosO movimento que arquitetou as ideias que derrubaram o...

HISTÓRIA PROFª. PETTY RIBEIROEJA 5ªFASE

Unidade IProdução, Circulação e Trabalho

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 2.2ConteúdoO Iluminismo e a formação dos Estados Unidos

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeDesenvolver a compreensão sobre o Iluminismo e como isso se reflete no seu cotidiano.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Progresso, otimismo e DeusO movimento que arquitetou as ideias que derrubaram o Antigo Regime é denominado Iluminismo, e teve em René Descartes e Isaac Newton seus precursores. Foram eles que lançaram as bases do racionalismo e do mecanicismo.

AULA

5

John LockeTransferiu o racionalismo para a política, para a análise social. A partir da crítica e da razão, formulou a concepção da bondade natural humana e sua capacidade de construir a própria felicidade.

AULA

6

MontesquieuSistematizou a teoria da divisão de poderes (legislativo, executivo e judiciário), esboçada anteriormente por Locke. “Só se impede o abuso do poder quando pelas disposições das coisas só o poder detém o poder”.

AULA

7

VoltaireDefendeu uma monarquia esclarecida, isto é, um governo baseado nas ideias dos filósofos. Apesar de ferrenho crítico da Igreja, era deísta: acreditava na presença de Deus na natureza e no homem, bastando a razão para encontrá-lo.“Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo”.

AULA

8

Jean-Jacques RousseauRenunciar a liberdade é renunciar a ser homem. “O homem nasce bom, a sociedade o corrompe”.

AULA

9

Os economistas do IluminismoPrincipais ideias defendidas

• Também conhecidos como fisiocratas, os economistas iluministas defendiam a liberdade econômica, ou seja, que a economia pudesse se movimentar de acordo com suas próprias leis.

• A frase do economista Gournay exemplifica bem estas ideias: “Deixai fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo”.

AULA

10

Principais economistas do IluminismoAnne Robert Jacques Turgot Defensor do livre comércio e de medidas para racionalizar a economia.

AULA

11

Principais economistas do IluminismoFrançois Quesnay – Um dos principais representantes da fisiocracia. Defensor da agricultura como principal fonte de riquezas de uma nação e da retirada das barreiras estatais que dificultavam a produção e circulação de mercadorias.

AULA

12

Principais economistas do IluminismoVincent de Gournay – Ao contrário de grande parte dos economistas iluministas, Gournay defendia a indústria como importante fonte de riqueza de uma nação. Defendia também a liberdade de comércio entre países (sem barreiras alfandegárias) e a liberdade de funcionamento de indústrias.

AULA

13

Principais economistas do IluminismoAdam Smith – Precursor do liberalismo econômico. Sua principal obra foi “A riqueza das nações”, onde fez pesadas críticas ao intervencionismo estatal na economia e à política econômica mercantilista.

AULA

14

A EnciclopédiaA principal obra deste movimento foi a “Encyclopédie”, também chamada de “Dicionário das Ciências, Artes e Ofícios”. A obra de 17 volumes, escrita entre 1751 e 1772, representou a divulgação do avanço dos conhecimentos científicos e seculares.

AULA

15

A EnciclopédiaA obra teve cerca de 150 autores (filósofos, cientistas, historiadores, zoólogos e outros pesquisadores de diversas áreas do conhecimento), tendo como diretores e organizadores dois importantes filósofos franceses: Denis Diderot (1713 - 1784) e Jean Le Rond d’Alembert (1717 – 1783). Esta obra foi de fundamental importância para o movimento iluminista da segunda metade do século XVIII.

AULA

16

Diderot Jean Le Rond d’Alembert

AULA

17

(Mackenzie) Sobre o Iluminismo, é correto afirmar que:

a) defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais.

b) propunha a intervenção do Estado na economia, para assegurar o direito de propriedade.

c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

18

d) acreditava que o colonialismo seria o meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais.

e) consistia na defesa da Igreja Católica como única instituição capaz de educar a sociedade e formar cidadãos críticos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

19

Os déspotas esclarecidos • Por esclarecimento compreende-se o esforço de

filósofos e pensadores em fazer as pessoas se afastarem de todo fanatismo e ignorância. Diversos monarcas absolutos procuraram absorver as novas ideias para fugir da crise que marcava o regime.

• Os déspotas esclarecidos contribuíram para o desenvolvimento cultural de suas nações e adotaram um discurso paternalista.

AULA

20

Os déspotas esclarecidosPara atingir seus objetivos, esses governantes procuraram, de forma geral:

• Racionalizar a administração pública; • Incentivar a educação; • Estimular a produção de manufaturas; • Se afastar do poder da Igreja e da influência religiosa.

Muitas medidas adotadas pelos déspotas esclarecidos não resistiram diante das pressões da nobreza tradicional.

AULA

21

VT 02 - Marquês de Pombal

AULA

22

Marquês de Pombal, que foi ministro do rei D. José de Portugal (cargo exercido de 1756 a 1777).

AULA

23

VT 03 - Catarina II, da Rússia

AULA

24

Catarina II, da Rússia (reinado de 1762 a 1796)

AULA

25

Os déspotas esclarecidos • Frederico II, da Prússia (reinado de 1740 a 1786) • Filipe V, da Espanha (reinado de 1700 a 1724) • Fernando VI, da Espanha (reinado de 1746 a 1759) • Carlos III, da Espanha (reinado de 1759 a 1788) • José II, da Áustria (reinado de 1765 a 1790) • Gustavo III, da Suécia (reinado de 1771 a 1792)

AULA

26

(FUVEST) Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que:

a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.

b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

c) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.

d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.

e) foi uma tentativa, mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterar as estruturas vigentes.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

28

VT 04 - Como é fabricado o ASUS Zenfone 3 no Brasil?

DESAFIO DO DIA

29

O vídeo apresentado nos mostra como é realizado o complexo processo de montagem de um celular. Você é capaz de imaginar como eram fabricadas todas as coisas que utilizamos comumente antes que houvesse indústrias e tecnologias avançadas como a que vimos no vídeo?

DESAFIO DO DIA

30

Aula 2.1Revoluções na Inglaterra

Aula 2.2O Iluminismo e a formação dos Estados Unidos

RESUMO DO DIA

31