Organização do SNC Profª Diane Luce Bonito Profª Diane Luce Bonito.

Post on 17-Apr-2015

122 views 0 download

Transcript of Organização do SNC Profª Diane Luce Bonito Profª Diane Luce Bonito.

Organização do SNCOrganização do SNC

Profª Diane Luce BonitoProfª Diane Luce Bonito

O O Sistema Nervoso Sistema Nervoso CentralCentral divide-se em: divide-se em:

O tronco cerebral interpõe-se entre a medula e o O tronco cerebral interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinal com as estruturas seja, conecta a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente. encefálicas localizadas superiormente.

Composição Composição

O tronco cerebral se divide em:O tronco cerebral se divide em:MesenséfaloMesenséfaloPontePonteBulboBulbo

Decussação PiramidalDecussação Piramidal

Funções motoras do tronco Funções motoras do tronco cerebralcerebral

Formação reticular bulbar do tronco cerebral.Formação reticular bulbar do tronco cerebral. Faz conexões com outras áreas do encéfalo e do corpo.Faz conexões com outras áreas do encéfalo e do corpo.

CONTROLE DA ATIVIDADE CONTROLE DA ATIVIDADE MUSCULAR PELO CÓRTEX MUSCULAR PELO CÓRTEX

CEREBRAL PELOS GÂNGLIOS CEREBRAL PELOS GÂNGLIOS E PELO CEREBELO.E PELO CEREBELO.

Funções motoras do Córtex Funções motoras do Córtex cerebral, Gânglios da base e cerebral, Gânglios da base e

CerebeloCerebelo

Atividades motoras mais complexasAtividades motoras mais complexasAtuação em conjunto.Atuação em conjunto.

                                                                           

CórtexCórtex Atividade proposital da atividade motoraAtividade proposital da atividade motora Capacidade funcional das mãos, dedos e Capacidade funcional das mãos, dedos e

partes distais do braçopartes distais do braço Área motora localiza-se no lobo frontalÁrea motora localiza-se no lobo frontal Dividida 2 partes:Dividida 2 partes: Posterior: Córtex 1º – Controla músculos Posterior: Córtex 1º – Controla músculos

individuais ou grupos de músculos individuais ou grupos de músculos intimamente associados.intimamente associados.

Anterior – Córtex Pré Motor – Controla Anterior – Córtex Pré Motor – Controla atividades de contração coordenada de atividades de contração coordenada de grupos musculares múltiplos.grupos musculares múltiplos.

Transmissão de sinais motores para a medula Transmissão de sinais motores para a medula espinhalespinhal

Feixe corticoespinhal- Feixe corticoespinhal-

via direta com origemvia direta com origem

no córtex que vai no córtex que vai

para medula espinhal.para medula espinhal.

Via corticoespinhal (anterior e lateral) Via corticoespinhal (anterior e lateral) ou via piramidalou via piramidal é uma via direta suas é uma via direta suas fibras sofrem decussação logo abaixo das fibras sofrem decussação logo abaixo das pirâmidespirâmides

Via extracorticoespinhal- formada por Via extracorticoespinhal- formada por todas outras vias neurais exceto a todas outras vias neurais exceto a corticoespinhal.corticoespinhal.

Essas vias incluem principalmente as vias Essas vias incluem principalmente as vias com origem nos gânglios basais e na com origem nos gânglios basais e na formação reticular bulbar.formação reticular bulbar.

Esses feixes incluem:Esses feixes incluem:Feixe rubroespinhalFeixe rubroespinhalFeixes reticuloespinhaisFeixes reticuloespinhaisFeixe tectoespinhalFeixe tectoespinhalFeixe vestibuloespinhal.Feixe vestibuloespinhal.

Essas vias terminam na medula espinhal Essas vias terminam na medula espinhal e através das estruturas neurais emitem e através das estruturas neurais emitem sinais para os músculos.sinais para os músculos.

Motoneurônios anteriores e Motoneurônios anteriores e interneurôniosinterneurônios

Motoneurônios anteriores- localizados na Motoneurônios anteriores- localizados na parte anterior da medula espinhal- parte anterior da medula espinhal- neurônios grandes que enviam axônios neurônios grandes que enviam axônios calibrosos da medula para os músculos.calibrosos da medula para os músculos.

Interneurônios- localizados na parte Interneurônios- localizados na parte central da medula ( subst cinzenta), são central da medula ( subst cinzenta), são neurônios menores que recebem as neurônios menores que recebem as informações sensoriais.informações sensoriais.

Gânglios da BaseGânglios da Base

Grande massa de neurônios na parte Grande massa de neurônios na parte profunda do cérebro e superior profunda do cérebro e superior mesencéfalo.mesencéfalo.

Responsável pela produção de Responsável pela produção de dopamina.dopamina.

Coordenação maior parte dos movimentos Coordenação maior parte dos movimentos corporais subconscientes, como corporais subconscientes, como contração de vários músculos contração de vários músculos simultaneamente.simultaneamente.

Função dos Gânglios BasaisFunção dos Gânglios Basais

É composto por:É composto por:Núcleo caudadoNúcleo caudadoPutamePutameGlobo pálido Globo pálido Núcleo subtalâmicoNúcleo subtalâmicoSubstância negra Substância negra e núcleo vermelho.e núcleo vermelho.

Funções dos diferentes Funções dos diferentes Gânglios da BaseGânglios da Base

Núcleo caudado e putame- Controlam Núcleo caudado e putame- Controlam movimentos intencionais grosseiros do corpo, movimentos intencionais grosseiros do corpo, além de participar no controle global dos além de participar no controle global dos movimentos corporais.movimentos corporais.

Globo pálido- posicionamento do corpo.Globo pálido- posicionamento do corpo.

Núcleo subtalâmico e áreas associadas- Núcleo subtalâmico e áreas associadas- controlam processo da marcha.controlam processo da marcha.

CerebeloCerebelo

Área posterior e inferior do encéfalo, atrás do Área posterior e inferior do encéfalo, atrás do tronco cerebral.tronco cerebral.

Associação com outras áreas motoras do S.N.Associação com outras áreas motoras do S.N. Coordenação contrações musculares Coordenação contrações musculares

seqüenciais.seqüenciais. Centro coletor de podas informações possíveis Centro coletor de podas informações possíveis

sobre o estado físico instantâneo do corpo.sobre o estado físico instantâneo do corpo.

Principais feixes de fibras que transmitem Principais feixes de fibras que transmitem as informações para o cerebeloas informações para o cerebelo

feixes espinocerebelares- informações feixes espinocerebelares- informações proprioceptivas com origem do corpo.proprioceptivas com origem do corpo.

Via cerebropontocerebelar- informações Via cerebropontocerebelar- informações da área pré-motora.da área pré-motora.

Feixe olivocerebelar- impulsos dos Feixe olivocerebelar- impulsos dos gánglios da base.gánglios da base.

Feixe vestibulocerebelar- impulsos do Feixe vestibulocerebelar- impulsos do aparelho do equilíbrio.aparelho do equilíbrio.

Feixe reticulocerebelar- informações do Feixe reticulocerebelar- informações do tronco cerebral.tronco cerebral.

Uma vez que o cerebelo processou as Uma vez que o cerebelo processou as informações sobre o estado físico do informações sobre o estado físico do corpo, ele manda o resultado para outras corpo, ele manda o resultado para outras áreas do encéfalo pelas vias:áreas do encéfalo pelas vias:

Feixe fastigiorreticular- informações para Feixe fastigiorreticular- informações para tronco cerebral. tronco cerebral.

Feixe cerebelo-talamocortical- Feixe cerebelo-talamocortical- informações para o tálamo.informações para o tálamo.

Células de Purkinje são as vias de saída Células de Purkinje são as vias de saída do cerebelo- neurotransmissor inibitório do cerebelo- neurotransmissor inibitório (Gaba).(Gaba).

Configuração funcional do Configuração funcional do Cerebelo Cerebelo

ARQUICEREBELOARQUICEREBELO

VESTÍBULOVESTÍBULO

PALEOCEREBELOPALEOCEREBELO

ESPINOESPINO

NEOCEREBELONEOCEREBELO

CÉREBRO (cortical)CÉREBRO (cortical)

Controle da linguagem faladaControle da linguagem falada

Córtex sensorial área de wernicke-lobo Córtex sensorial área de wernicke-lobo temporal transmitem sinais para área temporal transmitem sinais para área da broca- córtex pré-motor associação com da broca- córtex pré-motor associação com córtex motor primário, gânglios basais e cerebelo córtex motor primário, gânglios basais e cerebelo controle das sequências de contrações dos controle das sequências de contrações dos músculos laríngeos, orais e respiratórios, músculos laríngeos, orais e respiratórios, necessários para a formação das diferentes necessários para a formação das diferentes palavras.palavras.

Sistema nervoso autônomoSistema nervoso autônomo

Controle das funções internas do corpo:Controle das funções internas do corpo:2 Componentes:2 Componentes:Sistema Nervoso SimpáticoSistema Nervoso SimpáticoSistema nervoso ParassimpáticoSistema nervoso Parassimpático

Estímulo e controle : Hipotálamo e Tronco Estímulo e controle : Hipotálamo e Tronco cerebral.cerebral.

Anatomia do Sistema SimpáticoAnatomia do Sistema Simpático

Cadeia simpática situada a cada lado da Cadeia simpática situada a cada lado da medula espinhal.medula espinhal.

Ao longo de cada cadeia existem Ao longo de cada cadeia existem pequenas dilataçõespequenas dilatações bulbosas bulbosas Os Os gânglios simpáticosgânglios simpáticos onde ficam os onde ficam os corpos celulares neuronais.corpos celulares neuronais.

Gânglios simpáticosGânglios simpáticos

1 gânglio simpático/ cada segmento 1 gânglio simpático/ cada segmento medular torácico e lombar, mas existe medular torácico e lombar, mas existe apenas 3 gânglios simpáticos cervicais e 2 apenas 3 gânglios simpáticos cervicais e 2 a 3 sacrais.a 3 sacrais.

As fibras se dispersam a partir dos As fibras se dispersam a partir dos gânglios para todas as vísceras do gânglios para todas as vísceras do coração.coração.

gânglios Cav. Abdominal gânglios Cav. Abdominal Irrigação Irrigação órgãos abdominais.órgãos abdominais.

A cadeia simpática é ligada á medula espinhal.A cadeia simpática é ligada á medula espinhal. Os sinais são transmitidos da medula para periferia por meio de Os sinais são transmitidos da medula para periferia por meio de

dois neurônios:dois neurônios:

1° neurônio localizado na Faz sinapse com o 2º neurônio 1° neurônio localizado na Faz sinapse com o 2º neurônio

substância cinzenta lateral gânglios da cadeia simpáticasubstância cinzenta lateral gânglios da cadeia simpática

da medula espinhal Fibra pós-gânglionarda medula espinhal Fibra pós-gânglionar

Fibra pré- gânglionar Fibra pré- gânglionar

Fibras simpáticas Fibras simpáticas raízes anteriores do raízes anteriores do nervo espinhal nervo espinhal cadeia simpática. cadeia simpática.

Algumas delas passam diretamente para Algumas delas passam diretamente para os nervos viscerais os nervos viscerais órgão interno do órgão interno do corpo.corpo.

Enquanto outras passam para o nervo Enquanto outras passam para o nervo espinhal espinhal ramo cinzento ramo cinzento vão para o vão para o corpo todo corpo todo vasos sanguíneos, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e músculos glândulas sudoríparas e músculos eriçadores de pêlos.eriçadores de pêlos.

Fibras sensoriais Viscerais nos Fibras sensoriais Viscerais nos nervos simpáticosnervos simpáticos

Órgãos internos Órgãos internos fibras sensoriais fibras sensoriais nervos simpáticos nervos simpáticos ramo brancoramo branco nervos espinhais nervos espinhais fibra pré ganglionar fibra pré ganglionar substância cinzenta da medula substância cinzenta da medula 2 2 caminhos.caminhos.

fibra pós ganglionar retículo bulbarfibra pós ganglionar retículo bulbar

reflexos medulares SNCreflexos medulares SNC

Anatomia do sistema Anatomia do sistema ParassimpáticoParassimpático

Origem: Diversos nervos Cranianos e Origem: Diversos nervos Cranianos e vários segmentos sacrais da medula.vários segmentos sacrais da medula.

Principal décimo nervo craniano (vago) : Principal décimo nervo craniano (vago) : Coração, Pulmão e Abdome.Coração, Pulmão e Abdome.

Outros nervos cranianos carregam fibras Outros nervos cranianos carregam fibras parassimpática para cabeça, enquanto as parassimpática para cabeça, enquanto as fibras sacrais inervam a bexiga urinária, fibras sacrais inervam a bexiga urinária, parte inferior do cólon e o reto.parte inferior do cólon e o reto.

Gânglios de sistema Gânglios de sistema parassimpáticoparassimpático

Os neurônios pós-gânglionares ficam nas Os neurônios pós-gânglionares ficam nas paredes dos órgãos. paredes dos órgãos.

Sinais ParassimpáticoSinais Parassimpático

Sinais Sinais neurônios prê-gânglionares neurônios prê-gânglionares tronco cerebral e medula tronco cerebral e medula neurônios neurônios pós-ganglionares pós-ganglionares parede do órgão. parede do órgão.

Gânglio ciliar Gânglio ciliar situado atrás do globo ocular. situado atrás do globo ocular. Gânglio esfenopalatino Gânglio esfenopalatino atrás do nariz, atrás do nariz,

inervando as glândulas salivares.inervando as glândulas salivares. Gânglio ótico Gânglio ótico região da orelha, inervando as região da orelha, inervando as

glândulas parôtidasglândulas parôtidas Gânglio submandibular Gânglio submandibular situado na parte lateral situado na parte lateral

da mandíbula, inervando as glândulas da mandíbula, inervando as glândulas submandibulares.submandibulares.

Fibras AdrenérgicasFibras Adrenérgicas

As fibras pós-gânglionares dos dois As fibras pós-gânglionares dos dois sistemas secretam substâncias sistemas secretam substâncias transmissoras hormonais diferentes:transmissoras hormonais diferentes:

Simpático Simpático Norepinefrina Norepinefrina adrenérgico. adrenérgico.Parassimpático Parassimpático Acetilcolina Acetilcolina

colinérgico.colinérgico.

Ações dos sistemas simpáticos e parassimpático Ações dos sistemas simpáticos e parassimpático sobre os órgãossobre os órgãos

OlhosOlhos Secreções de sucos digestivosSecreções de sucos digestivos Glândulas sudoríparasGlândulas sudoríparas CoraçãoCoração Vasos sanguíneosVasos sanguíneos PulmõesPulmões Movimentos gastrointestinaisMovimentos gastrointestinais RinsRins

FígadoFígadoBexigaBexigaMetabólicoMetabólicoAtividades mentais.Atividades mentais.

BibliografiaBibliografia

PLTPLT

GUYTON, Arthur C.; HALL, Jhon E. GUYTON, Arthur C.; HALL, Jhon E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2006.2006.

Obrigada!!!!!Obrigada!!!!!