Os maiores erros cometidos pelos vendedores amadores

Post on 30-Nov-2014

4.134 views 2 download

description

Ninguém nasce vendedor, da mesma maneira que não nascemos falando, nem andando. O que diferencia os vendedores profissionais dos amadores não é isso, mas sim a vontade de sempre aprender mais para satisfazer melhor seus clientes. Mas, mesmo assim, depois de anos de experiência em vendas, seja no varejo, B2B, B2C ou outra modalidade, muitos profissionais continuam cometendo erro de amadores nas vendas.

Transcript of Os maiores erros cometidos pelos vendedores amadores

www.agendor.com.br

Você quer ser um grande vendedor ou uma piada? Saiba o que não fazer durante as vendas.

O que diferencia os vendedores profissionais dos amadores não é isso, mas sim a vontade de sempre aprender mais para satisfazer melhor seus clientes.

Saiba que nunca é tarde demais para aprender com os erros. Aqui vão os 10 maiores erros cometidos pelos amadores.

1. Contar com as comissões antes delas serem pagas

Muitos vendedores fecham uma nova venda e já querem resgatar a sua comissão.

Ao dar muita atenção à sua comissão você demonstra estar pensando apenas no dinheiro e esquece de dar o apoio ao seu cliente, que acabou de comprar de você e está cheio de ansiedade e incertezas.

2. Achar que a reunião foi boa porque o cliente gostou de você

Quando o cliente gosta da gente, costumamos achar que a venda está garantida, que vamos conseguir fechar o pedido e acabamos esquecendo o que realmente importa: apresentar uma solução eficiente para o cliente e entregar valor.

3. Levar documentos incompletos para fechar vendas

Você tem o SIM do cliente. Aí, no momento de assinar o contrato, leva documentação incompleta para a reunião. Isso é um sinal para o cliente da sua postura antiprofissional e um alerta para ele.

Você precisa passar segurança ao seu cliente ao fechar negócio.

4. Se atrasar

Esse é o matador de qualquer negócio. As pessoas não gostam de esperar e a maioria acha que não tem que ficar à sua disposição porque você está atrasado.

Mostre que você se preocupa com seu cliente, que está comprometido com os horários dele e que respeita o tempo de vocês dois.

5. Dar desculpas

Pense na última vez que alguém lhe disse que algo deu errado. Lembre-se de como eles culparam outras pessoas ou outros funcionários pelos seus erros e desculpas.

O problema é seu? Assuma. Clientes gostam de vendedores com atitude que lutam por eles dentro das empresas.

6. Manchar a concorrência

Todo mundo cai em tentação e fala algo da concorrência em algum momento da venda. Mas, cada vez que você fala mal da sua concorrência, em vez de mostrar valor no que faz, mostra ao cliente que está mais preocupado com a concorrência do que com fechar a venda.

7. Depender de tecnologia pra fazer apresentação

Não dependa da tecnologia para apresentar seu produto.

Durante a apresentação de vendas, a atenção do cliente precisa estar em você. Torne a apresentação mais pessoal possível. Seja capaz de apresentar a sua ideia em um guardanapo. Isso vai ajudar.

8. Continuar a vender depois do sim

Quando os clientes dizem que gostaram, que entenderam, que querem saber mais, continuamos vendendo.

Quando continuamos vendendo mesmo depois que o cliente já sinalizou o SIM, ele volta atrás em sua decisão e diz que “vai pensar”. De tanto falarmos, explicarmos e entrarmos em detalhe, despertamos a dúvida em nossos clientes.

9. Pedir pela venda e continuar falando

Depois que você pedir pela venda, deve ficar quieto e parar de falar. Quem tem que falar é o cliente.

Muitas vezes vamos pedir a venda e nossos clientes vão ficar calados.

Esse silêncio é importante. Serve para mostrar que você entende que ele precisa tomar uma decisão.

10. Perseguir o NÃO

Muitos vendedores ficam em cima do cliente mesmo depois que ele já disse que não vai comprar. Eles acreditam que vão vencer pela insistência, que podem convencer todos a comprar.

Isso lhe torna um vendedor inconveniente.Escute suas razões, aceite o NÃO e parta para o próximo SIM.

Cada erro desse cometido afasta você do caminho de se tornar um grande vendedor. Preze pelo profissionalismo e lembre-se que a sua missão é fazer seu cliente ser bem sucedido.

Adote uma postura ética, conheça bem o seu produto, seu mercado, seu cliente e o que você está oferecendo.