Plano de Aula - Unidade 4 - Trabalho Trabalho Em Grupo e Equipe

Post on 05-Dec-2014

662 views 0 download

Transcript of Plano de Aula - Unidade 4 - Trabalho Trabalho Em Grupo e Equipe

GESTÃO DO TRABALHO

Afinal então, o que é habilidade de gestão do trabalho profissional? É administrar, ou seja, tomar conta da sua capacidade de trabalho para torná-lo uma fonte de renda, de satisfação pessoal e de cidadania. É como você tem que fazer para conseguir trabalho e mantê-lo, uma vez conseguido.

É como melhorar o seu trabalho para ganhar mais, ficar mais satisfeito e dar a sua contribuição para a sociedade.

TRABALHO EM EQUIPE

TRABALHO EM EQUIPE É O MESMO QUE TRABALHO EM GRUPO?

Na escola, no MBA (Master in Business Administration, ou, em Português, Mestre em Administração de Negócios), na faculdade, é comum escutarmos a expressão “trabalho em grupo”. Será que as pessoas que usam esta expressão realmente sabem o que é trabalhar em grupo? Ou está faltando, de fato, pensar no trabalho em EQUIPE? Você percebe alguma diferença sobre os dois tipos de trabalho coletivo? Escreva em poucas palavras sua opinião:_______________________________________________________________

Trabalho em grupo versus trabalho em equipe1

No trabalho em grupo o culpado é sempre fácil de apontar. No trabalho em equipe não existem culpados, mas o time como um todo falhou. No trabalho em grupo o foco é na tarefa. No trabalho em equipe o foco é no resultado final. No trabalho em grupo divergências são raras e geram conflitos. No trabalho em equipe as divergências são estimuladas e geram insights diferenciados. No trabalho em grupo a comunicação é segregada e desestimulada. No trabalho em equipe a comunicação é transparente e coletiva. No trabalho em grupo cada pessoa só conhece a sua área de trabalho. No trabalho em equipe todos sabem como a empresa funciona, de A a Z. No trabalho em grupo as amizades são formadas horizontalmente (setores). No trabalho em equipe as amizades são formadas verticalmente (cross-sectors). No trabalho em grupo o esforço individual é um sentimento pessoal. No trabalho em equipe o time reconhece o esforço coletivo e individual. No trabalho em grupo os erros são inaceitáveis e causam danos na “cadeia de produção”. No trabalho em equipe os erros geram lições aprendidas. No trabalho em grupo o cliente pede, o chefe manda, o gerente supervisiona, o analista analisa, o

desenvolvedor desenvolve e o testador testa. No trabalho em equipe, o cliente pede e acompanha, o chefe e o gerente supervisionam e suportam a equipe, e

o time trabalha em conjunto, cada um com sua área de conhecimento, mas ajudando e discutindo as melhores soluções.

CONCEITO DE GRUPO E EQUIPE2

GRUPO

Desde que nascemos, fazemos parte de um grupo, grupos pequenos como a família, o qual consideramos a primeira experiência, e outros grandes como: escolas, instituições e organizações. Em um grupo, as pessoas se reúnem para estudos, diversão ou para realizar uma tarefa por um tempo determinado. O tipo de grupo depende da interação dos seus membros. Os grupos possuem um estágio de desenvolvimento e maturação, todavia é preciso uma considerável quantidade de tempo, de experimentação, de testagem e de muito trabalho em comum, é preciso juntar forças para que o grupo amadureça. No grupo há uma constante troca de experiências e todos se ajudam mutuamente, na verdade constitui-se no primeiro passo para as pessoas se conhecerem, fortalecer laços e daí transformar um grupo aparentemente, simples, frágil e definitivo em uma equipe de sucesso.

1 http://www.agileway.com.br/2009/10/06/trabalho-em-grupo-vs-trabalho-em-equipe/2 http://www.liderisp.ufba.br/modulos/grupoequipe.pdf

Num grupo, geralmente, a liderança pode ou não, estar consolidada. O estilo de liderança tende a mudar de acordo a situação. As pessoas vivem sobre inúmeras influências de sentimentos, ansiedades, desejos etc., no entanto, elas não se dão conta do quanto esses fatores interferem na sua maneira de agir e relacionar-se. O grupo procura concentrar-se mais nas tarefas desenvolvidas do que na forma como elas são executadas, ou seja, o objetivo maior é vencer, cumprindo as tarefas.

Quando o trabalho é realizado por um grupo que apenas quer desempenhar tarefas, as pessoas inseridas tendem a se preocupar não com a superação das dificuldades a partir do trabalho de todos, mas com uma competição desenfreada, fazendo uma seleção dos competentes e dos não competentes.

Desse modo, aqueles que porventura não conseguirem desempenhar suas atividades é descartado, como um perdedor. Diante de tais situações percebe-se que muitos grupos que não definem seus objetivos, não planejam ações coletivas, não se comunicam, tendem a não se comprometer com o dia-a-dia da escola, podendo ocorrer falta de motivação, integração, interesse e compromisso.

Para sobreviver num grupo vencedor e integrado, é necessário considerar um conjunto de procedimentos, normas, regras e valores que apesar de não terem sido desenvolvidos pelo grupo como um todo, norteiam a vida de todos que o compõe.

EQUIPE

Devido às transformações ocorridas na sociedade, motivadas pelas novas mudanças tecnológicas, sociais, econômicas e informacionais, as instituições têm buscado investir em lideranças que capacitem e facilitem formação de equipes, coesas e de sucesso.

Para isso, faz-se necessário dar identidade à equipe, ou seja, os líderes bem sucedidos devem considerar alguns aspectos de fundamental importância, ao desenvolvimento da equipe. Tais como: a personalidade, a força, as atitudes e as necessidades da equipe de trabalho.

Para atender a essas necessidades da equipe, os líderes precisam: Estabelecer e manter os objetivos e padrões de desempenho da equipe; Envolver a equipe na conquista dos objetivos; Informar a equipe sobre planos atuais e os desenvolvimentos futuros; Consultar a equipe regularmente, antes da tomada de decisões que dizem respeito à equipe; Motivar a participação de todos de maneira ativa; Manter a equipe coesa, respeitando diferenças, discussões e os conflitos.

Equipe de Sucesso3

As equipes altamente eficazes têm propósitos e objetivos claros e seus membros se comunicam abertamente num clima de respeito mútuo e confiança, os membros das equipes de alto desempenho são seguros sobre a razão da sua existência, sabem o que estão fazendo e a importância de fazê-lo com responsabilidade e eficiência.

Embora essas equipes possam ter um líder, as responsabilidades da liderança são compartilhadas entre seus membros e variam de tarefa para tarefa, obedecendo às aptidões e disponibilidade de cada um, sem centralização de atividades. Todos se ajudam mutuamente a fim de adquirirem novas habilidades/competências.

A equipe trabalha junta, unindo forças, dividindo angústias, aflições, alegrias, esperanças e somando resultados, assim ao final o sucesso é de todos.

As equipes de alto desempenho devem possuir procedimentos eficientes para implementar novas decisões, compartilhar recursos, incentivar a criatividade de seus membros, trazer problemas à tona a fim de resolvê-los. Uma sinergia deve ser estabelecida com base nas diferenças existentes entre os membros da equipe. Nesse contexto deve haver flexibilidade, adaptação fácil às mudanças e disposição para estarem continuamente aprendendo e se aperfeiçoando.

3 http://www.liderisp.ufba.br/modulos/grupoequipe.pdf

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO EM EQUIPE

Aprendendo com os gansos4

Quando os gansos selvagens voam em formação de “V”, eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. Acontece que, à medida que cada pássaro bate suas asas, é criada uma sustentação para o pássaro que o segue. Quando o ganso que está no ápice do “V” fica cansado, ele passa uma para trás da formação e o outro ganso voa para a posição de ponta.

Durante o vôo, os gansos de trás grasnam para encorajar aqueles que vão à frente a manterem o rítmico e a velocidade. Quando um ganso adoece, ou seja, se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e então os três reiniciam a jornada ou juntam-se a outra formação, até encontrarem o grupo original.

O Voo dos Gansos Selvagens Autor desconhecido

Ah...! Se entre amigos fossemos gansos! Na próxima temporada, quando vir os gansos emigrarem dirigindo-se para um lugar mais quente para passar o inverno, repara que voam em forma de “V”. Talvez te interesse saber por que eles assim o fazem. Ao voar em formação de “V” o bando inteiro aumenta em 71% o alcance do vôo em relação ao de um pássaro voando sozinho.

Lição 1: Compartilhar da mesma direção e sentido do grupo permite chegar mais rápido e facilmente ao destino, porque ajudando-nos uns aos outros os resultados são melhores. Quando um ganso sai da formação, sente a resistência do ar e a dificuldade de voar sozinho. Então, rapidamente retorna à formação para aproveitar o poder da elevação dos que estão à sua frente.

Lição 2: Permanecendo em sintonia e unidos junto àqueles que se dirigem conosco na mesma direção, o esforço será menor. Será mais fácil e agradável alcançar as metas. Estaremos dispostos a aceitar e oferecer ajuda?Quando o ganso líder se cansa, muda para o final da formação, enquanto outro assume a dianteira. Os gansos voando em formação grasnam para dar coragem e alento aos que vão à frente, para que assim mantenham a velocidade.

Lição 3: Compartilhar a liderança: Respeitar-nos mutuamente o tempo todo; Dividir os problemas e os trabalhos mais difíceis; Reunir habilidades e capacidades; Combinar dons, talentos e recursos. Os gansos voando em formação grasnam para dar coragem e alento aos que vão à frente, para que assim mantenham a velocidade.

Lição 4: Quando há coragem e alento, o progresso é maior. Uma palavra de ânimo a seu tempo motiva, ajuda, dá forças. Produz o melhor dos benefícios. Quando um ganso adoece, fica ferido ou está cansado e deve sair da formação, outros saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo permanecendo com ele até que morra, ou seja, capaz de voar novamente. Após isso alcançam seu bando novamente ou se integram em outra formação.

Lição 5: Estejamos unidos um ao lado do outro apesar das diferenças, tanto nos momentos difíceis como nas horas de trabalho. Se nos mantivermos um ao lado do outro, apoiando-nos e unidos o espírito de equipe será tornado realidade! Amigos: sejamos GANSOS!!!

Moral da HistóriaSe apesar das diferenças pudermos formar um grupo para enfrentar todo o tipo de situações; se

entendermos o verdadeiro valor da amizade; se tivermos consciência do sentimento de partilha, a vida será mais simples e feliz e o vôo dos anos mais prazerosos. Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de equipe chegam ao seu destino com mais facilidade e rapidez porque se apóiam na confiança umas das outras. Existe força, poder e segurança quando um grupo caminha na mesma direção e tem um objetivo comum. Quando se necessita fazer um trabalho árduo o revezamento é vantajoso. Todos nós necessitamos ser forçados, com apoio ativo e encorajamento. Precisamos ser solidários nas dificuldades. Sempre que você observar uma formação de gansos voando, lembre-se que é uma recompensa, um desafio e um privilégio fazer parte de uma equipe.

4 http://www.poesiasjuliosergio.com/visualizar.php?idt=129629

A ratoeira5

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira

ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! A galinha, então, disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me incomoda. O rato foi até o porco e lhe disse:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! - Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces. O rato

dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse: - O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não! Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher…

O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo (pequeno facão) e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-

la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Moral da HistóriaNa próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não

lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. “O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe. O sucesso de qualquer negócio depende de todos nós.”

ATIVIDADE

5 http://sucesso.powerminas.com/sobre-trabalho-em-equipe-a-ratoeira/

EFICIÊNCIA DE UM TRABALHO EM EQUIPE – DINÂMICA A CORRIDA DE CARROS

Objetivos:a)Demonstrar rapidez num trabalho de equipe.b)Desenvolver agilidade mental e capacidade de raciocínio.c)Desenvolver a imaginação e a criatividade.Tamanho do grupo: Diversos subgrupos de cinco a sete membros cada um.Tempo Exigido: Aproximadamente vinte minutos.Material Utilizado: Uma cópia da Corrida de Carros, conforme se encontra no final do exercício; - Lápis ou

caneta.Ambiente Físico: Uma sala com carteiras para acomodar todos os membros participantes.Processo:I. A tarefa de cada subgrupo consiste em resolver, na maior brevidade possível, o problema da Corrida de

Carros, conforme explicação dada na folha, que será entregue a cada pessoa do grupo;II. A seguir, lê-se em voz alta, o conteúdo da folha, e formam-se os diversos subgrupos para início do

exercício;III. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da Corrida de Carros, com a ajuda de toda a equipe;IV. Obedecendo às informações constantes da cópia da Corrida de Carros, a solução final deverá apresentar a

ordem em que os carros estão dispostos com a respectiva cor, conforme chave anexa;V. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;VI. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe,

na tarefa grupal;VII. O animador poderá formar o plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos, para

comentários e depoimentos.A CORRIDA DE CARROSOito carros, de marcas e cores diferentes, estão alinhados, lado a lado, para uma corrida. Estabeleça a ordem

em que os carros estão dispostos, baseando-se nas seguintes informações:O Ferrari está entre os carros vermelhos e cinzaO carro cinza está a esquerda do Lotus.O McLaren é o segundo carro á esquerda do Ferrari e o primeiro á direita do carro azul.O Tyrrell não tem carro á sua direita e está logo depois do carro preto.O carro preto esta entre o Tyrrell e o carro amarelo.O Shadow não tem carro algum á esquerda: está á esquerda do carro verde.A direita do carro verde está o March.O Lotus é o segundo carro á direita do carro creme e o segundo á esquerda do carro marrom.O Lola é o segundo carro á esquerda do Isso.Corrida de CarrosA Solução.O Shadow, cor azul.O McLaren, cor verde.O March, cor vermelha.O Ferrari, cor creme.O Lola, cor cinza.O Lotus, cor amarela.O Iso, cor preta.O Tyrrel, cor marrom.

A AVENIDA COMPLICADAOBJETIVO: Demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.TAMANHO DO GRUPO: Diversos subgrupos de 5 a 7 membros cada um.TEMPO EXIGIDO: Aproximadamente 30 minutos.MATERIAL UTILIZADO: Uma cópia para cada membro da "Avenida Complicada". Uma caneta ou lápis.AMBIENTE FÍSICO: Uma sala suficientemente ampla com carteiras para acomodar todos os subgrupos formados para o exercício.PROCESSO: A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da "Avenida Complicada"; O animador formará subgrupos de 5 a 7 membros, entregando a cada participante uma cópia da "Avenida Complicada"; Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da "Avenida Complicada", com a ajuda de toda a equipe; Obedecendo às informações constantes da cópia da "Avenida Complicada", a solução final deverá apresentar cada uma das 5 casas caracterizadas quanto à cor, ao proprietário, à condução, à bebida e ao animal doméstico; Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema; Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal; O animador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.A AVENIDA COMPLICADAA tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da "Avenida Complicada".Sobre a "Avenida Complicada" encontram-se 5 casas numeradas: 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.As informações que permitirão a solução da "Avenida Complicada" são: as 5 casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado; o Mexicano mora na casa vermelha; o Peruano tem um carro Mercedes Benz; o Argentino possui um cachorro; o Chileno bebe coca-cola; os coelhos estão à mesma distância do FIAT Palio e da cerveja; o gato não bebe café e não mora na casa azul; na casa verde bebe-se whisky; a vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola; a casa verde é vizinha da casa direita, cinza; o Peruano e o Argentino são vizinhos; o proprietário do Volkswagen Gol cria coelhos; o Chevrolet Corsa pertence à casa de cor rosa; bebe-se pepsicola na 3ª casa; o Brasileiro é vizinho da casa azul; o proprietário do carro Ford Fiesta bebe cerveja; o proprietário da vaca é vizinho do dono do FIAT Palio; o proprietário do carro Chevrolet Corsa é vizinho do dono do cavalo.

 

801 803 805 807 809

AVENIDA COMPLICADAcor: cor: cor: cor: cor:

condução: condução: condução: condução: condução:

bebida: bebida: bebida: bebida: bebida:

animal: animal: animal: animal: animal:

proprietário: proprietário: proprietário: proprietário: proprietário: