Portanto, vamos abandonar os rabiscos da pré-escola e ...CRESCER EM CRISTO 2. Um efeito prático e...

Post on 27-Oct-2020

2 views 0 download

Transcript of Portanto, vamos abandonar os rabiscos da pré-escola e ...CRESCER EM CRISTO 2. Um efeito prático e...

Portanto, vamos abandonar os rabiscos da pré-escola e passar para as grandes obras de arte que retratam Cristo. Cresçam em Cristo.

Hebreus 6,1 A Mensagem

CRESCER EM CRISTO

1. Estar em Cristo não é o mesmo que ter aderido a uma nova religião. Estar em Cristo é ter recebido uma nova vida.

CRESCER EM CRISTO

2. Um efeito prático e imediato da nova vida em Cristo é a liberdade para desfrutarmos da totalidade do propósito de Deus para o ser humano, agora livres do pecado e da morte.

CRESCER EM CRISTO

3. A nova vida em Cristo não é uma bênção acabada, mas uma bênção para ser experimentada e desenvolvida. A nova vida nos foi dada para que a vivamos com os novos valores ensinados por Jesus.

PERDÃOINCONDICIONAL

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”

Mateus 18,21-35

“Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.”

Mateus 18,21-35

“O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.”

Mateus 18,21-35

“Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve.’ Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei.’”

Mateus 18,21-35

“Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.”

Mateus 18,21-35

“Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia.”

Mateus 18,21-35

“Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão.”

Mateus 18,21-35

A PERGUNTA DE PEDRO

“Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?”

Mateus 18,21

A RESPOSTA DE JESUS

Jesus respondeu: “Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”

Mateus 18,22

A PARÁBOLA SOBRE O PERDÃO

Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos…

Mateus 18,23

A PARÁBOLA SOBRE O PERDÃO

O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.

Mateus 18,27

A. O PERDÃO INCONDICIONAL

Jesus estabelece um paradigma para uma vida sob o reinado de Deus: a justiça de Deus é o seu perdão incondicional, assim, perdoar sem condições é inerente à nova vida em Cristo.

A PARÁBOLA SOBRE O PERDÃO

Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve.’ … mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Mateus 18,28-30

B. A ESPIRAL DA VIOLÊNCIA

Disse Lameque às suas mulheres: “Ada e Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, escutem minhas palavras: Eu matei um homem porque me feriu, e um menino, porque me machucou. Se Caim é vingado sete vezes, Lameque o será setenta e sete”

Gênesis 4,23-24

“Eu matei um homem porque me feriu, e um menino, porque me machucou. Se Caim é vingado sete vezes, Lameque o será setenta e sete”

Gênesis 4,23-24

“Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”

Mateus 18,21-22

A PARÁBOLA SOBRE O PERDÃO

Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?

Mateus 18,33

C. A PERGUNTA CENTRAL

O ensino de Jesus sobre o perdão incondicional não é um mandamento religioso, mas a destruição definitiva da espiral da violência e da justiça corrompida pelo pecado que vigora sobre a humanidade.

A PARÁBOLA SOBRE O PERDÃO

Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão.

Mateus 18,35

D. A ESCOLHA