Portfolio Instalações

Post on 23-Mar-2016

220 views 0 download

description

Eletrico88 (Tatiana Dager + Susana Guardado) 2013

Transcript of Portfolio Instalações

ELETRICO 88SUSANA GUARDADO & TATIANA DAGER

eletrico88@gmail.comSUSANA GUARDADO | 005521985794662 | susanaguardado@gmail.com

TATIANA DAGER | 005511989260770 | tatianadager@gmail.com

STILL DO VIDEO MEXEUP, ELETRICO88

ELETRICO = Processo de criação como uma corrente de energia ou uma onda Sonora. Veiculo de criação em trânsito sem fronteiras.88 = Possibilidades e processos de criação, até o infinito.

Resulta na documentação de trabalhos de arte, da transformação de espaços urbanos e da criação de eventos públicos. Tem como ponto de partida o trabalho em colaboração de Susana Guardado e Tatiana Dager, feito para espaços públicos e privados, com a participação de artis-tas locais onde o projeto é realizado.

O QUE É O PROJETO:ELETRICO 88 é um projeto colaborativo de pesquisa na fronteira da arte visual com a música, feito para o mundo por uma artista Brasileira e uma Portuguesa.

ÓCIO

A percepção sobre o ócio na sociedade contemporânea ao contrário de não fazer nada, podemos pensa-lo como experiência valorizadora da elaboração do sujeito. A partir de uma vivência criativa o ócio na contemporaneidade gera cultura e identidade, e se torna um elemento de destaque para a manuten-ção da coesão social.

QUERO VC ATE O OCIO ELETRICO88

O ÓCIO E O ELETRICO 88 NO MAC NITEROI

Através da utilização das redes sociais na internet ELETRICO 88 lançou um open call sobre o tema OCIO. Durante 3 meses foram recolhidos vídeos com 3 minutos de ócio musicados, que foram apresentados numa instalação no pátio do Museu.Para além dessa instalação, no mesmo pátio durante 4h, foram convidados 10 artistas nacio-nais e internacionais para apresentar trabalhos de vídeo e performance, relacionados com o tema.

ARTISTAS COLABORADORES

Alexandre Gwaz, Eletrico88 (Susana Guardado + Tatiana Dager), Gabriela Maciel (Nado Leal, Breno Fortes, Pedro Meyer e Guilherme Lazari), Glaucia Mayer, João Penoni, Júlio Lúcio e Mari-on Naccache, Marco Aurélio Brandt, Quito, Paula Dager, Plus Ultra (Leonardo Duarte + Gustavo Duarte), Sofia Senna, Thais Medeiros, Tiago Mata Angelino, Tiago Rivaldo

EXPLOSÕES, GABRIELA MACIEL PURPURIBOT, JULIO LUCIO & MARION NACCACHETEMPO, JOAO PENONI CONSULTORIA DE ESTETICA 1: SALÃO DE CABELEREIRO, GLAUCIA MAYER

MICHELI, PAULA DAGEROCIO, ELETRICO88 PLUS, PLUS ULTRA

CAMA DE GATO, TIAGO RIVALDO

JUSTIFICATIVA DO PROJETO ELETRICO 88:O projeto atua na fronteira da estética com relações sociais.A proposta de Susana Guardado e Tatiana Dager define-se por uma plataforma de experimen-tação que resulte num movimento artístico feito a partir de performances, video projeção e outros eventos públicos, em espaços urbanos.

PROJECAO MEXEUP, ELETRICO 88

Este projeto propõe um dispositivo que estimula a interação de artistas, coletivos e público presente. A criação de uma rede de colaboração entre vários artistas que se juntam para realizar em par-ceria este projeto, traz uma perspectiva criativa e inovadora. Isto significa abrir o processo cria-tivo a estratégias que provoquem acontecimento, que criem novas formas de arte que inven-tem experiências de vida e ampliem a nossa visão e conhecimento.

STILL MEXEUP, ELETRICO 88

CAMA DE GATO, TIAGO RIVALDO

ARTE, MEMÓRIA E DOCUMENTO.

Propondo aos artistas a apresentação de obras que considerem o fácil acesso e a participação do público na produção artística, criaremos um ambiente democrático, que propicie o acesso à cultura. A participação das artes visuais, sonoras e o caráter transdisciplinar do evento contribuem para a redução das desigualdades sociais no acesso aos bens culturais.

PIC ELETRICO88Projeto realizado pelo Eletrico88 em Lisboa, Janeiro de 2012

Susana Guardado + Tatiana Dager: eletrico88@gmail.com

Em Janeiro de 2012, após evento realizado na Inaugu-ração da Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012, o Eletrico88 apresentou o evento em Lisboa.

Teve inicio com uma pesquisa de espaços públicos inusi-tados mas com uma beleza particular. O espaço encon-trado foi um lugar á beira Rio, pouco utilizado. O evento consistiu numa exposição dentro de uma carrinha/vitrine, foram servidas bifanas (sandwiche típico Português) e vinho tinto ao som de uma trilha sonora criada especial-mente para o projeto.

Pic Eletrico, propõe uma ocupação móvel do espaço urbano, com comida, som, imagem e objetos memória da cidade (imagens registros, objetos encon-trados que tenham relação com o cotidiano das artistas na cidade). Visa a agregação, a interatividade e a partici-pação direta com o público.

É uma ação volante, com exposição, refeição, música e performance, que propõe criar um ambiente intimista no espaço urbano.

O público contribui trazendo suas cadeiras, mesas, talheres, pratos e copos criando um cenário requintado dentro da paisagem escolhida. Desta forma pretende-se criar um ambiente de convivência, ocupação, criação coletiva e proporcionar um espaço de pensamento e um novo olhar perante a cidade.

CHÁ ELETRICO88Projeto realizado pelo Eletrico88 nos Maus Hábitos, Porto, Portugal

Janeiro de 2012

Chá Eletrico foi um dos resultados do processo de residência no Espaço Maus Hábitos, na cidade do Porto.Durante o processo de criação, foram acumulados no atelie/residência diversos olhares e perspectivas sobre a cidade.

Após dois meses de coleta de materiais, imagens, vídeos e objetos, as artistas tornaram público o seu espaço privado de pesquisa, criando um evento no Salão Nobre. Construi-se um espaço de vivência onde os visitantes puderam usufruir de uma despensa aberta, desde o chá com torradas, ao café, passando pelos doces em compota, ao vinho, etc, conviver e dançar ao som de uma trilha sonora escolhida especialmente para o evento e se relacionar com as obras expostas.

A instalação foi realizada com objetos encontrados na residência, que fizeram parte do cotidiano das duas artistas, objetos encontrados e comprados nas ruas do Porto e os registros fotográficos. Estes ultimos foram ampliados e exibidos em um varal inspirado nas antigas lavadeiras da região do Douro. Profissão que se mantem até hoje, apenas pelo seu lado social e de convivência. Pretendeu-se discutir a dialetica entre trabalho e lazer, continuando o projeto ócio, apresentado anteriormente no MAC - Nitéroi - 2011.