Profª. Adriana Figueiredo · De fato, a chamada guerra às drogas, caracterizada por legislação...

Post on 09-Nov-2018

215 views 0 download

Transcript of Profª. Adriana Figueiredo · De fato, a chamada guerra às drogas, caracterizada por legislação...

Profª. Adriana Figueiredo Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal ao Rio de Janeiro, com especialização em Produção Textual. Trabalhou 10 anos como Analista Judiciário do Tribunal de Justiça. Com experiência de mais de 20 anos na área de concurso público, tem ministrado aulas por todo o Brasil, de gramática, interpretação de texto e redação. Com mais de 700 mil views no YouTube, em diversos vídeos online gratuitos, entre eles o Falando em Português. É autora do livro Gramática Comentada com Interpretação de Texto, agora pela editora Saraiva.

CASA DO CONCURSEIRO Profª. Adriana Figueiredo

REDAÇÃO CESPE

TABELA COMPARATIVA DOS ÚLTIMOS EDITAIS POLÍCIA FEDERAL (2012 -

2014) REDAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA.

#anotaaí

#anotaaí

Texto Dissertativo Argumentativo

Caixinhas de Conectores

Caixinhas de Conectores

#anotaaí

#anotaaí

TEMAS CESPE

CESPE – SERES – PE – AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA – 2017

CESPE – SERES – PE – AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA – 2017

CESPE – SERES – PE – AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA – 2017

CESPE – SERES – PE – AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA – 2017

CESPE – SERES – PE – AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA – 2017

#anotaaí

CESPE – TCE - PA– AUDITOR DE CONTROLE EXTERNOS – CARGOS 1 E 18 A 38 - 2016

#anotaaí

CESPE – TCE - PA– AUDITOR DE CONTROLE EXTERNOS – CARGOS 2 A 17 – 2016

#anotaaí

#anotaaí

Doze mandamentos para uma redação nota dez

1. Só utilize título se houver determinação da banca. Caso seja exigido, o título deverá ser uma frase nominal – sem verbo. Também não deve vir seguido de ponto.

2. Respeite o número mínimo, bem como o máximo de linhas, estipulados pela banca. Em uma redação de trinta e cinco a cinquenta linhas, o ideal é que se redija acima de 35 linhas, sem ultrapassar a marca de cinquenta linhas. Toda linha escrita a mais será desprezada.

3. Comece a redigir a partir da 1ª linha que a banca disponibiliza em sua folha de redação. Também não pule linha de um parágrafo a outro.

4. Sua redação deverá conter uma media de cinco parágrafos. Um parágrafo para introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão.

5. Na introdução: GENERALIZAÇÃO + TESE + TÓPICOS ou FATO CONTRÁRIO + TESE + TÓPICOS. Lembre-se de que você não tem que apresentar os tópicos na introdução.

6. Nos parágrafos de desenvolvimento, procure apresentar de forma objetiva o tópico frasal. Na sequência, sua fundamentação (EXPLICAÇÃO/ CAUSA/ EXEMPLO/ CONSEQUÊNCIA)

7. Na conclusão, retome a tese e apresente uma proposta de intervenção ao tema.

8. Quanto à letra, atente aos pingos dos is, à diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, bem como aos erros ortográficos em geral.

9. Muitas vezes, as bancas apresentam textos – chamados de norteadores – que antecedem a apresentação do tema. Evite a utilização de palavras retiradas desses textos de apoio. Faça sua redação como se ela estivesse desconectada de tais textos vinculados à prova. O leitor se aterá apenas ao que você escreveu.

10. Busque a clareza. Priorize a ordem direta na construção dos seus períodos (sujeito... verbo... complementos). Evite também um tom excessivamente particular ou pessoal. Utilize sempre a 3ª pessoa do discurso.

11. Jamais pergunte em seu texto, afirme. Fazer indagações, que nem sempre são devidamente respondidas ao longo do texto, pode deixar seu leitor confuso.

12. Ao término de sua redação, leia ao menos duas vezes o seu texto – a primeira para verificar se sua estruturação foi respeitada (aspectos estruturais) e a outra leitura para se certificar de que não houve falhas quanto à gramática. Ter conteúdo é importante, mas o que vai garantir a qualidade de sua redação é a organização, clareza e objetividade.

#anotaaí

#anotaaí

MODELO DE REDAÇÃO

Tema: Desafio das drogas lícitas e ilícitas: entre a criminalidade e a questão da saúde pública • Contexto de relação das drogas ilícitas com a ampliação da

violência/criminalidade [3,5 pontos] • Consumo de drogas lícitas e o desafio para a sociedade [3,5 pontos] • Medidas eficientes para combater a problemática das drogas ilícitas [3,0

pontos]

Sabe-se que o tráfico e o consumo de drogas ilícitas estão intrinsicamente relacionados à criminalidade e à violência. O comércio de entorpecentes ilegais é realizado por organizações criminosas que promovem verdadeiras guerras urbanas com milhares de mortes pelo país. Isso ocorre tanto pela disputa entre as facções por novos pontos de venda de drogas como também em decorrência da ação policial na tentativa de coibir o tráfico. Essa relação entre criminalidade e drogas fica evidente no perfil da população carcerária: um terço dos presos no Brasil tem relação com o comércio ilícito de entorpecentes.

Além das drogas ilegais, as lícitas também representam um desafio a ser vencido. O álcool e o cigarro estão entre os maiores vilões da saúde pública no mundo. Essas duas drogas de consumo legalizado podem provocar doenças como hepatite, cirrose, câncer e infarto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro mata por ano em média 4,9 milhões de pessoas; já o álcool, 1,8 milhão.

Por fim, é necessário que se promovam ações para enfrentar os problemas decorrentes das drogas. Há que se fazer esforços na direção da descriminalização das drogas e da regulamentação da venda de entorpecentes. De fato, a chamada guerra às drogas, caracterizada por legislação rígida e política de enfrentamento promovida pela polícia, não tem sido efetiva na redução do consumo nem na venda de drogas ilegais. Pelo contrário, o resultado é um encarceramento em massa e o aumento no número de mortes violentas, sobretudo moradores de favelas e periferias. Além da mudança na legislação em relação às drogas, é preciso aumentar as campanhas educativas promovidas pelo governo para que a população tenha mais informações a respeito dos perigos que as drogas oferecem.

#anotaaí

#anotaaí

REDAÇÃO E DISCURSIVAS

Temas de Redação

#anotaaí

#anotaaí

Facebook: Professora Adriana Figueiredo | @prof.adriana.figueiredo Instagram: @professoraadrianafigueiredo YouTube: Professora Adriana Figueiredo | https://www.youtube.com/user/professoraadrianaf