PROPOSTA ALTERNATIVA PARA PROCESSO CONSTRUTIVO DE REABILITAÇÃO DA PONTE HERCÍLIO LUZ.

Post on 22-Apr-2015

111 views 0 download

Transcript of PROPOSTA ALTERNATIVA PARA PROCESSO CONSTRUTIVO DE REABILITAÇÃO DA PONTE HERCÍLIO LUZ.

PROPOSTA ALTERNATIVA PARA PROCESSO CONSTRUTIVO DE REABILITAÇÃO DA PONTE

HERCÍLIO LUZ

ALTERAÇÃO DO MÉTODO CONSTRUTIVO PARA

TRANSFERÊNCIAS E CARGA E REABILITAÇÃO DA PONTE HERCÍLIO

LUZ

Conforme consta no projeto original, o processo de recuperação da PHL, indica a tranferência de carga para a troca das barras de olhais, através da instalação de cabos provisórios, que se apoiam nas torres principais por meio de uma sela provisória, montada sobre a sela principal. Este procedimento mantém o carregamento nas torres principais.

SEQUÊNCIA CONSTRUTIVA PROJETO ORIGINAL

1

• VÃO PÊNSIL

• SELA PARA ACOMODAÇÃO DOS CABOS PROVISÓRIOS

• CABOS PROVISÓRIOS

• CABOS TELEFÉRICOS

2 34

O CFM realizou a inspeção da situação atual das estruturas da Ponte HL, verificando existência de processo de corrosão acentuada, muito superior àquele apresentada na época do projeto original.

Verificou-se ainda, que as chapas de ligação e os aparelhos de apoio das torres principais apresentam processo corrosivo avançado, resultando em perda significativa da espessura do aço e consequentemente de sua resistência mecânica, condenando estes aparelhos de apoio.

As fotos a seguir evidenciam as fissuras nos aparelhos de apoio, que por estarem recorbertas por uma camada espessa de pintura, minimizam as aberturas aparentes, o que torna ainda mais preocupante o estado geral da referida peça.

• Durante inspeção de campo às rótulas das bases dos pilones, foram verificadas trincas importantes nas peças.

TRINCA NA

RÓTULATRINCA

NA RÓTULA

• Durante inspeção de campo às rótulas das bases dos pilones, foram verificadas trincas importantes nas peças.

RÓTULA RÓTULA

• Durante inspeção de campo às rótulas das bases dos pilones, foram verificadas trincas importantes nas peças.

RÓTULA RÓTULA

• CONSEQUÊNCIAS

- Será necessário a substituição das rótulas de apoio, através de alívio da carga com macaqueamento dos pilones.

Reação por base>2500 Toneladas

Reação por base> 2500 Toneladas

• RISCOS EXECUTIVOS

MACAQUEAMENTO DAS TORRES (HIPÓTESE)

Risco de rupturaRisco de ruptura Risco de ruptura Risco de ruptura

RÓTULARÓTULA

REVALIDAÇÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA O NOVO MÉTODO CONSTRUTIVO (ESTUDOS COMPLEMENTARES)

- Estudos de Ictiofauna(com ênfase em meros), Bentos Marinhos e Aves Marinhas

- Levantamento Geofísico (sísmica, sonar de varedura) para mapeamento da rota das fundações das Estruturas Provisórias a serem instalada e Modelagem

Numérica e coleta de Dados Oceanográficos para suporte aos estudos de impacto da estrutura provisória

- Consultoria em meio ambiente para identificação e avaliação de impactos ambientais inerentes ao meio físico, com base nos diagnóstico efetuados na

área de interesse

- Elaboração de Análise de Mitigação de Impacto Socioambiental e Elaboração de Programas Socioambientais

- Estudo arqueológico subaquático no canal marinho através de análise e acompanhamento das atividades hidrodinâmicas previstas para as obras;

CÓPIA DA LICENÇA AMBIENTAL REVALIDADA

NOVO MÉTODO CONSTRUTIVO

Por concluir-se que houve, efetivamente, evolução acelerada da degradação da peça, da situação “de não relevante” anotada no projeto que deu início ao processo licitatório para a situação de “troca inevitável”, apontado por esse recente estudo de situação, isso em intervalo de apenas cinco anos, indica-se a TROCA EMERGENCIAL das preças comprometidas!

NOVO MÉTODO CONSTRUTIVO

Sugere como única alternativa tecnicamente viável, a mudança do processo de transferência de carga, que no projeto está previsto, de forma pênsil em cabos provisórios, por um processo de suspensão inversa, com a implantação de uma estrutura auxiliar sob o vão central.

• SOLUÇÃO: Estrutura de sustentação provisóriaPontos de suspensãoEscoras dos pilonesEscoras dos viadutos

VÃO PÊNSIL TOTALMENTE ESCORADO

• SOLUÇÃO: Macaqueamento do vão pênsil

VÃO PÊNSIL TOTALMENTE ESCORADO

SUBSTITUIÇÃO DAS RÓTULAS

NOVO MÉTODO CONSTRUTIVO

Em decorrência da verificação do risco de ruptura das rótulas das bases dessas torres principais, impondo a absoluta necessidade de sua substituição, se tem, por fato técnico superveniente, que não se pode mais pensar na forma operacional inicialmente prevista, da transferência dos esforços de cargas das barras de olhais para as torres principais.

Considera-se portanto necessária a inversão da transferência de carga, fazendo com que a mesma ocorra de baixo para cima, com diminuição dos esforços sobre as torres, fazendo o vão central apoiar numa estrutura metálica auxiliar.

NOVO MÉTODO CONSTRUTIVO

Esta situação prevê, aumento de segurança no processo de transferência de carga, devido aos esforços das barras de olhais, principalmente na barra do olhal rompido, com necessário alívio das tensões nas torres principais de forma a proporcionar as condições ideais para a continuidade dos trabalhos sob o vão central, e inclusive segurança dos procedimento técnicos da troca das rótulas.

NOVO MÉTODO CONSTRUTIVO

O novo processo permite ainda manter o prazo de execução dos serviços e não causará reflexo financeiro ao Contrato.

Dessa forma considera-se viável o novo método construtivo, visto que as condicionantes de preço e prazo não sofrerão acréscimos, mantendo a integridade do referido contrato para recuperação da PHL e com as seguintes vantagensem relação ao processo de cabos provisórios:

Apoiar com segurança todo vão pênsil, neste processo, que mesmo com a ocorrência de um acidente durante as operações de transferência de carga, evitaria a ruína do conjunto estrutural; de barra de olhal;

Permitir a realização da transferência de carga de maneira mais segura; Permitir a troca dos aparelhos de apoio (rótulas) das torres principais; Servir como a plataforma de trabalho sob todo o vão central.