Regulagem de Válvulas

Post on 04-Mar-2016

244 views 3 download

description

Regulagem de válvulas - Kansas 150cc Dafra

Transcript of Regulagem de Válvulas

Kansas: Regulagem de válvulasPor Ulisses (http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=3982612530499451617)

Kansas prontinha esperando pra ser desmontada. Respire fundo e vamos lá!

... e continue retirando o banco do piloto, através de seus dois parafusos de fixação. Essa etapa é tranquila e não apresenta nenhum segredo.

Agora vamos nos preparar pra retirar o tanque. Primeiramente, solte os parafusos que prendem o ornamento cromado com extremo cuidado e uma chave de boca ou catraca. Essa peça, apesar de parecer metálica, é de plástico e quebra fácil! Desconecte o chicote da ignição e desparafuse o painel de marchas. Guarde o ornamento em um local seguro para não riscar. Embora seja possível prosseguir sem retirar o ornamento, deixando-o pendurado pelo chicote, vale a pena perder algum tempo nessa etapa, para assegurar que a peça não será riscada.

Fazendo uma pausa antes de continuar, fica a dica: se sua moto estiver chacoalhando muito a frente ao passar em buracos e ondulações do asfalto, pode ser a caixa de direção com folga: aproveite pra ajustar agora, já que sem o ornamento o serviço fica muito mais fácil. Basta usar uma chave fixa 32mm e aperte, tirando folgas. Um procedimento de regulagem de caixa completo será descrito em outro tutorial.

Agora vamos retirar o tanque: solte os parafusos que ficam sob o banco.

Prossiga retirando a mangueira de combustível que vai para o carburador. ATENÇÃO! Antes disso, feche a torneira de combustível ou seu motor vai tomar um banho de gasolina!

Pausa para mais uma dica nesse momento. Se tiver alguma lâmpada de marcha que não acende, aproveite pra trocar; basta retirar os soquetes de borracha na parte de baixo do painelzinho e trocar a lâmpada (2W, mosquitinho), tomando o cuidado de recolocar os soquetes na posição correta. As lâmpadas vão encaixadas nos soquetes emborrachados e saem facilmente.

Até agora, devemos estar assim: a moto virou uma verdadeira magrela! Piadas à parte, vamos continuar!

Hora de preparar a retirada da tampa de válvulas. Comece retirando a mangueira de tomada de vácuo, soltando a presilha com um alicate, e desparafuse o bico, tomando cuidado para não danificar a junta. É possível realizar o serviço sem desparafusar o bico, mas isso garante um pouco mais de espaço para trabalhar, facilitando as coisas.

Retire o cachimbo e desconecte a outra extremidade do cabo de vela da bobina de ignição.

Retire a bobina de ignição, dando especial atenção, quando for remontar, ao contato do negativo da bobina que é parafusado ao quadro (Havendo sinal de ferrugem, lixe).

Retire a bobina de ignição e...

... você está pronto para retirar a tampa de válvulas, através de 4 parafusos, dois de cada lado. Só retire os parafusos, mas ainda não retire a tampa, para que não caia poeira. Ainda temos algumas tarefas antes de executar a abertura.

Ok, retire a tampa com logo Dafra, do outro lado da moto, através dos 3 parafusos phillips...

... e terá acesso ao volante. Através do volante, é possível girar o motor (Com uma chave de boca e com motor desengatado - não tente usar alicates pra isso, pois irá estragar a abertura)...

... e visualizar o seu giro através dessa janela, que deve ser desrosqueada com uma chave de fenda.

Alinhe as marcas de orientação no volante com o bloco do motor.

E agora sim, finalmente, estamos prontos pra efetuar a regulagem! Retire a tampa de válvulas e, se você alinhou bem as marcas no passo anterior, as duas válvulas estarão fechadas, com molas não-tensionadas. Caso não estejam, gire o volante até ajustar a posição. Desaperte ligeiramente o parafuso indicado...

.. e meça a folga com um cálibre de lâminas (Não use outros objetos como substitutos!), a folga correta é de 0,08mm. A lâmina deve entrar com certa dificuldade, mas sem ser danificada (Entre o final do parafuso preso ao balancim e o início da haste da válvula, no local indicado pela foto). Reaperte o parafuso de regulagem e ajuste a outra válvula. Se você fez tudo corretamente, basta seguir a ordem inversa pra remontar tudo e dar uma volta com a moto. Ajuste a rotação de marcha lenta pra 1500rpm, de preferência usando um multímetro, no modo rpm, acoplado a uma pinça indutiva (Discutirei sobre essa regulagem em outro tutorial). A moto deve desenvolver torque e velocidade, sem estouros entre desacelerações e o motor deve ter um ronco suave, sem barulho de máquina de costura.