Sensação – fenômeno elementar gerado por estímulos físicos químicos ou biológicos variados,...

Post on 07-Apr-2016

212 views 0 download

Transcript of Sensação – fenômeno elementar gerado por estímulos físicos químicos ou biológicos variados,...

Sensação – fenômeno elementar gerado por estímulos físicos químicos ou biológicos variados, originados fora ou dentro do organismo, que produzem alterações nos órgãos receptores, estimulando-os.

 Percepção- Entende-se a tomada de

consciência, pelo individuo, do estimulo sensorial.

No sentido Cenestésico: Se refere às impressões vindas das vísceras (Ex; Cólicas e taquicardias).

No sentido cinestésico: Dá-nos a noção de posição (dada pelas terminações nervosas) movimento e peso dos membros. A expressão é externa. 

No sentido do esquema corporal: Noção da disposição espacial do corpo, esquema projetado pelo cérebro.

Imagem Real – PercepçãoImagem mental – Representação mental

Imagem Real • Localização no espaço objetivo• Há corporeidade• Elevada nitidez•Não depende da vontade• Há estabilidadeImagem mental• Localização no espaço subjetivo• Não há corporeidade• Baixa nitidez• Depende da Vontade• Não há estabilidade

O que é Eidetismo? - É a evocação de uma imagem guardada

na memória, ou seja, de uma representação, de forma precisa, com características semelhantes a uma percepção há uma elevada nitidez/memória fotográfica.

Alterações da sensopercepção (Nestas sempre existe o objeto sendo que modificado, distorcido ou criado)

1. Alterações da intensidade da sensopercepção • Hiperpercepção: É a condição na

qual a percepção estar anormalmente aumentada. Os sons são ouvidos de forma muito amplificada, as imagens visuais tornam-se mais vivas, intensas. Ocorre nas intoxicações por alucinógenos (cocaína, maconha. LSD), em algumas formas de epilepsia, na depressão e em alguns casos maníacos.

• Hipopercepção: É observada em alguns pacientes depressivos, as cores tornam-se pálidas, sem brilho, os alimentos não tem sabor, os odores perdem sua intensidade. Podem ocorrer em pacientes histéricos e nos hipocondríacos.

2. Agnosia (rever no assunto de linguagem)

3. Estranheza do percebido: Pode ocorrer no inicio do surto esquizofrênico

4. Pseudo-alucinação (Não consegui identificar com precisão a projeção para o exterior) As Pseudo-alucinações são Falsas alucinações – O sujeito pode não conseguir distinguir as imagens de seus pensamentos, se está dentro ou fora da sua mente, do mundo objetivo ou subjetivo, sua característica principal é a DUVIDA.

5. Ilusão perceptiva – É a percepção deformada de um objeto real e presente

6.Alucinações – É a percepção clara e definida de um objeto/voz/ruído/imagens, sem a presença objetiva de nenhum destes elementos de forma real.

CARACTERÍSTICAS DAS ALUCINAÇÕES

• Projeção exterior – a vivência da alucinação é no espaço exterior, o sujeito localiza, projeta. Toda a alucinação tem projeção para o espaço exterior;

• Experiência de realidade – O sujeito acredita naquilo que está vendo, pegando, sentindo e ouvindo.

• Nitidez – As alucinações variam de sujeito para sujeito, podendo ser mais nítido, ou menos nítido para alguns.

•Freqüência – Há uma variação entre cada sujeito

• Complexidade – O sujeito se apega a riqueza de detalhes e as alucinações podem ser bastante complexas em suas apresentações.

TIPOS DE ALUCINAÇÃO

• Alucinações Visuais -   O tipo mais comum de alucinações visuais são as chamadas imagens hipnagógicas. Consistem numa aparição que se manifesta no momento do semi-sono ou estado crepuscular.

Em geral, a imagem alucinatória é absolutamente estereotipada: a visão de um ser fantástico, rostos, um olhar familiar, etc. Quase sempre o paciente as reconhece como alucinações;

Alucinações Auditivas- São tão frequentes quanto as da vista, combinando-se às vezes com estas. Principalmente nas intoxicações de várias ordens, nas esquizofrenias ; Ex. Vozes estranhas são ouvidas pelo paciente, ou de ordens, ordenando o paciente a obedecer, há casos extremos de se matar ou matar o outro ou cometer agressões( Nestes casos chamamos do tipo imperativa)

       Nas alucinações auditivas verbais, o que o sujeito percebe não é outra coisa que sua "linguagem interior". É "ouvir de dentro para fora". Mas com a característica toda especial de que o alucinado não reconhece como própria, sua "linguagem"; não conseguindo identificá-la como proveniente de seu EU pessoal. Ele projeta para o espaço exterior e relata com enorme riqueza de detalhes.

3. Alucinações do gosto e do olfato- São em geral , muito elementares e monótonas: sabor ou cheiro de algo queimado, de peixe, de matéria fecal, gostos ou odores, repulsivos, etc. Jogam um papel importante no desenvolvimento de idéias de perseguição. Suscitam idéias de envenenamento, de rechaço dos alimentos. Aqui poderíamos também enfatizar a alucinação táctil – O sujeito sentir algo lhe apertando, lhe tocando, muitas vezes em suas partes intimas, as vezes sente ser penetrado ou mesmo as sensações de uma relação sexual, outras chicotadas ou furadas e arranhões, sem nada existir ali.

       Nos casos de alcoolismo ou nas neuroses e psicoses de perseguição, tornam-se particularmente penosas.

4. Alucinações cenestésicas – O sujeito sente algo correndo, ou algum órgão crescendo dentro dele ( visitar sentido cenestésico).

 5. Alucinação cinestésicas – O sujeito sente

algo para fora de si, exemplo crescer os membros , como mãos , pés ou joelhos, etc...

 6. Alucinações liliputianas – O sujeito vê as

pessoas diminutas, pequenas e não sabe explicar o porque.

Curso de psicopatologia – Isaias Paim Psiquiatria dinâmica – Glen GabbadCompendio de psiquiatria – Kaplan

Geovana Santos - 2011