Slide psicologia da aprendizagem-posgraduacao

Post on 06-Jun-2015

6.282 views 5 download

description

Slide-Psicologia da Aprendizagem

Transcript of Slide psicologia da aprendizagem-posgraduacao

O que é aprendizagem? É o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana inserido em seu grupo social.

CLÁUDIA

De que forma a Psicologia da Aprendizagem atua sobre o indivíduo?

Estudando o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pelo sujeito, em especial, a criança.

Na vida humana a APRENDIZAGEM se inicia:

antes do nascimento

infância

adolescência

fase adulta

velhice

Certa mulher procurou um psicólogo para saber com que idade deveria estar seu filho para que ela pudesse começar a educá-lo. O profissional pergunta:

- Que idade tem ele?- Apenas 3 anos, respondeu

aquela mãe.- Então a Senhora já perdeu

3 anos.

Concepções de aprendizagem na Antiguidade

SÓCRATES – maiêutica – partejamento das ideias.

PLATÃO – para ele a aprendizagem era uma lembrança das ideias contempladas numa encarnação anterior, que pela percepção voltam a consciência.

WEBERTH

ARISTÓTELES – conhecimento começa pelos sentidos, rejeitando a preexistência das ideias em nosso espírito.

SANTO AGOSTINHO – adotou a introspecção para registrar suas próprias experiências.

SANTO TOMÁS DE AQUINO – distinguiu as verdade científicas baseada na pesquisa na experimentação.

A Psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados. Portanto se observa que o professor tem papel fundamental em todo esse processo.

Exemplo:

No início da aprendizagem a criança move os olhos de forma desordenada e em qualquer direção. Cabe a pré-escola estimular os movimentos oculares da criança em todas as direções possíveis, para que ao iniciar a leitura e a escrita, ela possa deslocar os olhos para esquerda e para direita, fazendo paradas e os saltos a que a leitura exige.

ROSANA

1 – A senhora já se defrontou com algum problema de aprendizagem?

Profª 1 – Sim. Por que está tarefa é uma etapa fundamental para o processo de aprendizagem, pois é através do mesmo que o professor da sala de aula poderá estar trabalhando de acordo com a necessidade do aluno.

Profª 2 – Sim. Mais leves e acentuados. Nestes casos temos que utilizar todo o nosso aprendizado, enquanto professores, associado a nossa experiência de vida, para ajudar estes alunos.

2 - Qual a sua conduta ao perceber o problema de aprendizagem?

Profª 1– A conduta que o professor da sala de aula poderá estar adotando de imediato seria comunicar a todo o corpo docente da escola, e logo em seguida, a família deste aluno, para que juntos possam estarem procurando ajudar para melhor trabalhar com está criança.

Profª 2 - Comunico logo a coordenação de minha escola, e esta por sua vez, a família. Em seguida, procuro ensinar sempre respeitando os limites de aprendizagem do discente.

3 – Como se sente diante da descoberta de alunos com problemas de aprendizagem?

Profª 1 – Os casos mais frequentes é a questão da leitura e interpretação, onde muitos alunos não conseguem ler um texto e interpretá-lo. Diante dessa situação, que é grave, sinto me entristecida, porém motivada, buscar todos os meios pedagógicos para ajudar esses alunos.

Profª 2 - Sinto o tamanho da minha responsabilidade diante desse alunos. Comprometo-me comigo mesmo a buscar soluções que aliviem seus problemas, exercitando, carinhosamente, a tolerância com esses discentes e respeitando seus limites. Diante da vitória de seus progressos, compartilho, sinceramente, da felicidade deles.

4 – Diante dos problemas de aprendizagem apresentados em sua escola, a Sra. se sente preparada? Em caso positivo, Existe uma capacitação, discussão a respeito?

Profª 1 – Atualmente o professor como um profissional responsável e comprometido com a educação tenta ao máximo se qualificar profissionalmente para melhor atender as dificuldades encontradas neste alunos. A direção da minha escola sempre realiza reuniões e palestras para nos dar orientações que somadas com as que já possuímos aumentam a possibilidade de um trabalho mais completo junto a estas crianças.

Profª 2 - Sou professora a muito anos e já tenho uma certa experiência em trabalhar com estas crianças. Exige competência profissional, uma dose imensa de amor e tolerância, e isto tudo eu tenho. Mas procuro sempre me atualizar, indo as reuniões realizadas e participando de palestras, quando acontecem, com este tema especifico.