Slides de leitura em blog verinha 1

Post on 24-May-2015

916 views 1 download

Transcript of Slides de leitura em blog verinha 1

IDENTIFICAÇÃOProfessor PDE: Vera Lucia CamposÁrea PDE: Língua PortuguesaNRE: GoioerêProfº Orientador IES: Profº Dr. Neil Armstrong Franco de OliveiraIES Vinculada: UEPR – FECILCAMEscola de Implementação: Escola Estadual Ribeiro de CamposPúblico Objeto da Intervenção: Alunos da 8ª série

TEMAOs avanços tecnológicos geram novas práticas

no ensino-aprendizagem da leitura.

TÍTULOA importância da leitura para o

desenvolvimento da competência linguística e comunicativa do aluno

PROBLEMATIZAÇÃO

A falta de interesse dos alunos quanto à leitura ensinada na escola é um dos pontos mais relevante desta pesquisa. Até mesmo muitos professores se abstêm ao acesso aos livros; e os alunos, por faltar encaminhamentos, perdem a oportunidade de descobrir a imensidão de conhecimentos que os livros e outros gêneros textuais têm a oferecer. De que forma utilizar os avanços tecnológicos na prática do ensino-aprendizagem da leitura para a aquisição do conhecimento?

JUSTIFICATIVA

As novas tecnologias de comunicação movimentam a educação e incitam novas mediações entre a abordagem do professor, a compreensão do aluno e o conteúdo veiculado. Em relação ao que está sendo ensinado, o som, a imagem e o movimento oferecem informações muito realistas, que bem utilizadas levam professor e alunos ao melhor conhecimento e aprofundamento maior do conteúdo estudado.

OBJETIVO GERAL

Criar um leitor competente que lê e passeia por gêneros variados, como o blog, com vários tipos de leitura em seus diversos segmentos, desenvolvendo uma leitura autônoma para que possa refletir sobre a vida e a construir significados para ela.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Incentivar os jovens ao hábito de leitura em blog, utilizando as inovações tecnológicas tão disponíveis no mundo atual e estimulá-los à criatividade e dinamismo, despertando o senso crítico.

• Utilizar o blog como atividade de linguagem em uma comunidade virtual para uma formação discursiva e social do cidadão.

COMPUTADOR NO AMBIENTE ESCOLAR

A presença da tecnologia nos mais diferentes locais de ação humana é uma realidade incontestável. Os computadores assumem posição relevante nas mais variadas áreas.E isso não é diferente no âmbito educacional, onde sabemos que há a necessidade do uso da informática em nossas escolas, havendo seguidores e opositores à informática quanto a inclusão dos computadores no ambiente escolar.

A possibilidade de criação e manutenção de páginas de apresentação pessoais na web, dão a oportunidade para alunos e professores usufruírem da criação de blogs, tornando possível a troca de ideias e experiências com diversas pessoas ao mesmo tempo, promovendo o intercâmbio de ricas informações entre elas.

ERA DIGITAL E LETRAMENTO

Para XAVIER, A. C. S. (2001). Como se faz um texto – A construção da dissertação - argumentativa. Rio de Janeiro. Lucerna:

O letramento digital ultrapassa as fronteiras de decodificar a mensagem e escrever textos simples, mas alcança a capacidade do aluno interagir na rede, que está repleta dos mais variados códigos, assumindo uma nova forma de realizar as atividades de leitura por diferentes abordagens pedagógicas.Por isso, os professores devem se preparar para essa geração que nasceu e domina o mundo digital e sabe obter vantagens através dele.

A INFORMÁTICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Na prática educacional escolar, significativas mudanças fazem-se necessárias, pois o contínuo desenvolvimento da vida em sociedade exige que todo ser humano descubra-se capaz de questionar a vida para viver melhor. Assim também é na implantação da informática na educação, pois é preciso que os professores assumam uma postura crítica para que possam deliberar o melhor para a escola.

O aprender desenvolver dar-se-á de maneira dialética, porque há um desenrolar de situação que transcorre o indivíduo e a sociedade na sua trajetória histórico-cultural.

BLOG: Gênero Textual na Mídia Digital

O professor pode observar as diferenças e as potencialidades individuais de uma proposta metodológica inovadora, usando o computador e o gênero blog para explorar a leitura e os conteúdos curriculares.Vários fatores são importantes num blog educativo, como a conexão e a mediação que é indispensável.

Para MASETTO, M. T. (2000). Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, J. & Behrens, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus: a mediação pedagógica é “uma atitude, o comportamento do professor que se coloca como facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem” (pp. 144 e 145)

Diante disso, buscar-se-á no decorrer desta fundamentação teórica, responder o seguinte questionamento: “Será que todas as pessoas efetivamente estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação?”

“De que forma utilizar os avanços tecnológicos na prática do ensino-aprendizagem da leitura para a aquisição do conhecimento?”

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

Propiciar ao educando a prática, a discussão, a leitura de textos das diferentes esferas sociais como: jornalística (notícia, reportagem, editorial, classificados...); televisiva (novela, telejornal, entrevistas...); cotidiana (listas de supermercado, receitas, recados...); digital (e-mail, bate-papo virtual, lista de discussão, fórum de discussão...) científica; literária; publicitária e dentre outros, apresentando-os no gênero Blog.

REFERÊNCIAS

• BAKHTIN, M. (2000). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

XAVIER A. C. S. (2001). Como se faz u texto – A construção da dissertação-argumentativa. Rio de Janeiro. Lucerna.

• MARCUSHI, I. A. (2004). Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In. Marcushi, I. A. & Xavier, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna.

• MORAES, M. C. (1997). “Subsídios para fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação”. MEC-SEED, Proinfo, jan.

• SANTOS, B. S. (1996). Um discurso sobre as ciências. 8. Ed. Porto Alegre. Apontamentos.

• VYGOTSKY, L. S. (1998). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes.