SOCIOLOGIA 1º ANO PROF. JOSINO DA SILVA MALAGUETA …€¦ · existem, sendo possível...

Post on 11-Aug-2020

0 views 0 download

Transcript of SOCIOLOGIA 1º ANO PROF. JOSINO DA SILVA MALAGUETA …€¦ · existem, sendo possível...

1º ANOENSINO MÉDIO

SOCIOLOGIA PROF. JOSINO DA SILVA MALAGUETA

PROF. DÁRIO PINHEIRO

Unidade IIIA Sociologia e as Instituições sociais

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 5.2ConteúdoO Estado

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeCompreender noções iniciais de Estado na Sociologia.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Família - Sentido etimológico • O termo famulus, do latim, designava o escravo que

servia em casa, sob a autoridade de um patriarca. • Ao conjunto de escravos que serviam sob o mesmo teto

chamava‑se familia.

REVISÃO

5

Família como instituição social • A família é uma instituição social, pois reúne as

características que a qualifica como tal, isto é, conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e possuem grande valor social.

REVISÃO

6

Funções sociais da família • Dentre as muitas e variadas funções atribuídas à família,

podemos dizer que a família é o espaço onde o indivíduo desenvolve os primeiros traços de socialização e interação social.

REVISÃO

7

Quanto ao número de casamentos, a família pode ser: • Monogâmica • Poligâmica:

○ Poliandria ○ Poliginia

REVISÃO

8

Tipos de família • Matrimonial • Informal • Monoparental • Anaparental • Eudemonista • Homoafetiva

REVISÃO

9

“Estado” de espírito. “Estados” da matéria. “Estado” do Amazonas. “Estado” gerúndio do verbo estar, etc. Afinal, que Estado nós queremos? Assista ao vídeo para descobrir.

DESAFIO DO DIA

10

VT 02 ‑ Qual seu estado de espírito?

DESAFIO DO DIA

11

Origem da palavra Estado • Os gregos, cujos Estados não

ultrapassavam os limites da cidade, usavam o termo pólis, cidade, e daí veio política, arte ou ciência de governar a cidade.

AULA

12

Origem da palavra Estado • Os romanos, com o mesmo

sentido, tinham civitas e respublica. Do século XVI em diante o termo Estado foi aos poucos tendo entrada na terminologia política dos povos ocidentais: é o État francês, Staat alemão, State inglês, Stato italiano e em português e espanhol Estado.

AULA

13

Noção de teoria geral do Estado • Aristóteles (IV a.C.) em sua obra denominada “A Política”

já escrevia sobre o Estado, começando pela organização política de Atenas e Esparta, os órgãos de governo dessas cidades, chegando a uma classificação de todas as formas de governos então existentes, podendo ser considerado o fundador da ciência do Estado.

AULA

14

Noção de teoria geral do Estado • Já Platão (IV a.C.) escreveu a obra

denominada “A República”. No entanto, enquanto Aristóteles estudou o Estado real, tal como existia na época, procurando descobrir os princípios que o regiam, Platão descreveu o Estado ideal, tal como devia ser, de acordo com sua própria concepção do homem e do mundo, vindo Cícero (II a.C.) fazer uma análise jurídica e moral do Estado romano, do que ele era e do que deveria ser.

AULA

15

Noção de teoria geral do Estado • No século XVI Maquiavel escreveu “O

Príncipe”, lançando os fundamentos da política, como a arte de atingir, exercer e conservar o poder.

AULA

16

Noção de teoria geral do Estado • Com as Constituições escritas, codificação de suas

normas fundamentais, o estudo da organização de cada Estado demonstra a ocorrência de elementos comuns e permanentes, bem como as instituições que neles existem, sendo possível conceituá-los e classificá-los, destacando‑se progressivamente o Direito Constitucional e a Ciência Política.

AULA

17

VT 03 ‑ Durkinha

AULA

18

Noção de Estado • O Estado é uma sociedade

natural, no sentido de que decorre naturalmente do fato de os homens viverem necessariamente em sociedade e aspirarem realizar o bem geral que lhes é próprio, isto é, o BEM COMUM. Por isso e para isso a sociedade se organiza em Estado.

Via MUNDO NIPO

AULA

19

Noção de Estado • Num determinado momento o

homem sentiu o desejo vago e indeterminado de um bem que ultrapassasse o seu bem particular e imediato – O BEM COMUM – mas que ao mesmo tempo fosse capaz de garanti‑lo e promovê‑lo.

Foto de Naldo Arruda/WIKIPÉDIA

AULA

20

Noção de Estado • O bem comum ou bem público

somente é alcançado através da coordenação de esforços e intercooperação organizada de um grupo específico. Assim, com intensidade diversa, conforme o desenvolvimento social e a mentalidade de cada grupo, o instinto social leva ao Estado.

AULA

21

Noção de Estado • O homem é envolvido na

teia do Estado antes de seu nascimento, com a proteção dos direitos do nascituro, e até depois de sua morte o Estado disciplina o cumprimento de suas últimas vontades.

AULA

22

Origem do EstadoSob o aspecto da época do surgimento do Estado existem três posições fundamentais:

1. O Estado, assim como a própria sociedade, sempre existiu visto que o homem desde que vive na terra está integrado numa organização social, dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento social de todo o grupo;

AULA

23

Origem do Estado2. Outros autores defendem que a sociedade existiu sem o Estado durante um certo período e depois, por diversos motivos, foi se constituindo o Estado para atender às necessidades dos grupos sociais;

AULA

24

Origem do Estado3. Alguns autores somente admitem como Estado a sociedade política dotada de certas características bem definidas, o que só ocorreu a partir do século XVII.

AULA

25

Formação do Estado • Existem duas teorias sobre a formação originária do

Estado: a formação natural, que afirma que o Estado se formou naturalmente e não por ato voluntário; a formação contratual, afirmando que um acordo de vontades de alguns homens ou de todos que levou à criação do Estado.

AULA

26

Noção de Estado para a Sociologia • Estado diz respeito a um importante mecanismo de

coerção social para a qual a Sociologia e Ciência Política tem se debruçado.

AULA

27

Noção de Estado para a Sociologia • Estado é uma instituição social que desempenha várias

funções para as quais uma delas é ser o principal elemento de coerção de uma sociedade politicamente organizada.

AULA

28

Estado Moderno • O Estado Moderno surgiu a partir da fragmentação do

sistema feudal. É marcado por quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal.

• Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha.

AULA

29

Estado Moderno Absolutista • O apogeu do absolutismo se

deu entre os séculos XVI e XVIII, quando os monarcas se fortaleceram tanto, a ponto de o rei da França, Luís XIV, afirmar: “O Estado sou eu”. Este foi o ápice da centralização do poder de Estado nas mãos de uma única pessoa.

AULA

30

VT 04 ‑ Durkinha Estado brasileiro atual

AULA

31

Causas determinantes do EstadoQuanto às causas determinantes do aparecimento do Estado existem as seguintes teorias:

a) Origem familial ou patriarcal; cada família primitiva se ampliou e deu origem a um Estado;b) Origem em atos de força, de violência ou conquista; a superioridade de força de um grupo social permitiu‑lhe submeter um grupo mais fraco, nascendo o Estado dessa conjunção de dominantes e dominados;

AULA

32

Causas determinantes do Estadoc) Origem em causas econômicas ou patrimoniais; o acúmulo de riquezas individuais deteriorou a convivência harmônica, surgindo assim a necessidade do reconhecimento de novas formas de aquisição da propriedade, que se desenvolviam umas sobre as outras, num acúmulo acelerado de riquezas que dividia a sociedade em classes, sendo a classe possuidora exploradora da não possuidora, dominando‑a, nascendo a instituição Estadual;

AULA

33

Causas determinantes do Estadod) Origem no desenvolvimento interno da sociedade; é o próprio desenvolvimento espontâneo da sociedade que deu origem ao Estado.

AULA

34

O Estado Federal Brasileiro na Constituição de 1988

• A Constituição de 1988 cria o paradigma do Estado Democrático de Direito, que pressupõe a vinculação dos atos estatais e do legislador à Constituição Federal, seguindo vários princípios importantes, dentre eles destacamos:

AULA

35

O Estado Federal Brasileiro na Constituição de 1988

• República Federativa do Brasil tem a soberania popular como substrato da soberania interna e externa e estrutura constitucional do Estado democrático de direito;

AULA

36

O Estado Federal Brasileiro na Constituição de 1988 • Forma de governo em república presidencialista e

separação de poderes independentes e harmônicos entre si;

AULA

37

O Estado Federal Brasileiro na Constituição de 1988

• Princípios de livre organização social, cidadania, dignidade da pessoa humana, pluralismo político, representação política, soberania popular através de participação direta;

• Desenvolvimento nacional, da justiça social e da não discriminação.

AULA

38

1. O Estado possui várias formas de governo. Sobre o Estado brasileiro é correto afirmar:

a) ( ) O Brasil é um Estado absolutista.b) ( ) Republicano federativo centralizado no Presidente.c) ( ) República presidencialista e separação de poderes

independentes e harmônicos entre si.d) ( ) Contratualista não direto sem eleições.e) ( ) Constitucionalista parlamentarista.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

39

2. O Estado é uma instituição que pode ser definido sob diversos aspectos: o econômico, o político, por exemplo. Qual a compreensão da noção Estado para a Sociologia?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

40

GabaritoQuestão 01 ‑ Alternativa “c”. O Brasil é uma república com os poderes legislativo, executivo e judiciário independentes, mas, harmônicos entre si.

Questão 02 - O(a) estudante pode responder que a noção sociológica de Estado é de uma instituição com poder coercitivo, com várias funções organizativas e com o objetivo de manter a sociedade politicamente organizada.

INTERATIVIDADE

41

42

Aula 5.1Família - Sentido etimológico

• O termo famulus, do latim, designava o escravo que servia em casa, sob a autoridade de um patriarca

• Ao conjunto de escravos que serviam sob o mesmo teto chamava‑se familia.

RESUMO DO DIA

43

Algumas teorias sobre a origem da família • Engels ‑ Nas sociedades primitivas o que tínhamos era o

matrimônio por grupos; • Durkheim ‑ A família existiu desde o início da

humanidade, mas num sentido diverso do que temos hoje;

• Sumner e Kelly ‑ Os grupos organizados com base no parentesco consanguíneo, foi o primeiro grupo da sociedade.

RESUMO DO DIA

44

Família como instituição social • A família é uma instituição social, pois reúne as

características que a qualifica como tal, isto é, conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e possuem grande valor social.

RESUMO DO DIA

45

Funções sociais da família • Dentre as muitas e variadas funções atribuídas à família,

podemos de dizer que a família é o espaço onde o indivíduo desenvolve os primeiros traços de socialização e interação social.

RESUMO DO DIA

46

Quanto ao número de casamentos, a família pode ser: • Monogâmica • Poligâmica:

○ Poliandria ○ Poliginia

RESUMO DO DIA

47

Tipos de família • Matrimonial • Informal • Monoparental • Anaparental • Eudemonista • Homoafetiva

RESUMO DO DIA

48

Origem da palavra Estado • Os gregos, cujos Estados não

ultrapassavam os limites da cidade, usavam o termo pólis, cidade, e daí veio política, arte ou ciência de governar a cidade.

RESUMO DO DIA

49

Origem da palavra Estado • Os romanos, com o mesmo

sentido tinham civitas e respublica. Do século XVI em diante o termo Estado foi aos poucos tendo entrada na terminologia política dos povos ocidentais: é o État francês, Staat alemão, State inglês, Stato italiano e em português e espanhol Estado.

RESUMO DO DIA

50

Origem Do EstadoSob o aspecto da época do surgimento do Estado existem três posições fundamentais:1. O Estado sempre existiu;2. A sociedade existiu sem o Estado durante um certo período e depois, por diversos motivos, foi constituindo‑o;

RESUMO DO DIA

51

Origem Do Estado3. Estado como sociedade política dotada de certas características bem definidas, só ocorrem a partir do século XVII.

RESUMO DO DIA

52

Noção de Estado para a Sociologia

• Estado é uma instituição social que desempenha várias funções para as quais uma delas é ser o principal elemento de coerção de uma sociedade politicamente organizada.

RESUMO DO DIA

53

Estado Moderno • O Estado Moderno surgiu a partir da

fragmentação do sistema feudal. É marcado por quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal.

• Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha, surgindo o Estado moderno absolutista.

RESUMO DO DIA

54

O Estado Federal Brasileiro na Constituição de 1988

• A Constituição de 1988 cria o paradigma do Estado Democrático de Direito, que pressupõe a vinculação dos atos estatais e do legislador à Constituição Federal, seguindo vários princípios importantes, dentre eles destacamos:

RESUMO DO DIA

55

O Estado Federal Brasileiro na Constituição de 19881. Tem a soberania popular;2. República presidencialista e separação de poderes independentes e harmônicos entre si;3. Princípios de livre organização social, cidadania, dignidade da pessoa humana, pluralismo político, representação política;

RESUMO DO DIA

56

O Estado Federal Brasileiro na Constituição de 19884. Desenvolvimento nacional, da justiça social e da não discriminação.

RESUMO DO DIA

Percebemos que a estrutura familiar mudou e está mudando, é fácil percebermos família de dois pais, duas mães, só o pai, só a mãe, só o homem e só a mulher sem filhos; vemos variados formatos da constituição familiar. Ao assistir ao trecho do vídeo, você poderia afirmar que essas novas constituições podem ser consideradas famílias?

DESAFIO DO DIA

57

VT 07 ‑ Tradicional família brasileira

DESAFIO DO DIA

58

“Estado” de espírito. “Estados” da matéria. “Estado” do Amazonas. “Estado” gerúndio do verbo estar, etc. Afinal que Estado nós queremos? Assista ao vídeo para descobrir.

DESAFIO DO DIA

59

VT 08 ‑ Qual seu estado de espírito?

DESAFIO DO DIA

60

1. Por que podemos afirmar que a família é uma instituição social?2. Dentre as variadas funções da família, qual aquela que mais lhe caracteriza?3. Como a instituição familiar se configura na sociedade contemporânea?4. Cite e comente um dos vários tipos de configuração familiar da atualidade.

INTERATIVIDADE

61