Trabalho de Ar. Final

Post on 29-Dec-2015

13 views 0 download

Transcript of Trabalho de Ar. Final

Seminário de Arquitetura e Urbanismo

PROFESSOR: OSVALDO NAZARENO JUNIOR

APRESENTADO POR :YAIME VALDES RONAN ROCHA LISIANES NERES

TEMA: ARQUITETURA PERSA

ARQUITETURA PERSA

A arquitetura persa recebeu influência assíria, babilônica, egípcia e grega. Toda a vasta produção artística (arquitetura, baixo-relevo, alto-relevo) é fruto da fusão das concepções artísticas dos povos com os quais entraram em contato. A arquitetura foi a arte mais desenvolvida, onde se destacam as construções do "Palácio de Ciro", e o "Palácio de Dario“.

Relação história humanidade X história arquitetura

O primeiro momento de grande desenvolvimento da arquitetura persa tem lugar com a dinastia dos Aquemênidas (550 a 331 a.C.). Os indícios são numerosos, sendo os mais antigos as ruínas de Pasárgada, a capital do reinado de Ciro II, o Grande. Dario I, o Grande construiu uma nova capital em Persépolis, cidade que mais tarde seria ampliada por Xerxes I e Artaxerxes I (465-425 a.C.).

Após a conquista da Pérsia por Alexandre Magno em 331 a.C. e a chegada ao poder da dinastia selêucida, a arquitetura persa imitou o estilo característico do mundo grego. Com a dinastia sassânida, que governou a Pérsia de 226 d.C. até a conquista do Islã em 641, teve lugar um importante renascimento arquitetônico. Entre os principais vestígios conservados, estão as ruínas dos palácios cupulados de Firuzabad, Girra e Sarvestan e as amplas salas abobadadas de Ctesifonte.

Durante o período islâmico

Depois da conquista da Pérsia pelos árabes no ano 641, o Irã passou a fazer parte do mundo islâmico. Seus artistas tiveram que se adaptar à cultura islâmica. A arquitetura continuou sendo a principal forma artística. Devido à tradição islâmica, que condenava a representação tridimensional de seres vivos e outros tipos de objetos, a escultura entrou em decadência. A pintura, por outro lado, não foi afetada por essa proibição de representar a figura humana.

Contexto arquitetônico da época.

Em várias obras, monumentos e outras construções, há reproduções que homenageiam a vida e os importantes feitos dos reis. Dotada de uma arquitetura monumental (templos enormes), os palácios persas eram uma complexa gama de elementos de decoração e jardinagem, com jardins maravilhosos no meio do deserto, devido a complexas obras de irrigação. Segundo algumas pesquisas, os persas construíram alguns de seus palácios através da escavação de grandes rochas.

Pasárgada 1ª Grande Capital do Império Persa hoje localizada no Irã

Principais edificações/monumentos arquitetônicos no período.

Pasárgada – Túmulo de Ciro – O primeiro Imperador da Pérsia

A arquitetura persa foi, sobretudo, uma criação dos reis para a sua própria exaltação. Um exemplo de tamanha glorificação é a cidade de Persépolis, hoje Irã, construída em 520 a.C., que foi uma das grandes capitais do Império Persa.

Persépolis – arquitetura imponente, trabalhada em prata e ouro. Esculturas em relevo simbolizam oferendas ao rei.

Palácio do Rei Dario I, o Grande

Apadana, Salão de audiência construído por dario

Estrada Real construída por Dario

Principais técnicas construtivas no período.

A principal técnica construtiva era o arquitravado: grandes lajes de pedra, que constituíam a arquitrave, dispunham-se horizontalmente sobre os elementos de sustentação, pilares ou colunas. Em sua forma básica, esses traços arquitetônicos mantiveram-se até a decadência da civilização egípcia.

Principais materiais utilizados no período.

No começo os primeiros exemplos da arquitetura Persa se destacavam por casas feitas a base de argamassa e tijolos de barro cru e secos ao sol e as grandes construções como palácios e imensos salões magníficos sustentado por colunas de estilo extremamente original que continha revestimento ladrilhos esmaltados em tonalidades vivas que geram grande efeito ornamental. O Bronze marchetado era usado nas portas. O ouro e a prata foram também cuidadosamente trabalhados.

CURIOSIDADES ?

Esposa de um governador local construiu um magnifico tumulo agonizante. Uma das 7 maravilhas do mundo antigo. (Mausoléu Halicarnasso)

Mais de 25 séculos depois tumulo do presidente americano Ulisses de Nova York seria inspirado no Mausoléu Halicarnasso