Unidade 1. Slide 1- Primeiro Ano

Post on 23-Jun-2015

5.549 views 1 download

Transcript of Unidade 1. Slide 1- Primeiro Ano

Unidade 1- O Espaço Geográfico

Primeiro Ano do Ensino Médio

Geografia Sociedade e Cotidiano.

Fundamentos

Material produzido pela professora Laisa

Dadá MartinsFrancisco BigottoMárcio Vitiello

Atenção aluno !!!

Nesta unidade são apresentado os principais conceitos relativos a ciências geográficas. Ressaltarei a importância destes conceitos para uma melhor compreensão da matéria a ser estudada nas próximas unidades. O aprofundamento da matéria ficará a cargo dos alunos em trabalhos de pesquisas, exercícios e diálogos em sala de aula. Porém, é de extrema importância o acompanhamento do livro didático para maiores detalhes da disciplina, visto que esta apresentação é apenas um resumo da unidade de estudo preparado pela professora.

Unidade 1- O Espaço Geográfico

O espaço geográfico se constrói a partir da relação histórica entre a sociedade e a natureza e que, por isso mesmo, é dinâmico e está em constante transformação.

Podemos dividir o espaço em duas naturezas.

Unidade 1- O Espaço Geográfico

- A primeira natureza- consiste no espaço intocado pelo ser humano, espaço no qual não sofreu transformações.  

Cataratas do Iguaçu - RS

Unidade 1- O Espaço Geográfico

- A segunda natureza- consiste no espaço que sofreu alterações humanas, o que chamamos então de espaço artificial.  

Dubai em 1991 Dubai em 2005

Unidade 1- O Espaço Geográfico

O que é função social do espaço? É a função na qual é exercida no ambiente de análise.

Exemplo1: Uma grande propriedade de terra onde se cultiva cana-de-açúcar para exportação. Função: plantação/agricultura.

Exemplo 2: Centro da cidade do Rio de Janeiro. Função: centro comercial/empresarial/lazer... Para entender as transformações espaciais, analisa-se:

Forma – Processo – Estrutura - Função

Unidade 1- O Espaço Geográfico

-Paisagem

É tudo aquilo que vemos, o que nossa visão alcança é paisagem.

A paisagem está em constante transformação, adquirindo novas formas e funções no espaço geográfico.

Unidade 1- O Espaço Geográfico

Paisagem Natural - predomínio dos aspectos naturais (relevo, vegetação, hidrografia, clima).

Unidade 1- O Espaço Geográfico

- Artificial ou humanizada- onde há predomínio das ações humanas (ações antrópicas). Espaço onde ocorreu pouca ou grande intervenção humana que acarretou a transformação da paisagem (escolas, cidades, indústrias...)

Unidade 1- O Espaço Geográfico

- Lugar É a expressão da história cotidiana das pessoas, a maneira na qual elas ocupam o espaço, dos usos que fazem dele e a maneira de vivenciá-lo. É a base de reprodução da vida.É no lugar que se encontra a identidade do grupo de pessoas que ali vivem. Seja um bairro, uma rua, uma vila. Não importa o tamanho ou dimensão do lugar. Ele é o caracteriza a existência humana no espaço.Com o passar dos tempos, os lugares vão sofrendo alterações em suas paisagens, funções e tomando assim, novas configurações espaciais. Este processo de transformação é ainda mais intensificado à medida que o desenvolvimento econômico é expresso nas paisagens.

Unidade 1- O Espaço Geográfico

Centro da Cidade de Nova York Cidade Pripiat devastada pela explosão da usina nuclear de Chernobyl

Para refletir..... O que diferencia uma imagem da outra?

Unidade 1- O Espaço Geográfico

- Região O termo região é usado para expressar uma característica marcante que a distingue das áreas de seu entorno. É comum a determinação de região mais desenvolvida, região violenta, região da seca, região política e outras.

À esquerda: divisão dos países do Mercosul

À direita: Mapa das regiões geoecômicas

do Brasil

Unidade 1- O Espaço Geográfico

- Território Devido a diversidade de conceitos relativos a território, adotaremos aqui um visão mais olística (geral/amplo) deste conceito para o entendimento da ciência geográfica.Desta forma, o território poderá ser entendido como múltipla relação de poder: do poder material das relações econômico-políticas ao poder simbólico das relações culturais.

Unidade 1- O Espaço Geográfico

- Estado-Nação 

O Estado-Nação constitui uma das formas de organização do território mais representada em mapas políticos. Foi consolidado no século XIX, onde esta diretamente relacionado a expansão do capitalismo industrial. Este modo de organização do espaço teve início na Europa Ocidental e expandindo-se posteriormente pelo globo.As fronteiras políticas definem a extensão geográfica da soberania do Estado-Nação. No interior do espaço que elas delimitam, ou seja, no território nacional, o poder do Estado é soberano. É ele quem estabelece as decisões internas, realiza os censos, organiza as informações sobre a população e as atividades econômicas e formula estratégias de desenvolvimento e proteção desse território.

Unidade 1- O Espaço Geográfico

-Cartografia

Pode ser definida como um conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseadas em informações coletadas diretamente ou análise de documentos, com o objetivo de elaborar e preparar cartas, planos e outras formas de representação.

 

Unidade 1- O Espaço Geográfico

Unidade 1- O Espaço Geográfico

Mapas: são representações geométricas planas e simplificadas da superfície terrestre, ou parte dela, numa relação de proporcionalidade dada por uma escala.Os mapas podem apresentar temas específicos, como por exemplo: clima, vegetação, população e outros. Esses mapas são denominados Mapas Temáticos.

Unidade 1- O Espaço Geográfico

Carta: são representações cartográficas convencionais e planas, elaboradas com grande precisão, e revelam os fenômenos da superfície terrestre utilizando dados obtidos por meio de fotografias aéreas, imagens de satélites e trabalho de campo.

Projeções Cartográficas

Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações.

Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.

Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que é o mapa, são:a) Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas.b) Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados.c) Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

Visão eurocêntricaDistorção de áreas em altas latitudes

MERCATOR

- M

en

or

dis

torç

ão -

Maio

r d

isto

rção

Maio

r d

isto

rção

Europa

Esta projeção deu origem ao planisfério que revela, para muitos estudiosos, uma visão eurocêntrica do mundo.Os países localizados nas latitudes mais elevadas apresentam áreas proporcionalmente maiores do que aqueles situados próximo aos trópicos. Note que a Europa aparece no centro do mapa com a sua área aumentada.

PETERS

Distorce a formaÁreas Equivalentes

As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, resultando na representação das massas continentais, um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformação no sentido Norte-Sul, na faixa compreendida entre os paralelos 60o Norte e Sul, e acima destes até os pólos, a impressão de alongamento da Terra

Continua...

Livro página 79