Unigente 184

Post on 12-Mar-2016

243 views 2 download

description

Julho/Agosto, 2013 - Boletim de divulgação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, dirigido aos funcionários administrativos. Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social. Conselho Editorial: professores Marcelo Di Renzo e Maria Aparecida Esteves Martins e coordenadora de RH, Marilza Borges Augusto. Editor: Antonio Fernando C. Santos – MTb 10305/SP.

Transcript of Unigente 184

Ano 16 Julho/Agosto 2013 No 184

REFLEXÃO

HISTÓRIA

São Leopoldo, 62 anoseste mês, no ano de 1951, o ideal de Dom Idílio José Soares (3º bispo de Santos, 1943-1966), de dotar a cidade de um curso superior

foi concretizado.No dia 28, liderando um grupo de 14 pessoas, ele

criou a Sociedade Visconde de São Leopoldo, em reu-nião realizada no mesmo prédio onde hoje funciona a sede administrativa. Naquela época, o local era a residência episcopal, denominada Palácio São José.

O nome escolhido é uma homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, criados dos cursos jurídicos no Brasil.

A criação da São Leopoldo deu origem à insta-lação da primeira Faculdade, a de Direito em 1953. Depois, a de Filosofia, Ciências e Letras (1955) e a incorporação da Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais em 1959.

Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência. Sob sua administração foram criados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Comunicação na virada dos anos 60 e início dos anos 70. No começo dos anos 80 foram criadas as Faculdades de Farmácia, de Enfermagem e de Engenharia.

Em 1986, as faculdades e seus cursos foram absorvidos pela Universidade Católica de Santos, reconhecida em 6 de fevereiro daquele ano.

Com a resignação de Dom David em 2000, a São Leopoldo passou à presidência de Dom Jacyr Francisco Braido. A atual diretoria é composta, ainda, pelo vice-presidente, padre Antonio Baldan Casal e pela diretora-secretária, professora doutora Clotilde Paul.

Liceu SantistaEm 1977, a São Leopoldo assumiu a administra-

ção do Liceu Santista, originariamente pertencente à Associação Feminina Santista. Coincidentemente, a escola também aniversaria neste mês de agosto e completou, dia 5, 111 anos. A data foi comemorada com Missa em Ação de Graças, presidida por Dom Jacyr, dia 10, no Conjunto Poliesportivo da escola. As fotos da página 3 mostram algumas cenas dessa celebração.

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.Augusto Cury

Detalhe da Capela no 1º andar

Salão de Atos no andar térreo da sede administrativa

NOVOS COLEGAS

HOMENAGEM

SOCIAL

Beatriz

Alexia

Alícia

Bruno Gisele José Shirley Thais M. Aparecida

Bruna Carlos Felipe Israel

paternidade é um dom divino. É ser parceiro de Deus na criação de um novo ser. Mas já dizia Camões: “Mudam-se os tempos, mudam-se as

vontades, muda-se o ser...” E como mudaram!Hoje, alguns pais nem querem ser chamados de

pai. Preocupam-se apenas em satisfazer as vontades dos filhos e até com eles competem nas conquistas amorosas. Para criá-los e educá-los existem as babás.

Em minha juventude, não havia “Dia dos Pais”, porque todo o dia era dia dos pais.

Mais do que simples provedor, entre austero e carinhoso, sempre presente, era o norte da família. Amigo, mestre, conselheiro, exemplo que orientava nossas vidas.

Só pelo olhar nos entendíamos. Sabia a hora certa de dizer sim e não, aplaudia e repreendia, sempre dizendo o porquê. Acompanhava a vida escolar dos filhos incentivando-os a progredir.

Meu pai nunca determinou o que seríamos no futu-ro. Dizia-nos: “Não há boas ou más profissões e, sim, homens honrados ou desonestos”.

Não sei que poder mágico havia em suas mãos, que, ao simples toque, curava nossos pequenos males, dizendo-nos com um sorriso: “Isso não é nada”.

Tenho saudade das nossas conversas à hora das refeições. Eram momentos mágicos, em torno da mesa de jantar, quando contávamos a peripécias do dia a dia, que ele escutava com atenção e corrigia os nossos erros de concordância, que não tolerava.

Cavalheiro à moda antiga, oferecia cravos verme-lhos à minha mãe. Gostava de receber os amigos em

Meu Pai

Clotilde PaulMestra e doutora em História Social/USP

Especialista em História de Portugal/ USPDiretora Secretária da Sociedade Visconde de São Leopoldo

casa, e vez por outra Manoel Monteiro e Armando Diogo acompanhados pelo guitarrista Lucas Junot faziam uma bela cavaqueira fadista. Apreciava o teatro, especial-mente as operetas das quais cantarolava algumas árias, e devorava os livros. Em sua pequena biblioteca, que hoje é a parte mais preciosa da minha, misturavam-se Camões, Alexandre Dumas, Voltaire, Machado de Assis, Cervantes, Júlio Dinis, Humberto de Campos, Allan Kardec, entre muitos outros.

Em nossa casa, sempre havia jornais: A Tribuna, leitura obrigatória para todos; a Gazeta Esportiva para os rapazes; o Jornal das Moças e A Carioca para as moças; Vida Doméstica para minha mãe; e O Malho para as crianças; sem contar a Noite Ilustrada, a Revis-ta da Semana e O Cruzeiro. À noite, impreterivelmente e em especial durante a Segunda Guerra Mundial, ouvia as notícias da BBC de Londres e as peças de teatro transmitidas pela PRB4, onde o galã era sempre Querubim Correia.

Português de boa cepa, estava sempre pronto para acolher os compatriotas que chegavam à nossa Santos. Não raro, empregava-os e até os auxiliava na construção de um pequeno chalé.

Deus o levou muito cedo, mas ele deixou lições de vida que filhos, netos e bisnetos jamais esquecerão.

Obrigada, meu pai, pelo privilégio de ser sua filha.

stamos recebendo mais alguns novos colegas, efetivados após o período de ex-periência. A todos, nossas boas vindas e

votos de sucesso nas novas atividades. São eles: na UniSantos – Beatriz Moutinho Lopes (Ipeci/CDI); Bruna Cantão (Ceite/CDI); Carlos Eduardo Lorenzetti Júnior

Casou-se, dia 8 de ju-nho, Hugo Humberto da Sil-va (CGL/CDI) com Gislene França Nascimento.

Nasceu, dia 7 de maio, Alexya Lenize de Oliveira, filha de Wanduir de Oliveira (DAP/CDI).

Nasceu , d ia 11 de junho, Alícia dos Santos Teixeira, filha de Douglas Araújo Teixeira (Mídias In-terativas/CDI).

Votos de felicidades, saúde e prosperidade aos noivos, papais e bebês.

(Ceite/CDI); Felipe Everton Paixão Andrade (Ceite/CDI); Israel José dos Santos Júnior (Ceite/CBOQ). No Liceu Santista – Bruno Vinicius Barbosa; Gisele Ferreira da Silva; José Aparecido de Souza; Shirley Souza da Silva e Thais Ferrari Marques; na São Le-opoldo – Maria Aparecida da Conceição dos Santos.

UniGente – boletim eletrônico de divulgação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, dirigido aos funcionários administrativos. Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social. Conselho Editorial: professores Marcelo Di Renzo e Maria Aparecida Esteves Martins e coordenadora de RH, Marilza Borges Augusto. Editor: Antonio Fernando C. Santos – MTb 10305/SP. Fotos desta edição: Alberto Duarte Ferreira Júnior, Roberta Barbosa Araújo e Arquivo UniGente. Editoração Eletrônica e Arte: Matiz Comunicação

COMEMORAÇÃO

Liceu festeja seus 111 anos

om Missa em Ação de Graças, celebrada pelo presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, o bispo diocesano Dom Jacyr

Francisco Braido, a comunidade do Liceu Santista comemorou, dia 10, a passagem dos 111 anos de existência da escola.

No encerramento, direção, professores, alunos, funcionários, pais de alunos e convidados cantaram o tradicional Parabéns a Você e apagaram as veli-nhas comemorativas. O evento marcou, também, a homenagem aos pais, na passagem do Dia dos Pais.

As fotos desta página registam alguns momentos da festividade.