Urbanismo e Mobilidades

Post on 03-Jul-2015

7.995 views 0 download

Transcript of Urbanismo e Mobilidades

Agricultura

Formandos: Carlos Bastos e José Guimarães – EFA GR

História Na Revolução Industrial (séc. XVIII) a agricultura sofreu

uma grande transformação, pois passou a ser orientadaessencialmente para os mercados, sendo para issonecessário a evolução das sua ferramentas para que fossepossível aumentar a produtividade garantindo a auto-suficiência alimentar e garantindo um aumento dosrendimentos dos agricultores. Em simultâneo apareceramefeitos negativos como a disparidade regional e social bemcomo a poluição e destruição dos ecossistemas.

Definição A Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para o

cultivo de plantas com o objectivo de obteralimentos, fibras, energia, matérias-primas pararoupas, construções, medicamentos, ferramentas, ouapenas para contemplação estática.

Profissões Eng. Agrónomo

Eng. Agrário

Agricultor

Viticultor

Vitivinicultor

Fruticultor

Jornaleiro

Tractorista

Podador

Hortofloricultor

Tratador de Animais

Jardineiro

Motoserrista

Tipos de Agricultura Agricultura Tradicional ou de Subsistência

Agricultura Moderna

Agricultura tradicional de subsistência Esta tipo de agricultura é caracterizado pela

agricultura familiar, de pequenas propriedades e nãodependente de máquinas nem da fertilização forçadada terra.

Em geral o objectivo da produção é para subsistênciada própria família e com venda dos excedentes emfeiras, pequenos comerciantes e cooperativas.

Agricultura Moderna Este tipo de agricultura é caracterizado pela produção

com fins meramente comerciais, em grandesáreas, com recurso a maquinaria e fertilização forçadados terrenos agrícolas de forma a rentabilizar asproduções.

Como os seus fins são comerciais, a sua produção éinteiramente vendida a retalho, cooperativas ou atravésde associativismos, e em geral escoado para osmercados nacionais e internacionais.

Agricultura ModernaAgricultura Industrial Agricultura Biológica

Este tipo de agricultura baseia-se no interesse da produção em massa e com categoria definida para venda no mercado.

As arvores e sementes são seleccionadas de forma a que a produção seja mais eficiente.

O uso de fertilizantes e pesticidas químicos é frequente.

O produto final é bonito e todo igual, mas contem químicos dos pesticidas usados para tratamentos.

Ao contrário da anterior os produtos colhidos tem aspecto “menos plástico” com tamanhos e formas diferentes.

As arvores e sementes são de produção local e não seleccionada.

Apenas usa fertilizantes e pesticidas naturais.

O produto final é mais saboroso e rico em nutrientes

Químicos - Fertilizantes Os fertilizantes são compostos químicos de origem natural ou

artificial que vão servir como alimento para asplantações, completando assim as carências de que os terrenospadecem, com o intuito de corrigir carências ou de melhorar asproduções.

Estes podem ser aplicados pela terra e dai absorvidos pela raiz daplanta (causa desperdício ou até mesmo contaminação oudesequilíbrio ecológico) ou directamente pelas folhas (adubaçãofoliar).

Antes de se proceder a qualquer utilização de fertilizantes, deveser efectuada uma análise ao terreno para se comprovar ascarências, evitando os desperdícios e desequilíbrios.

Apesar de serem muito importantes para a agricultura, sãoresponsáveis pela poluição dos solos e cursos de água.

Químicos – PesticidasHerbicida Fungicida

É um produto químico, utilizadopara matar e controlar as ervasdaninhas assim como outrasespécies vegetais que sejamdominantes e provoquem oenfraquecimento das plantaçõespróximas. São responsáveis pelacontaminação de cursos deáguas, por serem altamentetóxicos e como inibidores declorofila, matam outras espéciesde plantas necessárias para oequilíbrio ambiental.

É um pesticida que destrói ouinibe a acção dos fungos. Autilização de fungicidas émuito comum na nossaagricultura, mas sãoextremamente prejudiciaisporque matam todo o tipo defungos maus e bons, fazendocom que os insectos e fungosnecessários para o equilíbrioambiental morram.

Químicos -Aplicações

Equipamentos Agrícolas Tradicionais:

Equipamentos Agrícolas Modernos:

Técnicas AgrícolasIrrigação Rotação de Culturas e Pousio

Técnica utilizada para a regadas plantações que tem comoobjectivo minimização dodesperdício de água. Aotornar o sistema de regaeficiente, para além depoupar água, como apenasrega a planta que sequer, todas as plantasvizinhas indesejáveis não vãousufruir da mesmaquantidade de água.

É uma das técnicas agrícolasmais antigas, com esteprincípio não se dá umdesgaste das terras, pois éatribuído um tempo dedescanso ao terreno pararecuperar nutrientes eplantação é diversificada poiscada tipo de plantação temexigências de nutrientes daterra diferentes.

Técnicas AgrícolasAgricultura Orgânica ou biológica

A Agricultura biológica é uma técnica agrícola, que promove emelhora o equilíbrio do ecossistema, baseando-se nabiodiversidade, ciclos biológicos e actividade biológica dos solos. Éreconhecido pelo uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos emdetrimento da utilização de materiais sintéticos.

Este termo também é utilizado em produção de alimentos e matériasvegetais e animais, que não usem produtos sintéticos na sua produçãoe que fomenta uma agricultura biológica sustentável.

Por isso é reconhecida como Ecológica, Sustentável e SocialmenteResponsável.

Também é reconhecido o seu valor nutritivo, sabor, uso de outrasespécies (não rentáveis), harmonia biológica, garantia desaúde, emprego nas comunidades rurais, menos poluição.

Técnicas AgrícolasTransgénicos ou geneticamente modificados

São organismos que mediante técnicas de engenhariagenética, sofrem alterações contendo material de outrosorganismos.

Esta técnica tem a vantagem de criar plantas resistentes acondições biológicas não favoráveis. Desta formas as plantastornam-se resistentes a pragas, terrenos impróprios paraprodução, fruto mais resistente ao transporte e mais apetecívelpara venda, auto fecundação e produção mais eficiente.

Devido a estas resistências, estão a provocar danos irreparáveisna biodiversidade.

Desconhecimento total dos danos que podem vir a aparecer noshumanos e animais que se alimenta destes produtos.

Ciclo do Azoto O ciclo do Azoto ou ciclo do Nitrogénio é o ciclo

biogeoquímico que comporta as diversas transformaçõesque este elemento sofre no seu ciclo entre o reino mineral,animal e vegetal.

O azoto apesar de extremamente abundante na atmosfera édiminuto na terra e por esse motivo só com a ajuda dasplantas e animais é que é possível introduzi-lo na terranaturalmente.

É um dos ciclos mais importantes nos ecossistemasterrestres e o azoto é necessário para a produção demoléculas complexas (aminoácidos, proteínas e ácidosnucleicos) necessária aos seres vivos.

Ciclo do Azoto

Produtos Agrícolas Nacionais Vinho, azeite, leite e

derivados, cortiça, enchidos, pão, cereais, castanha, tremoço, fruta, cânhamo, algodão, tabaco, flores.