Você conhece a sua Bíblia?ipmetropolitana.com.br/estudos/aulas/como estudar a biblia/Aula...

Post on 02-Dec-2018

230 views 0 download

Transcript of Você conhece a sua Bíblia?ipmetropolitana.com.br/estudos/aulas/como estudar a biblia/Aula...

Você conhece a sua Bíblia?

Atividade da última aula

Vamos

praticar??

Leia Lc 10.30-37

e responda...

a) Qual o ensino principal desta parábola? b) Por que Jesus proferiu esta parábola? Você pode encontrar o motivo principal dela ter sido ensinada na época?

c) Qual a reprovação para a qual Jesus chama atenção? d) Qual o dever prático para qual somos chamados a partir do ensino desta parábola?

Que diferença isso faz para sua vida? (aplicação)

GÊNERO LITERÁRIO

INTERPRETAÇÃO DAS EPÍSTOLAS (CARTAS)

1. Estude a Epístola de uma só vez O primeiro passo importante no estudo das epístolas é entender que elas devem ser estudadas integralmente e nunca um trecho de cada vez. Afinal, quando recebemos a carta de alguém conhecido nunca procuramos lê-la aos pedaços. Ninguém que receba uma carta romântica de sua noiva irá ler a primeira parte em um dia, a última do dia seguinte e a terceira parte no último dia. Ler fragmentadamente acabará trazendo confusão. Algo que pareça obscuro em um parágrafo pode ser esclarecido pelo que veio antes ou pelo que virá depois. O contexto é tão importante aqui quanto o é em outros livros da Bíblia

2. Estude a Epístola historicamente Em segundo lugar o intérprete deve estudar as epístolas historicamente, ou seja, considerando quem escreveu, em que época escreveu, e porque escreveu. Claro que a falta de todas ou parte destas informações não impedirão que o livro seja entendido. Tome o exemplo de Paulo que escrevia suas cartas pensando em um problema específico pelo qual a igreja destinatária estava passando. Este é um erro que cometemos comumente porque, por exemplo, as cartas de Paulo apresentam assuntos perenes.

2. Estude a Epístola historicamente

1Co 7.1: Olhando superficialmente alguém pode afirmar

que a Bíblia diz que o casamento é uma coisa a ser evitada. Todavia, uma afirmação como essa esta em desacordo ao que a Bíblia diz de maneira geral (veja Ef 5.22-33; 1Tm 3.2; 4.3).

2. Estude a Epístola historicamente Ao que parece, entre as muitas questões que dividiam os crentes da igreja de Corinto, estava a que tratava do casamento e do sexo. Alguns cristãos tinham uma visão muito liberal (6.15-16) e, por causa desta opinião um rapaz que se deitava com sua madrasta não era confrontado em seu pecado (5.1-2).

2. Estude a Epístola historicamente Outro grupo, por sua vez, foi a outro extremo. Criam que atém mesmo no casamento o sexo deveria ser alguma coisa a se evitar. Não se casar poderia ser uma opção. E, em apoio à sua posição apelaram à própria situação de Paulo. Ele tinha, portanto, uma grande dificuldade diante de si. Por isso, ainda que não fosse a melhor opção, Paulo preferiu fortalecer este grupo usando o que possivelmente era um lema dos seus integrantes, desenvolvendo em seguida as correções necessárias aos abusos

2. Estude a Epístola historicamente O estudioso da Escritura encontrará no livro de Atos algumas informações sobre a história dos lugares pelos quais Paulo passou. Quando isto não for possível usará mão de recursos externos e também poderá ver na própria epístola informações que poderão ajudá-lo a entender o contexto histórico.

2. Estude a Epístola historicamente O estudioso da Escritura encontrará no livro de Atos algumas informações sobre a história dos lugares pelos quais Paulo passou. Quando isto não for possível usará mão de recursos externos e também poderá ver na própria epístola informações que poderão ajudá-lo a entender o contexto histórico.

Vamos

praticar??

Leia Filipenses 4.10-19. Compare com os seguintes textos da epístola – 2.6-11; 1.5; 2.25; 4.6-7; 3.1; 4.4 e também 2Co 8.1-5. Tente entender o motivo pelo qual Paulo ensina este texto para a época e como devemos aplicar para nós hoje.

3. Estude a Epístola como documento literário

Cada carta possui uma estrutura própria que, por normalmente serem longas, ajudarão a compreendê-la melhor. Veja o exemplo da carta de Paulo aos Gálatas.

3. Estude a Epístola como documento literário Saudação – 1. 1-5

Introdução – 1.6-10

Corpo

I)1.11-2.21 – Paulo defende sua autoridade

II) 3.1-4.31 – Argumentação doutrinária

III) 5.1-6.10 – Exortações Práticas

Conclusão – 6.11-18

Bênção – 6.18

3. Estude a Epístola como documento literário

Atentar, portanto, para os pontos onde ocorrem mudanças de tópicos nos ajudarão a interpretar melhor o texto.

Vamos

praticar??

Compare a introdução de Paulo em Gálatas 1.6-10 com outras introduções nas cartas aos Romanos 1. 8-10 e 1 Coríntios 1. 4-9. Há algum motivo para estas diferenças existentes entre a primeira e as demais?