...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18...

24
CEPLAM CENTRO DE ESTUDOS e PESQUISAS LITEERÁRIAS ACADÊMICOS MAÇÔNICOS (Só não é membro quem não quer) https://hotm.art/oQ4Vvl www.ceplam.com.br [email protected] [email protected] Por que sou Franco-Maçom ? Porque sou livre e de bons costumes, porque me subjuga o amor, porque me absorve a beleza, porque me emociona a liberdade, porque vou atrás da justiça e aspiro a felicidade da Humanidade. E a satisfação de tão elevados ideais só se encontra no seio da Franco Maçonaria. Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo! TEIXEIRA, A...F...

Transcript of ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18...

Page 1: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

CEPLAM CENTRO DE ESTUDOS e PESQUISAS LITEERÁRIAS

ACADÊMICOS MAÇÔNICOS (Só não é membro quem não quer)

https://hotm.art/oQ4Vvl

www.ceplam.com.br [email protected]

[email protected] Por que sou Franco-Maçom ? Porque sou livre e de bons costumes, porque me subjuga o amor, porque me absorve a beleza, porque me emociona a liberdade, porque vou atrás da justiça e aspiro a felicidade da Humanidade. E a satisfação de tão elevados ideais só se encontra no seio da Franco Maçonaria.

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

Page 2: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

ÍNDICE:

A Aprendiz 04

O Aprendiz 05

A Marcha de Aprendiz 06

O Avental de Aprendiz 06

Ação voluntariosa 07

Comentário 08

O Rito Eclético 10

Advertência, Auto-iniciação e Auto-meditação 12

Iniciação Primordial, G-1 12

Lucas, Atos dos Apóstolos, Cap. 2, Domingo dia de Pentecostes

14

Procedimento de Auto-iniciação G-1 15

Você quer, você pode, iniciação Primordial 15

O Ato em sí - Ritual do grau um 16

Promessa (Compromisso) do grau um 16

Cobridor do G-1 18

Trolhamento do G-1 19

Versículos bíblicos, G-1 20

Maçons livres em loja livre;

Maçons sem loja, Lojas sem templo! TEIXEIRA, A...F..

Da criação do homem por ele mesmo nasce o homem aperfeiçoado, o Filho do Homem. O. W.

“Nas entranhas da América gesta-se o futuro da

Humanidade.” RAUMSOL

O Maçom nunca (jamais) é de um único rito. Pertence a todos os ritos, (que são muitos), mas escolhe para a prática cotidiana o rito da sua preferência, o que mais lhe convier... TEIXEIRA, A...F...

Page 3: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

3

Acesse este site: www.ceplam.com.br Antonio Fernandes Teixeira (67)3382 3582 (67) WHATSAPP 99284 3388claro (67) 99905 6565 vivo

[email protected] [email protected] [email protected]

O bom profano (bem intencionado) pode ser um aprendiz lapidando a pedra bruta, (lapida só a sí próprio e a mais

ninguém); do grau dois acima, até o último grau e até o fim da vida, o Maçom é um síndico voluntário do Edifício Social, não discrimina tendências religiosas, filosóficas, políticas e gêneros, ou status sicial; não tem o direito de ser maçom e ao mesmo tempo ser um infame etnocêntrico, xenófobo, androcêntrico, homofóbico, misógino, etc... FEMINICÍDIO MAÇÔNICO: A Ação primeira dos verdadeiros Maçons, homens e Mulheres, é combater a misoginia, xenofobia, homofobia, e androcentrismo que induz os Maçons anacrônicos à prática da discriminação, e do feminicídio maçônico. Promover o ingresso de mulheres em Lojas femininas ou mistas é o nosso dever. Mulher, Seja Maçom!. Se você deixou teu marido ou companheiro ingressar na Maçonaria e ele não deixa você entrar, pergunto: Isso é correto? é ético? é moral? é honesto? Leia Eduard P. Thompson em Costumes em comum sobre a venda das esposas na Inglaterra, até meado do século XIX e entenderás o mesquinho comportamento dos homens maçons anacrônicos, que alegam tradição. Querer manter tradição que violenta direitos do ser humano é crime. Combata esta infâmia! (E. P.THOMPSON, PP. 305a353) Acesse este site: www.ceplam.com.br e Solicite orientação aqui: [email protected]

.

Page 4: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

4

A APRENDIZ

Page 5: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

5

Page 6: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

6

MARCHA DO APRENDIZ

Avental

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

Page 7: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

7

Ação voluntariosa À pureza de princípios e à elevação de tendências associavam-se, enfim, certos pendores de mistério e de impenetrabilidade, cuja sedução não foi menos poderosa. Nessas condições, as Lojas multiplicaram-se muito rapidamente, primeiro na Inglaterra, na Escócia e na Irlanda, depois sobre o continente, para ganhar finalmente até os confins do mundo civilizado. No início, A Franco-Maçonaria Tornada Inteligível aos seus Adeptos Oswald Wirth 62 é verdade, as Lojas não se fundavam sempre em virtude de poderes formais emanados da primeira Grande Loja. Todo Mestre Maçom regularmente iniciado na Inglaterra acreditava-se no direito de propagar no estrangeiro a luz maçônica. Para esse efeito, cercava-se, tanto quanto possível, de alguns outros Maçons e realizava com eles recepções segundo as formas ritualísticas. A rigor, ele iniciava, com sua autoridade privada, um profano que julgasse digno desse favor; em seguida, ambos procediam à iniciação de um novo adepto, de maneira a constituir uma loja simples, destinada a tornar-se primeiro justa, pela adjunção de dois novos membros, e, finalmente, perfeita, quando, por seu efetivo, ela atingia ou ultrapassava o número de sete. Uma Loja podia, aliás, manter-se em não importa que local convenientemente fechado e ao abrigo de qualquer indiscrição. Certas figuras traçadas com giz sobre o assoalho eram suficientes para transformar qualquer local em santuário. Concebe-se que Lojas tão facilmente chamadas à existência houvessem podido desaparecer com igual facilidade sem deixar traços documentais de sua atividade. Também a história da introdução da Franco-Maçonaria em diferentes países encontra-se, o mais frequentemente, envolvida numa profunda obscuridade. Está-se reduzido, muitas vezes, a narrativas equívocas, das quais é impossível controlar a exatidão. Extraído da página 55 do livro copiado, “O Aprendiz” de Oswald Wirth

Page 8: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

8

COMENTÁRIO: Num ritual de aprendiz, do Grande Oriente do Amazonas & Acre, de 1.933, consta a seguinte definição: DA MAÇONARIA – A Maçonaria tem sido definida por vários modos. As mais corrente definições são: I – A Ordem Maçônica é uma associação de homens sábios e virtuosos que se consideram irmãos entre sí e cujo fim é viver em perfeita igualdade, intimamente unidos por laços de recíproca estima, confiança e amizade, estimulando-se uns aos outros, na prática das virtudes. II – É um sistema de Moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos. Embora imperfeitas, essas definições nos dão a convicção de que a Ordem Maçônica foi sempre, e deve continuar a ser, a UNIÃO consciente de homens inteligentes, virtuosos, desinteressados, generosos e devotados. Irmão livres e iguais, ligados por deveres de fraternidade para se prestarem mútua assistência e concorrerem, pelo exemplo e pela prática das virtudes, para esclarecer os homens e para prepara-los para a emancipação progressiva e pacífica da Humanidade. É pois, um sistema e uma escola, não só de Moral como de Filosofia social e espiritual, reveladas por alegorias e ensinadas por símbolos, guiando seus adeptos à prática e ao aperfeiçoamento dos mais elevados deveres do homem-cidadão, patriota e soldado.

Page 9: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

9

Apesar de seus nobres e sublimes fins, a Maçonaria foi entre nós, como entre alguns povos, muito desvirtuada, pois, abrindo despreocupadamente suas portas, deixou, pela falta de escrúpulo na seleção de seus iniciados, que seus Templos fossem invadidos por uma multidão heterogênea que, aos poucos, esquecida ou alheia aos fins sociais, foi lentamente se transformando em sociedade de auxílios e elogios mútuos, com inclinação para a ação política militante, regida por princípios de moralidade barata e movimentada por interesses inconfessáveis. O objetivo do Rito Escocês antigo e Aceito, em todo o mundo e, principalmente no Brasil, é restabelecer a Maçonaria em seu antigo e verdadeiro caráter de Apostolado da mais alta Moralidade, da prática das Virtudes, d Liberdade debaixo da Lei, da Igualdade, segundo o mérito, com subordinação e disciplina e da Fraternidade com deveres mútuos, ampliando o limite das faculdades morais e infundindo, nos usos e nos costumes da sociedade civil, os sãos princípios da Filosofia humanitária. Para o Rito Escocês Antigo e Aceito, a Maçonaria é o progresso contínuo, por ensinamentos em uma série de graus, visando por iniciações sucessivas, incutir no íntimo dos homens a LUZ CELESTIAL e DIVINA, que, afugentando os baixos sentimentos de materialidade, de sensualidade e de mundanismo e invocando sempre o Grande Arquiteto do Universo, os torne dignos de sí mesmos, da Família, da Pátria e da Humanidade.

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

Page 10: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

10

RITO ECLÉTICO O nosso Rito declara como princípios fundamentais: 1 – A Maçonaria proclama como sempre proclamou desde sua origem, a existência de um PRINCÍPIO CREADOR, sob a denominação de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO; 2 – A Maçonaria não impõe nenhum limite à livre investigação da Verdade e á para garantir a todos essa liberdade, que ela exige de todos a maior tolerância; 3 – A Maçonaria é, portanto, acessível aos homens de todas as classes e de todas as crenças religiosas e política; 4 – A Maçonaria proíbe, em suas oficinas, toda e qualquer discussão sobre matéria política ou religiosa; recebe profanos, quaisquer que sejam as suas opiniões políticas e religiosas, pobres, embora, mas livres e de bons costumes; 5 – A Maçonaria tem por fim combater a ignorância em todas as suas modalidades; é uma escola mútua que impõe este programa: obedecer às Leis do País; viver segundo os ditames da honra; praticar a Justiça; amar o próximo; trabalhar incessantemente pela felicidade do gênero humano e conseguir a sua emancipação progressiva e pacífica; A par desta declaração de princípios, A Maçonaria proclama, também, as seguintes doutrinas sobre que se apoia: “Para elevar o homem aos próprios olhos, para torná-lo digno de sua missão sobre a Terra, a Maçonaria exige

Page 11: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

11

em dogma que o Grande Arquiteto do Universo deu ao mesmo, como o mais precioso dos bens, a liberdade, patrimônio da Humanidade toda, cintilação celeste que nenhum poder tem o direito de obscurecer ou de apagar e que é a fonte de todos os sentimentos de honra e de dignidade. “Desde a preparação do primeiro grau até a obtenção do mais elevado da Maçonaria Escocesa, a condição primordial, a qual nada se concede, ao aspirante, é uma reputação de honra ilibada e de probidade incontestada”. “Aquele para quem a religião é o consolo supremo, a Maçonaria diz: Cultiva a tua religião, não professa um culto; quer instrução leiga; sua doutrina se condensa toda nesta máxima – AMA A TEU PRÓXIMO”. Áquele que, com razão, teme discussões políticas, a Maçonaria diz: “Eu condeno qualquer debate, qualquer discussão em minhas reuniões; serve fiel e devotadamente à tua Pátria e não te pedirei contas de tuas crenças políticas. O amor da Pátria é perfeitamente compatível com a prática de todas as virtudes; a minha Moral é a mais pura. Pois funda-se sobre a primeira das virtudes – A SOLIDARIEDADE HUMANA”. O VERDADEIRO Maçom pratica o Bem e leva a sua solicitude aos infelizes, quaisquer que eles sejam, na medida de suas forças. O Maçom deve, pois, repelir com sinceridade e desprezo, o egoísmo, a imoralidade. Os ensinamentos maçônicos induzem seus adeptos a dedicarem-se à felicidade de seus semelhantes, não porque a razão e a justiça lhes imponham esse dever, mas porque esse sentimento de solidariedade é a

Page 12: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

12

qualidade mais inata que os fez filhos do Universo e amigos de todos os homens, fiéis observadores da Lei de Amor e Simpatia que Deus estabeleceu no Planeta. HUBERTO ROHDEN

“Eu vim para servir à Humanidade”. Rohden deixa, para as gerações futuras, um legado cultural e um exemplo de fé e trabalho, somente comparados aos dos grandes homens do

século XX. HUBERTO ROHDEN

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

2 AUTO-INICIAÇÃO E COSMO-MEDITAÇÃO UNIVERSALISMO; Disponível na internet, ADVERTÊNCIA - A substituição da tradicional palavra latina crear pelo neologismo moderno criar é aceitável em nível de cultura primária, porque favorece a alfabetização e dispensa esforço mental – mas não é aceitável em nível de cultura superior, porque deturpa o pensamento. Crear é a manifestação da Essência em forma de existência – criar é a transição de uma existência para outra existência.

O Poder Infinito é o creador do Universo – um fazendeiro é criador de gado. Há entre os homens gênios creadores, embora não sejam talvez criadores. A conhecida lei de Lavoisier diz que “na natureza nada se crea e nada se aniquila, tudo se transforma”, se grafarmos “nada se crea”, esta lei está certa mas se escrevermos “nada se cria”, ela resulta totalmente falsa. Por isto, preferimos a verdade e clareza do pensamento a quais quer convenções acadêmicas.

Page 13: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

13

3. AUTO-INICIAÇÃO

Hoje em dia, muitas pessoas falam em iniciação. Todos querem ser iniciados. Mas entendem por iniciação uma alo-iniciação, uma iniciação por outra pessoa, por um mestre, um guru. Esta alo-iniciação é uma utopia, uma ilusão, uma fraude espiritual. Só existe auto-iniciação.

O homem só pode ser iniciado por si mesmo. O que o Mestre, o guru, pode fazer é mostrar o caminho por onde alguém se pode auto-iniciar; pode colocar setas ao longo do caminho, setas ao longo da encruzilhada, setas que indiquem a direção certa que o discípulo deve seguir para chegar ao conhecimento da verdade sobre si mesmo. Isto pode e deve o mestre fazer – suposto que ele mesmo seja um auto-iniciado. Jesus, o maior dos Mestres que a humanidade ocidental conhece, ao menos aqui, durante três anos consecutivos, mostrou a seus discípulos o caminho da iniciação, o que ele chama o “Reino dos Céus”, mas não iniciou nenhum dos seus discípulos. Eles mesmos se auto-iniciaram na gloriosa manhã do domingo de Pentecostes, às 9 horas da manhã – como diz Lucas, nos Atos dos Apóstolos. Mas esta grandiosa auto- iniciação aconteceu só depois de 9 dias de profundo silêncio e meditação; 120 pessoas se auto-iniciaram, sem nenhum mestre externo, só dirigidas pelo mestre interno de cada um, pela consciência de seu próprio Eu divino, da sua alma, do seu Cristo Interno. E esta auto-iniciação do primeiro Pentecostes, em Jerusalém, pode e deve ser realizada por toda a pessoa. Mas, acima de tudo, o que é que quer dizer Iniciação? Iniciação é o início na experiência da verdade sobre si mesmo. O homem profano vive na ilusão sobre si mesmo. Não sabe o que ele é realmente. O homem profano se identifica com o seu corpo, com a sua mente, com suas emoções. E nesta ilusão vive o homem profano a vida inteira, 30, 50,80 anos. Não se

Page 14: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

14

iniciou na verdade sobre si mesmo, não possui auto-conhecimento, e por isto não pode entrar na auto- realização. O que deve um homem profano fazer para se auto-iniciar? Para sair do mundo da ilusão sobre si mesmo e entrar no mundo da verdade?

4. Deve fazer o que fez o primeiro grupo de auto-iniciados, no ano 33, em Jerusalém, isto é, deve aprender a meditar, ou cosmo-meditar. Os discípulos de Jesus fizeram três anos de aprendizado e nove dias de meditação – depois se auto-iniciaram. Descobriram a verdade libertadora sobre si mesmos. A verdade que os libertou da velha ilusão de se identificarem com o seu corpo, com a sua mente, com as suas emoções; saíram das trevas da ilusão escravizante, e ingressaram na luz da verdade libertadora: “Eu sou espírito, eu sou alma, eu e o Pai somos um, o Pai está em mim e eu estou no Pai...

O reino dos céus está dentro de mim”. E quem descobre a verdade sobre si mesmo, liberta-se de todas as inverdades e ilusões. Liberta-se do egoísmo, da ganância, da luxúria, da vontade de explorar, de defraudar os outros. Liberta-se de toda a injustiça, de toda a desonestidade, de todos os ódios e malevolências – de todo o mundo caótico do velho ego.

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

LUCAS: ATOS DOS APÓSTOLOS, CAP. 2, DOMINGO, DIA DE PENTECOSTES;

Os acontecimentos estão registrados em Atos dos Apóstolos capítulo 2 da Bíblia. Naquele dia, o Espírito de Deus desceu sobre os primeiros 120 seguidores de Jesus e eles começaram a falar, em voz alta, em línguas

Page 15: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

15

faladas ao redor do mundo. O acontecido criou tanta comoção que milhares de pessoas que estavam em Jerusalém na época vieram para ver o que estava acontecendo. Na frente da multidão reunida, Pedro ministrou a primeira mensagem do evangelho e ‘naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas’ (Atos 2:41). O número dos seguidores do evangelho estava crescendo desde que no domingo de Pentecoste eles tornaram sua crença pública e tudo mudou.

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

RITUAL DE PROCEDIMENTO PARA INICIAÇÃO PRIMORDIAL MAÇÔNICA Nós somos os únicos responsáveis pelos nossos “atos” Uma sessão maçônica poderá ocorrer em triângulo, com três mestres ou mais, e em Loja com a presença mínima de sete membros, havendo ao menos três mestres. Pelos costumes ortodoxos da Maçonaria só pode ocorrer uma iniciação, com a presença de no mínimo sete membros, em uma Loja Juridicamente constituída, claro que isto dificulta muitíssimo o ingresso de muitos interessados nos augustos mistérios. No entanto somente o interessado, e só ele pode mudar essa incongruência, e é só pela auto-iniciação! Pois ninguém tem o poder de impedir que alguém busque adquirir conhecimentos, conviver e fazer aquilo que tem vontade, sobretudo sendo uma causa justa. VOCÊ QUER, VOCÊ PODE! INICIAÇÃO PRIMORDIAL:

Page 16: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

16

Com uma tábua de 3,00 x 0,25 (três metros), dará 3 de 0,70cm. X 0,25, Uma tampa de 0,29 x 0,25, no topo; uma de 23 x 25cm.. você faz o ARA e ainda faz um espaço para guardar ferramenta, (os instrumentos maçônicos. Não querendo fazê-lo qualquer mesinha serve para o seu propósito. Pode fazer três castiçais com pvc com luvas de pvc e soquete, para formar um triângulo e dentro desse triângulo coloca a mesa. É em cima da mesa que se coloca uma Bíblia pequena (aberta), um Compasso em 45º em cima da Bíblia e o esquadro em cima do compasso. (Obs.: Um excelente local para se reunir ou se recolher sozinho e realizar qualquer procedimento meditativo, é um escritório, no seu período ocioso, que é muito comum, usa a própria mesa aonde coloca os paramentos de uma Loja (Livro da Lei, compasso e esquadro), um candelabro de mesa ou 3 castiçais de mesa, elétrico ou de vela, que carregas consigo. Estando tudo arrumado, (as velas ou luzes acesas), você se coloca diante da mesa com os instrumentos e medita (sentado por pelo menos 30 minutos. È sua primeira viagem. Com 2 tábuas de 30 X 30; 2 de 28 X 30 e 1 de 15 X 26. Faz-se um banco para meditação, de ajoelhar-se diante do ARA para o juramento e até para sentar-se em reuniões ou sessões, (pode ter até almofada). Pode usar banco de plástico; sua criatividade é o limite...

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

O ATO EM SÍ Os menores são por outrem iniciados, Os Grandes se auto-iniciam...

Page 17: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

17

Aquele/a que é iniciado à convite, convencido (induzido) por outrem, é questionável. Aquele que se auto-inicia é autêntico,(assume suas responsabilidades) se equivale a outros grandes personagens da história em todos os tempos.

RITUAL GRAU UM Da criação do homem por ele mesmo nasce o homem aperfeiçoado, o Filho do Homem. O. W.

Faz-se necessário que leia no mínimo três vezes, o livro de Oswald Wirth, O aprendiz e este texto, para compreender, o melhor possível, o que virá, depois, a se realizar, pois a auto-iniciação, não é alo-iniciação, é um ato de alto-criação e é pessoal. Obs.: Será ótimo ter alguém para ajudar e orientar, se não houver, faz sozinha/o... No dia e no local escolhido, sente-se num banco ou cadeira, coloque em sí próprio uma venda, (ou alguém colocará por você, e no tempo certo lhe alerta para tirá-la); concentre-se, reflita e medite por 30 minutos, Após a concentração, reflexão (meditação) você se levanta e dá três voltas em torno do ARA (altar dos Compromissos), pára diante do ARA e em pé faz a PROMESSA e se declara: Sou um/a “Auto-iniciado/a”. Obs.: Qualquer lugar onde ninguém te interrompa é satisfatório. Um escritório, até um Banheiro ou qualquer canto da casa; um pequeno quarto, uma dispensa, um fundo de quintal, um local afastado; etc...

.

Page 18: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

18

Em pé, (se quiser pode botar o joelho direito sobre o banquinho), estenda a mão direita acima do ARA (uma das três grandes Luzes: Livro da Lei, esquadro e compasso, em 45º) e diz:

INICIAÇÃO PRIMORDIAL

PROMESSA Neófito: “Eu..................................................., diante dos Respeitáveis Irmãos e irmãs, visíveis e invisíveis, do esquadro, símbolo da retidão e do direito; do Compasso, com que se deve medir os nossos ATOS; e do Livro da Lei, regra da Moral Maçônica, prometo trabalhar com zelo e constância pela obra da Maçonaria. Prometo procurar e espalhar a verdade. Prometo auxiliar os fracos, fazer justiça a todos, e ser dedicada/o à família e à Pátria, e digno para comigo mesmo. Prometo amar a meus irmãos, reconhecer a condição de Maçom a qualquer Irmã ou Irmão, Iniciada/o dentro dos princípios de regularidade Maçônica Universal, sozinho, em qualquer lugar, em qualquer Loja ou Obediência regularmente constituída, observar fielmente a Lei Maçônica e nada revelar do que em segredo me for confiado. Prometo acatar em todos os seus termos o Estatuto, Constituição e os Regulamentos da Obediência que vier pertencer:, o

Estatuto e Regimento interno e deliberações da Aug∴

Resp∴ Loj∴ Simbólica, a qual for membro, conformando-

me às penalidades previstas, caso falhe com qualquer dos compromissos ora assumidos.” Eu me crio! Eu me aceito! Eu me constituo! Eu me Inicio! Aprendiz Franco-Maçom! contemporâneo, Livre e de bons costumes!

Page 19: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

19

Obs.: É recomendável o uso de um balandrau e sobre ele a/o neófita/o se reveste do seu AVENTAL..... O, agora neófito/a, data, assina a PROMESSA, envia junto com o comprovante de depósito da taxa de registro, e a solicitação com todas as informações pessoais, (dossiê) para o devido cadastramento. Após três meses ou mais pode-se repetir o ato para o grau subsequente com o ritual próprio... até chegar ao grau XXXIIIº se for do próprio interesse. Obs.: Recomenda-se que adquira o hábito de sentar diante do ARA ao menos uma vez por semana para lê o ritual ou outra qualquer leitura e para meditar, sentado em qualquer cadeira, poltrona ou banco...

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

SABER – QUERER – OUSAR – CALAR

O destino não é uma coisa imutável, porque se não, não haveria responsabilidade; por isso é necessário SABER que os designios do G.’. A.’. D.’. U.’. são impenetráveis, mas temos uma liberdade para operar em um ou outro sentido; nos é necessário QUERER o alimento espiritual a qualquer preço; nos é necessário OUSAR em um esforço com pleno conhecimento do caminho difícil, que é preciso percorrer para alcançar a iniciação , e por último, é necessário CALAR acerca das aprendizagens e meditar indispensavelmente antes das decisões. Extraído do L.’. N.’. da F.’. M.’. p. 82

Cobridor Do Grau I

Aprendiz Franco-Maçom

Cobridor do Grau I

Page 20: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

20

Bat: OOO Idade – Três anos Sin.’. de ordem - Estando de pé, colocar a mão direita na altura da garganta, sob o mento, a mão em esquadria. Saudação - estando à ordem levar a mão direita ao lado direito e depois ao longo do corpo, fazendo dois movimentos, nível e perpendicular. Voltar depois ao sin.’. De ordem. Toque - tomar com a mão direita a do/a Ir... Colocando o polegar sobre a primeira falange do dedo indicador, e dar com o mesmo, por um movimento imperceptível, três toques.

Pal.’.Sag.’. BOOZ (ou BOAZ) V.’. M.’. -- Daí-me a P.’. S.’. R.’; - N.’. V.’. P.’. D.’. S.’. S.’. D.’. a P.’. L.’. e E V.’. D.’.a S.’. B -- O – O – Z = BO – OZ (ou BOAZ)

Pal.’. De passe – não há

Marcha - Três passos curtos e iguais com os pés em esquadria. Tempo de trabalho – do meio-dia á meia-noite

Trolhamento

(Os visitantes fazem a entrada regularmente, ficando entre CCol.’. de onde um deles dirige a palavra ao/a Ven.’. M.’.) (O/a cobridor/a é feito, somente no caso do Ven.’.M.’. Julgar necessário)

Page 21: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

21

Ven.’.M.’. Sois maçom? (um dos visitantes responde) Vis.’. - Meus IIr.’. C.’. T.’. M.’. R.’.

Ven.’. M.’. -- De onde vindes meu ir.’.? Vis.’. - De uma loja de S.’. J.’., j.’. e P.’. Ven.’. M.’.

Ven.’. M.’. - Que trazeis, meu ir.’.? Vis.’. - Amizade, paz, e votos de prosperidade a todos os MM.’. Iir.’. e iir.’. Ven.’. M.’. - Nada mais trazeis? Vis.’. – O/a Ven.’. M.’. de minha loja vos saúda e vos envia o seu Tríp.’.e Frat.’. Abr.’. e assim, a todos os iIr.’. e IIr....’. Ven.’. M.’. - Que se faz em vossa loj.’.? Vis.’. - Levantam-se Templos à virtude e cavam-se masmorras ao vício. Ven.’. M.’. - Que vindes aqui fazer? Vis.’. - Vencer minhas paixões, submeter minha vontade e fazer novos progressos na Maçonaria.

Ven.’. M.’. - Que desejais, meu ir.’.? Vis.’. - Que nos concedais um lugar entre vós.

Ven.’. M.’.- Ele vos é concedido. Ir.’. M.’. de Cer.’. conduzi nossos IIr.’. aos lugares que lhes competem em loja... Versículos Bíblicos, Graus simbólicos: Grau um aprendiz Franco-maçom. Na Maçonaria, há ritos cujo livro sagrado da religião predominante, do país, não é aberto; em outros abre-se o livro da lei, mas sem leitura. Em algumas Obediências

Page 22: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

22

abre-se o livro da lei (Bíblia), em são João Cap. I, V.’. 1 à 5. A palavra da vida. 1 no princípio era o verbo, e o verbo estava com deus, e o verbo era deus. 2 ele estava no princípio com deus. 3 todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

Em outras, abre-se em: salmos; 133 -- união e paz 1 – oh! Quão bom e quão suave, é que os irmãos vivam em união! 2 – é como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Aarão, que desce sobre a gola das suas vestes; 3 – como o orvalho do Hermom, que desce sobre o monte de Sião; porque ali o Senhor ordena a bênção, e a vida para sempre.

Maçons livres em loja livre; Maçons sem loja, Lojas sem templo!

TEIXEIRA, A...F...

Da criação do homem por ele mesmo nasce o homem aperfeiçoado, o Filho do Homem. O. W.

O Maçom nunca (jamais) é de um único rito. Pertence a todos os ritos, (que são muitos), mas escolhe para a prática cotidiana o rito da sua preferência, o que mais lhe convier... TEIXEIRA, A...F...

Page 23: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

23

CEPLAM – Centro de Estudos e Pesquisas Literárias Acadêmicos Maçônicos;CNPJ.: 17.769.618/0001-13 - Administração: Rua Luiz de Albuquerque nº 124 –V.Sobrinho–C. Grande-MSCEP.: 79110-010

www.ceplam.com.br [email protected]

DOSSIÊ DO PROPONENTE

NOME:

E-MAIL:

D. NASCIMENTO / /

CIDADE UF

RG.: CPF.:

EST. CIVIL FORMAÇÃO:

PROFISSÃO:

ENDEREÇO RISIDENCIAL: Rua

BAIRRO: CEP:

ENDEREÇO COMERCIAL:

B AIRRO: CEP:

INICIADO / / ELEVADO / /

EXALTADO / / INSTALADO / /

ESPOSA:

FILHOS:

Page 24: ...O Ato em sí - Ritual do grau um 16 Promessa (Compromisso) do grau um 16 Cobridor do G-1 18 Trolhamento do G-1 19 Versículos bíblicos, G-1 20 Maçons livres em …

24

UM TEMPLO À CÉU ABERTO É APENAS ILUSTRAÇÃO, VOCÊ NÃO PRECISA FAZER