O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos Deve-se planejar a...

18
PLANTIO

Transcript of O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos Deve-se planejar a...

Page 1: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

PLANTIO

Page 2: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos

Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar um local limpo e arejado para armazená-la até a data do plantio

Page 3: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

PROFUNDIDADE DE PLANTIO

É determinado por: Temperatura, umidade e tipo de solo

Profundidade menor → 3 a 5 cm –Solos pesados –Temperatura fria

Profundidade maior → 5 a 8 cm –Solos leves, arenosos –Aproveitamento da umidade

Page 4: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

DENSIDADE DE SEMEADURA

Muito importante Pequena variação tem grande influência no

rendimento final

Densidade ótima –rendimento máximo Vai depender de: –Cultivar –Disponibilidade de água –Disponibilidade de Nutrientes

Page 5: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

DENSIDADE DE SEMEADURA

O aumento da densidade resulta em diminuição de:

–Número de espigas(diminui) –Tamanho das espigas(diminui) –Diâmetro do colmo

Acamamento e quebramento –Ocorrência de doenças(podridão do colmo)

Page 6: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

DENSIDADE DE SEMEADURA

Densidade X cultivar Ciclo curto maior densidade

-Plantas de menor altura e massa vegetativa -Menor sombreamento e maior aproveitamento da

luz -A densidade recomendada pode variar de 40.000 a

70.000 plantas por hectare

Page 7: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

Densidade X disponibilidade de água Época mais crítica Pendoamento e espigamento Causa: –Esterilidade de plantas –Espigas mal formadas –Menor rendimento de grãos

Page 8: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

Densidade X fertilidade

–Menor fertilidade → menor densidade

–Maior fertilidade → maior densidade

Page 9: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

No plantio do milho "safrinha", em que a disponibilidade hídrica é menor e os problemas com acamamento e quebramento são maiores, a densidade de plantio deve ser menor do que nos plantios na época

normal.

A densidade recomendada para a safrinha é cerca de 20% menor do que a recomendada para a safra normal.

Para a maioria das cultivares de milho para plantio na safrinha, a densidade de 40.000 a 45.000 plantas por hectare é a mais freqüentemente recomendada pelas empresas de semente

Page 10: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

A densidade de plantio varia com o objetivo da exploração.

Na produção de milho verde, a densidade mais adequada para obter uma boa produtividade de espigas comerciais deve variar entre 35 mil a 55 mil plantas/ha, menor do que a densidade normalmente utilizada para a produção de grãos.

Page 11: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

ESPAÇAMENTO

0,7 a 1 m - Tendência → redução pelas seguintes razões: –Aumento do rendimento –Eficiência na utilização -Água, luz e nutrientes –Controle de plantas daninhas em função do

fechamento mais rápido dos espaços entre e dentre plantas e menor entrada de luz e

Page 12: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

ESPAÇAMENTO

Cuidados na redução: –Cultivar apropriada (menor porte, menor ciclo e

arquitetura mais ereta) –Ambiente de plantio (maior disponibilidade de água

e nutrientes e temperaturas mais amenas)

Page 13: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

Tamanho e Forma da Semente

Para uniformizar e facilitar a semeadura, as sementes de milho são classificadas, quanto à forma, em redondas e chatas e separadas em diversos tamanhos e comprimentos.

Page 14: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

Por ocasião do plantio, que se obtém uma boa ou má população de plantas.

É onde tudo começa. Na cultura do milho, o fator “população de

plantas” é extremamente importante, é o fator que mais contribui para altas produtividades.

Page 15: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

CALCULO DO NÚMERO E QUANTIDADE DE SEMENTES A SER SEMEADA

Para calcular o número de sementes a ser semeada, é necessário que se conheça o poder germinativo do lote de sementes. Esta informação, geralmente, é fornecida pela empresa onde as sementes foram adquiridas, porém este valor (% germinação) superestima o valor de emergência das sementes no campo.

Recomenda-se que se faça um teste de emergência em campo.

Page 16: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.
Page 17: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

USO DO GRAFITE EM PLANTADORA

O tratamento de sementes de milho com inseticidas altera a rugosidade da superfície delas, afetando o desempenho da semeadora, pela dificuldade de movimentação no depósito e também nos sistemas distribuidores (discos ou dedos prensores). A utilização de grafite tem melhorado a plantabilidade (facilidade de passagem das sementes tratadas com inseticidas, em sistema de distribuição de disco de plantio).

Page 18: O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

A quantidade de grafite varia de acordo com o tamanho da semente

Sementes maiores ou redondas demandam uma maior quantidade

Em média têm-se utilizado 2 a 4 gramas de grafite por kg de sementes chatas e 5 a 6 gramas de grafite por kg de sementes redondas.