Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense....

12
Ouvidor 1 de Setembro de 2018 • Nº 1190 www.jornalouvidor.com.br Ano 28 Jornal Lá vem o feriado!!! BINGO – Ação entre amigos no Salão Paroquial Santa Isabel, ama- nhã a partir das 15h. Em prol da Pastoral da Comunicação. APRENDIZ - Arujá realiza de 3 a 5 de setembro, inscrições de jo- vens 16 a 21 anos para a seleção de bolsistas do programa Jovem Aprendiz. Das 9h às 16h nos Cen- tros de Referência de Assistência Social (CRASs) Centro e Barreto. MULHER – Hoje, a UBS do Mi- rante, em Arujá, abre as portas para atender mulheres no mutirão de Papanicolau e mamografia. O serviço será das 8h às 13h, mas as fichas serão encerradas às 12h. VACINA – Campanha de vacina- ção contra raiva em Santa Isabel começa no dia 03/09. Serão vaci- nados animais da área urbana da cidade. Na zona rural as vacinas acontecerão de 11/09 a 29/09. CURSO – Igaratá abre inscrições para os cursos de Técnica de Ven- das e Atendente de Recepção Ins- crições a partir de segunda feira 3/9, das 8 às 17 hrs, na secretaria de educação até o dia 12/9. ORQUESTRA – A orquestra de Igaratá passa, a partir de segunda- -feira a ensaiar no EducaemAção, rua Enock Albernaz de Carvalho Pinto, 50 (antigo Clube), todas as quartas e sextas feiras, das 09 às 11hrs e das 13 às 15 hrs. Aberto a todos os estudantes do município. Inscrições na secretaria de Espor- tes, no mesmo endereço. JUSTIÇA CORTA GRATIFICAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS A juíza Dra. Cláudia Vilibor Breda, da 2ª Vara de Justiça, determinou a suspensão dos pagamentos de gratificações aos servidores não concursados e aos efetivos em cargo de confiança da prefeitura de Santa Isabel. A decisão atende uma ação popular movida pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), assinada pelo vereador Jairo Furini Neto em agosto de 2017. Seis Milhões em Drogas na Dutra A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite de quinta-feira uma carga de 451 quilos de cocaína avaliada em qua- se seis milhões de reais. A droga estava em 12 malas colocadas em um cavalo mecânico (caminhão sem carreta de car- gas) conduzida por um homem de 28 anos, cuja identidade não foi divulgada, que portava uma carteira de motorista com sinais de adulteração. A apreensão foi feita no km 182 da Dutra, em Santa Isabel, onde foi registrado o Bo- letim de Ocorrência. O detido e a droga foram levados para a Polícia Federal na Lapa (capital) por crime de tráfico interes- tadual de drogas.

Transcript of Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense....

Page 1: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

Ouvidor1 de Setembro de 2018 • Nº 1190 www.jornalouvidor.com.brAno 28

JornalLá vem o feriado!!!

BINGO – Ação entre amigos no Salão Paroquial Santa Isabel, ama-nhã a partir das 15h. Em prol da Pastoral da Comunicação.APRENDIZ - Arujá realiza de 3 a 5 de setembro, inscrições de jo-vens 16 a 21 anos para a seleção de bolsistas do programa Jovem Aprendiz. Das 9h às 16h nos Cen-tros de Referência de Assistência Social (CRASs) Centro e Barreto.MULHER – Hoje, a UBS do Mi-rante, em Arujá, abre as portas para atender mulheres no mutirão de Papanicolau e mamografia. O serviço será das 8h às 13h, mas as fichas serão encerradas às 12h.VACINA – Campanha de vacina-ção contra raiva em Santa Isabel começa no dia 03/09. Serão vaci-nados animais da área urbana da cidade. Na zona rural as vacinas acontecerão de 11/09 a 29/09.CURSO – Igaratá abre inscrições para os cursos de Técnica de Ven-das e Atendente de Recepção Ins-crições a partir de segunda feira 3/9, das 8 às 17 hrs, na secretaria de educação até o dia 12/9.ORQUESTRA – A orquestra de Igaratá passa, a partir de segunda--feira a ensaiar no EducaemAção, rua Enock Albernaz de Carvalho Pinto, 50 (antigo Clube), todas as quartas e sextas feiras, das 09 às 11hrs e das 13 às 15 hrs. Aberto a todos os estudantes do município. Inscrições na secretaria de Espor-tes, no mesmo endereço.

JUSTIÇA CORTA GRATIFICAÇÃODE FUNCIONÁRIOS

A juíza Dra. Cláudia Vilibor Breda, da 2ª Vara de Justiça, determinou a suspensão dos pagamentos de gratificações aos servidores não concursados e aos efetivos em cargo de confiança da prefeitura de Santa

Isabel. A decisão atende uma ação popular movida pelo Partido Ecológico Nacional (PEN),assinada pelo vereador Jairo Furini Neto em agosto de 2017.

Seis Milhões em Drogas na DutraA Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite de quinta-feira uma carga de 451 quilos de cocaína avaliada em qua-se seis milhões de reais. A droga estava em 12 malas colocadas em um cavalo mecânico (caminhão sem carreta de car-gas) conduzida por um homem de 28 anos, cuja identidade não foi divulgada, que portava uma carteira de motorista com sinais de adulteração.A apreensão foi feita no km 182 da Dutra, em Santa Isabel, onde foi registrado o Bo-letim de Ocorrência. O detido e a droga foram levados para a Polícia Federal na Lapa (capital) por crime de tráfico interes-tadual de drogas.

Page 2: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Setembro de 2018

EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

Último voto21h38 da noite de sexta-feira, dia 31/08. Ainda não

terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso barrou a candidatura do ex-presidente com base na Lei da Ficha Limpa, que impede condenados em segunda ins-tância de concorrer a cargos eletivos. Seu voto deve ser seguido por outros ministros entre eles a presidente da Corte, Rosa Weber que, segundo analistas, deve manter a mesma posição assumida no julgamento do habeas cor-pus do ex-presidente em abril desse ano. Na ocasião ela seguiu o voto do relator, o que pode acontecer nesse jul-gamento.

A manifestação de Barroso teve ainda outros condi-mentos. Deu dez dias para o Partido dos Trabalhadores substituir o cabeça de chapa (o candidato a vice Fernando Haddad) e proibiu Lula de contribuir na campanha seja pela TV ou pelo rádio. E ainda determinou que o PT só poderá fazer os programas de TV depois que a chapa es-tiver pronta, sem o nome de Lula.

Essa é certamente a pior sentença dada ao ex-presi-dente. Sua prisão não é nada diante de sua condenação ao ostracismo que pode ser o que aconteça caso ele continue fora do cenário político. Qualquer outro governante que não se identifique com as bases do PT vai lutar para que o manto do esquecimento abata sobre o ex-presidente. E não é difícil que isso aconteça no Brasil, salvo se o próxi-mo presidente seja pior do que foi Dilma e Temer. Nesse caso, Lula voltará como candidato da esperança!

Uma pesquisa divulgada em janeiro de 2018, pelo Ins-tituto Idea Big Data, a pedido do Woodrow Wilson Cen-ter, dos Estados Unidos, indica que 79% dos brasileiros entrevistados não se recordam em quem votou para depu-tado federal e senador. Não foi questionado em quem se votou para presidente e governador, mas a julgar com o que acontece nas eleições para prefeitos, é possível que uma parte dos eleitores sequer se lembre em quem colo-cou como presidente.

O motivo desse esquecimento, segundo o Instituto, é porque as eleições parlamentares são realizadas ao mes-mo tempo em que se escolhe o presidente e o governador. Outro motivo é o sistema de voto proporcional em que o voto do eleitor soma na legenda, dando posse nem sem-pre ao indicado no voto. Por último, aponta que o curto tempo de campanha tende a beneficiar os candidatos que estão em mandato, já que têm quatro anos de possibilida-des de ampliar sua base eleitoral.

Se Lula permanecer como rosto fora da urna só sobrevi-verá como político na condição de guru, inspirador da es-querda que teve oportunidade de mudar o país e não o fez!

ARUJÁDENÚNCIA – O vereador Caroba protocolou nova denúncia contra o Prefeito José Luiz Monteiro. Se conseguir passar por to-dos os trâmites legais, pode conseguir a cassação do Chefe do Executivo. O problema, segundo o edil, é que a câmara aprova uma peça orçamentária e o executivo publica outra, dispensando a existência da Casa de Leis. DENÚNCIA 2 – Se conseguir afastar o prefeito, pode assumir o vice Márcio Oliveira que, aparentemente, anda mais interessado em ser xerife de outras praças. Além disso, Márcio se dedica a campanha eleitoral. Se Márcio correr da empreitada, o presidente da Câmara Abelzinho assumirá Arujá como prefeito e convoca novas eleições.DENÚNCIA 3 – Tudo isso aparentemente deve ficar mesmo só no reino das possibilidades. A denúncia do vereador ainda nem chegou na prefeitura, e o prefeito José Luiz supostamente já promoveu um almoço comunitário entre ele e dez parlamentares.EDUCAÇÃO – Rogério da Padaria (PSD) alertou aos colegas vere-adores que os gastos da Educação são preocupantes, o governo in-veste, mas muitas escolas continuam sem professor.BUS – Paulinho Maiolino (PSB) reclamou que a secretaria de Saúde possui um ônibus ambulatorial, aparentemente em bom estado, mas que a prefeitura mantem trancada a cadeados. A resposta do Execu-tivo, segundo Maiolino, é que o ônibus está parado por ser um veícu-lo usado e que sua condição é preocupante.

IGARATÁCEI – No seu discurso de críticas ao uso do RPA (Recibo de Paga-mento de Autônomos) o presidente do legislativo de Igaratá, Juliano Leite, prometeu que estenderia a investigação inclusive ao governo do ex-prefeito Elzo de Souza. Contudo, o requerimento que fez apontou apenas o ano de 2017 como alvo da comissão.CEI 2 – Ao saber disso, o vereador Jair Rufino correu e antes que Juliano protocolasse o seu requerimento, apresentou o dele estenden-do a investigação do ano de 2009 a 2017, envolvendo todos os anos da administração do ex-prefeito e um ano da atual administração. Resta à oposição ao prefeito Palau rezar para que a comissão seja constituída pela maioria da casa.SINDICÂNCIA – Na sindicância aberta para apurar o uso de atesta-dos médicos para justificar as faltas do vereador e funcionário públi-co Coquinho, foi encomendado o cruzamento dos dias e horários do uso do carro da Câmara e o cartão de ponto do funcionário do RH. Se houver coincidência será mais uma dor de cabeça para o vereador.FOGO AMIGO – Chegou ao Jurídico de Igaratá mais uma recla-mação trabalhista de irregularidade da administração do ex-pre-feito Elzo de Souza. Na ação uma ex-funcionária em cargo de confiança admite ter recebido suas férias de 30 dias em dinheiro, o que é proibido por lei.FOGO AMIGO 2 – A ação levantou a suspeita de que outros podem ter “vendido” integralmente suas férias, o que se com-provou em um rápido levantamento feito no RH. O pagamento de férias sem o seu gozo é limitado a dez dias. A ação denunciou que a administração do ex-prefeito cometeu mais uma irregula-ridade para beneficiar os “amigos”.

SANTA ISABELFUMO – As secretarias de Saúde de Arujá e Santa Isabel possuem programas gratuitos de Combate ao Fumo. Nesta semana, comemo-ramos o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para participar do pro-grama em Santa Isabel o interessado em largar o cigarro pode procu-rar um posto de saúde mais próximo de sua residência. Em Arujá os interessados devem dirigir-se ao Ambulatório de Saúde Mental na Rua Prestes Maia, nº 76, na Vila Riman, ou ligar no (11) 4655-1550.FISCAL – Os vereadores de Santa Isabel estiveram na PEM para fiscalizar a prestação de serviços. Lá eles contaram quem da prefeitura iria aparecer para fiscalizar a empresa, quando iriam aparecer e ainda disseram que os dias do contrato de con-cessão estavam com os dias contados. Funcionários da empresa dizem que os parlamentares tocaram o terror, disseram que em setembro a empresa vai sair de Santa Isabel, pois supostamente já existe uma outra empresa no páreo.FISCAL 2 – Quando a comitiva da Prefeitura chegou, foi recebida com a mesma delicadeza de uma porta batendo. Ao perceber que os vereadores tinham informações privilegiadas, logo os representantes

da empresa entenderam que tudo que lhes foi dito era verdade. Hou-ve um clima de animosidade, em que o principal secretário do Exe-cutivo, responsável pelo Trânsito, pouco ou nada compareceu. Sen-tou numa cadeira e assistiu o desenlace da confusão sem expressar qualquer opinião.FISCAL 3 – Algumas pessoas contam que o Diretor da PEM estava bastante alterado e chegou a se negar assinar a multa aplicada pela prefeitura. “Se eu não assinar vocês não podem me cobrar”, suposta-mente foi isso o que ele disse. Contudo, a prefeitura levou testemu-nhas e advogados que esclareceram que a multa corre normalmente, mas a empresa ainda pode recorrer se comprovar que solucionou to-dos os problemas apontados pela fiscalização.FISCAL 3 – Os vereadores estiveram na Secretaria de Educação e solicitaram que a Prefeitura pare de pagar 100% do valor acordado no contrato com a PEM. Para o presidente Alencar Galbiatti a empre-sa não pode receber o valor inteiro do contrato porque não está cum-prindo com a sua responsabilidade. Além disso, Alencar solicitou toda a documentação referente a Semana de Educação que custou aos cofres públicos cerca de R$80.000,00. A Prefeitura garantiu que vai enviar toda a documentação à Casa de Leis.FISCAL 4 – O Presidente da Câmara afirma que o papel dos verea-dores, entre outros, é trabalhar na fiscalização dos contratos. Será que a Câmara também vai investigar o aumento avassalador nos custos do enterro social? Antes da licitação os enterros sociais custavam de R$92,31 à R$250,00. Após a licitação, o serviço passou a custar de R$356,25 à R$617,50. E como a Casa de Leis vai trabalhar numa investigação que hoje envolve um dos parlamentares? Veremos!IDEB – Falando em Educação o município de Santa Isabel cresceu na avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Saltou da nota 6,0 em 2015 para a nota 6,6 em 2017. A ex--secretária da Pasta, Maria Donizete, comemorou o resultado da ava-liação nas redes sociais como fruto do trabalho feito durante sua es-tada na Prefeitura. Já a atual secretária de Educação, Liliene de Paiva, diz que o resultado é uma conquista do conjunto de funcioná-rios, “mas principalmente do professor”.POLIO – Nenhuma das cidades da região conseguiram atingir 100% da meta de vacinação contra a Polio e o Sarampo. A campanha ter-minou ontem, sexta-feira, 31/08, e as próximas ações dependem do Ministério da Saúde. “Havendo vacinas na Unidades, serão aplica-das”, informam as prefeituras de Arujá, Santa Isabel e Igaratá.POLIO 2 – Em Arujá 1.100 crianças estão DESPROTEGIDAS contra a pólio e 1.198 contra o sarampo. Em Santa Isabel ainda não vacinaram 794 contra a pólio e 801 do sarampo. Em Igaratá 67 crianças ainda estão vulneráveis a estas doenças. Ao todo, 3.960 crianças, entre 1 a 5 anos (incompletos), ainda estão sus-cetíveis a contrair doenças que podem até matar. Nestas idades, as crianças não vão sozinhas aos postos de vacinação, seus pais ou responsáveis é que definem seus destinos. Que destino estas pessoas querem para seus filhos?CALOTE - Mesmo depois de ter deixado a administração das Estra-tégias e Saúde da Família (ESF’s) de Santa Isabel, o Grupo de Apoio a Medicina Preventiva (GAMP) ainda traz muita dor de cabeça a seus ex-funcionários. A maioria alega que até hoje não recebeu os seus direitos trabalhistas após o fim do contrato entre a Empresa e a Prefeitura. A dívida pode chegar a mais de cem mil reais.CALOTE 2 - Em nota o GAMP afirma que o contrato em Santa Isabel se encerrou no final do primeiro semestre de 2017 e as resci-sões dos colaboradores foram todas homologadas no sindicato e, até o momento, nenhum ex-funcionário ligado a este contrato procurou a organização para questionar qualquer fato. LEIA MATÉRIA COMPLETA NO SITE.SOLTOS - Todos os acusados de terem facilitado a fraude e contra-tação da empresa Ideal Saúde presos na semana passada já estão sol-tos. Todos são investigados pelo Ministério Público por supostamen-te terem fraudado o processo de licitação para a contratação da empresa para a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante a gestão do Padre Gabriel Bina. Segundo o MP, a O.S. (Organização Social) desviou mais de R$3,5 milhões dos cofres públicos. Os suspeitos deverão responder ao processo em liberdade. LEIA MATÉRIA COMPLETA NO SITE.SERMÃO – Um pároco da cidade supostamente aproveitou a hora do sermão para opinar sobre o caso do golpe dado na saúde de Santa Isabel. Segundo o religioso, ainda não pegaram os pei-xes grandes e os verdadeiros culpados ainda devem vir à tona. Já tem gente na cidade espalhando nomes, relatando relações de compra e venda de imóveis.

Page 3: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso
Page 4: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Setembro de 2018

EDITAL DE PROCLAMAS

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

BRUNO NASCIMENTO NICOLUCCI E ANA CLÁUDIA ALVES RODRIGUES DE ALMEIDA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Guarulhos - SP, filho de Antonio Paulo Nicolucci, residente e domiciliado à Rua Galdino Fabiano Bairro - Cuiaba, Nazaré Paulista - SP, ela natural desta cidade, filha de Joao Rodrigues de Almeida e de Silvana Alves de Almeida, residente e domiciliada à Estrada da Pedra Branca Bairro - Pedra BrancaVINICIUS BARBOSA SOARES E DANIELE BARBOSA DE OLIVEIRA RAYMUNDO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Guarulhos - SP, filho de Jose Miranda Vieira Soares e de Adriana Bar-bosa Soares, residente e domiciliado à Rua Vereador Luis Benedito nº663 Bairro - Parque São Benedito, ela natural de Mairiporã - SP, filha de Robinson de Oliveira Raymundo e de Isabel Barbosa, residente e domiciliada à Avenida Brasil nº1263 Bairro - CruzeiroISAQUE DA SILVA NASCIMENTO E CRISLAINE DE SOUZA SANTOS, ambos brasileiros, soltei-ros, ele natural de São Paulo - SP, filho de Nelson Dias Nascimento e de Maria Oselia Correia da Silva Nascimento, residente e domiciliado à Rua Jandira nº113 Bairro - Jardim Luiza, Guararema - SP, ela natu-ral de Guararema - SP, filho de Valdinei Geraldo dos Santos e de Tatiana Alves Leite de Souza, residente e domiciliada à Rua Galiano Antônio da Silva nº99 Bairro - BrotasJADER DE MORAIS NEGREIRO E JÉSSICA APARECIDA PEREIRA, ambos brasileiros, soltei-ros, ele natural desta cidade, filho de Jaime Teodoro de Negreiro e de Maria Margarida de Morais Negreiro, residente e domiciliado à Rua Vereador Luis Benedito nº80 Bairro - Parque São Benedito, ela natural desta cidade, filha de Pedro Francisco Pereira e de Benedita Miguel Pereira, residente e domiciliada à Rua Mar Negro nº11 Bairro - Vila NovaCAIO CÉSAR MORAES SANTOS E SARA MARTINS VIEIRA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Paulo - SP, filho de Rivair Pereira dos Santos e de Margarete Alves de Moraes Santos, resi-dente e domiciliado à Rua Lirio da Serra nº234 Bairro - Jardim das Camelias, São Paulo - SP, ela natural de São Paulo - SP, filha de Valmir Gonçalves Vieira e de Ines Alves Martins Vieira, residente e domicilia-da à Estrada Marilândia nº636 Bairro -GeremunizGISONALDO FRANCISCO DA SILVA E CLAUDIANA TEIXEIRA SILVA, ambos brasileiros, ele divorciado natural de Surubim - PE, filho de Terezinha Maria da Silva, ela solteira natural de São Paulo –

SP, filha de Francisco Mariano da Silva e de Maria Edinilça Teixeira da Silva, residentes e domiciliados à Estrada de Igaratá, Km 73 Bairro - FunilLUCAS APARECIDO ROCHA DOS SANTOS E DAIANE CRISTINA ESTABEL, ambos brasilei-ros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Manoel Messias Rocha dos Santos e de Cleonice Aparecida de Almeida, ela natural desta cidade, filha de Alcino Batista Estabel e de Elis Cristina Caraça Estabel, re-sidentes e domiciliados à Rua Washington Luis nº445 Bairro - Vila GuilhermeWESLEY PEREIRA SANTOS E GABRIELA TRINDADE PUGLIESE, ambos brasileiros, ele natural de Guarulhos - SP, filho de Pedro dos Santos e de Clemencia de Fatima Pereira dos Santos, residente e domiciliado à Rua Angelo de Araújo Franco Bairro - Parque Rodrigo Barreto, Arujá - SP, ela natural de Arujá – SP, filha de Avelino Pugliese e de Raquel Trindade Silva Pugliese, residente e domiciliada à Rua Ariovaldo Saul Bairro - Monte SerratFERNANDO CASELLI MILLAS E CAMILA LEONTINA DE SOUZA, ambos brasileiros, ele divor-ciado natural de Guarulhos - SP, filho de José Millas e de Adelaide Caselli Millas, ela solteira natural desta cidade, filha de Luiz Carlos de Souza e de Odilia Almeida de Souza, residentes e domiciliados à Rua dos Girassóis nº44 Bairro - Jardim Novo ÉdenRAFAEL DE SOUZA E VIVIANE APARECIDA LEITE PIMENTEL, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Aparecida Maria Barbosa e de Waldemar Roque de Souza, ela natural desta cidade, filha de Nei da Costa Pimentel e de Solange dos Reis Leite, residentes e domiciliados à Rua Francisco Beraldo Filho nº320 Bairro - Jardim das AcáciasROBSON LUIZ FERNANDES E REGIANE APARECIDA DE SOUZA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Roberto Ramos Fernandes e de Derci dos Santos Fernandes, ela natural desta cidade, filha de Waldemar Roque de Souza e de Aparecida Maria Barbosa de Souza, residentes e domiciliados à Rua Francisco Beraldo Filho nº320 Bairro - Jardim das AcáciasPAULO CONTELI E APARECIDA COSTA DE SOUZA, ambos brasileiros, ele divorciado na-tural de Quintana - SP, filho de Cesar Conteli e de Amelia Anequini, ela solteira natural de Limoei-ro- PE, filha de Santina Maria da Conceição, residente e domiciliada à Rua Manoel Rodrigues Barbosa nº400 Bairro - Vila Osiris

EDITAL DE PROCLAMASAlessandra Galego Araujo Barbosa, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Igaratá, comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo; FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

ADRIANO BARBOSA CARAÇA E CIRLAINE DA SILVA SOUZA, ambos brasileiros, ele solteiro natural de Jacareí-SP, filho de Rafael Barbosa Caraça e Terezinha de Fatima Caraça, ela divorciada, natural

de São Paulo-SP, filha de João Mariano de Souza e Maria Conceição da Silva Souza, residentes e domici-liados à Rua Benedito Rodrigues de Freitas nº815, casa 1, Bairro - centro, Igaratá-SP

Page 5: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso
Page 6: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Setembro de 2018

Érica Alcâ[email protected]

AN

UN

CIE

AQ

UI

4656-2333

VENDE-SE IMÓVEL - MUNICÍPIO DE POÁ - SP CONCORRÊNCIA SABESP CSS 01.779/18

Alienação de imóvel situado à Avenida Elias Zugaib, S/N, Lote 16, Quadra 1, Gleba 1, Cidade Kemel, Poá, SP, com área total de 270,00m2. Edital completo disponível p/ download a partir de 07/08/18 - www.sabesp.com.br/licitacoes - mediante obtenção de senha no acesso “cadastre sua empresa”. Informações: (11) fax 3388-6384, via site, e-mail [email protected] ou no CSS, Av. do Estado, 561 - Unid. I - Pte. Peq. - SP/SP, das 8h30 às 11h30/13h30 às 16h30. Receb. Proposta e Doc. Habilitação: 13/09/18, às 11h00, no Auditório de Licitações 1, na Avenida do Estado, 561 - Unidade I, Pte. Peq. - SP/SP. SP 07/08/18 - (CPI). A Diretoria.

Corrida com lua cheia agita noite em IgaratáSão esperados maisde 2.000 corredores

Ruas e estradas no entorno da repre-sa de Igaratá ficarão interditadas por al-guns momentos enquanto quase 2.000 atletas estiverem percorrendo os diver-sos percursos da prova 23 k que aconte-ce hoje, sábado, dia 01 de setembro.

Os percursos serão variados, um de 23

km e outro, mais curto de dez, ambos com largada no estádio municipal de futebol. E para quem gosta de se arriscar mais terá também a ultramaratona de 40, 50 e 80 K com largada quase no mesmo horário.

O evento já é apontado como uma das mais bonitas e disputadas provas do Bra-sil. A maior parte do percurso ocorre em estradas de terra no entorno da represa sob a luz da lua cheia, clareando a represa

e os atletas.- A expectativa como sempre é muito

grande são 2.000 pessoas inscritas e, para cada competidor esperamos familiares, amigos, técnicos, além de pessoal da orga-nização. Isso Movimenta a economia e tu-rismo, observa o secretário de Esportes do Município de Igaratá, Benjamim de Lima.

A largada da Ultramatona será as 7h para os competidores dos percursos de 40,

60 e 80 km e às 19h30 para os atletas que aceitaram o desafio da corrida noturna de 23 e de 10 km, todas as largadas e chega-das no mesmo local, no Estádio municipal.

- O evento é de primeira qualidade, de alto nível, a minha responsabilidade é de atender a expectativa dos atletas que es-peram ansiosamente para participar da corrida, comenta o organizador, proprie-tário da ZBR, Rafael Zobaram.

Enterro social ficou685% mais caro

Após licitação, a Prefeitura de Santa Isabel passou a pagar

muito mais caro por cada enterro social, o salto de custo

foi de R$90 para R$617,00

A secretaria de Assistência e Promo-ção Social de Santa Isabel promoveu uma licitação em abril de 2018 para se-lecionar uma empresa especializada para prestação de serviços funerários. Em Santa Isabel cabe à Prefeitura arcar com os custos relativos a morte de um munícipe, caso a família esteja em com-provada vulnerabilidade social. Antes da licitação os enterros sociais custa-vam de R$92,31 à R$250,00. Após a li-citação, o serviço passou a custar de R$356,25 à R$617,50.

De acordo com a Secretaria de Promo-ção Social, o aumento no custo dos enter-ros ocorreu devido a inserção do serviço de tanatopraxia (técnica de conservação de cadáveres). “Entre os meses de abril a agosto de 2017 era realizada apenas a hi-gienização do corpo”, explica.

Curiosamente, neste mesmo período,

até a quantidade de enterros social au-mentou, passando de 16 em 2017, para 21 este ano, sendo que todos estes suposta-mente contaram com o trabalho de tanato-praxia.

Em abril deste ano a Folha de Londri-na publicou uma reportagem com o chefe--administrativo do Instituto Médico Legal (IML) de Londrina, Fernando Piccinin, que afirmou que a realização da tanato-praxia só é necessária e exigida por lei se o sepultamento ocorrer mais de 24 horas

após o falecimento ou se o corpo tiver que ser transportado por via aérea.

Procurado pela reportagem o ex-secre-tário Ti Nagate, responsável pela Pasta na ocasião da licitação, não retornou os con-tatos feitos pela reportagem.

Segundo Ângela Sanches, atual secre-tária de Promoção Social, o uso do espaço da funerária também elevou o custo do enterro social, “mas é importante esclare-cer que estamos analisando todos os con-tratos e processos vigentes”, finaliza.

Nicolas espera por um coração

A família de Nicolas Barbosa da Silva, 03 anos, pede ajuda para doação de san-gue para o menino que luta pela vida até que apareça um novo coração. O menino é de Arujá e nasceu com graves proble-mas cardíacos.

O número de registro para doação de sangue é 14135198-k. A doação pode ser feita no Hospital das Clínicas localizado em frente ao InCor (Instituto do Coração) aonde o menino está internado. O horário para doação: das 8 às 17h de segunda--feira à sábado.

A família Ouvidor está solidária com a mamãe Erika e o papai Eduardo. A tia Re-nata Ferreira, quem nos contatou por meio de nossas redes sociais, pede mais consci-ência das pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

Page 7: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

Jornal Ouvidor - Sábado/ 1 de Setembro de 2018 7

Érica Alcâ[email protected]

Ameaças e discussões - Crise notransporte em Santa Isabel

Vereadores já solicita-ram redução imediata

dos pagamentos feitos à PEM. Prefeitura multou a empresa em mais de

R$100 mil

“Quem trabalha na PEM vive com medo, a gente vive abaixo de ameaças e sempre houve atrasos no pagamento de vale refeição, isso não é novidade”, diz um fun-cionário da empresa que tem medo de se identificar.

Segundo este funcionário da empresa, a Prefeitura esta semana intensificou a fiscalização e man-dou suspender a circulação de oito veículos sucateados, por isso o transporte público de Santa Isabel está ainda mais deficitário, apre-sentando atraso em diversas li-nhas. “Eles até arrumaram a docu-mentação dos carros, mas a manutenção ainda deixa a desejar. A parte mecânica dos ônibus está uma calamidade, mas a gente tem que trabalhar, mesmo que seja sob

opressão”, diz o Denunciante.Na quinta-feira, dia 30/08, uma

comissão da Prefeitura de Santa Isa-bel com representantes das secreta-rias de Trânsito, Jurídico e Finanças esteve na garagem da PEM – Trans-porte Municipal Urbano para dar sequência as inspeções iniciadas na segunda-feira, 27/08.

Em nota, a Prefeitura informa que emitiu mais de 70 notificações nos últimos seis meses, atendendo as 107 reclamações registradas na Ouvidoria contra o serviço prestado pela PEM. Devido ao não cumpri-mento dos requisitos básicos exigi-dos em contrato, a empresa foi mul-tada esta semana em 200 UFM (Unidades Fiscais do Município), o equivalente a R$500,00.

“Os responsáveis podem recor-rer dentro de 10 dias. Caso compro-vem que já conseguiram sanar todos os problemas, enumerados pela po-pulação por meio da Ouvidoria, pe-los prestadores de serviço e pelos técnicos do trânsito, a multa poderá ser suspensa”, diz.

O contrato de concessão da PEM é de 15 anos podendo ser prorrogado por igual período e foi realizado na gestão do ex-Prefeito Pe. Gabriel

Bina. “Mas este contrato pode ser rompido se a empresa não se ade-quar. A determinação da Prefeita Fábia Porto é tolerância zero e con-tratação de uma empresa eficiente, caso haja a necessidade”, diz o se-cretário Jairo Furini, acrescentando: “Se houver a rescisão, conversare-mos com a nova empresa que assu-mir a concessão para que ela absor-va os funcionários que desejam continuar no transporte, nós não aceitamos descaso com trabalhado-res, nem empresas que os deixam sem salários e vale-transporte”.

Jairo informa que a Prefeita Fá-bia Porto já expediu uma portaria instaurando uma comissão de sindi-cância que avaliará o problema do transporte coletivo na cidade.

O Diretor da PEM, Jorge Rama-lho se recusou falar com a imprensa.

Legislativo cobra fiscalizaçãoNa quinta-feira, 30/08, os verea-

dores Gabriel da Água, Reinaldo Nunes, Ti Nagate, Zé da Mula e o presidente Alencar Galbiatti estive-ram na garagem da PEM, logo após uma visita na secretaria de Trânsito.

“O secretário de Trânsito Jairo Furini garantiu que fez diversas no-tificações à empresa, mas quando

chegamos na garagem o diretor Jor-ge nos disse que a PEM nunca foi notificada ou multada pela Prefeitu-ra”, diz Alencar.

O Presidente da Câmara diz que o grupo também cobrou explicações da Secretaria de Educação, pois par-te do recurso pago a PEM sai desta Pasta. “ Mas lá formos surpreendi-dos com a informação de que está tudo certo em relação a empresa de transporte, exceto por algumas irre-gularidades. A Secretária disse que a Prefeitura paga 100% do valor de

contrato, mas como pode isso, se a empresa não cumpre com 70% e deixa a população na mão?”, ques-tiona Alencar.

Para Alencar, ou a prefeitura exi-ge o cumprimento do contrato, ou suspende e coloca outra empresa emergencialmente no lugar. “O que não dá é ficar como está”, afirma o Presidente, destacando que falará verdades na Tribuna durante a próxi-ma sessão de câmara, 04/09, quando apresentará requerimentos com toda a documentação referente a PEM.

Ontem, 31/08, o ônibus do Jd. Eldorado que deveria passar no ponto da Marginal às 12h05 passou 12h53. “Toda vez é essa falta

de respeito”, lamentam os passageiros.

Foto: Bruno Martins

Page 8: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Setembro de 2018

Page 9: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

Jornal Ouvidor - Sábado/ 1 de Setembro de 2018 9

EXPOBEL 2018 é sucessopara negócios em Santa Isabel

Na avaliação feita pelos orga-nizadores, todos os empresários pretendem participar em 2019

A 5ª edição da EXPOBEL, realizada no último final de semana (de 23 a 26/08) na Quadra Poliesportiva da Escola Muni-cipal Oscar Ferreira de Godoy, do Bairro 13 de Maio foi um grande sucesso para o município. O evento recebeu cerca de cin-co mil visitantes durante sua realização, quando foi possível apreciar uma amostra do potencial econômico de Santa Isabel.

Dois lançamentos de novos produtos por empresas isabelenses comprovaram que não só inovam como enfrentam os de-safios do mercado. A empresa De Tom-maso lançou mais um antepasto, o “Capo-natina”, um mix de legumes que na degustação cativou centenas de paladares.

Outro lançamento foi a garrafa de água ecológica da Purylev, no formato de um garrafão de água, mas pequena, no tama-nho certo para o transporte no carro ou nas mãos. – “Ecológica porque não é des-cartável, é produzida com o mesmo mate-

rial dos garrafões tradicionais e, termina-do a água, basta reabastecer”, explica o empresário David Castro.

- Para a nossa empresa a iniciativa da Expobel foi extremamente vantajo-sa: tivemos uma excelente divulgação, aumentamos a nossa rede de contatos e realizamos vendas além de mostrar

nossa ousadia no lançamento de um produto novo.

David foi um dos mais de 50 empresá-rios isabelenses que mostraram seus pro-dutos e suas potencialidades as mais de cinco mil pessoas que desfilaram entre os estandes nos quatro dias da mostra. De simples produtos de horta orgânica e de

aquaponia encantando as crianças com peixes em aquário, a uma colméia cheia de abelhas trabalhadoras, desfrutando de-liciosos brigadeiros gourmet aos chopes artesanais, a 5ª Expobel prestou homena-gens à loja mais antiga da cidade, a Joel de Souza, e alavancou vendas e contatos de diversos serviços na cidade, mostrando o quanto Santa Isabel pode proporcionar a quem nela investe.

“Estou muito feliz com a concretização da 5ª EXPOBEL, é uma satisfação imensa poder mostrar nossas empresas, nosso arte-sanato e valorizar os nossos empreendedo-res. É um evento que com certeza crescerá muito a cada ano e que já é importantíssi-mo para nossa economia”, afirmou a Pre-feita de Santa Isabel, Fábia Porto.

- A Expobel 2018 também foi impor-tantíssima para o turismo isabelense, pois trouxe turistas vindos de 34 cidades dife-rentes, incluindo municípios de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Cata-rina, além da visita de moradores dos Es-tados Unidos, conta Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômi-co Sérgio Sidorco.

Page 10: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Setembro de 2018

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORALUGO

Excelente salão p/ festas, 200m² c/ estacionamento, Vl. Osiris, valor a combinar 94174-4625

ALUGO SALÃOBº Centro, excelente ponto, 130m², valor a combinar 99790-9488

ALUGO4 Cômodos para inquilino s/ animais, próx ao lar dos velhinhos 94260-3374 (vivo) 4657-5518

VENDE-SE ½ lote Pq Sta Tereza, valor R$65mil, doc ok c/ escritura, ótima topog. 97340-4531

VENDE-SECasa nova, 2dorm, sl, coz, Eldorado, aceita financ bancário R$220mil 4657-8499

VENDORestaurante Centro Sta Isabel, ótima local., preço e condições a combinar 4656-7399/ 99863-8765

VENDO LOTENo Pq Alpina, em Igaratá R$60mil. (62) 98408-1158 C4355

VENDO TERRENO429m² R. Juscelino Kubistchek Bº Tor-re atrás do dep caesa R$170mil, ac carro 99733-9760

ALUGO CASAPequena, 1dorm, coz, wc e lavand c/ garagem p/ moto, Bº Centro 97289-6277

ALUGO CASADorm, sl, coz, wc e garagem, Bº Jd Monte Serrat R$550,00, tr. c/ Claudio 95650-5455 vivo

VENDO OU TROCOCasa Pq Sta Tereza, terreno 500m², 180m² construído já acabado, gara-gem p/ 4autos c/ escritura 4656-2262/ 99671-7565

VENDO TERRENOÁrea de 1000m², plaino, exc localiza-ção, só 3km do Styllus R$80mil 4656-4383/ 96888-8705 ou wpp 96139-3980

VENDO CARROLindo Corsa, original, ano 2007, 93mil km rodados, ótimo estado, IPVA pago e doc em dia 94030-2717

ANUNCIE AQUI !!4656-2333

Page 11: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso
Page 12: Ouvidor · terminou a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Brasil aguarda em suspense. O primeiro a votar, foi o relator do caso de Lula, ministro Luís Roberto Barroso

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Setembro de 2018

Gabriel Dias

Prefeito de Arujá pode serafastado pela Câmara Municipal

Seguidos erros ao publicar peças orçamentárias gera

desconforto entre os poderes Legislativo e Executivo e Pre-

feito Zé pode ser caçado

Oito meses depois da primeira denún-cia contra o Chefe do Executivo, o Prefei-to de Arujá José Luiz Monteiro (MDB) pode ser de novo alvo de uma investiga-ção. Renato Caroba (PT), vereador autor

da denúncia, diz que o Prefeito desrespei-tou a publicação de leis orçamentárias para o exercício de 2019.

A nova denúncia foi protocolada no Jurídico da Câmara na tarde da última quarta-feira, 29/08, e será discutida no próximo dia, 05/09.

Caroba explica que desta vez a infra-ção cometida pelo Prefeito refere-se à re-alização de leilões de veículos apreendi-dos ou inservíveis no pátio municipal. “A Câmara apresentou uma proposta retiran-do esses leilões da LDO, mas, ao invés de vetar ou sancionar, o Prefeito ignorou o

nosso parecer e publicou a lei de forma contrária ao que foi decidido pelos verea-dores”, explica Caroba.

Em um trecho da acusação, o Verea-dor diz que a Prefeitura mandou a LDO original para Casa de Leis com falhas e inconsistências. “A Câmara só fez o tra-balho de inserir as reivindicações popula-res e arrumar os erros”, explica Caroba.

Em seguida, o Legislativo devolveu o documento para a Prefeitura assinado por todos os vereadores, no entanto, o Prefeito e sua equipe técnica tornaram a desconsi-derar as correções e publicaram o docu-mento, segundo Caroba, com as falhas an-tigas, causando desconforto entre os dois poderes além de ir contra a Lei Municipal.

Na opinião do parlamentar, isso é ir contra a Casa de Leis e contra os trabalhos que os vereadores tiveram para construir as emendas. Para dar continuidade as pro-postas, os parlamentares precisaram se unir e derrubar os vetos que o Prefeito fez. (Leia a matéria completa, “Vereadores derrubam vetos do Prefeito na LDO” no site do Jorna Ouvidor).

O repetitivo erro do Executivo foi o estopim para que Caroba tornasse a apresentar a denúncia. A primeira foi em fevereiro deste ano, no entanto, o termo “afastamento imediato” escrito no documento fez, naquela ocasião, a maioria dos vereadores arquivarem a denúncia por 14 votos a 1.

Com objetivo de agilizar a votação da nova denúncia, Caroba entregou em mãos cópias do documento para cada vereador. “Estou sereno. Sei que fiz meu trabalho.

Identifiquei o erro do Executivo, formulei a peça e protocolei o documento. Agora, basta cada vereador votar com sua consci-ência”, fala Caroba.

Prefeito José Luiz Monteiro foi ques-tionado, mas até o fechamento desta edição não se manifestou em relação a acusação.

Ritual de InvestigaçãoSe a denúncia for recebida pelos vere-

adores nas próximas semanas, a Casa de Leis inicia o processo de notificação do Prefeito. O Chefe do Executivo terá a oportunidade de montar sua defesa e acompanhar de perto o andamento de todo o processo até sua conclusão que pode durar 90 dias. Caso a investigação conclua que o Prefeito cometeu crime político-administrativo, ele será afastado do cargo dando espaço ao vice-Prefeito de Arujá e ex-secretário de Educação, Dr. Márcio Oliveira (PRB).