cursolumen.com.brcursolumen.com.br/.../05/lista-ufu-para-2-fase-quimica.docx · Web view... em...

65
Cálculo Estequiométrico 01 - (UFU MG) Considere a equação química não balanceada N 2 H 4 + N 2 O 4 N 2 + H 2 O e assinale a alternativa INCORRETA. a) O número de mols de água formado por mol de N 2 H 4 consumido é 2. b) O número de mols de N 2 que deverão ser produzidos para cada mol de N 2 O 4 que reage é 3. c) A soma de todos os coeficientes estequiométricos da equação balanceada é 10. d) Considerando como reagente limitante o N 2 O 4 , 92 gramas deste óxido produzem 28 gramas de N 2 . Cálculo Estequiométrico 02 - (UFU MG) O ácido sulfúrico, importante reagente químico produzido e consumido pelas indústrias químicas em todo o mundo, muitas vezes é empregado com indicativo de crescimento dos países. O processo industrial para obtenção do ácido sulfúrico envolve reações de oxi-redução a partir da matéria prima: o enxofre. Pede-se: a) escreva as três reações que mostram a obtenção do ácido sulfúrico. b) explique por que esse ácido, quando comercializado, não é 100% puro. c) calcule a massa aproximada de enxofre puro que deve ser utilizada para produzir um quilograma do ácido.

Transcript of cursolumen.com.brcursolumen.com.br/.../05/lista-ufu-para-2-fase-quimica.docx · Web view... em...

Cálculo Estequiométrico

01 - (UFU MG)

Considere a equação química não balanceada

N2H4 + N2O4 N2 + H2O

e assinale a alternativa INCORRETA.

a) O número de mols de água formado por mol de N2H4 consumido é 2.

b) O número de mols de N2 que deverão ser produzidos para cada mol de N2O4 que reage é 3.

c) A soma de todos os coeficientes estequiométricos da equação balanceada é 10.

d) Considerando como reagente limitante o N2O4, 92 gramas deste óxido produzem 28 gramas de N2.

Cálculo Estequiométrico

02 - (UFU MG)

O ácido sulfúrico, importante reagente químico produzido e consumido pelas indústrias químicas em todo o mundo, muitas vezes é empregado com indicativo de crescimento dos países. O processo industrial para obtenção do ácido sulfúrico envolve reações de oxi-redução a partir da matéria prima: o enxofre.

Pede-se:

a) escreva as três reações que mostram a obtenção do ácido sulfúrico.

b) explique por que esse ácido, quando comercializado, não é 100% puro.

c) calcule a massa aproximada de enxofre puro que deve ser utilizada para produzir um quilograma do ácido.

Cálculo Estequiométrico

03 - (UFU MG)

O cara chegou na praia com o seu bermudão

todo inchado até a mente, se achando o tremendão

azarou uma gatinha, pra ela disse assim

isso é muita malhação e deca-durabolim

tomar bomba é muito bom, fica forte e animal

o único problema é o efeito colateral

ele tem picape e um cordãozão de ouro [...]. (Música: Bermuda Florida, Mr. Catra)

A letra do funk carioca acima diz respeito ao anabolizante injetável Deca-durabolim, produto da indústria farmacêutica comercializado em caixas de 25 mg e 50 mg do decanoato de nandrolona (C18H26O2), substância proibida para atletas profissionais, sob pena de dopping.

Sobre essa substância, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A massa de carbono presente em uma caixa de 25 mg de decanoato de nandrolona é, aproximadamente, 20 mg.

b) A massa de um mol de decanoato de nandrolona é 274 g.

c) A fórmula mínima do decanoato de nandrolona é C9H13O.

d) Um indivíduo de 70 kg que utilizar uma vez por semana Deca-durabolim 50 mg terá, ao final de um mês (quatro semanas), injetado 1,5 mg de decanoato de nandrolona por quilograma corpóreo.

Estrutura do Átomo

04 - (UFU MG)

Há um grande medo nas pessoas em relação aos avanços das técnicas nucleares. Porém, áreas como a medicina, a agricultura e particularmente a indústria farmacêutica são beneficiadas com o desenvolvimento destas técnicas. A radioterapia, por exemplo, que teve sua origem na aplicação do elemento rádio pelo casal Curie, para destruir células cancerosas, é hoje realizada com radioisótopos do iodo, como o iodo-131, em terapia para eliminar lesões, identificadas nos radiodiagnósticos da tireóide.

Fonte: http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/aplica.pdf

Sobre esse radioisótopo, assinale a alternativa correta.

a) A principal diferença entre radioisótopos do iodo, como o iodo-131 e o iodo-123, está no número de prótons presentes no núcleo destes elementos.

b) O iodo-131 possui 77 nêutrons e seu número atômico é 53.

c) Sabendo que o iodo-131 é incorporado ao corpo do paciente através da ingestão de iodeto de potássio (KI), pode-se afirmar que, neste composto, o número de oxidação do iodo é -1.

d) Os isótopos, que são átomos de diferentes elementos químicos, podem ser explicadas a partir dos postulados de Dalton sobre a teoria atômica.

Fenômenos

05 - (UFU MG)

Considere os processos descritos a seguir.

I. Obtenção de gasolina a partir do petróleo.

II. Obtenção de zinco a partir da calamina.

III. Obtenção de gelo seco a partir de gás carbônico.

IV. Queima de uma vela.

V. Sublimação de iodo.

Marque a alternativa que reúne somente transformações químicas:

a) II, IV e V.

b) I, II e IV.

c) II e IV.

d) I e II.

Funções Químicas

06 - (UFU MG)

Os compostos: KBr, NaClO3, CaCO3 e MgIO2 têm sua origem nos ácidos, respectivamente:

a) brômico, clórico, carbonoso e hipoiodoso.

b) brômico, cloroso, carbônico e iodoso.

c) brômico, cloroso, carbâmico e iódico.

d) bromídrico, clórico, carbônico e iodoso.

Funções Químicas

07 - (UFU MG)

O movimento revolucionário intensificado por Lavoisier, no século XVIII, provocou alterações significativas no campo da química daquela época. A esse respeito, Simmons (2003) afirma que “Lavoisier chegou ao oxigênio em 1778, depois de mais de quatro anos de experiência e com a ajuda dos trabalhos de Joseph Priestley, que havia reconhecido as propriedades especiais do ´ar deflogisticado´, produzido pelo aquecimento contínuo de óxido de mercúrio”. Enquanto Priestley não abandonava a teoria do flogístico, Lavoisier conseguiu “a parte mais saudável e pura do ar”, chamando-a de oxigênio. O contexto do trabalho de Lavoisier colaborou para o entendimento das propriedades dos ácidos.

A partir da análise do texto, faça o que se pede.

a) Explique, por meio do equacionamento balanceado da decomposição do óxido de mercúrio (HgO2) utilizado por Lavoisier, se o processo de obtenção do oxigênio é endotérmico ou exotérmico.

b) Considerando a importância dos ácidos no trabalho de Lavoisier, apresente: o nome, a fórmula molecular e a fórmula eletrônica de Lewis de um ácido que possua, em sua estrutura, o elemento oxigênio.

c) Enumere duas propriedades químicas dos ácidos.

Funções Químicas

08 - (UFU MG)

Em 31 de março de 2008, na Serra de São Vicente-SP, na BR-364, ocorreu um acidente com um caminhão que continha produtos químicos. O veículo estava carregado com peróxido de oxigênio, clorito de sódio, sulfeto de sódio. A equipe da Defesa Civil utilizou 24 mil metros cúbicos de areia para conter o material de alto risco ambiental. Esse foi o 9º acidente com produtos químicos, atendido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema – nesse ano.

Considerando as informações apresentadas e alguns conhecimentos químicos, faça o que se pede.

a) Represente a fórmula molecular e a fórmula de Lewis dos compostos presentes na carga do caminhão.

b) Represente a fórmula molecular e indique a nomenclatura oficial e a classificação química do principal componente da areia, material que foi empregado para conter o risco ambiental, na situação apresentada.

c) Represente a equação balanceada da reação de decomposição espontânea do peróxido de hidrogênio.

d) Explique o que significa a informação que pode ser encontrada em rótulos: “água oxigenada - 10 volumes”.

Gases Perfeitos

09 - (UFU MG)

Na indústria moderna de fertilizantes, a produção da amônia, NH3, é a base para a elaboração de todos os outros fertilizantes nitrogenados. A amônia é obtida pela reação entre o nitrogênio (N2), que vem da atmosfera, e o hidrogênio (H2), que pode vir de diversas fontes (renováveis ou não). A reação ocorre em pressão elevada com auxílio de catalisadores.

Dados: R = 0,082 atm.L.mol–1.K–1 e 1 atm = 760 mmHg

A massa de amônia obtida a partir de 820 L de hidrogênio a 38.000 mmHg e 227 ºC será de, aproximadamente,

a) 17,0 kg

b) 11,3 kg

c) 25,0 ton.

d) 28,5 ton.

Gases Perfeitos

10 - (UFU MG)

Em uma atividade experimental o professor pegou duas garrafas PET vazias e colocou bexigas cheias na boca de cada uma delas. Em seguida, colocou uma das garrafas em uma bacia com água quente e a outra em uma bacia com água fria. Um dos balões murchou e o outro ficou mais cheio.

Sobre estes fatos, assinale a alternativa correta.

a) O balão que murchou foi colocado em água quente, pois o aumento da temperatura causou uma contração dos gases da bexiga.

b) O balão que ficou mais cheio foi colocado em água quente, devido ao aumento da temperatura do sistema e à expansão dos gases presentes na bexiga.

c) O volume do balão que foi colocado em água fria diminuiu, porque a pressão do sistema aumentou, reduzindo o choque das partículas de gás com as paredes do balão.

d) Em qualquer um dos casos, o volume dos balões foi alterado, porque o tamanho das partículas de gás foi modificado.

Ligações Químicas

11 - (UFU MG)

Na 63ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU – foi aprovado e proclamado, para 2011, o Ano Internacional da Química, conferindo à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – e à União Internacional de Química Pura e Aplicada – IUPAC – a coordenação das atividades mundiais para celebrar as grandes descobertas e os últimos avanços científicos e tecnológicos da química.

Dentre os avanços e descobertas, tem-se a descoberta do fósforo pelo alquimista Henning Brandt e, a partir de então, a fabricação dos palitos de fósforo modernos, que acendem em qualquer lugar: os chamados fósforos de segurança. Eles são armazenados em uma caixa revestida nas laterais por uma cobertura de fósforo vermelho (P n) – menos perigoso que o fósforo branco (P4) – e sulfeto de antimônio (Sb2S3). A cabeça do fósforo é coberta com clorato de potássio (KClO3) e cola e, ao ser riscada na caixa, entra em ignição, liberando energia na forma de fogo.

Sobre as substâncias usadas na fabricação do fósforo de segurança, assinale a alternativa correta.

a) A ligação química que une os átomos de fósforo para a formação da molécula de fósforo é iônica.

b) O fósforo vermelho e o fósforo branco são alotrópicos, pois são as mesmas substâncias formadas por arranjos diferentes de átomos de fósforo.

c) O sal clorato de potássio é constituído por uma rede cristalina de íons K+ e ClO–3.

d) Um dos produtos da queima do fósforo é o gás carbônico, pois ocorre uma reação de combustão de fósforo com oxigênio.

Ligações Químicas

12 - (UFU MG)

A construção da tabela periódica de Mendeleev deu-se pela necessidade de sistematização dos elementos químicos até então descobertos em meados do século XIX. Um movimento constante de organização dos elementos químicos impulsionou trabalhos de vários estudiosos da época, numa tentativa de estruturar a química e conferir-lhe cientificidade. Pela análise da tabela periódica, faça o que se pede.

a) Construa e explique a ordem crescente da fila de eletronegatividade dos seguintes elementos: carbono, bromo, nitrogênio, oxigênio e flúor.

b) Preveja o tipo de ligação química e a fórmula química do composto formado por alumínio e cloro.

Ligações Químicas

13 - (UFU MG)

Correlacione os elementos as duas COLUNAS.

I. Zinco

II. Ferro

III. Níquel

IV. Prata

V. Titânio

( ) Pinos para fraturas ósseas e motores de avião

( ) Papel fotográfico e fabricação de espelhos

( ) Protetor de metais e pigmento branco

( ) Confecção de moedas e baterias recarregáveis

( ) Fabricação de aço e parafusos

Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) V, IV, I, III, II

b) V, I, II, IV, III

c) II, V, III, I, IV

d) II, III, IV, I, V

Mudança de Fase Física

14 - (UFU MG)

Em pleno verão "escaldante", uma jovem despejou 250 mL de água gelada, em temperatura de 2 ºC, em um copo de vidro (SiO2), e observou imediatamente que a parede externa do copo adquiriu, até o nível de água, uma aparência esbranquiçada. Após 10 minutos, formaram-se gotículas de água na parede externa do copo que escorreram depois de 30 minutos. Passados 180 minutos, quando a água do copo ficou em temperatura ambiente, apareceram várias bolhinhas na parede interna do copo.

As bolhinhas se formaram após 180 minutos, porque a água

a) molhou o SiO2 e desprendeu O2 dentro do copo.

b) evaporou e deixou o O2 menos solúvel no interior do copo.

c) dissolveu o O2 e impediu sua saída do interior do copo.

d) penetrou nos poros do vidro e manteve o O2 dentro do copo.

Oxi-redução

15 - (UFU MG)

No Brasil, a indústria automotiva é obrigada por lei a gravar o número do chassi nos vidros dos automóveis. Um dos produtos químicos utilizados para esta finalidade é uma solução

aquosa de fluoreto de hidrogênio (HF), ou ácido fluorídrico. Este reagente é obtido pela reação entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e fluorita (CaF2), conforme a equação química balanceada abaixo:

H2SO4(aq) + CaF2(s) CaSO4(s) + 2HF(g)

Sobre a reação química e sua estequiometria, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. Os coeficientes do balanceamento são 1, 2, 1, 2, respectivamente.

2. O fluoreto de cálcio será o reagente limitante da reação caso tenham sido utilizados 2 mols de ácido sulfúrico e 100g fluoreto.

3. A equação química apresentada é uma reação do tipo oxirredução.

4. Nas CNTP são formados 22,4 L de gás fluorídrico para 1 mol de ácido sulfúrico.

Oxi-redução

16 - (UFU MG)

A atividade física intensa e prolongada causa a transpiração do corpo e, assim, a perda de sais minerais, principalmente sais de sódio, importantes para o equilíbrio orgânico, que tecnicamente chamam-se hidro-eletrolíticos. Isso ocorre porque minerais como sódio, potássio, magnésio e cálcio são importantes para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo. Esses minerais, perdidos pelo suor − cuja densidade média é 1,004 g/L − durante a transpiração, podem ser repostos pela ingestão de bebidas isotônicas, melhorando o desempenho esportivo.

Considerando as informações do texto, têm-se as seguintes afirmativas:

I. O suor é uma mistura heterogênea do tipo suspensão.

II. A densidade do suor é a razão entre seu volume e sua massa e representa uma propriedade química.

III. O suor sobre a pele desaparece quando o atleta pára de jogar, porque retira energia térmica do corpo para transformar seu estado físico de líquido para gasoso.

IV. Os íons sódio e potássio, contidos no suor, são metais alcalinos e pertencem ao primeiro grupo da tabela periódica.

V. Os íons sódio, potássio e magnésio, liberados durante a transpiração, possuem cargas iguais a +1, +1 e +2, respectivamente.

Assinale a alternativa que reúne somente afirmativas corretas.

a) II, III, IV, V

b) I, II, IV, V

c) III, IV, V

d) I, II, IV

Oxi-redução

17 - (UFU MG)

Propulsores de veículos espaciais, também conhecidos como motores-foguetes, exigem propelentes especiais, altamente energéticos, que ofereçam alto impulso específico. Alguns destes propelentes são sólidos (finamente divididos) e são constituídos de uma mistura complexa e estável de compostos oxidantes que, quando ignitados, queimam de uma maneira homogênea, contínua e controlada, formando, a altas temperaturas, moléculas gasosas de baixa massa molecular.

SCIAMARELI, J. et al. Propelente sólido compósito polibutadiênico: I –Influência do agente de ligação. Química Nova, vol.25, no.1, São Paulo, 2002. (Adaptado)

A equação química balanceada abaixo representa a reação de ignição e combustão do sal perclorato de amônio (NH4ClO4), resina polibutadiênica hidroxilada ((CH2)n) e alumínio (Al) utilizados nos propulsores.

NH4ClO4(s) + (CH2)n(s) + 2Al(s) ½ N2(g) + CO(g) + 5/2H2(g) + Al2O3(s) + HCl(g)

Com base no texto e na equação química fornecida, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. O número de oxidação do alumínio (Al) varia de + 2 para 0.

2. O perclorato de amônio (NH4ClO4) é o agente redutor da reação química.

3. Os reagentes devem ser pulverizados para aumentar a taxa de desenvolvimento da reação química.

4. O cloreto de hidrogênio gasoso formado na reação, quando em água, modifica a acidez do meio.

Reações Inorgânicas

18 - (UFU MG)

Disponível em: <http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/40-balao-magico.html>.

Acesso: 20 fev. 2014

A ilustração acima representa uma experiência realizada em aulas de ciências. O frasco 01 contém vinagre (solução aquosa de ácido acético, CH3COOH), e o frasco 02, sal de bicarbonato de sódio (NaHCO3). Após o bicarbonato ter sido adicionado no frasco, seguido do vinagre, o professor encaixou – imediatamente – a bexiga na boca da garrafa.

Sobre esse experimento, responda ao que se pede:

a) Explique quimicamente o que acontecerá no frasco quando o vinagre e o bicarbonato forem colocados em contato.

b) Explique o que acontece com a bexiga encaixada na garrafa.

c) Equacione a reação que ocorre no frasco.

d) Proponha uma experiência para identificar a substância presente no balão após a reação entre o bicarbonato e o vinagre.

19 - (UFU MG)

A principal substância química presente no giz é obtida pela reação entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e cal (CaO).

Sobre esse assunto responda:

a) Qual é o nome dessa substância?

b) Escreva a reação que produz essa substância e indique o nome do outro composto simultaneamente produzido.

Separação de Misturas

20 - (UFU MG)

http://200.144.74.11/sabesp_ensina/intermediario/tratamento_agua

A figura representa uma estação de tratamento de água, desde a captação até a distribuição. Na etapa 2 são adicionados sulfato de alumínio, cloro e cal no tanque. Já na etapa 5, a água passa por várias camadas filtrantes (cascalho, areia e carvão).

Sobre as etapas do tratamento da água, responda ao que se pede:

a) Explique, em relação à etapa 2, a função de cada substância – sulfato de alumínio, cloro e cal – para o tratamento da água.

b) Discorra sobre o processo de floculação, que ocorre na etapa 3, explicando sua função no tratamento da água.

c) Explique o motivo de a água passar pela filtração, na etapa 5, e a função do carvão e da areia nesse processo.

Soluções Eletrolíticas

21 - (UFU MG)

Em um laboratório de química, foram encontrados quatro recipientes contendo substâncias brancas sólidas. Sabe-se que os frascos contêm, separadamente: bicarbonato de sódio, sal de cozinha, açúcar refinado e pó de mármore (carbonato de cálcio). O técnico do laboratório testou a condutividade das respectivas soluções aquosas e sua reatividade em ácido clorídrico diluído.

Após os testes, o técnico verificou que o frasco que contém

a) bicarbonato de sódio conduziu eletricidade em solução aquosa e gerou gás em contato com o ácido clorídrico.

b) sal de cozinha conduziu eletricidade em água e reagiu com ácido clorídrico diluído, formando gás carbônico.

c) açúcar conduziu eletricidade em solução aquosa, sem, entretanto, apresentar reatividade em contato com o ácido.

d) pó de mármore não conduziu eletricidade em solução aquosa, nem tampouco reagiu com ácido clorídrico.

Substância e Mistura

22 - (UFU MG)

Disponível em: <http://engenhariacivildauesc.blogspot.com.br/2010/10/e-o-premio-nobel-vai-paraografeno.html>. Acesso em: 20 fev. 2014.

A figura acima ilustra o grafeno: variedade alotrópica do carbono, constituída de uma monocamada de átomos do elemento ligados em arranjo hexagonal. Essa variedade é um exemplo da alotropia do carbono, como também o são

a) o diamante e o gás carbônico.

b) o monóxido de carbono e o benzeno.

c) a grafite e os fulerenos.

d) o fósforo branco e o fósforo vermelho.

Tabela Periódica

23 - (UFU MG)

A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme, com o auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados abaixo.

Dos elementos químicos que formam os pigmentos destacados, o

a) titânio possui raio atômico menor que o ferro.

b) carbono possui energia de ionização maior que o cobalto.

c) mercúrio e o crômio possuem a mesma afinidade eletrônica.

d) cádmio possui raio atômico menor que seu cátion.

Teoria Atômico-Molecular

24 - (UFU MG)

A cafeína, C8H10N4O2, é um estimulante encontrado no chá e no café. Altas doses de cafeína excitam, demasiadamente, o sistema nervoso central, podendo ser letal. Para o homem, a dose letal é, em média, 10 gramas.

Dado: Número de Avogrado = 6,02¿ 1023 partículas/mol.

Nesse caso, o número de átomos de nitrogênio presente na dose letal desse composto é

a) 0,31¿ 1023

b) 1,24¿ 1023

c) 1,24¿ 10–23

d) 1,24

Teoria Atômico-Molecular

25 - (UFU MG)

Fonte: America: peoples & pueblo

A jadeíte, também chamada de silicato de alumínio e sódio (NaAlSi2O6), é um mineral muito utilizado por artesãos para a confecção de peças de ornamentação e decoração, como jóias e estatuetas.

O número de mols de silício presente em uma estatueta, com massa igual a 1.414 gramas, composta basicamente por jadeíte, é

a) 28 mols.

b) 14 mols.

c) 3,5 mols.

d) 7 mols.

Soluções

26 - (UFU MG)

Atletas que sofrem problemas musculares durante competições podem utilizar bolsas instantâneas quentes ou frias como dispositivos para primeiros socorros. Esses dispositivos funcionam mediante reações exo ou endotérmicas. Normalmente são constituídas por uma bolsa de plástico que contém água em uma seção e uma substância química seca em outra. Ao golpear a bolsa, a seção contendo água se rompe e a temperatura aumenta ou diminui dependendo de a dissolução da substância ser exo ou endotérmica. Em geral, para compressas quentes usa-se cloreto de cálcio ou sulfato de magnésio, e, para compressas frias, nitrato de amônio.

Peruzzo, F. M.; Canto, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 5ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.

As equações representativas das reações são:

CaCl2(s) + H2O(l) Ca2+(aq) + 2 Cl–(aq) DH = – 82,8 kJ/mol

NH4NO3(s) + H2O(l) NH4+(aq) + NO3

–(aq) DH = + 26,0 kJ/mol

Adicionando-se 40 g de CaCl2 a 100 mL de água a 20ºC, a temperatura da água aumenta de 20ºC para 90 ºC. Adicionando-se 30 g de NH4NO3 a 100 mL de água a 20ºC, a temperatura da água diminui de 20ºC para 0ºC. Tais bolsas atuam por 20 minutos, aproximadamente.

Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta.

a) A bolsa de água fria, quando em funcionamento e em contato com a lesão ou problema muscular, retira calor do meio.

b) A dissolução do cloreto de cálcio em água é endotérmica, pois aumenta sua temperatura de 20ºC para 90 ºC.

c) A reação de 0,5 mol de nitrato de amônio libera 13 kJ de energia.

d) Na dissolução do cloreto de cálcio e do nitrato de amônio a água foi, isoladamente, responsável pela absorção ou liberação de energia.

Soluções

27 - (UFU MG)

Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 17 fev. 2014.

De acordo com a figura, o consumo de líquidos durante as refeições deve ser evitado, porque

a) dilui o suco gástrico, diminuindo sua concentração e dificultando a digestão.

b) causa azia e, após diluir o suco gástrico, aumenta sua concentração.

c) dilata o estômago, favorecendo a digestão e aumentando a concentração de ácido.

d) engorda, uma vez que melhora o processo digestivo e a liberação dos nutrientes.

Soluções

28 - (UFU MG)

No rótulo de um frasco de “gatorade”, pode-se ler a seguinte informação.

“Cada 100 mL contém 7,8 mg de potássio e 46 mg de sódio.”

Considerando que os sais K2SO4 e Na2SO4 presentes nesta solução fornecem as respectivas concentrações de sódio e potássio, pergunta-se:

Qual é a concentração, em mol/L, dos sais K2 SO4 e Na2SO4 na solução de “gatorade”?

Dadas as massas molares:

K = 39 g/mol

Na = 23 g/mol

S = 32 g/mol

O = 16 g/mol

Coligativas

29 - (UFU MG)

No passado se fazia sorvete, colocando o recipiente com seu preparado líquido em outro recipiente contendo a mistura de gelo com sal. Essa técnica permitia que o sorvete se formasse, pois

a) a mistura de gelo com sal chega a temperaturas menores que 0oC, resfriando o líquido do sorvete até congelá-lo.

b) o gelo tem sua temperatura de congelamento aumentada pela presença do sal, resfriando o líquido do sorvete para congelá-lo.

c) a temperatura de congelamento do gelo, pelo efeito crioscópico, é alterada, independentemente da quantidade de sal.

d) o sal diminui a temperatura de fusão do gelo, sem, contudo, alterar seu estado físico, fazendo com que o sorvete se forme.

Coligativas

30 - (UFU MG)

A análise do diagrama de fases do dióxido de carbono (CO2) mostra que

a) acima da temperatura de – 56,6 ºC, o CO2 será encontrado apenas no estado gasoso, independentemente da pressão.

b) na pressão de 1 atm, a temperatura de fusão do CO2 é de – 78 ºC.

c) na pressão de 5 atm, independentemente da temperatura, coexistem os três estados físicos do CO2.

d) na pressão de 1 atm, o CO2 pode ser encontrado nos estados sólido e gasoso, dependendo da temperatura.

Coligativas

31 - (UFU MG)

Nas águas dos oceanos, encontram-se diversos íons dissolvidos, como cloretos, sódio, sulfatos, bicarbonatos, magnésio, potássio entre outros, que contribuem para a sua constante salinidade. Um estudante extraiu uma amostra de aproximadamente 200 mL de água do mar, acrescentou 10 g de açúcar (sacarose) e fez algumas verificações quanto às propriedades desta nova solução.

Com base em seus conhecimentos químicos, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. A pressão de vapor do sistema diminui a partir da adição do açúcar.

2. O ponto de fusão da solução final é maior que o da inicial.

3. A condutibilidade elétrica da solução resultante aumentou.

4. A concentração dos íons presentes na solução final permanece a mesma da solução inicial.

Coligativas

32 - (UFU MG)

Nas últimas décadas, a indústria de alimentos tem se movimentado para obter novas técnicas de produção e manutenção de alimentos em conserva. O picles, por exemplo, pode ser produzido pela imersão do pepino em salmoura (ideal no preparo do picles: solução aquosa de sal de cozinha, 15%m/m). Considere a densidade da água: 1g/mL e

a) explique quimicamente o que ocorre com o pepino após vários dias mergulhado na salmoura.

b) explique o que ocorreria se o picles fosse deixado imerso, por alguns dias, em água destilada.

c) responda: uma salmoura preparada com 100 g de sal de cozinha em 2 L de água é adequada no preparo do picles? Justifique sua resposta.

Coligativas

33 - (UFU MG)

Os habitantes das regiões áridas percebem que os lagos de água salgada têm menor tendência para secar que os lagos de água doce.

Esse fato deve-se à

a) menor dissolução de gases atmosféricos nos lagos de água salgada, devido à elevada concentração salina que acentua o efeito tonoscópico.

b) alta evaporação da água dos lagos salgados, em função do efeito ebulioscópico causado pelos sais dissolvidos.

c) maior concentração de solutos eletrólitos não voláteis dissolvidos nos lagos de água salgada, acentuando o efeito tonoscópico.

d) elevada presença de não eletrólitos dissolvidos na água salgada, produzindo menor efeito tonoscópico.

Termoquímica

34 - (UFU MG)

De modo a diminuir a poluição e a concentração de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente nos grandes centros urbanos, a indústria automobilística americana, em meados dos anos 1970, começou a fabricar os primeiros carros equipados com catalisadores como itens de série (no Brasil, os primeiros carros equipados com catalisadores surgiram em 1992 e, somente a partir de 1997, o equipamento foi adotado em todos os veículos produzidos no país). O catalisador também impulsionou a utilização da gasolina sem chumbo (chumbo tetraetila), visto que a gasolina com chumbo contamina o agente catalisador usado no conjunto, destruindo sua utilidade e levando-o a entupir, além dos danos que o chumbo provoca à saúde humana.

Em um catalisador automotivo, ocorrem várias reações químicas, sendo uma das mais importantes:

CO(g) + ½ O2(g) CO2(g)

Dados:

C(grafite) + O2(g) → CO2(g) ΔH = -94,1 Kcal

C(grafite) + 1/2 O2(g) → CO(g) ΔH = -26,4 Kcal

Baseado no texto e na reação acima, responda:

a) Identifique se a reação é endotérmica ou exotérmica a partir do cálculo da variação de sua entalpia.

b) Explique qual a função do catalisador automotivo no desenvolvimento da reação (velocidade), na energia de ativação e na variação da entalpia da reação de decomposição do monóxido de carbono.

c) Cite e explique um impacto ambiental da liberação do gás carbônico pelos automóveis, apontando duas maneiras de minimizar tal impacto.

Termoquímica

35 - (UFU MG)

A variação total de entalpia para a conversão de glicose, C6H12O6, em CO2 e água, no metabolismo do corpo humano pode ser representada pela equação química abaixo.

C6H12O6(s) + 6O2(g) 6CO2(g) + 6H2O(l) + 2.808kJ.mol–1

A equação química mostra que a metabolização da glicose

a) absorve 2.808 kJ.mol–1 na queima da glicose, liberando 6 mols de gás carbônico.

b) libera energia para o funcionamento e o crescimento do organismo, uma vez que é uma reação endotérmica.

c) libera 1.404 kJ para cada três mols de gás oxigênio que participam da reação química.

d) possui variação de entalpia positiva e igual a 2.808 kJ/mol de glicose.

Equilíbrios

36 - (UFU MG)

Leia atentamente o procedimento experimental a seguir.

1. Colocar vinagre até a metade do volume total de um béquer de 150 mL.

2. Adicionar um ovo no béquer e, se necessário, acrescentar mais vinagre até cobrir totalmente o ovo.

3. Fechar o frasco com um filme, tipo PVC, e observar as bolhas de gás que vão se formar na superfície da casca do ovo.

4. Observar periodicamente o que irá acontecer, nas próximas horas.

Resultado esperado: ao fim de, mais ou menos, dois dias o ovo estará sem sua casca.

Discussão: A casca do ovo é constituída por um composto químico chamado carbonato de cálcio. Já o vinagre é uma solução aquosa diluída cujo soluto principal é o ácido acético e sua concentração pode variar de 4% a 8 % m/v. No experimento, o ácido reage com todo o carbonato contido na casca do ovo, produzindo o dióxido de carbono como um dos produtos.

Observa-se que o ovo sem a casca permanece íntegro com uma membrana semipermeável envolvendo a gema e a clara. O vinagre não reage com a membrana, mas observa-se um fato: o ovo sem casca é maior do que o ovo com casca do início do experimento.

Sabendo que H3 C−COOH + H2O ←→ H3C−COO−+ H3 O+

e Ka = 1,8¿ 10–5, analise as afirmativas a seguir.

I. O ovo aumentou de tamanho, porque, sem a casca, a pressão interna exercida pela gema e pela clara nas paredes da membrana é maior do que a pressão externa exercida pelo vinagre restante no béquer o qual não reagiu com a casca.

II. A equação de reação química, balanceada, que ocorre na casca do ovo pode ser representada por:

CaCO3(aq)+ 2 H3 C−COOH(aq )→

→2 H3C−COO−(aq )+ Ca

2+( aq)+ H2 O + CO2(g )

III. Na discussão do experimento, a concentração do vinagre mais diluído é aproximadamente 1,33 mol L-1.

IV. Se o vinagre fosse substituído por um volume igual ao de uma solução aquosa de ácido acético de concentração superior à do vinagre mais concentrado, a quantidade de gás carbônico produzido não se alteraria, pois o carbonato da casca, nesse caso, seria o reagente limitante.

Considerando essas afirmativas, marque a alternativa correta.

a) II e IV são corretas.

b) I e III são corretas.

c) II e III são corretas.

d) I, II e IV são corretas.

Eletroquímica

37 - (UFU MG)

A eletrólise é um processo químico não espontâneo que consiste na passagem de uma corrente elétrica proveniente de um gerador. Dentre suas principais aplicações, destacam-se a produção de metais (a partir de soluções aquosas) e a deposição de finas camadas de metais sobre peças metálicas – processo também conhecido como galvanoplastia.

Com relação aos processos eletroquímicos, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. A eletrólise aquosa de cloreto de sódio forma gás hidrogênio.

2. Para a realização da eletrólise ígnea, o eletrólito deve estar fundido.

3. No caso da eletrólise ígnea, o cátion é atraído pelo polo positivo (ânodo).

4. Na eletrólise aquosa, os íons positivos da solução são oxidados pelo recebimento de elétrons.

Eletroquímica

38 - (UFU MG)

A eletrólise é um processo que separa, na cela eletrolítica, os elementos químicos de uma substância, através do uso da eletricidade. Esse processo é um fenômeno físico-químico de reação de oxi-redução não espontânea. Uma importante aplicação industrial da eletrólise é a obtenção de sódio metálico, com eletrodos inertes, a partir de cloreto de sódio fundido.

A respeito desse processo industrial, é correto afirmar que além da obtenção do sódio metálico, também se observa a formação

a) de hidróxido de sódio fundido, basificando o meio, e de moléculas de gás cloro e de gás hidrogênio, respectivamente, no anodo e no catodo da cela eletrolítica.

b) tanto de moléculas de gás cloro como de gás hidrogênio, respectivamente, no anodo e no catodo da cela eletrolítica.

c) de moléculas de gás cloro no anodo da cela eletrolítica.

d) de moléculas de gás hidrogênio no catodo da cela eletrolítica.

Eletroquímica

39 - (UFU MG)

Considere a seguinte pilha: Cu0 | Cu2+ || Ag+ | Ag0.

Sabendo que o cobre cede elétrons espontaneamente aos íons Ag, é correto afirmar que

a) a concentração de íons Ag+ na solução diminui.

b) a prata é o agente redutor.

c) o íon Cu2+ sofre oxidação.

d) o eletrodo negativo ou ânodo terá a sua massa aumentada.

Radioatividade

40 - (UFU MG)

O iodo-132, devido à sua emissão de partículas beta e radiação gama, tem sido muito empregado no tratamento de problemas na tireoide. A curva abaixo ilustra o decaimento radioativo desse isótopo.

A análise da curva de decaimento revela que o iodo

a) desintegra-se, emitindo partículas de carga positiva.

b) estabiliza-se a partir de trinta e dois dias.

c) possui meia-vida de oito dias.

d) alcança a massa de 25 gramas em três meias vidas.

Radioatividade

41 - (UFU MG)

A tecnologia nuclear possui diversas aplicações, das quais destacam-se a esterilização de alimentos, a determinação da idade das rochas, entre outras. O tório é um dos elementos utilizados na tecnologia nuclear cuja transmutação natural, a partir do radioisótopo 90Th232, termina com o isótopo 82Pb208.

Nessa transmutação são emitidas as partículas

a) 6 alfa e 3 beta.

b) 6 alfa e 4 beta.

c) 4 alfa e 6 beta.

d) 4 alfa e 3 beta.

Acidez/Basicidade e Efeitos Eletrônicos

42 - (UFU MG)

Em nossas receitas, usamos bastante limão para "lavar"o peixe e assim reduzir o cheiro característico, oriundo de aminas presentes no pescado.

Peixes: manual de receitas. Disponível em: www.sumauma.net/amazonian. Acesso em 14 de agosto de 2012. (modificado)

Sobre a explicação química do manual de receitas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. As aminas presentes no peixe possuem caráter ácido.

2. O ácido do limão reage com as aminas, diminuindo seu cheiro característico.

3. A basicidade das aminas no peixe é conferida pelo grupo OH em sua estrutura.

4. O grupo funcional das aminas pode receber prótons de modo idêntico à amônia.

Classificação

43 - (UFU MG)

O anuleno é um hidrocarboneto aromático que apresenta a seguinte fórmula estrutural simplificada:

Sobre este composto pode-se afirmar que

a) tem fórmula molecular C18H20 , 9 ligações pi (π) e ângulos de 109° entre as ligações carbono-carbono.

b) tem fórmula molecular C18H18 , 9 ligações pi (π) e ângulos de 120° entre as ligações carbono-carbono.

c) tem fórmula molecular C18H16 , 9 elétrons pi (π) e ângulos de 109° entre as ligações carbono-carbono.

d) tem fórmula molecular C18H20 , 9 elétrons pi (π) e ângulos de 120° entre as ligações carbono-carbono.

Hidrocarbonetos

44 - (UFU MG)

Soneto Químico

De filhos do carbono nós fazemos

de ti "compostos", ó gloriosa arte,

reagiremos total, parte a parte,

em ciclanos, em alcinos ou alcadienos.

Desbravamos-te as formas anômeras,

descobrimos veredas inúmeras,

desde todos mistérios da alquimia

onde ainda era tida como magia.

Esculpida em mercúrio, chumbo e ferro.

Em teu avanço para o tempo moderno

tivestes sim uma explosão "polvorosa".

Conhecer-te será sempre uma sina,

empiricamente maravilhosa,

então aplaudamos-te de pé, ó QUÍMICA.

Disponível em: <http://www.quimica.ufc.br/?q=node/126>. Acesso: 20 abr. 2013.

A fórmula geral dos compostos orgânicos apresentados no poema é, respectivamente,

a) CnH2n; CnH2n-2; CnH2n-2

b) CnH2n+2; CnH2n-2; CnH2n

c) CnH2n; CnH2n-2; CnH2n+2

d) CnH2n+2; CnH2n; CnH2n-2

Estereoisomeria

45 - (UFU MG)

As mulheres promoveram um movimento de participação na ciência que levou a importantes descobertas ao longo do século XX. Dessas contribuições, Dorothy Mary Hodgkin (1910-1994) estudou os derivados de penicilina, uma vez que informações sobre sua estrutura poderiam ser de grande ajuda no desenvolvimento de métodos para sintetizá-la em grandes quantidades.

FARIAS. As mulheres e o prêmio Nobel de Química. Revista Química Nova na Escola, 2001.

A estrutura da penicilina, estudada por Hodgkin, é apresentada abaixo.

Com base nas informações acima, faça o que se pede.

a) Verifique se a penicilina possui atividade óptica e justifique sua resposta.

b) Apresente um grupamento químico presente na estrutura da penicilina.

Nitrogenados

46 - (UFU MG)

A nanotecnologia é um campo das ciências dedicado ao controle e à manipulação da matéria em uma escala muito pequena (1,0 10-9m). Na medicina, uma aplicação promissora da nanotecnologia está na produção de fármacos com eficiência mais prolongada a partir de doses menores. De acordo com matéria publicada na Revista Veja na Sala de Aula, de 3 de agosto de 2009, a equipe do pesquisador Anselmo Gomes de Oliveira (UNESP) introduziu a doxorubicina, um quimioterápico injetável de ação contra câncer de fígado e pulmão, dentro de um nanocarregador construído com lipossoma, − que é um nutriente muito consumido pelas células cancerosas −, reduzindo para um quinto a toxicidade desde medicamento.

Acerca da doxorubicina mostrada abaixo, faça o que se pede.

a) Escreva a fórmula molecular da doxorubicina.

b) Indique quatro funções orgânicas presentes nessa substância.

c) A densidade de uma solução de doxorubicina em etanol a 10,86 g L -1 é 0,82 g cm-3. Calcule a massa de solvente em gramas e a porcentagem em massa/massa da doxorubicina.

Oxigenados

47 - (UFU MG)

Diariamente produtos novos são lançados no mercado e muitos possuem como matéria-prima óleos ou gorduras. Tais substâncias, classificadas como lipídeos, podem ser encontradas em tecidos animais ou vegetais e são constituídas por uma mistura de diversos compostos químicos, sendo os mais importantes os ácidos graxos e seus derivados. Os ácidos graxos são compostos orgânicos lineares que diferem no número de carbonos que constitui a sua cadeia e, também, pela presença de insaturações.

Existem diversos ácidos graxos conhecidos, sendo alguns listados na tabela abaixo.

Ácido Graxo NomeSistemática

Fórmulamínima

P .F . (ºC )

Láurico Dodecanóico C12 H 24 O2 44,8Palmítico Hexadecanóico C16 H 32 O2 62,9Palmitoleico cis-9-hexadecenóico C16 H 30 O2 0,5Esteárico Octadecanóico C18 H 36 O2 70,1Oléico cis-9-octadecenóico C18 H 34 O2 16,0Linoléico cis-9,cis-12-Octadecadienóico C18 H 32 O2 −5,0

A partir das informações acima e de seus conhecimentos de química, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O ponto de fusão do ácido láurico é menor que o ponto de fusão do ácido esteárico, pois possui maior massa molar.

b) As moléculas do ácido esteárico são apolares.

c) O ácido linoléico é um ácido graxo insaturado.

d) O sabão é uma mistura de sais alcalinos de ácidos graxos.

Oxigenados

48 - (UFU MG)

A ciência tem estudado o efeito dos aditivos químicos – presentes em alimentos industrializados – com o intuito de indicar ou inibir seu consumo. Os flavorizantes ou aromatizantes, por exemplo, são substâncias utilizadas para imitar alguns sabores e também aromas de diversas frutas, como banana, laranja e uva, e podem ser naturais ou artificiais, de acordo com a especificidade do alimento.

Algumas balas e chicletes apresentam sabor de maçã verde, e a substância responsável por esse sabor é o etanoato de butila, cuja fórmula estrutural está representada abaixo:

O etanoato de butila pode ser obtido pela reação entre

a) etanal e ácido butanoico.

b) etanona e cloreto de butila.

c) ácido etanoico e butanal.

d) ácido etanoico e butanol.

Polímeros

49 - (UFU MG)

A emoção está no ar. Ou melhor, no campo. Futebol é assim mesmo, um espetáculo que mexe com todos, inclusive com a Química. Uma verdadeira equipe de produtos químicos marca presença nos estádios. E, apesar de alguns nomes que, caso fosse necessário serem pronunciados durante a partida, certamente levariam locutores ao desespero, sem essa equipe química o futebol perderia muito do seu colorido.

Repare no gramado. Lá, provavelmente estão os fertilizantes agrícolas superfosfato triplo, cloreto de potássio - KCl - e sulfato de amônio – (NH4)2SO4, que jogam em conjunto com os herbicidas para manter verde, firme e uniforme, a base em que rola a “pelota”. E, por falar em bola, adivinhe só quem suporta tantos chutes? O poli (cloreto de vinila), que substituiu com vantagens o couro de procedência animal na fabricação do artigo essencial a qualquer partida: a bola de futebol. O poli (cloreto de vinila), muito conhecido em todo o mundo como PVC, é, aliás, um verdadeiro polivalente. Ele também poderá ser encontrado nas bandeiras agitadas pelos torcedores, no sistema para drenar o campo e até mesmo na cobertura das cadeiras do estádio. Faça chuva ou faça sol, a manta de PVC estará lá, garantindo o espetáculo. Mas há outros integrantes na equipe química. Para os pés dos jogadores, estão escalados o polipropileno, utilizado na fabricação das travas das chuteiras, além de resinas de poliuretano, elastômeros e adesivos especiais, tudo para permitir dribles e passes que encantem (ou desencantem) a torcida. Para os uniformes, estão escaladas as microfibras de poliéster, mais resistentes a puxões (atenção para o cartão amarelo), mais leves e confortáveis. E, para segurar a bola, evitar dúvidas e liberar o grito de gol, lá está a rede de náilon, cobrindo o que locutores de rádio costumavam definir como “a cidadela”. A Química, é claro, também está na torcida, pintando rostos com tintas especiais, fazendo barulho com cornetas de polietileno e tambores que utilizam filmes de poliéster em vez de couro animal, e saudando as equipes com fogos de artifício onde estão presentes sais de potássio, de sódio e de estrôncio que, ao serem misturados com a pólvora e estourados no ar, queimam e liberam diferentes cores.

A Química, pelo que você já percebeu, terá participação garantida na Copa do Mundo da África do Sul em 2010.

Texto modificado de Associação Brasileira de Indústria Química: www.abiquim.org.br.

Analise no texto as substâncias em destaque e faça o que se pede.

a) Indique aquelas que podem ser classificadas como polímeros e explique quimicamente o que caracteriza esse grupo de substâncias.

b) Apresente o tipo de ligação química entre os átomos de potássio e cloro no composto de cloreto de potássio e descreva duas propriedades dessa substância.

c) Explique, de acordo com o modelo atômico de Bohr, a emissão das cores dos fogos de artifício utilizados nas partidas de futebol.

Propriedades Físicas

50 - (UFU MG)

Ao se misturar 50 mL de água com 50 mL de álcool etílico, o volume final será 96 mL e não 100 mL, como era de se esperar.

Essa contração no volume pode ser explicada pela (s):

a) reação que ocorre entre a água e o álcool, gerando gases que são liberados da solução.

b) miscibilidade entre a água e o álcool, independentemente da proporção desses líquidos.

c) ligações de hidrogênio formadas entre as moléculas de água e as de álcool.

d) mistura azeotrópica que se forma entre a água e o álcool, cujo ponto de ebulição é constante.

Propriedades Físicas

51 - (UFU MG)

Alfredo Volpi é um pintor que gostava de misturar tintas e criar novas cores. Sua obra era denominada pelas cores e pelo estilo abstrato geométrico, sendo as bandeirinhas multicoloridas sua marca registrada.

Disponível em: <http://www.mac.usp.br/mac/templates/exposicoes/exposicao_permanente_obras/

imagem/volpi1.jpg>. Acesso em: 14 jun. 2012.

Dentro os pigmentos naturais mais utilizados por Volpi estão os do grupo das antocianinas, responsáveis pela coloração de folhas, frutas e flores. A pelargonidina é uma antocianina que produz coloração laranja-avermelhada de diferentes frutas, como a amora, a acerola e o morango. A estrutura de uma molécula de pelargonidina está representada a seguir.

Volpi preparava suas tintas utilizando uma emulsão de verniz (que é um derivado do petróleo) e claras de ovos (quem contém cerca de 90% de água) como solvente, sendo que

a) essa emulsão apresenta a propriedade de dissolver tanto compostos polares quanto apolares.

b) a presença de grupos hidroxila na estrutura da pelargonidina justifica sua alta solubilidade no verniz.

c) na estrutura da pelargonidina encontram-se as funções álcool e ácido carboxílico.

d) a fórmula molecular da pelargonidina é C16H11O5.

Reações Orgânicas

52 - (UFU MG)

O propeno é um hidrocarboneto produzido durante o craqueamento do petróleo, constituindo-se uma das matérias primas mais relevantes da indústria petroquímica. Esta substância reage com o HI, podendo gerar dois produtos.

Sobre essa reação, faça o que se pede.

a) Apresente o nome de dois possíveis produtos da reação entre o propeno e o HI.

b) Indique qual dos produtos se forma predominantemente.

c) A partir das teorias da química, explique o porquê da predominância de um produto sobre o outro.

Reações Orgânicas

53 - (UFU MG)

No balão de reação, conforme figura a seguir, foram colocados 12 mL de ácido acético (etanóico) e 15 mL de etanol absoluto. Em seguida, adicionou-se, cuidadosamente, 2 mL de ácido sulfúrico concentrado e aqueceu-se a mistura reagente. Entre a temperatura de 68 - 78°C, observada no termômetro, destilou-se uma fração que continha o produto desta reação, o qual foi recolhido no frasco coletor.

Após as etapas de purificação necessárias, o produto principal desta reação foi

a) o ácido butanóico

b) o etanoato de etila.

c) a água.

d) o anidrido etanóico (acético)

Reações Orgânicas

54 - (UFU MG)

No dia 20 de junho de 2008, entrou em vigor a Lei de Tolerância Zero para o uso de álcool quando se estiver ao volante. O infrator terá que pagar multa, perderá o direito de dirigir por 12 meses e terá o veículo retido. O teor alcoólico presente no organismo de motoristas é verificado pelo Bafômetro ou Etilômetro, – aparelho que detecta e determina o grau de concentração de álcool no organismo.

Nesse aparelho, do ponto de vista químico, o álcool presente no ar expirado pelo motorista (bafo) passa por uma seqüência de reações em um meio aquoso, conforme mostra as reações 1 e 2, apresentadas abaixo.

3CH3CH2OH + Cr2 O72−+8 H+→3A + 2Cr3++ 7H2 O (reação 1)

3 B+Cr2 O72−+8 H+→3 CH 3 COOH +2 Cr3++4 H2 O (reação 2)

Considerando as reações acima, marque a alternativa INCORRETA.

a) O composto A é o etanal.

b) O cromo do íon dicromato é oxidado.

c) Os compostos A e B são idênticos.

d) A solução resultante, contida no bafômetro, apresenta condutividade elétrica.

Reações Orgânicas

55 - (UFU MG)

Considere a reação do benzeno com cloreto de etanoíla.

Nesta reação o produto principal é

Reações Orgânicas

56 - (UFU MG)

Considere a seguinte reação esquematizada.

O produto principal de substituição para a reação apresentada acima é:

Reações Orgânicas

57 - (UFU MG)

O gás cloro, além de sua importância no tratamento de água para o abastecimento das cidades, é utilizado como matéria prima na fabricação de clorofórmio (CHCl3), um solvente orgânico e anestésico externo. A reação ocorre a partir do gás metano (CH 4) e do gás cloro, em presença de luz solar, formando clorofórmio (CHCl3) e gás clorídrico (HCl). Porém, por ser uma substância muito tóxica, o clorofórmio, mesmo em pequenas quantidades – em contato com a água – é um grande poluente. A legislação brasileira permite a presença de até 0,1 mg de clorofórmio por litro de água, acima disso, a água é considerada como não potável.

Faça o que se pede.

a) Escreva o nome do clorofórmio CHCl3 segundo a IUPAC.

b) Escreva a equação química balanceada entre o gás cloro e o gás metano, identificando o tipo de reação orgânica.

c) Explique, a partir de cálculos, o que ocorre com a potabilidade de 500 L de água contidos em um tanque doméstico em que, acidentalmente, fora adicionado clorofórmio produzido a partir de 106,5 mg de gás cloro e quantidade suficiente de metano.

Fontes Alternativas

58 - (UFU MG)

Óleos de frituras podem ser utilizados para produção de biodieseis que são resultado de reações de transesterificação – processo de obtenção de um éster a partir de outro éster com álcool e em presença de catalisadores. Por meio dessas reações, é possível obter a glicerina, que possui alto valor agregado.

Sobre essas reações, faça o que se pede.

a) Explique a função do catalisador na reação de transesterificação.

b) Apresente duas vantagens ambientais da produção dos biodieseis.

c) Escreva genericamente uma equação de transesterificação de um éster com álcool na presença de catalisador ácido.

d) Apresente uma possível utilização da glicerina que possa ser relacionada às suas propriedades químicas.

Classes Bioquímicas

59 - (UFU MG)

O desempenho dos atletas está sendo estudado em pesquisas que visam ao melhoramento das condições físicas em competições. Numa competição esportiva, por exemplo, a glicose (C6H12O6) reage com o oxigênio contido no ar e absorvido pelo corpo por meio da respiração.

Nessa reação, são produzidos gás carbônico e água, liberando a energia usada pelos atletas em seus esforços físicos.

a) Represente a equação da reação descrita no texto.

b) Por meio da estrutura da glicose apresentada abaixo, explique a qual classe de compostos ela pertence, justificando sua resposta.

c) Sabendo que o calor liberado na combustão de um mol de glicose é de 2,8x106 J, determine a massa de glicose necessária para repor a energia consumida por um indivíduo após caminhar por uma hora (1,4x106J).

Classes Bioquímicas

60 - (UFU MG)

Em refrigerantes do tipo light, utiliza-se fenilalanina como adoçante dietético. A fenilcetonúria – doença cujos sintomas são atraso no desenvolvimento psicomotor, convulsões, hiperatividade, tremor e microcefalia – é caracterizada pelo efeito ou ausência de uma enzima que metaboliza a fenilalanina. Embora seja hereditária, essa doença pode ser detectada logo após o nascimento por meio do “teste do pezinho”. Pessoas com fenilcetonúria devem evitar refrigerantes dietéticos à base de fenilalanina, cuja estrutura está disposta abaixo.

Dados: Massa Molar: 165 g/mol

Com base nessa estrutura, faça o que se pede.

a) Identifique duas funções orgânicas presentes na estrutura da fenilalanina.

b) Escreva o nome da fenilalanina segundo a IUPAC.

c) Equacione a reação da fenilalanina com hidróxido de sódio.

d) Calcule a concentração equivalente em mol/L de um refrigerante que contenha 0,33 g/L de fenilalanina.

Ciclos Biogeoquímicos

61 - (UFU MG)

Observe a figura abaixo que representa o Ciclo Hidrológico.

Acerca desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I - A água na atmosfera pode reagir com determinados gases como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) e dióxido de carbono (CO2), ocasionando as chuvas ácidas.

II - O agente oxidante mais importante em águas naturais é o oxigênio molecular dissolvido (O2). A quantidade de oxigênio depende da temperatura e da pressão atmosférica. Quanto maior a pressão, maior a dissolução do oxigênio e quanto menor a temperatura, menor a dissolução desse gás.

III - A fotossíntese do fitoplâncton é a principal fonte de oxigênio dissolvido na água dos lagos, rios, mares, etc. Durante o dia, o fitoplâncton remove o gás carbônico da água e produz oxigênio usado na respiração dos organismos vivos. À noite, não há luz para promover a fotossíntese. Assim, a concentração de oxigênio dissolvido aumenta durante o dia.

IV - Águas subterrâneas com sais minerais dissolvidos, geralmente Carbonato de Cálcio ou uma combinação de Cálcio e Magnésio, são chamadas de águas gaseificadas.

V - Nuvens formam um conjunto visível de partículas minúsculas de água líquida ou de gelo, ou de ambas ao mesmo tempo – em suspensão na atmosfera. Essa nuvens são formadas, em vapor de água, a partir da sublimação da água líquida na superfície dos rios, lagos e oceanos.

Marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

a) I e III

b) I, II e IV

c) I e II

d) III, IV e V

Impactos Ambientais

62 - (UFU MG)

A história em quadrinhos mostra que o reflorestamento contribui para

a) a captura do gás carbônico e a diminuição do efeito estufa.

b) a diminuição do efeito dos CFCs, na destruição da camada de ozônio.

c) o aumento da chuva ácida, por meio da fotossíntese.

d) a redução da concentração de oxigênio na atmosfera.

Impactos Ambientais

63 - (UFU MG)

Analise a tirinha abaixo.

Disponével em: <http://ideiasdespedacadas.wordpress.com/category/agua/>.

Vários estudos químicos têm demonstrado os prejuízos causados pelo lançamento de lixo e de efluentes na água dos rios.

A esse respeito, e considerando a tirinha acima, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A matéria orgânica lançada na água faz com que a solubilidade do gás oxigênio dissolvido nela aumente, impactando positivamente na quantidade de peixes presentes nos rios.

b) Os plásticos, ao serem lançados nos lagos e rios, prejudicam a entrada de luz solar em seu interior.

c) As pilhas, quando lançadas nos rios e lagos, podem contaminá-los com metais pesados, como, por exemplo, o zinco e o chumbo.

d) Ao serem jogados nos rios, pesticidas comprometem o consumo da água, podendo causar sérias patologias e problemas para a saúde pública.

Impactos Ambientais

64 - (UFU MG)

Garantir a qualidade de vida

Um dos desafios de uma cidade em expansão é conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação do ambiente. [...] O acesso universal aos serviços de água tratada, luz, saneamento básico e coleta de esgoto é imprescindível. A mineira Uberlândia exibe um histórico de missões cumpridas. A cidade tem o quarto melhor serviço de coleta e tratamento de esgoto do país, de acordo com um levantamento do Instituto Trata Brasil. Cerca de 99% da população urbana é atendida e 100% dos dejetos são tratados. A coleta e o tratamento de lixo são apontados como os melhores de Minas Gerais. Todas as casas do município são servidas de água tratada – nas Estações de Tratamento (ETA) – e energia elétrica. Apesar disso, as autoridades já planejam um novo sistema de captação de água capaz de atender uma população de 3 milhões de pessoas – cinco vezes a atual. A rede de saúde local, a melhor do próspero Triângulo Mineiro, conta com nove hospitais e, obviamente, atrai pacientes de toda a região. Para reduzir a pressão sobre o serviço de saúde, a cidade está investindo na construção de mais um hospital, com 258 leitos. Todos os 384 ônibus que circulam pelo município dispõem de elevadores para o acesso de deficientes físicos. Nenhuma capital brasileira atingiu padrão semelhante.

Revista Veja, 1º de setembro de 2010, p. 124-125. Reportagem “5 exemplos a serem seguidos” de Igor Paulin,

Leonardo Coutinho e Marcelo Sperandio. (Texto modificado).

A partir do texto e de seus conhecimentos em Química, responda o que se pede:

a) Explique um processo que ocorre no tratamento da água em Estações de Tratamento (ETA).

b) Aponte um benefício do tratamento do lixo e justifique sua resposta.

c) Destaque e explique uma vantagem ambiental para os rios e lagos do Triângulo Mineiro em decorrência do tratamento do esgoto da cidade de Uberlândia.

GABARITO:

1) Gab: D

2) Gab:

a) S( s)+O2( g)→ SO2 (g)

2 SO2+O2( g)→2SO3(g )

SO3+H 2O( l)→H 2 SO4 (aq )

b) Porque, por mais que se purifique o ácido, não se consegue retirar toda água, uma vez que o H2SO4 é uma substância higroscópica e consegue reter água em sua estrutura.

c) x≃326 ,5 g de S

3) Gab: D

4) Gab: C

5) Gab: C

6) Gab: D

7) Gab:

a) A reação de formação do oxigênio, a partir do óxido de mercúrio requer uma quantidade significativa de calor que será utilizado para decomposição do óxido, conforme uma das reações químicas balanceada:

2HgO(s) + calor 2Hg(s) + O2(g)

ou

HgO2(s) + calor Hg(s) + O2(g)

Esta reação é endotérmica

b) Nome do ácido correto

Fórmula molecular associada ao nome do ácido citado

Estrutura de Lewis associada ao ácido citado

c) Duas propriedades químicas de ácidos

Dentre as propriedades, tem-se:

Ionizam-se em água gerando H+;

Possuem sabor azedo;

São corrosivos;

Sofrem mudanças de cor na presença de indicadores ácido/base;

Conduzem corrente elétrica quando ionizados em água;

Reagem com bases (reação de neutralização).

8) Gab:

a)

b) Nomenclatura: dióxido de silício

Fórmula molecular: SiO2

Classificação: Óxido

c) 2 H2O2 (l) 2 H2O (l) + O2 (g)

d) Trata-se de uma solução aquosa de Peróxido de Hidrogênio tal que, se houver decomposição de todo o soluto, 1 L dessa solução será capaz de gerar 10 L de oxigênio gasoso quando medido a 1 atm de pressão e à temperatura de 0ºC.

9) Gab: B

10) Gab: B

11) Gab: C

12) Gab:

a) Ordem correta (crescente)

C < Br < N < O < F

Explicação: Num mesmo período, quanto menor for o raio atômico, maior será a eletronegatividade (exceto para os gases nobres), pois maior será a carga nuclear efetiva. Desta forma, a ordem crescente de eletronegatividade será inversamente proporcional ao raio atômico.

b) Alumínio e cloro compõe uma exceção aos compostos iônicos, apesar de a tendência do alumínio ser de perder elétrons e a tendência do cloro de receber. Desse modo, forma-se um composto cuja ligação será predominantemente covalente.

Tipo de ligação química: Ligação covalente (ou também ligação covalente com caráter iônico).

Fórmula química do composto formado: AlCl3

13) Gab: A

14) Gab: B

15) Gab: FVFF

16) Gab: C

17) Gab: FFNV

18) Gab:

a) Ao entrar em contato com o vinagre, o bicarbonato reage produzindo gás. Isso pode ser observado pela efervescência no frasco.

b) A bexiga encherá de gás e será inflada.

c)

NaHCO3 (s) + CH3COOH (aq) CO2 (g) + H20 + CH3COO–Na+

d) Para detectar o gás carbônico presente na bexiga, pode-se prender um canudo de refrigerante na ponta da bexiga inflada (com cuidado para não vazar o gás) e, na sequência, colocar a ponta do canudo em uma solução de água de cal. Haverá a precipitação de carbonato de cálcio que turvará a solução, identificando o gás carbônico.

19) Gab:

a) Sulfato de cálcio

b)

H2 SO4+ CaO→CaSO4+ H2OÁgua

Escrever a equação com seta de equilíbrio (¿←→) ou sinal de igualdade ( = ) ..... apenas

20) Gab:

a) O sulfato de alumínio tem a função de coagulador (união de partículas sedimentáveis) para auxiliar a formação de flocos gelatinosos e, consequentemente, na decantação. O cloro tem a função de matar microrganismos causadores de doenças, e a cal a de corrigir o pH da água.

b) A floculação é o processo de aglutinação dos flocos gelatinosos (formados pela união das partículas sedimentáveis), a partir da agitação da água. Sua função é promover a aderência dessas partículas entre si, fazendo-as aumentar de tamanho e de densidade para que, em seguida, se depositem mais facilmente no fundo do tanque.

c) A água passa pela filtração para remover as partículas de impurezas e partículas sólidas nela suspensas e que não foram removidas no decantador. O carvão tem a função de retirar o odor e o sabor das substâncias químicas utilizadas, e a areia a de fixar as partículas sólidas restantes.

21) Gab: A

22) Gab: C

23) Gab: B

24) Gab: B

25) Gab: D

26) Gab: A

27) Gab: A

28) Gab: K2 SO4 = 0,2mol/L e Na2SO4 = 0,01 mol/L

29) Gab: A

30) Gab: D

31) Gab: VFFV

32) Gab:

a) O pepino murchará, desidratará ou perderá água.

Explicação do processo envolvido:

Processo de osmose ou

Diferença de concentração entre os meios (salmoura = meio hipertônico ou mais concentrado e pepino = meio hipotônico ou menos concentrado).

Justificativa: Desta forma, o pepino quando mergulhado na salmoura, diminuirá seu volume (murchará) considerando que perderá líquido para a água salgada em que estará imerso, pelo processo citado acima.

b) O pepino inchará, ganhando água pela reidratação e, conseqüentemente, aumentando seu volume.

Explicação do processo envolvido:

Ocorrerá novamente o processo de osmose, porém agora o pepino será o meio mais concentrado ou hipertônico e a água destilada será o meio menos concentrado ou hipotônico.

Justificativa: Se o picles for deixado em água destilada haverá um fluxo contrário de água do meio menos concentrado para o mais concentrado. Desse modo, o picles ganharia volume e se incharia em função da entrada de água em seu interior, por osmose.

c) A concentração da salmoura não está adequada para o preparo do picles.

Cálculo do TÍTULO, ou seja, da porcentagem (m/m).

A massa total da salmoura será de 2100 g, ou seja, 2000 g de água e 100 g de sal, e já que o título trata-se de uma relação massa de soluto por massa de solução, teremos:

Título da solução será dado por = 100/2100 x 100% = 4,7%

Desse modo, a solução preparada não será adequada para o preparo do picles, que necessitaria de uma solução 15% (m/m) conforme enunciado.

33) Gab: C

34) Gab:

a) Considerando a reação representada abaixo,

CO(g) + 1/2O2(g) CO2(g)

ΔH = [Hf(CO2)] - [Hf(CO)]

ΔH = -94,1 – [-26,4]

ΔH = -67,7 Kcal/mol

Como a variação da entalpia é menor que zero, a reação libera calor, ou seja, é exotérmica.

b) O castalisador possui a função de aumentar a rapidez da reação (sua “velocidade”), pois diminui a energia de ativação da reação química. Todavia, o catalisador não altera a variação da entalpia da reação química do monóxido de carbono.

c) O efeito estufa é um dos impactos da liberação do gás carbônico pelos automóveis. Esse efeito consiste no aumento da temperatura média do planeta em função da retenção de radiação solar pelo gás carbonico. Como maneiras de diminuir esse impacto ambiental, sugere-se a diminuição da queima de combustíveis fósseis como o petróleo (substituição da gasolina, por exemplo, e do carvão para gerar energia) e, também, o aumento do plantio de árvores, bem como a diminuição de queimadas nas florestas.

35) Gab: C

36) Gab: A

37) Gab: VVFF

38) Gab: C

39) Gab: A

40) Gab: C

41) Gab: B

42) Gab: FVFV

43) GAB: B

44) Gab: A

45) Gab:

a) O composto possui atividade ótica.

Justificativa:

A molécula contém carbono quiral ou,

A molécula contém carbono assimétrico ou,

A molécula contém carbono ligado a quatro substituintes diferentes ou,

A molécula não possui plano de simetria.

Justificativa: A análise da estrutura química da penicilina mostra que a substância possui atividade ótica, pois não possui nenhum plano de simetria, verificado pela presença de carbonos quirais ou assimétricos (ligados a quatro substituintes diferentes).

b) Serão aceitos nomes ou fragmentos de estrutura dos seguintes grupamentos:

amida ou carboxiamida, ácido carboxílico ou carboxila, sulfeto orgânico ou tioéter.

46) Gab:

a) C27H29NO11

b) Citar quatro (04) das seis (06) funções possíveis: cetona, álcool, amina, éter, acetal e fenol.

c) massa do solvente = 820 – 10,86 = 809,14g

porcentagem em massa da doxorubicina = 1,32% m/m.

47) Gab: A

48) Gab: D

49) Gab:

a) Policloreto de vinila, polipropileno, poliuretano, poliéster, náilon, elastômeros, polietileno. Esse grupo é caracterizado pela cadeia carbônica longa.

b) Interação iônica com alto ponto de fusão e conduz eletricidade quando fundido.

c) Os elétrons, ao receberem energia, mudam de um nível de menor energia para um nível de maior energia. Ao retornar a seu nível de origem, emitem um fóton de energia com comprimento de onda equivalente à coloração observada nos fogos de artifício.

50) Gab: C

51) Gab: A

52) Gab:

a) A reação de adição pode formar o 2-iodo-propano e o 1-iodo propano.

b) O produto que se forma predominantemente é o 2-iodo-propano.

c) O hidrogênio do HI liga-se, preferencialmente, ao carbono 1 do propeno, quase não se ligando ao carbono 2. Essa preferência é expressa pela Regra de Markownikoff, segundo a qual o hidrogênio (ou o grupo mais eletropositivo) se adiciona ao carbono que já está mais hidrogenado

53) Gab: B

54) Gab: B

55) Gab: C

56) Gab: D

57) Gab:

a) Triclorometano

b) CH4(g) + 3Cl2(g) CHCl3(g) + 3HCl(g)

A reação é do tipo substituição

c) 213g de Cl2 reagem com__ 120g de CHCl3

106,5 10-3g de Cl2 - reagirão com - X

X = 60 10-3g ou 60mg de clorofórmio produzidos

Como legislação brasileira permite no máximo 0,1mg de clorofórmio por litro de água, em 500 L o máximo desta substância deverá ser de 50mg. Considerando que a

quantidade de clorofórmio produzida é de 60mg, acima, portanto, do limite permitido pela legislação, conclui-se que a água não é potável.

58) Gab:

a) O catalisador possui a função de acelerar a reação de transesterificação sem, contudo, interferir na quantidade de produtos formados.

b) Diminui a quantidade de óleos descartados no meio ambiente e reduz a quantidade de poluentes gasosos lançados na atmosfera.

c)

d) A glicerina pode ser utilizada como umectante em sabões e hidratantes corporais. Isso se dá, pois a glicerina é um triálcool que possui em sua estrutura grupos de OH que podem formar pontes de hidrogênio com a água, retendo-a.

59) Gab:

a) C6H12O6 (aq) + O2(g) CO2(g) + H2O(l)

b) Carboidratos, pois é formada por carbono, oxigênio e hidrogênio.

c) 2,8 x 106 J é a energia de 1 mol de glicose queimada

Para 1,4 x 106 J corresponde a 0,5 mol.

Como 1 mol de glicose possui uma massa de 180 g, logo, 0,5 mol corresponderá a 90 g de glicose.

60) Gab:

a) Amina

Ácido carboxílico

b) Ácido 2-amino-3-fenilpropanóico

c)

d) 1 mol de fenialanina ––– 165 g

x ––– 0,33 g

x = 2 10–3 ou 0,002 mol/L

61) Gab: A

62) Gab: A

63) Gab: A

64) Gab:

a) Decantação: consiste na sedimentação de partículas sólidas presentes na água, quando deixada em repouso nos tanques de decantação.

b) Diminuição de resíduos de difícil de degradação pelo meio natural, como, por exemplo, os plásticos.

c) Aumento da oxigenação da água do esgoto antes de ser lançada nos rios e lagos do Triângulo Mineiro, favorecendo a manutenção da vida nesses ambientes aquáticos.