portal.educacao.rs.gov.brportal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/439.docx · Web viewTurma: 8º...

7
Relato de atividade Professora: Janaína Bicigo Disciplina: Arte Turma: 8º Ano “O QUE VOCÊ TEM DE DIFERENTE É O QUE VOCÊ TEM DE MAIS BONITO” A atividade proposta desenvolveu-se em três fases. I - Fase O interesse por esse tema “Câncer”, foi despertado pela professora em função de tantas pessoas estarem passando por esta doença na oncologia do hospital de nossa cidade. Partindo deste principio nesta fase criou-se uma proposta pedagógica em sala de aula e iniciou o questionamento aos alunos. 1º Qual seria o meu sentimento se eu perdesse meu cabelo no tratamento contra o câncer? 2º Qual seria a reação das pessoas ao meu entorno? 3º Será que a queda do cabelo não transforma o tratamento mais doloroso? 4º Será que as pessoas teriam menos medo de enfrentar a palavra câncer se o tratamento não causasse a queda do cabelo? 5º Como seria minha vida após o tratamento? Sendo esses questionamentos tão difícil para nós, imagina para o paciente e sua família. O câncer, por

Transcript of portal.educacao.rs.gov.brportal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/439.docx · Web viewTurma: 8º...

Relato de atividade

Professora: Janaína Bicigo

Disciplina: Arte

Turma: 8º Ano

“O QUE VOCÊ TEM DE DIFERENTE É O QUE VOCÊ TEM DE MAIS BONITO”

A atividade proposta desenvolveu-se em três fases.

I - Fase

O interesse por esse tema “Câncer”, foi despertado pela professora em função de tantas pessoas estarem passando por esta doença na oncologia do hospital de nossa cidade. Partindo deste principio nesta fase criou-se uma proposta pedagógica em sala de aula e iniciou o questionamento aos alunos.

1º Qual seria o meu sentimento se eu perdesse meu cabelo no tratamento contra o câncer?

2º Qual seria a reação das pessoas ao meu entorno?

3º Será que a queda do cabelo não transforma o tratamento mais doloroso?

4º Será que as pessoas teriam menos medo de enfrentar a palavra câncer se o tratamento não causasse a queda do cabelo?

5º Como seria minha vida após o tratamento?

Sendo esses questionamentos tão difícil para nós, imagina para o paciente e sua família. O câncer, por se tratar de uma doença que ainda mexe muito com o imaginário das pessoas, faz com que o doente seja alvo de penúria o que resulta em reações de stress como a frustração, ansiedade, vergonha e incertezas. Certamente perder os cabelos é o fator que mais pesa, pois deixa a pessoa exposta, desnuda sob os holofotes que são os

olhos dos outros. A queda de cabelo faz com que você exponha ao mundo algo muito particular.

Os cabelos são muito mais do que fios, ele são parte principal da nossa imagem. A mudança de imagem quando ele cai, faz com que a pessoa precise de um tempo de adaptação para descobrir quem é a nova imagem no espelho. Para as mulheres sempre é mais doloroso perde-los, pois ele representa o feminino da mulher, de repente por isso é muito doloroso.

A partir das reflexões e interações em sala de aula, a atividade pratica iniciou-se tirando uma fotografia individual de cada aluno focando seu rosto e cabelo, onde esta foi revelada em preto e branco. Com a foto, os alunos foram instigados a remover toda a parte do cabelo, onde já se percebeu o primeiro impacto. O objetivo dessa ação pedagógica era o aluno se aceitar nessa condição.

No recorte sem o cabelo foi sobreposto um papel simples branco, seguindo técnicas metodológicas de desenhos artísticos já trabalhados, o objetivo foi recriar o cabelo de forma mais criativa, emocional e individual em várias formas, onde se pudesse amenizar o primeiro impacto da queda de cabelo. Como os desenhos foram expressos emocionalmente e individualmente, os alunos se inspiraram em músicas, palavras, imagens, paisagens, símbolos, e principalmente na fé. Toda essa mistura resultou em uma finalização com molduras coloridas e alegres.

II- A segunda parte da atividade foi expor os trabalhos no setor de oncologia no Hospital de Caridade de Carazinho.

Os resultados foram magníficos, pois resultou em olhares admiráveis para a exposição, isso fez com que os pacientes e familiares por alguns momentos amenizassem o sofrimento causado pelo câncer e os efeitos causados pelo tratamento.

Também se observou o acolhimento entre pacientes alunos, professores e profissionais da saúde, o que fortaleceu a vivência de experiências diferentes e desafiadoras.

III- Fase final definiu-se em fazer com que os alunos sentissem na pele de como é passar por uma doença e levar essa experiência como bagagem para a vida, na visita ao hospital, os alunos autores

das expressões artísticas, levaram um mimo para cada paciente, com doces e uma carta, coragem, fé e esperança foram as palavras mais usadas pelos alunos para dar incentivo.

O objetivo pedagógico deste trabalho atingiu em larga escala o resultado desejado.

Foi um trabalho emocionante, e sem dúvida alguma, vai ser levado por toda a vida.