00 Guia Do(a) Colaborador(a)

40
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep

Transcript of 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

Page 1: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

ENEMInstituto Nacional de Estudos ePesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Instituto Nacional de Estudos ePesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e

Avaliações do Inep

Page 2: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

1

Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames

e Avaliações do Inep

Brasília - DFJulho/2013

Page 3: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

2

Page 4: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

3

SUMÁRIO

1 Informação Geral ........................................ 4

1.1 Identificação................................................4

2 Diálogo com o(a) colaborador(a) ................. 6

3 Educação a Distância (EaD) no Evento de

Alinhamento: conceitos e características..... 9

4 Apresentação do Evento .......................... 14

4.1 O Exame Nacional do Ensino Médio

(Enem) e a equipe de colaboradores .......... 14

4.2 Finalidades do EA/2013: revisitar os

padrões e procedimentos de execução

do Enem .................................................... 16

5 Temas do Evento de Alinhamento ............. 18

5.1 Objetivos do Evento ..................................18

5.2 Temas abordados ......................................19

6 Atividades propostas para o EA/2013 ....... 20

7 Avaliação da participação ......................... 26

8 Papel do Supervisor e do Tutor ................. 28

9 Netiqueta ................................................. 30

10 Avaliação do Evento de Alinhamento ........ 31

11 Declaração do Evento .............................. 32

Anexo 1: Semana 1 e Semana 2 ..................... 33

Page 5: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

4

1 Informação Geral

1.1 Identificação

Evento de Alinhamento destinado aos colabora-dores responsáveis pela Aplicação de Exames e Ava-liações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep – EA/2013 – Fase 1.

Público-alvo da Fase 1: coordenadores estadu-ais, municipais, de local de aplicação e assistentes de local de aplicação. Também participam os integrantes da rede de Instituições Públicas Federais, Servidores do Inep, Secretaria de Segurança Pública.

Coordenador do evento: Athail Rangel Pulino Filho.

Parceria: Inep e Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – CEAD/UnB

Duração: 2 semanas (15 horas para cada semana)

Carga horária: 30 horas

Período de realização: O EA/2013 será ofertado em 3 momentos. Confira abaixo o seu período de realização.

Page 6: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

5

Fase 1 – Coordenadores (estadual, municipal e de local de aplicação) e Assistentes.

Turma/Região Período

Turma 1 – Região Nordeste 08 a 21 de julho

Turma 2 – Regiões Centro-Oeste e Sudeste

29 de julho a 11 de agosto

Turma 3 – Regiões Norte e Sul

Rede IPFES, Servidores do Inep e SSP

12 a 25 de agosto

Page 7: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

6

2 Diálogo com o(a colaborador(a)

“Sabem o suficiente aqueles que sabem como aprender”.

Henry Brooks Adams

Prezado(a) Colaborador(a),

Seja bem-vindo(a) ao Evento de Alinhamen-to para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep (EA/2013).

Você já tem participado de outros encontros presenciais organizados pelo Inep. Diferentemente dos outros encontros, esta atividade será realizada na modalidade a distância utilizando como espaço de convivência e de realização dos estudos o ambien-te virtual de aprendizagem denominado Moodle. O Moodle é um software livre de código aberto distribu-ído gratuitamente, que possibilita o trabalho colabo-rativo entre os participantes em um mesmo ambiente de aprendizagem mediante o uso da internet inde-pendentemente do local em que reside. O Moodle ofe-rece aos participantes espaços de interação, em que a comunicação escrita prevalece sobre outras formas de comunicação nos fóruns, incorpora em sua base vários materiais didáticos digitais, tais como: vídeos, hipertextos, atividades de respostas automáticas etc. O Moodle permite a criação de uma comunidade de aprendizagem favorecendo a construção colaborati-va e a cooperação entre seus membros.

Page 8: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

7

No EA/2013, utilizamos o Fórum como espaço de aprendizagem. Essa escolha tem como intencio-nalidade o desenvolvimento de um trabalho conti-nuado, colaborativo entre tutores e colaboradores de vários estados. No fórum não é somente o tutor que deve assumir o papel de líder na moderação da discussão. As responsabilidades do tutor podem ser distribuídas entre a comunidade de participantes, ob-tendo de cada um maior responsabilidade na orienta-ção das turmas. Especificamente, nesse Evento, em que os participantes são pessoas com ampla vivência na área, estamos apostando na participação ativa dos colaboradores para troca de experiências.

Com essa forma de promoção do EA, parte de nosso desafio será o de estudar e aprender colabo-rativamente a distância, respeitando as diferenças culturais, étnico-raciais, estilos diferentes de aprendi-zagem, de comunicação, entre outros. A construção do sentimento de estar em comunidade se dá a partir da confiança que as pessoas depositam na ajuda do outro e na reciprocidade.

Para auxiliar o seu percurso durante as duas se-manas de evento, elaboramos esse Guia, o qual tem por objetivo orientá-lo sobre a organização do Even-to, provendo informações sobre os recursos disponí-veis no ambiente virtual de aprendizagem.

Neste documento, apresentamos de forma bre-ve o conceito de educação a distância e educação on-line, as informações essenciais do Evento, a apresen-tação dos temas de estudos, as estratégias de ensino--aprendizagem, os espaços de socialização e estudos e a forma de avaliação da aprendizagem, finalizando

Page 9: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

8

com uma breve consideração sobre a emissão da De-claração de Participação.

O Guia deve ser lido com atenção, pois contém instruções importantes das etapas a serem cumpri-das nas duas semanas para a conclusão exitosa desse importante Evento.

Lembre-se de que a nossa equipe está à dispo-sição para ajudá-lo(a) a esclarecer aspectos que para você ainda não ficaram claros. Se após a leitura com-pleta do Guia ainda restar alguma dúvida sobre o EA/2013, por favor, entre em contato com o seu tutor no espaço denominado Sala do Café.

Desejamos a você um excelente Evento!

Page 10: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

9

3 Educação a Distância (EaD) no Evento de Alinhamento: conceitos e características

A Educação a Distância existe muito antes da internet. É uma modalidade de ensino em que pro-fessor e estudantes estão separados fisicamente. A EaD possui características próprias e metodologia di-ferenciada para atender todos os tipos de públicos, sobretudo, as pessoas que já estão inseridas no mer-cado de trabalho e não dispõem de tempo para vol-tar aos bancos da escola. Utiliza recursos didáticos planejados de acordo com o perfil do participante, do conteúdo a ser trabalhado e das metas a serem alcan-çadas. A EaD baseia-se na premissa de que as pessoas participantes estão no centro do processo de apren-dizagem; que elas têm responsabilidade pela própria aprendizagem e trabalham em seu próprio ritmo e espaço. O exercício da autonomia é um importante recurso mobilizador da aprendizagem que impõe aos participantes a auto-organização, visando ao cumpri-mento das atividades no período do evento.

As vantagens de o Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep (EA/2013) ser realizado por meio do ambiente virtual de apren-dizagem (AVA), construído na plataforma Moodle, são:

• Flexibilidade de tempo e espaço para rea-lizar suas atividades – acesso 24h por dia, de qualquer local mediante o uso da inter-net e seu computador.

Page 11: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

10

• Ajuste ao seu próprio ritmo de aprendiza-gem para cumprir as atividades de estu-dos do evento.

• Ganho pessoal qualitativo por participar ativamente do processo de aprendizagem.

• Possibilidade de interação com pessoas de outros estados do Brasil, ampliando e res-significando suas experiências em geral.

Na última década, com o advento da internet e o uso de software de gestão da aprendizagem, como o Moodle, os cursos a distância têm sido denominados de educação online, principalmente, quando utilizam os recursos dos ambientes virtuais de aprendizagem, AVA, propiciando a interação entre professores e es-tudantes em fóruns, chats, assim, como na realização de distintas atividades por meio da interação com os materiais didáticos digitais (textos, vídeos, hipertex-tos, áudios etc.).

Durante todo o Evento, haverá um tutor e super-visores a seu dispor para encaminhar as suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar os melhores caminhos. Procure fazer tudo que lhe propomos, cada material e cada situação de estudo foram pensados para potencial-izar a sua aprendizagem.

Também, enfatizamos a gestão do tempo como iniciativa primordial para o seu sucesso no Evento, pois será necessário que você, durante as duas se-manas, destine tempo para sentar-se à frente de um computador ou notebook para realizar as leituras e as atividades online.

Page 12: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

11

Em eventos como esse, é esperado que você te-nha uma conta de e-mail válido e pessoal, que dia-riamente veja a sua conta e que tenha conhecimento básico de internet.

Os tutores, os supervisores e o pessoal do apoio técnico o ajudarão na navegação no ambiente virtual de aprendizagem.

É necessário, portanto, que tenha um email vá-lido e o consulte durante o Evento. Todas as mensa-gens postadas no ambiente virtual de aprendizagem serão encaminhadas para ele. Assim, você estará atu-alizado sobre os acontecimentos do Evento.

Caso você não seja um usuário da internet expe-riente, não se preocupe! Peça ajuda ao nosso pessoal de ajuda técnica e ao seu tutor durante o Evento.

É importante que o seu computador ou notebook esteja confi gurado para que possa acessar os recursos e as ferramentas do Evento. Para isso, você deverá, primeiramente, verifi car se o seu computador possui os requisitos descritos a seguir. O atendimento desses requisitos favorecerá o seu desempenho no Evento.

Dicas importantes – requisitos mínimos do seu computador:

• Acesso à internet banda larga de no mínimo 512 kbps.

• Programas necessários de visualização de conteúdo (Adobe Reader e Flash Player).

• Dispor de uma caixa de som.

Page 13: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

12

Depois de verifi car se o seu computador pos-sui os requisitos mínimos, siga as instruções a seguir para melhorar o desempenho de seu computador ou notebook durante o Evento EA/2013.

Como melhorar o desempenho do meu computador?

Programas necessários para acessar o conteúdo do evento:

Recomendamos a utilização de um dos seguintes navegadores (Atualizado):

Programas obrigatórios para visualização de conteúdo:

Dicas importantes:

1. Limpeza do Cache Navegador

2. Ativação dos cookies

3. Bloqueio de mensagens de email – SPAM (Lixo

eletrônico)

Se você possui algum Antisspam instalado em seu computador, ou se seu webmail possui um fi ltro au-tomático, você deverá autorizar o recebimento de nossas mensagens que são assinadas com o email @cead.unb.br

Page 14: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

13

Recomendamos que você organize a sua rotina para que possa destinar 15 horas semanais para as leituras e atividades propostas para cumprir o Evento com sucesso.

Construímos este diálogo preliminar para que você perceba como ocorrem os estudos a distância. Nesse sentido, observará que o aprendizado depende muito mais de você, de seu empenho e de sua dedica-ção do que dos tutores e supervisores.

Page 15: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

14

4 Apresentação do Evento

4.1 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a equipe de colaboradores

Como é do seu conhecimento, o Enem é um dos exames mais importantes do país, pois além de ava-liar o desempenho dos estudantes ao término do En-sino Médio, possibilita o acesso das pessoas às Uni-versidades Públicas e particulares do Brasil.

Esse Exame, de abrangência nacional, será rea-lizado, em 2013, para aproximadamente 7 milhões de pessoas, o que faz desse evento um desafio de grande responsabilidade nacional para todos os envolvidos em sua realização.

Hoje, o Inep conta com aproximadamente 550 mil colaboradores que participam do planejamento, execução, controle, monitoramento e avaliação da aplicação do exame do Enem. Essa grande equipe de colaboradores faz a diferença para o sucesso do evento.

Com base nos resultados positivos alcançados na parceria CEAD-UnB e Inep em 2012, esse ano o EA será ampliado e realizado em duas Fases. A Fase 1 destinada a você, coordenador estadual, municipal, coordenador de local de aplicação ou assistente de aplicação, abrangendo 30 mil pessoas. A Fase 2 será destinada aos chefes de sala, 150 mil colaboradores.

Page 16: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

15

Veja a representação das funções no organo-grama a seguir e tente se posicionar nessa equipe, refl etindo sobre o seu papel institucional como parte desse sistema.

Banco de Observadores

do InepInep

Coordenador Estadual

Coordenador Municipal

Coordenador de Local de aplicação

Assistente de local de

aplicação

Chefe de Sala

AplicadorAplicador

Especializado

Fiscal Volante Fiscal de Banheiro

Pessoal de apoio

Rede Instituições Públicas Federais de

Ensino Superior Consórcio Servidores do

Inep

Page 17: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

16

Neste Evento teremos ofertas para grupos de 10 mil colaboradores (Fase 1), subagrupados em turmas de 150 pessoas. E, na Fase 2, teremos grupos de 50 mil participantes, também subagrupados em turmas de 150 pessoas.

4.2 Finalidades do EA/2013: revisitar os padrões e procedimentos de execução do Enem

Para a gestão nacional dos processos de apli-cação do Enem, existe um conjunto de padrões e procedimentos de execução que deve ser seguido ri-gorosamente. Sabemos que todo processo produtivo é composto por um conjunto de atividades ordena-das e sistematizadas. Na execução do Enem, existem muitas operações que devem ser realizadas de forma minuciosa e rigorosa em conformidade com o Edital do Exame. O não cumprimento do padrão estipulado pode repercutir de forma negativa no resultado do Exame e na sua qualidade, podendo gerar grandes prejuízos para a nação. Essas atividades padroniza-das são os pontos-chave que constituem o método de execução do Exame.

Como profissionais da EaD, acreditamos que os processos constituintes da forma de execução nacio-nal do Enem podem ser ensinados ou relembrados a distância, atendendo a todos os colaboradores, independentemente da região ou município em que residem.

Page 18: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

17

Embora saibamos que a padronização de todos os procedimentos é do domínio da maioria dos cola-boradores, para assegurar o êxito na hora da aplica-ção do Enem, é necessário que, uma vez ao ano, o conteúdo teórico e metodológico referente ao plane-jamento, execução e verifi cação dos processos (mo-nitoramento e avaliação) seja atualizado, revisado e relembrado. Além disso, é necessário promover o en-sino desses padrões e procedimentos para os novos colaboradores.

Conforme vimos no organograma, há uma dis-tribuição de atribuições e tarefas que designa o papel de cada um, e, para o êxito, é fundamental que esse contingente de colaboradores atue em cooperação, respeitando as atribuições e responsabilidades de cada um e seguindo o padrão proposto. O exercício responsável do papel de cada um impactará também no resultado fi nal do Exame.

Motivação, compromisso, consciência da importância do evento para o país são elementos

essenciais para a qualidade do trabalho realizado pela equipe Enem.

Desta forma, o objetivo do Evento de Alinha-mento é preparar um coletivo de pessoas para que tenha domínio com segurança e clareza dos padrões e dos procedimentos de execução do Exame. Isso agregará um valor intangível que garantirá a efi ciên-cia e efi cácia do processo.

Page 19: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

18

5 Temas do Evento de Alinhamento

Os conteúdos desenvolvidos para o EA/2013 englobam a parte teórica, conceitual e metodológica de Aplicação de Exames e Avaliações. Ver Anexo 1.

Vale lembrar que a padronização é uma condi-ção de eficiência e eficácia do Exame, porque pos-sibilita a todos os participantes, independentemente do local onde estejam, a concorrerem com igualdade de direitos e deveres. Os padrões de execução, de-talhados no Edital do Exame, foram definidos pelo grupo de gestão estratégica do Inep e pelo consórcio com base em estudos sistemáticos sobre as edições do Exame dos anos anteriores. Portanto, os temas do EA/2013 englobam esse conjunto de conhecimentos que se referem à contextualização do Exame, o Edital do Enem, os conceitos sobre acessibilidade, atendi-mento diferenciado e específico e metodologia para prevenir a tentativa de cola.

5.1 Objetivos do Evento

Proporcionar aos participantes a compreensão sobre a evolução e relevância do Enem, os padrões e procedimentos de execução descritos no Edital, o papel de cada colaborador individualmente e como equipe, a acessibilidade e os tipos de atendimento aos participantes e formas recomendadas para pre-

Page 20: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

19

venir a tentativa de cola para o alcance exitoso da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio.

5.2 Temas abordados

Semana 1 - O Enem: conceitos e metodologias essenciais para o sucesso

1. Contextualizando o Exame Nacional do Ensi-no Médio.

2. Elementos essenciais do Enem de acordo com o edital.

3. Trabalhando em equipe no Enem: cooperação e colaboração.

4. Acessibilidade: um direito de todos.

Semana 2 - Garantindo as condições adequadas para a aplicação do Enem

5. Reconhecendo o território para garantir a acessibilidade: selecionando os melhores lo-cais de prova.

6. Promovendo condições adequadas para o atendimento diferenciado e o atendimento específico.

7. Prevenindo e atuando com autoridade na ten-tativa de cola.

Page 21: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

20

6 Atividades propostas para o EA/2013

A metodologia utilizada para ajudá-lo(a) a se preparar para o seu trabalho como colaborador do Enem tem como ponto essencial tratar cada conceito por meio de um conjunto de atividades de aprendiza-gem. Vejamos a lista das atividades propostas.

1ª. Lição de Estudos: é um conjunto de textos que abrangem os conteúdos do EA/2013, con-tendo atividades de autoavaliação da aprendi-zagem ao final de cada bloco temático.

2º. Fórum Temático: espaço de estudo e dis-cussão sobre os textos, utilizando-se da co-municação assíncrona. Trata-se de uma dis-cussão sobre os temas da semana, que você deverá participar após a leitura dos textos básicos e da realização da Lição de Estudo. Participe pelo menos 1 (uma) vez em cada Tópico do Fórum. Elabore mensagens que agreguem conhecimento à discussão, pro-movem troca de experiências, sempre ob-servando os padrões e procedimentos de aplicação do Enem, segundo os textos bási-cos da Biblioteca e da Lição de Estudo.

3º. Questionário: é um questionário eletrô-nico com itens sobre os temas estudados em cada semana, por isso é semanal. Você poderá fazer até 3 tentativas de resposta ao

Page 22: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

21

questionário. A melhor pontuação será con-siderada na sua avaliação.

4ª. Acesso e participação nos recursos de aprendizagem: o EA/2013 traz um conjunto de recursos (Biblioteca, Roteiro da Semana, Fórum sala de café, Perguntas mais frequen-tes) que você deve acessar, navegar, partici-par. O acesso e visualização desses recursos contam pontos de participação.

Atenção! O Questionário de cada semana fi cará visível, apenas após o(a) colaborador(a) ter completa-

O quadro demonstra as atividades e os recursos do seu ambiente de aprendizagem e a sua fi nalidade no seu processo de aprendizagem. Observe que exis-te uma sequência didática e que todos os recursos possuem uma fi nalidade educativa e de socialização de conhecimentos.

Espaço de notícias e interação

Informes Espaço de informações, novidades e co-municados da coordenação do evento.

Sala do café Espaço de apresentação e interação entre os participantes.

Material de estudo e apoio

Guia do Colaborador(a)

Texto com informações sobre o Evento de Alinhamento: objetivo, atividades e cronograma, temas e avaliação da parti-cipação do colaborador.

do a Lição de Estudo.

Page 23: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

22

Conheça a sala do evento

Vídeo demonstrativo dos espaços e ativi-dades do Evento.

Biblioteca

Repositório dos textos obrigatórios para leitura e estudo. As dúvidas sobre pro-cedimentos podem ser sanadas com a leitura dos textos.

Glossário Enem Palavras, siglas e signifi cados.

Perguntas maisfrequentes

Lista de perguntas relativas às principais dúvidas sobre o Enem.

Semana 1 – O Enem: conceitos e metodologias essenciaispara o sucesso.

Período: 08 a 14 de julho.

Temas de Estudos:

1. Contextualização do Exame Nacional do Ensino Médio.

2. Elementos essenciais do Enem de acordo com o edital.

3. Trabalhando em equipe no Enem: cooperação e colabo-ração.

4. Acessibilidade: um direito de todos.

Roteiro dasemana

Vídeo demonstrativo das atividades da semana 1.

Lição de Estudo

Apresentação e discussão dos temas de estudo da Semana 1, possui uma ques-tão de verifi cação da aprendizagem ao fi -nal de cada tópico. Somente após a con-clusão da Lição de Estudo, o questionário estará disponível para o preenchimento.

Fórum temáticoEspaço de discussão sobre os temas da Semana 1.

Questionário

15 questões sobre os temas estudados na Semana 1. Será aberto somente para os colaboradores que concluírem a Lição de Estudo.

Page 24: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

23

Semana 2 - Garantindo as condições adequadas para a aplicação do Enem

Período: 15 a 21 de julho

Temas de estudo:

1. Reconhecendo o território para garantir a acessibilidade.

2. Promovendo condições adequadas para o atendimento diferenciado e o atendimento específi co.

3. Prevenindo e atuando com autoridade na tentativa de cola.

Roteiro dasemana

Vídeo demonstrativo das atividades da semana 2.

Lição de Estudo

Apresentação e discussão dos temas de estudo da Semana 2, possui uma ques-tão de verifi cação da aprendizagem ao fi -nal de cada tópico. Somente após a con-clusão da Lição de Estudo, o questionário estará disponível para o preenchimento.

Fórum temáticoEspaço de discussão sobre os temas da Semana 2.

Questionário

14 questões sobre os temas estudados na Semana 2. Será aberto somente para os colaboradores que concluírem a Lição de Estudo.

Avaliação do Evento de Alinhamento

Avaliação do Evento de Alinhamento 2013

Emissão da Declaração de aproveitamento no Evento

Declaração de Participação

A Declaração será emitida de forma au-tomática somente para os colaboradores que obtiverem 50% de aproveitamento no Evento.

Page 25: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

24

Veja a distribuição dos temas e atividades nas duas Semanas. Para conhecer os objetivos e o deta-lhamento dos temas, leia o Anexo 1.

Temas / semanaCarga

horáriaAtividades

Semana 1

1. Contextualização do Exame Nacional do Ensino Médio.

2. Elementos essenciais do Enem de acordo com o edital.

3. Trabalhando em equipe no Enem: cooperação e co-laboração.

4. Acessibilidade: um di-reito de todos.

15h • Lição de Estudo

• Fórum temático

• Questionário

• Acessar os Informes, a Sala do Café, o roteiro da semana, os textos da Biblioteca, as Perguntas mais Frequentes.

Semana 2

5. Reconhecendo o ter-ritório para garantir a acessibilidade

6. Promovendo condições adequadas para o aten-dimento diferenciado e o atendimento especí-fico.

7. Prevenindo e atuando com autoridade na ten-tativa de cola.

15h • Lição de Estudo

• Fórum temático

• Questionário

• Acessar os Informes, a Sala do Café, o roteiro da semana, os textos da Biblioteca, as Perguntas mais Frequentes.

Page 26: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

25

A Biblioteca contém os seguintes textos básicos de leitura obrigatória.

• Contextualização do Enem

• Edital do Enem de 2013

• Perfi l e seleção de colaboradores

• Percepção de tentativa de cola

• Acessibilidade e seleção dos locais de provas

• Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais

• Decreto nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000

Observe que no ambiente de aprendizagem apa-rece um ícone de um quadrado

Observe que no ambiente de aprendizagem apa- para cada recurso.

Esse ícone assinala todos os recursos e as ativida-des que você já acessou . Isso o ajuda a identifi car os recursos e as atividades que você ainda tem para acessar e participar.

No ambiente de aprendizagem, foram criados vários espaços para o encontro dos colaboradores, troca de experiências, apresentação, notícias e avi-sos. Portanto, como na escola tradicional, encontra-mos os bancos da praça, a lanchonete do cafezinho, o mural da escola; aqui também compartilharemos ideias e valores por meio da conversa digital nos Fó-runs. Participe destas discussões.

Page 27: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

26

7 Avaliação da participação

Para o recebimento da Declaração do Evento, é necessário que o colaborador atinja 50 pontos (má-ximo 100) ou obtenha, no mínimo, 50% de partici-pação, sendo 25% referentes à Semana 1 e 25%, à Semana 2.

As atividades e os critérios a serem usados para pontuar a sua participação estão descritos no quadro a seguir.

Atividades Avaliativas

Pontuação0 a 100

Critérios de pontuação

−Participação no Fórum Temático da Semana 1.

−Participação no Fórum Temático da Semana 2.

15 pontos por Fórum por se-mana, total 30 pontos.

A distribuição dos pontos no Fórum será pela participação de pelo menos uma vez em cada tópico do Fórum. Leia os critérios de pontuação:

0 pt: Não postou nenhuma mensagem.

1 a 2 pts: Mensagens com apenas expressões de concor-dância ou saudações à turma.

3 a 10 pts: Mensagens que articulam os conteúdos da Lição de Estudos e os textos básicos da Biblioteca e não fo-gem ao tema.

11 a 15 pts: Mensagens que articulam os conteúdos da Lição de Estudos e os textos básicos da Biblioteca, agre-gam conhecimentos e promo-vem trocas de experiências entre os colegas baseando-se nos padrões de aplicação do Enem.

Page 28: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

27

Atividades Avaliativas

Pontuação0 a 100

Critérios de pontuação

−Realização da Lição de Estu-do da Semana 1 e 2. Atividade obrigatória para realizar o Ques-tionário.

−Acesso e visua-lização de todos os recursos dis-poníveis no AVA: participação nos Fóruns da Sala de Café e assis-tência dos víde-os da Semana 1 e 2, acesso ao FAQ, acesso ao Glossário.

10 pontos por realização da Li-ção de Estudo e acesso aos recur-sos do ambiente de aprendiza-gem, por sema-na, total de 20 pontos.

– O acesso e a participação em todos os recursos da Se-mana valem 10 pontos em cada semana. Total de 20 pontos.

−Resposta ao Questionário da Semana 1.

−Resposta ao Questionário da Semana 2.

25 pontos por Questionário por semana, total de 50 pontos.

Poderão ser re-alizadas até 3 tentativas de res-posta ao questio-nário, vale a me-lhor pontuação.

– 15 questões do Questioná-rio 1, cada acerto vale 1,66 pontos, total de 25 pontos.

– 14 questões do Questioná-rio 2, cada acerto vale 1,78 pontos, total de 25 pontos.

Total 100 pontos

Page 29: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

28

8 Papel do Supervisor e do Tutor

Você terá acompanhamento tutorial ao longo do Evento e o seu tutor terá o apoio necessário do su-pervisor de tutoria. O acompanhamento tutorial será feito numa relação de 1 (um) tutor para cada grupo de, no máximo, 150 (cento e cinquenta) colaborado-res. Além do acompanhamento tutorial e do trabalho de supervisão, o Evento também será acompanhado pela sua equipe de coordenação. Dessa forma, você poderá ser auxiliado ao longo de suas atividades por profissionais qualificados, os quais estarão em cons-tante contato com a equipe do Inep, caso seja neces-sário qualquer esclarecimento quanto ao conteúdo.

Todas as dúvidas com relação às atividades po-derão ser sanadas com o tutor que atenderá a você, mediando às discussões nos fóruns. Veja as respon-sabilidades e funções do supervisor e de seu tutor:

Supervisor: acompanhar os tutores direta-mente nas turmas, controlar os acessos e abertura de fóruns. Responder aos tutores de sua turma, em até 24 horas.

Tutor: acessar diariamente o AVA, abrir fó-runs, incentivar a participação, encaminhar mensagens de chamada e, ao final da semana, apresentar os questionamentos mais relevan-tes ao supervisor. Fazer a síntese (costura tex-tual) dos fóruns e responder aos participantes em, no máximo, 24 horas.

Page 30: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

29

A comunicação entre você e seu tutor deverá ocorrer única e exclusivamente por meio dos recur-sos e das ferramentas disponibilizados pela platafor-ma, durante todo o período da oferta do evento, não sendo possível a utilização de ferramentas livres de redes sociais.

Page 31: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

30

9 Netiqueta

A Netiqueta é um conjunto de recomendações sobre a comunicação e comportamento na web. Essas informações previnem mal-entendidos em comunica-ções estabelecidas online por meio de regras de con-dutas que visam facilitar a interação entre as pessoas.

Use as regras da Netiqueta descritas a seguir:

Não exagere na escrita em maiúsculo, pois esta prática é entendida como “grito” em am-bientes online.

Utilize parágrafos para a divisão da mensa-gem, evitando, assim, a sensação de “textos longos”.

Expresse-se de forma clara e objetiva nos Fó-runs.

Antes de enviar mensagens, releia o que es-creveu a fim de perceber o impacto que as mensagens eventualmente possam causar.

Use a norma culta da língua portuguesa.

Para utilização de siglas ou abreviações, es-creva-as primeiramente por extenso e explici-te os seus significados.

Não cometa o plágio. Faça as citações devidas de textos e imagens que postar no AVA.

Mantenha o respeito em relação aos colegas, aos tutores e ao grupo como um todo.

Page 32: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

31

10 Avaliação do Evento de Alinhamento

Você deverá avaliar a qualidade do evento que participou. Os itens avaliados são: a qualidade do ambiente do evento, dos textos disponibilizados na Biblioteca, o atendimento da tutoria, o seu nível de aprendizagem e a sua satisfação, entre outros. Faça a Avaliação do Evento para receber a sua Declaração de participação.

Page 33: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

32

11 Declaração do Evento

Conforme falamos anteriormente, a soma das atividades do Evento compõe 100 pontos. Receberá a declaração do Evento àquele participante que ob-tiver, no mínimo, 50 pontos, ou seja, 50% de êxito nas atividades propostas, sendo 25% no mínimo em cada semana. A declaração será disponibilizada para impressão de forma eletrônica, no ambiente virtual, ao término do evento.

Desejamos a você sucesso nesta nova caminhada.

Conte com toda a equipe envolvida no evento para o que você precisar!

Page 34: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

33

Anexo 1: Semana 1 e Semana 2.

Semana 1

Contextualizando o Enem e compreendendo os elementos es-senciais para o trabalho colaborativo.

Tema 1

Contextualização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Este primeiro tópico aborda aspectos que contribuem para a compreensão da im-portância do Enem para a educação pú-blica brasileira.

Objetivo

Reconhecer a impor-tância do Enem para a educação brasileira.

Tópicos:

– Iniciando o nos-so diálogo. sobre o Enem

– Objetivo

– Enem: avaliação em foco

– Histórico do Enem.

– A cada hora, rola uma nova história!

– Bases teórico-metodológicas do Enem.

– Bases legais do Enem.

– Características básicas do Enem.

– Por que o Enem é diferente?

– Uso das infor-mações obtidas a partir dos resulta-dos do Enem.

– Usos facultativos dos resultados ob-tidos com o Enem.

– Atividade de re-flexão.

Page 35: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

34

Semana 1

Contextualizando o Enem e compreendendo os elementos es-senciais para o trabalho colaborativo.

Tema 2

Elementos essenciais do Enem de acordo com o edital.

Esse tema é muito interessante, trata de questões que interfe-rem diretamente na execução do Exame.

Objetivos

Observar as disposi-ções do Inep sobre a estrutura do Enem.

Conhecer as orienta-ções do Inep sobre a realização do Exame.

Tópicos

– Estrutura do Enem.

– Dias das provas.

– Horários.

– Como fica a situ-ação dos candida-tos sabatistas?

– Marcador de tempo.

– Identificação do participante.

– Durante a reali-zação das provas.

– O que fazer com os dispositivos não permitidos?

– Alguns pontos devem ser obser-vados!

– Procedimentos exclusivos do participante que devem ser obser-vados pelos cola-boradores.

– Obrigações do participante.

– Eliminação de participantes.

– Atividade de re-flexão.

Page 36: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

35

Semana 1

Contextualizando o Enem e compreendendo os elementos es-senciais para o trabalho colaborativo.

Tema 3

Trabalhando em equi-pe no Enem: coopera-ção e colaboração.

Nesse tópico, traba-lhamos com a des-crição dos perfis de cada colaborador do Enem, dando visibi-lidade para as áreas de interface e cola-boração.

Objetivo

Conhecer os perfis dos colaboradores que irão trabalhar no Enem 2013, bem como as atribuições de cada um, de for-ma a garantir que as ações durante o evento alcancem um padrão de excelên-cia.

Tópicos

Papéis e respon-sabilidades no Enem.

– Componentes da equipe.

– Vamos conhecer as atribuições e as responsabilida-des dos integran-tes dessa valiosa equipe.

– O que o Inep es-pera de você e dos demais colabora-dores.

– Atividade de re-flexão.

Tema 4

Acessibilidade: um direito de todos.

Esse tópico possui um dos temas mais árduos do Evento. São abordadas ques-tões importantes que definem acessibilida-de e nos leva a re-fletir sobre tipos de barreiras.

Objetivos

Definir o conceito de acessibilidade e as formas de proporcio-ná-la aos participan-tes do Enem.

Refletir sobre as situ-ações cotidianas que muitas vezes não es-tão visíveis aos nos-sos olhos, mas que influenciam o nosso acesso e a nossa mo-bilidade.

Tópicos

– Acessibilidade.

– Conceitos de acessibilidade.

– Normativo legal.

– Tipos de barrei-ras.

– Conversando so-bre as barreiras.

– Conversando so-bre os ambientes.

– Barreira atitudi-nal.

– Atividade de re-flexão.

Page 37: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

36

Semana 2Acessibilidade, atendimento diferenciado e específico e preven-ção da tentativa de cola.

Tema 5

Reconhecendo o ter-ritório para garantir a acessibilidade: se-lecionando os melho-res locais de prova.

Para selecionar ade-quadamente os luga-res de realização das provas, é necessário que você fique aten-to para os procedi-mentos adotados em distintas situações.

Objetivos

Identificar as caracte-rísticas urbanísticas, de edificações e de transporte necessá-rias para a escolha dos espaços para a realização das provas do Enem.

Ter clareza do que é preciso para a sele-ção dos melhores es-paços.

Garantir as melho-res condições para que os participantes possam atingir o seu melhor desempenho durante as provas.

Tópicos

– Reconhecimento do território para a acessibilidade: selecionando os melhores locais de prova.

– Fazendo a visita aos possíveis lo-cais de prova.

– Critérios para a seleção dos locais de prova.

– Identificando ca-racterísticas urba-nísticas não dese-jadas.

– Identificando ca- racterísticas urba- nísticas desejáveis: ponto de transpor-te coletivo.

– Identificando ca- racterísticas urba- nísticas desejáveis: calçadas conserva-das.

– Identificando ca-racterísticas dese-jáveis nas edifica-ções: as rampas.

– Identificando ca-racterísticas dese-jáveis nas edifica-ções: as escadas e demais desníveis.

Page 38: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

37

Semana 2Acessibilidade, atendimento diferenciado e específico e preven-ção da tentativa de cola.

Tópicos

– Identificando ca-racterísticas dese-jáveis nas edifica-ções: as salas.

– Identificando características de-sejáveis nas edifi-cações: as portas das salas e os cor-redores.

– Identificando ca- racterísticas dese-jáveis nas edifica-ções: os banheiros.

– Características de transportes de-sejáveis.

– Ajudando na hora da observação.

- Atividade de re-flexão.

Page 39: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

EX

AM

E N

AC

ION

AL D

O E

NSIN

O M

ÉD

IO –

EN

EM

38

Semana 2Acessibilidade, atendimento diferenciado e específico e preven-ção da tentativa de cola.

Tema 6

Promovendo condi-ções adequadas para o atendimento dife-renciado e o atendi-mento específico.

Esse tema é muito interessante e moti-vador, tudo que você aprender aqui levará para a vida pessoal e para o relacionamen-to com pessoas que possuem necessida-des diferenciadas.

Objetivo

Conhecer os diferen-tes atendimentos e promover as condi-ções adequadas para melhor desempenho dos participantes que assim necessitarem desses atendimentos.

Tópicos

– Promovendo con-dições adequadas para o atendimen-to diferenciado e o atendimento espe-cífico.

– Tipos de atendi-mentos.

– Os recursos/au-xílios e as salas.

– Normativo legal.

– Tipos de ajudas técnicas.

– Atividade de re-flexão.

Tema 7

Prevenindo e atuan-do com autoridade na tentativa de cola.

Tema interessante e instigante, pois ainda na era digi-tal temos “cola” nas formas tradicionais (escrita em partes do corpo humano) e temos “colas” moder-nas encapsuladas em pequenos objetos (miniaturas). O tema o levará a antecipar e prevenir a cola.

Objetivo

Atuar com atitudes preventivas para a eliminação da cola.

Tópicos

– Tipos de cola: ma-nual e eletrônica.

– Identificando e eliminando a cola.

– Procedimentos ao perceber tentativa de cola.

– A responsabilida-de pela credibilida-de do processo.

Page 40: 00 Guia Do(a) Colaborador(a)

Instituto Nacional de Estudos ePesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Instituto Nacional de Estudos ePesquisas Educacionais Anísio Teixeira