01 revista trade news n 164 jul ago 13

24
A Terra dos Manguezais RIO FORMOSO [email protected] Lazer para famílias e ações inovadoras Trilhas de Abreu e Lima 20 16 Ano XVI / 164 / JUL/AGO 13

description

Revista destinada ao turismo pernambucano

Transcript of 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Page 1: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

A Terra dos Manguezais

RIOFORMOSO

[email protected]

Lazer para famílias e ações inovadoras

Trilhas de Abreu e Lima

2016

Ano

XVI

/ N

º 16

4 /

JUL/

AGO

13

Page 2: 01 revista trade news n 164 jul ago 13
Page 3: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Existem vários fatores que explicam esses ataques, mas os especialistas consi-deram que talvez o principal deles tenha sido a construção do porto de Suape, ao sul de Recife. Ele foi inaugurado em meados da década de 80, mas passou a funcionar a pleno vapor a partir dos anos 90 e com esse maior desenvolvimento do porto, a presença dos animais próximo à área dos banhistas nas praias do Re-cife tem ficado cada vez mais constante. E foi exatamente nessa última década, que começaram a explodir os ataques de tubarões nas praias metropolitanas de Recife - foram até agora 59 incidentes, causando a morte de 24 pessoas e trinta e cinco feridos. Diante desses fatos, o poder público e a sociedade civil vêm se organizando para evitar que os ataques continuem. Antes desse período, quase nenhum caso havia sido registrado na região. Segundo biólogos da UFPE parece haver uma correlação significativa entre vários fatores, para as ocorrências dos ataques, uma delas é número de navios do porto. Os tubarões reconhecida-mente costumam seguir grandes embarcações, outros fatores como - dejetos jogados no mar, fases da lua e algumas condições climáticas, a influência dos ventos nas correntes marítimas atrai os tubarões.

De acordo com os biólogos, que tem acompanhado de perto a situação, as principais espécies responsáveis pelos ataques são o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) e o cabeça-chata (Carcharhinus leucas). As duas espécies são conhecidas pela ferocidade de seus ataques e pelo grande apetite. Mais vale lembrar, que esse tipo de animal não é carnívoro, ele morde não engole a carne humana. O Governo do Estado através dos órgãos competentes vem buscando soluções para evitar os ataques, uma delas foi a volta do Barco Sinuelo ao mar para fazer o monitoramento ao longo de 30 km da costa. Uma outra solução que deve ser implantada é a instalação de um tela com 400 metros de extensão e sete metros de altura, para criar uma área protegida na praia de Boa Viagem. A ideia vem do Instituto Praia Segura, formado por surfistas, médicos e empresários. Os primei-ros testes estavam previstos para dezembro de 2012, mas, devido a mudanças na gestão de órgãos estaduais e federais, novas licenças foram exigidas. Segun-do o Instituto, a instalação deve acontecer, após o último ataque ocorrido no último dia (22) que vitimou a jovem Bruna Gobbi de 18 anos.

Segundo o coordenador do grupo, Sérgio Murilo Filho, a meta é promover o re-torno dos esportes náuticos à região. “Seriam eventos pontuais. Nossa intenção não é instalar a tela e deixá-la ali”, explica. Essa estratégia é a única considerada viável pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). “Essa proposta seria para os fins de semana. Depois, as redes devem ser retiradas”, diz Rosângela Lessa, presidente do Cemit.

Enfim, quaisquer que sejam as soluções, elas devem ser urgentes e práticas, para que acontecem novas vitimas, em nossas praias.

Diretor e DiretoraAndréa Martins

Jonaslista ResponsávelAlexandre Galvão | DRT/SP 38942

ColaboradoresRonaldo Alves, Sevé Rodrigues, Júlio Silva, Pepe Cal, Rachel Motta

Fotos e capaVagner Reis, Revista Trade News e PM Rio Formoso

DiagramaçãoJonas Liberato

Tiragem13.000 exemplaresDistribuição dirigida (gratuita)

Revista Trade News(81) 3051.1081 | [email protected]

Trade News

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Andréa MrtinsEditora e publicitária responsável

Por que ocorrem tantos ataques de tubarão em Recife?

03

Page 4: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News04

O secretário de turismo de Pernambuco Alberto Feitosa

foi aclamado presidente da Fundação CTI NE, durante o 1°

Salão de Turismo Rota BR 101 NE realizado em Natal/RN.

A aclamação se deu, durante uma reunião extraordinária,

onde estiveram presentes os nove secretários de turismo do

nordeste brasileiro. A Fundação CTI NE, cuida dentre outras

coisas, dos interesses turísticos

deste pedaço do Brasil.

O novo presidente tem, uma

missão árdua pela frente, já que

o momento econômico brasi-

leiro não é dos melhores. Vários

projetos e ações terão que ser

desenvolvidos, para dar mais

visibilidade e credibilidade ao

nordeste.

Dentre os projetos que devem

ser colocados em prática, estão:

A busca por novos recursos junto ao poder central; trabalhar o

turismo interno e a captação de novas malhas aéreas. Outras

ações e ideias devem acontecer, como: Um Guia da Rota 101;

financiamentos na área da infraestrutura e a criação de fóruns

e debates, para melhor posicionar o destino.

Os demais secretários de turismo do nordeste, escolheram o

secretário Alberto Feitosa por entender, que o mesmo reúne

as principais características e condições para conseguir tocar

os projetos acima citados. Outro fator que também pesou na

escolha de Feitosa, foi o bom momento econômico e admi-

nistrativo que vive o estado de Pernambuco.

O secretário Alberto Feitosa fica no cargo até Abril/2014, por

isso, tem menos de 01 ano para conseguir colocar em prática

todas as ações que lhe foram confiadas. Por ser De putada

Estadual licenciado, mesmo vai disputar novamente uma

cadeira da Assembleia Legislativa

do Estado (PE) e por esse motivo se

desvincula da secretaria de turismo

voltando a Assembleia. Após este

período, assume a presidência o1°

Vice-presidente, o secretário de tu-

rismo da Paraíba Renato Feliciano, o

mesmo terá ao seu lado o secretário

de turismo do Rio Grande do Norte

Renato Fernandes ficou como 2°

Vice-presidente.

Fazem parte da Fundação CTI NE os nove estados do NE -

Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte,

Fortaleza, Piauí, Maranhão e Sergipe.

Alberto Feitosa é o novo presidente da CTI NE

Presidente – Alberto Feitosa – Secretário de Turismo de PE

1° Vice-presidente – Renato Feliciano – Secretário de Turismo da Paraíba

2° Vice-presidente – Renato Fernandes – Secretário de Turismo do Rio Grande do Norte

Renato Feliciano (PB), Alberto Feitosa (PE) e Renato Fernandes (RN)

Page 5: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News

O Município de Rio Formoso fica a 90 km da capi-tal Recife. A cidade é um destino turístico impor-tante dentro do Litoral Sul do Estado. Os 22 km de extensão de Rio Formoso levam você a desfrutar de um meio ambiente totalmente preservado, tudo isso, pra que você possa aprovei-tar um maravilhoso destino turístico. Além disso, a cidade tem uma importância estratégica para a economia pernambucana, por ter uma das prin-cipais usinas, a Cucaú, em funcionamento dentro do seu território. Apesar da proximidade com a capital, Rio Formo-so é uma cidade relativamente pacata. É possível observar facilmente as pessoas curtindo a paz, a tranquilidade e aproveitando os encantos da cida-de. Pode-se afirmar que Rio Formoso tem no seu povo sua maior riqueza, todos recebem de forma hospitaleira aqueles que visitam a cidade.

RIOFORMOSO

A Terra dos Manguezais

“Tem no seu povo sua maior riqueza”

Economia

A cidade tem um comércio bem estruturado e aproveita também o crescimento da economia para se expandir. São mais de 100 estabeleci-mentos, entre lojas, supermercados, pousadas, hotéis, restaurantes e muitos outros serviços que já podem ser vistos dentro do perímetro urbano. O Governo Municipal tem contribuído para esse crescimento, com ações importantes e investi-mentos diretos e, também, com apoio do Governo Estadual e Federal em vários setores.

05

Por: Alexandre GalvãoManguezal

Outra espécie de mangue

Praia de Dona Inês

Foto

: Vag

ner R

eis

Foto

: Vag

ner R

eis

Foto

: Vag

ner R

eis

Page 6: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News

A Usina Cucaú, através da produção dos deriva-dos da cana-de-açúcar, ainda é a principal gera-dora de emprego e renda dentro do município, juntamente com o serviço público. A atividade turística é um dos setores, que também começa gerar renda e utilizar mão-de-obra dentro da cidade. Os diversos segmentos ligados ao setor já começam dar alguns bons passos e a ajudar o desenvolvimento econômico do município.

Administração Municipal

Suape. Dois dos principais resultados foram: a abertura da oferta de trabalho para os cidadãos rio-formosenses e ainda as negociações com empresas interessadas em estabelecer polos industriais no município. Outra importante ação foi à instituição do Pro-grama Nossa Safra, que por quatro anos conse-cutivos atendeu as famílias no período da entres-safra da cana-de-açúcar. Esse programa beneficia trabalhadores rurais e os assentamentos rurais, com distribuição de sementes, aragem e sulco nos assentamentos e o pagamento mensal de um pequeno auxílio financeiro. A fim de conse-guir mais verbas junto ao Governo Federal, em 2013, a Prefeitura Municipal teve que iniciar o

Usina Cacaú

Desde 2009, quando a atual administração assumiu os destinos do município, estão sendo realizadas diversas e importantes ações para a promoção do desenvolvimento. A primeira e grande batalha foi incluir Rio Formoso no Ter-ritório Estratégico de Suape com o objetivo de fazer com que o município acompanhasse a locomotiva econômica de Pernambuco, buscado expandir a fronteira da área do Porto que até en-tão se estendia apenas até o município vizinho de Sirinhaém. Batalha travada e luta ganha. Com inúmeros esforços e agregando impor-tantes aliados, o prefeito Hely Farias (PTB), conseguiu, junto ao Governo do Estado, que Rio Formoso passasse a ser partícipe nas ações de

No distrito de Cucaú está localizada a Usina Cucaú implantada no antigo engenho de açúcar do mesmo nome, fundado por Francisco de Moura, antes da invasão holandesa. Foi edificada, em 1895, pela Com-panhia de Melhoramentos em Pernambuco. Muitas figuras ilustres fizeram parte como acionistas e dire-tores da Companhia, entre os quais, Manoel Borba e José Rufino Bezerra Cavalcanti, ambos governadores de Pernambuco, Arthur de Siqueira Cavalcanti Filho, Barão de Águas Claras, Oscar Bernardo Carneiro da Cunha, coronel Júlio de Araújo, João Cardoso Ayres. Atualmente a usina pertence ao Grupo Armando de Queiroz Monteiro. O primeiro difusor para extração do caldo instalado no Brasil foi adquirido pela empre-sa e instalado na usina Cucaú, no final do século XIX. A região onde estão situados os engenhos e a sede do distrito integraram o famoso Quilombo dos Pal-mares. A casa-grande e a capela do engenho Antas, pertencente à usina, foram tombados pelo Patrimô-nio Histórico e tem a guarda da usina Cucaú.6

Moinho de cana da Usina Cucaú

Foto

: Vag

ner R

eis

Page 7: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade NewsTrade News

ção. Já no distrito de Cucaú, a Prefeitura Municipal realizou, com recursos próprios, a construção de uma quadra poliesportiva, de uma praça, e refor-mou o posto médico juntamente com outras ações estruturadoras. A Saúde é um dos setores em que mais se vem buscando a excelência nessa atual gestão. Mesmo com a escassez de médicos, problema que aflige a todo o país, a administração atual, vem buscando novas formas e recursos para atender a população. Dentre as diversas ações implantadas na saúde municipal a construção e a aparelhagem do posto médico Santa Edwiges (sede), foi fundamental para o atendimento não apenas aos moradores da locali-dade, mas também de outras áreas do município. Na Assistência Social, a Prefeitura vem realizando ações de estruturação e continuidade dos progra-mas sociais para os munícipes, bem como, através de parceria com a CONAB, contribuindo com a distribuição de alimentos para as populações mais carentes.Todas estas ações são necessárias ao bem estar da população e com vistas ao bem receber, tão neces-sário ao desenvolvimento da atividade turística.

parcelamento da dívida com o INSS, sendo esse valor descontado direto no repasse do FPM. Assim, não foi possível a realização do pro-grama neste ano. Mas, com a regularização do débito, já se planeja para o próximo ano (2014) o retorno do programa municipal Nossa Safra, e com a promessa de uma volta ainda mais forte. Outro compromisso com o equilíbrio das con-tas públicas durante os 5 anos consecutivos da atual gestão é manter seu compromisso com o funcionalismo público, através do pagamento em dia dos salários, por respeito as leis trabalhis-tas, e ainda, com o adiantamento dos 50% do 13º no mês de junho. Outras ações e investimentos são realizados e desenvolvidos, como aqueles com educação, onde o município teve no ano de 2012 o maior resultado da Região no Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica (IDEB). Outra ação importante na área foi a reforma e ampliação na Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra. Além disso, em parceria com o Governo do Estado, o município conquistou a Academia das Cidades, os calçamentos nos Distritos de Cucaú e Concei-ção e diversas ações que beneficiaram a popula-

07

Visão panorâmica da cidade

Ginásio Cucaú Escola Paulo Pessoa Guerra

Page 8: 01 revista trade news n 164 jul ago 13
Page 9: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade NewsTrade News

Diversas visitas e passeios não podem deixar de serem feitos em Rio Formoso, entre eles: Conhe-cer os bem preservados rios e seus manguezais, os antigos casarios – que fazem parte da história local, as três principais Igrejas, a da Matriz de São José (padroeiro da cidade), a Igreja de Nossa Se-nhora do Rosário dos Pretos, e a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, além do Centro Munici-pal Cultural que abriga um pequeno museu da cidade e a típica feira livre.

Construída no local onde foi erguida uma ca-pela sob a invocação de São José, a Igreja Matriz guarda ainda algumas características barrocas do período colonial. A Matriz passou por um incêndio e inúmeras reformas e por isso, perdeu caraterísticas da obra original. Localizada no cen-tro da cidade, o templo é um ponto de encontro para todos que visitam o município.

Conta a tradição local, que esta igreja foi ergui-da em 1657, para atender os escravos. A cons-trução se deu sob um terreno doado pelo então proprietário do Engenho Rio Formoso. Daí o

nome dos Pretos. Lá, por mais de 200 anos, é mantida a tradição da Irmandade do Rosário, que é composta por pessoas negras de ambos os sexos. As maiores atividades ocorrem principalmente em outubro, quando são celebradas as homenagens à santa protetora dos negros.

Turismo, Culturae Diversão

Turismo, Culturae Diversão

Igreja Matriz de São José de 1637

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Rio Formoso

Igreja Matriz de Sao Jose

Page 10: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News

Uma belíssima edificação, datada do século XVII, foi construída e dedicada ao culto de Nossa Senhora do Livramento dos Pardos. Por conta do abandono e do passar dos anos, a edificação se transformou em ruina. Entretanto, após muita luta do povo fiel Santa protetora a igreja foi totalmente recuperada. Mesmo perdendo muito das características originais, a Igreja de Nossa Se-nhora do Livramento continua com uma beleza única. São realizados missas semanalmente, e em no dia 08 de setembro acontecem às festivi-dades cultuadas a Santa protetora.

Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Pardos

Centro Municipal Cultural (Antiga Inten-dência)

Uma curiosidade importante que podemos registrar sobre as três Igrejas situadas no município é que todas elas foram erguidas no período colonial, e obedeciam ao rigoroso sis-tema de separação racial existente na época. A Matriz de São José era para os ricos, brancos e senhores de engenho, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Pardos para as pessoas mestiças e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para os negros.

para os negros. No Centro Cultural está instalado um pequeno museu que resgata a história da cidade e do povo rio-formosense. O museu trás fotos e antigos artefatos, enge-nhos usados nas antigas fazendas, bem como raridades do período da Invasão Holandesa em 1633, a exemplo de duas balas de canhões e ou-tras peças. Além de artigos que relatam a escra-vidão na região. Conhecer o museu é conhecer o passado vivo de Rio Formoso.

10

Foto: Vagner Reis

Page 11: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade NewsTrade News

Passeio pelo Rio Formoso conhecer atrativos como a lendária Pedra de Dona Inês, os Manguezais, Praia do Reduto e o Rio Arinquindá. O passeio pelo Rio Formoso tem duração média de 1h30. Durante o percurso você encontra um exu-berante cenário formada pela grande diversidade de plantas do mangue, é sem dúvida uma belíssima paisagem que não se costuma ver em qualquer destino turístico.

Também é muito fácil encontrar catadores de ca-ranguejos, que tiram seu sustento através desse trabalho. Uma paisagem bucólica que vai lhes render magníficas recordações. A diversidade de espécies aquáticas no Rio For-moso é tamanha que se podem ver facilmente garças com voos rasantes em busca dos peixes que constantemente pulam fora da água. De forma sustentável, os pescadores realizam suas atividades e com eles as crianças banham-se em busca de lazer e diversão. O rio também serve como um corredor de transporte, vários barcos navegam levando pes-soas, que moram em áreas ribeirinhas. Praia da Pedra – Um marco do turismo local – Conta à história que a pedra ficava no quintal de uma senhora chamada Inês, uma moradora que trabalhava encostada na pedra vendendo rendas, os gererês. Mas com o passar dos anos, o rio foi avançando e tomando conta da pedra. Com isso, ela foi obrigada a se retirar do local. Ao sair, Dona Inês teria tido a seguinte frase “Que ja-mais a maré cobriria a pedra, se isso acontece Rio Formoso se acabaria”. Para a alegria da cidade, isso nunca aconteceu, mesmo com as grandes cheias ocorridas na década de 70.

Praia do Reduto - Lugar paradisíaco e tran-quilo e que guarda a maior parte da história da cidade. Foi neste local que aconteceu a impor-tante Batalha do Reduto, no ano de 1633, quan-do os holandeses tentaram dominar essa parte do estado.

11

Rio Formoso

Praia do Reduto

Praia da Pedra

Page 12: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

O Manguezal – O manguezal de Rio Formoso é um destaque no roteiro de quem visita o muni-cípio. Foi através da diversidade da planta que o município passou a ser conhecida como a cidade dos manguezais. Mesmo dentro do perímetro urbano existe uma enorme quantidade de man-gues, entre eles: o Mangue Vermelho, o Mangue Canoé, o Mangue Manso, e tantos outros. Rio Formoso possui um estuário, com cerca de 550 hectares de mangue, sendo considerado um dos mais preservados de Pernambuco.

Paraíso das Águas – Local com banho de bica e piscinas naturais – o espaço é particular. A Trilha da Sapucaí contempla paisagens belíssi-mas e muita Mata Atlântica – Dentro do Paraíso das Águas encontra-se um local com o cômico nome de “Mijada do Abílio” – isso devido a uma queda d´água apelidado em homenagem a “Seu Abílio”, proprietário do local.

Pedra do Rei Midas – Fica na estrada do Engenho Siqueira – Conta à lenda, que um mo-rador do local, passava pela estrada do Engenho e encontrou uma pedra aberta, ao olhar para dentro da pedra viu um salão cheio de ouro, e da pedra saiu uma moça linda e lhe presenteou um pente. Ela lhe disse: - Passe esse pente três vezes no cabelo e não conte nada a ninguém. “Fazen-do isso, volte e venha pegar o seu ouro”.

Trade News

O morador seguiu sua jornada e ao chegar a um determinado local, bebeu e contou o ocorrido a várias pessoas, não cumprindo as instruções da moça. Após algumas horas, voltou para buscar o ouro, A moça então disse: Por você não ter cum-prido a promessa de não contar nada a ninguém, ficará preso dentro da pedra. Então a pedra se fechou e quem passa pelo local, pode observar um rosto fixado na pedra. A face lá esculpida seria do morador preso no interior da pedra.

Casa grande do Engenho Pedra de Amolar – Esta é um importante exemplar co-lonial, pertence à Usina Cucaú e está muito bem conservado, embora só existam atualmente a

Batalha do Reduto - Em 1633, Rio Formoso foi palco da resistência à invasão holandesa. Na localidade existia um Fortim de taipa, madeira e barro onde 20 soldados portugueses faziam a segurança da costa. No dia 07 de fevereiro 600 holandeses sob o co-mando de Sigsmund Von Schöpp e guiados por Domingues Fernandes Calabar, tentaram invadir a província de Pernambuco através de Rio For-moso. A história conta que os bravos soldados resistiram a 4 investidas, mas não conseguiram impedir a invasão, devido a forte artilharia e o maior número de soldados. Em 1900 foi erguido na parte alta da Praia do Reduto, um Cruzeiro em homenagem aos bravos soldados que participa-ram desta batalha.

12

Cruzeiro da Praia do Reduto

Foto: Vagner Reis

Page 13: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News

cana. O conjunto é composto de casa-grande, capela, um armazém e casas de moradores.

Dica Gastronômica Pescado Cítrico com Arroz Del Mare: Um prato delicioso acompanhado de arroz e salada. Esse não pode deixar de ser degustado por todos os que visitam a cidade.

Chácara do Bacalhau - Para os apreciado-res do legítimo bacalhau do Porto, Rio Formoso reserva uma excelente opção na sua Zona Rural. O Restaurante Chácara do Bacalhau tem à frente, uma autentica portuguesa, que prepara e serve maravilhosos pratos da cultura portuguesa, tudo regado ao melhor vinho do Porto.

CulturaDiversas secretarias vêm trabalhando fortemente no resgate da cultura local, o principal objetivo é dar oportunidade as crianças do município para que elas tenham um contato direto com a história e a cultura local.

Fandangos – A Escola Municipal Pedro de Al-buquerque preserva essa importante e tradicional manifestação da cultura local. Os alunos da Unida-de se apresentam vestidos de marinheiros numa bonita homenagem a Nossa Senhora.

Caboclinho – Outra escola municipal, a Dr. Paulo Pessoa Guerra, também resgata a história do município mantendo um grupo de Caboclinho formado por seus alunos, numa homenagem ao saudoso Luiz Calça Estreita, já falecido brincante rio-formosense.

Artes plásticas – Tapeçaria, bordados, pintura em tecidos, quadros a óleo entre tantos outros, congregam belíssimos trabalhos de artistas que emolduram uma riqueza de detalhes que impres-siona. O artesanato local já é conhecido em even-tos importantes do setor como FENNEART e Mãos de Minas (MG).

Trade NewsTrade News

Capela e a Casa-Grande. A Casa – Grande possui dois pavimentos, sendo que o segundo se caracteriza como uma mansar-da.Para chegar lá, partindo da cidade de Rio Formo-so, deve-se cruzar a PE-060 e seguir pela PE-073 na direção de Cucaú. A Casa-Grande está situa-da após 10 km de percurso do cruzamento e será avistada facilmente do lado direito da rodovia.

Engenho Pedra Amolar - Segundo o levan-tamento histórico, o Engenho Pedra de Amolar foi fundado no século XVI para a produção de açúcar mascavo. No início do século XX, com o processo de formação de Usinas, este Engenho foi desmontado passando a ser fornecedor de

13

Artesanato Local (cima) / Mangue Canoé (baixo)

Foto: Vagner ReisFoto: Vagner Reis

Page 14: 01 revista trade news n 164 jul ago 13
Page 15: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade NewsTrade NewsTrade News 15

Grupo Cultural fundado em 2001, esta com-panhia de dança encanta a todos com suas apresentações. Seja com as danças folclóricas e populares, seja através da Quadrilha Junina Brin-cantes do Rio Verde, ou nas apresentações espe-cificamente preparadas para eventos esportivos, religiosos e de rua. É, com certeza, um atrativo que deve ser visto em Rio Formoso.

Companhia Iombuguaçu de Arte e Cultura

História da Cidade

O município de Rio Formoso surgiu em terras de um engenho de açúcar do mesmo nome, onde, em 1637, foi construída uma capela sob a invo-cação de São José. O antigo distrito, pertencente ao município do Recife, foi criado a 04 de maio de 1840. Teve o predicamento de vila a 20 de maio de 1843 e sua sede foi elevada à categoria de cidade a 11 de junho de 1850.Conhecida como terra de homens destemidos, Rio Formoso se fez presente na história do país com participação importante na Resistência à Invasão Holandesa. O município foi palco da histórica Batalha do Reduto (século XVII), Guerra dos Mascates (XVIII) e da campanha pela Aboli-ção da Escravatura (XIX). Administrativamente, a cidade é formada pelos distritos sede e Cucaú.

Eventos:

Dentre os principais eventos do município estão| Festa do Reduto (fevereiro)| Festas do Padroeiro São José (março)| Emancipação Política e Festejos Juninos (junho)| Festa de Nossa Senhora do Livramento (setem-bro)| Festa de Nossa Senhora do Rosário tubro)| Cavalgada dos Manguezais (novembro)

Significado do Nome

A origem do nome do município vem do curso d´água que emoldura a região. Os índios tupis se referiam ao importante rio como lobugussu, ou seja, grande rio verde. Por isso o município

começou a ser chamado de Rio Formoso.

Serviço:Prefeitura Municipal de Rio FormosoRua Siqueira Campos, 100Centro - Rio FormosoTelefone: (81) 3678-1134

Portal de entrada da cidade Casarios antigos

Grupo Cultural Iombuguaçu de Arte e Cultura

Foto

: Vag

ner R

eis

Foto

: Vag

ner R

eis

Foto

: Vag

ner R

eis

Page 16: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News

As várias trilhas existentes no município são um belo exemplo, de que você não precisar ir longe, para des-frutar da natureza vivendo momentos de lazer, arte, cultura, aventura. Um fato bem interessante é que em algumas dessas trilhas, você vai encontrar vestígios marcantes da passagem dos holandeses nesta região. Esse novo atrativo turístico-cultural foi de chamado de Trilhas de Abreu e Lima. As três Trilhas que compõem o cenário turístico local receberam os nomes de: Ruínas de São Bento e Córrego do Ouro, Ruínas do Forno de Cal e Porto

Trilhas:Os encantos turísticos e históricos de Abreu e Lima

A cidade de Abreu e Lima que fica na região metro-politana do Recife, para muitos é apenas uma cidade de passagem. Porém, você vai se surpreender com os encantos, as histórias e os atrativos turísticos e natu-rais existentes no município. Fundada há apenas 31 anos e com uma população aproximada de 100 mil habitantes, a cidade recebeu este nome em home-nagem ao general, escritor, jornalista e político José Inácio de Abreu e Lima, conhecido como o “Inácio pernambucano”, que lutou quatorze anos ao lado de Simón Bolívar, um dos heróis da independência da Venezuela. Aparentemente Abreu e Lima mostra ser uma cidade apenas comercial e sem muito que mostrar. Mas ai é que você se engana, basta ter interesse e disposição, para conhecer e visitar as diversas histórias e encan-tos dessa cidade, que guarda trilhas e paisagens bem interessantes.

Jatobá e Rio Timbó. Cada uma tem sua peculiarida-de e potencialidade, além de um lindo visual panorâ-mico. Todas as trilhas estão localizadas em uma área de preservação ecológica. A secretaria municipal de turismo e cultura através do secretário Wellington Tiago e sua equipe traba-lham de forma incansável, para deixar as trilhas na melhor condição possível, e assim atender os turistas e moradores da região que visitam o local. Para isso, fechou parcerias com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renová-veis, o SINGTUR - Sindicato dos Guias de Turismo de Pernambuco e a Colônia dos Pescadores de Jatobá distrito da cidade. Estão sendo trabalhados de acordo com secretário duas vertentes: o Turismo Ecológico e Turismo Pedagógico “Devido às histórias e o grande potencial turístico das trilhas, acreditamos que essas duas vertentes, sejam inicialmente os mais recomen-dáveis, já que contamos com parcerias importantes. Com isso, Abreu Lima passa a fazer parte, de um grupo seleto de cidades com esse tipo de potencial”, afirmou Tiago.

Um dos maiores incentivadores de todo o proje-to, foi o ex-prefeito Flávio Gadelha que não mediu esforços para que o projeto saísse do papel e torna-se uma realidade. O atual gestor do município o pre-feito Marcos José também vem apostando e dando total apoio para o projeto, o mesmo enfatizou que essa vertente é importante para o desenvolvimento do município “Abreu e Lima é uma cidade diferente e muito importante para a região metropolitana. A vocação para o turismo sempre esteve presente, vamos continuar o trabalho, o turismo e a cultura são

16

Forno de Cal Rio Timbó

Page 17: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News 17

tantes e por isso, vamos continuar a apoiando proje-tos que mostre que temos história, cultura e atrativos turístico-naturais.”, afirmou Marcos. Conheça cada uma das Trilhas

O ínicio desta Trilha se dá na Colônia Z-33, onde fica a Colônia dos Pescadores. Aqui os trilheiros terão 2 km de muita aventura e um contato direto com o trabalho realizado pelos pescadores da região. È indispensável o passeio pelo Rio Timbó aonde a paisagem é irresis-tível um verdadeiro privilégio, um conjunto de Garças brancas sobrevoam o rio num espetáculo maravilhoso. A trilha é de grau fácil.

cardápio bem variado com: peixes, camarão, arrumadinho, ostras e sururu entre os outros. Você pode reservar seu espaço, o telefone do local é 81 8771-1374. Caso você queira agendar um grupo é só entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura do município pelo Telefone: 81 3542-1061 Ramal 236. O passeio conta com guias especializados do Singtur – Sindicatos dos Guias de Pernambuco. Serviço:

Trilha Porto Jatobá ao Rio Timbó

Trilha da Ruína do Forno de Cal

Atividades e Ponto de Apoio

O caminho que leva você a Ruína do Forno de Cal é completamente coberto por vegetação típica da Mata Atlântica. O percurso tem 2,5 km e a trilha é também de grau fácil, com isso, você caminha tran-quilamente por toda sua exten-são.. Ao chegar as Ruínas, você vai encontrar um verdadeiro exemplar do século XVII em boas condições, principalmente o forno. O Forno do Cal fica localizado no estuário do Rio Timbó, destacou-se em meados do século passado produ-zindo cal para a lavoura de cana-de-açúcar. O forno representa um dos vestígios holandeses, quando da sua passagem na região.

Atividades e ponto de apoio Em todas as trilhas é possível desenvolver atividades como: esportes náuticos, passeio de barco, canoagem, pesca artesanal e esportiva, trekking, mountain bike, motocross e etc. Para repor as energias gastas du-rante as trilhas, os turistas podem curtir o Bar da Piscina, um local bem familiar que conta com pis-cinas de diversos tamanhos e um

Trilhas de Abreu e Lima

Entradas pelas avenidas Brasil e Duque na BR 101

www.abreuelima.pe.gov.br

A Trilha começa exatamente nas Ruínas de São Bento, ponto mais alto da cidade e segue até a Colô-nia dos Pescadores, nesta trilha a história e a cultura se destacam. As Ruínas de São Bento é um mar-co da história na cidade. A igreja com estilo barroco foi fundada em 1660 é a principal atração deste percurso que tem 2,5 km e grau médio. Outro fator que não pode deixar de ser enaltecido é a visão

Trilha Ruínas de São Bento e Córrego do Ouro

privilegiada do lugar. Belas ima-gens podem ser registradas, por toda a extensão da trilha.

Uma das principais ações realiza-das pela secretaria municipal foi à sinalização turística do local, já que boa parte do trajeto, já tinha sido pavimentada através de recursos do Prodetur I do Ministério do Turismo. Nas placas indicativas, constam várias informações como: grau de dificuldade, extensão em metros, localização e término da trilha.

Para quem quer experimentar as iguarias do local, a Colônia de Pescadores também oferece almoço regado a muito peixe e camarão. Se quiser levar um ar-tesanato da região, o mais indicado é o que feito com a escama de peixe dentre os mais requisitados estão pulseiras, colares, brincos e pulseiras.

Ciclistas conhecendo a Trilha

Paisagem local

Ruínas de São Bento

Foto

: Set

ur P

MAL

Page 18: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News18

No Litoral Sul de Pernambuco, ganhou no mês de março o, um mirante radical. Na área rural de Rio Formoso, a cerca de 5 km do centro da cidade, uma tirolesa, 108 metros acima do nível do mar, entrega ao turista uma vista, literalmente, de tirar o fôlego. No Resort Praia dos Carneiros, uma plataforma de 20 metros de altura, com uma escada em espiral, é o ponto de partida para quem é adepto do turismo de aventura. No horizonte, o rio Ariquindá se encontra com o mar de Carneiros. Parece pintura. O frio na bar-riga se transforma em adrenalina quando o visitante, munido dos equipamentos de segurança, quase voa percorrendo um cabo de aço de 700 metros em direção à plataforma de chegada, ainda no terreno do resort. Para o trajeto, capacete, cadeirinha, mosquetão, polias, cordas e paraquedas, para diminuir a velocida-de na chegada, que pode atingir até 80 km/h. Como medida de segurança, o recurso é obrigatório para quem pesa mais de 80 kg. É simples: quanto maior o peso, maior a velocidade. A prática está aberta para crianças, sozinhas a partir dos seis anos, e adultos, já idosos.

Resort Praia dos Carneiros tem a maior tirolesa de PE São 700 metros de aventura, com uma vista privilegiada.

São oito pessoas na equipe que faz funcionar a Vista Carneiros, nome de batismo do projeto. Foram cerca de dois meses e meio para a empresa de Santa Cata-rina Guia Vertical implementar a estrutura no resort, comandado por portugueses, alemães e brasileiros. A Associação Brasileira de Turismo de Aventura (Abe-ta) deu o aval em relação aos equipamentos neces-sários. E, desde então, o resort vem recebendo uma média de 25 pessoas por dia interessadas na descida. Nos finais de semana, esse número dobra. O valor para quem não está hospedado é de R$ 35, adulto, e R$ 20, criança. Antes focado no turismo internacional, quando os europeus eram a maioria nos 40 cômodos do resort, hoje em dia, os holofotes estão voltados ao público interno.

Visão de cima da Tirolesa

Page 19: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Este ano, o 3º Festival do Turismo de João Pessoa, que acon-tece nos dias 27 e 28 de setembro próximo, vai homenagear oito mulheres que têm contribuído com o crescimento do evento. Serão elas: Christiane Pereira (diretora Luck Recep-tivo); Elízia Lopes (presidente do João Pessoa Convention Bureau); Manuelina Hardman (coordenadora da Câmara do Turismo da Paraíba); Mônica Barros (diretora Regional do SESC-PB); Regina Amorim (gestora de Turismo do SEBRA-E-PB); Ruth Avelino (presidente da PBTur); Simone Farret (diretora da Communicare) e Vera Lúcia (diretora de Educa-ção Profissional do Senac-PB).

O evento tem como objetivo reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de Turis-mo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O Festuris JPA engloba agências e operadoras de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Uma novidade esperada para esta 3ª edição é a rodada de negó-cios com operadoras de Turismo do Nordeste, coordenada pelo Sebrae-PB, que já vem trabalhando na formatação e organização do projeto desde o ano passado. O Festuris JPA acontece mais uma vez, no Cento de Convenções da capital.O diretor Comercial do Festival, Claudio Júnior, mostrou-se confiante na perpetuação do sucesso do evento, “Os nú-meros mostram que estamos no caminho certo, se compa-rarmos ao ano anterior, quando tivemos a nossa 2° edição do evento e conseguimos passar a ser o maior evento do Nordeste em quantidade de agentes e operadores visitantes. Por isso, este ano aguardamos caravanas de 700 agentes e operadores visitando o evento, um crescimento de 29% em comparação aos 542 do ano passado. Para chegarmos a este numero pelo menos 12 operadoras nos 9 estados do Nordes-te estão distribuindo os convites com direito a hospedagem e transfers” – disse Cláudio, que citou um dos motivos para

acreditar neste crescimento de 29% – “Este ano teremos uma rodada de negócio do Sebrae com foco nos produtos do Nordeste e presença do Aroldo Schultz, Gruilherme Paulus e Luis Paulo Lupa como palestrantes em nosso 3º Fórum Empresarial.”

Nesta edição outros dois eventos acontecerão em pararelo com a Festuris JPA: o 3º Fórum Empresarial do Turismo de João Pessoa que contará com debates, painéis e apresenta-ção dos líderes de determinados segmentos, e o 2º Forum Acadêmico de Turismo, que reunirá professores e estudantes de Turismo, com debates, painéis e apresentação de artigos. A rodada de negócios do SEBRAE e as atividades de capaci-tação também completam o Festuris JPA que terá a parti-cipação de mais de mil profissionais do Turismo, sendo 700 agntes de viagens. “Estamos articulando a vinda de pales-trantes de nível internacional para esses eventos paralelos. Já temos confirmados para esta edição a presença de Guilher-me Paulus e Aroldo Schultz. A cada ano o festival se torna mais profissional”, declarou Claudio Júnior.

O espaço do Festival JPA também será ampliado. Já imagi-nando uma significante alta no número de presentes, Cláu-dio colocou a planta do evento como uma grande novidade. “Incluímos mais Salas de Capacitação e deslocamos o palco afastando mais dos estandes, com as atrações iniciando so-mente após final dos trabalhos. A geração de negócios entre estes mil profissionais do turismo (700 agentes/operadores + 300 expositores) sem qualquer interrupção ou barulho é o que buscamos. Ser o evento referência em reunir os principais profissionais de turismo do Nordeste é um sonho que – graças a Deus – temos conseguido compartilhar com centenas de parceiros envolvidos na formatação do mesmo”, completou.

Trade News

3º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA VAI HOMENAGEAR MULHERES ATUANTES NO TURISMOFo

tos:

Fest

uris

JPA

27 e 28 de setembro de 2013João Pessoa - Paraíba

19

Page 20: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

conscientização do papel da bicicleta no trânsito. “Quem passa a semana toda andando de carro e pega a bici-cleta para curtir a Ciclofaixa, além da oportunidade que está tendo de ver a cidade por outros ângulos, começa a ver o ciclista de forma mais respeitosa no trânsito”, diz Carreras. Para conscientizar ainda mais o ciclista, a Secretaria de Turismo e Lazer lançou uma campanha educativa, para que a população também saiba utilizar, da melhor forma, as rotas da Ciclofaixa. Milhares de car-tilhas educativas já foram distribuídas nos três pontos de aluguel de bicicletas (Parque da Jaqueira, Recife Antigo e Parque Dona Lindu). Como parte das ações educativas, foram sorteadas várias camisas da Ciclofaixa, através das redes sociais do projeto. Na frente, estampada a marca do projeto. Nas costas, frases educativas, como “Respeite a faixa de pedestres”, “A Ciclofaixa é mão dupla. Respeite”, “A pé, só se for acompanhando uma criança”, “Respeite os ini-ciantes e crianças”, “Respeite a velocidade na Ciclofaixa” e “Use equipamentos de segurança”. Para o secretário, a nova rotina aos domingos e feriados exige uma mudan-ça de mentalidade, mas a semente plantada, da cons-cientização sobre o papel da bicicleta, vai render bons frutos à sociedade. Além de ser o ponto de convergência das rotas da Ciclofaixa, o Marco Zero, no Recife Antigo, também vem ganhando mais importância para o recifense como pon-to de lazer. O projeto Recife Antigo de Coração, que vem sendo realizado no último domingo de cada mês, será ampliado para funcionar todos os domingos a partir de setembro. A ação promove a abertura do Bairro do Reci-fe para a população, restringindo a entrada de veículos em algumas ruas. A população conta com 620 vagas de estaci onamento grátis, na Prefeitura do Recife, além de quatro vans que realizam o translado de forma gra-tuita até as ruas onde acontecem as atrações de lazer. O formato do projeto divide as atividades em três polos: infantil, cultural e esportivo. Uma das ações que

Trade News20

Lazer para famílias e ações inovadorasSecretaria de Turismo e Lazer faz balanço de seis meses de gestão, com destaque para Ciclofaixa e Recife Antigo de Coração

Em seis meses de gestão, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, já implantou alguns projetos que mudaram a cara da cidade, despertando a população para novas formas de entretenimento. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o Recife Antigo de Coração vêm fazendo sucesso entre as famílias, que estão aproveitando a cidade ao ar livre nos domingos e feriados. A adesão já é imensa, mesmo com os dois projetos com apenas três meses de operação, pois os dois foram lançados no dia 24 de março. “É muito gratificante ver quantas famílias recifenses estão curtindo a cidade, des-cobrindo o Recife. Estamos em contato constante com a população, ouvindo as críticas e sugestões, tentando sempre aperfeiçoar nossas ações. Agora no mês de julho vamos lançar a terceira rota da Ciclofaixa”, afirma o se-cretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras. Além do lazer em família, a Ciclofaixa tem despertado a

Foto

s: An

drea

Rêg

o Ba

rros /

PCR

Foto

s: An

drea

Rêg

o Ba

rros /

PCR

População utilizando a ciclofaixa

Page 21: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade NewsTrade NewsTrade News 21

vem ganhando destaque no Recife Antigo de Coração é a volta do Dançando na Rua, com orquestras e dançari-nos fazendo apresentações e convidando a população para dançar bolero, suingue, samba, salsa, merengue, tango, entre outros ritmos. O projeto Dançando na Rua foi sucesso na década de 90. O Recife Antigo de Cora-ção também já promoveu uma exposição das fotos do perfil no Instagram, @euamorecife, no qual os usuários compartilham fotos tiradas na cidade. A exposição foi feita por uma hidrotela, uma cascata de água de 7,5x12 metros, montada no Canal do Porto do Recife. Outra ação que coloca o recifense mais em contato com a cidade é a Sensibilização Turística. O projeto tem como objetivo mobilizar a sociedade para conhecer a cidade através de passeios de ônibus e, também, rotei-ros a pé. “Dessa forma, queremos promover novas ideias e posturas sociais, para tornar o cidadão uma pessoa mais consciente de sua história e cultura. Ao participar do projeto, o recifense conhece melhor sua cidade e, consequentemente, também recebe melhor o turista” comenta Carreras. Os roteiros são realizados aos sábados, com as inscri-ções sempre nas manhãs das sextas-feiras. A procura é tanta que o mesmo roteiro é realizado dois sábados seguidos, já que as vagas são preenchidas rapidamente. Até agora, o projeto já apresentou roteiros que mostram as influências holandesa, judaica, bem como o circuito dos poetas, entre outros. Outra questão importante é o papel das comunidades na cadeia produtiva do setor. Tendência mundial do mercado de turismo, o turismo de base comunitária vai ganhar mais força na Bomba do Hemetério. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, vai promover ações para intensificar a identidade cultural e turística da comunidade. O secretário Felipe Carreras

esteve, no fim de maio, na comunidade e anunciou, aos moradores, a construção do Centro Cultural Seu He-metério, a implantação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a qualificação de idiomas (inglês e espanhol). De acordo com a consultora de Desenvolvimento Cul-tural do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e do programa Bombando Cidadania, Karina Zapata, foi a primeira vez que um secretário de Turismo do Recife visitou a comunidade. “O turismo de base comunitária é uma forma de inclusão social e econômica, fortalecendo as comunidades e valorizando nossa cultura. É uma forma da população local ter par-ticipação direta na atividade turística de seu território, compartilhando experiências”, comenta Carreras. Tanto a qualificação de idiomas quanto a implantação do CAT na Bomba do Hemetério estão previstas para o primeiro semestre de 2014, visando a Copa do Mundo. Já a construção do Centro Cultural, para os ensaios dos grupos de dança, agremiações e demais atividades, deve acontecer até o fim de 2014. Além da Bomba do He-metério, a Secretaria de Turismo e Lazer tem ações que também serão implantadas em Brasília Teimosa, Morro de Casa Amarela, Encanta Moça, Santo Amaro e Alto José do Pinho. Não apenas nas comunidades, a Secretaria de Turismo e Lazer também vem realizando ações visando a qua-lificação dos agentes do setor. O foco agora é a capa-citação para melhorar o atendimento aos turistas que vão visitar a cidade durante a Copa do Mundo de 2014. Estão em andamento diversos cursos para qualificação profissional da cadeia produtiva do turismo. Em paralelo, já estão em andamento os serviços de confecção e instalação de 500 novas placas de sinaliza-ção turística do Recife, nos bairros de São José, Santo

Fotos: Andrea Rêgo Barros / PCR

Bicicletas que podem ser alugadas Basquete de Rua

Page 22: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Antônio, Boa Vista, Recife Antigo, Graças, Casa Forte, Jaqueira, Casa Amarela, Boa Viagem, Imbiribeira, Pina e arredores dos referidos bairros. Os Centros de Atendi-mento ao Turista (CATs) também estão passando por re-qualificação. “Para melhorar a qualidade do atendimen-to ao turista, vamos realizar uma seleção de profissionais para contratação de atendentes bilíngues, reforçando o quadro de recepcionistas e ampliando as possibilidades de extensão de horário de funcionamento”, explica o secretário. E por falar em Copa do Mundo, além da divulgação do destino Recife em feiras e eventos nacionais e interna-cionais para atração de mais turistas, a Secretaria de Turismo e Lazer realizou, durante os jogos da Copa das Confederações, uma ação em Fortaleza e Salvador, que também sediaram os jogos da competição e vão sediar os da Copa do Mundo da Fifa. O projeto intitulado “Recife Frevo e Bola no Pé” levou um pouco da cultura local às duas cidades. Envelopado com imagens e potenciais turísticos da cidade, os ônibus chamaram a atenção da população local e turistas. Os dois veículos percorreram mais de 3,5 mil quilômetros na BR-101 Norte e Sul. Ao todo, foram 12 dias de ação direta. “Como Salvador e Fortaleza são cidades próximas, nossa intenção foi atrair a população e também os tu-ristas que virão assistir aos jogos da Copa do Mundo no Nordeste”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras. Inédita, a ação levou uma seleção com muitos profissio-nais. Foram escolados integrantes de orquestra de frevo, passistas, bonecos gigantes, caboclinhos, caboclo de lança, chefe de cozinha com degustação, apresentador, fotógrafo com ação nas redes sociais. A ação contou com fantasias carnavalescas, figurinos esportivos, diário de bordo para imprensa e redes sociais on-line, distribui-

ção de folhetos e tabela de jogos da Arena Recife, como também TVs de Led para apresentação de vídeos institucionais. E o São João encerrou o primeiro semestre com mais uma ação inovadora. A Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Fundação de Cultura, promoveu o primeiro concurso cultural “Eu amo minha rua”, para premiar a melhor decoração junina das ruas do Recife. Foram 72 ruas inscritas, e um total de 71.129 votos apu-rados através de votação popular por urnas eletrônicas e o hotsite do concurso. Das seis finalistas, a vencedora foi a rua José Austregé-silo, no Arruda, que celebrou a noite de São Pedro, com um grande prêmio: um arraial, com estrutura de palco, som e iluminação, com um show de Cezzinha. “Estamos comemorando a participação de tantas ruas no concur-so cultural. O São João é uma festa na qual a população se envolve bastante e queremos incentivar ainda mais nossas manifestações culturais. No fim do ano, no Natal, teremos uma nova edição do concurso”, comenta Carre-ras. Com o sucesso e grande repercussão das duas primei-ras rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, a Secretaria de Turismo e Lazer inaugurou recentemente a terceira rota do programa com 9,7 km de extensão. A nova rota liga a Lagoa do Araçá ao Marco Zero, reforçando o local como ponto de convergência de toda a Ciclofaixa. Ao todo, a nova rota vai percorrer ruas e avenidas que passam por 17 bairros do Recife: Afogados, Boa Vista, Bongi, Coelhos, Derby, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Imbiribeira, Madale-na, Mangueira, Mustardinha, Paissandú, Prado, Soledade, São José, Santo Antônio e Zumbi. Nesses bairros há uma população de 194,7 mil pessoas residentes, que serão diretamente beneficiadas.

Trade News22

Fotos: Paula Maestrali

Fotos: Ivanildo Fonseca / PCR

Fotos: Andrea Rêgo Barros / PCR

Secretário Felipe Carreras apresentando a terceira rota da Ciclofaixa

Page 23: 01 revista trade news n 164 jul ago 13

Trade News 23

Page 24: 01 revista trade news n 164 jul ago 13