03-27-2013.pdf

52

description

03-27-2013.pdf

Transcript of 03-27-2013.pdf

Avanço histórico

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

Direitos iguais. É isso que terão, a partir deagora, os trabalhadores domésticos em relação aosdemais. O Senado votou ontem (26), de formadefinitiva, a proposta de emenda constitucional queestabelece a igualdade de direitos trabalhistas entreos empregados domésticos e os demais funcionáriosurbanos e rurais do país.

As regras valerão para os novos contratos e paraos que já estão em vigor. O texto não precisa de sançãopresidencial e alguns direitos entram em vigorimediatamente, como a jornada máxima diária e opagamento de horas-extras. Outros necessitam deregulamentação, como o adicional noturno, o seguro-desemprego e o FGTS obrigatório.

A aprovação da “PEC das Domésticas” pode serconsiderada uma vitória, uma vez que dividiu muitasopiniões e teve a sua aprovação ameaçada, quase queadiada. Representa um grandeavanço, um feito histórico emprol da classe, não apenas por“ampliar” os direitos dessa cate-goria, mas, sim e principalmen-te, por eliminar certas distorçõestrabalhistas existentes.

Na prática o aval à propostaque estabelece a igualdade dedireitos trabalhistas entre osempregados domésticos (faxinei-ros, babás, cozinheiros, jardinei-ros, motoristas e cuidadores deidosos) causará impacto, emmaior parte, na classe média,afinal, representará um gastomaior para quem necessita destetipo de serviço e não tem tantascondições financeiras assim para bancar o custo de umfuncionário doméstico, cujo trabalho já se valorizouacima da média nos últimos anos. É possível até queo preço se torne impeditivo para muitos.

Este foi um dos aspectos mais utilizados a quemera contra a aprovação. Mesmo assim, se com asnovas regras muita gente não poderá mais permane-cer ou contratar um empregado, há de ressaltar que aPEC é algo extremamente justo, pois os domésticos(95% de quem presta este tipo de serviço no Brasil sãomulheres) são profissionais com direitos e deverescomo qualquer outro. O argumento de que “vai ficarcaro e faltar emprego” não é o suficiente para impedirdireitos e avanços sociais, além do mais, se fatoreconômico fosse sempre o maior relevante, possivel-

O Brasil, em tese, deve alcançarperfil semelhante ao dos

Estados Unidos e Europa, ondeter um funcionário domésticotodos os dias caracteriza luxo.Os trabalhadores que optarem

em permanecer no ramo devemse especializar e cobrar caro por

isso, fugindo totalmente dopadrão que tínhamos no

passado, quando os serviços dolar eram feitos praticamente

por pessoas analfabetas

PERTO DA REELEIÇÃOPesquisas feitas neste mês de março indicam que

a presidente Dilma Rousseff corre solta para umareeleição em 2014. Ela está batendo nos 80%, contra40% de Marina Silva, 25% de Aécio Neves e 6% deEduardo Campos. Diante desses números, a recomen-dação à atual chefe de Nação poderia ser a de que nãodeve abrir a boca. Ficar onde está, não conflitar com osaliados e até nem com os adversários. Sua popularida-de, 18 meses antes das eleições, bate a de Lula e elamarcha serenamente para ocupar o Planalto por maisquatro anos a contar de 2015.

Fácil, não? Por que o eleitor ir às urnas, deixar acomodidade de casa, podendo justificar a ausênciadepois perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)? Departe dos pretensos candidatos é serenar, não atacaro PT e Dilma, esquecer Lula, não se incomodar com odestino de Dirceu e o mensalão.

Na verdade verdadeira, nada disso.Primeiro porque a eleição não será uma nomea-

ção, ainda que consagre a presidente. É de se obser-var que antes do duplo mandato de Lula, FernandoHenrique também ocupou a presidência duas vezesquatro. E que os percentuais de hoje não serãonecessariamente os do próximo ano. Marina Silvateima, mas com seus atuais 40% pode muito bemchegar perto ou superar Dilma. Perdendo, Marina vaipara a segunda derrota. E daí? Lula perdeu também.E Aécio deverá tentar dar estímulo aos tucanos. Podeser bem votado e não chegar lá. Em compensação,planta sua presença e se habilita a concorrer nova-mente em 2018. Atropelando poderá vir EduardoCampos ou credenciar-se como Aécio. Ou ainda,formar uma dobradinha importante, ou com Aécio,Marina, ou a própria presidente Dilma.

Nixon, nos Estados Unidos, andou perdendo bem,e bem mais forte com Watergate. Ora, cada eleição éuma eleição. Lugar assegurado, só em ditadura.Tivemos exemplos no Brasil, continuamos a ter emCuba, quase na Venezuela, há já algum tempo naRússia, então União Soviética, e deve-se notar que osrussos estão tendo um troca-troca de forças vitorio-sas com Putin.

Daí, então, recomenda-se cuidado, tranquilidade.Até porque o pleito de 2014 deverá ter muita

influência no Estado, onde Beto Richa prepara-se parauma disputa que poderá ser acirrada contra GleisiHoffmann, se Dilma deixar, ou contra outro adversário(a) que venha a substituir na disputa a atual chefe daCasa Civil de Dilma, se por esta for chamada para ajudá-la, e como, no propósito maior de continuar no podere completar os 16 anos do PT, restando apenas maisquatro anos para contentar a expectativa dos petistas.De advertência fica apenas a de que os tucanostambém pensaram assim, 20 anos. Só deu oito, e sãopessimistas as estimativas de uma continuidade apósdois ou mais distanciamentos.

No plano federal, como aqui na província, é cedopara prognósticos, ainda que lá e cá tenhamos Dilmae Beto Richa com a vantagem. Vantagem que no Paranáse expressa pela avalanche de publicidade de que ogoverno tenta impor e com as manobras certeiras deconvocar líderes expressivos nos diferentes partidos,cujos gravitam já em torno do Palácio Iguaçu.

Bom ter quase 80%, como Richa com mais de70%, mas através dos anos e dos pleitos já vimosviradas expressivas. Como, aliás, no futebol, e suabastante parecença com a política. Virada, mesmo,todos queremos, mas é no prestígio da Seleção Bra-sileira. Depois, os políticos lutarão para manterem-seno poder ou alcançá-lo.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

mente nem a escravatura haveria terminado.O Brasil vai precisar passar pelo que já passaram

muitos países desenvolvidos e ter jogo de cintura paralidar com o progresso da lei.

E mais, a relação dos patrões brasileiros com osempregados domésticos vai mudar não somente porcausa da aprovação da “PEC das Domésticas”. Se ocrescimento previsto para o Brasil se confirmar nospróximos anos, será cada vez menor o número depessoas dispostas a atuar em tarefas domésticas. Noano passado, por exemplo, a participação desse grupono total da população ocupada foi de apenas 6,6%,segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, do IBGE. Éo resultado mais baixo desde 2003.

Tudo isso faz com que se eleve o poder de barganhada categoria: o rendimento cresce ininterruptamentedesde 2003 e o nível de formalização é o mais alto da

história. A intensa disputa pelamão de obra do setor já é sentidapor quem demanda o serviço. Nos12 meses encerrados em fevereiro,o custo de uma empregada do-méstica aumentou 11,83%, con-forme o Índice Nacional de Preçosao Consumidor Amplo (IPCA),índice oficial de inflação do país,também apurado pelo IBGE.

Este cenário nos faz imaginarque temos pela frente algumastendências. Primeiro, por partedos patrões, que, em sua maio-ria, devem abrir mão de ter umempregado doméstico todos osdias, optando por tê-lo duas ve-zes por semana, para não carac-

terizar vínculo e não ter tantos custos. Segundo, porparte dos funcionários, que devem continuar migran-do a outros nichos de mercado, já que em geral nãogostam de ser empregados domésticos; e com oaquecimento na criação de postos de trabalho e amelhora na educação do trabalhador, abrem-se mui-tas portas para essa mudança.

O Brasil, em tese, deve alcançar perfil semelhanteao dos Estados Unidos e Europa, onde ter um funcionáriodoméstico todos os dias caracteriza luxo. Os traba-lhadores que optarem em permanecer no ramo devemse especializar e cobrar caro por isso, fugindo total-mente do padrão que tínhamos no passado, quandoos serviços do lar eram feitos praticamente porpessoas analfabetas.

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,27 DE MARÇODE 2013

Área adequada

Comentário do dia“A comitiva gastou mais de R$ 300 mil em diárias para compromissos que

duraram cinco horas. Isso é um absurdo”. Declaração do senador Alvaro Dias(PSDB-PR), que ontem (26) voltou a cobrar respostas do governo sobre a viagem da

presidenta Dilma Rousseff e comitiva a Roma para a entronização do papa Francisco.

O comandante do Batalhão dePolícia de Fronteira (BPFron) deMarechal Cândido Rondon, ma-jor Erich Osternack, afirmou nes-ta semana que a doação do terre-no por parte da prefeitura e a auto-rização do Governo do Estado paraa licitação do projeto para constru-ção da sede definitiva da unidadepolicial encerram as discussões so-bre uma possível transferência dacorporação para outra cidade,como Cascavel ou Foz do Iguaçu.

A área disponibilizada pelaprefeitura para a edificação da obraestá localizada na Avenida ÍrioWelp, próximo à captação do Ser-viço Autônomo de Água e Esgoto(Saae), a poucos metros da Aveni-da Rio Grande do Sul, e possui dezmil metros quadrados.

Apesar de alguns questiona-mentos sobre a localização doterreno, o major Erich afirma quenão existe qualquer impedimen-to para a implantação do BPFronno local oferecido pela prefeiturae previamente aprovado pelos órgãos de segurança do Paraná. Segundo ele, a atuaçãodo Batalhão de Fronteira não é de emergência, mas sim de operações planejadas e, porisso, não há necessidade de um deslocamento rápido. Mesmo assim, ele observa que olocal onde a área está permite deslocamentos em qualquer direção, tanto pela AvenidaÍrio Welp como pela Avenida Rio Grande do Sul ou ainda pelo anel viário.

Arquivo/OP

Acessibilidade emMarechal Rondon

O vereador Arlen Güttges, de Marechal CândidoRondon, fez uso da tribuna na sessão ordinária daCasa de Leis, na segunda-feira (25), para apresentarum levantamento do perímetro urbano e destacar anecessidade de se pensar em acessibilidade.

De acordo com ele, em números estimados, acidade possui aproximadamente 192 quilômetroslineares de vias urbanas. Isso representa cerca de 380quilômetros lineares de locais para calçamento. “Maspensando na acessibilidade, não temos condiçãonenhuma no nosso município de percorrer qualqueruma das ruas do começo ao fim pela calçada, seja porhaver terreno baldio ou por padrões de calçadas quenão têm continuidade”, declara.

Como atualmente o Plano Diretor não prevê umpadrão, o vereador informou que na próxima semanaenviará ao Legislativo um projeto de lei para que sejapossível municiar o Poder Executivo no sentido deexistir um padrão de calçada. “Em um levantamentoque fiz, foi possível constatar que em algumas situa-ções, em 100 metros, há quatro a cinco tipos de calça-das diferentes, com padrões e alturas diversas”, expõe.

Ocupação indígena:gravidade da situação

Durante uso da tribuna na sessão ordinária da CâmaraMunicipal de Guaíra, na segunda-feira (25), o vereadorValberto Paixão da Silva falou sobre o evento promovido nomunicípio envolvendo a questão de demarcação de terras.

De acordo com ele, a situação é preocupante e, emGuaíra, já há 18 áreas invadidas pelos indígenas, das quais15 são pequenas propriedades. Ele lembrou que o problemajá deixou de ser exclusivo do campo. “Neste momento, épreciso somar esforços para pressionar a aprovação da PEC215/2000, a qual inclui, dentre as competências exclusivasdo Congresso Nacional, a aprovação de demarcação dasterras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratifica-ção das demarcações já homologadas, estabelecendo que oscritérios e procedimentos de demarcação serão regulamen-tados por lei”, opina o vereador.

Com isso, segundo Valberto, a Funai teria sua compe-tência reduzida, já que a percepção dele é de que o órgão temprejudicado os agricultores.

ReconhecimentoA Prefeitura de Missal e a Câmara de Vereadores prestaram homenagem ao Hospital

do Câncer de Cascavel (Uopeccan) pelos serviços prestados à população do município.Na segunda-feira (25), durante sessão ordinária da Casa de Leis, os vereadores NelsonFernandes dos Santos e Jair Loreno Bogler, autores da moção, juntamente com asecretária de Saúde, Tânia Sbabo, e o prefeito Adilto Ferrari, entregaram a comendaao presidente do Conselho Fiscal da instituição hospitalar, Wilson Riedlinger.

Divulgação

Comandante do BPFron de Marechal Rondon, major Erich

Osternack: construção da sede do Batalhão no município

encerra discussões sobre uma possível transferência

da corporação para outra cidade

Secretária de

Saúde, Tânia

Sbabo, prefeito

Adilto Ferrari,

presidente do

Conselho Fiscal do

Uopeccan, Wilson

Riedlinger, e os

vereadores Nelson

Fernandes dos

Santos e Jair

Loreno Bogler,

durante entrega

da comenda

Maria Cristina Kunzler

Vereador Arlen

Güttges, durante

uso da tribuna na

sessão de

segunda-feira

(25): “Vamos

apresentar um

projeto de lei no

sentido de

municiar o Poder

Executivo para

que haja um

padrão de

calçada”

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

Ironias à parte“Deus escreve certo por linhas que nos parecem tortas”, ensina

a filosofia popular. A serem verdadeiras as previsões dos especia-

listas de que a supersafra de soja poderá sofrer uma quebra de

quase 30% pela precária infraestrutura brasileira (armazenagem,

estradas sucateadas, transporte caro e inapropriado, atrasos nos

portos, etc..), coisas que se repetem a cada ano, temos que dar

graças pelas condições climáticas (estiagem ou excesso de chuva)

que representaram uma queda na produtividade. Se tudo tivesse

corrido nos conformes, o prejuízo chegaria a quase 50%, somando

umas e outras causas. Parece incrível, mas todo ano é a mesma

coisa. E os governos, que respondem por essas calamidades, ainda

alcançam aprovações que se aproximam dos 80%! Parece que os

indicadores de aprovação são as “bolsas” de toda espécie que,

especialmente, o governo federal exibe nos veículos de comunica-

ção a todo instante. Importâncias miseráveis, colocadas nos bolsos

dos mais desamparados, enquanto os que pagam tais benesses são

os mesmos que produzem e nada recebem de tais governos, já que

elas são bancadas pela fantástica carga tributária que incide sobre

os que trabalham. Inclusive gente que ganha salários-mínimos.

Somente agora os impostos incidentes sobre a cesta básica, para

citar um exemplo, cujo peso no bolso dos que ganham menos é

significativo, estão sendo desonerados, ainda assim repassados

apenas parcialmente. A expressão acima confirma a brincadeira

feita pela presidente Dilma ao papa Francisco, quando o cumpri-

mentou: “O papa é argentino, mas Deus é brasileiro”. Já que os

governos não fazem o que é devido, investir numa infraestrutura

que garanta o lucro dos agricultores, Deus fez a dele. Irônico, não!

Em choqueO destaque da missa em homenagem aos mortos de Petrópolis

foi a presença das autoridades que nada fizeram desde que as

tragédias começaram a ocorrer há dois anos, na região serrana do Rio.

O “Leão”vem aí!

Por falar em carga tributária,

nos próximos 33 dias termina o

prazo para a declaração do impla-

cável Imposto de Renda, que, ao

contrário do seu nome, incide tam-

bém sobre os minguados salários

que a imensa maioria dos brasilei-

ros recebe. Imposto que, pelas

razões expostas no comentário

acima, paga-se sempre com a

maior má vontade, na medida em

que se sabe que ele vai daqui para

Brasília e pouco retorna.

A base de tudoNunca é demais repetir que

Brasília não gera nada. A pirâmi-

de produtiva começa nos muni-

cípios, cresce com os Estados e

é, em boa parte, gasta em Brasí-

lia. Bem ou mal! O governo fede-

ral fica com 54%, os estaduais

com 28% e os mais de 5,6 mil

municípios com 18%. Por isso

os prefeitos brasileiros vivem por

lá, com pires nas mãos para tra-

zer algum benefício a seus mu-

nícipes. Filho de ex-vereador e ex-

prefeito de pequena cidade pau-

lista, o colunista é municipalis-

ta de nascença.

Reforma, já!Vale lembrar também que

em abril retorna parte do IPI que

desonerou os carros. Passa dos

2% para 3,5% até gradualmen-

te voltar aos 7% normais. A co-

luna é a favor de uma reforma

tributária pela qual todos pa-

guem menos, mas, todos pa-

guem, inclusive os muito abo-

nados, que costumam, através

sofisticados escritórios tribu-

taristas, fugir à Receita, ao in-

vés do governo ficar com inter-

venções pontuais como essa

isenção de IPI setorial.

Um novo Senado?O Senado agora, depois de

por muito tempo não cumprir

com sua função legislativa en-

tregue ao Executivo (ao lado

da Câmara Federal), encheu-

se de melindres com a deci-

são liminar da ministra Car-

mem Lúcia, sobre os efeitos

da lei que determina nova dis-

tribuição dos royalties do pe-

tróleo. Renan Calheiros con-

testa o direito do Supremo

Tribunal Federal (STF) de agir

como “instância revisora”. A

decisão é monocrática e ain-

da depende de decisão do ple-

nário, mas quebra de contrato

é igualmente inaceitável. Ain-

da mais vindo de quem editou

a Constituição de 88.

PARANÁ

Campanha de vacinação contraa gripe vai de 15 a 26 de abril

Neste ano, Governo do Estado incluiu entre os grupos vacinadosas mulheres que tiveram bebês até 45 dias antes da

imunização e doentes crônicos

A campanha de vacinaçãocontra a gripe no Paraná vaiampliar o grupo que será imuni-zado neste ano. A SecretariaEstadual de Saúde (Sesa) con-firmou ontem (26) que as mulhe-res que tiveram bebê até 45 diasantes de tomar a vacina e doen-tes crônicos - com enfermida-des respiratórias, cardíacas,renais, hepáticas, neurológicas,imunodeprimidos, com obesida-de de grau três e transplanta-dos - vão ser incluídos aos ou-tros cinco grupos que já sãovacinados todos os anos.

No total, a Sesa prevê queserão aplicadas 2,8 milhões dedoses, 900 mil a mais que em2012. A data também foi anteci-pada para diminuir a incidênciada doença devido às tempera-turas mais baixas que começama ser registradas nos Estadosda região Sul. “O Ministério ajus-tou isso para o Brasil inteiro.

Câmara aprova isenção depagamento de pedágio em rodoviasA Câmara dos Deputados

aprovou ontem (26) projeto delei que concede isenção do pa-gamento de pedágio a morado-res que comprovarem residên-cia ou exercer atividade profis-sional permanente no municí-pio em que esteja instalada apraça de cobrança de tarifa depedágio. O projeto será agoraapreciado pelo Senado Federal.

De autoria do deputado Es-peridião Amin (PP-SC), o proje-to estabelece que a isenção de-verá ser concedida nas rodovi-as federais, delegadas pelaUnião ao Distrito Federal, aosEstados ou aos municípios, quesejam exploradas pela iniciati-va privada, mediante conces-são. Uma emenda do líder doPMDB, deputado Eduardo Cu-nha (RJ), aprovada pelo plená-rio, disciplina a forma de se cal-cular o reequilíbrio econômico-financeiro devido às isenções.

“Um dos problemas maiscomuns diz respeito ao ônusdesproporcional que pesa sobrea população dos municípiosonde se instalam as praças decobrança de pedágio. Essa po-

Nós pedimos muito que fosseantecipada a campanha. Vemosagora que a temperatura já estácaindo e nem chegamos ao mêsde abril”, diz o superintendentede Vigilância em Saúde no Para-ná, Sezifredo Paz.

Fazem parte dos que têm di-reito à vacina os idosos com maisde 60 anos (1.184.212 doses), ges-tantes (114.677), crianças com ida-de entre seis meses e um ano, 11meses e 29 dias (229.353), traba-lhadores de saúde (204.460), indí-genas (14.571) e população dosistema penitenciário e cadeiaspúblicas (35.970) - está incluídoneste grupo a partir deste ano ospresos em delegacias.

Paz diz que no ano passado,80% do grupo que tinha direito atomar a vacina foi imunizado.Neste ano, a meta é ultrapassareste índice, mas, com um maiornúmero de doses no Estado, nãoestá descartada a possibilidade

de que sobrem vacinas. “A gen-te definiu os grupos e talvez de-pois, se sobrar vacina, a gentevai fazer remanejamento dasdoses para definir quais outrosgrupos têm prioridade”, relata.

MEDIDASDE PREVENÇÃO

No Paraná, segundo o supe-rintendente, há três frentes deprevenção e tratamento à gripe.Compõem o programa de en-frentamento à enfermidade a va-cinação, medidas de prevenção- incentivo ao uso de álcool gel,lavar as mãos, manter ambien-tes ventilados - e a prescrição dooseltamivir aos pacientes comsintomas de gripe. “Se sentir ossintomas da gripe, vá ao hospitalque lá será prescrito o medica-mento oseltamivir. Isso tem sidomuito importante na estratégiado Paraná de combate à doen-ça”, finaliza Paz.

pulação é penalizada economi-camente em seus deslocamen-tos diários, para trabalhar, es-tudar ou fazer compras, muitasvezes no âmbito do território dopróprio município”, disse Amin.

Na justificativa do projeto odeputado acrescentou que “a

simples decisão de localizar umapraça de cobrança de pedágio emum determinado município podecomprometer seriamente a com-petitividade das atividades eco-nômicas nele localizadas e, porconseguinte, a competitividadedo próprio município”.

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 GERAL

CONGRESSO

PEC garante 17 novos direitos ao empregado domésticoSenado aprovou a PEC das Domésticas ontem (26). Com a nova lei, empregadas

domésticas terão direito a FGTS e hora-extra, por exemplo

O Senado aprovou ontem (26),por 66 votos favoráveis e nenhumcontrário, a Proposta de Emendaà Constituição (PEC) que garanteaos trabalhadores domésticos 17novos direitos, igualando sua re-alidade com a dos demais traba-lhadores urbanos e rurais. O pre-sidente do Congresso Nacional,Renan Calheiros (PMDB-AL), adi-antou que vai levar a proposta àpromulgação na terça-feira (02).

A proposta, que já havia pas-sado pelo primeiro turno de vota-ção semana passada, estabele-ce novas regras, como jornadadiária de trabalho de oito horas e44 horas semanais, além de pa-gamento de hora-extra de, nomínimo, 50% da hora normal. Osdireitos vão se somar àqueles jáexistentes, como 13º salário, des-canso semanal, férias anuais elicença gestante.

Mesmo sendo uma matériade consenso na Casa, tendo tra-mitado sem grandes discussõesnas comissões pelas quais pas-sou, sete dos 17 itens ainda preci-sam ser regulamentados antesde entrar em vigor. Carecem deregulamentação o direito ao Fun-do de Garantia do Tempo de Ser-viço (FGTS), hoje facultativo, o

seguro contra acidentes de tra-balho, o seguro-desemprego, aobrigação de creches e pré-esco-las para filhos e dependentes atéseis anos de idade, o salário famí-lia e a demissão sem justa causa.

Segundo dados do InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE), o Brasil tem cerca denove milhões de trabalhadoresdomésticos. No Estado de SãoPaulo são três milhões e, na Gran-de São Paulo, 800 mil.

MOMENTO HISTÓRICOAssim como na votação ante-

rior, vários senadores se reveza-ram ao microfone para louvar aaprovação da proposta. “É inad-missível que nós tenhamos atéhoje duas categorias de trabalha-dores”, afirmou o líder do PSB noSenado, Rodrigo Rollemberg (DF).“Trata-se de um grande momen-to, de um momento histórico paraas mulheres brasileiras”, afirmoua senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da PEC na Comissãode Constituição e Justiça.

A votação foi acompanhadapelo deputado federal e ex-sena-dor Carlos Bezerra (PMDB-MT),primeiro subscritor da PEC, pelasministras Eleonora Menicucci (Po-

lítica para Mulheres) e Luiza Bair-ros (Igualdade Racial), por DelaídeMiranda, ex-empregada e atualministra do Tribunal Superior doTrabalho, e pela deputada federalBenedita da Silva (PT-RJ), ex-em-pregada doméstica e que relatou amatéria na Câmara dos Deputa-dos. Ela foi elogiada por sua atua-

ção em favor da proposta. O sena-dor Magno Malta (PR-ES) chegou adefender que se batize a norma de“Lei Benedita da Silva”.

Aplaudida em plenário e sen-tada na Mesa Diretora, a presi-dente da Federação Nacional dasTrabalhadoras Domésticas, Creu-za Maria Oliveira, defendeu a PEC.

“Nos primeiros meses, quando osalário aumenta, o patrão demite,mas depois contrata novamente,porque quem trabalha fora preci-sa de alguém para trabalhar, masas pessoas acham que pagar paraempregada doméstica é absurdo.Haverá uma acomodação nomercado”, afirmou.

A aprovação

da Proposta

de Emenda à

Constituição

(PEC) que

garante aos

trabalhadores

domésticos

novos

direitos,

ontem (26),

no Senado,

foi bastante

comemorada

José Cruz/ABr

UNANIMIDADE

06 | O PRESENTE ESTADO QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

Assembleia aprovaisenção do ICMS do diesel

Em segunda votação, deputados devem avaliar emendasque prendetem beneficiar outras cidades

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Requião esquenta a chapa de Paulo Bernardohttp://www.fabiocampana.com.br/2013/03/bate-boca-entre-paulo-bernardo-e-requiao-desce-a-latrina/ …

MP pede nova prisão para médica acusada de acelerar mortes em UTI.

Revista Veja (@Veja)Gol tem prejuízo de R$ 1,5 bilhão e reduzirá capacidade doméstica

http://goo.gl/j9FG1

G1 (@g1)Bancos já pagam mais por recursos e repassam aumento ao consumidor

http://glo.bo/ZqfVXO

Intenção de consumo das famílias recua 2,5% em março, diz CNChttp://glo.bo/Zqd0hH

Folha de S.Paulo (@folha_com)Brasil e China fecham acordo de moedas de US$ 30 bilhões para

facilitar comércio bilateral. http://folha.com.br/no1252547

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

Porto de Paranaguá estuda solução para carregar navios mesmo comchuva http://wp.me/p2gEb0-avR

G1 Paraná (@g1parana)Assembleia do Paraná analisa criação da Região Metropolitana de

Cascavel http://glo.bo/ZqduEy

Rádio Senado (@RadioSenado)Comissão de Agricultura vai debater situação de abatedouros e

frigoríficos no Brasil. #OSenadoéMaisBrasil http://ow.ly/jqqpo

ESPN agora (@espnagora)Pai de Webber critica Red Bull, crê em proteção de Vettel, mas garante

filho no GP da China http://ow.ly/jqq7o

Estadão (@Estadao)AC/DC é a banda mais demoníaca da história, diz pastor:

http://migre.me/dQHv0

Marco Feliciano quer ir à Bolívia salvar corintianos para fugir àrenúncia: http://migre.me/dQHsI

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Alckmin declara apoio à candidatura de Aécio Neves para presidente

nacional do PSDB. http://migre.me/dQM8Y

“Se eu for candidato é para ganhar as eleições”, diz Eduardo Campossobre Presidência. http://migre.me/dQKq9

PSDB-MG (@psdbmg)Aécio: “Vamos colocar a mochila nas costas e rodar cada canto deste

Brasil” http://bit.ly/10K5G1K

Valor Econômico (@valor_economico)GM demite 500 funcionários em São José dos Campos, diz sindicato

http://www.valor.com.br/u/3060720

Folha Ilustrada (@folhailustrada)“Eu queria ser o líder”, disse Will Smith ao recusar ser protagonista de

“Django Livre”. http://folha.com.br/no1252541

Globoesporte.com (@globoesportecom)Felipão elogia espírito coletivo de Neymar, mas diz: “Não é insubstituível”

http://glo.bo/13t5uIf

Zeca Dirceu (@zeca_dirceu)Deputado federal do PT

SUS usará nova tecnologia para fazer teste rápido de tuberculose atéo fim do ano http://bit.ly/11GZZ3t

A Assembleia Legislativa doParaná (Alep) aprovou por una-nimidade em primeira votação,ontem (26), o projeto de lei queprevê a isenção do Imposto so-bre Circulação de Mercadoriase Serviços (ICMS), que incidesobre o óleo diesel utilizado notransporte coletivo. De acordocom o texto, as cidades com po-pulações superiores a 150 milhabitantes ficariam livres doimposto. Além de Curitiba, ou-tros oito municípios se encai-xam no pré-requisito.

O segundo turno da votaçãodeve ocorrer já hoje (27) e a ten-dência é que haja alterações notexto votado ontem. Deputadosdevem apresentar emendas queestendem a isenção a municípi-os menores. Um grupo de pelomenos 22 deputados já teriaassinado uma proposta para

que cidades que tenham maisde 80 mil habitantes tambémtenham direito ao benefício.Cerca de 25 municípios estari-am nesta faixa demográfica.

“Não podemos negar que jáé um avanço ampliar o benefí-cio para cidades com mais de150 mil habitantes. Mas deixade fora importantes municípi-os do Paraná, inclusive polosregionais”, disse o deputadoGilberto Martin (PMDB), pormeio de nota.

A deputada Luciana Rafag-nin (PT) manifestou a intençãode propor uma emenda ampli-ando ainda mais a isenção. Elaquer que cidades com mais de 50mil pessoas também fiquem li-vres de recolher o ICMS do die-sel empregado no transporte co-letivo. A medida beneficiariamais de 30 cidades do Estado.

Segundo o deputado Gilber-to Martin, o impacto financeiroda extensão do benefício a ou-tras cidades deve reduzir emcerca de R$ 40 milhões a arre-cadação dos cofres do Governodo Estado. Ele avalia que o mon-tante ainda é inferior aos R$ 60milhões que o governo gastavacom o subsídio do transportecoletivo em Curitiba e regiãometropolitana.

A isenção do ICMS do dieselganhou evidência depois que ogovernador Beto Richa anun-ciou que não renovaria o subsí-dio ao transporte coletivo darede integrada da Capital, quevence em maio. Em Curitiba, ocusto da tarifa saltou de R$ 2,60para R$ 2,85. Como alternativa,Richa propôs abrir mão de re-colher o imposto que incide so-bre o diesel para o transporte.

Paraná doa recursos para a União,afirma secretário da Fazenda

O secretário estadual da Fa-zenda, Luiz Carlos Hauly, este-ve ontem (26) na AssembleiaLegislativa para demonstrarque o Paraná está perdendo re-ceita com as desonerações pro-postas pela União. “O Estadovai ter sua receita diminuídaem R$ 380 milhões neste ano,apenas como reflexo da desone-ração do ICMS da energia elétri-ca imposta pelo governo fede-ral”, disse ele.

Na avaliação do secretá-rio, o Paraná tem sido siste-maticamente prejudicado emsua receita pelo governo cen-tral. Hauly lembrou que his-toricamente, devido a deso-nerações, as perdas estaduaistêm sido de R$ 2,59 bilhõespor ano, considerando apenasa imunidade de ICMS na ener-gia elétrica nas operações in-terestaduais, as implicaçõesda Lei Kandir e a perda líqui-da com as exportações.

Outra situação apontadapelo secretário é a redução dareceita do Estado com o Fundode Manutenção e Desenvolvi-mento da Educação Básica e deValorização dos Profissionaisda Educação (Fundeb), que che-gou a R$ 357 milhões no anopassado e tem aumentado ano a

ano. “O Paraná repassouR$ 3,35 bilhões para a União,que devolveu R$ 2,99 bilhões aoEstado, o que correspondeu auma perda de 10,68%”, disse osecretário. “Isso equivale dizerque somos doadores do gover-no federal”, afirmou.

Apesar de responder pelaquinta maior receita do país, oParaná situa-se em 23º lugarno ranking nacional de repas-ses federais per capita, quan-do somadas as transferênciasdo Fundo de Participação dosEstados (FPE) e o Fundo de Par-ticipação dos Municípios(FPM) no ano passado. O Pa-raná recebeu R$ 612,00 porhabitante, enquanto cada pa-ranaense contribuiu comR$ 1.514 para a União.

Hauly citou também queos investimentos previstos noOrçamento da União para oParaná neste ano é de apenasR$ 806 milhões, o que corres-ponde a R$ 76 por habitante.“É lamentável que o nosso Es-tado não receba a devida aten-ção do governo federal”, disseo secretário.

CAUSA PARANISTAO secretário Hauly garan-

tiu que o Paraná cumpre com

todos os seus compromissos e éo Estado que menos deve nopaís, tanto que a dívida corres-ponde a 85% de sua receita lí-quida. “O que pedimos ao go-verno federal é que autorize aliberação dos nossos pedidosde empréstimos”, mencionou.

Ele disse esperar que os mi-nistros paranaenses Paulo Ber-nardo (Comunicações), GleisiHoffmann (Casa Civil) e Gil-berto Carvalho (Secretaria Ge-ral da Presidência da Repúbli-ca) ajudem a liberar esses re-cursos. “Os recursos não sãopara o Governo do Estado, maspara a população, porque se-rão aplicados em escolas, hos-pitais, infraestrutura, enfim,em obras que beneficiarão atodos”, acrescentou.

Hauly garantiu, ainda, quejunto com os pedidos de em-préstimos, o Governo do Para-ná enviou projetos detalhandoonde os recursos serão aplica-dos. “O nosso pedido é por cau-sas paranistas, que devem ter oapoio de todos os paranaenses,incluindo os que fazem partedo primeiro escalão do gover-no federal”, afirmou, ao lem-brar que a solicitações de em-préstimos do Paraná totalizamR$ 2,4 bilhões.

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 GERAL

SANTA HELENA

Prefeitura firma parceria com o Bom Negócio ParanáPrograma disponibiliza capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores

para melhorar a gestão das empresas, além de financiamentos a juros baixos

A Prefeitura de SantaHelena firmou, na segun-da-feira (25), acordo de co-operação técnica para ade-são ao programa Bom Ne-gócio Paraná e Banco doEmpreendedor. As açõessão voltadas ao desenvol-vimento econômico e so-cial e à geração de empre-go e renda.

O programa disponibili-za capacitação, consultoriae acompanhamento de em-preendedores para melhorara gestão das empresas e con-tribuir para a sustentabili-dade dos negócios.

Os empresários podemcaptar financiamentos comjuros que variam de 0,55%a 1,07% e possibilidade deredução das taxas medianterealização de cursos.

A parceria se dá entredois grupos, um de esferamunicipal e outro da esferaestadual. No município seunem a Associação Comer-cial e Empresarial (Acisa) ea Secretaria de Indústria,Comércio e AdministraçãoPortuária. No Estado a par-ceria se dá com a Secretariada Indústria, Comércio eAssuntos do Mercosul ,Agência de Fomento e Se-cretaria de Estado da Ciên-cia, Tecnologia e EnsinoSuperior.

São seis áreas aborda-das. Empreendedorismo eProjeto de Vida, Gestão deNegócios, Gestão Finan-ceira, Gestão de Pessoas,Gestão Comercial e Ges-tão Estratégica. As aulasserão ministradas por pro-fessores da UniversidadeEstadual do Oeste do Pa-

raná (Unioeste).O assessor técnico da Se-

cretaria de Estado da Indús-tria, do Comércio e Assun-tos do Mercosul e coordena-dor do Programa Bom Ne-gócio Paraná, João Tigrinho,diz que em breve levarão aproposta a todos os municí-pios da região. “A ideia éfortalecer a micro e pequenaempresa nos municípios,movimentando toda a re-gião. Temos dificuldades emtrazer uma grande empre-sa, mas acreditamos que seconseguirmos desenvolvera micro e pequena empresa épossível gerar muitos em-pregos e renda para toda re-gião”, declarou.

ANDAMENTOCada núcleo que traba-

lha com o programa BomNegócio Paraná possuidois professores formados,além de acadêmicos auxili-ando nos trabalhos. Os con-teúdos repassados têm oacompanhamento de apos-tilas, questão prática e con-versas para esclarecimen-tos e orientações, além dedebates em sala de aula.

Segundo o diretor doCentro de Ciências SociaisAplicadas do campus deMarechal Candido Rondonda Unioeste e integrante donúcleo que atende o BomNegócio Paraná, Juarez Bor-tolanza, é necessário que oempreendedor tenha conhe-cimento da realidade de suaempresa para fazer uma rea-valiação de cada setor e serealmente precisa do dinhei-ro. “Depois é oportunizadoo recurso, se necessário”,

pontua o diretor.A parceria dos trabalhos

acontece entre as Universi-dades que são considera-das uma grande usina deconhecimento e que preci-sam estar à disposição dapopulação de uma formarápida e direta.

CONHECIMENTOO auditório da prefeitu-

ra santa-helenense ficou lo-tado de empresários do mu-nicípio e cidades da região,interessados em conhecero programa.

Para o prefeito JucerleiSotoriva, com a parceria efe-

tivada, será possível identi-ficar as potencialidades decada empresário e o tipo deatividade que ele irá desen-volver. “É uma oportunida-de de o pequeno empreende-dor ter condições e acesso aocrédito com juros baixosjuntamente com o treina-mento”, ressalta. Segundoele, a formação do Bom Ne-gócio Paraná e Banco doEmpreendedor foram possí-veis a partir da união deforças de entidades represen-tativas, incluindo universi-dades. Em Santa Helena,acrescenta, trâmites legaisestão sendo feitos para que a

Universidade TecnológicaFederal do Paraná (UTFPR)se instale no município.

De acordo com Sotoriva,uma dívida no valor deR$ 13 milhões precisou serparcelada para que o muni-cípio possa ter as negativasjunto ao INSS para transfe-rir a titularidade da estru-tura para UTFPR. “Nestasemana devemos receber anegativa de débito do INSSna Receita Federal para quevenha ao município e tomeposse daquela estrutura ecomece a fazer as melhoriase benfeitorias necessárias”,informa o prefeito.

Divulgação

IMPLANTAÇÃO EM SÃOMIGUEL DO IGUAÇU

Santa Helena é a 65ª cidade a receber o Bom Negócio Paraná,mas, em breve, o programa deverá ser implantado em outrosmunicípios da região, como São Miguel do Iguaçu. Para osecretário de Indústria, Comércio e Serviços da prefeitura são-miguelense, Luiz Antonio Klajn, o Bom Negócio e Banco doEmpreendedor, assim que implantados, complementarão outrasações em desenvolvimento pela administração municipal nestesetor. “Vamos desenvolver, de forma inédita, setores e atividadesde fomento num breve espaço de tempo. Teremos toda a estruturado Estado voltada à capacitação dos empresários e acesso a créditocom pequenas taxas, o que irá fortalecer ainda mais a classe,gerando mais renda e empregos”, disse Klajn.

ACISA DOA LUCROS OBTIDOS NO CARNAVAL PARA ENTIDADES

Durante a assina-tura do convênio en-tre a Prefeitura deSanta Helena e o pro-grama Bom NegócioParaná e Banco doEmpreendedor, a As-sociação Comercial,Empresarial (Acisa)repassou um percen-tual de lucro obtidodurante o Carnavalno município. Os re-passes foram deR$ 3.251,78 à Apae ede R$ 1.083,92 ao Pro-vopar. As entidadesutilizarão o montan-te conforme a neces-sidade de cada uma.

Divulgação

O auditório da prefeitura santa-helenense ficou lotado de empresários do

município e cidades da região, interessados em conhecer o programa

08 | O PRESENTE ESPECIAL QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 GERAL

SANTA HELENA

Edson Wamms assumirá Secretaria de Indústria e ComércioAtual chefe da pasta, Leandro Soethe, decidiu deixar o cargo para se dedicar

a projetos pessoais. Mudança ocorre na próxima segunda-feira (1º)

Está programada para segun-da-feira (1º) a primeira mudançana equipe de governo do prefei-to de Santa Helena, Jucerlei So-toriva, e do vice Margon Strass-burger. Após quase três mesesno cargo, o secretário de Indús-tria, Comércio, Turismo e Admi-nistração Portuária, LeandroSoethe, deixa a função na próxi-ma semana. Em seu lugar, assu-me o comando da pasta o vere-ador Edson Wamms (PMDB), queatualmente ocupa a vice-presi-dência da mesa diretiva da Casade Leis e foi o candidato maisvotado na última eleição.

A troca na secretaria ocor-reu por opção própria de Lean-dro, que é empresário e pre-tende se dedicar a projetos pes-soais. Nesta semana, ele tomoua decisão de deixar o cargo.Contudo, em entrevista à re-portagem do Jornal O Presen-te, o atual chefe da pasta enfa-tizou que a saída da prefeituraem nada tem a ver com umrompimento ou desentendi-mento com o grupo político,como chegou a ser ventilado

em Santa Helena. “Foi uma op-ção pessoal minha e uma decisãoparticular a saída do governo. Soucompanheiro da administração eme coloquei à disposição do pre-feito para ajudar no que for pos-sível. Saio sem nenhum ressen-timento”, ressalta.

Esta foi a primeira vez queLeandro assumiu um cargo pú-blico. De acordo com ele, nostrês meses à frente da Secreta-ria de Indústria e Comércio foipossível trabalhar e implantarbons projetos, como é o exem-plo do programa Bom NegócioParaná e do Banco do Empreen-dedor, lançados na segunda-fei-ra (25) à noite. Porém, ele tam-bém lembra a dificuldade de setrabalhar no Poder Público, poiso sistema é diferente da iniciati-va privada, expõe. “Viemos dainiciativa privada e o trabalhono Poder Público é diferente.Não me habituei e não adiantatrabalhar numa maneira em quenão se é adequado. Para nãoatrapalhar o governo não adi-anta seguir num cargo em quenão se sente bem. Mas foi uma

experiência boa”, declara.O Jornal O Presente tentou

entrar em contato com o verea-

dor Edson Wamms. Contudo, areportagem foi informada de queele estaria em viagem e, por isso,

deve se pronunciar sobre o as-sunto somente em seu retorno aSanta Helena.

Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e

Administração Portuária, Leandro Soethe: “Deixo o cargo

sem qualquer tipo de ressentimento com o grupo”

O vereador Edson Wamms foi o mais votado na última

eleição, é do ramo empresarial e já foi presidente

da Associação Comercial (Acisa)

Fotos: O Presente

Comando do Corpo de Bombeiros discute melhorias para PalotinaO prefeito de Palotina, Jucenir

Stentzler, recebeu na segunda-fei-ra (25), em seu gabinete, a visita docapitão do Corpo de Bombeiros deMarechal Cândido Rondon, RafaelTavares, e do supervisor da unida-de do Corpo de Bombeiro Comuni-tário de Palotina, soldado Piccin.Durante o encontro, que tambémcontou com a presença do secretá-rio municipal de Administração,Diogo Celuppi, foi discutido sobre otrâmite que vai dotar a unidade lo-cal de militares, ampliando a ação

do Corpo de Bombeiros no municí-pio. Atualmente, servidores muni-cipais realizam trabalho no localcomo agentes da Defesa Civil. Coma mudança, serão feitas melhoriasna estrutura, além da disponibiliza-ção de novos equipamentos.

Jucenir já havia mantido conta-to com o comando geral do Corpode Bombeiros do Paraná, junta-mente com o vereador OsvaldoPaulino de Freitas, para expor anecessidade de melhorias nestetipo de atendimento.

Representantes

do Corpo de

Bombeiros

durante visita

ao gabinete do

prefeito Jucenir

Stentzler:

articulações

para a

ampliação da

ação do Corpo

de Bombeiros

no município

Divulgação

“Meu foco principal é segurançapública e geração de emprego”Prefeito de Entre Rios do Oesterevela que está trabalhando paraconseguir inaugurar, ainda emjunho, o abatedouro municipal,que poderia empregar 60 pessoas

O prefeito de Entre Rios do Oeste,Jones Heiden (PSD), está prestes acompletar três meses no cargo dechefe do Poder Executivo munici-

pal. Ontem (26) ele recebeu a reportagem do JornalO Presente, em seu gabinete, ocasião em que conce-deu entrevista a este diário. Na oportunidade, omandatário fez uma avaliação do primeiro trimes-tre do seu governo, da política entrerriense e faloude projetos futuros para o município. Confira.

O Presente (OP): Qual é a grande diferençade trabalhar na iniciativa privada e depois as-sumir um cargo público como o de prefeito?

Jones Heiden (JH): Digo que a mudança é da água parao vinho. Dentro do setor privado você toma suas decisões ecom mais agilidade. No setor público é diferente. Noventadias depois de assumir o governo, ainda tem coisas travadasporque ficamos limitados. Até mesmo coisas simples eemergenciais precisam de prazos e seguir a burocracia.

OP: Depois da euforia doinício do governo, normal-mente surgem dificuldadesde acomodações políticas.Isso tem ocorrido em EntreRios do Oeste ou o senhorconseguiu acomodar todosos partidos e todas as pesso-as com as quais tinha com-promisso?

JH: Tudo está tranquilo, atéporque antes de registrar a chapadecidimos que não faríamos ne-nhum acerto político durante acampanha. Quando o meu vice foidefinido (Ari Maldaner, PP), sen-

tamos e defini-mos que não pe-garíamos di-nheiro de tercei-ros para depois não ter este comprometi-mento. Eu e o Ari firmamos este acordoe nós bancamos a nossa campanha. Hojenão temos compromisso. O secretariadofoi escolhido dentro da filosofia de que seenquadrava na função.

OP: O município se caracteri-zou no começo com dois grupospolíticos muito fortes: um lide-rado por João Natálio Stein (inmemorian) e outro pelo PMDBatravés do Renato Grasel. Nastrês primeiras eleições o proces-so seguiu esta linha de atuação.A partir da terceira eleição issomudou completamente e agoraas lideranças estão misturadasnos partidos locais. Como o se-nhor avalia isso?

JH: O primeiro grupo ao qual perten-ci foi do João Natálio Stein. Isso até aprimeira eleição em Entre Rios do Oeste.Na segunda eleição mudei de grupo poruma questão de ideologia. Na oposiçãotambém não encontrei o que pregava eretornei para o grupo anterior. Foi daíque nasceu a oportunidade de montar-mos um grupo novo, tanto que dizíamosna campanha passada que éramos umaterceira via. Chegou a haver um granderisco de ter três candidatos na últimaeleição. Nós iríamos lançar chapa pura,mas quando estava chegando à reta

10 | O PRESENTE POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

JONES HEIDEN

final das convenções o PP enfrentou alguns desentendi-mentos internos e muitos quiseram se aliar conosco. Opartido abriu mão de lançar o Rogério Lerner como candi-dato a prefeito e ele apoiou o PMDB, enquanto o PP sealiou ao PSD. Agora projetamos Entre Rios do Oeste paraoito anos, pensando de repente em eleger o sucessor, nãopropriamente tendo que ser eu.

OP: Então não há ne-nhum acordo para um pro-jeto seu de reeleição?

JH: Não.

OP: Nesta composiçãojuntou-se um grupo dis-sidente do governo do ex-prefeito Elcio Zimmer-mann com um grupo queera adversário dele. Estecasamento com o PP fe-chou bem?

JH: A nossa coligação foiformada por PSD, PP, PDT,contra PMDB, DEM, PSDB ePT. Fizemos mais de mil visitasde casa em casa e temos certeza

que houve filiados de partidos adversários que votaramna nossa chapa.

OP: Isso significa que as ideologias partidá-rias desapareceram?

JH: Em parte sim, mas também houve o fato de quemuitos não concordaram com a aliança do PMDB quefoi montada. Fomos convidados a fazer parte da coliga-ção, mas muitas coisas vêm de cima. Se fosse aceitar umacerto deste tipo eu teria problema, porque teria que agircontra tudo aquilo que pregava. As pessoas que esta-vam próximas a mim me apoiaram para que eu nãoabrisse mão da candidatura e me motivaram a continuar.Não tinha como voltar atrás.

OP: O município teve uma mudança grandena representação política tanto em nível estadu-al como federal. No Estado isso está ainda maislatente. Três deputados estaduais que atendiamo município foram seus adversários na campa-nha - Ademir Bier, Elio Rusch e Elton Welter.Como está a sua relação com eles?

JH: A relação com o Elio e o Ademir está muito boa. Jáconversei também com o Elton Welter. Informei a eles queas portas de Entre Rios do Oeste estão abertas para os três.

OP: O senhor sentiu essa disposição por par-te deles também?

JH: Sim. Estamos na véspera de uma eleição e sabemosque eles precisam do município. Além disso, não podemosignorar o Elio Rusch e o Ademir Bier, pois dando ou nãoapoio eles fazem no município muitos votos.

"Eu e o Ari firmamos

este acordo e nós

bancamos a nossa

campanha. Hoje não

temos compromisso.

O secretariado foi

escolhido dentro

da filosofia de

que se enquadrava

na função"

Prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden: “Estou pessimista com

o orçamento do município, mas otimista com o que está por vir”

Maria Cristina Kunzler

OP: Mas a sua eleição trouxe para o municí-pio novos líderes políticos na Assembleia Legis-lativa. Com quem especificamente o senhor con-ta com apoio na Casa de Leis?

JH: Um apoio que recebemos é do PSC, por meio dodeputado Leonaldo Paranhos. Ele nos ajudou e está nosajudando. O Paranhos vai ser um deputado que terá o seuespaço em Entre Rios do Oeste. Mas digo que o Elio Rusche o Ademir Bier não perderão seus espaços no município.Acredito que o que pode haver é o Paranhos aproveitar osvotos que foram destinados para políticos de outras regiõesdo Estado. Por isso, penso que podemos trabalhar com estestrês deputados.

OP: O senhor não prevê nenhuma dificulda-de com o Governo do Estado por conta destasdivergências?

JH: Não, inclusive já estive no gabinete do governadore brincamos por ele ter apoiado o Renato Grasel. Naoportunidade, também comentamos com o Beto Richasobre o projeto de biogás. Ainda neste mês esperamos overedicto da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétri-ca) se esta iniciativa vai avançar ou não.

OP: No plano federal, o senhor conta comapoio de dois importantes deputados do Paraná:Dilceu Sperafico (PP) e Eduardo Sciarra (PSD).Que tipo de esperança o povo de Entre Rios doOeste pode ter nestes dois parlamentares?

JH: A expectativa é das melhores. O Sperafico já esteveem Entre Rios em duas oportunidades somente neste ano.Ele comentou conosco que sempre quis fazer algo pelomunicípio, mas outros governantes não lhe aceitaram e foideixado de lado. Agora ele também pretende fazer por EntreRios o que fez e está fazendo por outras cidades. Já enviamosalguns projetos ao Sperafico e ao Sciarra, como para cons-trução de uma supercreche, revitalização da PR-495, edifi-cação de uma ciclovia e do trevo de acesso à indústria de raçãoda Copagril, revitalização da prainha, dentre outros.

OP: O que um governante pode fazer pelodesenvolvimento econômico do seu município?Em que área o senhor acha que é possível investirrecursos e apoio político para que Entre Rios doOeste se desenvolva?

JH: Do jeito que está dividido o orçamento o municípionão pode investir em nada atual-mente, apesar de sermos sabedoresde que é preciso gerar emprego.Estamos trabalhando em um pro-jeto para investir nas agroindús-trias. Contamos com toda estru-tura física de um abatedouro mu-nicipal pronta. É um local quepode gerar 60 empregos e matéria-prima existe. Conhecemos algunsempresários que têm interesse eminvestir no setor. Nosso desejo éinaugurar em junho, durante afesta do município, este empreen-dimento. Por outro lado, contra-tamos um instituto para fazer umapesquisa e identificar as principaisdemandas da nossa população.Em outras cidades, o que apareceem primeiro lugar é a saúde. Aquinão, o primeiro item é segurança, o segundo é geração deempregos e em terceiro aparece saúde. Por isso, o meu focoprincipal é segurança pública e geração de emprego.

OP: Daqui quatro anos, quando houver outra

eleição, qual a marca que o senhor pretendedeixar na Prefeitura de Entre Rios do Oeste?

JH: Penso que a primeira marca será enxugar a máqui-na pública, pois hoje existem muitas torneiras abertas.Vamos encaminhar em abril um projeto de lei à Câmara deVereadores objetivando utilizar melhor os royalties. Es-tamos definindo ainda qual porcentagem, mas acredito que

de 5% a 15% deveriam ser rever-tidos em investimentos. O objeti-vo é criar um fundo rotativo. Porexemplo, se destinarmos 10% dosroyalties, dentro do meu mandatopoderemos ter R$ 2,2 milhõespara investir no setor produtivo.A ideia é arrecadar durante umano para já começar a fazer osempréstimos para os produtoresrurais, indústrias, comerciantes,turismo. Assim eu vejo possibili-dade de investimento a longo pra-zo, pois a curto prazo, com o orça-mento que temos, infelizmentenão há dinheiro. Está tudo com-prometido. Realmente é precisoenxugar a máquina pública.

OP: O senhor comentou anteriormente a res-peito do projeto de biogás, criado pelo governoanterior em parceria com a Itaipu. O programapropõe viabilizar o saneamento ambiental domunicípio, unindo o rural e o urbano, por meioda produção e conversão do biogás em energia

O PRESENTE | 11QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 POLÍTICA

Maria Cristina Kunzler

"Penso que a primeira

marca será enxugar a

máquina pública, pois

hoje existem muitas

torneiras abertas.

Vamos encaminhar

em abril um projeto

de lei à Câmara

de Vereadores

objetivando utilizar

melhor os royalties"

renovável, transformando Entre Rios do Oesteautossustentável em termos de energia. O queisso pode representar para o município se for defato viabilizado?

JH: É um projeto inédito para o Brasil. É viávelporque estão alojados no município mais de 130 milsuínos, isso sem contar a avicultura, a bovinoculturae o esgoto urbano, então dejeto existe para isso. A ideiaé aplicar o biogás gerado no uso elétrico, térmico,industrial e a produção do biometano no uso residenciale veicular. O investimento total está estimado emR$ 23 milhões. Este recurso seria investido na maiorparte pela Aneel e o município precisaria apenas comprara área para construção da usina. Acredito neste projetoporque, dos cinco pontos máximos na Aneel, precisamosatingir três e já alcançamos 2,75. Como há outros itenspara ser avaliados, penso que devemos chegar aos trêspontos e conquistar o investimento. Este foi um bomlegado que o Elcio deixou para Entre Rios do Oeste.

OP: O senhor tem um misto de pessimismopor conta da dificuldade financeira da prefeitu-ra e tem um misto de otimismo em consequên-cia da quantidade de grandes e boas ideias queflutuam. Que mensagem o senhor deixa para acomunidade de Entre Rios do Oeste?

JH: Diria para a nossa comunidade nos aguardar,pois temos muito otimismo, muita garra, muita vonta-de, muita energia para ir atrás dos projetos para omunicípio. Estamos trabalhando incansavelmente nis-so. Estou pessimista com o orçamento do município,mas otimista com o que está por vir.

Prefeito

Jones

Heiden: “Já

enviamos

projetos ao

Sperafico e

ao Sciarra,

como para

construção

de uma

supercreche,

revitalização

da PR-495,

edificação de

uma ciclovia

e do trevo de

acesso à

indústria de

ração da

Copagril,

revitalização

da prainha”

12 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

TOLEDO

Foco da nova diretoria da Acit é fortalecer o associativismoUm dos compromissos é dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela entidade, aperfeiçoar

produtos e serviços e promover ações de capacitação destinadas ao empresariado

Em assembleia geral or-dinária realizada ontem (26),foram eleitos e empossadospor aclamação os novos di-retores e conselheiros da As-sociação Comercial e Em-presarial de Toledo (Acit).Encerrada a gestão de Edé-sio Reichert, assume a presi-dência o empresário EdsonCarollo e Luiz Eduardo Gua-raná como vice-presidente,para administrar a entidadenos próximos 12 meses.

A diretoria executiva daAcit é composta por 17membros, enquanto o con-selho deliberativo conta com15 integrantes, além de trêsconselheiros fiscais. Todosdesempenham funções deforma voluntária na entida-de. O presidente eleito des-taca que a principal meta éo fortalecimento do associ-ativismo. “É fundamentalfortalecer a cul-tura associati-vista, visandotrabalhar e pre-parar as empre-sas para enfren-tar os desafioseconômicos quetemos pela fren-te”, declarou.

Segundo Ca-rollo, um doscompromissos édar continuidade aos proje-tos desenvolvidos pela enti-dade, aperfeiçoar produtose serviços e focar em açõesde capacitação destinadas aoempresariado. “Precisamosatuar em favor dos associa-dos, mas também direcio-nar ações aos demais em-

presários em todos os seto-res da economia. Queremosincentivar de forma que to-das as empresas possam en-contrar o melhor caminho

para a sobrevi-vência e o cresci-mento”, salienta.

O presidenteda nova gestãoda Acit ressaltatambém a dispo-sição em levaradiante a discus-são de assuntosestratégicos parao desenvolvi-mento local e re-

gional. “Entendemos a im-portância das questões lo-cais, envolvendo a economia,infraestrutura, educação,entre outros aspectos. Po-rém, não adianta trabalharisoladamente. Temos quenos preocupar com a popu-lação de Toledo, mas tam-

bém com os moradores doentorno, para dar qualidadede vida às pessoas de modogeral”, afirma.

Fortalecer as atividades docomércio, indústria, serviçose do agronegócio, agregarvalor aos produtos e dotar aregião de melhor infraestru-tura logística de transportesão pontos fundamentais. “Aregião Oeste é a maior pro-dutora de riquezas, mas fal-ta a malha viária adequada,aeroporto confiável e ferro-via. Precisamos de estruturapara atrair investimentos,levar a produção, entre ou-tras necessidades”, enfatiza

Com relação ao transpor-te aéreo, ele salienta que aprioridade será concentrarenergia e esforços para efetu-ar melhorias no aeroporto deToledo. “Temos que apro-veitar o momento dos inves-timentos por parte do gover-

no federal. Mas com o passardos anos, entendemos que oaeroporto regional, de maiorporte, será uma necessida-de”, analisa Carollo.

AVALIAÇÃO DE 2012O relatório de atividades

e prestação de contas doexercício da diretoria da en-tidade no período de 2012 a2013 foram apresentados eaprovados na assembleia.Ao avaliar a gestão, EdésioReichert frisouque houve gran-des desafios. “Ti-vemos circuns-tâncias inéditas,desde a renúnciado presidenteque me antece-deu, antecipandoa atuação na pre-sidência; mudan-ças internas e nosistema do Ser-viço de Proteçãoao Crédito, que demandouintenso trabalho e negocia-ções junto com a Faciap, ehoje temos a melhor base dedados do Brasil, com SPC eSerasa”, comentou.

Mantendo a tradição, elerecordou que houve a preo-cupação com questões estra-tégicas. “Atuamos com ên-fase nestas áreas, mas trou-xemos ao debate a questãoda educação. Se a entidadetem como missão promovero desenvolvimento susten-

tável, entendo que é uma in-coerência concordar que me-tade das crianças do EnsinoFundamental não sabe o bá-sico em Português e Mate-mática. O setor empresarialtem que se envolver, poispara alcançar o desenvolvi-mento é preciso pessoas comboa formação”, defende.

Por fim, Reichert mencio-na uma das ações mais re-centes, a defesa do movimen-to pela unificação das elei-

ções no Brasil.“Nos juntamos aoutras entida-des, por enten-der que a eleiçãounificada é umaimportante con-tribuição paramelhorar a ges-tão pública. Sãomudanças im-portantes para odesenvolvimen-to do país e seria

estratégico aprovar a medidaainda este ano”, diz.

Ao deixar a função da pre-sidência da Acit, a sensação éde dever cumprido, comen-ta. “No final das contas, comtodas as dificuldades enfren-tadas, busquei fazer o máxi-mo dentro da minha capaci-dade, tendo que buscar oequilíbrio para me dedicar àentidade e à empresa. Poderí-amos ter evoluído ainda mais,porém, o período é curto”,conclui o ex-presidente.

“A região Oeste é amaior produtora deriquezas, mas falta a

malha viáriaadequada, aeroportoconfiável e ferrovia.

Precisamos deestrutura para atrairinvestimentos, levar

a produção, entreoutras necessidades”

Assume apresidência o

empresário EdsonCarollo e Luiz

Eduardo Guaranácomo vice-

presidente, paraadministrar aentidade nos

próximos 12 meses

Novos diretores e conselheiros da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, eleitos e empossados ontem (26), por aclamação

Divulgação

O PRESENTE | 13QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 GERAL

ENSINO SUPERIOR

Bragadenses aderem ao Programa de Incentivo UniversitárioIniciativa custeada pela prefeitura contempla com até R$ 140 mensais

o valor das mensalidades e até R$ 105 o transporte a outros municípios

A secretária de Educação eCultura de Pato Bragado, Na-dir Thomas, e a assessora deSecretaria, Marlene PetryKnapp, realizaram ontem (26,junto ao Centro Cultural, reu-nião com assinatura dos con-tratos de 23 novos universi-tários, cadastrados no Pro-grama de Incentivo à Forma-ção Universitária.

O programa beneficia comaté R$ 140 mensais o custodas mensal idades e atéR$ 105 para transporte a ins-tituições de Ensino Superiore centros de ensino técnico deoutros municípios. Se con-cluir o curso, o valor não pre-cisa ser devolvido pelo estu-dante, desde que apresentesemestralmente um compro-

Assinaturas dos contratos foram realizadas pelos novos alunos e também pelos fiadores

Marili Besso

vante de frequência escolar erelatório de notas. Em con-trapartida, se convocado,terá que prestar dez horas deserviços comunitários, espe-cialmente em eventos como odo aniversário da cidade.

Nadir menciona que paraque recebam os valores men-salmente, os estudantes de-vem encaminhar a cópia doboleto pago da mensalidade atéo dia 25. “O depósito é feito naconta do estudante até o dia 05do mês seguinte. Vale lembrarque sempre pagamos com ummês de antecedência, para queaté o mês de dezembro esteja-mos em dia com alunos, e elestambém tenham recursos paraencerrar em dia todas as men-salidades”, declara.

Programa Mãe Quatropontense promove encontroCerca de dez gestantes

participaram, na segunda-fei-ra (25), do primeiro encontrodo projeto “Mãe Quatro-pon-tense”. Durante este ano, asmães do município poderãoparticipar de outros nove en-contros. Cada um deles conta-rá com uma palestra, que serádesenvolvida por um profis-sional da área. Na segunda-feira, por exemplo, a psicólogaRosilei Scholler trabalhou comas presentes sobre os aspec-tos emocionais observadosdurante a gravidez.

De acordo com a enfermei-ra do Centro de Saúde, EvelineBender, este é um projeto queacontece em parceria com aAssistência Social do municí-pio. “Os assuntos tratados du-rante as palestras são essenci-ais para cada gestante, que tema possibilidade de saber comoacontece o desenvolvimento dacriança, de diminuir a ansieda-de de ser mãe, de saber todasas etapas pela qual está pas-

sando, ou seja, a mãe poderáse preparar para o nascimentoda criança”, menciona.

Eveline comenta que outrofator de grande valia, segundoela, é a participação dos pais.“Estamos pensando em orga-nizar um dia para os maridosacompanharem as palestras,visto a importância da presen-ça deles”, adiantou.

De acordo com a vice-pre-feita Ana Maria Görgen, asmães que participam do pro-grama receberão um kit con-tendo diversos produtos para achegada das crianças. “Se eutivesse a oportunidade que asmães de hoje têm, sanaria mui-tas dúvidas”, enfatizou.

Andreia Luchtenberg, queestá em sua primeira gestaçãohá 12 semanas, considera osencontros interessantes devi-do à interação com as outrasmães. “Saber a experiência deoutras mães é importante, tudoo que é falado é uma aprendi-zagem”, avalia.

Nos casos de reprovação, asecretária explica que o aca-dêmico perde o direito de re-ceber o Programa de Incenti-vo à Formação Universitárianas disciplinas em que repro-var, passando a receber nosemestre ou ano subsequenteà reprovação somente as dis-ciplinas novas que estiver cur-sando. Também fica obrigadoa informar à Secretaria de Edu-cação e Cultura, por meio dedeclaração emitida pela insti-tuição de ensino, quando tran-car temporariamente a matrí-cula do curso”, acrescenta.

A Secretaria subsidia men-salmente o transporte escolarde cerca de 120 alunos e oscustos de mensalidade de pelomenos 60 estudantes.

Viatura é viabilizada à Polícia Militar de Nova Santa Rosa

No encontro de segunda-feira (25) a psicóloga Rosilei Scholler trabalhou

com as gestantes sobre os aspectos emocionais observados durante a gravidez

O município de Nova San-ta Rosa foi contemplado comuma nova viatura para a Po-

ca no município. “O trabalhodo deputado Duílio e do de-putado Elio fazem uma gran-de diferença para que pos-samos nos aproximar cadavez mais do Governo do Es-tado e com isso transferir be-nefícios para nossa comuni-dade”, salienta o prefeito.

A viatura viabilizada paraNova Santa Rosa faz parte dolote de 302 veículos entreguespelo governador Beto Richana segunda-feira (25), emCuritiba, para reforçar a frotadas polícias Civil e Militar emtodo o Estado.

lícia Militar. O veículo Dus-ter, motor 2.0, foi viabilizadodevido à articulação dos de-

putados estaduais Duílio Ge-nari e Elio Rusch junto aoGoverno do Estado, a pedido

do prefeito Rodrigo Fernan-des, visando concretizar aspolíticas de segurança públi-

Prefeito Rodrigo Fernandes, a secretária de Saúde, Marlice Fernandes, e o secretário de Finanças, Arlindo Wutzke,

com os deputados Elio Rusch e Duílio Genari, articuladores para a viabilização da viatura

Fotos: Marcos Elieser

Émili Cristine

-

Árvore da vida, ge-nealógica, da espe-rança. Árvore é na-tureza, é liberdade,

é poesia. Quem dera o poetapudesse sê-la.

Nativas, frutíferas,exóticas. Elas dãofolhas, frutas, som-bras, purificam oar, fortalecem efertilizam os so-los e protegemos rios. Mais doque isso, elaspodem ser ins-trumento deconscientização

ambiental e promoção da cida-dania. Por essas dimensões tãoabrangentes, as árvores foramescolhidas pela diretoria da As-sociação Comercial e Empresa-rial de Marechal Cândido Ron-don (Acimacar) para coroarem acelebração dos 45 anos de funda-ção da entidade.

O projeto “Plantio da segun-da árvore por habitante” será

lançado oficialmente no próximodia 05, na Praça Willy Barth, ondeserá plantada a primeira muda.O evento deverá contar com apresença de autoridades munici-pais, membros da diretoria, as-sociados, parceiros e público emgeral. “Será um momento muitoespecial em que daremos a lar-gada no projeto, que visa à distri-buição de aproximadamente 46mil mudas de árvores forneci-das por Itaipu Binacional”, des-taca o presidente da Acimacar,Luciano Cremonese.

De acordo com o coordena-dor do projeto, vice-presidentepara Assuntos de Responsabili-dade Social e Ambiental da Aci-macar, Legário Gilberto von Müh-len (Beto), a iniciativa tem o pro-pósito de incentivar o empresari-ado a desenvolver em benefíciodo meio ambiente e da socieda-de. “As empresas associadas daAcimacar, indústria, comércio eprestação de serviço têm no pro-jeto a oportunidade de adotaremações de responsabilidade soci-

al, até mesmo porque todos nósgeramos poluição e de certa for-ma prejudicamos o meio ambi-ente. Então, estamos retomandoesse projeto, que já foi sucessoem 2008 e que agora foi reeditadode forma ampliada”, justifica.

Enquanto na campanha ante-rior a Acimacar incentivou o cul-tivo de ipês, desta vez serão dis-tribuídas 62 espécies de plantasdiferentes (ver box). “Queremosintensificar o plantio de árvoresnativas, principalmente no inte-rior do município, de modo a for-talecer tanto a fauna como a flo-ra”, garante Beto, lembrando queo projeto terá apoio e participa-ção da prefeitura, Itaipu, Unioes-te, clubes de serviço, empresas,cooperativas, entidades organi-zadas, Conselho do Jovem Em-preendedor, Conselho da MulherEmpresária, Clube de Escoteiros,Guarda Mirim, dentre outros.

PARCERIASNeste ano, a Acimacar está

firmando parceria com clubes de

serviço no sentido de que os só-cios possam adotar o plantio depelo menos uma planta cada. “ORotary já se prontificou, pois temprevisão de realizar a limpeza deum rio no dia 20 de abril e aprovei-tará a oportunidade para plantaralgumas árvores”, acrescentaCremonese.

Segundo ele, a ConstrutoraDelta tem necessidade de realizaro plantio de cerca de 15 mil árvorese será parceira na atividade.

Também existe expectativade contar com a Copagril e aAgrícola Horizonte no incentivo àadoção de mudas pelos associa-dos e clientes, respectivamente.

DIFERENCIALApós a experiência da primei-

ra árvore por habitante, obtidahá cerca de cinco anos, para essanova investida a Acimacar bus-cou adotar medidas que visemalcançar um maior êxito em rela-ção ao pleno desenvolvimentodas plantas.

O diferencial desta campanha

será uma parceria com aUniversidade Estadual do Oestedo Paraná (Unioeste), com o obje-tivo de que docentes e acadêmi-cos acompanhem o desenvolvi-mento de um determinado núme-ro de plantas. “A universidade,por intermédio do coordenadordo Laboratório de Ciências Flo-restais, professor Ubirajara Con-tro Malavasi, se dispôs a ser par-ceira do projeto e nos apoiar acom-panhando todo o ciclo de vida departe das árvores”, afirma Cre-monese.

Na primeira edição do proje-to, estima-se que 80% dos ipêsvingaram, enquanto a outra par-te não se desenvolveu como es-perado, principalmente no casodas mudas plantadas em locaispúblicos, aponta o presidente,como no Lago Municipal e emalguns canteiros de vias públi-cas. Em alguns desses espaçosestá previsto o replantio.

CENTRAL DE PEDIDOSCom o intuito de planejar e

organizar a distribuição de mu-das, que será gratuita, a Acima-car criou uma central, na sede daentidade, para registrar os pedi-dos dos empresários e da popu-lação em geral. “Temos que ca-talogar as solicitações tendo emvista dimensionar a quantidadede mudas por espécie a ser soli-

citada junto à Itaipu”, justificaCremonese.

Dessa forma, interessadosem receber mudas já podemligar para a Acimacar (3284-5700), falar com Sandra, e re-gistrar a solicitação de mudas.

A distribuição ocorreráposteriormente, conforme adisponibilidade de plantas.“Montaremos várias estru-turas específicas, em deter-minados dias, em frente aempresas e à Acimacar,para que as pessoas te-nham acesso ao projeto epossam fazer a retirada demudas”, expõe o dirigenteda entidade, lembrandoque os pontos e datas se-rão divulgados em mo-mento oportuno.

PRIMAVERAConforme o vice-

presidente da Acima-car, Josué Maioli, a pre-visão é concluir a dis-tribuição e o plantio

das mudas até o dia 21 desetembro, Dia Mundial da Árvo-re, e início da primavera. “O pe-ríodo do ano cujos meses nãopossuem a letra ‘r’ são popular-mente conhecidos como os maisindicados para realizar o plantiode árvores”, lembra.

No bosque destinado ao Ro-tary Club localizado no Parquede Lazer Anita Wanderer, emPorto Mendes, haverá o plantiode duas mudas de cada espéciea fim de comporem um parquepara visitação. “As árvores se-rão identificadas com placas paraque posteriormente alunos pos-sam visitar o local para conheceras diferentes espécies”, comple-menta Cremonese.

OPORTUNIDADEO repasse de mudas será fei-

to gratuitamente para quem ti-ver interesse, devido a patrocí-nio de Itaipu, ressalta o presiden-te da Acimacar. “As pessoasdevem valorizar esse trabalhode distribuição, pois há mudasque custam até R$ 50 cada seforem adquiridas em um hortoou empresa do ramo”, comenta.

Na visão dele, assim como dovice-presidente, a maioria dasárvores será plantada em áreasrurais, próximo a mananciais,enquanto uma proporção menordeverá ser cultivada na zona ur-bana. “Inclusive as pessoas terãooportunidade de criar pomares

As mudas distribuídas por Itai-pu na região - e que serão re-passadas para a Acimacar -são de alta qualidade e exce-

lente variabilidade genética, além de boadiversidade de espécies. Quem garante é ogerente da Divisão de Áreas Protegidas daItaipu, Edson Zanlorensi. Segundo ele, hojea Binacional fornece mudas para pratica-mente todo o trabalho de plantio e recom-posição de áreas degradadas na região dos29 municípios da Bacia Hidrográfica doParaná 3. “Itaipu é parceira dos municípi-os por intermédio do programa Cultivan-do Água Boa e fornece mudas para os tra-balhos de reflorestamento”, enfatiza.

A base da qualidade das plantas come-ça na coleta de sementes, por meio de umaparceria com a Unioeste, campus de Mare-chal Cândido Rondon. “É um trabalho demapeamento de matrizes e coleta de se-mentes em árvores identificadas, com cri-tério científico”, salienta o profissional.

VIVEIROO viveiro de Itaipu possui em torno

de cinco mil metros quadrados, contacom laboratório de sementes, espaço detratamento, armazenamento e manejode substratos, local para envasamentode tubetes, além da área de produção demudas, que soma em torno de três milmetros quadrados.

Ele fica localizado na Vila C do RefúgioBiológico Bela Vista, na área da usina deItaipu, em Foz do Iguaçu. A capacidade deprodução do viveiro é de até um milhão demudas/ano, sendo que atualmente a pro-dução média anual gira em torno de 400 a500 mil unidades.

As mudas são cultivadas com uma téc-nica avançada, em tubetes, com a utiliza-ção de substratos e tratamento fitossani-tário - e não mais com os antigos sacos deterra como era antigamente. O sistema deirrigação também é diferenciado. “Elassaem do viveiro em cerca de 50 mudas porrocambole e precisam ser plantadas ime-diatamente, tendo em vista que não resis-tem por muito tempo sem umidade”, aler-ta Zanlorensi.

RECOMENDAÇÕESApesar dos cuidados que o setor técnico

possui na produção de plantas, o gerenteressalta a necessidade de que o mesmo zeloseja adotado na outra ponta. “Não é sufi-ciente produzirmos boas mudas, tambémé importante que o plantio seja feito com astécnicas recomendadas”, frisa.

Por conta disso, é importante que osexecutores de projetos de distribuição deplantas repassem informações de manejoao público que fará o plantio, recomenda o

gerente. “Deve haver ori-entação sobre o preparoda área, o solo adequado,o tamanho correto dacova, a forma certa demanusear a muda paraque não ocorra o destor-roamento, questões deespaçamento, irrigaçãocaso não chova, contro-le de formigas e afasta-mento de animais do-mésticos. Ainda suge-rimos o coroamento ea roçada se necessáriopara evitar a compe-tição com ervas dani-nhas”, orienta Zanlo-rensi. De acordo comele, conforme a con-dição de plantio, oscuidados com cadaplanta podem che-gar a 1,5 ano a doisanos, sendo que de-pois disso ela con-segue sobreviverpor conta própria.

Mudas são produzidascom máxima qualidade técnica

16 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

EXAME DA OAB

Curso de Direito da Unioeste conquista 3º lugar no ParanáA OAB divulgou a porcentagem de aprovados na segunda fase do exame.

O Conselho Federal da Or-dem dos Advogados do Brasil(OAB) divulgou, na semanapassada, o desempenho porentidade de ensino de todo oBrasil no 8º Exame de Ordem,que teve as provas realizadasem setembro e outubro do anopassado. Na porcentagem deaprovados entre os inscritosde cada uma das instituiçõessuperiores de ensino de Direi-to do Paraná, o curso de Direi-to da Universidade Estadualdo Oeste do Paraná (Unioes-te), campus de Marechal Cân-dido Rondon, conquistou aterceira posição, com 52,38%.Já a porcentagem média al-

cançada pela Instituição noBrasil foi de 16%.

Ela está à frente da Univer-sidade Federal do Paraná(UFPR), da Universidade Es-tadual de Ponta Grossa(UEPG) e da Universidade Es-tadual de Maringá (UEM). Ainformação é do coordenadordo curso de Direito da Unioes-te de Marechal Rondon, Ro-berto Nassar. “A qualidade deensino é uma harmonizaçãoentre as esferas da Unioeste.Há um envolvimento muitogrande por parte do corpodocente que prepara os acadê-micos para o mercado de tra-balho. Aliamos a teoria com a

prática para que o aluno tenhacondições de atuar”, comenta.

O coordenador afirma ain-da que Marechal Rondon é umacidade de pequeno a médio por-te e o curso de Direito é aindamuito recente no município,pois tem apenas dez anos, paraalcançar uma pontuação comoesta. “Nenhum curso no Para-ná com esse tempo de existên-cia conseguiu uma colocaçãocomo esta até hoje. É o momen-to de se repensar a instalaçãode novos cursos jurídicos. Es-tamos contentes com o resulta-do”, declarou.

Vanderleia Kochepka/OP

Psiquiatria na Justiça é temade palestra hoje em Rondon

O Tribunal do Júri da Uni-versidade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste), campus deMarechal Cândido Rondon, serápalco, na noite de hoje (27), deum evento promovido pelo Cen-tro Acadêmico de Direito XVIIIde Novembro, em conjunto coma Associação de Portadores deLesões por Esforços Repetitivos(Apler), com o apoio da coorde-nação do Curso de Direito. Tra-ta-se da palestra intitulada “Asfunções da psiquiatria na Justi-ça: o papel do perito psiquiatrano processo criminal”, que seráministrada a partir das 19h30,por José Elias Aiex Neto, forma-do em Medicina pela Universi-dade Federal do Paraná, comresidência em Psiquiatria pelaFaculdade de Medicina de Ma-rília (SP) e que atualmente atuano Sistema Único de Saúde (SUS)e como médico psiquiatra de pe-rícias cíveis, criminais e traba-lhistas em Foz do Iguaçu.

O profissional abordará afunção do perito psiquiatra no

processo criminal. Logo apósa palestra, ele fará o lançamen-to do seu livro “Psiquiatriasem alma”. Na obra, o médicofaz uma denúncia sobre a má-fia dos remédios dentro daPsiquiatria. A obra já foi lan-çada nas cidades de Cascavel eFoz do Iguaçu e é fruto de dezanos de pesquisa.

O evento é gratuito e abertoa todos os cursos e à comunida-de em geral, tendo como focoprincipal os profissionais deeducação, saúde, acadêmicos eoperadores do direito. O presi-dente do Centro Acadêmico deDireito XVIII de Novembro, Ju-ari Salvador, o primeiro secre-tário, Luciano Palagano, e o se-cretário de imprensa, RenatoSarmento, comentam que aspessoas que se fizerem presen-tes receberão certificado de par-ticipação emitido pelo Centrode Ciências Sociais Aplicadas.

COLÓQUIOPor outro lado, para o dia 15

de abril está programada a pri-meira edição do Colóquio sobreuso dos agrotóxicos e impactossocioambientais. O evento, quetambém acontecerá no Tribu-nal do Júri da Unioeste, é orga-nizado pelo Centro Acadêmicode Direito XVIII de Novembro,Geografia das Lutas no Campoe na Cidade (Geolutas), Associ-ação dos Geógrafos Brasileiros(AGB) - seção local de MarechalCândido Rondon, Associaçãode Portadores de Lesão por Es-forços Repetitivos (Apler), Cen-tro Acadêmico de GeografiaChico Mendes, Rede de Agroe-cologia Ecovida, Centro deApoio ao Pequeno Agricultor(Capa) e Ardecs.

A programação está dividi-da em três momentos. Ela iniciaàs 08 horas com palestra sobrea ação do Ministério Públicofrente às questões socioambi-entais provocadas pelo uso dosagrotóxicos, que será abordadapelo procurador de Justiça doMinistério Público do Paraná ecoordenador do Centro deApoio Operacional às Promo-torias de Proteção ao MeioAmbiente, Saint-Clair Honora-to Santos. Às 14 horas, haverámostra/debate com a apresen-tação do filme “O veneno estána mesa”, de Silvio Tendler. Ou-tra palestra será proferida às19h30. A temática a ser debati-da pelo doutor da Universida-de Federal do Mato Grosso,Vanderlei Antonio Pignati, estárelacionada ao uso de agrotóxi-cos e às implicações na saúdehumana. As inscrições devemser feitas no início do evento,que é gratuito. Outras informa-ções podem ser obtidas pelotelefone (45) 3284-7870.

Secretário de imprensa do Centro Acadêmico de Direito XVIII de Novembro,

Renato Sarmento, o presidente, Juari Salvador, e o primeiro secretário,

Luciano Palagano, durante visita ao O Presente para divulgação dos eventos

Vanderleia Kochepka/OP

Coordenador do

curso de Direito

da Unioeste de

Marechal

Rondon, Roberto

Nassar: “Nenhum

curso no Paraná

com esse tempo

de existência

conseguiu uma

colocação como

esta até hoje.

Estamos

contentes com o

resultado”

O PRESENTE | 17QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 VARIEDADES

Ingredientes:1/2 xícara de farinha de trigo1/2 xícara de açúcar1/4 de colher (chá) de sal1/2 colher (chá) de canela em pó1 colher rasa (chá) de fermentoem pó

TORTA DE

BANANA

2 ovos grandes50g de manteiga derretida4 ou 5 bananas nanicas80g de chocolate meio amargoou ao leite cortado em pedaçosgrosseiros

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ÁRIES: Momento tenso eintenso. Possibilidade de atri-tos e rompimentos envol-vendo a vida pessoal eprofissional. Aja com consci-

ência. Tensão chega a níveis altíssimos.

TOURO: Não se deixe aba-lar pela forte tensão ao seuredor. Proteja-se dessasenergias. Momento em quepercebe ser necessário agir

mais de acordo com a sua nova verdade.

GÊMEOS: Abrir mão e per-ceber o que não tem controlesobre tudo ajuda a realizar asmudanças. Momento de de-sapego. Cuidado com atitu-

des drásticas.

CÂNCER: Tensão envol-vendo o trabalho e os rela-cionamentos. Tenha cons-ciência sobre o que exata-mente deve ser mudado e

libertado atualmente.

LEÃO: Momento em que ten-de a haver conflitos em rela-ção ao trabalho e à saúde.Agir na prática de acordo coma teoria que você prega é a

questão. Mas cuidado com extremismos.

VIRGEM: Evite se expor asituações que representemum risco financeiro e emocio-nal. O momento atual é muitotenso. E pode ser a gota d’água

que faltava para um rompimento.

LIBRA: Conflitos intensosenvolvendo relacionamentose vida familiar, mudança eapego. Dificuldade de coope-rar, pois há forte energia

competitiva e individual neste momento.

ESCORPIÃO: Muito cuida-do com a tendência a atitu-des que lhe prejudiquem emtermos profissionais ou desaúde. O nível de tensão

pode levar a agir de forma radical.

SAGITÁRIO: Momento degrande tensão que se refleteindividual e coletivamente.Atenção redobrada em ques-tões materiais e afetivas.

Mas cuidado com o apego.

CAPRICÓRNIO: Os confli-tos chegam ao auge. Cuida-do com ações drásticas eradicais. Questões bastantedelicadas envolvendo o lar,

imóveis, família e privacidade.

AQUÁRIO: Hora de deixar iro que dentro de você já fin-dou. Não se apegue. Confli-tos e desafios num momen-to bastante tenso. Todo cui-

dado é pouco. Aja com consciência.

PEIXES: Momento des-favorável para negóciose para confrontos envol-vendo amigos e empre-sas. Forte energia que

indica mudanças.

CABEU E COUBEJoãozinho, sempre ele, escreveu numa redação da

escola: o gato não “cabeu” no buraco. A professora, decastigo, mandou-o escrever 20 vezes no quadro a palavra“coube”. Quando ele terminou, a professora contou aspalavras e comentou:

- Mas você só escreveu “coube” 19 vezes, Joãozinho!- É que a última já não “cabeu”, professora!

NO GERIATRAO médico atende um velhinho milionário que tinha começado

a usar um revolucionário aparelho de audição:- E aí, seu Almeida, está gostando do aparelho?- É muito bom.- Sua família gostou?- Ainda não contei para ninguém, mas já mudei meu testa-

mento três vezes.

Modo de preparo:Preaqueça o forno a 180ºC. Separe um refratário pequeno. Peneire

a farinha com açúcar, fermento, sal, canela e fermento em pó. Bata osovos na batedeira por cerca de três minutos até ficar fofo e esbranqui-çado. Corte as bananas em rodelas de um centímetro. Cubra o fundo comrodelas de banana, regue com 1/3 da margarina, polvilhe 1/3 dosingredientes secos e cubra com 1/3 do ovo batido. Repita as camadasterminando com o ovo batido. Leve para assar 25-30 minutos ou até quea superfície esteja bem corada. Retire do forno e imediatamente distribuaos pedaços de chocolate por toda a torta. Sirva quente ou frio.

NASCIMENTO- Manhê, como foi que eu nasci? - pergunta Zezinho.- Foi a cegonha que te trouxe, meu filho...- E a minha irmã?- Veio de avião.- Puxa! Na nossa família não teve nenhum parto normal?

PROBLEMA DE MEMÓRIAUm homem foi ao médico dizendo que estava com um

problema de memória.- Sabe, doutor, às vezes uma pessoa acaba de me contar algo

e logo esqueço.- E desde quando o senhor sente isso?- Isso o quê?

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUARTA-FEIRA (27)

Ester diz a Alberto que aindaama Cassiano. Cassiano conse-gue tirar Duque debaixo da paredede terra que caiu sobre ele. Héliovisita o pai na cadeia. Ester se recor-da de quando Cassiano lhe pediuque prosseguisse com sua vidacaso algo acontecesse com ele.Ester conta a Taís que Cassianomorreu em um confronto com apolícia. Taís incentiva Ester a ficarcom Alberto. Viridiana conta paraDadá e Lino que sua mãe trabalhouna casa de Dionísio, mas não revelao motivo de ela ter ido embora.

FLOR DO CARIBEDominguinhos presta solida-

riedade a Charlô, que desconfia.Felipe afirma que Carolina nãoocupará o cargo que quer. Vâniase prepara para ver a luta deUlisses. Nieta pega a bonecarussa, depois de Lucilene jogá-la contra Ulisses. Juliana cuidade Nando. Analú fica enfurecidacom a possibilidade de Nando eJuliana se acertarem na ilha.Olívia e Charlô ficam surpresasquando as luzes do castelo vol-tam a acender. Ulisses sofre comseu adversário.

SALVE JORGEHelô avisa Morena que terá

uma conversa séria com ela.Théo encontra uma foto de More-na e se emociona. Helô pedepara Barros não falar nada sobreThéo para Morena. Lívia tentadisfarçar para Wanda sua an-gústia por causa de Théo. Lenaavisa a Théo que Stenio querfalar com ele. Ayla reclama deCyla ter deixado Bianca dançarem seu restaurante. Zyah se afas-ta de Bianca. Érica comenta comMárcia que Áurea está querendoatrapalhar sua mudança.

GUERRA DOS SEXOS○

Namorado de Fatinha dizpara o pai que não vê a hora desair da casa dele e se sustentarsozinho. O papo com a Lia era sófingimento. VidaLoka diz paraAlemão e Caixote que a marren-tinha está na mão dele e não vaicontar para ninguém que a dro-ga era dele. A roqueira corre pararevelar o segredo dos irmãospara Doutor Olavo. Um ratão apa-rece no quarto de Fatinha quefica desesperada. Ela sai só decamisola e pede para dormir nacasa de Bruno.

MALHAÇÃO

*

18 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERQUARTA-FEIRA,

27 DE MARÇO DE [email protected]

Dia 27: Cláudio Pedro DierDia 27: Elaine BiesdorfDia 27: Flávio HartmannDia 27: Jaime Pedro MartelloDia 27: Jarles Luiz SchmittDia 27: Liselote GraebinDia 27: Lúcia Janete FeyhDia 27: Marlene WakitaDia 27: Nelsi JustenDia 27: Pablo NettonDia 27: Rosane KunzlerDia 27: Tiago MadureiraDia 27: Murilo Wilmsen FeidenDia 27: Vanuza Freitas

Prime Studio

O casal

Carolina e

Dietrich

(Hipi)

Seyboth.

Carolina

aniversariou

ontem (26).

Ela recebe

homenagem

das amigas

O ex-pastor da Igreja Martin Luther, de Marechal Cândido Ro

e a esposa Odete, que fixaram residência em

APEGO E DESAPEGOA Associação Internacional para a Evolução da

Consciência (Aracê), com sede no Espírito Santo, pro-move palestra e workshop sobre o tema “Apego edesapego”, em Cascavel. A palestra, pública e gratuita,acontece no próximo dia 06, das 19h30 às 21 horas, e oworkshop, no dia 07, das 08h30 às 12h30. Os doiseventos terão por local o Maxi Hotel, em frente aocampus da Unipar, no centro de Cascavel.

Mais informações e reservas podem ser obtidas pelostelefones (45) 9959-6600 e 8403-5593.

IMPOSTO DE RENDA É TEMA DE PALESTRAO Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Colegiado de Ciências Contábeis

(CCSA) promovem no dia 10 de abril a 5ª edição da palestra “Imposto deRenda 2013”, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),campus de Cascavel. Os professores Denis Dall Asta e Marinês Luiza GuerraDotto, ministrarão a palestra, que tem como objetivo principal esclarecerdúvidas recorrentes sobre a declaração do Imposto de Renda de pessoa física.

As inscrições podem ser realizadas no Colegiado de Ciências Contábeis noCentro de Ciências Sociais Aplicadas. A palestra será no auditório daUnioeste, às 19h30.

O PRESENTE | 19QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 SOCIAL

Arquivo pessoal

ndido Rondon, Edgar Ravache,

cia em Toledo

Ana Luisa Arpellon

Soares na sua festa

de 15 anos

Le

ila

F

oto

gra

fia

s

A bonita GabrielaSandri, capa da

Conceito de EntreRios do Oeste

Leila Fotografias/Conceito em RevistaOBMEP 2013Escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país têm até o

próximo dia 05 para inscrever seus alunos na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemáticadas Escolas Públicas (Obmep) 2013. As inscrições são feitas pelo sitewww.obmep.org.br. Em 2012, Olimpíada teve a participação de quase 20 milhõesde alunos de 46.728 escolas, localizadas em 99,42% dos municípios brasileiros.

UNIMED NOCELULARCooperados da

Unimed Costa Oestepodem acessar umalista de médicos, hos-pitais, laboratórios,centros de diagnósti-co e demais serviçosque compõem o pla-no da cooperativapor meio de aplicati-vos para aparelhos ce-lulares. Para ter aces-so às informações énecessário fazer odownload do GuiaMédico NacionalUnimed, disponívelno Google Play, paraaparelhos que possu-am o sistema “An-droid” e App Storenos telefones da mar-ca Iphone. Ao digitaros quatro primeirosnúmeros do cartão,na página inicial doprograma, o coope-rado acessa o conteú-do exclusivo, de qual-quer lugar do Brasil.

NOVO CÓDIGO

COMERCIAL BRASILEIROA Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR)

e a Confederação Nacional do Comércio de Bens,Serviços e Turismo (CNC) promovem, no dia 08 deabril, em Curitiba, seminário sobre o Novo CódigoComercial Brasileiro. A participação dos empresáriosresultará em um debate, visando o aperfeiçoamento dalegislação comercial.

A participação dos empresários é gratuita e asinscrições podem ser feitas pelo telefone 0800-643-6346.

FESTIVAL DA POLENTAEstão à venda os ingressos para o 6º Festival da

Polenta de São Miguel do Iguaçu, evento organizadopelo Rotary Club, Associação de Senhoras deRotarianos e Programa do Voluntariado Paranaense(Provopar). O festival vai acontecer no dia 04 de maio,no Salão da Igreja Matriz, com início às 19h30. Ovalor da ficha para adulto é de R$ 25 e crianças de seisa 12 anos pagam R$ 15. Parte do valor arrecadado serádestinada à Fundação Rotária.

Serão servidos nove tipos de polenta, comorecheada com frango e carne, temperada, milhoverde e frita.

20 | O PRESENTE POLICIAL QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

MARECHAL RONDON

2ª Cia da Polícia Militar recebe oito novas viaturasRepasse do Governo do Estado beneficiará, além do município rondonense, as cidades

de Entre Rios do Oeste, Guaíra, Santa Helena, Pato Bragado e Nova Santa Rosa

Um problema que se arras-tava há alguns anos e era so-licitação frequente de lideran-ças políticas da região está sen-do atendido pelo Governo doEstado. A 2ª Companhia daPolícia Militar de MarechalCândido Rondon receberá oitonovas viaturas modelo Re-nault Duster. A partir de hoje

Maria Cristina Kunzler

(27) os veículos já estarão àdisposição dos policiais para oserviço de segurança pública.

Dos oito automóveis, doisficarão em Marechal Rondone outros dois serão encami-nhados para Guaíra. O res-tante será destinado para oPelotão de Santa Helena e paraos destacamentos de Entre

Rios do Oeste, Pato Bragadoe Nova Santa Rosa.

Segundo o sargento JoséNunes Palmeira, da 2ª Com-panhia, havia duas princi-pais deficiências na PolíciaMilitar que começam a serrecompostas pelo governoestadual. “O efetivo foi re-composto há poucos dias,mas a Companhia estavacom dificuldade de realizarpatrulhamento devido à fal-ta de viaturas. Possuíamossomente três automóveispara Marechal Rondon.Com este repasse, contare-mos com cinco carros queservirão para atender a co-munidade”, destaca.

Sobre o fato dos destaca-mentos de Quatro Pontes eMercedes não receberem no-vas viaturas, o policial infor-ma que o município quatro-pontense possui um veículoFord Ecosport que está comapenas um ano e meio de uso.Já em relação a Mercedes, osargento explica que está pre-

visto um novo repasse de via-turas por parte do Governodo Estado e a expectativa é deque o município seja contem-plado em um segundo mo-mento. “Enquanto isso, sem-pre que precisar, o destaca-mento poderá comunicar ocomando que de imediato es-taremos dando apoio com via-turas no município”, afirma.

O governador Beto Richaentregou na segunda-feira(25) mais 302 novas viaturaspara reforçar as frotas daspolícias Civil e Militar. A PMrecebeu 208 viaturas e 94 fo-ram para o Departamento dePolícia Civil. Os automóveisfazem parte do pacote de1.470 veículos que o gover-no estadual adquiriu.

O Presente

PF realiza apreensões de cigarrose agrotóxicos em Guaíra

Um homem foi preso e diversascaixas de cigarros e agrotóxicos con-trabandeados do Paraguai localiza-das em um barco e num depósito fo-ram apreendidas pela Delegacia dePolícia Federal Marítima de Guaíra,na noite de segunda-feira (25), no mu-nicípio guairense.

A primeira apreensão ocorreu no RioParaná, por volta das 21 horas, quandoos policiais localizaram um barco dealumínio com motor de popa carregadocom aproximadamente 14 caixas de ci-

garros e 12 caixas de agrotóxicos.Ao avistar o barco, os policiais realiza-ram a abordagem e, ao questionarem otripulante, este confirmou se tratar deuma carga de cigarros e agrotóxicos.

Outra apreensão ocorreu às mar-gens do rio, quando os policiais avista-ram um depósito de cigarros contra-bandeadas do Paraguai, contendo umacarga aproximada de 38 caixas. Umhomem foi levado à Delegacia de PolíciaFederal para providências. O barco e asmercadorias foram encaminhados àReceita Federal do Brasil.

Em outra apreensão às margens do Rio

Paraná, os policiais avistaram um depósito de

cigarros contrabandeadas do Paraguai

Na primeira apreensão os policiais localizaram

um barco carregado com aproximadamente 14 caixas

de cigarros e 12 caixas de agrotóxicos

Fotos: Divulgação

Boliviano é preso com cincoquilos de cocaína pura

A droga foi encontrada nos pertences do boliviano

que estava em um ônibus com destino a Cascavel

Um homem de naciona-lidade boliviana foi presoem flagrante, a partir deuma ação conjunta entrePolícia Federal, Delegacia dePolícia e equipe da ForçaNacional, na tarde de se-gunda-feira (25), em Guaí-ra, transportando drogas.

Ele foi detido duranteabordagem policial a um ôni-bus de linha que fazia o iti-nerário Campo Grande (MS)

a Cascavel. Com o bolivianoforam encontrados cincoquilos de cocaína pura, queestava em uma mochila comseus pertences. O homem in-formou que ganharia aquantia de R$ 2 mil paralevar o entorpecente até omunicípio cascavelense.

Ele e a droga foram enca-minhados à Delegacia da Po-lícia Federal, onde perma-nece à disposição da Justiça.

Catve

As novas viaturas entregues pelo governador

Beto Richa são do modelo Renault Duster

Sargento

José Nunes

Palmeira: “A

partir de

amanhã

(hoje, 27) as

viaturas já

estarão à

disposição

de serviços

em Marechal

Cândido

Rondon e

região

O PRESENTE | 21QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 POLICIAL

SANTA HELENA

Rapaz atira em moça após tentar namorá-laAutor dos disparos relatou aos policiais que passou a ser ameaçado por uma pessoa depois que

a vítima teria “feito fofocas” a seu respeito e por esse motivo tentou matá-la

Um adolescente de 17 anosfoi apreendido em flagrante porpoliciais militares, após tenta-tiva de homicídio contra umamenor da mesma idade, na tar-de de ontem (26), em Santa He-lena. Segundo informações daPolícia Militar (PM), o jovemutilizou uma espingarda cali-bre 32 para atirar várias vezescontra a vítima, porém, ape-

nas dois disparos teriam acer-tado a moça, no braço e na re-gião do abdômen.

Após a tentativa de homicí-dio, o rapaz foi para a sua resi-dência, localizada no Loteamen-to Sol Nascente, onde foi encon-trado pela PM. Ele levou os poli-ciais até o local onde havia escon-dido a arma usada no crime. Nacasa também foram encontra-

dos vários objetos utilizadospara recarregar os cartuchos.

O menor disse aos policiaisque decidiu matar a moça de-pois de ter enviado mensagensa ela, com a intenção de namo-rá-la, porém, não foi corres-pondido, sendo que desde adata teria sido ameaçado poroutra pessoa, depois de, segun-do ele, a vítima ter realizado“fofocas” a seu respeito. Então,na tarde de ontem, o rapaz re-solveu ir até a empresa onde avítima trabalha para tirar sa-tisfação e, como estava arma-do, atirou várias vezes, com aintenção de matá-la.

A jovem foi socorrida e en-caminhada para o HospitalPoliclínica de Santa Helena,logo em seguida transferidapara o Hospital Bom Jesus, emToledo, devido à gravidade dosferimentos.

A Delegacia de Polícia Civilde Santa Helena informou quedentro de 24 horas o menor se-ria ouvido. Ele permanece reco-lhido à disposição da Justiça.

Mesmo ferida, a vítima de 17 anos conseguiu escapar do agressor:

marcas de sangue ficaram pela empresa

Droga e celularessão encontrados nacadeia de Palotina

Vários celulares, carrega-dores e, inclusive, drogasforam encontrados nas ce-las da cadeia pública de Pa-lotina, durante operaçãopente-fino realizada ontem(26). Os policiais da Dele-gacia da Polícia Civil domunicípio contaram com oapoio de uma equipe daRotam de Toledo para reali-zar a vistoria em duas alasmasculinas do cadeião.

Alguns detentos deraminício a um tumulto a fim deque os policiais desistissem

Aves silvestres são encontradasem cativeiro e homem é preso

Eduardo Klamoski Lima foipreso em flagrante pela Polí-cia Ambiental Força Verde eagentes do Instituto ChicoMendes de Biodiversidade(Icmbio), na tarde de segun-da-feira (25), em Matelândia,após denúncia de tráfico deanimais silvestres no municí-pio. Na residência de Eduardofoi constatado que ele manti-nha em cativeiro 61 aves sil-vestres, 20 gaiolas e três ar-

Boatos indicam que “Maníacoda Cruz” pode estar morto

Uma rádio de Dourados(MS) divulgou que teria sidoinformada que DionathanCelestrino, conhecido comoo “Maníaco da Cruz”, teriasido morto no Paraguai. Ainformação não foi confirma-da pelas autoridades polici-ais, tanto brasileiras comoparaguaias. A polícia apenasdisse que ele está foragidodesde o dia 03 de março, quan-

do encontrava-se na UnidadeEducacional de Internação dePonta Porã.

Dionathan ficou conhecidodepois que a imprensa come-çou a divulgar sua fuga. Ele éconsiderado pela polícia comouma pessoa extremamente pe-rigosa, pois recebeu o apelidode Maníaco da Cruz pelo fato dedeixar suas vítimas em posiçãode crucificação, após cometer

homicídio. Ao ser preso, naépoca com 16 anos, ele teriaconfessado ser autor de trêshomicídios e relatado deta-lhes de suas ações. Antes dedeterminar se a vítima iriamorrer ou não, Dionathanfazia uma série de perguntasrelacionada à vida sexualdela, e dependendo da res-posta, ele a considerava im-pura e a matava.

madilhas tipo alçapão.O homem foi multado por

“ter em cativeiro espécimesda fauna silvestre sem auto-rização do órgão ambientalcompetente”, no valor deR$ 30,5 mil (R$ 500 por cadapássaro que possuía), alémde responder o processo cri-minal em regime fechado.

As aves foram examinadaspor veterinário e soltas namata próximo ao Parque Na-

cional do Iguaçu.Durante buscas no interi-

or da casa do acusado, foi lo-calizado debaixo do sofá dasala um revólver calibre 38,marca Taurus, três polega-das com numeração raspadae seis cartuchos intactos.

Diante dos fatos, foi dadavoz de prisão e Eduardo foiconduzido à Delegacia de Polí-cia Civil de Matelândia paraas providências cabíveis.

BPFron apreende veículo commercadorias contrabandeadas

E q u i p e s d o B a t a l h ã od e Políc ia de Fronteira(BPFron) apreenderam naPR-495, na madrugada deontem (26), em Itaipulân-dia, durante patrulhamen-to na rodovia, um veículoDoblô, com placas de Recife(PE), contendo em seu inte-rior aparelhos eletroeletrô-

da revista, sendo necessá-ria a utilização de balas deborracha para conter osânimos dos presos.

Conforme o delegadoEdgar Santana, operaçõesdesta natureza serão reali-zadas constantemente, vi-sando inibir a entrada deobjetos ilícitos e até mes-mo uma possível rebeliãoou fuga de presos. “Ga-rantimos, assim, a paz den-tro da cadeia e a segurançapara a população de Palo-tina”, ressaltou o policial.

nicos e brinquedos contra-bandeados do Paraguai,avaliados em R$ 10 mil.

Os ocupantes, dois ho-mens, foram identificados eliberados, enquanto que asmercadorias e o veículo fo-ram apreendidos e encami-nhados para a Receita Federalde Foz do Iguaçu.

A polícia apreendeu a arma utilizada no crime e

os produtos usados na recarga dos cartuchos

Fotos: Rafael Rosa/Correio do Lago

22 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

O Grupo dos Estradeiros Terra das Águas e o Grupo dosEstradeiros do Paraná, juntamente com a Prefeitura de SantaHelena, promovem o Encontro Nacional de Campistas “Terra dasÁguas”, que acontece desde segunda-feira (25) até sábado (30),no Balneário de Santa Helena. O evento serve para comemorar o23º aniversário do Grupo dos Estradeiros do Paraná e o 9ºaniversário do Grupo Estradeiros Terra das Águas. Os organiza-dores têm a expectativa de receber 400 motor-homes para oencontro. Este ano há um incentivo ao comércio de Santa Helena.Os participantes que comprarem nas empresas do municípioconcorrerão a brindes.

ENCONTRO DEMOTOR-HOMES

Um lugar especial: casa da minha avó Alzira.Uma inspiração: minha mãe sempre será minha inspi-

ração. Uma pessoa querida por todos, dedicada, sempreajuda quem precisa. Modelo de mãe.

Para me divertir: qualquer lugar em boa companhia.Para espantar a tristeza: ficar com as pessoas que eu

gosto e que me fazem bem.Perfume: Hypnôse - Lancôme.Mando bem quando: faço o que gosto. No trabalho

gosto de deixar as pessoas realizadas.Sonho de consumo: não diria sonho de consumo, mas

eu quero mesmo é ser feliz fazendo o que eu amo, ter minhacasa e construir minha família.

Em casa adoro: descansar, assistir TV e filmes com meunamorado.

Atividades atuais: esteticista, maquiadora, faço aca-demia, pilates e jump.

Dica de beleza: autoestima, bom humor, água e pro-tetor solar!

A moda agora é: acho que cada pessoa precisa sesentir bem com aquilo que está usando, independente demoda.

Desço do salto: com inveja, arrogância e falta deconsideração.

O que me enche de orgulho: ter uma família boa,unida, que sei que posso contar.

Preciso melhorar: às vezes esqueço que o mundo nãogira em torno de mim.

Uma mania: lavar as mãos.Amigos: são essenciais, a quem você sabe que pode

recorrer quando precisar.Uma boa lembrança: meu pai, minha infância, vôlei, balé

e o Clube Incas.Família: a base de tudo e pra tudo.Filosofia de vida: fazer o que realmente você gosta, o

que te dá prazer e te faz feliz.Ser esteticista é: agir com ética, sinceridade e compe-

tência. Levar beleza, realização e autoestima, trabalhandosempre em benefício do bem-estar físico e mental do cliente.

Para se destacar na sua área é preciso: ética,responsabilidade, criatividade.

Maior desafio encontrado dentro da profissão: sedestacar em uma área que requer dedicação, atualização egostar de lidar com pessoas.

O que falta em Santa Helena: baladas.Nota 10 para Santa Helena: a cidade é bonita, organi-

zada e limpa.

O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

WOOD’S

29/03 - BRUNINHO & DAVI

BIELLE CLUB

28/03 - SERTANEJO CLASSE A -EVERTON & ALEX

30/03 - NOITE DE PÁSCOA COM BRUNOBARUDI - RE DUPRE

HOOLIGANS PUB

28/03 - CHARLIE BROWN JR TRIBUTO

29/03 - TRIBUTO NANDO REIS + CÁSSIAELLER

30/03 - AC/DC TRIBUTO BON SCOTT

MINISTTERIO DA MÚSICA

28/03 - CLUBE DA QUINTA

30/03 - FABO + ROLLDABEETZ

COWBOY SALOON

30/03 - BAILE DE ALELUIA

FOZ DO IGUAÇU:

WOOD’S

28/03 - MARIA CECÍLIA & RODOLFO

30/03 - EDY & ALEKS + PATRICK REDER

ONO MUSIC HALL

29/03 - MARCOS & BELUTTI

MEDIANEIRA

QUEEN’S PUB

30/03 - PÁSCOA OPEN BAR

THE NUTT CLUB MUSIC

30/03 - PÁSCOA - RESISTENCIA ATIVA

SANTA HELENA

ESQUINA CÉU AZUL

30/03 - BAILE DE PÁSCOA

TOLEDO:

EMPÓRIO SANTA MARIA

29/03 - MUNHOZ & MARIANO

30/03 - MR BUNNY

GARDEN MUSIC LOUNGE

28/03 - QUINTA DO ARROCHA

30/03 - CRAZY BUNNY

Flash da Semana

Arquivo pessoal

Aniversariantede sábado (30),KarolineMunarini. Elarecebe ocarinho defamiliares eamigos.Parabéns,felicidades Ká!

ACISA INFORMA

A Associação Comercial e Em-presarial de Santa Helena (Acisa)informa aos santa-helenenses ohorário especial de Páscoa. Oatendimento do comércio amanhã(28) será das 08 às 19 horas. Nosábado (30), das 08 às 15 horas.

VOCÊ SABIA?

DIA DO CIRCOO Dia do Circo é comemorado em 27 de março (hoje), em uma homenagem

ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidadede Ribeirão Preto, São Paulo. Piolin era considerado um grande palhaço, quese destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginastae equilibrista. No Brasil, os circos apresentavam uma estrutura teatral. Suaintrodução deve-se às famílias ciganas que, com suas tendas, atraíam especta-dores para suas apresentações. Mas o circo com suas características itinerantesaparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades,visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Dosucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo. O palhaçobrasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu,que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro,conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

DESTAQUE

Registro da inauguração do novo escritório da doutoraAndreza Dolatto Inácio. O evento aconteceu no sábado (23),

em Santa Helena. Na foto, a Dra. Andreza acompanhadade Monica Rupp e Fernando Baches

A Sicredi Cataratas do Iguaçu promoveu um encontro com a imprensaregional na noite de segunda-feira (25), na Associação Recreativa Lar,em Medianeira. Na foto, o presidente da cooperativa, Luiz Hoflinger;o gerente da Unidade de São Roque/Santa Helena, Cleiton Butzge;

representando a gerente da Unidade de Santa Helena, Ândreo Mine;e os representantes da imprensa local, Correio do Lago, Rádio

Liberdade FM, Rádio Grande Lago e Jornal O Presente

O Presente

Divulgação

24 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

REGIONAL

Equipe de Bolão disputa Campeonato Costa OesteAACC/Prefeitura Marechal Rondon está no grupo A, junto com as seleções de Pato Bragado, Serranópolis

do Iguaçu, Santa Helena e Yara Country Clube. Rodada de abertura será no próximo dia 06

A equipe da AACC/Pre-feitura Marechal CândidoRondon vai disputar o 8ºCampeonato Costa Oeste deBolão, organizado pelo YaraCountry Clube, de Toledo.A competição inicia no pró-ximo dia 06 e a rodada deabertura acontece a partirdas 15 horas, na AssociaçãoAtlética Cultural Copagril(AACC), em Marechal Ron-don. Em busca do título decampeão estão 15 equipes,divididas em três grupos.

Na chave A, os rondo-nenses encontram com asseleções do Yara CountryClube, Pato Bragado, Ser-ranópolis do Iguaçu e San-ta Helena; no B estão o Clu-be Toledão, Palotina, NovaSanta Rosa, Clube dosQuinze/Foz do Iguaçu e

Título do futsal feminino emToledo é decidido nos pênaltisA equipe do Serviço Social

do Comércio (Sesc) levou otítulo do 1º Campeonato Fe-minino de Futsal, promovi-do pela Secretaria de Espor-tes e Lazer de Toledo. A com-petição foi realizada duranteo mês de março, em comemo-ração ao Dia Internacionalda Mulher e reuniu cerca de

Semifinal da TaçaDavid Moretto serádia 07 em Palotina

A semifinal da 2ª TaçaDavid Moretto de FutebolSuíço, realizado pela equi-pe Máster La Salle, comapoio da Secretaria de Es-portes de Palotina, será re-alizada no próximo dia 07,no campo da Associação doLa Salle. Abrem a rodada,

Inscrições ao Programa EsporteCidadão podem ser feitas até dia 03

Recentemente foi aprova-da na Câmara de Toledo, a leinº 10, que trata de incentivoao esporte no município. O“Programa Esporte Cidadão”prevê apoio às atividades es-portivas que não são desen-volvidas pela Secretaria deEsportes e Lazer.

De acordo com a secretá-ria da pasta, Marli Gonçal-ves Costa, todas as entida-des que se enquadrem noscritérios previstos pela leiterão prazo até a próximaquarta-feira (03) para pro-tocolar na secretaria, emanexo ao Ginásio AlcidesPan, os projetos esportivosdesenvolvidos pelas associ-ações. “Foi decretado pelo

prefeito (Beto Lunitti) e umacomissão de profissionaisda secretaria fará a avalia-ção dos projetos apresenta-dos. Será de responsabili-dade desta comissão avali-ar e posteriormente definirvalores a serem repassados,de acordo com orçamentodestinado para este fim”,declara Marli.

CRITÉRIOSAs modalidades que são

oferecidas pela Secretaria deEsportes e Lazer não serãobeneficiadas; os esportes so-licitados devem ser modali-dades consideradas oficiaisdos Jogos Abertos do Para-ná (JAPs), Jogos da Juven-

tude do Paraná (Jojups) edos Jogos Paradesportivos doParaná (Parajaps); as enti-dades que solicitarem recur-sos deverão ser consideradasde utilidade pública pela Câ-mara há pelo menos três anose devem comprovar atendi-mento social gratuito. Ou-tros eventos esportivos tam-bém podem solicitar recur-sos, desde que sejam tradici-onais no município.

Para conferir as diretri-zes da lei do “Programa Es-porte Cidadão”, os interes-sados podem acessar o sitewww.toledo.pr.gov.br ouentrar em contato com a Se-cretaria de Esportes e Lazer,pelo telefone (45) 3378-5753.

Capitão Leônidas das Mar-ques; e no C jogam os timesde Matelândia, Medianeira,Missal, Dois Irmãos/Tole-do e Cascavel.

Os confrontos do grupoB acontecem no Clube Real,em Palotina, e do C, em Mis-sal. Avançam para a próxi-ma fase do torneio as qua-tro equipes com melhor cam-panha em cada chave. Aspróximas rodadas estão pro-gramadas para os dias 18 demaio, 1º de junho, 06 dejulho e a última rodada dachave classificatória será dia20 de julho.

Integram o time rondo-nense os atletas Timotéo,Preto, Ticha, Américo, Mar-cão, Astério, Rogério, Belmir,Joãozinho, Mike, Jairo, Rui,Carlão e Ricardo.

TORNEIO REGIONALO título do 2º Torneio Re-

gional de Bolão, promovidopelo grupo feminino e mascu-lino da AACC/Prefeitura Ma-rechal Cândido Rondon, foiconquistado, no naipe femini-no, pela equipe de Palotina e,no masculino, por Nova San-ta Rosa. A competição reuniudez equipes, no último final desemana, na Associação Atléti-ca Cultural Copagril (AACC),em Marechal Rondon.

Já as mulheres do YaraCountry Clube e do ClubeToledão, ambos de Toledo, fi-caram em 2º e 3º lugar, respec-tivamente. No masculino, Pa-lotina e Clube Toledão com-pletaram o pódio. Os três pri-meiros colocados foram pre-miados com troféus, medalhase mais valor em dinheiro.

70 atletas, distribuídas emoito seleções.

As meninas do Sesc sua-ram a camisa no último do-mingo (24) para vencer oselecionado da Stilo Lince,porém, no tempo comple-mentar, o jogo terminou em-patado e foi decidido nas co-branças de penalidade máxi-

ma, ocasião em que o Sesclevou a melhor, ao marcarquatro gols contra três doadversário, conquistando otroféu de campeão da edição2013 do torneio.

Na decisão do 3º lugar,Leklek derrotou por 3 a 2 asPanteras e ficou com a meda-lha de bronze.

às 14h30, os times da Itva-le/Palotina Esportes/Ofici-na da Moda x Jardim NovaEsperança; e, na sequência,se encontram Ardefa/OFrasson x Academia BoaForma. A decisão do títulodo campeonato será reali-zada no dia 14 de abril.

Rondonenses conquistamimportantes resultados noParanaense de Ciclismo

Marechal Cândido Ron-don esteve representado,no final de semana, na pri-meira etapa do Campeo-nato Paranaense de Ciclis-mo de Estrada, realizadoem Foz do Iguaçu. A com-petição reuniu cerca de200 atletas, além dos ron-donenses e da cidade-sede,ciclistas de Guaíra, Palo-tina, Toledo, Cascavel,Maringá, Ponta Grossa,Guarapuava, Londrina,Araucária, Arapongas,Curitiba, Rolândia, Cia-norte, Campo Mourão,Ivaiporã, Jesuítas Ronca-dor, Campo Largo, alémdo Paraguai e do Estadode Goiás.

A equipe de MarechalRondon conquistou im-

Equipe de Marechal Rondon voltou com medalhasdo Campeonato Paranaense de Ciclismo de Estrada

portantes resultados: nacategoria infantojuvenil,Ana Wilma Kotz Inhoattoe Guilherme Raabe Wulffgarantiram a 3ª colocação;no máster C, Paul LírioBerwing cruzou a linhade chegada em 1º lugar;enquanto na junior, Jor-ge Matheus Dickel e, nasub-30, Flávio Cardoso,garantiram a 5ª posição naprova. Participaram ain-da da competição DayaneInhoatto, Lucinar Florese Rafael Zastrow.

A equipe conta com oapoio da prefeitura, por in-termédio da Secretaria deEsportes e Lazer, Engemarko,Rir Máquinas, Bicicleta-ria Lírio, MCR Bikes e Car-vão Rondon.

Divulgação

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 ESPORTES

BASQUETE

Equipe sub-14 da Aroba disputa Copa Unimed CuritibaSelecionado rondonense estreia com um clássico regional no próximo dia 04,

diante do Ninfa/Incomar/PM Toledo, em São José dos Pinhais

Pela primeira vez, a equipesub-14 da Associação Rondo-nense de Basquete (Aroba), deMarechal Cândido Rondon, vaiparticipar da Copa Unimed Cu-ritiba, que acontece a partir dopróximo dia 04 (quinta-feira) e seestende até o dia 07 (domingo),em São José dos Pinhais. Osrondonenses enfrentam nacompetição os selecionados doNinfa/Incomar/PM Toledo, Cír-culo Militar/Dom Bosco/Amil,Colégio Sepam/Ponta Grossa eTittãs/Sest Senat Basketball.

No feminino disputam Abatac/La Salle/Sicoob/PM Toledo, Se-pam/Ponta Grossa, PM FazendaRio Grande, PM São José dos Pi-nhais e Círculo Militar/ Dom Bos-co/Amil. Já na categoria sub-12masculino estão as equipes daNinfa/Incomar/PM de Toledo, PMde Fazenda Rio Grande, ColégioSepam/Ponta Grossa e CírculoMilitar/Dom Bosco/Amil; e no fe-minino jogam Abatac/La Salle/Si-coob/PM Toledo, PM Fazenda RioGrande e PM São José dos Pinhais.

A seleção de Marechal Ron-

Equipe da Aroba que vai representar Marechal Cândido Rondonna Copa Unimed Curitiba, na próxima semana

Os atletas que receberão o Prêmio Destaque 2012 ladeados pelo técnicoGuilherme Roma e pelo secretário de Esportes e Lazer, Roberto Braatz

don estreia com um clássico re-gional na quinta-feira, às 08h30,diante do Ninfa/Incomar/PMToledo, no Ginásio de EsportesNey Braga. E às 17 horas enca-ram os meninos do ColégioSepam/Ponta Grossa. Confiraa tabela completa da competi-ção no site do Jornal O Presente(www.opresente.com.br).

De acordo com o técnico Gui-lherme Roma, este é o segundocampeonato mais importante doEstado e vai oportunizar aos atle-tas competir de igual para igualcom importantes equipes do Pa-raná, além de servir como pre-paração para as duas principaiscompetições da categoria: Jo-gos Escolares do Paraná (JEPs)e o Campeonato Estadual. O se-lecionado rondonense conquis-tou no ano passado o vice-cam-peonato paranaense e o títuloda Taça Paraná Sub-13, e esteano passou por algumas refor-mulações visando à temporada2013. “Esta equipe está se pre-parando há dois anos e já teveresultados relevantes em nível

estadual. Apesar de ser umaequipe nova, já vem com umpouco de bagagem. Foi refor-mulada este ano e estamos indodisputar a Copa Unimed comuma delegação de 14 atletas edois professores, e nosso obje-tivo é ficar entre os melhores”,declarou Roma à reportagemdeste diário, ontem (26).

Visando bons resultados nascompetições desta temporada,o grupo treina diariamente duashoras, nas segundas, quartas esextas-feiras no Ginásio de Es-portes Clarindo Bortolon (VilaGaúcha), e nas terças e quintas-feiras no Ginásio de Esporte doColégio Rui Barbosa. “Eles es-tão bem focados, sabem da res-ponsabilidade que têm, apesarde não ser a nossa competiçãoprincipal, mas a gente está indocom o intuito também de avaliaros atletas para depois ter umcaminho a seguir e corrigir oserros, para chegarmos bem nospróximos compromissos”, en-fatiza o dirigente.

PRÊMIODESTAQUE 2012

Por outro lado, a FederaçãoParanaense de Basquete realizano próximo dia 13, a partir das 20horas, no Restaurante Madalos-so, em Curitiba, a cerimônia deentrega do Prêmio Destaque 2012.Na ocasião, serão homenagea-dos atletas, técnicos, personali-dades esportivas, técnicos hono-rários, gestores do esporte, árbi-tros, imprensa, autoridades epatrocinadores. Dentre os pre-miados estão três atletas rondo-nenses: Jonathan Medin Fernan-dez (cestinha do Campeonato Es-tadual Sub-13), Fabiano Borges(cestinha da Taça Paraná Sub-13)e João Matheus (melhor jogadordo Estado em 2012). “Este prêmio

é um reconhecimento pelo traba-lho desenvolvido por meio do es-forço de cada um, porque a opor-tunidade de treino é dada paratodos. O atleta que mais se dedi-ca, se concentra, e que mais temforça de vontade consegue me-lhores habilidades. Então, estapremiação tem muito mais méri-to deles do que de outras pes-soas, lógico que tem o apoio dosprofessores e dos pais, mas vaimuito da vontade do atleta. Oesforço deles está sendo recom-

pensado”, analisa Roma.Também se destacaram em

2012 os jogadores de Toledo: Tai-nara Caroline Carloto (cestinhado Campeonato Estadual Sub-15),Gustavo Henrique de Almeida(atleta destaque da Taça ParanáSub-12), Lucas Matheus SoaresStulp (cestinha da Taça ParanáSub-15), Tainá Cristine Carloto(cestinha da Taça Paraná Sub-15e Copa Unimed Curitiba Sub-15)e Maria Vitória Scholz (cestinhaCopa Unimed Curitiba Sub-14).

Fotos: O Presente

LANÇAMENTO DO SITENa próxima quarta-feira (03), a partir das 19h30, será realizado no

Ginásio de Esportes do Colégio Rui Barbosa, em Marechal CândidoRondon, o coquetel de lançamento do site da Aroba. Segundo o técnicoda equipe, dentre os objetivos da criação da página está o de divulgar asatividades do basquete, além de concentrar em um único espaço a históriada modalidade no município rondonense. A divulgação do nome do siteserá feita apenas no dia do evento. “No site vamos contar a história dobasquete em Marechal Rondon desde a fundação da Aroba em 2009, dosprofissionais e atletas que já passaram pela modalidade, além de algumassurpresas que estamos preparando. Esta será uma ferramenta que vamosusar para divulgar as atividades da associação, assim como das compe-tições que participamos”, ressalta Roma.

Atletas de Rondonconquistam cinco medalhas

em Torneio de NataçãoA piscina do Ginásio de Es-

portes Costa Cavalcanti, emFoz do Iguaçu, recebeu, no fi-nal de semana, as disputas doTorneio Regional Oeste deNatação. Os irmãos rondonen-ses Arnaldo Eder Kist, de 12anos, e Ataídes Kist Junior, de13, participaram da competi-ção e conquistaram pódio.

Na prova de 100 metrospeito, Arnaldo se sobressaiue chegou à frente, conquis-tando o 1º lugar; e nos 50 me-tros livre, levou a medalha deprata. Já Ataídes faturou a1ª posição nos 200 metrospeito e garantiu mais duas

Natan Sperafico estreia noautomobilismo com pódioO toledano Natan Sperafico

teve uma boa estreia no automo-bilismo, mesmo com um batis-mo de “fogo”, no último domingo(24), quando disputou a etapa deabertura do Campeonato Metro-politano de Marcas de Cascavel.Sua primeira corrida foi dispu-tada sob forte chuva, aumentan-do as dificuldades para todos osconcorrentes e mais ainda paraquem estava estreando.

Natan mostrou qualidade jáno treino classificatório, quan-do conquistou a colocação nogrid de largada entre os 22 ins-critos para a prova. Dada a lar-gada, ele não se intimidou com

pilotos experientes e, depois debelas disputas, conquistou o 3ºlugar. Na segunda bateria, le-vou alguns toques, chegou a ro-dar uma vez e depois de boarecuperação conquistou o 4º lu-gar. Na soma das duas bateri-as, garantiu a 3ª colocação emsua primeira prova, somando23 pontos. Ficou atrás apenasdos cascavelenses Luiz Fernan-do Pielak e Edgar Favarin/Isra-el Favarin, 1ª e 2ª posição, res-pectivamente.

Segundo Natan, sua estreiafoi excelente porque estava en-frentando pilotos experientes eentre eles estava Luiz Fernando

Pielak, atual campeão brasilei-ro de Marcas 1.6 e que ganhou aprova. “Foi muito bom. Anda-mos de igual para igual com osadversários. O carro rendeu beme temos muito que melhorar paraas próximas etapas. Vamos fa-zer um belo campeonato”, enfa-tiza o novato, que já pensa nasegunda etapa da temporada, aser disputada no dia 21 de abril.

Natan é o 11º piloto da famí-lia Sperafico, a mais numerosado Brasil. Ele é primo dos gêmeosRicardo e Rodrigo Sperafico, quecompetem na Stock Car, e deGuilherme Sperafico, que dis-puta a Sprint Race.

medalhas de bronze nos 50metros costas e peito.

O próximo compromissodos atletas será o 22º TorneioSul-Brasileiro de Clubes Infan-tojuvenil de Natação, que acon-tece nos dias 02 a 05 de maio,em Palhoça (SC). Antes, po-rém, conforme o pai dos nada-dores, Ataídes Kist, se houveralgum campeonato regional éprovável que os rondonensesparticipem como preparaçãopara o Sul-Brasileiro.

Os atletas contam com oapoio da prefeitura, por meioda Secretaria de Esportes eLazer, e do Saae.

BAIXA NO ELENCO

Sem definir equipe, Grêmio treina sem três titularesSouza, Zé Roberto e Elano não participaram do treinamento. Meia passou mal na segunda-feira (25)

26 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

O Grêmio ainda não tem otime definido para o confrontocom o Cruzeiro, amanhã (28), naArena do Grêmio. O técnico Van-derlei Luxemburgo deve man-ter a escalação com três atacan-tes, mas o treinamento da tardede ontem (26), no Estádio Olím-pico, não indiciou as escolhas docomandante gremista. O trio detitulares ficou de fora do traba-lho, preservados no vestiário.

Elano, Zé Roberto e Souza nãotreinaram. Ficaram no interiordo Olímpico apenas fazendo ati-vidades mais leves. O camisa 7,inclusive, não esteve no treina-mento de segunda-feira (25). Pas-sou mal, indisposto, e foi liberadopelos médicos tricolores. A dimi-nuição dos trabalhos é algo cons-tante para Zé e outros, por contado desgaste físico.

O trabalho comandado porRoger dividiu o grupo em três.Vanderlei Luxemburgo apenasassistiu à disputa entre três ti-mes do reservado. O treino con-sistia em uma das equipes tentar

fazer o gol, enquanto a outra pre-cisava passar da linha do meio-campo. Fábio Aurélio participounormalmente, assim como ocompanheiro de posição AndréSantos e Kleber Gladiador.

A tendência de equipe queentra em campo tem Dida; Pará,Cris, Werley e André Santos;Adriano, Souza e Zé Roberto;Kleber, Welliton e Barcos. Fer-

nando jogou com a Seleção Bra-sileira e deve ficar de fora. Oatacante Vargas entrou emcampo com o Chile ontem, con-tra o Uruguai.

O tricolor ainda treinará natarde de hoje (27). O duelo com otime de Porto Alegre pode enga-tar a quarta partida sem derrota.A última foi para o Caracas, naVenezuela, pela Libertadores.

Lucas Uebel/Grêmio

Para se reaproximar doG4, Palmeiras enfrentao ameaçado MirassolO empate com o Santos

tirou o Palmeiras do G4 noPaulista. Hoje (27), às19h30, a equipe enfrenta oMirassol, no estádio JoséMaria de Campos Maia, ten-tando aproveitar-se da pre-ocupação do rival para darsequência a sua série semderrotas no Estadual e vol-tar a figurar entre os quatromelhores da competição.

Sétimo colocado após 15rodadas com 25 pontos, oVerdão irá repetir a equipeque ficou no 0 a 0 diante doPeixe. Vilson, que era dú-vida, não se recuperou doedema na coxa direita e con-

Com interdição do Engenhão, Flu jáestuda possibilidades para LibertadoresJá sabendo da interdição do

Engenhão, anunciada ontem(26) pelo prefeito do Rio de Ja-neiro, Eduardo Paes, o Flumi-nense já começa a ver novaspossibilidades para mandarseu jogo contra o Caracas(VEN), pela última rodada dafase de grupos da Copa Liber-tadores, no próximo dia 18. Otricolor se adiantou ao anún-cio da prefeitura e já comuni-cou possíveis parceiros pararealocar a partida marcadapara o estádio que tem admi-

Poupado, Alex nãoviaja com o Coxa paraenfrentar o NacionalO Coritiba que enfrenta o

lanterna Nacional, hoje (27),às 22 horas, no Estádio ErichGeorge, em Rolândia, teráquatro alterações em relaçãoà derrota de domingo (24)para o Paraná. As novidadessão o zagueiro Luccas Claro,o lateral-direito Patric, o meiaLincoln e o atacante Arthur.Eles entram nos lugares dePereira, Alex, Rafinha e JulioCésar, respectivamente.

Pereira e Rafinha estãosuspensos, enquanto JulioCésar sai por opção do técni-co Marquinhos Santos e Alexfoi poupado do último trei-namento. O camisa 10, aliás,fez exercícios específicos naacademia do CT da Graciosana manhã de ontem (26). Eletem sido o principal destaque

Briatore vê fraquezas no comandoda Red Bull: “Vettel é o chefe”

tinua fora. Além dele, Le-andro Amaro, Valdivia,Henrique, Maikon Leite,Kleber e Souza seguemcomo desfalques para o téc-nico Gilson Kleina.

Até agora, o Verdãoperdeu apenas uma vezno Estadual: na 3ª roda-da, diante do Penapolen-se, no Pacaembu. Desdeentão, são 11 jogos de in-vencibilidade. O Mirassol,por sua vez, não vence hácinco rodadas, sendo quenos últimos três jogosforam apenas derrotas,para São Bernardo, San-tos e Mogi Mirim.

nistração do Botafogo.Assim, o estádio de São Janu-

ário surge como uma provávelopção para o clube, já que man-tendo o jogo na cidade, a logís-tica não muda e nem atrapalhao planejamento do futebol pro-fissional. Se a casa do Vasco nãotiver condições de receber a par-tida, o estádio Raulino de Oli-veira, em Volta Redonda, deveser o escolhido. Por último ecom chances mais remotas, atémesmo o Moacyrzão, em Ma-caé, aparece em pauta.

Em relação ao jogo de hoje(27), diante do Macaé, marcadopara as 19h30, no Engenhão,pela Taça Rio, o Fluminenseseguia na tarde de ontem emcompasso de espera para sa-ber se a partida poderá ser re-alizada no local. Assim, caso oestádio já fosse fechado aindanesta terça-feira, o confrontoterá que ser adiado e remarca-do para outra data, já que nãoé permitida a mudança do lo-cal da partida com menos de48 horas de antecedência.

O empresário Flavio Bria-tore não quis ficar de fora dapolêmica da vez na Fórmula1, a desobediência de Sebasti-an Vettel ao comando da RedBull. Ele opinou sobre a ques-tão e apontou como proble-ma a falta de uma liderança,em virtude dos poderes divi-didos da equipe, cujos chefestêm visões diferentes.

Briatore justificou sua opi-nião na divisão de poderes

dentre da Red Bull. Segundo ele,o chefe Christian Horner tem queconsiderar as medidas contras-tantes do consultor HelmutMarko, que defende os interes-ses do presidente Dietrich Ma-teschitz, e tudo isso causa pro-blemas de liderança, como aque-les vistos na Malásia. “O proble-ma é que há duas pessoas comideias diferentes no pitwall, comHelmut por trás deles na negoci-ação com Mateschitz. Então você

entende que todos eles estãoassustados”, declarou ementrevista à rádio italianaRAI. “Christian nem sequerteve coragem para subir aopódio, pois eles ficaram apa-vorados com um piloto dan-do as cartas em vez do chefede equipe. O fato de Christiannão ter ido ao pódio após umadobradinha diz muito sobresua fraqueza em relação aosoutros”, acrescentou.

Treinamento do Grêmio teve presença de André Santos, Cris e outros

coxa-branca no Estadual,marcando sete gols nos últi-mos cinco jogos.

As novidades não ficamapenas nas alterações das pe-ças. Apesar de manter o esque-ma tático com três zagueirospara enfrentar o lanterna, quetem apenas um ponto em todoo Paranaense, o treinador vaipovoar o meio de campo, comseis jogadores: Patric, Willian,Gil, Robinho, Lincoln e Elti-nho. Desta forma, escala ape-nas Arthur no ataque.

O comandante alviverdenão confirmou o time, masos prováveis 11 que pegamo Nacional são Vanderlei;Luccas Claro, Leandro Al-meida e Chico; Patric, Wil-lian, Gil, Robinho, Lincolne Eltinho; Arthur.

O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 ESPORTES

TAÇA FARROUPILHA

Dunga pede atenção a campo atípico do São JoséComandante disse que espera que o elenco se adapte rapidamente ao gramado sintético,

que será um dos obstáculos que o time terá de superar hoje (27) à noite

O técnico Dunga confir-mou que o Internacional en-trará com um time misto parao jogo com o São José, às 22horas de hoje (27). Sem cincotitulares, o comandante colo-rado optou por dar mais umachance para o atacante Gil-berto, que será utilizado navaga de Caio no ataque. Alémdisso, voltou a reclamar dogramado sintético. Resigna-do, quer uma adaptação rápi-da ao gramado sintético doPasso D’Areia.

Três titulares estarão defora: Rodrigo Moledo, Juan eD’Alessandro, preservadospor conta do campo e da se-quência de partidas. Fred, le-sionado, também será desfal-que. No ataque, a entrada deGilberto ao lado de LeandroDamião. O atacante fez umtrabalho de finalizações comRafael Moura após o coletivoe o rachão de ontem (26) eteve bom desempenho.

O palco do duelo será ofamigerado Passo D'Areia.No primeiro turno, quandoo Inter mudou o confrontocom o Cruzeiro, que seria noestádio, Dunga fez a frase:

“Se gramado sintético fossebom, vaca pastava”. Apesardo tom jocoso, o treinadortem preocupações sobre osefeitos do campo artificial noseu grupo, às vésperas da es-treia pela Copa do Brasil, queacontece na próxima semana,contra o Rio Branco. A pos-sibilidade de lesão aumenta,garantem ortopedistas.

“É um gramado totalmen-te atípico do que estão habitu-ados desde criança. Nunca

ninguém jogou. Aumentamas dificuldades, a questão delesão, a questão psicológica.Na grama natural o pé dá umaescapada. Na sintética, prendee cai o corpo sobre o joelho ouo tornozelo. Tem que se adap-tar o mais rápido possível ocampo”, avaliou Dunga.

A equipe colorada teráMuriel; Gabriel, Alan, Romá-rio e Fabrício; Airton, Josi-mar, Vitor Júnior e Dátolo;Gilberto e Leandro Damião.

Paulo Autuori confirma saída do zagueiro DedéPaulo Autuori confirmou

ontem (26) o que muitos torcedo-res do Vasco temem há algunsmeses. O treinador afirmou que ozagueiro Dedé está com as malasprontas para deixar São Januá-rio. Quando acertou com o timecruzmaltino, o técnico já sabiaque a estada do jogador durariaapenas até o meio do ano.

Divulgação

Com poupados e baixas, Titemantém Sheik e Guerrero no ataque

Em treino coletivo na tar-de de ontem (26), o técnicoTite esboçou o Corinthiansque vai enfrentar hoje (27) oPenapolense, no Pacaembu,pelo Paulistão: Julio Cesar,Edenilson, Chicão, Paulo An-dré e Fábio Santos; Guilher-me Andrade e Guilherme; Jor-ge Henrique, Romarinho eEmerson Sheik; Guerrero.

Dos titulares à disposição,a comissão técnica optou porpoupar Alessandro, Gil, Ralf

Ney Franco modifica SãoPaulo e escala reservas

Com apenas RogérioCeni e Luis Fabiano naequipe, o técnico Ney Fran-co promoveu alterações notime e deve escalar os reser-vas contra o Paulista, hoje(27), às 22 horas, no está-dio Jayme Cintra, pela 15ªrodada do Paulistão.

Sob chuva, Ney Francorealizou um treinamento co-letivo, já dando indícios daequipe que vai encarar oGalo da Japi. Sem Denilson,suspenso pelo terceiro car-tão amarelo, e com os retor-nos dos laterais Cortez ePaulo Miranda, o treinadorescalou o time titular comRogério Ceni, Paulo Miran-da, Lúcio, Rhodolfo e Cor-tez; Wellington, Fabrício e

e Danilo. Cássio, que sentiu le-são no quadril no último do-mingo (24), em jogo contra oGuarani, ficou na academia epode voltar contra o São Pau-lo, no domingo (31).

Quem tem presença garan-tida no domingo é AlexandrePato, que ficará o quarto jogoconsecutivo fora, após sentirincômodo muscular na coxadireita. Ontem ele treinou en-tre os reservas no coletivo. Pau-linho, que sofreu lesão na coxa

esquerda, também treinouentre os reservas, mas nãoserá relacionado.

O meia Douglas, outro quesofreu lesão na coxa esquer-da, fez trabalhos com o fisio-terapeuta. Ele ainda seguefora da equipe. No departa-mento médico, estão RenatoAugusto (45 dias fora, porconta de lesão muscular nacoxa direita) e Igor (um mêsfora, por conta de lesão nojoelho esquerdo).

“Quando eu ainda estavaacertando a minha vinda parao Vasco, eu já sabia que ele iriasair no meio do ano. Acho issoimportante, não ficar inventan-do história”, disse Autuori, quefez muitos elogios e afirmou quepretende continuar usandoDedé até o final do período.

O contrato do zagueiro com

o Vasco se encerra somente em2015. No início deste ano, o joga-dor foi muito assediado peloCorinthians, mas a contrataçãonão chegou a ser concretizada eo defensor permaneceu no clu-be. Recentemente, a imprensainglesa afirmou que Liverpool eManchester United também seinteressam pelo atleta.

Cañete; Douglas, Wallysone Luis Fabiano.

Paulo Miranda se recupe-rou de uma lesão no joelhoesquerdo, enquanto Cortezfoi desfalque por conta deproblemas no joelho direito.Na movimentação em cam-po, Douglas atuou pela pon-ta direita, enquanto Wally-son apareceu no flanco es-querdo do ataque. O argenti-no Cañete jogou no meio,municiando o Fabuloso, nocomando do ataque.

Com isso, Ney Franco dádescanso aos titulares antesdos jogos diante do Corin-thians, pelo Paulista, no do-mingo (31), e The Strongest(BOL), pela Copa Libertado-res, na próxima semana.

Dungarepassa

orientações aRomário, queserá um dos

zagueirostitulares na

partidacontra oSão José

O PRESENTE | 29QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 GERAL

PREFEITURA E COPAGRIL

Parceria garante realização do Cooperjovem nas escolas municipaisObjetivo é estimular a formação de uma consciência inicial sobre cooperação e cooperativismo no público infantil

Por mais um ano, a par-ceria entre a Prefeitura deMarechal Cândido Rondon,por intermédio da Secreta-ria de Educação, e a Coope-rativa Agroindustrial Co-pagril garante a inserção doprograma Cooperjovem nas17 escolas da rede munici-pal de ensino.

O principal objetivo doCooperjovem é estimular aformação de uma consciên-cia inicial sobre cooperação ecooperativismo no públicoinfantil, nos alunos das es-colas municipais.

Ontem (26) foi realizada aentrega de materiais na Es-cola Bento Munhoz da Ro-cha Neto. Estiveram presen-tes o presidente da Copagril,Ricardo Silvio Chapla, pre-feito Moacir Froehlich, secre-tária de Educação, Marta Sa-late Bendo, coordenador doPrograma Cooperjovem naárea de ação da Copagril, Cre-milde Andreolli, professores,diretores e alunos da escola.

Na oportunidade, o pre-feito destacou a importânciado projeto, enfatizando queo mesmo possui um trabalhobastante amplo, enfocando

assuntos de suma importân-cia para o desenvolvimentodas crianças. Moacir ressal-tou que é a garantia de con-tinuidade do espírito coope-rativista para as gerações se-guintes. “Quero cumprimen-tar a Copagril pelo projeto edizer que o Poder Público éparceiro de ações tão impor-tantes para o desenvolvimen-to das crianças”, declarou.

Chapla lembrou que a co-operativa, com o projeto, bus-ca contribuir com a educa-

ção nas escolas. “Acredita-mos que através da coopera-ção podemos ter uma socie-dade mais justa. Agradece-mos o Poder Público por serparceiro deste projeto”, men-cionou.

O Cooperjovem é inseri-do na grade escolar das esco-las e é aplicado por professo-res das próprias escolas, querecebem capacitação paraaplicar o conteúdo. A Secre-taria de Educação dá totalsuporte e faz o acompanha-mento do projeto nas esco-las.

Roges Freitag

Cenário do Auto da Paixãoganha forma em Medianeira

Desde o início da semana, aPraça Ângelo Darolt, em Medi-aneira, vem recebendo umaatração a mais, além da suafamosa colunata: o cenário doAuto da Paixão de Cristo. Emsua 13ª edição, o Auto da Pai-xão terá duas apresentações,uma na Sexta-feira Santa (29) eoutra no Domingo de Páscoa(31), às 19h30.

Considerado o maior es-petáculo cultural ao ar livreda região, o Auto da Paixão

deve atrair expectadores devários municípios. Para darsuporte ao espetáculo, umaampla estrutura de apoio,com arquibancadas, banhei-ros químicos, segurança eposto médico, será montadana praça central.

O Auto da Paixão é realiza-do pela prefeitura, através daFundacem, com o apoio da Pa-róquia Nossa Senhora Media-neira, campus local da UTFPRe comunidade em geral.

A Praça Ângelo Darolt vem recebendo uma atração a mais, além da suafamosa colunata: o cenário do Auto da Paixão de Cristo, que será

apresentado sexta (29 e domingo (31)

Divulgação

Autoridades por ocasião da entrega do materialna Escola Bento Munhoz da Rocha Neto, ontem (26)

30 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

CARNE DE FRANGO

Lar e C.Vale são liberadas a exportar para RússiaMapa também anunciou que o Iraque aprovou o controle sanitário dos abatedouros

e frigoríficos de aves do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo

A carne de aves brasileirasdos frigoríficos das plantas daAgroindustrial Lar, em Mate-lândia, e da C.Vale, de Palotina,foi habilitada para ser exporta-da à Rússia, informou ontem(26) o Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento(Mapa). A notícia tem importân-cia não apenas às duas coopera-tivas, mas também para todo oParaná, tendo em vista que con-firma a qualidade sanitária doEstado. O embargo russo vigo-rava desde junho de 2011, quan-do o país deixou de comprarqualquer produto de origemanimal dos Estados do Paraná,Mato Grosso e do Rio Grandedo Sul. Atualmente, no Brasil,são poucas as plantas frigorí-ficas credenciadas a exportarpara a Rússia, considerado umdos mercados mais burocráti-cos do mundo. “A liberação é oprimeiro gesto concreto dasautoridades russas, que tornaefetiva a suspensão das restri-ções aos três Estados”, desta-cou o secretário de RelaçõesInternacionais do Mapa, CélioPorto, ao anunciar o fim parcial

do embargo aos dois frigorífi-cos paranaenses.

A C.Vale, uma das princi-pais cooperativas do Brasil hoje,abate 340 mil frangos por dia eaté o final de 2013 pretende ele-var esse número para 400 mil/dia. Apesar da importância domercado russo, a cooperativanão teve prejuízo em númerosdurante o embargo, tendo emvista o seu amplo leque de clien-tes nos mercados externo e na-cional. O diretor-presidente daC.Vale, Alfredo Lang, comen-tou o credenciamento. “É umanotícia positiva, considerando-se o potencial do mercado rus-so. Mas o que eles (os russos)autorizaram neste momento foia exportação para atender a cli-entes específicos. Não significaexatamente o fim do embargo,mas uma liberação parcial paravoltarmos a exportar. No nossocaso, vamos fornecer peito defrango aos russos”, esclareceu.

ABERTURANo comunicado do Mapa,

Porto ressaltou ainda que, des-de novembro, o governo russodemonstrou interesse em sus-

pender a proibição, desde queas empresas brasileiras aten-dessem todas as exigências dopaís e apresentassem um pla-no de ação. Com a negociaçãobem-sucedida da Lar e daC.Vale com as autoridades rus-sas, a expectativa do Mapa éque as empresas dos outrosEstados também apresentem oplano de ação para viabiliza-rem seu credenciamento e a li-beração da exportação da car-ne de ave brasileira.

IMPORTÂNCIAA coordenadora de Expor-

tação de Avicultura da Lar,Giovana Rosas, expõe que a Larteve habilitação para sua plan-ta frigorífica de Matelândia. Elaexpõe que no passado a Rússia

foi um mercado forte para acooperativa, que fornecia umvolume alto ao país europeu,proporcionalmente a sua pro-dução. Contudo, diante da rígi-da burocracia que culminoucom o embargo, foi necessáriobuscar novos espaços. “Agoraé uma retomada, que encara-mos como importante porquetem uma demanda regularpara o nosso produto, que é ocorte de frango”, pontua, citan-do que a Lar está ampliandoseu abate e o mercado russovem ao encontro deste objeti-vo. Giovana destaca que pou-cas plantas brasileiras estãohabilitadas a exportar para aRússia (menos de 20), reduçãomotivada principalmente peloembargo ocorrido em 2011.

Atualmente, a Agroindus-trial Lar tem como principaismercados externos para a avi-cultura a China, praticamentetoda a Europa, África do Sul,Japão, Oriente Médio, entreoutros. A profissional explicaque, em função do cenário es-tabelecido em 2012 a partir daalta das commodities, o mer-cado internacional não teveuma resposta tão rápida paraa carne de frango quanto teveo mercado brasileiro, o que le-vou a cooperativa Lar a focarmais no mercado interno. “Porisso, atualmente, o mercado ex-terno corresponde a cerca de40% da destinação da nossaprodução. Mas há potencialpara crescer em ambos os es-paços”, conclui.

Iraque aprova controle sanitário brasileiroA notícia da habilitação

dos frigoríficos da Lar e daC.Vale para exportar para aRússia não chegou sozinha.Uma comissão do Ministériodo Planejamento do Iraquevisitou frigoríficos e abate-douros brasileiros nos Esta-dos do Rio Grande do Sul,Santa Catarina, Paraná e SãoPaulo. A equipe, chefiada porNisreen Sami Swadi, direto-ra-geral do Departamento deQualidade e Controle do Mi-nistério do Planejamento doIraque, veio conhecer de per-to o sistema de inspeção sani-tário brasileiro, que ela con-siderou excelente.

A diretora disse que pre-

tende levar ao Iraque os pro-cedimentos adotados no Bra-sil por serem de elevada quali-dade e capazes de manter asegurança alimentar de pro-dutos perecíveis. O Brasil é oexportador número um defrango para o Iraque, seguidopor Turquia, Arábia Saudita eJordânia. Swadi explicou queseu parecer sobre a qualidadeencontrada será relatado e tor-nado público no Iraque, o quepode aumentar as importa-ções de frango brasileiro.

A comissão teve a partici-pação de Imad Hamad Sha-ban Al-Dahhan, chefe da se-ção de Padronização do De-partamento de Qualidade e

Controle em Basra; NabeelMohammed Rabki, chefe daDivisão da Indústria de Ali-mentos do Departamento deQualidade e Controle emBagdá; e Maeida Majeed Ie-dan Al-Adely, chefe da Di-visão de Engenharia de Ali-mentos Departamento deQualidade e Controle.

A visita foi resultado dotrabalho conjunto dos Mi-nistérios da Agricultura e Re-lações Exteriores do Brasil,com apoio da embaixada bra-sileira no Iraque. A CâmaraBrasil Iraque e a Federaçãodas Associações Muçulmanasdo Brasil colaboram para osucesso da visita.

Abatedouro da C.Vale está habilitado a exportar para a Rússia,contemplando seu cronograma de ampliação de produção

Coordenadora de Exportação deAvicultura da Lar, Giovana Rosas:

“Agora é uma retomada, queencaramos como importante

porque tem uma demanda regularpara o nosso produto”

Diretor-presidente da C.Vale,Alfredo Lang: “É uma notíciapositiva, considerando-se o

potencial do mercado russo”

Fotos: Divulgação

Arquivo/OP

Continua

Edição 3555 - O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 GERAL/EDITAIS

MAIS CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO

Mãe cuja filhamorreu em acidentepromove passeataPasseata acontece sábado (30),

quando Cássia Daiane Thiscompletaria 18 anos

Uma passeatapara pedir mais cons-ciência no trânsito deMarechal CândidoRondon vai aconte-cer na tarde de sába-do (30) . O eventoestá sendo organiza-do por Edi Moraes,mãe da jovem CássiaDaiane This, mortaapós um acidente detrânsito na AvenidaMaripá, na noite de25 de fevereiro. Elaestava de moto como namorado quandofoi atingida por umveículo Gol , cu jomotorista não pos-suía habi l i tação eevadiu-se do local,sendo preso maistarde. Cássia morreuno dia seguinte, emhospital na cidade deToledo.

Conforme a mãe,a saída da passeataserá defronte ao Su-permercado Marilói,na Avenida Maripá,local onde aconteceu

o acidente, deslocan-do-se até o cemité-rio. O objetivo, se-gundo ela, é prestaruma homenagem àfilha que completa-ria 18 anos sábado,bem como procurarsensibilizar as pesso-as para que tomemmais cuidado notrânsito, evitando di-rigir alcoolizadas eem alta velocidade,a fim de evitar quetragédias como estase repitam.

Edi comenta quea passeata contarácom a participação defamiliares e amigosde Cássia, e estendeo convite às demaispessoas da comuni-dade, sensibilizadascom a questão, paraparticipar do even-to. A passeata tam-bém tem o apoio daSecretaria Munici-pal de Segurança eTrânsito e da Secre-taria da Saúde.

Edi Moraes

diz que o

objetivo é

prestar uma

homenagem

à filha, bem

como

procurar

sensibilizar

as pessoas

para que

tomem mais

cuidado no

trânsito,

evitando

dirigir

alcoolizadas

e em alta

velocidade

Ademir Herrmann

32 | O PRESENTE - Edição 3555 GERAL/EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

INAPROPRIADO

Animal em decomposição é jogado na antiga pedreiraVigilância Sanitária alerta: ato é considerado crime ambiental

O depósito de lixo emlocais inapropriados nãodeixa de ser praticado, prin-cipalmente em meio à ve-getação, em Marechal Cân-dido Rondon. É o que vemocorrendo na antiga Pedrei-ra Carpizza, localizada nointerior do município. Cons-tantemente, o dono da pro-priedade se depara com di-versos entulhos. Desta vez,um boi já em estado avan-çado de decomposição foijogado no local e encontra-do pelo dono da proprieda-de na tarde de segunda-fei-

O animal foi encontrado pelo dono da propriedade

na tarde de segunda-feira (25)

Fotos: Vanderleia Kochepka/OP

O boi já estava em estado avançado de decomposição

ra (25). O proprietário en-trou em contato com a re-portagem de O Presentepara registrar a sua indig-nação sobre o fato. “Foi la-mentável encontrar esseanimal na pedreira. Ela éuma propriedade particu-lar, com ampla vegetação,e está claramente especifi-cado que é proibido jogarqualquer tipo de lixo e mui-to menos animais. As pes-soas devem dar o destinocorreto aos animais mor-tos ou acionar órgãos com-petentes. Sempre toma-

mos todos os cuidados e asmedidas necessárias paraque nada afete a vegeta-ção da pedreira. É umaagressão grave contra omeio ambiente, além de in-vadir uma propriedade par-ticular para praticar tal atoinadmissível”, critica.

No ano passado, umagrande quantidade de res-tos de gesso havia sidodepositada no local, junta-mente com brinquedos,materiais escolares e vári-as peças de roupas. Damesma forma, semanal-mente lixos ainda são des-cartados no local.

CRIME AMBIENTALConforme o responsá-

vel pela Vigilância Sanitáriade Marechal Rondon, Val-dir Ost, o ato de depositarum animal morto em umapropriedade com vegeta-ção e particular é conside-rado crime ambiental. “Se aVigilância identificar a pes-soa que jogou o boi na anti-ga pedreira, vai ser abertoum processo administrati-vo sanitário e o responsá-vel irá responder judicial-mente por crime ambiental

e por ter invadido uma pro-priedade particular. Emcaso de o proprietário des-cobrir quem praticou tal ato,ele deve denunciar na Vigi-lância Sanitária e procuraros seus direitos. Nenhumtipo de animal pode ser jo-gado a céu aberto. O deverdo dono do boi era de enter-rar ele e não simplesmentedeixar na propriedade dosoutros”, expõe.

O profissional salientaque as pessoas precisamse conscientizar e procurarum lugar adequado para sedesfazer de qualquer tipode lixo, entulhos ou animais.“As pessoas podem denun-ciar anonimamente na Vi-gilância Sanitária. Além dis-so, a prefeitura, através daSecretaria de Agricultura ePolítica Ambiental e Via-ção e Serviços Públicos,presta o serviço de enter-rar os animais gratuita-mente, em caso de o agri-cultor não ter condições defazê-lo”, comenta.

Segundo informaçõesda pasta, a secretaria temcolaborado com os produ-tores que ligam solicitandoo trabalho e em pratica-

mente todas as situaçõeseles são atendidos.

DESTINO CORRETOO chefe da Agência de

Defesa Agropecuária doParaná (Adapar), Nilson deFreitas Gouveia, diz que ocorreto é enterrar os ani-mais e não jogar na propri-edade de terceiros. “A re-

comendação sobre a mortede animais é que os produ-tores notifiquem a Secreta-ria da Agricultura e do Abas-tecimento do Paraná (Seab)e após providenciem o en-terro, sendo que geralmen-te é na própria propriedade.Se o animal tiver uma doen-ça infecciosa, ela será in-vestigada”, conclui.

Responsável

pela Vigilância

Sanitária, Valdir

Ost: “Se a

Vigilância

identificar

a pessoa que

jogou o boi na

antiga pedreira,

vai ser aberto

um processo

administrativo

sanitário e o

responsável

irá responder

judicialmente por

crime ambiental

e por ter invadido

uma propriedade

particular”

Arquivo/OP

Temperatura: 26º/15º Temperatura: 26º/14º Temperatura: 26º/15º Temperatura: 25º/15º Temperatura: 26º/16ºTemperatura: 25º/15º

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO PE-QUENO, compro, proximi-dades do centro, valor acombinar. Tr. (45) 3254-8362 ou 9977-0658 comAdemir.

APARTAMENTO, ven-do ou troco, 140m², mo-biliado, 2 vagas na gara-gem, área de festas,centro, valor a combinar,acei to terra. Tr. (45)3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

APARTAMENTO, ven-do, c/ 1 suíte, 3 quartos,mobiliado, garagem p/ 3carros, no Ed. Di Caval-cante, na R. Men de Sáesq. c/ Ceará, R$220.000,00, aceito troca.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

ÁREA INDUSTRIAL,vendo, c/ 2 terrenos, totalárea 4.113,55 m², casa,escritório, 2 barracões,demais depend., rua asfal-tada, na R. Luiz Centena-ro, Parque Industrial II, va-lor a combinar, estudo pro-posta. Tr. (45) 9968-6611ou 3281-1085.

AVIÁRIO, vendo, pa-drão Copagril, semi novo,4 alq. de terra, toda pla-na, c/ benfeitorias, 14 va-cas de leite, trator, imple-mentos, 1.900m do asfal-to, valor a combinar, tro-co por casa em MCR. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-4743, www.localizafacilnegocios.com.br.

AVIÁRIOS, vendo, 2,seminovos, 130 m decomprimento cada, c/ 50mil frangos, 3.5 alq. deterra, poço artesiano,em Margarida, valor acombinar, aceito troca.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASA em MCR, tro-co por casa em SantaHelena. Tr. (45) 9978-6499 com Ra imundoVan Den Boon.

CASA, vendo, 108m²,alvenaria, c/ 3 quartos, 2bwc, garagem, terreno252m², R. Belo Horizonteesq. R. Padre Aloísio, nº1080, Novo Sarandi, Tole-do, R$ 88.000,00, aceitomoto ou carro no negócio.Tr. (45) 9909-8313.

CASA, vendo, 112m²,usada, c/ 3 quartos, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, la-vand., garagem, Lot. Gua-rujá, R$ 150.000,00, podeser financiada. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 120m²,c/ 3 quartos, Bairro VilaGaúcha, R$ 110.000,00.Tratar (45) 3254-0477ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 125m², R.Curitiba, nº 1355, BairroFrankfurt, R$ 145.000,00.Tr. (45) 9951-4158.

CASA, vendo, 150m²,c/ laje, 1 suíte, 2 quartos,sala, sala de jantar, co-zinha c/ móveis planeja-dos, garagem, área defestas, no Lot. Guarujá,próx. ao Frankfurt, R$200.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982,www.valdirimoveis.net.brcom Valdir.

CASA, vendo, 330m², 5quartos, 7 bwc, 2 salas,piscina, área de festa,sauna, 2 lavand., c/ alar-me, cerca elét., cozinhac/ móveis planejados, to-das peças com ar cond.,terreno 937m², próx. Po-licia Militar, valor a com-binar. Tr. (45) 9991-2647com Maicon.

CASA, vendo, 70m², al-venaria, murada, R$60.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 53m²,nova, c/ laje, 3 quartos,sala, cozinha, bwc, la-vand., Lot. São Francisco,R$ 90.000,00, programaMinha Casa, Minha Vida.Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 57m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, va-randa, próx. ao clubedos Mi l ionár ios, R$105.000,00, programaminha casa minha vida.Tr. (45) 9910-6543.

CASA, vendo, 62m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, gara-gem, jd. de inverno, Lot.Imperial, R$ 98.000,00,pode ser financiada. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, alvenaria,ao lado do mercado novoda Copagril, R$230.000,00, aceito troca.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

CASA, vendo, BairroBotafogo, valor a com-binar. Tr. (45) 9964-4902com Osvaldo.

CASA, vendo, de alvena-ria, 10x40, c/ 3 quartos,garagem, edícula, a 1 qua-dra do hospital Rondon, e1 quadra do Hospital mu-nicipal, R$ 135.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, em NovoTrês Passos, 150 m²,edícula 70 m², garagemp/ 2 carros, piscina, ter-reno 800 m², valor a com-binar, aceito troca. Tr.(45) 9101-2796 ou 9915-4471 com Marcos.

CASA, vendo, na R.Argentina, Jardim Botâ-nico, 3 quadras do mer-cado novo da Copagril,R$ 110.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi l iár iaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, no Par-que Ecológico, R$160.000,00, aceito carro,casa, ou soja p/ safra. Tr.(45) 9940-2371.

CASA, vendo, nova, c/suíte, 2 quartos, sala,cozinha, valor a combi-nar, aceito lote de me-nor valor. Tr. (45) 9972-6637 com Vali.

CASAS, vendo, 2, demadeira, aprox. 70m²cada, p/ retirar do local,valor a combinar. Tr. (45)9969-4646 com Antonio.

CHÁCARA, vendo, 2 alq.,toda plana, com água abun-dante p/ piscicultura e la-zer, 1.900m do asfalto, va-lor a combinar, aceito casaem troca. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA , vendo,33.000m², frente p/ BR163, topografia plana,próx. a Novo Horizonte,ideal p/ indústria ou co-mércio, R$ 280.000,00.Tratar (45) 9969-6919ou 3254-0982, www.valdirimoveis.net.br comValdir.

CHÁCARA, vendo, c/ 2casas de alvenaria, 4 açu-des c/ cap. p/ 45 ton. depeixe, de fácil acesso, 2km do asfalto, valor e pra-zo a combinar, não aceitotroca. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, próx.a rodoviária, R$110.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br.

GRANJA, vendo, p/ 680suínos, 1.300m do asfal-to, distrito de Iguiporã, R$250.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br.

PRÉDIO, vendo, 900m², com sala comercial,2 pisos, terreno de 114m de comprimento, e 32m de largura, na Av. RioGrande do Sul , R$1.900.000,00, aceita-set roca em Cur i t iba ouPraia (está locado porR$ 4.500,00). Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi l iár iaBier. Creci 2390.

PRÉDIO , vendo, c /apartamento de 136m²,loja, escritório, quitine-te, mercearia, lanchone-te, bazar c/ estoque,mobília, ponto excelen-te, em frente colégio,casa grande, R. Paraí-ba, nº 430, motivo do-ença e aposentadoria,valor a combinar. Tr.(45) 3254-2237.

SOBRADO , vendo ,104m², novo, conjuga-do, c/ 2 quartos, 1 suí-te, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, Lot.Parque Ecológico, R$200.000,00, pode serf i nanc iado . Tr. (45 )9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Cer toImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRA, vendo ou tro-co, 2 alq., c/ açudes, ter-ra boa e plana, valor acombinar, troco por casa.Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo Van DenBoon. Creci F11955-J.

TERRA, vendo, 12 alq.,em esquina Boa Vista,Três Passos, sem ben-feitorias, R$ 450.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 14,4 hec-tares, em NSR, esncosta-do no asfalto, c/ barracãopré-moldado, açudes, 60cabeças de gado holande-sas, bomba p/ ordenha,resfriador, trator c/ imple-mentos, porteira fechada,valor a combinar. Tr. (45)9969-7845.

TERRA, vendo, 16 alq.,encostado na Vila Curva-do, 80 % lavoura, 5 açu-des, de frente p/ o asfalto,valor: 1.300 scs por alq.,50% de entrada e o restan-te em 2x Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3.5 alq.,c/ casa mista, chiqueirão110 matrizes, 430 leitões,poço artesiano, em Cur-vado, R$ 290.000,00,aceito casa em MCR. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 4.5 alq.,primeira chácara atrás daSperafico, próx. ao Portalde MCR, sem benfeitori-as, R$ 290.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi l iár iaBier. Creci 2390.

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

TERRA, vendo, 300 hec-tares, com barracão emoradia, toda plana e empasto, 190 km de Unaí,MG, 300 km de Brasília,R$ 1.500.000,00, aceito70% em imóvel na região.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 41 alq.de 1º, 5 km do asfalto, 60km de Guaíra, poço arte-siano, terra no alto, 100%legalizada, valor: 900 scspor alq., aceito troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq.,de 1º, na Linha Palmi-tal, terra no alto, plana,1.500 m, R$ 390.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq.,de 1º, sem benfeitorias,na Linha Ajuricaba, R$420.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi l iár iaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 90 alq.,na região de Palotina, R$55.000,00 o alq., 1 entra-da + 2 pgtos. Tr. (45)9923-9210.

TERRAS, vendo, emRoraima, RR, valor acombinar. Tr. (45) 9911-6465 ou (65) 3316-2500www.fazendasbrasil.com.br.

TERRENO , vendo,303m², Lot. Vale Verde,R$ 55.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO , vendo,347m², Lot. Groff, Merce-des, R$ 50.000,00, acei-to proposta de casa atéR$ 110.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo,360m², 12x30, c/ asfalto,todo murado, próx. aoSesc, R. 12 de Outubro,R$ 92.000,00. Tr. (45)9963-5956.

TERRENO, vendo,375m², Lot. Heimedinger,R. 10 de Abril, a 4 quadrasda rodoviária, valor a com-binar. Tr. (45) 9989-8802.

TERRENO, vendo, noLot. Laureth, a 120m domercado Copagril, saí-da p/ Santa Helena, va-lor a combinar. Tr. (45)9950-5396.

TERRENO , vendo,384m², c/ uma casa demadeira, Lot. Augusto I,R$ 65.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO , vendo,425m², Cond. Araucária,R$ 70.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO , vendo,485m², 13.1x37, no Lot.Vale do Sol, à 2 quadrasdo posto Tonin, saída p/Curvado, R$ 63.000,00. Tr.(45) 9135-3481 com Elsio.

TERRENO, vendo,803m², Lot. Marechal, próx.da escola, 200m da Aveni-da, R$ 58.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982,www.valdirimoveis.net.brcom Valdir.

TERRENO, vendo, noCondomínio Araucária, R$60.000,00. Tr. (45) 9962-7750 com Edmar.

TERRENOS, vendo, Lot.Raquel Malhas, á vistacom excelente desconto,ou parcelamento diretoem até 50 meses ou ain-da financiados pela Caixa.Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, NSR, á vista c/15% de desconto ou par-celamento direto em até50 meses ou ainda finan-ciados pela Caixa. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, noLot. Maioli, diversos tama-nhos e localizações, infra-estrutura completa, pron-to p/ construir, valor acombinar. Tr. (45) 9968-4052 com Juliano.

ALUGO apartamentos ecasa, c/ 3 quartos, MCR,R$ 600,00. Tr. (45) 8404-1596 com Elio.

APARTAMENTO, alugo,2 quartos, bwc, sala, cozi-nha, lavand., 1 vaga nagaragem, na Av. Maripá, nº1751, em frente CampovetVeterinária, R$ 490,00. Tr.(45) 9807-1109 ou 9807-1138 com Juliano.

APARTAMENTO, alu-go, 3 quartos, centro,próx. Almayer e PostoStop, R. Dom Pedro I, nº405, R$ 590,00. Tr. (45)3284-1325 ou 9916-2700.

APARTAMENTO, alugo,3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem, naAv. Maripá, próx. posto Co-pagril, valor a combinar. Tr.(45) 9914-6670.

APARTAMENTO, alu-go, Av. Rio Grande do Sul,prédio da Rima, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3888 ou 9918-0140 comSchone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 2 quartos, demaisdepend., gás encanado,interfone, garagem, Ed.Ana Luiza, R. PresidenteCosta e Silva, nº 1125,próx. Receita Federal, R$650,00 + condomínio. Tr.(45) 3254-0328 ou 9978-0142 com Alexandra.

CASA, alugo, na R. Nos-sa Senhora da Penha, Lot.Santa Felicidade, nº 257,valor a combinar. Tr. (45)9937-8170 com Otilio.

CASA, alugo, na R. SãoPaulo, nº 1495, prox. Sa-lão Iracema, valor a com-binar. Tr. (45) 9974-7113.

QUARTOS MOBILIA-DOS, ofereço p/ alugar,próx. à Unioeste, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9106-8688 ou 9913-1604.

QUITINETE, alugo, 2quartos, sala, cozinha, la-vand., bwc, taxas inclu-sas, R$ 500,00. Tr. (45)9941-1230 com Atilio.

QUITINETES, alugo,Av. Rio Grande do Sul,prédio da Rima, R$480,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9918-0140 comSchone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848.

SALA COMERCIAL ,alugo, Av. Maripá, próx.ao CTG, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br.

SALA COMERCIAL ,alugo, Av. Maripá, próx.ao CTG, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-0477ou 9997-0396, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, alugo, c/ 3bwc, 2 salas, cozinha, la-vand., garagem, R. Mende Sá esquina R. Forta-leza, Bairro Alvorada,Lot. Nova América, emfrente praça BNH I, R$700,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9997-0396, www.localizafacilnegocios.com.br.

ASTRA SEDAN 1.8,vendo, ano 2001, com-pleto, original álcool, R$19.000,00. Tratar (45)9920-5982.

ASTRA SEDAN MI-LENIUM 1.8 , vendo,ano 2001, valor a com-binar. Tr. (45) 9982-7554com Cristiano.

BLAZER ADVANTAGE2.4, vendo, ano 2010, bran-ca, flex, completa, R$37.900,00. Tr. (45) 3284-1841 ou 8411-7232.

BLAZER DLX, vendo,ano 96/97, verde, comple-ta, revisada, c/ garantia,R$ 17.000,00. Tr. (45)3254-2118 ou 8805-2129(tim) com Marcio.

C4 PALLAS 2.0, ven-do, ano 2011, prata, flex,completo, automático,rodas liga leve, placa A,único dono, 16.000km,ipva quitado, tabela fipe,valor a combinar. Tr. (45)9986-9262.

CAMINHÃO 1113, ven-do, ano 74, baú isotérmi-co, freio a ar, DH, motorbom, R$ 35.000,00. Tr.(45) 8825-0580 (tim) ou3254-2774 com Julio.

CAMINHÃO 1113, ven-do, ano 75, Mercedes, baú10.5m, DH, turbinado, va-lor a combinar. Tr. (45)9974-7690 com Antonio.

CAMINHÃO , vendo,ano 79, Chevrolet, ca-çamba 86 de 4m, valor acombinar. Tr. (45) 9974-7690 com Antonio.

CAMINHÃO , vendo,ano 83, VW, trucado,caçamba, completo,freio a ar, redusido, va-lor a combinar. Tr. (45)9968-6817 com Davi.

CAMINHÃO, vendo, ano99/00, F-12.000, Ford, c/tanque de combustível9.000 lts, R$ 50.000,00. Tr.(45) 9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

CORSA HATCH PRE-MIUM 1.4, vendo, ano2009, cinza, flex, comple-to, cd, manual, chave re-serva, 46.000km, impecá-vel, valor a combinar. Tr.(45) 8803-6565.

CORSA SEDAN, vendo,ano 2001, R$ 11.800,00.Tr. (45) 9966-7841.

ECOSPORT XLS 1.6,vendo, ano 2007, verme-lha, flex, completa, cd,docs. 2013 quitados, úni-ca dona, manual, chavereserva, valor a combinar.Tr. (45) 8803-6565.

ESCORT HOBBY 1.0,vendo, ano 94, econômi-co, sem vazamento, ótimoestado de conservação,valor a combinar. Tr. (45)9936-0424 ou 9918-5635com Henrique.

F-1000, vendo, ano 95/95, azul, cab. dupla, DH,revisada, R$ 35.000,00. Tr.(45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim) com Marcio.

F-350, vendo, ano2011/11, prata, completa,couro, carroceria grane-leira, super nova, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim)com Marcio.

FIESTA SEDAN STRE-ET 1.0, vendo, ano 2002/02, Rocam, completo,couro, air bag, ar-cond.,porta malas elét., rodasliga leve, kit flex, trio elét.,impecável, valor a combi-nar. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

FIESTA STREET 1.0, ven-do, ano 04/05, 4 portas, arcond., trava e vidro elét.,som, alarme, R$ 14.900,00.Tr. (45) 8819-4141.

FIESTA, vendo, ano2000, prata, 4 portas, bá-sico, R$ 9.000,00. Tr. (45)9911-4095 com Eleandro.

FRONTIER SEL CD,vendo, ano 2008/08, pra-ta, completa, couro, auto-mática, tampão em fibra,toda revisada, sem deta-lhes, c/ garantia, valor acombinar. Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim)com Marcio.

GOL GTS, vendo, ano92, vermelho, excelenteestado de conservação,valor a combinar. Tr. (44)9710-3030 ou 8818-4479com Daniel.

GOL MI 1.0 , vendo,ano 2012, 8v, flex, bá-s ico , 16 .000km, R$21.500,00. Tr. (45)9920-5982 com Braga.

GOL 1.6, vendo, ano2000, pérola, 4 portas,completo, R$ 14.990,00.Tr. (45) 9127-5666.

GOL TITAN, vendo,ano 2011, prata, 4 por-tas, baixa km, roda 14,completo, R$ 27.250,00,sem troca. Tr. (45) 3284-1819 ou 9966-6718.

GOL, vendo, ano 95/95,2 portas, bola, R$ 7.500,00.Tr. (45) 9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

GOL, vendo, ano 97, bran-co, inteiro, R$ 10.500,00. Tr.(45) 9823-0003.

HILUX CD, vendo, ano2005/06, prata, comple-ta, 4x4, couro, automá-tica, tampão em fibra,revisada, c/ garantia, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-2118 ou 8805-2129(tim) com Marcio.

HONDA CIVIC, vendo,ano 2010, cinza grafite, R$48.000,00. Tr. (45) 9904-8208.

L200 GL, vendo, ano2008/08, prata, 4x4, ca-bine dupla, diesel, valora combinar, aceito carrode menor valor. Tr. (45)9922-6454 ou 3283-1030com Wilson.

MONZA, vendo, ano86, álcool, vidro elét.,motor bom, reparos nalataria, valor a combi-nar. Tr. (45) 9972-6467com Valerio.

MONZA, vendo, ano 96,cinza escuro metal., com-pleto, c/ rodas esportivas,4 portas, ótimo estado, R$9.500,00, aceito moto. Tr.(45) 9824-5195.

PALIO ADVENTURE,vendo ou troco, ano 2002,completo, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-1718 comImobiliária Bier.

PALIO ELX 1.0, ven-do, ano 2004/04, mode-lo novo, 4 portas, com-pleto, computador debordo, manual, chave re-serva, ótimo estado, R$18.400,00, aceito biz.Tr. (45) 9994-0990.

O PRESENTE | 35QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 27/03/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 28/03/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

PAMPA, vendo ou troco,ano 87, prata, toda revisa-da, R$ 8.500,00. Tr. (45)9961-1513 com Genesio.

PARATI G3 1.6 AP, ven-do, ano 2000, 4 portas,completa, valor a combi-nar, estudo troca p/ menorvalor. Tr. (45) 9989-0805.

RANGER XLS, vendo,ano 2004/05, preta, 4x4,cab. dupla, completa, im-pecável, valor a combinar.Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim) com Marcio.

S10 DELUXE, vendo,ano 99, prata, 4 bicos,completa, valor a combi-nar. Tr. (45) 9934-1169 (tim)com Cláudio.

SANTANA MI 1.8, ven-do ou troco, ano 97/97,branco, ar, vidros elét., tra-va, R$ 10.500,00, aceitomoto. Tr. (45) 9923-6951.

SANTANA, vendo, ano2002, ótimo estado, R$19.000,00. Tr. (45) 9812-2604 com Anderson.

SAVEIRO MI 1.6, ven-do, ano 2003, prata, com-pleta, couro, valor a com-binar, estudo propostas.Tr. (45) 9986-5434.

SAVEIRO TREND G51.6, vendo ou troco, ano2010/11, preta, cab. esten-dida, placa A, chave canive-te, janela traseira, prot. deporta, alarme, trava elet.,lona marítima, rodas esport.,aro 15 escuras, usada p/passeio, R$ 29.200,00. Tr.(45) 3273-1210 ou 8825-9594 com Thomas.

SAVEIRO, vendo, ano94, branco perolizado, ori-ginal a álcool, R$10.000,00. Tr. (45) 9924-0550 com Ailton.

STRADA WORKING1.4, vendo, ano 2010,fire flex, cabine simples,c/ trava elét., protetor decaçamba, R$ 24.900,00.Tratar (45) 3284-1841ou 8411-7232.

VECTRA GLS 2.2 ,vendo, ano 2000, bran-co, original, sem reto-ques, R$ 20.900,00. Tr.(45) 9929-1565.

VECTRA GLS 2.2, ven-do, ano 99/00, prata, cou-ro, ar dig., ótimo estadode conservação, R$17.800,00. Tr. (45) 9943-9439 com Fabio.

BIZ 100 ES, vendo, ano2004/04, partida elét., dis-positivo corta corrente,bem conservada, R$2.950,00, estudo propos-tas. Tr. (45) 9989-0805.

BIZ 100 ES, vendo, ano2005, c/ partida, R$3.000,00. Tr. (45) 8806-7237 (tim) com Marcos.

BIZ 125 ES, vendo, ano2007, preta, 17.000km, óti-mo estado, R$ 3.800,00.Tr. (45) 8822-3134.

BIZ 125 ES, vendo,ano 2009, partida elét.,única dona, 2 pneus no-vos, raios cromados, re-v izada, R$ 4.800,00,estudo propostas. Tr.(45) 9986-5434.

BIZ 125 ES, vendo, ano2013/13, 0 km, flex, parti-da elét., valor a combinar,aceito biz de menor valor.Tr. (45) 9989-0805.

BROS ES, vendo, ano2004, partida elét., R$4.200,00, estudo propos-ta. Tr. (45) 9989-0805.

CB 300 R, vendo, ano2010, vermelha, 16.000km,pneus novos, únicodono, R$ 8.990,00. Tratar(45) 9127-5666.

CB 500, vendo, ano2001, preta, revisada,pneus novos, valor a com-binar. Tr. (45) 8802-5408.

CB 500, vendo, preta,baixa km, pneus novos,toda revisada na conces-sionária Honda, R$13.500,00. Tr. (45) 9946-3188 ou 9961-1513 comTiago ou Genesio.

CB 750, vendo, ano 89/89, Honda, popular SeteGalo, bom estado de con-servação, R$ 15.500,00.Tr. (45) 9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

CG 125 BOLINHA ,vendo, ano 82, azul, R$700,00 + R$ 530,00 doc.a t rasados. Tr. (45)9988-0030 ou 3254-1962 com Leonardo.

CG 150 ESD, vendo,ano 2004, preta, comple-ta, 22.000km, freio a dis-co, partida elét., impecá-vel, R$ 4.000,00. Tr. (45)9914-0409 com Giovanni.

FALCON NX4, vendo,ano 2000, toda revisada,R$ 7.000,00. Tr. (45)9938-3639.

FALCON NX4, vendo,ano 2001, aros three re-ads, ót imo estado deconservação, valor acombinar. Tr. (45) 8421-6656 com Luis.

YBR, vendo, ano 2004,partida elét., raios cro-mados, R$ 2.800,00, es-tudo proposta. Tr. (45)9989-0805.

CAIXA DE SOM, vendo,p/ som de rua, p/ moto oucarro, c/ bateria gel, po-tência, valor a combinar.Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

CAMA ELÁSTICA ,ofereço p/ alugar, R$70,00. Tr. (45) 3254-1637 ou 9918-5371 comMarcio ou Soely.

CÂMARA FRIA, ven-do, Gelopar, 4 portas,inox, congelador 1,20x2,ideal p/ restaurante, mer-cearia, panificadora, R$1.600,00. Tr. (45) 3254-1804 ou 9933-8866.

CENTRIFUGA, vendo,Arno, R$ 75,00. Tr. (45)9944-4415.

CONJUNTO CAMABOX, vendo, solteiro, seminova, Castor, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-1338com Ines.

CONSÓRCIO, vendo,novo, p/ automóvel, cré-dito R$ 45.000,00, as-sume 60 parcelas deR$ 922,73. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO, vendo,contemplado, p/ automóvel,crédito: R$ 23.150,00, en-trada: R$ 6.800,00, assu-me 37 parcelas 1x 890,38+ 36x de R$ 775,42. Tr. (45)9938-0500 ou 3254-5000,Certo Imóveis.

DIVERSOS, vendo, usa-dos, cama, fogão, sala dejantar, valor a combinar. Tr.(45) 8408-1300.

EQUIPAMENTOS P/MERCADO, vendo, valor acombinar. Tr. (45) 9951-4828 com Cali.

FARMÁCIA, vendo, c/todo estoque, instala-ção completa, boa loca-lização, São Clemente,Santa Helena, valor acombinar. Tr. (45) 9917-3262 com Tiago.

FILHOTES, vendo, Lha-sa Apso, vacinados e ver-mifugados, valor a combi-nar. Tr. (45) 9123-1241.

FILHOTES, vendo, Pas-tor Alemão, 3 fêmeas,capa preta, R$ 150,00cada. Tr. (45) 3375-1241ou 8819-3919.

FRITADEIRA ELÉ-TRICA , vendo, 220w,capacidade p/ 18 lts deó leo , R$ 500,00 . Tr.(45) 9963-8261.

LIMPA PISO, polimen-to, tira manchas, riscose encardidos da superfí-cie do porcelanato, cerâ-mica, granito, pedras emgeral, polimento de gra-nitilha e concreto, inte-ressados. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE CALÇADOSE ACESSÓRIOS, vendo,localizada no centro deMCR, c/ clientela forma-da, estoque atualizado,c/ vários modelos, co-res, marcas, valor acombinar. Tr. (45) 9977-5184 ou 9982-1202.

MÁQUINA P/ RECAR-GA DE CARTUCHOS,vendo ou troco, semino-va, totalmente automáti-ca, portátil, ideal p/ recar-ga a domicílio, lança-mento, valor a combinar.Tr. (45) 9129-7081 ou9967-1578 com José.

MÓVEIS P/ SALÃO,vendo, usado, valor a com-binar. Tr. (45) 9926-1600com Débora.

OFEREÇO vaga de em-prego em academia, c/ for-mação em Bacharel deEducação Física, valor acombinar. Tr. (45) 9925-8049 com Jonas.

OFERTA DE SERVIÇO,p/ eletrecista de automó-veis, c/ experiência, Av.Rio Grande do Sul, nº5273, valor a combinar. Tr.(45) 3254-1122.

OFERTA DE TRABA-LHO, p/ cuidar de gado,trabalhar em Pato Braga-do. Tr. (45) 9921-7666.

PINSCHER, vendo, ma-cho, preto c/ branco, vaci-nado e desverminado, va-lor a combinar. Tr. (45)8827-8757 com Gregorio.

RESTAURANTE E LAN-CHONETE, vendo, na praiade Porto Mendes, ponto eestoque, valor a combinar. Tr.(45) 3281-1163 com Lauro.

RESTAURANTE, vendo,Água na Boca, c/ instala-ções completa, valor acombinar. Tr. (45) 9991-9167 ou 3254-0333 (à par-tir das 17hs) com Vera.

MICRO TRATOR, ven-do, Tobata B15, ano 2011,c/ partida elét., carretinha,R$ 7.500,00, estudo pro-posta. Tr. (45) 9986-5434.

PLATAFORMAS DEMILHO, vendo, 2, ano 98,John Deere/SLC, usadas,5 e 6 linhas, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-5151ou 9134-2934.

CRÉDITO CONSIGNADOPARA: APOSENTADOS, PEN-SIONISTAS DO INSS E SER-VIDORES PÚBLICOS. QUEMCOMPARA FAZ EMPRÉSTI-MO NA CERTO IMÓVEIS.PROGRAMA CAIXA MELHORCRÉDITO. TR. TÂNIA REGINA- 3254-5000 - 9938-0500

QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 Edição 3555 - O PRESENTE | 01

Continua

02 | O PRESENTE - Edição 3555 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

Edição 3555 - O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 EDITAIS

04 | O PRESENTE - Edição 3555 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

Edição 3555 - O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 EDITAIS

Continua

06 | O PRESENTE - Edição 3555 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

Edição 3555 - O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 EDITAIS

08 | O PRESENTE - Edição 3555 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

Edição 3555 - O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 EDITAIS

10 | O PRESENTE - Edição 3555 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

SUMULA DE PEDIDODE LAS

A Pessoa física abaixo torna público que requereuao IAP Licença Ambiental Simplificada para o empre-endimento a seguir especificado:

EMPRESA: JOSE CALDEIRA JUNIORATIVIDADE: PISCICULTURA COMERCIALENDEREÇO: P/LR N.º 20 GL 02 – MATRíCULA

15.837MUNICÍPIO: SANTA HELENA – PR.

SÚMULA DE PEDIDORENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOA Indústria e Comércio de Conservas Aguaso-

lo Ltda - ME torna público que requereu ao IAP doInstituto Ambiental do Paraná, a Renovação da Licen-ça de Operação, para a atividade de INDUSTRIALIZA-ÇÃO DE CONSERVAS ALIMENTICIAS, IMPLANTA-DA NO Prolongamento da Rua Argentina, s/n, ParqueIndustrial, em Santa Helena no Estado do Paraná.

Edição 3555 - O PRESENTE | 11QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 ESPORTES/EDITAIS

FASE MUNICIPAL

Segundo dia dosJEPS é marcado porgoleadas no futsalHoje (27), disputas recomeçam

a partir das 14h15, com confrontosda classe B e às 18h30 com

os da categoria A

A fase municipal dosJogos Escolares do Paraná(JEPs), divisão A e B, queestá sendo realizada emMarechal Cândido Ron-don, já começa a revelaros favoritos do futsal. Osegundo dia de disputasda modalidade, ontem (26),foi de goleadas.

Abriram a rodada noGinásio de Esportes NeyBraga os meninos do Colé-gio Cristo Rei (B) e do Colé-gio Estadual Paulo Freire(B). A primeira equipe do-minava a partida e ganha-va com larga vantagem doadversário, quando o timedo Paulo Freire (B) reagiu emarcou três gols, os quaisnão foram suficientes paraderrotar o Cristo Rei (B),que ganhou de 4 a 3.

Na sequência, as meni-nas do Colégio EstadualFrentino Sackser golearam

por 12 a 0 o Colégio Estadu-al de Margarida (B); e o Co-légio Luterano Rui Barbo-sa (B) venceu de 4 a 0 osgarotos do Colégio Evan-gélico Martin Luther (B). Jáno início da noite, na roda-da dos jogos da divisão A,Cristo Rei balançou novevezes a rede do Paulo Frei-re, que não marcou ne-nhum gol. Os confrontosentre o Frentino Sackserx Margarida e Martin Lu-ther x Frentino Sackser nãohaviam terminado até o fe-chamento desta matéria.E os resultados dos jogosde vôlei e handebol nãoforam informados à repor-tagem de O Presente.

Hoje (27), as disputas defutsal recomeçam a partirdas 14h15, no mesmo local,com os confrontos da clas-se B e às 18h30 com os dacategoria A.

Cristo Rei (B) avançava no marcador e a equipe do Paulo

Freire (B) tentava de qualquer jeito parar o adversário

Campeonato de FutebolSuíço reúne 15 equipes

em PalotinaA busca pelo título do

Campeonato Municipal deFutebol Suíço/I.Riedi/PostoSol 2013 inicia hoje (27), emPalotina. Ao todo, 15 equipesdisputarão a competição, di-vididas em três chaves, comrodada dupla às terças e àsquintas-feiras, sempre a par-tir das 19h30, nos campos daLinha Santa Fé, Vila Paraíso,Cerpa e AABB.

No Grupo A estão asequipes Metalúrgica deBona, Santa Fé/Viccari Es-portes, Jardim Caiçara/Ro-dotur, ITVale/Palotina Espor-tes e Bozó Lanches; no Bjogam Ardefa, Cerâmica Ga-

briel, Jardim Nova Esperan-ça, Bar e Lanches CAIC eMercado Braz; e o C é forma-do pelos times G-Byte, ALAlimentos, Globo Fértil, Nipo-tech e Tapiokas Bar.

O campo da Cerpa recebehoje a rodada de abertura docertame. Às 19h30 se encon-tram Santa Fé/Viccari Espor-tes x Bozó Lanches; e, às20h30, Jardim Caiçara/Rodo-tur x ITVale/Palotina Esportes.

As quatro melhores equi-pes receberão premiação emdinheiro, troféu e medalhas.Também serão premiados ogoleiro destaque e o artilheiroda competição.

O Presente

Continua

12 | O PRESENTE - Edição 3555 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

Edição 3555 - O PRESENTE | 13QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 GERAL/EDITAIS

Palotina terácampanha para

exames de HIV e sífilisAtendimento será no PostoCentral, na próxima semana

Na próxima semana,quarta (03) e quinta-feira(04), a Secretaria de Saú-de de Palotina promoveuma campanha para a re-alização de testes rápi-dos de HIV e sífilis. O aten-dimento será no PostoCentral, a partir das 18horas. Todas as pessoasinteressadas podemagendar o atendimento

pessoalmente na recep-ção do posto ou pelo tele-fone (44) 3649-0200. Asvagas são limitadas e oresultado do exame seráentregue em meia hora.

Para os moradores dodistrito de São Camilo ha-verá disponibilidade des-tes mesmos exames naquarta-feira, a partir das14 horas.

BRF de Toledo iniciaoperação de nova linha

Com investimentos deR$ 28,8 milhões em novaslinhas operacionais nas fá-bricas de Toledo (PR) eMarau (RS), a BRF ampliaem 38% a produção de cor-tes de frango assados ecozidos para a Europa. Oobjetivo da companhia éampliar a venda de produ-tos de maior valor agrega-do no mercado externo. E,com isso, aumentar aindamais a rentabilidade do ne-gócio. Em 2012, 12% dasexportações da BRF para ocontinente europeu foramde alimentos processados.

O destino final dessesprodutos são as grandesredes de food service naEuropa, que fornecem pra-tos prontos (como saladas

e sanduíches) a restauran-tes, refeitórios de empre-sas, hospitais e refeiçõespara aviação. As vendasconcentram-se principal-mente nos países França,Alemanha, Reino Unido ea região da Escandinávia.

As unidades da BRFem Chapecó (SC), Capin-zal (SC) e mesmo Marau -onde já funcionava umalinha - já produzem cortesde frango assados e cozi-dos para o mercado euro-peu. Com o início da ope-ração das novas linhas deToledo e Marau, a compa-nhia aumenta a fabrica-ção desses produtos ex-portados para a Europade 84 para 116 toneladaspor dia.

14 | O PRESENTE - Edição 3555 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013

REPUBLICAÇÃO

Edição 3555 - O PRESENTE | 15QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013 GERAL/EDITAIS

PLANO SAFRA

Paraná quer modernização na infraestruturaNo Seguro Rural, reivindicação é para aumento de recursos, de R$ 400 milhões para R$ 700 milhões anuais

O Governo do Estado eentidades do Paraná liga-das ao agronegócio enca-minharam ontem (26) aosecretário nacional de Polí-tica Agrícola do Ministérioda Agricultura, Pecuária eAbastecimento, Neri Gel-ler, um conjunto de propos-tas como contribuiçõespara a formatação das re-gras do Plano Safra 2013/14que o governo federal devedivulgar em julho, antes doplantio da principal safrade grãos no Brasil. As pro-postas do Paraná dão prio-ridade à modernização dainfraestrutura para aten-der o desafio de escoar aprodução agrícola, que estáaumentando em todas as

regiões produtoras do país.A produção agrícola brasi-leira cresceu e os produto-res estão sentindo no bolsoa falta de rede de arma-zéns, de estradas e de por-tos para guardar, escoar eembarcar a safra.

Elaboradas em conjun-to pela Secretaria estadualda Agricultura, Federaçãoda Agricultura do Estadodo Paraná, Organizaçãodas Cooperativas do Para-ná (Ocepar), e AssociaçãoParanaense das Empresasde Planejamento Agrope-cuário (Apepa), as propos-tas incluem a concessão derecursos em torno deR$ 175 bilhões para o cus-teio, comercialização e in-

vestimentos no meio rural,sendo R$ 150 bilhões para aagricultura empresarial eR$ 25 bilhões para a agri-cultura familiar. O setorpede a redução de juros de5,5% para 4% ao ano.

RECURSOSOs recursos do Banco

Nacional de Desenvolvi-mento Econômico e Social(BNDES), destinados ao fi-nanciamento de infraestru-tura, devem ser ampliadosde R$ 6 bilhões para R$ 10bilhões, com prioridade naconstrução de armazéns ecâmaras frigoríficas. Os pro-dutores rurais pedem aindao financiamento de cami-nhões para pessoa física.

O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, defendeu

a redução de juros, ampliação do seguro rural e de

uma política de garantia de renda aos produtores

Seab

Outra proposta refere-se à ampliação de benefíci-os para o enquadramentodos produtores no planoABC, de redução de carbo-no, responsável por financi-ar entre outros empreendi-mentos a técnica de inte-gração Lavoura, Pecuária e

Floresta. O Paraná pede aredução de juros de 5% para3,5% ao ano e ampliação dosrecursos para R$ 5 bilhões.

No programa de SeguroRural, a reivindicação é maisousada em relação ao au-mento de recursos, que de-vem ser elevados de R$ 400milhões para R$ 700 milhõesanuais, com aumento des-se valor de forma gradativanas demais safras.

COOPERATIVASNas operações especí-

ficas das cooperativas,como Prodecoop e Procap-Agro foi reivindicado au-mento do limite de financi-amentos, do percentual decapital de giro associado aprojetos de investimento, ainclusão de máquinas e equi-pamentos importados semsimilar nacional. Houve so-licitação da ampliação doprazo dos financiamentosde investimentos, bemcomo a respectiva reduçãodas taxas juros de 9% para4%, além da criação de umalinha de financiamento decrédito rotativo para aten-der despesas de recebi-mento da produção agro-pecuária, classificação,pré-limpeza, secagem en-tre outras despesas consi-deradas de custeio.

Ainda foram encami-nhadas propostas em apoioà olericultura, cafeicultura,suinocultura, bovinocultu-ra de corte e leite, à pesqui-sa cientifica, à subvençãode contratos de opção, àrenegociação de dívidas,Programa e Garantia deAtividade Agropecuária(Proagro), ampliação darenda bruta dos produto-res enquadrados no Pro-grama de Apoio ao MédioProdutor (Pronamp), bemcomo do montante de re-cursos destinados ao pro-grama para R$ 20 bilhões,entre outras medidas de di-recionadas à alavancagemdas operações de custeio,investimento, comerciali-zação e infraestrutura.

PLANOS SAFRASO secretário da Agricul-

tura e do Abastecimento,Norberto Ortigara, lem-

brou que o Paraná tem tra-dição em contribuir com ogoverno federal na elabo-ração dos planos safras na-cionais e, neste ano, o Esta-do está ressaltando a im-portância de atender as rei-vindicações do setor pro-dutivo no que se refere àlogística e infraestrutura.“O produtor paranaenseestá aplicando mais tecno-logia, está aumentando aprodução agrícola, mas, in-felizmente, ainda tem mui-ta ineficiência da porteirapara fora”, disse Ortigara.Segundo ele, atualmente oprodutor de soja está dei-xando de ganhar cerca deR$ 10 a mais por saca de sojapara colocar a carga no na-vio por causa da precarie-dade de infraestrutura. Eledefendeu maiores investi-mentos em armazenageme no seguro rural para darmais suporte de investimen-tos ao produtor rural.

ARMAZENAMENTO

O presidente da Faep,Ágide Meneguette, desta-cou a necessidade de am-pliar a rede de armazéns,inclusive com a concessãode financiamentos paraconstrução de armazénsnas propriedades rurais.“Não é possível mais ar-mazenar a safra em carro-ceria de caminhão ou nosporões do navio”, afirmou.“Isso precisa melhorar noBrasil”, acrescentou. Mene-guette disse que o produtorrural está avançando naaplicação de tecnologia nocampo, inclusive recorren-do à agricultura de precisãopara aumentar a produtivi-dade. Essa tendência deavançar na tecnologia deprodução deve ser acom-panhada de investimentosem infraestrutura, insistiu.

O presidente da Oce-par, João Paulo Koslovski,defendeu a redução de ju-ros, ampliação do segurorural e de uma política degarantia de renda aos pro-dutores. Segundo Koslo-vski, o seguro rural não é oideal, mas tem evitado oagravamento do endivida-mento agrícola por parte doprodutor quando é atingidopor um risco. “Precisamosde uma política de garantiade renda para o produtortrabalhar com segurança etranquilidade”, disse.

O presidente da Ape-pa, Daniel Galafassi, de-fendeu a presença de umprofissional técnico juntoao produtor para reduzirprejuízos com a falta deorientação no encaminha-mento de projetos técni-cos e de documentação.

16 | O PRESENTE - Edição 3555 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013