04b - Critérios de Avaliação - E_ Secundário

2
Escolas | João de Araújo Correia DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR DE PORTUGUÊS 2015/2016 DOMÍNIOS/METAS CURRICULARES INSTRUMENTOS PERIODICIDADE PONDERAÇÃO ORALIDADE Compreende textos e discursos orais e expressa-se oralmente tendo em conta as diferentes finalidades e situações de comunicação. Prova oral/Exposição oral Participação regular na sala de aula Testes de avaliação (leitura, gramática e expressão escrita) Outros instrumentos: – ficha de leitura e/ou ficha sobre gramática e/ou – produção textual e/ou ficha de compreensão do oral 1x por período 25% LEITURA Interpreta textos escritos, reconhecendo as diferentes finalidades e situações de comunicação, assim como a dimensão simbólica dos textos literários. a) dois – 1.º período b) dois – 2.º período c) um ou dois – 3.º período 55% ESCRITA Usa multifuncionalmente a escrita, com correção linguística e domínio das técnicas compositivas de vários tipos de textos. Dois, no mínimo, por período 10% GRAMÁTICA Procede a uma reflexão linguística e a uma sistematização de conhecimentos sobre o funcionamento da língua, a gramática e a estruturação de textos e discursos, tendo em vista um uso correto e adequado dos modos de expressão linguística. ATITUDES E VALORES Desenvolve práticas de relacionamento interpessoal favoráveis ao exercício da autonomia, da cidadania, do sentido de responsabilidade, cooperação e solidariedade: assiduidade/pontualidade; organização; responsabilidade; material; trabalhos de casa; relação com os colegas e professores. Portefólio (opcional) Lista de Verificação Ao longo do ano letivo 10% OPERACIONALIZAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FÓRMULA: =(A1*0,25)+(B1*0,05)+(C1*0,55)+(D1*0,05)+(E1*0,1) MODALIDADES DE AVALIAÇÃO: Diagnóstica, Formativa, Sumativa, Autoavaliação, Heteroavaliação ESCALA DE VALORES A avaliação incide sobre as competências e conhecimentos adquiridos, tendo em conta os valores e

Transcript of 04b - Critérios de Avaliação - E_ Secundário

Page 1: 04b - Critérios de Avaliação - E_ Secundário

Escolas | João de Araújo CorreiaDEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS

ÁREA DISCIPLINAR DE PORTUGUÊS2015/2016

DOMÍNIOS/METAS CURRICULARES INSTRUMENTOS PERIODICIDADE PONDERAÇÃO

ORALIDADECompreende textos e discursos orais e expressa-se oralmente tendo em conta as diferentes finalidades e situações de comunicação.

Prova oral/Exposição oralParticipação regular na sala de aula

Testes de avaliação (leitura, gramática e expressão escrita)

Outros instrumentos:– ficha de leitura e/ou– ficha sobre gramática e/ou– produção textual e/ou– ficha de compreensão do oral

1x por período25%

LEITURAInterpreta textos escritos, reconhecendo as diferentes finalidades e situações de comunicação, assim como a dimensão simbólica dos textos literários.

a) dois – 1.º períodob) dois – 2.º períodoc) um ou dois – 3.º período

55%

ESCRITAUsa multifuncionalmente a escrita, com correção linguística e domínio das técnicas compositivas de vários tipos de textos.

Dois, no mínimo, por período

10%

GRAMÁTICA

Procede a uma reflexão linguística e a uma sistematização de conhecimentos sobre o funcionamento da língua, a gramática e a estruturação de textos e discursos, tendo em vista um uso correto e adequado dos modos de expressão linguística.

ATITUDES E VALORES

Desenvolve práticas de relacionamento interpessoal favoráveis ao exercício da autonomia, da cidadania, do sentido de responsabilidade, cooperação e solidariedade: assiduidade/pontualidade; organização; responsabilidade; material; trabalhos de casa; relação com os colegas e professores.

Portefólio (opcional)Lista de Verificação Ao longo do ano letivo 10%

OPERACIONALIZAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃOFÓRMULA: =(A1*0,25)+(B1*0,05)+(C1*0,55)+(D1*0,05)+(E1*0,1)

MODALIDADES DE AVALIAÇÃO: Diagnóstica, Formativa, Sumativa, Autoavaliação, Heteroavaliação

ESCALA DE VALORES A avaliação incide sobre as competências e conhecimentos adquiridos, tendo em conta os valores e atitudes desenvolvidos pelos alunos. A atribuição da classificação ao discente decorre dos vários dados recolhidos em momentos de avaliação formais e informais, registados em instrumentos próprios. Na avaliação intercalar ou final do aluno, considerar-se-ão os resultados obtidos por este nas várias etapas e formas de avaliação.Registe-se, ainda, que a classificação final a atribuir por período deverá obrigatoriamente refletir, não só o resultado quantitativo proveniente das percentagens citadas, mas essencialmente o percurso do aluno ao longo do ano (progressão, regressão) e espelhando as competências gerais adquiridas no domínio da língua materna nas suas variadas vertentes.

0 a 45 a 9

10 a 1314 a 1617 a 20

FracoInsuficienteSuficienteBomMuito Bom

Nota: Critérios definidos pela legislação em vigor e revistos pela Portaria n.º 1.322/2007