066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e...

16
Pedagogo CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 Organizadora: Prefeitura Municipal de Rio Acima/MG 066000 000952 0 Manhã

Transcript of 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e...

Page 1: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

Pedagogo

CONCURSO PÚBLICONº 001/2015

Organizadora:

Prefeitura Municipal de RioAcima/MG

06

60

00

00

09

52

0

Manhã

Page 2: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 2 -

CCAARRGGOO:: PPEEDDAAGGOOGGOO Texto I para responder às questões de 01 a 05.

Leitura e democracia

Há um nexo entre a ignorância como questão cognitiva e a ignorância como questão política? A ignorância filosófica nos faz perguntar. A ignorância usada como bomba atômica contra populações inteiras na política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder. A ignorância é a costura com fio de aço nos olhos que impede de despertar para esse fato.

A construção das sociedades democráticas tem tudo a ver com a escrita e a leitura. A prática mais antiga da democracia tem a ver com a transmissão do conhecimento. Que a democracia não sobrevive sem a transmissão da informação pela qual os livros sempre foram os responsáveis é algo sobre o qual devemos meditar. Ora, sem os livros muita coisa teria sido perdida. Muita coisa teria deixado de ser partilhada. A própria reprodutibilidade dos livros tem a ver com a democracia moderna que, em seu melhor sentido, relaciona-se com a partilha do próprio conhecimento que em tudo deve à vida dos livros.

A falta de pensamento reflexivo nos assusta e é a responsável pelo clima de embrutecimento que vivemos hoje. Essa violência toda que se vê na televisão, essa violência que se vê nas redes sociais, no dia a dia entre as pessoas, é o sinal mais evidente do embrutecimento que herdamos de tempos ditatoriais, em que o autoritarismo foi a regra de pensamento que impedia as pessoas de pensar. Livros e disciplinas críticas ou simplesmente elucidativas eram proibidos. É bom saber que todo embrutecimento é produzido pelos sistemas que usam a burrice a seu favor.

A violência que vem sendo praticada em todas as escalas. Ela não é natural. A falta de pensamento que alguns chamam há tempos de “preguiça de pensar”, infelizmente, tem muito a ver com a brutalidade produzida também pelos meios de comunicação que funcionam como próteses de conhecimento, que nos orientam como se nos dessem as verdades, as explicações dos acontecimentos sociais, como se o mundo estivesse ali e fosse reduzido ao que se mostra neles. A brutalização de nossas vidas se relaciona, por sua vez, com a falta de conversa entre as pessoas. Hoje em dia é bem difícil entrar em diálogo. Ninguém consegue mais conversar de fato. Poucos buscam entendimento e discernimento quando conversam. Precisaríamos criar uma cultura da compreensão, mas isso só será possível se mudarmos os rumos de nossa subjetivação.

(Marcia Tiburi, 31/01/2016. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/01/potencia-de-pensamento-por-uma-filosofia-politica-da-leitura/.)

01 Dentre os trechos a seguir, todos apresentam um ponto de vista exposto de forma explícita, EXCETO: A) “[...] é a responsável pelo clima de embrutecimento que vivemos hoje.” (3º§) B) “Livros e disciplinas críticas ou simplesmente elucidativas eram proibidos.” (3º§) C) “A prática mais antiga da democracia tem a ver com a transmissão do conhecimento.” (2º§) D) “[...] é o sinal mais evidente do embrutecimento que herdamos de tempos ditatoriais, [...]” (3º§)

02 Em “A ignorância é a costura com fio de aço nos olhos que impede de despertar para esse fato.” (1º§) é possível identificar o emprego de um recurso estilístico utilizado pela autora na expressão de suas ideias na construção do texto. O mesmo recurso pode ser identificado em: A) “Por que não te sentas? Eu vou descansar estes ossos.” (Érico Veríssimo) B) “Não é paternalismo de nenhum mecenas arquimilionário.” (Raquel de Queiroz) C) “Mas o empregado não se dobrou a esses sofismas.” (Carlos Drummond de Andrade) D) “Como uma informe nódoa, avulta e cresce / a sombra à proporção que a luz recua.” (Raimundo Correia)

03 Acerca da forma verbal destacada em “A ignorância usada como bomba atômica contra populações inteiras na política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é correto afirmar que o tempo empregado indica que A) a conclusão de um fato antes de outro que lhe é posterior. B) tal ação é dependente de certa condição para que se realize. C) tal fato ocorreu posteriormente a certo momento do passado. D) a linguagem demonstra polidez própria do discurso apresentado.

Page 3: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 3 -

04 A partir do elemento destacado nos trechos a seguir, assinale a sugestão cuja substituição utilizando um pronome preserva a correção de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. A) “despertar para esse fato.” / despertá-lo B) “que usam a burrice a seu favor.” / que lhe usam a seu favor C) “que impedia as pessoas de pensar.” / que as impedia de pensar D) “que em tudo deve à vida dos livros.” / que em tudo deve-lhe à vida

05 Assinale a afirmativa que está de acordo com as ideias da autora expressas no texto. A) A violência evidente em vários setores da sociedade é vista como uma das principais causas para a repressão do

pensamento reflexivo na atualidade. B) Diante do desenvolvimento tecnológico do século XXI, o mundo foi reduzido ao espetáculo midiático, não havendo

nada além do que é apresentado nos meios de comunicação. C) O título do texto justifica-se de acordo com a temática da ideia de que o conhecimento advindo – especialmente – da

leitura pode ser reconhecido como base sólida para o exercício da democracia. D) O questionamento feito no início do texto não pode ser respondido devido a fatores externos, que ultrapassam o

desejo da autora de formular tal reposta, o que o torna sem efeito no contexto apresentado. Texto II para responder às questões de 06 a 10.

Ler para pensar

Para aprender a perguntar, precisamos aprender a ler. Não porque o pensamento dependa da gramática ou da língua formal, mas porque ler é um tipo de experiência que nos ensina a desenvolver raciocínios, nos ensina a entender, a ouvir e a falar para compreender. Nos ensina a interpretar. Nos ajuda, portanto, a elaborar questões, a fazer perguntas. Perguntas que nos ajudam a dialogar, ou seja, a entrar em contato com o outro. Nem que este outro seja, em um primeiro momento, apenas cada um de nós mesmos.

Pensar, esse ato que está faltando entre nós, começa aí, muitas vezes, em silêncio quando nos dedicamos a esse gesto simples e ao mesmo tempo complexo que é ler um livro. Um livro que é sempre uma viagem vertical na qual a gente descobre e inventa se inventa ao mesmo tempo. É uma pena que as pessoas não possam fazer isso hoje em dia porque sucumbiram ao clima programado da cultura em que ler é proibido. Os meios tecnológicos de comunicação são insidiosos nesse momento, pois prometem uma completude que o ato de ler um livro nunca prometeu. É que o ato da leitura nunca nos engana. Por isso, também, muitos se afastam dele. Muitos que foram educados para não pensar, passam a não gostar do que não conhecem. Mas há quem tenha descoberto esse prazer que é o prazer de pensar a partir da experiência da linguagem – compreensão e diálogo – que sempre está ofertada em um livro. Certamente para essas pessoas, o mundo todo – e ela mesma – é algo bem diferente.

(Marcia Tiburi, 31/01/2016. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/01/potencia-de-pensamento-por-uma-filosofia-politica-da-leitura/.)

06 No título do texto, é possível observar o emprego da preposição “para” indicando as mesmas relações de sentido vistas em, EXCETO: A) Sempre disse que, para mim, ele estava mentindo. B) Quando o viu disse que havia nascido para o trabalho. C) Elevou a voz para ser ouvido por todos que estavam na plateia. D) Os jogadores interromperam a partida para socorrer o colega ferido.

07 Considere o período a seguir: “Os meios tecnológicos de comunicação (1) são insidiosos (2) nesse momento, pois prometem uma completude (3) que o ato de ler um livro nunca prometeu.” (2º§). É correto afirmar que quanto à relação que os termos destacados estabelecem na oração, os mesmos podem ser classificados sintaticamente como: A) 1 – sujeito simples; 2 – predicativo; 3 – objeto direto. B) 1 – sujeito composto; 2 – objeto direto; 3 – objeto direto. C) 1 – sujeito oracional; 2 – objeto direto; 3 – adjunto adverbial. D) 1 – sujeito indeterminado; 2 – predicativo; 3 – adjunto adverbial.

Page 4: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 4 -

08 A pontuação constitui um dos recursos utilizados na coerência e coesão textuais. Nos dois últimos períodos do texto,

o uso de travessões tem a função de

A) indicar interrupção do pensamento.

B) delimitar uma informação que se intercala no discurso. C) sugerir o prolongamento da frase, gramaticalmente perfeita. D) indicar hesitação da autora acerca da informação apresentada.

09 A partir do trecho “É que o ato da leitura nunca nos engana. Por isso, também, muitos se afastam dele.” (2§) pode-se

inferir que, do ponto de vista da autora,

A) o engano faz parte do cotidiano. B) muitos preferem ser enganados. C) a leitura é um pretexto para o engano.

D) afastar-se da leitura é afastar-se do engano.

10 Em “[...] quando nos dedicamos a esse gesto simples e ao mesmo tempo complexo que é ler um livro.” (2º§) ao

substituirmos o segmento destacado por “essa atitude simples” teremos como correto o que se afirma em: A) o adjetivo “complexo” será substituído por sua variação “complexa”. B) o “a” diante de “essa atitude simples” receberá o acento grave indicador de crase. C) a preposição “a” diante de “essa atitude simples” será substituída por “em” resultando em “nessa”.

D) o adjetivo “complexo” será mantido pois o substantivo a que se refere, tempo, permanece inalterado.

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS

11 “A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo,

social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos.

O meio é fator de máxima importância no desenvolvimento humano.” (Rabello, E.T. e Passos, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano, 2005. Fragmento.)

Considerando algumas das perspectivas de estudo do desenvolvimento humano citadas a seguir, relacione-as

adequadamente com as afirmativas dadas.

1. Ambientalista. 2. Inatista.

3. Construcionista. 4. Sociointeracionista. 5. Psicanalítica. ( ) Tendo como ícone Piaget, o desenvolvimento é construído a partir de uma interação entre o desenvolvimento

biológico e as aquisições da criança com o meio. ( ) Nesta perspectiva, as crianças já nascem com tudo que precisam na sua estrutura biológica para se desenvolver.

Nada é aprendido no ambiente, e sim apenas disparado por este. ( ) Para esses teóricos, entre eles Skinner e Watson, as crianças nascem como tábulas rasas, que vão aprendendo tudo

do ambiente por processos de imitação ou reforço.

( ) Nesta perspectiva, o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de

processos de interação e mediação, segundo Vygotsky.

( ) Nesta abordagem, em que temos como expoentes Freud, Klein, Winnicott e Erikson, tal perspectiva procura entender o desenvolvimento humano a partir de motivações conscientes e inconscientes da criança, focando seus conflitos internos durante a infância e pelo resto do ciclo vital.

A sequência está correta em A) 3, 2, 1, 4, 5. B) 1, 2, 4, 5, 3. C) 2, 3, 5, 4, 1. D) 4, 3, 2, 1, 5.

Page 5: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 5 -

12 Conforme Perrenoud (1999) salienta, nos sistemas educativos, a avaliação oscila entre várias lógicas pragmáticas,

porém destaca duas lógicas como as mais marcantes: a lógica da avaliação a serviço da seleção e a lógica da avaliação

a serviço das aprendizagens. Acerca da avaliação a serviço das aprendizagens, analise as afirmativas a seguir.

I. Tradicionalmente conhecida, é considerada como avaliação mais recorrente nos sistemas de ensino, é caracterizada

pela criação de “hierarquias de excelência”, os alunos são comparados e depois classificados sem virtude de um

padrão de excelência.

II. Conhecida como emergente, diz respeito à avaliação formativa que vai caracterizar‐se pela regulação contínua das

aprendizagens para a constatação dos avanços e limitações dos estudantes, quando a avaliação não se caracteriza

pelo julgamento final do processo ensino‐aprendizagem, mas é componente fundamental no seu desenvolvimento.

III. Conhecida como avaliação somativa, pode-se considerá-la como classificatória e excludente, pois este tipo de

avaliação se caracteriza por instrumentos que fornecem notas, graus ou pontos a respeito do desenvolvimento dos

alunos ao final do processo ensino-aprendizagem.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas. D) II e III, apenas.

13 “Enquanto mediação teórico-metodológica o planejamento tem por finalidade ‘fazer algo vir à tona, fazer acontecer,

concretizar, e, para isto, é necessário ‘amarrar’, ‘condicionar’, estabelecer as condições – objetivas e subjetivas –

prevendo o desenvolvimento da ação no tempo (o que vem primeiro, o que vem em seguida), no espaço (onde vai ser

feita), as condições materiais (que recursos, materiais, equipamentos serão necessários) e políticas (relações de poder,

negociações, estruturas), bem como a disposição interior (desejo, mobilização), para que aconteça’.” (Vasconcellos, 2000, p. 79.)

Na perspectiva de análise da gestão democrática, o planejamento escolar caracteriza-se pelo seu caráter

interativo/dialógico e flexível. Considere as finalidades desta perspectiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e

F para as falsas.

( ) Orientar o processo de tomada de decisão e da execução dos objetivos e metas estabelecidos pela comunidade.

( ) Fazer a retroalimentação do sistema de informação oferecendo subsídios para o redirecionamento/replanejamento

das ações.

( ) Otimizar os diferentes usos e realocações de recursos materiais, financeiros e humanos.

( ) Viabilizar alternativas/estratégias para o estabelecimento do fazer pedagógico organizacional a curto, médio ou

longo prazo.

( ) Desavistar a instituição escolar em sua totalidade considerando o enfoque holístico e os fatores interdependentes

e suas relações.

( ) Viabilizar as estratégias da posição hierárquica e valorizar o questionamento da ordem institucional ou do poder

instituído.

A sequência está correta em

A) V, V, V, F, V, F. C) V, F, V, F, F, F.

B) V, V, V, V, F, F. D) V, V, F, F, F, F.

14 “João não tem o ensino fundamental completo, mas deseja se profissionalizar. De acordo com a Lei de Diretrizes e

Bases, no Art. 39, trata-se da educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação

nacional, e integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da

tecnologia.” Nesse sentido, João, de imediato, poderá frequentar os cursos da educação profissional e tecnológica de:

I. Formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

II. Educação profissional técnica de nível médio.

III. Educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativas)

A) I. B) II. C) III. D) I e II.

Page 6: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 6 -

15 Na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP), Veiga (2003) parte do princípio de que a inovação emancipatória não pode ser confundida com reforma, invenção ou mudança; ela se constitui, de fato, em processos de ruptura com aquilo que está instituído, cristalizado. A inovação emancipatória é resultante da reflexão sobre a realidade da escola, tomando-se sempre como referência as articulações entre essa “realidade da escola” e o contexto social mais amplo. Numa perspectiva emancipatória, o PPP NÃO apresenta a seguinte característica: A) Está voltado para a inclusão – observa diversidade de alunos, suas origens culturais, suas necessidades e expectativas

educacionais. B) Sua legitimidade reside no grau e tipo de participação de todos os envolvidos com o ambiente educativo; supõe

continuidade de ações. C) Valoriza os diferentes tipos de saberes, mas ocorre uma comunicação unilateral prevalecendo a argumentação da

equipe técnica escolar sem articulação com o contexto social. D) É um movimento de luta em prol da democracia da escola; não esconde as dificuldades, os pessimismos da realidade

educacional, mas não se deixa imobilizar por estes, procurando assumir novos compromissos em direção a um futuro melhor.

16 “De acordo com Azenha (1997, p. 18) ‘a concepção piagetiana do funcionamento intelectual inspira-se fortemente no modelo biológico de trocas entre o organismo e o ambiente’. A relação professor-aluno é formada por um professor mediador no processo de ensino-aprendizagem, a quem compete planejar, orientar, organizar, proporcionar recursos, e encaminhar as diferentes atividades realizadas pelos alunos. Ou seja, não é mais um simples instrutor ou avaliador, mas um facilitador que deixa o controle de tal processo por conta do aluno.” De acordo com o exposto, trata-se da escola: A) Nova. C) Construtivista. B) Tradicional. D) Comportamentalista.

17 A concepção de avaliação proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, MEC: 1997) pretende superar a concepção tradicional de avaliação, compreendendo-a como parte integrante e intrínseca do processo educacional. De acordo com esse documento NÃO é um dos critérios que a avaliação aponta: A) As expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a disciplina, ou para o curso,

ou para o ciclo. B) As experiências educativas que os alunos devem ter acesso e são consideradas essenciais para o seu

desenvolvimento e socialização. C) A organização lógica e interna dos conteúdos que acontece de forma objetiva evitando que o processo corretivo a

qual se destina a avaliação cometa injustiças na contagem de erro e acertos, visto que avaliar é o mesmo que medir. D) As particularidades de cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrentes de cada

etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em uma determinada situação, na qual os alunos tenham boas condições de desenvolvimento do ponto de vista pessoal e social.

18 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei nº 8.069, de 13/07/1990, é o amparo legal à criança, ao adolescente em toda sua amplitude. Sua doutrina predominante é a da proteção integral, ou seja, o fornecimento de toda a assistência necessária ao pleno desenvolvimento da personalidade. O Art. 245 da supracitada lei dispõe a garantia de que deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente estabelece que A) dependendo da situação agravante de maus-tratos da criança, reclusão de um a dois anos e multa. B) será penalizado por multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência. C) será advertido pelo Conselho Tutelar e, em seguida, assinará documento oficial, no caso de reincidência será

penalizado com multa de salários de referência. D) multa de três a vinte salários de referência; em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o

fechamento do estabelecimento por até quinze dias.

Page 7: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 7 -

19 De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, o currículo é entendido como a seleção dos

conhecimentos historicamente acumulados, considerados relevantes e pertinentes em um dado contexto histórico, e

definidos tendo por base o projeto de sociedade e de formação humana que a ele se articula; se expressa por meio de

uma proposta pela qual se explicitam as intenções da formação, e se concretiza por meio das práticas escolares realizadas com vistas a dar materialidade a essa proposta. O currículo acontece em três dimensões. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir. I. “Currículo _________________ é aquele que define seus próprios conteúdos, que obedecem as determinações que

procedem do fato de ser um objeto regulado por estâncias políticas e administrativas.” II. “Currículo ________________ é aquele que acontece no ambiente de sala de aula, no exercício do dia a dia da

maneira como os profissionais da educação enfrentam as dificuldades materiais dentro da sala de aula.”

III. “Currículo _________________ são atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar, todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar, que não

estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

A) real / oculto / prescrito C) oculto / real / prescrito B) oculto / prescrito / real D) prescrito / real / oculto

20 “São elementos constitutivos para a operacionalização destas Diretrizes o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o regimento escolar; o sistema de avaliação; a gestão democrática e a organização da escola; o professor e o programa de

formação docente.” (Diretrizes Curriculares da Educação Básica Art. 42 – 2013.)

Acerca do sistema de avaliação no ambiente educacional que compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna; e, avaliação de redes externas de Educação Básica, analise as

afirmativas a seguir.

I. “A avaliação institucional ________________ deve ser prevista no Projeto Político-Pedagógico (PPP) e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as orientações contidas na regulamentação

vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa.”

II. “A avaliação ________________ de redes de educação básica ocorre periodicamente, engloba os resultados da

avaliação institucional, sendo que os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está.”

III. “A avaliação ________________ baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores. A) interna / externa / da aprendizagem C) externa / interna / da aprendizagem

B) da aprendizagem / interna / externa D) externa / da aprendizagem / interna

CONHECIMENTOS GERAIS

21 Unidade de conservação referente a um território e seus recursos ambientais que apresentam características naturais relevantes incluindo as águas, instituída pelo poder público por meio de leis. No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) estabelece diferentes categorias de unidades de conservação específicas em relação ao manejo e tipo de uso. O trecho a seguir se refere a um dos tipos de unidade de

conservação.

“O seu objetivo é preservar a natureza permitindo o uso econômico indireto dos recursos naturais.” (Guerino, Positivo, 2013. p. 78.)

Assinale o tipo de unidade descrito anteriormente. A) Unidade extrativista. C) Unidade de proteção integral. B) Unidade de uso sustentável. D) Unidade-Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Page 8: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 8 -

22 Quando os europeus chegaram ao Brasil no século XVI encontraram toda uma população de nativos já estabelecida no território. Foi uma consequência patológica desse encontro étnico: A) A imposição da fé cristã-católica aos nativos por meio da presença de padres jesuítas entre os colonizadores. B) A intensificação das relações de trocas materiais entre os europeus e os nativos americanos, como foi o caso do “Pau

Brasil”. C) A morte de dezenas de milhares de nativos em função da ausência de imunização natural diante das doenças trazidas

pelos europeus. D) A imposição do poder português sobre os nativos em busca do domínio das riquezas territoriais, o que levou a

verdadeiras carnificinas indígenas em solo brasileiro.

23 “De acordo com o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – Cedefes, existem, aproximadamente, 400 comunidades quilombolas no Estado de Minas Gerais distribuídas por mais de 155 municípios. As regiões do estado com maior concentração de comunidades quilombolas são a região Norte e a Nordeste, com destaque nesta última para o Vale do Jequitinhonha. De acordo com dados apresentados pelo Cedefes, a maior parte das comunidades quilombolas do estado apresenta-se em contexto rural. No entanto, Minas Gerais se destaca pela presença significativa de quilombos em áreas urbanas.” (Disponível em: www.cpisp.org.br.)

Especificamente, qual a significação histórica da organização sociopolítica destacada no enunciado? A) O trabalho escravo nas fazendas. C) O tráfico negreiro intercontinental. B) A abolição da escravidão no Brasil. D) A resistência dos negros à escravidão.

24

A partir do gráfico, é correto inferir que A) diminuiu o número de mortes entre mulheres grávidas no Brasil. B) o número de nascimentos irá aumentar significativamente e se estabilizar. C) a população brasileira em todas as possibilidades irá diminuir e se estabilizar. D) a quantidade de filhos por mulher em idade reprodutiva diminuiu ao longo do tempo.

25 Analise a lista a seguir:

erradicar a extrema pobreza e a fome;

atingir o ensino básico universal;

promover a igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres;

reduzir a mortalidade infantil;

melhorar a saúde materna;

combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;

garantir a sustentabilidade ambiental; e,

estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. A lista anterior foi estabelecida em reunião da ONU e ficou conhecida como: A) Agenda 21. C) Protocolo de Kyoto. B) Eco 92 / Rio 92. D) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Page 9: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 9 -

26 “Embora o número de analfabetos tenha diminuído no Brasil nos últimos quinze anos, o analfabetismo funcional ainda é um fantasma que atinge até mesmo estudantes que frequentam o ensino superior, desfazendo o mito de que ele estaria intrinsecamente relacionado à baixa escolaridade. As pesquisas desenvolvidas sobre o índice de analfabetismo funcional no país são de extrema importância, já que promovem o debate entre diversos grupos sociais responsáveis por desenvolver um novo parâmetro educacional a partir da discussão das causas e efeitos do Inaf.”

(Disponível em: www.brasilescola.uol.com.br.)

Por analfabetismo funcional entende-se: A) Indivíduo com habilidades de leitura, escrita, interpretação e lógica matemática, porém sem desenvolvimento na

área emocional. B) Indivíduo que sabe ler, escrever, interpretar textos, mas não possui as habilidades cognitivas necessárias para

aprender profissões complexas. C) Indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar

operações matemáticas mais elaboradas. D) Indivíduo capacitado a interpretar textos, porém sem habilidades desenvolvidas na área de ciências exatas, como nas

operações matemáticas mais elaboradas.

27 “A ________________ racial é um termo usado para descrever relações raciais no Brasil. O termo denota a crença de alguns estudiosos que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial. Afirmam ainda que os brasileiros não se veem através da lente da raça e não abrigam o preconceito racial em relação uns aos outros.”

(Disponível em: www.infoescola.com.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. A) empatia B) apologia C) democracia D) austeridade

28

Qual seria um título coerente a essa tabela? A) Organização social brasileira na história. C) Unidades federativas brasileiras – 1534 – 1940. B) Domínios políticos do território brasileiro. D) Divisão político-administrativa brasileira na história.

29 A qualidade de vida da população é buscada por todos os países do mundo, porém somente alguns alcançam essa dádiva em sua organização enquanto sociedade. Sobre a qualidade de vida, analise as afirmativas , marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A qualidade de vida é definida estritamente pela renda e padrão de consumo. ( ) A qualidade de vida envolve elementos não mensuráveis, mas de extrema importância para as pessoas, como a

família, os amigos e demais redes sociais. ( ) O IDH apresenta resultados satisfatórios em relação à desigualdade social e de gênero. ( ) O IDHAD é um indicador mais específico da qualidade de vida que o IDH. A sequência está correta em A) V, F, F, V. B) F, F, V, V. C) V, F, V, F. D) F, V, F, V.

Page 10: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 10 -

30 “O crescimento econômico, ou melhor, a ausência dele tem sido apontado como o principal fator para os altos níveis de desemprego no Brasil. Naturalmente, se conseguíssemos manter altas taxas de crescimento econômico, o país sanearia o problema do desemprego conjuntural. Contudo, o desemprego estrutural não se resolve apenas pelo crescimento econômico.” (Disponível em: www.fmr.edu.br.)

De acordo com o exposto, analise os fatos a seguir. I. “Maria do Carmo trabalha no setor de confecções há 10 anos e é uma das melhores em sua empresa. Através desse

trabalho conseguiu estabilizar sua vida e adquirir bens de consumo duráveis e não duráveis. Porém, no último mês, seu patrão a chamou para conversar e a demitiu sob a justificativa da queda sucessiva das vendas da sua empresa em função da crise econômica que o país enfrenta.”

II. “José Inácio é pai de três filhos pequenos e sua esposa não possui renda própria. O seu sustento vem do emprego em uma fazenda produtora de cana, onde é cortador. O proprietário, no entanto, comprou uma máquina colheitadeira e por isso demitiu 50 homens da lavoura, inclusive o José Inácio.”

III. “Tereza é jovem, bonita, não possui filhos, mas valoriza muito o seu trabalho em uma loja de calçados. Outro dia, após ter virado a noite em uma festa com as amigas, acabou dormindo no balcão da loja justamente no momento da visita de rotina do patrão. Não deu outra, foi demitida por justa causa.”

Representa(m) exemplo(s) de desemprego estrutural o(s) caso(s) A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas. D) III, apenas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31 De acordo com Libâneo (2001), e com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar três das concepções de organização e gestão: a técnico-científica, a autogestionária e a democrático-participativa. A concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Considerando as características dessa concepção, assinale afirmativa a INCORRETA. A) Ênfase nas inter-relações mais do que nas tarefas. B) Todos dirigem e são dirigidos; todos avaliam e são avaliados. C) Busca de objetividade no trato das questões da organização e gestão, mediante coleta de informações reais. D) Articulação entre a atividade de direção e iniciativa e participação das pessoas da escola e das que se relacionam com

ela.

32 A proposta dos membros dos países signatários que participaram da Comissão Mundial sobre Educação foi a de enfrentar os desafios para o século XXI e indicar novos objetivos direcionados à educação. A Comissão propôs, mais especificamente, disponibilizar uma nova concepção de maneira ampliada sobre a educação; “devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo – revelar o tesouro escondido em cada um de nós” (Delors, op. cit., p. 90). Desse modo, a visão de educação ultrapassaria o sentido puramente instrumental e chegaria à sua plenitude ao desenvolver a realização pessoal do indivíduo. Ao compilarem os resultados das propostas de novos objetivos para a educação, a Comissão compreendeu que a educação deve estar organizada em quatro aprendizagens fundamentais denominadas os quatro pilares da educação: 1. Aprender a conhecer. 2. Aprender a fazer. 3. Aprender a viver junto. 4. Aprender a ser. Relacione-os adequadamente com seus respectivos pressupostos: ( ) Integrar todos os pilares. ( ) Agir sobre o meio envolvente. ( ) Adquirir os instrumentos da compreensão. ( ) Desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências. A sequência está correta em A) 1, 2, 3, 4. B) 4, 2, 1, 3. C) 3, 4, 1, 2. D) 2, 1, 4, 3.

Page 11: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 11 -

33 “Foi no início da Era Vargas, a partir de 1930, que apareceram as reformas educacionais mais modernas. As questões educacionais, devido à ‘emergência do mundo urbano-industrial’, passaram a ocupar o centro do interesse dos intelectuais. Esses intelectuais atentaram, mais especificamente, para a educação, essa atenção especial ocorreu devido ao interesse em alicerçar uma melhora no processo de estabilização social.”

(Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, 5: 184-200, 2014.)

Considerando a Era Vargas até o início do Regime Militar, analise os fatos a seguir. I. O ministro Francisco Campos promoveu reforma no ensino secundário; tal reforma ficou conhecida por “Reforma

Campos” que criou, entre outras ações, os Exames de Madureza. Eram prestados por alunos nos estabelecimentos escolares estaduais ou federais para adquirirem certificado de primeiro ou segundo grau.

II. O “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” originou-se da constatação de que o sistema de organização da educação no Brasil era fragmentado e desarticulado. Os Pioneiros da Educação Nova defendiam a ideia de que para o Brasil alçar os níveis de progresso dos países europeus e atingir os patamares de desenvolvimento de países como os Estados Unidos era necessário organizar um sólido sistema educacional.

III. Foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), como prosseguimento das campanhas de alfabetização de adultos iniciadas por Lourenço Filho.

IV. Ocorre a reforma do ensino comercial, que estrutura o ensino industrial e criou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e também promoveu mudanças no ensino secundário. Portanto, por iniciativa do Ministro, na época, Gustavo Capanema.

V. Foi sancionada a primeira Lei de Diretrizes e Bases que representou um avanço para a educação, já que a legislação anterior era centralizadora e não deixava nada sob a competência dos estados e municípios.

Acerca das reformas educacionais durante o período citado, estão corretos apenas os fatos A) I, II e IV. B) II, III e IV. C) III, IV e V. D) I, II, IV e V.

34 Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), embora diferentes e construídos por processos distintos, são normas juridicamente inferiores à Lei de Diretrizes e Bases. São dois instrumentos legais de grande impacto no cotidiano da ação pedagógica das salas de aula brasileiras. Acerca desses dois importantes documentos, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) As DCNs constituem-se em instrumentos normativos elaborados pelo Conselho Nacional de Educação com base

nos princípios emanados pela Constituição e pela LDB. Organizadas de acordo com os níveis e as modalidades de ensino.

( ) O objetivo principal das DCNs é estabelecer diretrizes e princípios para a organização curricular e para a prática pedagógica de cada nível/modalidade de ensino, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

( ) A função principal dos PCNs reside no fato de servirem de parâmetro à realização das diversas modalidades de avaliações institucionais promovidas pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil, o Saeb, o Encceja, o Enem, o Enade etc.

( ) Os PCNs foram elaborados pelo Ministério da Educação e referem-se a princípios e orientações para a prática pedagógica contendo uma complexa proposta curricular, que contém diretrizes axiológicas, orientações metodológicas, critérios de avaliação, conteúdos específicos de todas as áreas de ensino e conteúdos a serem trabalhados de modo transversal na escola.

A sequência está correta em A) V, V, V, V. B) V, V, F, V. C) F, F, V, V. D) F, V, F, V.

35 Segundo Mantoan (2003, p. 19-20), “se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças”. Se as escolas têm como objetivo inserir um aluno, ou um grupo de alunos, que já foi anteriormente excluído, precisam, EXCETO: A) Valorizar a aprendizagem sobre o processo desse produto. B) Promover a cooperação entre os implicados no processo educativo – dentro e fora da escola. C) Reconhecer e valorizar a diversidade como elemento enriquecedor do processo de ensino e aprendizagem. D) Desenvolver enfoques curriculares, metodológicos e estratégias pedagógicas que possibilitam a construção coletiva

do conhecimento.

Page 12: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 12 -

36 Os princípios holísticos na prática educacional, segundo Costa Neto (2002), que se expressam por meio de: desenvolvimento integral do homem, ênfase na aprendizagem, construção de aprendizagens significativas, situações vividas como oportunidades de aprendizagem, valorização de todas as dimensões do homem vêm consolidando um novo paradigma educacional, ao qual nos referimos como Paradigma Educacional Emergente. Caracterizado como uma prática pedagógica aliada à pesquisa e à abordagem progressista, e evidenciado por meio de pressupostos pedagógicos inovadores e caracterizados como: 1. Construtivista. 2. Interacionista. 3. Histórico-social. 4. Transcendente. Considerando o exposto e as práticas educacionais indicadas, relacione-as corretamente com as respectivas características: ( ) Implica entendimento da prática educativa contextualizada, considerando as contradições e os conflitos como

mecanismos para o favorecimento da compreensão do mundo. ( ) Indica que a prática educativa supera as limitações das relações humanas; a superação é, possivelmente, o desafio

mais secreto e escondido do ser humano. A existência humana se constrói na medida em que o homem reage, assume, rejeita e modela a realidade.

( ) Pressupõe o indivíduo como centro decisório do processo de aprendizagem, sujeito ativo, atuante sobre o mundo, que possui uma capacidade de renovação, de reconstrução. Essa prática considera o processo e as ações mais importantes que o produto ou as estruturas dele resultantes.

( ) Pressupõe a não preexistência do conhecimento à atuação do sujeito, pois o organismo e o meio em interação constituem um único sistema, uma unidade biológica indissociável e um implica o outro.

A sequência está correta em A) 3, 4, 1, 2. B) 1, 2, 4, 3. C) 3, 4, 2, 1. D) 2, 1, 3, 4.

37 A escola tem como objetivo o processo de ensino e aprendizagem; contudo, também realiza diversas atividades sem relação direta com o processo educativo, mas que concorrem para torná-lo efetivo, propiciando as condições básicas para que ele se realize. Acerca do exposto, assinale a ação que NÃO contribui para a função social da escola. A) Promover a inclusão e a participação dos educandos em relações sociais diversificadas e cada vez mais amplas. B) Oferecer instrumentos de compreensão da realidade local, onde a escola considera a realidade na qual está inserida,

promovendo a identidade cultural do aluno. C) Criar a ação educativa partilhada com a comunidade local, sem, entretanto, ultrapassar os muros da escola,

facilitando, assim, a construção do seu próprio caminho pedagógico. D) Possuir um currículo contextualizado, que seja organizado e que assegure as aprendizagens fundamentais

estabelecidas para o país, mas que se identifique com o contexto local.

38 Luckesi (2010) afirma que o ato de planejar, como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa opção axiológica. É uma “atividade-meio”, que subsidia o ser humano no encaminhamento de suas ações e na obtenção de resultados desejados, e, portanto, orientada por um fim. O ato de planejar se assenta em opções filosófico-políticas; são elas que estabelecem os fins de uma determinada ação. E esses fins podem ocupar um lugar tanto no nível macro quanto no nível micro da sociedade. Situe-se onde se situar, ele é um ato axiologicamente comprometido. De acordo com o exposto, analise alguns pressupostos a serem observados para a escolha de atividades que deverão ser contempladas dentro de um planejamento. I. A aprendizagem se realiza através da conduta ativa do aluno que aprende mediante o que ele fez e não o que faz o

professor. II. Cada atividade tem um potencial didático diferente, bem como limitações específicas. III. É importante oferecer “receitas didáticas” para situações de ensino-aprendizagem. IV. Os objetivos educacionais e a estrutura do assunto a ser ensinado, determinam o tipo de atividade. V. A etapa no processo de ensino determina o tipo de atividade mais indicado. VI. O tempo e as facilidades físicas disponíveis influem sobre a escolha das atividades de ensino. Estão corretas apenas as afirmativas A) I, II, IV e VI. B) II, IV, V e VI. C) II, III, IV e V. D) I, II, IV, V e VI.

Page 13: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ACIMA/MG

Cargo: Pedagogo (23-M) Prova aplicada em 10/04/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 11/04/2016.

- 13 -

39 A eficiência do ensino por projetos dependerá das ações práticas desenvolvidas como “atividades pedagógicas” relacionadas aos conteúdos escolares, intencionando ampliá-los e aprofundá-los. Segundo Martins (2007, p. 39), qualquer projeto pedagógico será importante para o ensino-aprendizagem se for concebido e executado a partir: I. Da necessidade dele, com relação ao professor para explorar e compreender um tema, ou conhecer um fato que

atrai sua atenção, cabendo ao aluno a participação na experimentação mas sem decisão na escolha do projeto. II. Da mobilização das competências cognitivas e das habilidades dos alunos para investigar informações, trocar ideias e

experiências sobre determinado assunto. III. Dos conceitos a serem adquiridos que contribuirão com as disciplinas curriculares ampliando seus significados e sua

importância na escola e pelo registro sistemático dos resultados obtidos. IV. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto

de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa. Estão corretas as afirmativas A) I, II, III e IV. B) I e II, apenas. C) I, III e IV, apenas. D) II, III e IV, apenas.

40 Com relação aos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Apresentam quatro níveis de concretização: nacional; estados e municípios, escola; e, sala de aula. B) Para todos os diferentes sistemas que compõem a estrutura educacional brasileira, se apresentam como uma

prescrição curricular oficial que emana do topo do sistema. C) A concepção da avaliação vai além da simples verificação; é “parte integrante e intrínseca ao processo educacional”.

Por não ser uma simples verificação do rendimento escolar, procura ser um referencial para a intervenção pedagógica.

D) Os conteúdos curriculares, embora mantendo a organização disciplinar, deixa de ser visto como um fim em si mesmo procedimento para ser um meio pelo qual os alunos desenvolvem as capacidades necessárias à fruição dos bens culturais, sociais e econômicos.

Page 14: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

   

Page 15: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

   

Page 16: 066000 Acima/MG 000952 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 · política de extermínio do conhecimento e da ação política que dele derivaria, não nos deixa responder.” (1º§) é

INSTRUÇÕES 1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta

grossa. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2. Não é permitida, durante a realização das provas, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo. Especificamente, não é permitido que o candidato ingresse na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo e etc.

3. Durante a prova, o candidato não deve levantar-se, comunicar-se com outros candidatos e fumar.

4. A duração da prova é de 03 (três) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito).

5. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado.

6. O Caderno de Provas consta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha para os cargos de nível médio com habilitação para modalidade magistério e/ou educação infantil, médio técnico, médio, fundamental completo e incompleto e 40 (quarenta) questões para todos os cargos de nível superior. Leia-o atentamente.

7. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 04 (quatro) opções (A a D) e uma única resposta correta.

8. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) que lhe foi fornecido estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto, ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

9. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

10. O candidato poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização, contudo, não poderá levar consigo o Caderno de Provas, sendo permitida essa conduta apenas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.

11. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação das provas, deverá assinar um termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo Coordenador da Unidade.

RESULTADOS E RECURSOS - As provas aplicadas, assim como os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas.

- O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 03 (três) dias úteis, a partir do dia subsequente à divulgação, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Concurso Público no endereço eletrônico www.idecan.org.br.

- A interposição de recursos poderá ser feita via internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, ao IDECAN, conforme disposições contidas no endereço eletrônico www.idecan.org.br, no link correspondente ao Concurso Público. Será disponibilizado um ponto de acesso à internet para o candidato na sede da Prefeitura Municipal de Rio Acima, à Rua Antônio Carlos, s/n, Centro, Rio Acima/MG, no horário de 12h00min as 17h00min.