07/06/2014 BLOCO I - cnsg-pi.com.br · responsáveis pela queda na aprovação ... pena de si mesmo...

13
BLOCO I Disciplinas Questões Redação ************ Língua Portuguesa 01 a 10 Língua Inglesa 11 a 20 Geografia 21 a 30 Geometria 31 a 40 Física 41 a 50 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo. Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 07/06/2014 Horário: 07h às 11h Nº de questões: 50 9º Ano Ensino Fundamental Maneira correta de preenchimento do cartão-resposta: Maneira errada de preenchimento do cartão-resposta:

Transcript of 07/06/2014 BLOCO I - cnsg-pi.com.br · responsáveis pela queda na aprovação ... pena de si mesmo...

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 1/13 Data: 07/06/2014

BLOCO I

Disciplinas Questões

Redação ************

Língua Portuguesa 01 a 10

Língua Inglesa 11 a 20

Geografia 21 a 30

Geometria 31 a 40

Física 41 a 50

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você

está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente

uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao

fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção

das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 07/06/2014

Horário: 07h às 11h

Nº de questões: 50

9º Ano – Ensino Fundamental

Maneira correta de preenchimento do

cartão-resposta:

Maneira errada de preenchimento do

cartão-resposta:

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 2/13 Data: 07/06/2014

Proposta de Redação

Qual será o legado da Copa do Mundo para o Brasil?

"A Copa será uma grande oportunidade para acelerar o crescimento e fundamental para o desenvolvimento do nosso Brasil", disse, em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dando o tom da grande expectativa sobre o papel que o torneio poderia ter no país. De lá para cá, muito se falou e tem se falado sobre o que a Copa do Mundo iria legar ou deixar ao Brasil, como você pode ver pelos textos apresentados na coletânea a seguir, que trazem reflexões diferentes sobre o que se poderia chamar de "o legado da Copa". Isso sem falar nos que não acreditam em nenhum legado e protestam contra os gastos para a realização do campeonato.

Reta final

A menos de uma semana da Copa do Mundo, o Brasil entra na reta final dos preparativos. Apesar de não ter desenvolvido um plano de infraestrutura capaz de beneficiar todas as cidades-sede da forma como parte da população esperava, haverá ganhos segundo as avaliações do Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) e do Ministério do Esporte.

Para o governo federal, até a frustração com os legados das obras resultaram em algo positivo, já que as manifestações ocorridas durante a Copa das Confederações foram apontadas como a retomada do exercício de cidadania pelos brasileiros.

“Essas manifestações fizeram da mobilidade urbana a pauta da década e o grande desafio para dar qualidade de vida às cidades brasileiras. E isso já chegou [aos ouvidos] do governo federal", disse à Agência Brasil o vice- presidente do Sinaenco, João Alberto Viol. Ele acrescentou que a decisão de fazer a Copa do Mundo no Brasil, possibilitou a discussão dos problemas do país.

Escolas e hospitais

"A Copa será uma grande oportunidade para acelerar o crescimento e fundamental para o desenvolvimento do nosso Brasil", disse, em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dando o tom da grande expectativa sobre o papel que o torneio em junho/julho de 2014 poderia ter no país.

Mas a visão de que o evento possa estimular o crescimento ou o desenvolvimento de um país é questionada pelos autores de um livro que analisa o futebol em números e fala sobre o impacto de grandes eventos esportivos sobre a economia de nações que as sediaram.

"A ideia de que a Copa vai impulsionar a economia é um mito", disse à BBC Brasil o jornalista britânico Simon Kuper, autor de Soccernomics, escrito em parceria com o economista britânico Stefan Szymanski.

"Sediar uma Copa do Mundo não traz nenhum legado econômico. Se você quer impulsionar a economia com o dinheiro do povo, que paga impostos, é melhor investir em escolas e hospitais", disse Kuper.

Copa das Copas

No Ministério do Esporte, há uma percepção de que as seguidas críticas sofridas pelo Mundial são responsáveis pela queda na aprovação [da Copa pela população brasileira], embora se ressalte que a maioria ainda apoia o evento. Ainda há uma aposta de que o quadro pode ser revertido com obras entregues próximo ao evento.

Só que a presidente da República, Dilma Rousseff, já abandonou o discurso de legado da Copa. Na segunda- feira, não conectou o Mundial ao desenvolvimento, concentrando-se em alegria e esporte.

"Eu queria dizer para vocês que a Copa não será apenas um evento esportivo. Será um evento esportivo, sim, esse é o principal aspecto da Copa, mas também é uma oportunidade do Brasil se mostrar ao mundo, mostrar a força e a vitalidade da nação brasileira", afirmou ela, que chama o evento de Copa das Copas".

Considerando os textos acima, bem como seus próprios conhecimentos sobre o assunto, produza um texto dissertativo-argumentativo apresentando qual, em seu ponto de vista, será o legado que o Brasil vai receber com esse evento esportivo.

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 3/13 Data: 07/06/2014

Utilize o rascunho abaixo e posteriormente transcreva para a folha definitiva.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/13 Data: 07/06/2014

LÍNGUA PORTUGUESA – Profª. Joseane Galeno

A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades. Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir. Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas.

(Dr. Luiz Alberto Py, in O Dia, 30/4/00)

01. Segundo o texto, evitamos a autopiedade quando:

a) aprendemos a nos comportar em sociedade.

b) nos dispomos a ajudar os outros.

c) passamos a ignorar o sofrimento.

d) percebemos que não somos os únicos a sofrer.

e) buscamos o apoio adequado.

02. Para o autor:

a) não podemos vencer as dificuldades.

b) só temos dificuldades por causa da nossa imprevidência.

c) não podemos fugir das dificuldades.

d) devemos amar as dificuldades.

e) devemos procurar as dificuldades.

03. “Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade”. O segmento destacado representa uma:

a) concessão

b) consequência

c) finalidade

d) proporção

e) explicação

04. Quanto a amigos, prefiro João.....Paulo,.....quem sinto......simpatia.

a) a, por, menos

b) do que, por, menos

c) a, para, menos

d) do que, com, menos

e) do que, para, menos

05. Observe com atenção as opções abaixo, que apresentam questões de regência verbal.

I- Assistimos o jogo juntos.

II- Aspiro à vaga de diretor da empresa.

III- Por ser ambicioso sempre visou o cargo de presidente da empresa.

IV- O acusado vai estar chegando a Porto Alegre.

Estão de acordo com a norma culta da língua portuguesa as opções:

a) II, III e IV

b) I, II e III

c) I, II e IV

d) II e IV

e) II e III

06. O acento grave está usado adequadamente na opção:

a) A loja onde Rogério trabalha só abre de terça à sábado.

b) A viagem à bordo de uma lancha foi muito cansativa.

c) O automóvel que Valéria comprou é movido à álcool.

d) O requerimento é semelhante àquele que foi indeferido.

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 5/13 Data: 07/06/2014

07. Assinale a opção em que há erro no emprego do acento indicativo de crase:

a) À que vier a ser escolhida, a Comissão dará, como prêmio, uma viagem à Lisboa.

b) Fique à vontade, caro amigo. Estou a seu inteiro dispor.

c) Não pretendo ir à sessão das oito, mas à das dez.

d) Refiro-me àquele jovem, a cuja ilustre família deve muito nossa comunidade.

e) Chegamos à uma hora da tarde. Eles chegaram a uma hora tardia.

08. Qual frase NÃO atende às regras de concordância da escrita padrão?

a) Na estaçãozinha meio decadente, bastantes pessoas ficam à espera do velho trem.

b) Para suportar seus caprichos é necessário a paciência de um santo.

c) Esse contrato oferece menos garantias ao mutuário.

d) O relógio bateu meio-dia e meia.

e) Não é permitida a estranhos a entrada na secretaria do clube.

09. “Noites pesadas de cheiros e calores amontoados...” Aponte a opção em que, substituídos os substantivos destacados acima, fica incorreta a concordância de “amontoado”.

a) nuvens e brisas amontoadas

b) odores e brisas amontoadas

c) nuvens e morros amontoados

d) morros e nuvens amontoados

e) brisas e odores amontoadas

10. Assinale a alternativa em que ocorre ERRO de concordância nominal:

a) Os estudos e as propostas dos estrangeiros foram totalmente inadequados.

b) O Brasil ainda há de devolver aos estrangeiros a verba que lhes pediu emprestada.

c) O autor não considera oportuno os comentários negativos dos americanos.

d) Gostaria de dar por encerrada agora essa discussão tola sobre o suposto complexo de inferioridade dos brasileiros.

e) As mulheres e os homens brasileiros não são nem piores nem melhores que os homens e mulheres estrangeiros.

LÍNGUA INGLESA – Profª. Izabela Souza

According to the video and text discussed in class, choose the best alternative to complete each sentence.

There are inspiring stories about people who have made difference to the world in a positive way. Their contributions were powerful and influential, because these people made an effort to bring about change in the lives of others, improving the world and definitely going down in history.

Mikhail Gorbachev was a ___(11)_____ leader.

_____(12)_______ spent 20 years in prison because he wanted racial equality and social justice.

_____(13)_______ helped make great advances in anatomy, astronomy, physics and science.

Mother Teresa of Calcutta lived a life of ___(14)_____ to try to improve the conditions of others.

______(15)______ taught a philosophy of non-violence and peaceful protests.

A foundation was founded in the year of his death to help students achieve success at school while becoming capable world ______(16)______.

_____(17)_____ helped destigmatize health related issues, such as AIDS.

11.

a) Italian

b) Albanian

c) Polish-French

d) Russian

12.

a) Mahatma Gandhi

b) Leonardo Da Vinci

c) Nelson Mandela

d) Marie Curie

13.

a) Leonardo Da Vinci

b) Marie Curie

c) Raí

d) Eleanor Roosevelt

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 6/13 Data: 07/06/2014

14.

a) richness

b) poverty

c) calm

d) love

15.

a) Ayrton Senna

b) Princess Diana

c) Eleanor Roosevelt

d) Mahatma Gandhi

16.

a) leaders

b) children

c) citizens

d) pilots

17.

a) Princess Diana

b) Mother Teresa of Calcutta

c) Eleanor Roosevelt

d) Marie Curie

18. Considering the sentence "Mandy is not as pretty as Candice", it is correct to say that:

a) Mandy is as pretty as Candice.

b) Candice is less pretty than Mandy

c) Mandy is prettier than Candice.

d) Candice is prettier than Mandy.

19. Marcus lived in a big house when he was 10 years old. Now he is living in a small apartment building with his sister in a city close to his hometown. It is correct to say about Marcus:

a) Marcus didn´t use to live in a house.

b) Marcus used to live in an apartment.

c) Marcus used to live in a house.

d) Marcus didn´t used to live in an apartment.

20. Choose the best alternative to complete the two spaces in the sentence below. "John has _____________ for that company _______ last year. "

a) studied – for

b) worked – since

c) lived – for

d) stayed – since

GEOGRAFIA – Prof°. Cláudio Bezerra

21. Observe a charge:

A charge apresentada acima:

I. caracteriza os problemas de ordem étnico-territorial na Europa dos Bálcãs, que refletem as seculares disputas numa região dominada pelos sérvios, no último século;

II. representa o conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste europeu, na última década do século XX;

III. exemplifica a causa típica dos conflitos que assolaram os Bálcãs, principalmente após a Guerra Fria, quando os sérvios espalhados por outros territórios da antiga Iugoslávia lutavam pela manutenção da sua hegemonia na região.

Das afirmações acima, está(ão) correta(s):

a) apenas a I

b) apenas a II

c) apenas a III

d) apenas a I e II

e) todas

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 7/13 Data: 07/06/2014

22. O conflito dos Bálcãs, no decorrer desta década, levou a Iugoslávia a se fragmentar em várias repúblicas independentes. Até 1991, a Iugoslávia era um país federativo, formado por seis repúblicas e duas regiões autônomas pertencentes à Sérvia. Sua população era composta de várias etnias, com diferentes religiões e idiomas.

(VESENTINI, J. W. e VLACK, Vânia. Geografia crítica. Ática. 1994)

Considerando o texto e o quadro acima, marque a alternativa incorreta.

a) As repúblicas de Kosovo e Voivodina localizam-se em território sérvio.

b) A Eslovênia e a Croácia eram as repúblicas de maior poder aquisitivo da antiga Iugoslávia.

c) A população de Kosovo é majoritariamente de origem albanesa.

d) A província de Kosovo quer tornar-se independente da Bósnia-Herzegovina.

e) Os Bálcãs estão localizados no sul do continente europeu e são formados por vários países.

23. Analisando as transformações ocorridas na ex-URSS, pode-se considerar que a Federação Russa:

a) atrai maciços investimentos estrangeiros, devido ao seu elevado ritmo de crescimento econômico.

b) tem dificuldade em transferir a tecnologia desenvolvida no setor militar para a produção industrial do setor civil da economia.

c) ainda figura entre as cinco maiores potências econômicas do globo, em razão de sua moderna agricultura destinada à exportação.

d) completou o processo de privatização no país, porque suas empresas estatais eram rentáveis e competitivas no mercado.

e) conseguiu construir sua identidade nacional, com a saída das demais repúblicas que constituíam a URSS.

24. Favoreceu o desenvolvimento da indústria de base na CEI:

a) a existência em seu território de grande quantidade de recursos naturais, entre eles o ferro e o carvão, o manganês e o petróleo.

b) a existência de uma agricultura desenvolvida quando começou a construção da economia socialista.

c) sua localização nas proximidades de países subdesenvolvidos.

d) a existência de grandes portos que permitiram a importação de matérias-primas para essa indústria.

e) as grandes encomendas de aço feitas pelos EUA.

25. A organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP – é uma instituição que procura administrar de forma centralizada a política petroleira de seus membros, a qual inclui o controle de preços e o volume de produção.

No entanto, reservas de diferentes tamanhos e interesses sociais e políticos divergentes entre países membros criam conflitos na Organização.

Existem medidas de proteção dos preços do petróleo bruto adotados pela OPEP em coordenação com os exportadores independentes, entre os quais _____________, que é, desde fevereiro de 2002, o primeiro produtor de petróleo do mundo, extraindo 7,28 milhões de barris ao dia.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

a) os Estado Unidos da América

b) a Arábia Saudita

c) a Rússia

d) a Venezuela

e) o México

26. Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km2, um pouco menor que nosso estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da cordilheira do Himalaia, a morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito das catorze maiores montanhas da Terra.

Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, até encontrar a planície do Terai, a apenas 70 m sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8.848 m do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km.

Niclevicz, Waldemar. Tudo pelo Everest, 1993.

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 8/13 Data: 07/06/2014

O texto se refere à mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta.

A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, deve-se à (ao):

a) falhamentos

b) dobramentos

c) longos processos de erosão

d) vulcanismo

e) formação de fossas tectônicas

27. Dede o início dos anos 90, a área assinalada no mapa tem sido palco de sangrenta guerra civil. Indique a alternativa que exprime as causas dessa guerra e o país ao qual pertenciam estas porções territoriais.

a) Ideal sérvio de construir a Grande Sérvia, independente da Tchecoslováquia.

b) Rivalidades étnicas, religiosas, históricas, culturais e territoriais entre os povos da antiga Iugoslávia.

c) Antiga oposição política entre sérvios e croatas na Romênia.

d) Ideias separatistas reforçadas pela glasnost e pela perestroica entre os povos das repúblicas componentes da antiga União Soviética.

e) Dominação estrangeira entre os búlgaros da antiga Iugoslávia.

28. Em matéria exibida no dia 27 de maio de 2005, com o título “Sibéria, o inferno gelado”, o Globo Repórter mostrou a vida dos nômades criadores de renas, que “moram e viajam em casas sobre rodas, cobertas de peles”. Esse “gênero de vida” é também uma forma de preservar o frágil ecossistema, cuja vegetação de liquens e musgos cresce apenas no curto verão do Ártico. Trata-se, portanto, do domínio:

a) da floresta Decídua d) da Tundra

b) da Taiga e) da Estepe

c) da floresta Boreal

29. É o maior arquipélago do mundo, com mais de 18 mil ilhas. Faz fronteira ao norte com o Mar da China, com o Oceano Índico a oeste e ao sul e com o Oceano Pacífico a leste. Situa-se em um ponto estratégico, onde se cruzam interesses ocidentais e orientais. O país é cortado pela linha do Equador e suas ilhas são cobertas por densas florestas tropicais. Por se localizar na junção de três placas tectônicas, está exposto a terremotos e ao vulcanismo. Existem 220 vulcões ativos. É o quarto país mais populoso do mundo, com densidade demográfica de 110 hab./km², sendo que quatro ilhas concentram 90% da população.

Assinale o país que correspondem os dados descritos acima:

a) Indonésia

b) Malásia

c) Madagascar

d) Papua Nova Guiné

e) Filipinas

30. A primeira leitura da foto nos remete ao seu aspecto mais evidente, ou seja, que a globalização chega a todos os lugares. Porém, podemos também destacar:

National Geogrraphic. Set. 2003. – Crianças tibetanas bricando com jogos eletroônicos.

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 9/13 Data: 07/06/2014

a) A forte influência que o Dalai Lama ainda exerce sobre o povo tibetano.

b) O papel desempenhado pela informação no meio atual, capaz de exercer pressão à invasão chinesa, através da mobilização mundial da opinião pública.

c) O destaque dado à informática na formação dos jovens orientais.

d) O papel que a cultura exerce na vida dos povos, a qual, mesmo sofrendo os efeitos da globalização, constitui um importante elemento de resistência à completa massificação.

e) A força da ideologia e da disciplina budista como mecanismo de resistência ao exército chinês.

GEOMETRIA – Prof°. Renilson Rodrigues

31. Um observador situado num ponto O, localizado na margem de um rio, precisa determinar sua distância até um ponto P, localizado na outra margem, sem atravessar o rio. Para isso marca, com estacas, outros pontos do lado da margem em que se encontra, de tal forma que P, O e B estão alinhados entre si e P, A e C também. Além disso,

OA é paralelo a BC,

OA = 25m,

BC = 40 m e

OB = 30 m, conforme figura.

A distância, em metros, do observador em O até o ponto P, é:

a) 30

b) 35

c) 40

d) 45

e) 50

32. A figura representa um perfil de um reservatório d´água com lado AB paralelo a CD.

Se a é o menor primo e b é 50% maior que a, então, o valor de x é:

a) 4

b) 6

c) 8

d) 10

33. Na figura, ABC é um triângulo com AC = 20 cm, AB = 15 cm e BC = 14 cm.

Sendo AQ e BP bissetrizes interiores do

triângulo ABC, o quociente QR

AR é igual a

a) 0,3

b) 0,35

c) 0,4

d) 0,45

e) 0,5

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 10/13 Data: 07/06/2014

34. A crise energética tem levado as médias e grandes empresas a buscarem alternativas na geração de energia elétrica para a manutenção do maquinário. Uma alternativa encontrada por uma fábrica foi a de construir uma pequena hidrelétrica, aproveitando a correnteza de um rio que passa próximo às suas instalações. Observando a figura e admitindo que as linhas retas r, s e t sejam paralelas, pode-se afirmar que a barreira mede:

a) 33 m

b) 38 m

c) 43 m

d) 48 m

e) 53 m

35. Os lados de um triângulo medem respectivamente 4 cm, 5 cm e 6 cm respectivamente. Calcular de quanto é preciso prolongar o lado maior para que ele se encontre a bissetriz do ângulo externo oposto.

a) 20

b) 22

c) 24

d) 21

e) 23

36. O valor de x na figura a seguir é igual a:

a) 55°

b) 60°

c) 65°

d) 70°

e) 75°

37. A medida do ângulo ADC inscrito na circunferência de centro O é:

a) 125°

b) 110°

c) 120°

d) 100°

e) 135°

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 11/13 Data: 07/06/2014

38. Calcule o valor de x na figura a seguir:

a) 105°

b) 80°

c) 75°

d) 70°

e) 65°

39. Observe a figura.

Nessa figura, BD é um diâmetro da circunferência circunscrita ao triângulo ABC, e

os ângulos A B̂ D e AÊD medem, respectivamente, 20° e 85°.

Assim sendo, o ângulo C B̂ D mede:

a) 25°

b) 35°

c) 30°

d) 40°

40. Na figura, a reta t é tangente, no ponto P, ao

círculo de centro O. A medida do arco é 100°

e a do arco é 194°. O valor de x, em graus, é:

a) 53

b) 57

c) 61

d) 64

e) 66

FÍSICA – Prof°. Gumercindo/Joel

41. De um mesmo ponto, do alto de uma torre de 100m de altura abandona-se, do repouso, primeiramente um corpo e , s depois um outro. esprezando a resiste ncia do ar e adotando g=10m/s², a dista ncia entre esses corpos sera de m apo s o último corpo abandonado ter percorrido a dista ncia de:

a) 2 m

b) 3 m

c) 4 m

d) 5 m

e) 6 m

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 12/13 Data: 07/06/2014

42. O gato consegue sair ileso de muitas quedas. Supon a que a maior velocidade com a qual ele pode atingir o solo sem se mac ucar seja de m s. Enta o, desprezando a resiste ncia do ar, a altura ma ima de queda para que o gato nada sofra deve ser de:

a) 12 m

b) 14 m

c) 3,2 m

d) 1 m

e) 0.6 m

43. Uma cachoeira tem uma altura de 320m. Desprezando a resiste ncia do ar e adotando g m s . etermine a velocidade da a gua na base da cachoeira.

a) 7 m/s

b) 15 m/s

c) 30 m/s

d) 50 m/s

e) 80 m/s

44. m atleta, na ila Ol mpica, dei a seu te nis cair pela janela. Ao passar pela janela do andar, veri ica-se que a velocidade do te nis e aproximadamente v=11m/s. Sabendo-se que cada andar possui, aproximadamente, altura h=3m, e considerando o movimento do te nis uma queda livre, determinar. A velocidade do te nis ao passar por uma janela no te rreo: (Considere g=10 m/s²)

a) v= 15,4m/s

b) v= 16,8m/s

c) v = 17,3m/s

d) v= 18,6m/s

e) v= 19,5m/s

45. O gráfico posição x tempo abaixo, refere-se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.

Pode-se afirmar que a equação horária dos espaços para o movimento dessa partícula, com unidades no sistema internacional é:

a) s = 20 + 10.t

b) s = 20 + 20.t

c) s = 20 – 10.t

d) s = 2 + 10.t

e) s = 20 – 40.t

46. O gráfico abaixo representa a variação da velocidade de um móvel em função do tempo decorrido de movimento. Pode-se afirmar que a distância percorrida durante todo o movimento, foi:

a) 800m

b) 40m

c) 20m

d) 100m

e) 80m

Simulado/2014 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 13/13 Data: 07/06/2014

47. Um corpo de massa considerável parte do repouso e desce um plano inclinado sem atrito, a partir de seu topo.

O ângulo dessa inclinação com a horizontal é 30° e seu comprimento é 10 m. Se pudéssemos comparar a geometria do desenho, com um gráfico de espaço x tempo, teríamos um valor para velocidade em m/s referente a:

Dados: cos 30° = 2

3; sen 30° =

2

1

a) 1

b) 2

3

c) 3

d) 2

2

e) 3

3

48. Em um experimento escolar, um aluno deseja saber o valor da velocidade com que uma esfera é lançada horizontalmente, a partir de uma mesa. Para isso, mediu a altura da mesa e o alcance horizontal atingido pela esfera, encontrando os valores mostrados na figura.

A partir dessas informações e desprezando as influências do ar, o aluno concluiu corretamente que a velocidade de lançamento da esfera, em m/s, era de:

a) 3,1

b) 3,5

c) 5,0

d) 7,0

e) 9,0

49. Em um campeonato recente de voo de precisão, os pilotos de avião deveriam "atirar" um saco de areia dentro de um alvo localizado no solo. Supondo que o avião voe horizontalmente a 500m de altitude com uma velocidade de 144 km/h e que o saco é deixado cair do avião, ou seja, no instante do "tiro" a componente vertical do vetor velocidade é zero, podemos afirmar que:

(Considere a aceleração da gravidade g=10m/s2 e despreze a resistência do ar)

a) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 100 m do alvo;

b) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 200 m do alvo;

c) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 300 m do alvo;

d) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 400 m do alvo;

e) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 500 m do alvo.

50. Uma esfera de aço de massa 200g desliza sobre uma mesa plana com velocidade igual a 2m/s. A mesa está a 1,8 m do solo. A que distância da mesa a esfera irá tocar o solo? Obs.: despreze o atrito.

Considere g = 10m/s2

a) 1,25 m

b) 0,5 m

c) 0,75 m

d) 1,0 m

e) 1,2 m